Trilha Sonora (musicas de fundo) - Dúvidas e Sugestões Gerais - Tagmar
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Trilha Sonora (musicas de fundo) Opções
#1 RavenVitrius Enviado : 11/07/13 01:05
Saudações a todos,

Criei esse tópico mais para ouvir opiniões. Pensei na possibilidade de criar uma trilha sonora pra colocar como musica de fundo em uma aventura. Nos filmes a musica tem papel fundamental, acrescentando mt mais emoção a cena. O que seria de um filme de suspense sem a musica de terror antes do susto? ou de uma boa cena de ação sem uma musica vibrante?

A ideia em si, e inserir musicas para as diversas cenas da aventura. Depois de criar a mesma o MJ monta a trilha, por exemplo: No inicio os jogadores estao na cidade, apenas comprando coisas, indo a uma taberna ou coisas do tipo, nesse momento colocar musicas medievais que se enquadrem nessa cena, uma musica tipica para cenas de aldeia e tudo mais. Para momentos de tensão com batalhas ou proximo a elas, correndo atras de alguem ou um grupo ou fugindo de um, musicas mais relativas a batalha. Para momentos de terror com demonios, mortos vivos e todo esse tipo de cenario musicas de suspense e terror. A ideia e mais ou menos essa, inserir as musicas depois de criar a avetura de acordo com as cenas, para passar mais emoção aos jogadores, mas apenas uma musica de fundo que nao atrapalhe o andar do jogo. Eu ja joguei um outro RPG com musica tocando, so que eram musicas aleatorias, nao foram programadas para a aventura e nao atrapalhou.

Gostaria de opiniões a respeito, Obrigado e um abç a todos!!!
#2 Ketalel Enviado : 11/07/13 11:43
Músicas sempre ajudam no clima da aventura. Eu sempre tenho uma seleção de músicas.
Se procura por opções posso citar alguns abaixo:
Trilha sonora do Senhor dos Anéis e O Hobbit;
Two Steps from Hell;
Crovus Corax;
Blind Guardian;
Rhapsody of Fire;
Loreena McKennitt;
Idina Menzel;
Blackmoore's Night;
Trilha sonora de Skyrim;
Trilha sonora de Game of Thrones;
Nightwish;
Dentre centenas de outros.
#3 RavenVitrius Enviado : 11/07/13 23:00
Nobre Ketalel,

Obrigado por dar sua opinião e ainda sugerir algumas trilhas para serem usadas, ainda vou criar minhas pastas com musicas para diversos tipos de situações. Verificarei as musicas que sugeriu ;)

Espero ouvir outras opiniões a respeito, um abç a todos!!!!
#4 CheckmateBasilisk Enviado : 26/01/17 19:08


Durante a maior parte do meu tempo como narrador dos mais diversos sistemas eu usei música como parte da narrativa. Usei algumas trilhas sonoras de filmes, animes e jogos, além de algumas outras músicas maneiras, como Rhapsody of Fire, Blind Guardian etc; e é esse tipo de coisa que se encontra em playlists no spotify ou youtube. Entretanto, contudo, conquanto...

Por experiência própria, reflexão e discussão com uns amigos meus por aqui, percebi que a maioria das músicas que encontramos nessas playlists não são as melhores para complementar uma narrativa. Claro que se o grupo curte e acha muito maneiro quando toca AQUELE power metal quando o guerreiro estripa o dragão não há discussão: Rhapsody nele! A diversão dos participantes tem prioridade sobre qualquer elegância de palavras, coerência de regras ou ambientação, afinal, High/Heroic Fantasy funciona na base do Rule of Fun. Ainda assim, me pareceu uma ideia interessante sumarizar o que penso sobre escolha de trilhas sonoras para narrar RPG.

1º - Músicas, assim como mecânicas, são parte integrante da narrativa! O problema que eu vejo com músicas do Rhapsody, Blind Guardian, etc, e até músicas do Two Steps From Hell é que são experiências completas, ou seja, são feitas para, por si mesmas, transmitir sensações completas de grandeza e heroísmo. Faixas com menos presença são mais interessantes por não competir com o MJ pela atenção dos Jogadores, servindo só de pano de fundo e complemento.
Pense na atenção dos jogadores como uma garrafa. A narração do MJ preenche um tanto, e o resto fica disponível para ser ocupado com distrações, por exemplo. Uma trilha sonora sem letras ou mais constante pode preencher esse resto sem competir por espaço. Trilhas sonoras de jogos são excepcionais nisso (eu amo a trilha de The Witcher 3) porque são elementos que te lembram da experiência, e não o contrário.

The Witcher 3:
https://www.youtube.com/...Twtgay5y-L7&index=3
https://www.youtube.com/...NIZIu-sfStTHTwtgay5y-L7

The Elder Scrolls V: Skyrim:
https://www.youtube.com/...43AB56938F8&index=2 ;(fenomenal para aquele momento de descoberta de um reino encantado na floresta)
https://www.youtube.com/...43AB56938F8&index=7


2ª - Músicas são parte da narrativa! Uma música coerente com o Tom, Tema e Propósito é um complemento fenomenal para uma sessão de RPG exatamente por serem capazes de evocar sensações num nível subconsciente.
Lembre-se, no entanto, que ultilizar músicas o tempo todo fica cansativo e faz com que percam a importância. É difícil dar mais detalhes sobre isso, mas a experiência, tentativa e erro são suas melhores armas nessa tarefa. Dê uma olhadinha na Caixa de Skinner para entender ± o que quero dizer.

