Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Estrutura da Organizacao do projeto
#1 Joao Enviado : 14/08/13 17:11
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Pessoal, Acho que o tópico onde estava discutindo isso era o menos adequado. Por isso resolvi abrir este aqui.

Quem quiser continuar com a conversa da "culpa é de fulano", ou "vocês são seguidores de fulano ou de sicrano?" ou "Parabéns sicranos, vocês estão agindo como eu gostaria!" ou "matem fulano!" se abstenham de postar aqui, por favor Pray .

A ideia é discutir a estrutura e metodologia do projeto tendo em vista sua melhora focando principalmente no esclarecimento de conduta, normas e responsabilidades.

Acabei por elencar a organização do projeto em:

-- Organização das instâncias do fórum.

-- Atribuição dos deveres de cada instância.

-- Procedimento normas e diretrizes do projeto que os participantes devem observar.

-- Procedimento de execução e oficialização de uma tarefa.

Obviamente, não sei se isso irá englobar o todo.

Refletindo sobre o que já foi escrito por muitos adaptei algumas ideias (desculpe se não dei o crédito, mas é por conta do espaço e tempo) no seguinte:

Aqui está uma proposta


  1. Participante do fórum.
    São TODOS os que estão inscritos por livre e espontânea vontade no projeto.

    Deveres:

    • Ler as diretrizes que norteiam o Projeto Tagmar 2;
    • Ler e obedecer as regras de conduta do fórum;
    • Discutir e resolver as questões que dizem respeito às tarefas do projeto ou ao projeto em si no respectivo fórum.
    • Obedecer a ordem das instâncias, evitando atropelar qualquer procedimento ou responsabilidade.
    • Zelar pela transparência nos procedimentos do projeto;
    • Zelar pelo respeito mútuo de todos os envolvidos no projeto;

Direitos:

  • Participar das atividades que envolvem o projeto Tagmar 2;
  • Exprimir sua opinião em tópicos destinados a todos os participantes;
  • Publicar nas tarefas extra-oficiais do tagmarpédia;
  • Sugerir tarefas.
  • Assumir a responsabilidade por uma tarefa.

  • Responsável por uma tarefa:
    É todo aquele que, depois de se voluntariar, foi escolhido pelo coordenador para desenvolver um texto ou uma ilustração para oficialização no projeto.

    -- Em caso de inatividade na tarefa por um mês sem justificativa por parte do responsável pela tarefa, o coordenador responsável irá enviar um e-mail perguntando se o responsável pela tarefa ainda é voluntário; Se a resposta não vier dentro de duas semanas, a tarefa ficará disponível para outro voluntário.

    Deveres:

    • Se ater ao objetivo da tarefa;
    • Ler as mensagens dos participantes da discussão de sua tarefa, tentando se aproximar de um consenso;
    • Zelar pelo respeito mútuo de todos os envolvidos na tarefa;
    • Encaminhar problemas na discussão para o coordenador responsável;
    • Encaminhar problemas na tarefa para o coordenador responsável;
    • Anunciar pelo fórum para o coordenador responsável que a tarefa já está pronta para votação.

    Direitos

    • Ter liberdade de criação sobre a tarefa, dentro das diretrizes do Tagmar 2.;
    • Editar conforme seu discernimento o texto da tarefa;
    • Ao ser oficializada, terá seu nome como co-autor do Tagmar2.
    • Ao ser oficializada, será reconhecido como um dos "Heróis do Tagmar2".

  • Herói do Tagmar2:
    Participante do fórum que participou de uma tarefa que foi oficializada.
    Direitos:

    • Participar de votação;
    • Ser coordenador;

  • Coordenador:
    Responsável pela fiscalização, manutenção e execução de um determinado números de tópicos e tarefas organizados em um mesmo conjunto, ou ramo, do projeto. A princípio os conjuntos são: Ambientação, Regras, Criaturas, Ilustrações, Revisão, PBF.

    Direitos e Deveres.

    • Criar, trancar e destituir tarefas e discussões do ramo que coordena.
    • Escrever de forma clara os critérios e objetivos da tarefa.
    • Nomear o voluntário para uma tarefa do ramo que coordena.
    • Orientar o responsável pela tarefa em suas dúvidas.
    • Mediar as discussões nas tarefas.
    • Informar o coordenador geral caso um participante não esteja seguindo as normas de conduta ou seguindo seus deveres.
    • No momento em que o responsável indicar que o texto está pronto para a votação, avaliar se o texto está coerente e alcança os critérios e objetivos propostos.
    • Por a tarefa para votação e exibir o seu link na página principal do site.
    • Em caso de necessidade, devolver o texto ao responsável, sem modifica-lo, indicando as discrepâncias.
    • Informar o coordenador geral caso a tarefa for aprovada.

