Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Discussão sobre as Diretrizes
#1 Ketalel Enviado : 14/08/13 13:55
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Antes de iniciar qualquer discussão, vamos ler e entender:

Citação:
Diretrizes

O projeto Tagmar 2 é norteado por uma serie de diretrizes que foram definidas nas fases iniciais do projeto. Estas diretrizes são decisões que norteiam como o projeto tem que ser seguido para alcançar os objetivos. Estas diretrizes primordiais, pois sem elas cada um faria seu trabalho de uma forma, o que conduziria a uma desorganização e ao provável fracasso do projeto.

Todo integrante do projeto é obrigado a seguir estas diretrizes:

1°) Toda decisão tomada no projeto será feita de uma forma democrática, através de votações. Só terá direito a voto o integrante que tiver atuado como coordenador ou que tenha concluído pelo menos uma tarefa (que não seja de Ilustração). Somente por esta diretriz é possível se alterar ou criar uma nova diretriz, bem como é por ela também que se podem abrir exceções nas demais diretrizes.

2°) Não vamos refazer todo o sistema, isto já foi decidido no inicio deste projeto, vamos melhorar o que já existe. Infelizmente, para desespero de alguns... nada de adaptação para o D20 System (por enquanto). Nós não vamos reescrever o livro inteiro, isto levaria muito tempo e exigiria que se gastasse muito tempo com playtest. Usaremos o máximo possível do Tagmar 1.

3°) Vamos melhorar as regas que estejam deficitárias ou desequilibradas. Regras boas não serão substituídas por outras, simplesmente porque “são mais modernas” ou “mais maneiro”. Vamos mexer o mínimo possível no núcleo do sistema, pois isto é delicado e exige muito playtest. O Tagmar 1 teve mais de 1 ano de playtest!!!

4°) Vamos eliminar o máximo possível das tabelas que exijam sorteio na criação dos personagens. Isto é importante para que o personagem não seja dependente do “fator sorte”, e que passe a ser mais dependente do fator “escolha do jogador”.

5°) Vamos incluir regras que estejam realmente fazendo falta. Regras opcionais serão feitas, mas vamos nos concentrar agora nas regras essenciais a um bom RPG.

6°) Vamos alterar/incluir regras que dêem mais ênfase ao RolePlaing.

7°) Vamos reescrever os textos que estão confusos de se entender. Foi por isto que quebramos o texto do Tagmar em varios livros (Regras, Criaturas, Magia e Ambientação...)

8°) Não vamos mudar a parte de ambientação, ela está sendo apenas expandida de meras 18 páginas para mais de 150!!! Informações que estejam bem claras não serão alteradas, ou seja, nada de eliminar raças, Reinos, Deuses... o que nos vamos fazer é melhorar e aproveitar a enorme falta de detalhamento da Ambientação do Tagmar 1.

9°) Todo o material gerado no grupo estará automaticamente licenciado por uma licença especial pela qual torna de domínio publico desde que não seja para uso comercial. Para saber mais sobre esta diretriz veja o tópico Licenciamento.


OK!
Primeiro ponto, não vamos destruir o sistema ou as diretrizes! Vamos analisa-las e simplificar:
Diretriz 1: Democracia.
Diretriz 2: Não vamos refazer o sistema.
Diretriz 3: Não alterar o Núcleo do sistema. Alterar regras desequilibradas.
Diretriz 4: Eliminação de tabelas (CONCLUÍDA)
Diretriz 5: Inclusão de regras necessárias
Diretriz 6: Ênfaze no Roleplay
Diretriz 7: Reescrever os textos confusos
Diretriz 8: Não alterar a ambientação, detalhá-la
Diretriz 9: Todo material produzido estará licenciado

Ponto 2: Precisamos alterar as Diretrizes?
Não. Pelo menos a maior parte delas. Algumas foram concluídas, algumas estão mal interpretadas. Não precisamos alterá-las por completo, apenas ATUALIZÁ-LAS.

Com isso em mente, favor opinar conforme abaixo:

1) Vamos alterar as Diretrizes?
Por favor, antes de qualquer coisa, favor responder em seus posts: Você deseja que as Diretrizes sejam atualizadas? Isso nos ajudará a identificar os membros que desejam e os que não desejam, conforme a Diretriz 1.

2) Quais Diretrizes devem ser atualizadas e por que?
Favor nomear a diretriz que deseja que seja atualizada pelo número e explicar o porque.
#2 Ketalel Enviado : 14/08/13 13:58
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Sim, desejo a atualização das diretrizes.

Talvez um texto mais simplista ajude as pessoas a entenderem melhor as Diretrizes.

Diretriz 1 – Muitos tagmarianos esquecem da primeira Diretriz, que confere poderes a todos os Heróis de Tagmar. Não vejo necessidade de alteração, porém uma reformulação da política do título Herói de Tagmar. Talvez os jogadores do PBF depois de uma campanha realizada com sucesso mereçam esse título também. Temos uma participação pequena nas votações, essa atitude pode fazer mais pessoas se interessarem por elas;

Diretriz 2 – A única alteração que sugiro é a parte que diz que não serão feitas adaptações. Temos duas oficiais rolando (Daemon e GURPS) e outra não oficial (D20) e não vejo necessidade de uma afirmação dessas nas diretrizes. Essa é uma política, não diretriz. Eu mesmo estou preparando uma adaptação não oficial para Dungeon World. Se as pessoas gostam da ambientação e não do sistema, que sejam felizes;

Diretriz 3 – Sem alteração. Esse é um ponto muito mal compreendido nas discussões que sugerem melhorias. Apenas é citado que “nas diretrizes não mudaremos nada”, isso não é verdade, está claro que mudaremos se for comprovada deficiência de alguma regra. E está claro que para isso deverão ser feitos MUITOS playtests antes de alterar uma regra, mas estimula-se a discussão;

Diretriz 4 – Vejo essa diretriz como concluída. Retiramos todas as tabelas aleatórias (graças à Palier) e pronto;

Diretriz 5 – Sem alteração. Mesmo comentário da coisa que a Diretriz 3;

Diretriz 6 – Sem alteração;

Diretriz 7 – Sem alteração. Aparentemente já está sendo feito, mas é necessária uma melhor fiscalização quanto à revisão. Soluções já foram propostas e podem ser votadas (problema com o Samyaza resolvido);

Diretriz 8 – Então, chegamos a este ponto. Essa diretriz foi concluída já no lançamento do Livro dos Reinos. Já alteramos algumas vezes a ambientação (sempre incluindo). Já terminamos a ambientação do Império e das Terras Selvagens. As Terras Selvagens, assim como as Ilhas Independentes até não faziam parte da ambientação original. Proponho alteração nesta diretriz para atualizações na ambientação. Usando o mesmo processo que temos hoje (não oficial, tagmarpédia, discussão, em oficialização, e por fim oficial) para atualizações em longo prazo da ambientação (sempre à frente, nunca retroativa). Quanto à alteração que isso irá ocasionar no livro dos reinos, temos bastante tempo para planejar um impacto desse tipo, e algo que acontece com um reino impacta em outros, então o voluntário a tarefa precisará pensar em todas as implicações para a alteração, e ter um conhecimento extenso da ambientação;

Diretriz 9 – Sem alteração. IT’S FREE!!!

Mais uma vez, o objetivo não é descaracterizar o Tagmar, mas sim atualizar para que ele seja melhor PARA TODOS.

Todos queremos o melhor para o Tagmar.
#3 Joao Enviado : 14/08/13 15:01
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Se for do jeito que você propôs, até que topo.
Mas gostaria de complementar a diretriz primeira.

  1. Toda decisão tomada no projeto será feita de uma forma democrática, através de votações. No entanto é necessário que os votantes tenham demonstrado conhecimento e comprometimento com o projeto. Por isso terá direito a voto o integrante que tiver atuado como coordenador, que tenha concluído pelo menos uma tarefa (que não seja de Ilustração), ou que tenha participado de um PBF neste fórum com algum Herói de Tagmar como mestre. Somente por esta diretriz é possível se alterar ou criar uma nova diretriz, bem como é por ela também que se podem abrir exceções nas demais diretrizes


Abraços.