Dragon Age: Inquisition
https://www.youtube.com/...1N7PhQgEcgzHI7vWvaMMP6e ; (evoca uma sensação de abandono e perigo onipresente, mas desconhecido. Aquela bruma densa em volta de uma cidade abandonada cujos habitantes foram transformados em lobisomens)

The Witcher 3:
https://www.youtube.com/...NIZIu-sfStTHTwtgay5y-L7 ; (evoca uma sensação de tensão, como o momento exato antes do grito de guerra de um bárbaro inimigo coberto de peles de urso)
https://www.youtube.com/...wtgay5y-L7&index=27 ; (evoca uma sensação de melancolia serena, como no funeral de um grande herói que morreu ao se sacrificar pela princesa)

3º e talvez mais complicado. Músicas e Narrações são experiências intrinsecamente diferentes! A maravilhosa e mágica sinestesia criada pelas imagens mentais da narração e as sensações puras e destiladas oriundas das músicas é algo magnífico; entretanto, músicas, narrativas faladas e narrativas lidas têm passo diferente. O que quero dizer é: música e fala se desenvolvem em velocidades diferentes. Em 5 minutos uma faixa chega ao seu ápice, mas uma descrição ou diálogo pode demorar mais.
Imagine-se tentando descrever um cemitério amaldiçoado num pântano enevoado, com a trilha sonora de O Exorcista (https://www.youtube.com/watch?v=geFhtD-ZXoA). Aos 12 segundos a música já subiu um degrau, enquanto você ainda está no "ao longe vocês vêem umas sombras que parecem estátuas..."; Aos 25s, mais um degrau, e os seus jogadores estão conversando entre eles, tentando entender que raios um cemitério faz ali à beira do riacho fétido, e seis segundos depois mais um degrauzinho; 1:03 da música e o baixo começa (ou teclado, n sei, sou burro .-.), aumentando a tensão e urgência enquanto os Personagens mal cruzaram os portões da frente e 30s depois a bateria se estabelece. Você entendeu a ideia.
É praticamente impossível encontrar faixas que se arrastem ou que possam ser tocadas indefinidamente em loop e que sejam perfeitas para o que você, como MJ quer transmitir, e descrever tudo mais rápido certamente não é uma opção, pois a cadência de fala também é um elemento importante para definir o Tom de uma narrativa. E agora, Jose?
Bom, uma solução é encontrar ou produzir versões estendidas das músicas, arrancando pedaços e replicando-os para que o MJ tenha tempo de narrar. Uma segunda solução é pesquisar com paciência e encontrar uma música que o ajude do jeito que deseja, o que pode ser demorado e frustrante; ou talvez encontrar um punhado de músicas que possam ser tocadas uma após a outra nos momentos certos. A terceira solução (que eu particularmente gosto) é planejar por escrito as descrições mais interessantes ou impactantes (como a do cemitério enevoado no meio do pântano) e reduzir por um instante o controle dos jogadores sobre os personagens, perguntando-os rápidamente se entram e exploram ou não. Descreva de uma vez que abriram os portões velhos e enferrujados e observaram o lugar ao redor deles com um arrepio e a sensação de que a bruma olhava de volta e que havia algo terrível naquele lugar; algo que somente os mais horrendos e cruéis necromantes seriam capazes de compreender... um cemitério fantasma. Converse com seus jogadores e dê um ar cinemático para algumas descrições. Tenho certeza que todos vão adorar :D

Trilha Sonora de Batman: the dark knight
https://www.youtube.com/watch?v=zh0Oh5zF2iA

Vikings, série:
https://www.youtube.com/watch?v=HgT6VMe9UXE

Senhor dos Anéis:
https://www.youtube.com/watch?v=G_5nvEqDOHU

Abaixo, algumas que eu pessoalmente não acho mto boas pra trilha sonora de RPG:

Skyrim
https://www.youtube.com/...list=PL8CB7943AB56938F8
(mto maneira, mas icônica demais)

Dragon Age: Inquisition (Brick wall )
https://www.youtube.com/...1N7PhQgEcgzHI7vWvaMMP6e

Rhapsody of Fire:
https://www.youtube.com/watch?v=0L_iOnLNt9M

Two Steps from Hell:
https://www.youtube.com/...MouUya6ZOs7_JRw7drT5daw

Heidevolk:
https://www.youtube.com/watch?v=daTaOJwCG3o ; (esses caras são demais XD)

Segue abaixo alguns links pra playlists que ainda estou montando do Spotify:
https://open.spotify.com.../3ArF5uDBEA5qTiBZnURSrj
https://open.spotify.com.../4VChvjw0rJo0ZIKC7yZasY
https://open.spotify.com.../2GyJdkzZLQ2lt8DYnHCwMI
https://open.spotify.com.../4E8PFRUddOiivYLaJfTVDS
https://open.spotify.com.../2dKoqkYnQyAxCkOvX3lBsh
https://open.spotify.com.../2F7Anuk0Vuq2YMLkOikkFd

Acho que por enquanto é só ^^ Um abraço a todos

CheckmateBasilisk


#5 CheckmateBasilisk Enviado : 26/01/17 19:10
kct essa coisa ficou grande Eh?
#6 mikemwxs Enviado : 27/01/17 16:00
Muitas vezes eu ponho as músicas da banda Mega Driver para tocar durante os jogos... Não necessariamente pra compor clima para cenas específicas, mas para deixar como "som ambiente" mesmo.
#7 RavenVitrius Enviado : 09/11/20 23:26
Muito completo seu comentário, não sei como não o vi antes. 3 anos se passaram rsrs, de qualquer forma, obrigado por dedicar seu tempo com isso, com certeza já fez muita diferença pra mim quanto a esse assunto, grande abraço!
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