  • Coordenador Geral:
    Responsável pela fiscalização, manutenção e execução do projeto Tagmar 2.

    Direitos e Deveres.

    • Criar e destituir coordenações e ramos no projeto.
    • Estabelecer prioridades para o desenvolvimento do projeto.
    • Criar, trancar e destituir tópicos gerais de discussões que não pertençam a nenhuma coordenação.
    • Fiscalizar se os coordenadores estão cumprindo o seu papel.
    • Nomear o Herói de Tagmar voluntário para uma coordenação.
    • Orientar o coordenador em caso de dúvidas.
    • Mediar as discussões nas coordenações.
    • Uma vez informado pelo coordenador, avaliar o comportamento de um determinado participante, manifestando-se somente se estritamente necessário.
    • Em caso de infração advertir e suspender membros.
      -- A expulsão se dará somente mediante votação, após suspensão.
    • Avaliar se o texto aprovado está coerente e alcança os critérios e objetivos propostos.
    • Em caso de necessidade, devolver o texto ao coordenador, sem modifica-lo, indicando as discrepâncias.
    • Em caso de necessidade, encaminhar o texto aprovado para revisão superficial de forma.


  • #2 Ketalel Enviado : 14/08/13 17:26
    Jogador: Ketalel
    EF:
    EH:
    Karma:
    Applause

    Muito bom João!

    Só precisamos definir como vai ser a norma de conduta. Pois com certeza vai ter mimimi de membro dizendo que isso ou aquilo não vai contra a norma, portanto é bom deixar bem definido.

    Outra dúvida. Quanto a trancar tópicos. Isso já deu pano pra manga várias vezes... será que é mesmo necessário?

    No mais, acho que você compilou bem as sugestões em algo coerente.
    #3 Fábio_CM Enviado : 14/08/13 17:29
    Jogador: Fábio_CM
    EF:
    EH:
    Karma:
    Tá aí!
    #4 Ares Enviado : 14/08/13 19:00
    Jogador: Ares
    EF:
    EH:
    Karma:
    Gostei Feliz
    Acho que para as normas de conduta, é melhor criar outro tópico para não desviar a discussão.
    #5 Ketalel Enviado : 15/08/13 08:24
    Jogador: Ketalel
    EF:
    EH:
    Karma:
    Sobre o que o Villanova citou no outro tópico, a respeito da programação do site, acho que isso não influencia pois não estamos dando mais atribuições aos coordenadores.
    Não sei, nunca fui coordenador, mas abertura de tópicos (bem como trancá-los) e votações não pode ser feito pelo coordenador?
    É mais uma política para melhorar a relação e dirimir as querelas no site.
    Assim tira alguns fardos de cima do Rodrigues também.
    #6 Joao Enviado : 15/08/13 13:33
    Jogador: Joao
    EF:
    EH:
    Karma:
    Opa Ketalel!

    Sobre a questão de programação.:
    Não é preciso de muita experiência para aprender a mexer no fórum. É como fuçar um Word. Mas, de qualquer forma, se existir alguém com problema uma outra pessoa pode ajudar, afinal o projeto é cooperativo.

    Sobre a questão do trancamento de tópicos.

    Não seria um trancamento permanente. Acho que é necessário somente no espaço máximo de duas semanas para acalmar os ânimos antes de apelar para uma suspensão.

    Mesmo depois da votação, o tópico poderia permanecer em aberto em uma seção de arquivos. Se alguém surgir com a um discussão ele poderá ser encaminhado ao tópico e depois de avaliar os argumentos antigos, argumentar por lá e assim o fórum pode avaliar se o argumento procede sem ocupar o espaço de doutra tarefa.

    Sobre as regras de conduta. Prefiro discutir em outro tópico -- para não lotar este -- e somente quando ver que o pessoal pensar em discutir - ao invés de desqualificar -- a proposta postada aqui.