João.
#4 Fábio_CM Enviado : 14/08/13 15:06
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Vou dar minha contribuição neste tópico, afinal o assunto é bastante importante para o projeto.

Sim, desejo uma pequena atualização das diretrizes, mas vou explicar em que sentido:

1 - Não tenho contato com o PBF, então não tenho muita noção do esforço que os jogadores colocam lá. Mas acredito que um mestre de PBF, após uma campanha concluída, possa receber o título de Herói de Tagmar 2. Da mesma forma, não entendo porque um ilustrador não possa participar como herói. Desenhar é difícil! (pelo menos com a qualidade que se espera para um projeto do nível que se quer).
2 - Sem alteração.
3 - Sem alteração.
4 - Sem alteração.
5 - Sem alteração.
7 - Sem alteração. Esta é fundamental e é a mais esquecida, além de ser o motivo de todo o caos que foi gerado aqui no fórum. Ela está muito longe de estar concluída e deve ser abordada o mais breve possível.
8 - Sem alteração. Acredito que este item tenha sido o mais explorado até agora. Porém não existem mais tarefas abertas de regras ou ambientação (até o link sumiu nos últimos dias, se vocês não repararam).
9 - Sem alteração.


Acredito ainda que poderíamos incluir uma 10ª diretriz:
Citação:
Todos os membros deverão seguir o código de conduta do fórum, disponível no link XXXX, sob pena de advertência, suspensão ou exclusão, conforme regulamento.
#5 arabedoido77 Enviado : 14/08/13 15:16
Jogador: arabedoido77
EF:
EH:
Karma:
Realmente, o que acho é que algumas dessas diretrizes estão mal interpretadas. O exemplo maior foi o que já mencionei no outro tópico quando foi feita a proposta de criação de uma nova classe. Onde diz aí que as diretrizes proíbem isso?

E como foi bem lembrado pelo Fabio, pucos meses depois criaram uma classe que era a dos bárbaros.

Outro exemplo foi o caso de usar mais de um dado para testes, como mencionei também. Em que isso vai contra essas diretrizes? Provavelmente é questão de interpretação mesmo.

Assim, o que poderia ser feito é refazer o texto de algumas delas para explicar melhor a forma correta de interpretá-las. Um exemplo disso foi o que aconteceu quando o Novo Código de Trânsito apareceu. Ele previa multa para quem dirigisse com o braço para fora do veículo. Aí, vieram as dúvidas e as várias interpretações: o que seria considerado braço para fora? Apenas a mão? Um dedo? O cotovelo para fora (coisa comum)? Ou seria o braço inteiro fora?

Diante dessa necessidade de maior esclarecimento, foi feita uma lei apenas para dizer qual seria a interpretação correta desse artigo. Não foi feito um código novo, apenas foi esclarecido o ponto obscuro.

Quando falamos em rever as diretrizes, não precisamos necessariamente reescrevê-las. Pode-se simplesmente criar um texto complementar dando maiores explicações para torná-las mais claras.
#6 Joao Enviado : 14/08/13 15:17
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Fábio_CM escreveu:
Desenhar é difícil! (pelo menos com a qualidade que se espera para um projeto do nível que se quer).
[...]
Acredito ainda que poderíamos incluir uma 10ª diretriz: Todos os membros deverão seguir o código de conduta do fórum, disponível no link XXXX, sob pena de advertência, suspensão ou exclusão, conforme regulamento.


Opa Fábio! Acho que a questão não é a dificuldade da tarefa. Mas o conhecimento que a pessoa demonstra ter das regras e da ambientação de Tagmar.

A 10 diretriz é providencial.

Abraços
#7 arabedoido77 Enviado : 14/08/13 15:20
Jogador: arabedoido77
EF:
EH:
Karma:
Antes que eu me esqueça, a questão da votação é importante mesmo. Pelo que me lembro houve um caso de um usuário criar fakes, ou pediu para amigos criarem usuário só para vencer uma votação. Seria mesmo interessante deixar bem claro quem pode e quem não pode.

Se o que foi sugerido de ter que ser mestre ou herói para poder votar parecer meio draconiano, poderíamos também mudar para um tempo mínimo de permanência no site, como um ano por exemplo.
#8 Joao Enviado : 14/08/13 15:24
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
arabedoido77 escreveu:
Se o que foi sugerido de ter que ser mestre ou herói para poder votar parecer meio draconiano, poderíamos também mudar para um tempo mínimo de permanência no site, como um ano por exemplo.


Também estava pensando nisso...


Dada a velocidade com que as tarefas e jogos andam, eu tenho a sugestão para que o status de "votante" de um mestre ou de um herói de tagmar, a partir do momento que ganhou esse status, permaneceria por dois anos.
#9 arabedoido77 Enviado : 14/08/13 15:29
Jogador: arabedoido77
EF:
EH:
Karma:
Joao escreveu:
arabedoido77 escreveu:
Se o que foi sugerido de ter que ser mestre ou herói para poder votar parecer meio draconiano, poderíamos também mudar para um tempo mínimo de permanência no site, como um ano por exemplo.


Também estava pensando nisso...


Dada a velocidade com que as tarefas e jogos andam, eu tenho a sugestão para que o status de "votante" de um mestre ou de um herói de tagmar, a partir do momento que ganhou esse status, permaneceria por dois anos.


E da mesma forma, poderia ser perdido por exemplo se passasse um determinado tempo inativo. Entendamos aqui como inativo, sem se logar no site, porque podem acontecer casos em que o cidadão passe um tempo sem postar, mas acompanhando as discussões, ainda que não poste nada.

De repente, poderia ser causada a situação de gente começar a postar abobrinhas nas discussões ou até mesmo repetir o óbvio, só para não perder seu status.
#10 Ares Enviado : 14/08/13 16:44
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
1°)Acho que talvez pudesse se alterar o que é necessário para um membro ter direito a votar. Como por exemplo ser reconhecido pela comunidade como um membro ativo no projeto e a coordenação decidir que mesmo sem ele terminar uma tarefa, ele merece pela ajuda em outras tarefas o direito de voto.
Quanto a alguém ter o direito de voto simplesmente por estar a x tempo no fórum, mas sem participar ativamente, eu sou contra.
Também sou contra a perda do direito ao voto caso a pessoa se ausente, acho que a perda deste direito deve ser somente caso a pessoa faça algo contra as regras de conduta(que por enquanto não existem).

2°)Certo.

3°)Certo

4°)Certo

5°)Certo

6°)Certo

7°)Certo

8°)Certo, porem coisas que acabem estando confusas devem ser resolvidas. Acho que um exemplo já citado foi o nome do reino dos elfos sombrios, que eu não me lembro.

9°)Certo

Também concordo com a criação da 10ª diretriz.

Talvez seja bom alterar os textos de cada diretriz, deixando eles mais objetivos(?). Como por exemplo:

2°) O sistema não será refeito, somente será melhorado o que já existe.
#11 Ketalel Enviado : 14/08/13 17:02
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Numa segunda olhada, acho que na verdade as Diretrizes 2ª e 3ª são iguais Eh? !?
2ª - Não refazer o sistema
3ª - Não alterar o núcleo do sistema
Dava pra condensar.

Quanto à questão dos Heróis, o que acham do seguinte: recebe o título de herói o membro que atuar como coordenador, concluir uma tarefa ou por reconhecimento dos outros heróis, mediante votação (convocada por um herói). Sou contra a perda do título ou o recebimento apenas por "tempo de serviço".

Concordo com a "10ª" Diretriz.

Árabe, realmente o que estamos constatando é que as Diretrizes são antigas, precisam de uma atualização, mas não precisam ser alteradas, o que ocorre realmente é a falha na interpretação e a falta de conhecimento do membro da Diretriz em si.
#12 Ketalel Enviado : 14/08/13 17:16
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Sugestão de atualização:

1°) O projeto é democrático.
Todas as decisões serão tomadas por votação. Os membros com direito a voto serão os que tiverem atuado como coordenadores ou tenhma o título de Herói do Tagmar, mediante término de tarefaz ou reconhecimento dos membros ativos.Somente por esta diretriz é possível se alterar ou criar uma nova diretriz, bem como é por ela também que se podem abrir exceções nas demais diretrizes.

2°) O sistema não será refeito, apenas melhorado.
O núcleo do sistema não será alterado. As mudanças na regras serão as mínimas possíveis, apenas quando uma regra mostrar alguma deficiência, comprovada em playtest, ainda assim essa vigorará até que seja criada nova regra comprovadamente melhor. Regras opcionais poderão ser criadas, porém apenas integrarão o Manual se necessárias. Toda alteração deve ter um período de playtest.

3°) MESCLADA À 2ª

4°) CONCLUÍDA

5°) MESCLADA À 2ª

6°) As regras devem dar ênfase ao roleplay.

7°) Revisão dos textos.
Vamos reescrever os textos que estão confusos de se entender.

8°) Não alteraremos a ambientação.
Não mudaremos a ambientação, apenas detalhá-la. Ampliações da ambientação devem levar em consideração os livros já lançados e estar de acordo com eles.

9°) Licença
Todo o material gerado no grupo estará automaticamente licenciado por uma licença especial pela qual torna de domínio publico desde que não seja para uso comercial. Para saber mais sobre esta diretriz veja o tópico Licenciamento.

Com isso ficaríamos com 6 Diretrizes, sendo a :
Todos os membros deverão seguir o código de conduta do fórum, disponível no link XXXX, sob pena de advertência, suspensão ou exclusão, conforme regulamento.

O que acham?
#13 Joao Enviado : 14/08/13 17:16
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Ketalel escreveu:
Quanto à questão dos Heróis, o que acham do seguinte: recebe o título de herói o membro que atuar como coordenador, concluir uma tarefa ou por reconhecimento dos outros heróis, mediante votação (convocada por um herói). Sou contra a perda do título ou o recebimento apenas por "tempo de serviço".



Acho que fui mal entendido, a pessoa não perde o status de "Herói de Tagmar" mas o status de "votante". É só uma sugestão que não faço questão de defendê-la com ardor. Mas entendo que a preocupação não é "tempo de serviço", mas "participante ativo".
#14 Marcelo Villanova Enviado : 14/08/13 18:17
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Um esclarecimento sobre sistema, regra e ambientação.

Sistema: é a essência do jogo, aquilo que da a sua cara. Qual o sistema do projeto? Tagmar 1, que por sua vez tem como referencia o universo tolkieniano. Esse sistema é medieval, possui profissões pre-definidas (por isso que nao se cria outra profissão nesse sistema, o que nao impede de criar em outro como: império, terras selvagens e ilhas independentes), editem limitações de raça (anões nao sao magos por exemplo)... Isso tudo é sistema. O sistema já foi pre definido, por exemplo: nao se vai criar um tagmar futurista com arma de lazer e espada de luz. O Tagmar 1 é a referência, é o sistema.

Regra: é a mecânica do jogo, a regra do jogo ou ainda o como jogar, como funciona o jogo em si. O projeto já possui um conjunto de regras (podemos chamar de essência) que o caracteriza: a tabela colorida, o uso do d20 etc... Esse coração de regras que caracteriza o jogo nao se pretende mudar, mas aperfeiçoar.

Ambientação: é tão somente a descrição de lugares, cidades, reinos, flora e fauna, história etc... Esse item será e deve ser expandido. Cada ambientação tem seu próprio sistema: mundo conhecido, terras selvagens, império e ilhas independentes. Porém, todas essas ambientações tem o mesmo conjunto de regras, salvo alguma adaptação por exigência do sistema.

Como já foi dito é impossível abrir a votação para todos porque vão criar fakes. E teremos de restringi-las aos herois de Tagmar, consideramos isso uma forma de motivação, para que a pessoa faca a tarefa e entregue, Podemos ate estabelecer prazos, mas nao temos como obrigar as pessoas a obedecer os prazos mas motivar. Infelizmente alguns estavam fazendo de qualquer jeito entregavam e exigiam o titulo de herois para poder votar. Por causa disso mudamos para dar o titulo de herói depois da tarefa votada e aprovada.

Por fim, creio que a única mudança radical aqui foi o acréscimo de regras de conduta, o que infelizmente se faz necessário.
#15 Ares Enviado : 14/08/13 18:57
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Acho que a sugestão do Ketalel esta boa.
#16 Fábio_CM Enviado : 14/08/13 22:00
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Villanova, foi a primeira vez que eu vi alguém descrever diferença entre Sistema e Regras...

Na minha opinião, você está equivocado. O sistema do projeto é o Tagmar 2, não o Tagmar 1. Este é apenas a base do que desenvolvemos aqui, o ponto de partida, a referência. A proposta do Tagmar 2 é ser melhor, tanto em regras quanto em ambientação. O núcleo do sistema (que são as regras) não será alterado, assim como o D20 sempre usou o D20 para resolução de ações e o GURPS os 3D6, sem se absterem de promover significativas alterações em sua estrutura ao longo de suas edições.
#17 Marcelo Villanova Enviado : 14/08/13 22:33
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Ue, e o que foi que eu disse? A base do projeto Tagmar2 nao é o Tagmar1? Se o Tagmar1 é a base, então ele é o sistema.

Quanto as regras, o João já disse em outro tópico: qual o diferencial do Tagmar? Tabela colorida, EH... Esse é o núcleo de regras que nao se pode abolir porque é o diferencial das regras de Tagmar.

Então nao estou equivocado, voce que nao me entendeu
#18 Joao Enviado : 14/08/13 22:40
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Eu entendo quase como o Marcelo:

Sistema: Princípio básico para construção das estatísticas dos personagens.

Ambientação: Estrutura para o desenvolvimento e interação dos personagens.

Regras: Aplicação do Sistema para simulação dos eventos nos quais os personagens se envolvem dentro da ambientação.

Assim, o nosso sistema é do Tagmar 1 :
Pois a estatística é determinada pela Tabela de resolução de eventos a tabela de confronto de forças e a divisão entre energia física e energia heroica (sem acento na nova norma). O sistema de magias e habilidades também são os mesmos.

A ambientação é Tagmar 1 e 2 : Pois, apesar de ser uma expansão (graaaande) do Tagmar 1, mantém o esquema original das relações entre profissões e raças. A idéia das confrarias e escolas e etc.. claro é totalmente Tagmar 2.

As regras são do Tagmar 2: Pois são uma variação, usando o sistema do Tagmar 1, expandido para se jogar melhor na ambientação oferecida.

Assim que entendo.

Abraços.

João
#19 Marcelo Villanova Enviado : 14/08/13 22:51
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Isso aí. Muita gente confunde sistema com ambientação ou sistema com regras.
Então é o que diz a diretriz 2: nao vamos refazer o sistema... Usaremos o máximo possível o Tagmar1.
Por isso, chamei a atenção para essa distinção para poder corrigir a proposta do Ketalel.
A proposta das diretrizes são: nao mudar o sistema. Melhorar as regras. Expandir a ambientação.
#20 Ketalel Enviado : 15/08/13 08:18
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Hmmm... essa distinção não estava clara.
Para mim o sistema é um conjunto de regras, mas se a definição do projeto pensa diferente, temos que traduzir isso nas diretrizes de forma mais clara para não haver equívocos.

Vamos definir já nas diretrizes:
Sistema: Tagmar - núcleo do sistema: profissões, raças (e suas limitações), princípios como a tabela colorida e a EH;

Ambientação: Essa já tem sua diretriz própria e está diferenciada.

Regras: Mecânica do jogo, estatísticas, aplicação do sistema.