    Abraços

    João


    #7 Marcelo Villanova Enviado : 15/08/13 13:51
    Jogador: Marcelo Villanova
    EF:
    EH:
    Karma:
    Nao concordo com mais de um programador do froum. Alguem divide suas senhas pessoais com alguem? Do banco? Do email? Então nao me agrada a idéia de ter mais de uma pessoa fuçando o fórum que nem o world para descobrir como mexer... O projeto é cooperativo, agora imagina se todos exigissem o direito de ter a senha de acesso ao provedor e mexer no fórum? Não dá. Acho que isso esta em boas mãos.
    #8 Ketalel Enviado : 15/08/13 14:18
    Jogador: Ketalel
    EF:
    EH:
    Karma:
    Não se duvida da competência do Rodrigues, mas como já foi colocado ele tem muitas responsabilidades no fórum.
    Além de que como você colocou ele estava atrás de membros que entendessem o assunto.
    Não digo várias pessoas com a senha de admin, mas pelo menos duas para ajudar nas questões.
    Lembrando que assim como contas de e-mail e bancárias de empresas sempre tem ao menos duas pessoas para caso aconteça algo com uma ter outra.
    Suponhamos (que os deuses o livrem) mas acontece algo com o Rodrigues e ele não pode ter acesso ao pc para informar o pessoal, como ficaria o fórum.
    Logo imagino não ser apenas pela ajuda, mas também a segurança da obra (o Tagmar).
    #9 Joao Enviado : 15/08/13 14:21
    Jogador: Joao
    EF:
    EH:
    Karma:
    Marcelo,

    Não é necessário que o coordenador geral compartilhe a senha dele, ele apenas tem que dar as devidas permissões. Como sempre foi. E ele pode retirar as permissões também (afinal isso consta como atribuição do coordenador geral).

    Agora, pensando sobre o seu argumento, a senha da conta de uma cooperativa é compartilhada entre o o presidente e o tesoureiro.

    Se o fórum for "Do Rodrigues". Concordo com tudo o que você postou. Basta deixar isso claro.

    #10 Marcelo Villanova Enviado : 15/08/13 16:33
    Jogador: Marcelo Villanova
    EF:
    EH:
    Karma:
    A diferença é que numa empresa se o tesoureiro faz uma falcatrua, se processa, manda prender etc... Sempre que vocês fazem essa comparação com empresas, lembre-se que esse é um projeto de voluntários, nao temos como multar, demitir...
    Aqui nao temos esse poder. O que impede alguem de se apresentar como voluntário para administraro fórum, e de má fé começar a fazer todo tipo de alteração e barbaridade no fórum? Mudar senhas, deltar postes etc? Nada. Então a pessoa escolhida necessariamente tem que ser alguem de absoluta confiança da coordenação geral, que entenda de programação e conheça o projeto Tagmar.
    Se eu tivesse que escolher alguem do fórum, a única pessoa que eu escolheria é o Rodrigues e mais ninguém. Não dá pra dar como pressuposto que todo mundo é bonzinho e bem intencionado.
    #11 Joao Enviado : 15/08/13 16:41
    Jogador: Joao
    EF:
    EH:
    Karma:
    Mas Marcelo:

    Citação:

    Não é necessário que o coordenador geral compartilhe a senha dele, ele apenas tem que dar as devidas permissões. Como sempre foi. E ele pode retirar as permissões também (afinal isso consta como atribuição do coordenador geral).



    E sobre falcatruas isso é igualmente evitável se criar um cnpj e um estatuto baseado nas diretrizes e outras regras, mesmo sendo um projeto voluntário. Mas, como destaquei acima, não precisamos chegar nisso.

    #12 Marcelo Villanova Enviado : 15/08/13 16:47
    Jogador: Marcelo Villanova
    EF:
    EH:
    Karma:
    Eu nao concordo. Por mim ele continua como único administrador do fórum.

    Me diz aí o que aconteceria se por exemplo o Samyaza tivesse acesso a senha do admin? Ou alguem que fosse muito amigo dele?

    Entendeu?
    #13 Joao Enviado : 15/08/13 16:58
    Jogador: Joao
    EF:
    EH:
    Karma:
    Eu entendo a sua preocupação.
    E ele (o rodrigues) pode continuar como administrador do fórum!!!
    Pois a única coisa que precisamos para agir é de permissões, que podem ser revogadas por ele mesmo!
    .
    #14 Ketalel Enviado : 15/08/13 16:59
    Jogador: Ketalel
    EF:
    EH:
    Karma:
    Villanova, também não adianta ficar usando o Samyaza como vilão pra tudo. Afinal, mesmo suspenso, ele ainda faz parte do projeto e voltará quanto o Rodrigues voltar, ficar jogando mais lenha na fogueira não adianta de nada.