Precisamos diferenciar bem a regra do sistema (sei lá, mudar a nomenclatura) para que ninguém volte a confundir.
#21 arabedoido77 Enviado : 15/08/13 08:54
Jogador: arabedoido77
EF:
EH:
Karma:
Certo. Depois dessas explicações ficou claro agora por que a profissão de monge foi sumariamente vetada, mas os bárbaros não. Acho que o que faltou mesmo foi diálogo mesmo, alguém parar e dar uma explicação maior, afinal sabemos que muitas vezes o que é claro para uns, não é tão claro assim para outros. Isso é um fato. Quantas guerras já explodiram, quantos relacionamentos já não se perderam, quanta gente deixou de ser comida (não resisti) por causa de problemas de comunicação, ou pela falta da frase certa?

Só não entendi ainda o veto da questão dos dados, pois seria apenas um caso de como mencionei, colocar 3d20 ao invés de 1d20 e alterar os números da tabela. Penso eu, ainda mais depois de uma conversa por MP que tive com outro membro, que foi uma falha de entendimento também, mas bola pra frente. Como eu digo, há uma intenção maior que as diretrizes tentam expressar e ela também deve ser levada em conta.

Agora voltando ao foco real deste tópico, acho que devemos nos focar primeiramente em responder a uma questão antes de continuar.

- As diretrizes precisam ser mudadas ou apenas precisa-se melhorar seu texto?

Depois de se responder a isso, aí sim parte-se para outra etapa.

A meu ver, depois da forma como as coisas foram explicadas e ainda que eu ache que reformular classes e raças seria uma boa pedida, acho que elas só precisam ter seu texto melhorado para evitar outros mal-entendidos. Uma solução simples poderia ser incluir as explicações que o Villanova deu sobre os termos utilizados como uma espécie de glossário, no começo ou no fim do texto. Assim, não ficariam dúvidas no futuro. Seria uma solução simples e eficiente.
#22 Ketalel Enviado : 15/08/13 09:50
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
É Arabe, realmente o que faltou foi um diálogo, e uma abertura a discussão de novos sistemas. Sua idéia dos 3d20 pode até ser boa, mas precisaria de vários playtests, o que precisa de tempo e dedicação. O projeto não poderia fazer os playtests necessários naquele momento, o que não impossibilita a criação não oficial e playtests que poderiam ser rolados na sua mesa mesmo.

Realmente o que é necessário é a atualização, principalmente do texto e das nomenclaturas que ficaram confusas com o tempo. O pessoal que estava no projeto desde o começo entende bem, mas nós que entramos depois tivemos dificuldade de interpretá-las. E a retirada da 4ª Diretriz que já foi concluída.

Eu pessoalmente só tenho uma sugestão de alteração das diretrizes que é 8ª, questão da ambientação. Nada impede a ambientação extra oficial, mas gostaria de um adendo para atualização desta para podermos discutir eventos futuros na ambientação.

Mas isso é opinião pessoal, se o pessoal discordar só atualizamos o texto de forma que todos entendam melhor.
#23 Marcelo Villanova Enviado : 15/08/13 11:55
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Só pra responder o árabe e ele depois nao dizer que ficou magoadinho, porque ninguém respondeu. Mas veja árabe, como voce esta tumultuando a discussão e desviando o tópico, coisa que já foi colocada e voce nao aprendeu. Noutro tópico o João já respondeu sua duvida do d20 e agora nesse tópico vou responder sua duvida sobre o bárbaro. Então repare como voce esta tumultuando.

A discussão sobre os bárbaros, nas terras selvagens, esta em aberto discussão. Eu sou contra. Por que? Porque segundo o dicionário da linua portuguesa bárbaro tem sentido pejorativo, é alguem selvagem, que faz barbaridade. Exemplo: o jovem bebeu e saiu pela noite barbarizando, destruindo patrimônio publico, batendo em mendigos etc... Alem disso bárbaro significa alguem inculto, nao civilizado.

Em Tagmar nao existem classes como em d&d, mas profissões, como médico, engenheiro etc... Existem guerreiros, sacerdotes, ladinos... Nesse contexto bárbaro nao é profissão. Ninguém se proficionaliza em ser selvagem, inculto e nao civilizado. Bárbaro pra mim é uma forma de interpretação, qualquer um pode ser bárbaro, um ladino bárbaro, um guerreiro bárbaro, porque bárbaro é tão somente uma forma de interpretar o personagem.

Quem é a favor do bárbaro só apresentou como argumento que é maneiro.

Então: vamos tomar a decisão a partir de argumentos ou do que é maneiro?

Mas isso é uma discussão pra outro tópico, árabe, por favor...
#24 RenatoCardos Enviado : 15/08/13 12:11
Jogador: RenatoCardos
EF:
EH:
Karma:
Ketalel,

um problema que vejo no Projeto é a falta de memoria.

O exemplo disto é exatamente sobre os "Eventos Futuros" que já foram discutidos na época em que eu atuei bastante (há muitos anos atrás). Neste época decidiu-se não faze-lo.

Mas este problema pode ser resolvido. Podemos deixar um local com as decisões já tomadas como forma de memória, com a explicação do motivo.

É o caso do Bárbaro. Se não deixarmos claro por não foi aprovado, o Villanova vai ter explicar o motivo toda hora.
#25 arabedoido77 Enviado : 15/08/13 12:20
Jogador: arabedoido77
EF:
EH:
Karma:
Marcelo,

A questão aqui não é tumultuar. Realmente cito o que já aconteceu para exemplificar ou então simplesmente para demonstrar que o que estou alegando tem bases factuais. Só isso, por favor entenda. Não participei da discussão dos bárbaros e também não tenho interesse em saber neste momento se vai ou não ser uma classe, profissão ou o que quer que seja, oficial.

Reiterando, cito os diversos episódios como EXEMPLOS para ilustrar alguma coisa que quero demonstrar. Tanto é que ao menos tento demonstrar sempre qual é o foco da postagem e geralmente acabo repetindo mais de uma vez o ponto a que quero chegar.

Falamos agora sobre diretrizes. Eu digo que seria bom que elas sejam tornadas mais claras e no outro tópico o ponto a que eu queria chegar era essa maior clareza mesmo e também uma mudança para melhor na comunicação.

Se eu dissesse apenas isso poderia alguém ficar em um vazio, tentando imaginar a que me refiro quando digo isso, ou se perguntando quando essas coisas aconteceram, enfim. Para evitar que ficasse algo perdido, citei exemplos que ocorreram. Para mim foram os que mais marcaram, mas certamente poderiam ser citados outros.

Trata-se de algo que foi ensinado em um treinamento sobre argumentação, mas não vem ao caso agora. Realmente não esperava neste momento ter respostas sobre os assuntos que levantei, ainda porque estamos agora discutindo as diretrizes e ainda que eu use os exemplos, como disse, estou dando sugestões.

Releia minhas postagens aqui e verá que sugeri sim algumas coisas para melhorar, até mesmo incluir as definições que você deu. Sugeri outras coisas nos outros tópicos também, mas enfim... não vou voltar a me retirar agora por causa da acusação e do termo pejorativo que me foram dirigidos, mas que seja a última vez. Você me ofendeu e espero que se desculpe, pois em momento nenhum dirigi ofensas a você nem a nenhum outro membro.
#26 Marcelo Villanova Enviado : 15/08/13 12:28
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Post #21 segundo parágrafo. Vc diz: só nao entendi... Portanto pra mim voce esta pedindo explicação.
Então, respondi. E em seguida, adverti que voce esta tumultuando o tópico.
Agora me explica onde que te ofendi? Nao te xinguei, a única coisa que disse é que num tópico esta sua explicação sobre d20 e nesse sobre os bárbaros, em ambos os tópicos essa nao é a questão. Isso por acaso nao esta desviando o tópico de seu objetivo?

Se desvio do tópico nao for motivo pra advertência então porque estamos discutindo fazer um código de conduta?

Afinal nao é uma reclamação que vocês estao chateados (magoadinhos) porque ficam sem resposta? Agoraeu pergunto: o que estava sendo discutido no tópico quando voce ficou sem resposta?
#27 Joao Enviado : 15/08/13 13:12
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:

Então, fiz este mapa para ajudar a entender a questão das diretrizes.