    Tudo vai voltar a se acumular no Rodrigues e vamos voltar a ter situações como esta. Além do que temos a situação que eu já citei, se acontece algo com o Rodrigues, como ficará o Tagmar?

    Tem que ter alguém mais. Se o problema é a confiança do projeto, podemos abrir votação e os heróis votam quem acham que é comprometido e tem conhecimento suficiente para não fazer falcatrua.

    Também nem vejo que falcatrua alguém pode fazer com um projeto de licença livre. Não tem como alterar a licença! Todos temos cópias dos livros.
    #15 Marcelo Villanova Enviado : 15/08/13 17:04
    Jogador: Marcelo Villanova
    EF:
    EH:
    Karma:
    Eu nao concordo. Nao acho que seja prudente e fica parecendo golpe de estado.
    Sera que tenho esse direito ou não?

    E tudo fica acumulado no Rodrigues porque os voluntários desistem de suas tarefas. E nao porque ele aglutinou tudo em torno dele. Essa é uma das afirmações que vocês estao insistindo e que nao é verdadeira.

    E se tiver que escolher alguem, acho que ele que tem que escolher e nao por votação.
    #16 Joao Enviado : 15/08/13 17:07
    Jogador: Joao
    EF:
    EH:
    Karma:
    Você tem todo o direito de achar que um processo democrático ficaria parecendo um golpe de estado.
    #17 Ketalel Enviado : 15/08/13 17:08
    Jogador: Ketalel
    EF:
    EH:
    Karma:
    Marcelo Villanova escreveu:
    Eu nao concordo. Nao acho que seja prudente e fica parecendo golpe de estado.
    Sera que tenho esse direito ou não?

    E tudo fica acumulado no Rodrigues porque os voluntários desistem de suas tarefas. E nao porque ele aglutinou tudo em torno dele.


    Todo o direito de discordar, assim como também temos o direito de discordar da sua opinião.

    Enfim... qual seria o outro ponto a discutir João?
    #18 Marcelo Villanova Enviado : 15/08/13 17:11
    Jogador: Marcelo Villanova
    EF:
    EH:
    Karma:
    E o que é democracia pra voce?
    #19 Joao Enviado : 15/08/13 17:13
    Jogador: Joao
    EF:
    EH:
    Karma:
    Enfim, Kelatel

    Você leu sobre o que escrevi a respeito dos trancamentos?

    #20 Ketalel Enviado : 15/08/13 17:19
    Jogador: Ketalel
    EF:
    EH:
    Karma:
    Vi sim João, me pareceu bem razoável... mas será que temos espaço no servidor para guardar essa informação?

    Na verdade o script do site deve armazenar em txt, então acho que não deve ter problemas.

    Parece transparente. Se surgir alguma informação nova no futuro a discussão já estará aglutinada e não terá problemas em mostrar onde foi falado a respeito. Acho que teria um funcionamento bem legal.
    #21 Marcelo Villanova Enviado : 15/08/13 17:20
    Jogador: Marcelo Villanova
    EF:
    EH:
    Karma:
    Sobre os trancamentos, já é feito assim. Voce esta chovendo no molhado com suas propostas e isso eu já te falei.
    Tudo que voce propôs já fazemos assim ou já fizemos assim.
    A única coisa diferente e relevante foi:
    1. O que fazer para o projeto nao ficar longo tempo na inatividade? Lembrando que o coordenador nao faz a tarefa ele delega. O voluntário some, o seguinte sai, o terceiro se afasta, e a tarefa fica lá parada... O que fazer? Prazos? Já fizemos, mas nada obriga ninguém a obedecer prazos.

    2. O código de conduta

    As demais coisas é chuva no molhado.
    #22 Ketalel Enviado : 15/08/13 17:22
    Jogador: Ketalel
    EF:
    EH:
    Karma:
    Pray
    #23 samuel.azevedo Enviado : 15/08/13 19:17
    Jogador: samuel.azevedo
    EF:
    EH:
    Karma:
    Mesmo como membro "inativo" por um bom tempo, posso opinar?

    Acho que o tempo de espera para uma tarefa inativa de um mês é muito grande. Sugiro fazer uma abordagem mais parecida com os paradigmas de programação ágil. Adapto os princípios desse paradigma para o nosso contexto da seguinte forma:
    - uma versão parcial do texto por semana para que se acompanhe o que está sendo feito, e para que se possa contribuir com ideias durante o processo de produção;
    - simplicidade no processo;
    - manter um clima de motivação e confiança entre os participantes,
    - primar pela coerência, coesão, e corretude do texto, evitando o retrabalho;
    - flexibilidade e rápida adaptação a mudanças;
    - foco nas interações entre os participantes;
    - colaboração.


    Tenho algumas sugestões de punição:
    1a ocorrência - advertência;
    2a ocorrência - suspensão por uma semana;
    A partir da 3a ocorrência - se pertencer ao heróis de tagmar, exclusão do grupo heróis de tagmar, podendo voltar ao grupo se concluir outra tarefa e for oficializada; se não pertencer ao heróis de tagmar, suspensão por um mês.

    Acho que não adianta a expulsão, pois qualquer um pode criar uma nova conta...

    Muito Feliz
    #24 AirtonJr777 Enviado : 15/08/13 20:36
    Jogador: AirtonJr777
    EF:
    EH:
    Karma:
    Boa noite (de novo), colegas tagmarianos...

    Como ex-coordenador, atualmente membro "semi-inativo" no projeto (pelo menos tenho algumas criaturas passando pelo crivo do Jurássico lagartão) vou dar meus pitacos...

    No meu humilde ponto de vista:

    1) A compilação do autor do tópico ficou realmente muito boa; colocou no papel os direitos e deveres de todos os participantes; deu "forma" a algo que era já era feito de maneira sub-liminar ou informal...

    2) Excelente a ideia sobre uma normativa de conduta.

    3) Para mim, o que pega no projeto é o que o Villanova comentou no item 1: o tempo de inatividade!! Só quem já foi coordenador sabe o quanto é frustrante e desalentador aquilo que o Villanova tão oportunamente postou: o sumiço dos colaboradores e a estagnação da tarefa... Este é o desafio maior em um projeto que trabalha com voluntários e no regime de cooperação.

    4) Achei interessante a sugestão do Samuel; ficou meio estilo "empresarial", mas pode ser que funcione, se bem administrado pelo coordenador da tarefa em questão; mas sempre fica a questão levantada pelo Villanova: ninguém obriga ninguém a obedecer prazos...
    #25 samuel.azevedo Enviado : 15/08/13 22:07
    Jogador: samuel.azevedo
    EF:
    EH:
    Karma:
    Think
    Joao escreveu:
    ...
  • Responsável por uma tarefa:
    ...
    Deveres:

      ...
    • Anunciar pelo fórum para o coordenador responsável que a tarefa já está pronta para votação.

    ...


  • Acho que no lugar do responsável sinalizar que a tarefa está pronta para votação, ele deveria sinalizar que ela está pronta para PLAYTEST. Assim, após o playtest se faz a votação (e dependendo do resultado, volta para discussão, ou é oficializada).
    #26 samuel.azevedo Enviado : 15/08/13 22:54
    Jogador: samuel.azevedo
    EF:
    EH:
    Karma:
    Inclusive, o playtest poderia acontecer via PBF.
    #27 Fábio_CM Enviado : 15/08/13 23:06
    Jogador: Fábio_CM
    EF:
    EH:
    Karma:
    Citação:
    Acho que no lugar do responsável sinalizar que a tarefa está pronta para votação, ele deveria sinalizar que ela está pronta para PLAYTEST. Assim, após o playtest se faz a votação (e dependendo do resultado, volta para discussão, ou é oficializada).

    Isso, é claro, para a seção de regras. Na ambientação não é bem assim, ou é?


    ---


    Nunca fui coordenador, mas estou sempre visitando o fórum e acompanhando o que acontece (embora apenas superficialmente sobre os assuntos que não me chamam tanto a atenção).
    O que me incomoda como jogador de Tagmar e participante do projeto não é o tempo que as tarefas demoram para ficarem prontas, mas sim o tempo que elas ficam em avaliação, sem uma manifestação sequer. Em suma, esquecida. É claro que os textos são colocados em avaliação na ordem que a coordenação pretende lançar os livros, mas mesmo assim para mim são estas as atividades que, para mim, são muito lentas.
    Vejam, por exemplo, o caso do livro dos deuses e demônios. São tarefas concluídas há MUITOS anos. Alguns responsáveis possivelmente já estão afastados e tem vidas completamente diferentes do que tinham naquela época. Talvez hoje escreveriam algo completamente diferente, mas os textos recém estão sendo votados.