De resto, sem comentários.
#28 arabedoido77 Enviado : 15/08/13 13:45
Jogador: arabedoido77
EF:
EH:
Karma:
Ok, vamos lá, vou explicar isso com calma e espero que agora fique claro e vamos ver se encerramos o episódio na paz. Realmente não quero brigar com ninguém nem fica com nenhum mal estar entre nós depois disto.

No post 21 disse que não entendi aquilo porque quando o assunto foi proposto, o corte veio logo de cara alegando-se que aquilo causaria reformulação das regras, ou do sistema não lembro exatamente. Como poderiam saber se até então só havia sido mencionado como uma ideia genérica, não havia sido colocado nada concreto ainda? Assim, o tema principal foi a forma de tratar o assunto, ou melhor explicando, como as diretrizes foram interpretadas para acabar com aquela proposta. Foi isso. O que eu quis foi propor esse tipo de reflexão.

Até disse no outro tópico que era isso e apenas descrevi o que queria quando propus para mostrar como aquela interpretação que foi dada na época estava errada. Mas não quiseram nem saber. Como eu disse lá, foi um "cala a boca" sem sequer perguntar o que exatamente estava querendo ser dito. Ou seja, era questionada novamente a forma de tratamento e não o motivo de reprovação.

Agora que este tópico é sobre revisão dessas diretrizes, achei interessante recolocar essa questão para vermos uma forma de esse tipo de situação não se repetir, ou então para evitar que esse tipo de proposta sequer apareça novamente. Entende como o que quero não é que me expliquem os motivos, mas sim propor essa reflexão? Se a ideia não ficou assim tão clara, beleza. Espero que agora tenha ficado e todos percebam que não tentei propor discussão sobre o assunto. Citei para exemplificar.

Quanto a ter sido ofendido, pode ser por diferenças no modo de ser. Pelo que entendo e da forma como fui educado, o uso de diminutivos de forma desnecessária como no caso foi usado, constitui uma ironia, o que dependendo do grau de intimidade que se tem com alguém, acaba sim sendo ofensivo. Lembremos que na linguagem escrita, não temos nada além das palavras para nos expressarmos e com isso o cuidado tem que ser redobrado.

Outro fator foi ter sido acusado de fazer algo que não fiz, pelo menos a meu ver. Diz que tento desviar o tópico e tumultuar, e isso é algo que não fiz. Novamente, uma acusação que a meu ver é injusta, acaba sendo uma forma de ofensa. Assim, foram duas.

Mas ok, mesmo no post 25 disse que queria desculpas, mas pela sua resposta vi que o que ocorreu foi mesmo um grande mal entendido. Espero te esclarecido agora minhas intenções voltemos à discussão de diretrizes, que é o tema do tópico. Qualquer dúvida basta me perguntar e seria legal que antes de acusar, perguntasse antes.

Para deixar mais claro, vamos deixar a coisa ainda mais clara: a verdade é que não tenho nenhum envolvimento com os bárbaros e a esta altura estou me lixando para a quantidade de dados que são lançados, apenas me preocupa que outras ideias com bom potencial sejam jogadas no limbo e se acabe travando boas iniciativas por conta de diretrizes mal feitas, mal interpretadas ou então por uma atitude inadequada dos membros.

Agora, se não tivesse citado os exemplos repetidamente, teríamos essa clareza? O mais provável é que alguém viesse dizer que situações desse tipo nunca ocorreram.
#29 Marcelo Villanova Enviado : 15/08/13 13:56
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Por isso que estou dizendo que os próprios membros tambem são responsáveis quando postam suas idéias em outro tópico quando um outro assunto totalmente diferente esta sendo discutido. Quando ele é alertado que deve se dirigir a outro topico, fica chateado. Quando o post é movido, fica chateado. Quando é ignorado, fica chateado. Afinal, faz o que então? Desvia o assunto do tópico e responde ali mesmo pra ninguém ficar chateado? Por isso usei a expressão magoadinho, parece atitude de criança: quer as coisas do seu jeito, na sua hora e da sua maneira, caso contrário faz birra e malcriação.

Quanto as diretrizes: a maior dificuldade é que realmente muitos nao diferem sistema de regras. Então quando dizemos que o sistema é imutável a pessoa entende que as regras sao imutáveis.
#30 Ketalel Enviado : 15/08/13 14:13
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
João, realmente poderíamos colocar esse gráfico disponível logo depois das diretrizes.
Ajudaria.
Também antes das diretrizes colocar as definições de sistema e regras para auxiliar na compreensão do gráfico.

Quanto à alteração da ambientação, vou desistir da idéia de oficialização. Vou postar o que criar no tagmarpédia e um dia talvez, se o pessoal se interessar seguirá o caminho natural, como as criaturas não oficiais que o T-REX acaba adotando.

Vamos discutir a atualização da linguagem das diretrizes.

Mas algo que ninguém me respondeu ainda:

Alguém mais concorda que a Diretriz 4ª (Eliminação das tabelas na criação de personagens) foi concluída?

Se concordarmos que já foi concluída poderíamos eliminar uma diretriz, teremos menos que reescrever. E ainda fechamos em 9 Diretrizes novamente.
#31 arabedoido77 Enviado : 15/08/13 14:25
Jogador: arabedoido77
EF:
EH:
Karma:
Está bem então, Marcelo. De minha parte, sem crise e bola pra frente. Vou tentar citar menos exemplos para não passar ideias erradas.

Quanto à pergunta do Ketalel, eu concordo que a diretriz foi cumprida. Poderia ser eliminada ou então reescrita de forma a evitar possibilidades de retorno ao que era antes. Afinal, nunca sabemos se no futuro não haverá alguém propondo um retorno à forma antiga, de tabelas.

Assim, ela pode ou ser mantida como está ou então refeita para evitar a necessidade de se explicar novamente para um futuro novato que isso já foi discutido e é ponto pacífico.

A ideia de inserir o quadro me parece boa. Fica bem visual.
#32 Ketalel Enviado : 15/08/13 14:44
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Tem razão Arabe! Não tinha pensado nisso.
Mantemos como um alerta para que não aconteça.

Vou pensar e refazer os textos delas para tentar deixar de forma clara.
Vou colocar da seguinte forma:

Citação:
00º Diretriz:
Texto explicando minúcias da diretriz para que não reste dúidas


Para assim não restarem dúvidas.
Vou fazer um texto e logo mais posto aqui.
#33 Fábio_CM Enviado : 15/08/13 15:02
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Opinião pessoal:

Acho melhor diferenciar "sistema" e "regras" com o uso de outras palavras, como "núcleo" e "regras", por exemplo, para adaptar a ideia que o Villanova postou. Isso porque em qualquer lugar a palavra sistema significa o conjunto de regras, e se ficar assim vai gerar só mais confusão.

Quanto a pergunta do Ketalel, concordo com a conclusão da diretriz, mas apoio a ideia do arabe de resescrevê-la como concluída e não apagá-la.
#34 RavenVitrius Enviado : 15/08/13 15:08
Jogador: RavenVitrius
EF:
EH:
Karma:
Concordo com a diretriz estar concluída.
#35 Joao Enviado : 15/08/13 15:30
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
*crak*...*crak* (estalando os dedos) Vamos lá:



Diretrizes do Projeto Tagmar 2:


O projeto Tagmar 2 têm como fio condutor fundamental as diretrizes que foram definidas nas fases iniciais do projeto.

A motivação para a existência destas diretrizes está no que se define como a essência do Tagmar em si e os parâmetros que norteiam os participantes do projeto para alcançar um objetivo comum: Um RPG gratuito e de qualidade.

Qualquer trabalho desenvolvido neste fórum com finalidade de oficialização em curto prazo, deve levar em consideração estas diretrizes primordiais, pois sem elas cada um faria seu trabalho de uma forma, o que conduziria a uma desorganização e ao provável fracasso do projeto.