    São esses os cronogramas que acho que deveriam ser revistos. Não precisa pressionar ninguém, é apenas uma questão de organização do projeto em si.
    #28 arabedoido77 Enviado : 16/08/13 08:31
    Jogador: arabedoido77
    EF:
    EH:
    Karma:
    A meu ver, poderia ser feito algo como se faz em gerenciamento de projetos, aqui onde trabalho.

    Primeiro, a tarefa grande é dividida em tarefas menores, as chamadas entregas. Depois, cada entrega é apresentada em um cronograma com previsão de início e fim. Aí, a coisa começa de verdade.

    Isso poderia ser adaptado para funcionar aqui. Atrasou a entrega, precisa dar a justificativa. Se não justificar, troca-se o responsável. Para as votações, sugeri certa vez estabelecer as "deadlines". Coisa como Ficará em votação até a data X. A partir de lá, será dada como concluída e se não tiver votos, será considerada aprovada.

    Agora, antes que isso seja considerado o "mundo de Moranguinho", vai um contra: certa vez em conversa com o Samyasa, ele foi categórico em dizer que essa metodologia funciona muito bem em empresas, mas aqui não.

    Então, seria interessante saber a opinião de quem tem mais experiência com o modo como a banda toca por aqui. Será que essa metodologia no estilo empresarial funcionaria?
    #29 Ketalel Enviado : 16/08/13 08:53
    Jogador: Ketalel
    EF:
    EH:
    Karma:
    Concordo com o Fábio a respeito dos cronogramas... é um prazo realmente longo, muitas vezes perde-se o foco, dentre as outras coisas que ele pontuou.

    Os prazos para o lançamento dos livros sendo menor ajudaria a ganhar agilidade, e o pessoal do fórum comentaria com maior frequência, afinal, depois dos tópicos saírem daquela janela de entrada de "Atividades do Fórum" é bem difícil ter um comentário!

    Árabe, quanto a sua sugestão, vejo como um complemento das sugestões anteriores. Não sei se funciona ou não, mas é válido tentar.
    #30 Joao Enviado : 16/08/13 13:05
    Jogador: Joao
    EF:
    EH:
    Karma:
    Reescrever o que está no primeiro post aqui.

    Antes de tudo, é claro que o texto original dá a impressão que "é chover no molhado", pois segundo o parágrafo abaixo (que já estava escrito no texto original).

    A ideia é discutir a estrutura e metodologia do projeto tendo em vista SUA MELHORA focando principalmente no ESCLARECIMENTO de conduta, normas e responsabilidades.


    Obviamente, quando você esclarece, você repete a mesma coisa só que de forma diferente. Quando você tem em vista a MELHORA de algo, você toma o original por base e realiza modificações segundo a experiência.

    Mas uma coisa é certa, em hora nenhuma (desde que estou aqui em 2009) foi exposta a maneira do projeto funcionar para os participantes acessarem principalmente em detalhes destacando os direitos e deveres. Sempre descobríamos de modo pragmático, no susto, levando cascudos de coordenadores. Pra mim, o tempo da palmatória já passou, e não gostaria que nenhum filho meu passasse por isso.

    Enfim, voltando ao texto. Com a experiência que tenho sobre realizar tarefas e coordenar sugiro um meio termo do que foi proposto a respeito dos prazos. segue o texto:

    Estrutura do Projeto Tagmar 2 e Responsabilidades dos Participantes.


    1. Participante do fórum.
      São TODOS os que estão inscritos por livre e espontânea vontade no projeto Tagmar 2.

      Deveres:

      • Ler as diretrizes que norteiam o Projeto Tagmar 2;
      • Ler e obedecer as regras de conduta do fórum;
      • Discutir e resolver as questões que dizem respeito às tarefas do projeto ou ao projeto em si no respectivo fórum.
      • Não realizar acordos, edições ou discussões que dizem respeito ao projeto fora do projeto e sem o devido registro em tópicos e fóruns.
      • Obedecer a ordem das instâncias descritas abaixo, evitando atropelar qualquer procedimento ou responsabilidade.
      • Zelar pela transparência nos procedimentos do projeto;
      • Zelar pelo respeito mútuo de todos os envolvidos no projeto;

    Direitos:

    • Participar das atividades que envolvem o projeto Tagmar 2;
    • Exprimir sua opinião em tópicos destinados a todos os participantes;
    • Publicar nas tarefas extra-oficiais do tagmarpédia;
    • Sugerir tarefas.
    • Assumir a responsabilidade por uma tarefa.

  • Responsável por uma tarefa:
    É todo aquele que, depois de se voluntariar, foi escolhido pelo coordenador para desenvolver um texto ou uma ilustração para oficialização no projeto.

    Importante:


    • A confecção do texto deve ser feita diretamente na Tagmarpédia.

    • As contribuições dos participantes em termos de conteúdo devem ser feitas na fase de confecção que é anterior à votação.

    • Independente do resultado da votação, a menos se o responsável pela tarefa concordar, os participantes devem se ater apenas a contribuições para revisão.

    • Caso o responsável precise se ausentar do fórum e deseja permanecer na execução da tarefa, este deve comunicar ao coordenador e este por sua vez manterá ou não o responsável ao avaliar com o conjunto dos coordenadores se a ausência não afetará o calendário proposto.


    • Em caso de inatividade na tarefa por duas semanas por parte do responsável pela tarefa, o coordenador responsável irá enviar um e-mail perguntando se o responsável pela tarefa ainda é voluntário; Se a resposta justificando a inatividade não vier dentro de uma semana, a tarefa ficará disponível para outro voluntário.



    Deveres:

    • Se ater ao objetivo da tarefa;
    • Ler as mensagens dos participantes da discussão de sua tarefa, tentando se aproximar de um consenso;
    • Zelar pelo respeito mútuo de todos os envolvidos na tarefa;
    • Encaminhar problemas na discussão para o coordenador responsável;
    • Encaminhar problemas na tarefa para o coordenador responsável;
    • Anunciar pelo fórum para o coordenador responsável que a tarefa já está pronta para playtest (em caso de regra) ou votação.

    Direitos

    • Ter liberdade de criação sobre a tarefa, dentro das diretrizes do Tagmar 2.;
    • Editar conforme seu discernimento o texto da tarefa;
    • Ao ser oficializada, terá seu nome como co-autor do Tagmar2.
    • Ao ser oficializada, será reconhecido como um dos "Heróis do Tagmar2".

  • Herói do Tagmar2:
    Participante do fórum que participou de uma tarefa que foi oficializada.
    Direitos:

    • Participar de votação;
    • Ser coordenador;

  • Coordenador:
    Responsável pela fiscalização, manutenção e execução de um determinado números de tópicos e tarefas organizados em um mesmo conjunto, ou ramo, do projeto. A princípio os conjuntos são: Ambientação, Regras, Criaturas, Ilustrações, Revisão, PBF.

    Direitos e Deveres.

    • Criar, trancar e destituir tarefas e discussões do ramo que coordena.
    • Escrever de forma clara os critérios e objetivos da tarefa.
    • Nomear o voluntário para uma tarefa do ramo que coordena.
    • Orientar o responsável pela tarefa em suas dúvidas.
    • Mediar as discussões nas tarefas.
    • Informar o coordenador geral caso um participante não esteja seguindo as normas de conduta ou seguindo seus deveres.
    • No momento em que o responsável indicar que o texto está pronto para a votação, avaliar se o texto está coerente e alcança os critérios e objetivos propostos.
    • Por a tarefa para votação e exibir o seu link na página principal do site.
    • Em caso de necessidade, devolver o texto ao responsável, sem modifica-lo, indicando as discrepâncias.
    • Informar o coordenador geral caso a tarefa for aprovada.
    • Fica vetado ao coordenador realizar uma tarefa como responsável.

  • Coordenador Geral:
    Responsável pela fiscalização, manutenção e execução do projeto Tagmar 2.

    Direitos e Deveres.

    • Criar e destituir coordenações e ramos no projeto.
    • Estabelecer prioridades para o desenvolvimento do projeto.
    • Criar, trancar e destituir tópicos gerais de discussões que não pertençam a nenhuma coordenação.
    • Fiscalizar se os coordenadores estão cumprindo o seu papel.
    • Nomear o Herói de Tagmar voluntário para uma coordenação.
    • Orientar o coordenador em caso de dúvidas.
    • Mediar as discussões nas coordenações.
    • Uma vez informado pelo coordenador, avaliar o comportamento de um determinado participante, manifestando-se somente se estritamente necessário.
    • Em caso de infração advertir e suspender membros.
      -- A retirada do status de "Herói de Tagmar" e a expulsão do perfil se dará somente mediante votação, após suspensão.
    • Avaliar se o texto aprovado está coerente e alcança os critérios e objetivos propostos.
    • Em caso de necessidade, devolver o texto ao coordenador, sem modifica-lo, indicando as discrepâncias.
    • Em caso de necessidade, encaminhar o texto aprovado para revisão superficial de forma.