Sua vigência se dará por mais 9 anos, ou até que, o coordenador geral do projeto abra uma votação e os Heróis do Tagmar que lá votaram decidam alterar por unanimidade.

Todos os participantes devem seguir as diretrizes.

Antes, seguem as seguintes definições:

  1. Sistema Tagmar: Princípio básico para construção das estatísticas dos personagens. Consiste em :

    • Tabela de resolução colorida.
    • Tabela de confronto de forças.
    • Energia Física.
    • Energia Heroica.
    • Atributos
    • Compra de "qualidades" [habilidades, magias, técnicas de combate, grupo de armas e etc.] por sistema de pontos.
    • Evolução do personagem por estágios.

Estes elementos de sistema estão melhores explicados no manual de regras.

  • Ambientação: Estrutura para o desenvolvimento e interação dos personagens. Tal como raças, profissões, culturas, deuses e etc.

  • Regras Gerais: Criação das "qualidades" e sua aplicação através do sistema para simulação dos eventos nos quais os personagens se envolvem dentro da ambientação.

  • Tagmar 1 : O conjunto de regras, sistema e ambientação do livro Tagmar original.


    Seguem as diretrizes:

    1°) O Projeto Tagmar 2 é democrático.

    Tanto a oficialização de tarefas executadas como as mudanças estruturais que podem vir por acontecer no projeto, devem passar pela aprovação da maioria absoluta dos membros votantes.

    No entanto, só terá direito a voto o integrante que tiver atuado como coordenador ou que tenha concluído pelo menos uma tarefa (que não seja de Ilustração). A motivação deste parágrafo consiste evitar perfis falsos e dar vós e voto àqueles que tenham um conhecimento mais profundo do RPG Tagmar 2 e do funcionamento do projeto.

    As demais decisões tomadas no projeto serão feitas segundo as responsabilidades atribuídas aos membros de acordo com a organização do projeto, no link XXXX.

    Somente por esta diretriz é possível se alterar ou criar uma nova diretriz, bem como é por ela também que se podem abrir exceções nas demais diretrizes.


    2°) O Projeto é TAGMAR

    Nem o sistema -- como definido acima -- nem os fundamentos das descrições entre profissões, raças, povos e deuses, que partiram da Ambientação do Tagmar 1, serão alterados.

    3°) Regras

    O projeto tem como objetivo construir, e ajustar as regras para tornar o jogo mais rico, simulando situações imaginárias que precisem de uma resolução estatística. A finalidade das regras e do jogo não é a batalha, e sim estimular a desenvoltura com que os jogadores usam de seus personagens para resolver problemas e embates. Sendo assim, não é o objetivo principal do projeto criar regras para acumular modificadores nas estatísticas dos personagens. Por isso, o projeto enfatiza o role-play.


    4°) Ambientação

    É objetivo do projeto expandir a ambientação original e criar novas ambientações. No entanto, é importante destacar que não podem ser mudadas as relações fundamentais entre os elementos dados na Ambienteção do Tagmar 1.

    5°) Revisão
    Em caso de grande acumulo de material sem revisão, ou com diversos tipos de erros. O projeto fará uma pausa, dando prioridade para um calendário de revisão.

    6°) Todo o material gerado no grupo estará automaticamente licenciado por uma licença especial pela qual torna de domínio publico desde que não seja para uso comercial. Para saber mais sobre esta diretriz veja o tópico Licenciamento.

    7°) Todos os membros deverão seguir o código de conduta do fórum, disponível no link XXXX, sob pena de advertência, suspensão ou exclusão.


    Por fim, segue um mapa para melhor compreensão do texto:
  • #36 Ketalel Enviado : 15/08/13 16:12
    Jogador: Ketalel
    EF:
    EH:
    Karma:
    Applause Applause Applause Applause Applause Applause Applause

    "João: acabando com as discussões desde 2009"

    KKkK

    João, ficou show. Dancing

    Acho que com isso encerramos essa discussão sobre as Diretrizes.

    Foquemos na estrutura da Organização e nas Regras de Conduta.
    #37 DiegoA Enviado : 15/08/13 16:16
    Jogador: DiegoA
    EF:
    EH:
    Karma:
    gostei da explicação dada pelo joão em gráficos!!!`Acho q é exatamente isso!!!Feliz
    è nossa clausula pétrea!!!! Ou seja q não cabe alteração!!!
    #38 DiegoA Enviado : 15/08/13 16:17
    Jogador: DiegoA
    EF:
    EH:
    Karma:
    seria bom q esse gráfico fosse colado em algum lugar aqui no projeto!!!!!
    #39 Fábio_CM Enviado : 15/08/13 16:56
    Jogador: Fábio_CM
    EF:
    EH:
    Karma:
    Deculpa reclamar um pouco sobre o gráfico que alguns já demonstraram ter gostado, mas como eu disse, não acho que os termos da forma como estão serão claros. Fiz um quadro parecido baseado no que o Joao postou apenas para expressar a ideia que eu tenho.

    Desculpem se ele não ficou muito bom, mas tive que usar o power point 2003.

    #40 Joao Enviado : 15/08/13 17:01
    Jogador: Joao
    EF:
    EH:
    Karma:
    A imagem não veio...

    Mas, de qualquer forma, vamos debater!

    Qual é a discordância?

    Trocar a definição de sistema para núcleo? Eu realmente não tenho nada contra, desde fique claro o que é o que.
    #41 Ketalel Enviado : 15/08/13 17:05
    Jogador: Ketalel
    EF:
    EH:
    Karma:
    Fábio, também acho que não há problemas em nomear nas definições como o João colocou o sistema tagmar como Núcleo.

    E realmente não consigo visualizar a imagem.
    #42 Joao Enviado : 15/08/13 17:32
    Jogador: Joao
    EF:
    EH:
    Karma:
    Putz Agora eu vi!!!

    Bem melhor!!

    Se for pra votar (Silenced) eu fico com o seu esquema!

    #43 Joao Enviado : 15/08/13 18:57
    Jogador: Joao
    EF:
    EH:
    Karma:
    Ah! Agora me lembrei porque fazia a distinção entre regras e sistema. É por conta de uma adaptação Steampunk que estava escrevendo e como era baseado no sistema Tagmar" isolei aquilo que não poderia entrar ou teria que ser modificado por não caber na ambientação e chamei de "regras gerais".

    É só uma explicação, não estou defendendo o meu ponto. Eu acho legal a idéia de "Núcleo do Sistema" e "demais regras do sistema".
    #44 DiegoA Enviado : 15/08/13 22:25
    Jogador: DiegoA
    EF:
    EH:
    Karma:
    O joao e o fabio mandaram mto bem!!!! Acho q a apresentacao do fabio ficou mais clara!!! Por mim poderia constar na pagina de ent!rada do projeto!!!parabens.. Gostei muito, assim deixa as coisas mais claras aqui no projwto.valeu galera. (so nao escrevo mais pq to tc pelo celular)..
    #45 samuel.azevedo Enviado : 15/08/13 22:51
    Jogador: samuel.azevedo
    EF:
    EH:
    Karma:
    Só uma observação: tanto raças quanto profissões possuem dados que estão em regras (estatística das raças, habilidades das profissões, etc) e dados que estão em ambientação (descrição das raças e das profissões)...

    Também acho que deveria entrar nas diretrizes os objetivos e problemas apontados na página 8 do livro de regras:


    Objetivos
    Citação:

    1) Criar uma nova versão do RPG Tagmar que seja moderna, atualizada e expandida;
    2) Criar um RPG de nível profissional que seja 100% gratuito (para fins não comerciais) e possa ser baixado diretamente da Internet.