  • #31 Hector Folha-Palida Enviado : 16/08/13 13:09
    Jogador: Hector Folha-Palida
    EF:
    EH:
    Karma:
    por que não fazer um laboratorio? Testar tal modelo de gerenciamento em uma das areas? Apenas um dos Coordenadores aplica e o resto vai avaliando?
    #32 Joao Enviado : 16/08/13 13:25
    Jogador: Joao
    EF:
    EH:
    Karma:
    Olá Hector,

    É uma...

    Mas será que a disparidade com as outras coordenações não irá afetar?

    Mas não estou contra, viu? É só uma reflexão, eu sou do tipo que: com bom argumento, só tentando pra ver.
    #33 Joao Enviado : 16/08/13 13:57
    Jogador: Joao
    EF:
    EH:
    Karma:
    A proposta no post #30 foi editada pois não tinha adicionado uma sugestão.
    #34 arabedoido77 Enviado : 16/08/13 16:23
    Jogador: arabedoido77
    EF:
    EH:
    Karma:
    Trabalhei aqui em uma sugestão de como organizar, baseado no que viemos fazendo aqui onde trabalho e no conhecimento em gerenciamento de projetos. Cheguei a uma apresentação que fiz no Google Drive, como Apresentação (um PPT comum) e salvei como figura. Acho que do jeito que ficou, facilitaria a vida dos coordenadores, tornando as tarefas claras e definindo os prazos previstos em cada uma.

    Criei um projeto fictício para ilustrar que chamei de XPTO.



    Tentei simplificar ao máximo. As linhas em vermelho delimitariam o mês em questão. No caso julho.

    No título, um nome para a tarefa maior.

    Cada sub tarefa seria descrita, apenas com um título simples e se for o caso, o nome de quem a assumiu e o quadrado de cima que está em azul em cada uma delas informaria a data de início e fim previstos.

    Os quadrados de baixo seriam para mostrar a evolução das tarefas. Antes da primeira linha vermelha, o progresso anterior e entre as linhas vermelhas, o progresso como está atualmente. Se o coordenador preferir, o quanto progrediu naquele mês. Aí, seria um caso de somar as duas porcentagens.

    As cores dos indicadores do progresso, pus como sugestão o verde para o caso de estar dentro do prazo ou adiantado, amarelo para um pequeno atraso e vermelho para um atraso grande.

    Acredito que com um quadro assim, atualizado e apresentado mensalmente ou a cada dois meses, daria ao coordenador da tarefa e a todos uma ideia de como está o andamento dos trabalhos e indicaria visualmente os pontos que mereceriam atenção, uma ajuda ou até mesmo a necessidade de troca do responsável pela tarefa.

    Não sei se isso funcionaria aqui no site, mas pelo menos aqui na empresa uma versão desse quadro um pouco mais detalhada tem funcionado muito bem para identificar problemas nos diversos projetos.
    #35 Ketalel Enviado : 16/08/13 17:13
    Jogador: Ketalel
    EF:
    EH:
    Karma:
    Profissa esse quadro hein arabe.
    Seria ótimo que funcionasse. Mas quem atualizaria? Os coordenadores?
    #36 Joao Enviado : 16/08/13 17:38
    Jogador: Joao
    EF:
    EH:
    Karma:
    arabedoido77 escreveu:
    ....


    Olá! Achei bem bacana este quadro. Applause

    Mas eu acho que estamos desfocando um pouco do objetivo do post, que é discutir a estrutura do projeto como um todo e não detalhar como lidar com as tarefas.Think

    Vou abrir um post voltado exclusivamente para isso prosseguir com meus comentários lá. Feliz
    #37 Joao Enviado : 27/08/13 10:28
    Jogador: Joao
    EF:
    EH:
    Karma:
    troquei "regras de conduta" por "agir com boa fé".
    Acho que isso resume bastante coisa, e o resto se encontra nas diretrizes, na própria estrutura e no procedimento para com as tarefas.Think
    Usuários visualizando este tópico
    Guest (2)

    LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.