    Problemas
    Citação:

    • Dificuldade de criar o personagem (demorado e com muitas tabelas baseadas em sorteio);
    • Ambientação boa, mas pequena;
    • Desequilíbrios entre as profissões e raças;
    • Poucas opções para caracterização dos personagens;
    • Dificuldade na compreensão e na utilização do sistema de combate;
    • Pouca ênfase ao roleplaying (interpretação) e a ambientação.

    no caso, os problemas entrariam nas diretrizes exatamente descrevendo o contrário, ou seja:
    • Simplicidade e rapidez para criar o personagem;
    • Ampliação da ambientação boa;
    • Equilíbrios entre as profissões e raças;
    • Mais opções para caracterização dos personagens;
    • Facilidade na compreensão e na utilização do sistema de combate;
    • Ênfase ao roleplaying (interpretação) e a ambientação.
    #46 fabiohenrique Enviado : 16/08/13 07:04
    Jogador: fabiohenrique
    EF:
    EH:
    Karma:
    Fabio eu gostei bastante, mas isso quer dizer que nao poderiamos nem acertar aquela questao da tabela onde jogar na coluna 3 e na coluna 4 eh a mesma coisa, assim como 7 e 8 e 15 e 16?

    Fábio_CM escreveu:
    Deculpa reclamar um pouco sobre o gráfico que alguns já demonstraram ter gostado, mas como eu disse, não acho que os termos da forma como estão serão claros. Fiz um quadro parecido baseado no que o Joao postou apenas para expressar a ideia que eu tenho.

    Desculpem se ele não ficou muito bom, mas tive que usar o power point 2003.


    #47 Ketalel Enviado : 16/08/13 08:08
    Jogador: Ketalel
    EF:
    EH:
    Karma:
    Gostei também do gráfico do Fábio, bem claro!

    Fabiohenrique, realmente não poderia. A tabela foi idealizada tendo em mente a progressão estatística (+1 tabela às vezes não influencia em nada), precisaria de muito playtest e discussão com os experts em cálculo.
    Mas nada impede que seu grupo faça alguns testes com alterações na tabela, a Diretriz 1ª tá aí pra isso. Se realmente ficar melhor poderá ser alterado (a longo prazo claro).

    Samuel, não sei se os objetivos entrariam nas diretrizes. Talvez fosse interessante ressaltá-los. Diferenciar as Diretrizes (para criação) e objetivos do projeto também é uma opção. Abrir um tópico sobre objetivos do projeto seria simples e cumpriria o papel, o que você acha?
    #48 arabedoido77 Enviado : 16/08/13 08:53
    Jogador: arabedoido77
    EF:
    EH:
    Karma:
    Quanto aos playtests, me pegaram. Realmente o que antes propus pediria isso e não tenho como fazer, não tenho mais mesa de jogo, infelizmente. A única saída seria um levantamento estatístico e isso seria um trabalho puramente matemático o qual não tenho ultimamente disponibilidade para fazer. Deixemos isso para um futuro caso se resolva discutir essa questão.

    Sobre os quadros, para mim considero ambos bem feitos e esclarecem bastante o que no texto das diretrizes fica meio obscuro. A meu ver, qualquer um deles pode ser utilizado, pois ambos mostram praticamente a mesma coisa, apenas com uma diferença de estilo. Se a discussão fosse menos séria, até proporia oficializar os dois, para não brigarem Muito Feliz .
    #49 Joao Enviado : 16/08/13 10:05
    Jogador: Joao
    EF:
    EH:
    Karma:
    fabiohenrique escreveu:
    Fabio eu gostei bastante, mas isso quer dizer que nao poderiamos nem acertar aquela questao da tabela onde jogar na coluna 3 e na coluna 4 eh a mesma coisa, assim como 7 e 8 e 15 e 16?


    É isso mesmo fabiohenrique. Mas a intenção das colunas serem iguais é realmente essa: A estatística só muda pela compra de habilidades, grupos de armas e etc, quando passar de estágio. Acredito que os playtest indicaram que isso torna a evolução mais equilibrada.

    Mas nada impede de você colocar como uma regra extraoficial na tagmarpédia. Abraços!
    #50 Joao Enviado : 16/08/13 12:11
    Jogador: Joao
    EF:
    EH:
    Karma:
    Levando em consideração os comentários gentis, positivos e que só acrescentam Muito Feliz,

    *crak*...*crak* (estalando os dedos de novo) Vamos lá:



    Diretrizes do Projeto Tagmar 2:


    O projeto Tagmar 2 têm como fio condutor fundamental as diretrizes que foram definidas nas fases iniciais do projeto.

    A motivação para a existência destas diretrizes está no que se define como a essência do Tagmar em si e os parâmetros que norteiam os participantes do projeto para alcançar um objetivo comum: Um RPG gratuito e de qualidade.

    Qualquer trabalho desenvolvido neste fórum com finalidade de oficialização em curto prazo, deve levar em consideração estas diretrizes primordiais, pois sem elas cada um faria seu trabalho de uma forma, o que conduziria a uma desorganização e ao provável fracasso do projeto.

    Sua vigência se dará por mais 9 anos, ou até que, o coordenador geral do projeto abra uma votação e os Heróis do Tagmar que lá votaram decidam alterar por unanimidade.

    Todos os participantes devem seguir as diretrizes.

    Antes, seguem as seguintes definições:

    1. Núcleo do Sistema Tagmar: Princípio básico para construção das estatísticas dos personagens. Consiste em :

      • Tabela de resolução colorida.
      • Tabela de confronto de forças.
      • Energia Física.
      • Energia Heroica.
      • Atributos
      • Compra de "qualidades" [habilidades, magias, técnicas de combate, grupo de armas e etc.] por sistema de pontos.
      • Evolução do personagem por estágios.

    Estes elementos de sistema estão melhores explicados no manual de regras.


  • Regras Gerais do Sistema Tagmar: Criação das estatísticas para "qualidades" e sua aplicação através do sistema para simulação dos eventos nos quais os personagens se envolvem dentro da ambientação.


  • Ambientação: Estrutura para o desenvolvimento e interação dos personagens. Tal como raças, profissões, culturas, deuses e etc.


  • Tagmar 1 : O conjunto de regras, sistema e ambientação do livro Tagmar original.


    Seguem as diretrizes:

    1°) O Projeto Tagmar 2 é democrático.

    Tanto a oficialização de tarefas executadas como as mudanças estruturais que podem vir por acontecer no projeto, devem passar pela aprovação da maioria simples dos membros votantes.

    No entanto, só terá direito a voto o integrante que tiver atuado como coordenador ou que tenha concluído pelo menos uma tarefa (que não seja de Ilustração). A motivação deste parágrafo consiste evitar perfis falsos e dar voz e voto àqueles que tenham um conhecimento mais profundo do RPG Tagmar 2 e do funcionamento do projeto.

    As demais decisões tomadas no projeto serão feitas segundo as responsabilidades atribuídas aos membros de acordo com a organização do projeto, no link XXXX.

    Somente por esta diretriz é possível se alterar ou criar uma nova diretriz, bem como é por ela também que se podem abrir exceções nas demais diretrizes.


    2°) O Projeto é TAGMAR

    Nem o núcleo do sistema -- como definido acima -- nem os fundamentos das descrições entre profissões, raças, povos e deuses, que partiram da Ambientação do Tagmar 1, serão alterados.

    3°) Criar uma nova versão do RPG Tagmar que seja moderna, atualizada e expandida enfatizando a interpretação em jogo (role-play).

    Desta forma os trabalhos desenvolvidos no projeto com fins de oficialização sempre terão que ser avaliados tendo em vista na medida do possível:

    • Simplicidade e rapidez para criar o personagem;
    • Ampliação da ambientação boa;
    • Equilíbrios entre as profissões e raças;
    • Mais opções para caracterização dos personagens;
    • Facilidade na compreensão e na utilização do sistema de combate;
    • Ênfase ao roleplaying (interpretação) e a ambientação.


    • Sobre as Regras
      O projeto tem como objetivo construir, e ajustar as regras para tornar o jogo mais rico, simulando situações imaginárias que precisem de uma resolução estatística. A finalidade das regras e do jogo não é a batalha, e sim estimular a desenvoltura com que os jogadores usam de seus personagens para resolver problemas e embates. Sendo assim, não é o objetivo principal do projeto criar regras para acumular modificadores nas estatísticas dos personagens.


    • Sobre a Ambientação

      É objetivo do projeto expandir a ambientação original e criar novas ambientações. No entanto, é importante destacar que não podem ser mudadas as relações fundamentais entre os elementos dados na Ambientação do Tagmar 1.


    4°) Deseja-se um RPG de nível profissional

    Defini-se um material que precise de revisão todo o material que contenha erros de forma ou erros de coerência que dificulte a jogabilidade ou empobreça o material.

    • O mérito subjetivo de um determinado assunto não fazer sentido para um individuo mas fazer para outro não é critério para levar um material oficializado para revisão.

    Portanto, em caso de grande acumulo de material sem revisão o projeto dará prioridade para um calendário de revisão, podendo até fazer uma pausa nas outras tarefas em andamento.

    6°)O Tagmar sempre será gratuito e acessível.

    Todo o material gerado no grupo estará automaticamente licenciado por uma licença especial pela qual torna de domínio publico desde que não seja para uso comercial. Para saber mais sobre esta diretriz veja o tópico Licenciamento. Além disso, o material oficial será disponibilizado na internet.

    7°)O projeto Tagmar deseja a participação de todos

    Mesmo que existam idéias e pequenos projetos que não estejam de acordo com dos três primeiros pontos desta diretriz, o projeto manterá um espaço para conteúdo extra-oficial: A Tagmarpédia. No entanto, o usuário ficará ciente que suas idéias poderão ser igualmente mudadas pelos participantes do projeto e também poderão ser aproveitadas e adequadas para o material oficial, sendo flexibilizada dentro das três primeiras diretrizes.

    8°)O projeto Tagmar exige respeito

    Todos os membros deverão seguir o código de conduta do fórum, disponível no link XXXX, sob pena de advertência, suspensão, suspensão com retirada do título de herói do Tagmar ou exclusão permanente do perfil.

    Segue a seguinte imagem para ilustrar a funcionamento das primeiras diretrizes.



    Ufa!

    Dei conta de tudo?
  • #51 arabedoido77 Enviado : 16/08/13 12:43
    Jogador: arabedoido77
    EF:
    EH:
    Karma:
    Vamos às considerações:

    Na primeira diretriz, eu sugeriria trocar o termo "maioria absoluta" por "maioria simples" Esta última é utilizada para votações em que basta ter maioria de votos para algo ser aprovado. Assim, no caso de uma votação de aprovado/reprovado, bastaria um ter mais votos para ter a aprovação. O termo "maioria absoluta" se refere a um outro tipo de votação que exige uma quantidade mínima de votos e é algo mais rigoroso, que exige mais votos do que a maioria simples.

    No mais, acho que o texto está bom desse jeito. Atento somente para alguns probleminhas de Português, mas isso discutimos depois. Agora, o mais importante é decidir se é necessário um número mínimo de votos para algo ser aprovado (maioria absoluta) ou apenas ser mais votada que outras opções (maioria simples).

    #52 Joao Enviado : 16/08/13 13:29
    Jogador: Joao
    EF:
    EH:
    Karma:
    Não tinha percebido. Na verdade eu queria enfatizar o termo maioria. d'oh!
    Vou mudar para maioria simples.

    Se não o pau vai quebrar.Pray
    #53 arabedoido77 Enviado : 16/08/13 14:12
    Jogador: arabedoido77
    EF:
    EH:
    Karma:
    Por mim, qualquer um está bom. É que como estudei Direito, os termos maioria simples e absoluta têm significados muito diferentes. Achei melhor alertar para esse detalhe para evitar de mais tarde aparecer alguém metido a sabichão e questionar alguma votação ou para se beneficiar ou para prejudicar o andamento dos trabalhos.
    #54 Ketalel Enviado : 16/08/13 17:14
    Jogador: Ketalel
    EF:
    EH:
    Karma:
    Pois é... a maioria simples sempre é melhor.
    #55 fabiohenrique Enviado : 16/08/13 22:36
    Jogador: fabiohenrique
    EF:
    EH:
    Karma:
    Joao, segui seu conselho e criei um verbete na tagmarpédia:

    http://www.tagmar.com.br...e%20Resolu%C3%A7%C3%A3o

    Como voce pode notar a mudanca que eu estou sugerindo é bem sutil, se voce olhar as duas tabelas rapidamente nem vai notar a diferenca.

    As diferencas estao nas colunas 4,8,16 e 17. A 17 eu tive que mudar senao ficava igual a 16.

    Agora pelo menos vai valer a pena aumentar o nivel da habilidade de 3 para 4, 7 para 8 e 15 para 16.




    Joao escreveu:
    fabiohenrique escreveu:
    Fabio eu gostei bastante, mas isso quer dizer que nao poderiamos nem acertar aquela questao da tabela onde jogar na coluna 3 e na coluna 4 eh a mesma coisa, assim como 7 e 8 e 15 e 16?


    É isso mesmo fabiohenrique. Mas a intenção das colunas serem iguais é realmente essa: A estatística só muda pela compra de habilidades, grupos de armas e etc, quando passar de estágio. Acredito que os playtest indicaram que isso torna a evolução mais equilibrada.

    Mas nada impede de você colocar como uma regra extraoficial na tagmarpédia. Abraços!
    #56 Fábio_CM Enviado : 16/08/13 23:35
    Jogador: Fábio_CM
    EF:
    EH:
    Karma:
    Só para trazer a memória uma informação:

    A tabela de resolução já sofreu um ajuste semelhante uma vez. Na época não dei muita bola para a discussão que foi rápida.
    Os motivos da alteração que eu não lembro quais foram.
    #57 Hector Folha-Palida Enviado : 18/08/13 04:16
    Jogador: Hector Folha-Palida
    EF:
    EH:
    Karma:
    Adorei as novas diretrizes e todo o debate também. Por mim vcs tem meu apoio pra seguir em frente.
    #58 Joao Enviado : 19/08/13 19:18
    Jogador: Joao
    EF:
    EH:
    Karma:
    fabiohenrique escreveu:
    Joao, segui seu conselho e criei um verbete na tagmarpédia:

    http://www.tagmar.com.br...e%20Resolu%C3%A7%C3%A3o

    Como voce pode notar a mudanca que eu estou sugerindo é bem sutil, se voce olhar as duas tabelas rapidamente nem vai notar a diferenca.

    As diferencas estao nas colunas 4,8,16 e 17. A 17 eu tive que mudar senao ficava igual a 16.

    Agora pelo menos vai valer a pena aumentar o nivel da habilidade de 3 para 4, 7 para 8 e 15 para 16.




    Joao escreveu:
    fabiohenrique escreveu:
    Fabio eu gostei bastante, mas isso quer dizer que nao poderiamos nem acertar aquela questao da tabela onde jogar na coluna 3 e na coluna 4 eh a mesma coisa, assim como 7 e 8 e 15 e 16?


    É isso mesmo fabiohenrique. Mas a intenção das colunas serem iguais é realmente essa: A estatística só muda pela compra de habilidades, grupos de armas e etc, quando passar de estágio. Acredito que os playtest indicaram que isso torna a evolução mais equilibrada.

    Mas nada impede de você colocar como uma regra extraoficial na tagmarpédia. Abraços!



    É isso aí!!!Applause
    Eu vou até testar em alguns "one shots".
    O importante é registrar! Feliz Com paciência vamos sempre em frente!

    Hector Folha-Palida escreveu:
    Adorei as novas diretrizes e todo o debate também. Por mim vcs tem meu apoio pra seguir em frente.


    DiegoA escreveu:
    O joao e o fabio mandaram mto bem!!!! Acho q a apresentacao do fabio ficou mais clara!!! Por mim poderia constar na pagina de ent!rada do projeto!!!parabens.. Gostei muito, assim deixa as coisas mais claras aqui no projwto.valeu galera. (so nao escrevo mais pq to tc pelo celular)..


    Falo por mim, que cheguei a ficar desanimado a pouco por aqui: A força de vocês vale muito!Feliz



    Usuários visualizando este tópico
    Guest

    LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.