Apresentacao e ideias para Android app - Dúvidas e Sugestões Gerais - Tagmar
Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

2 Páginas 12>
Responder...
Apresentacao e ideias para Android app Opções
#1 fabiohenrique Enviado : 20/01/13 06:01
Oi pessoal, tudo bom?

Antes de mais nada, deixa eu me apresentar, meu nome eh Fabio e eu jogo Tagmar desde...o inicio! Sim quando digo desde o inicio quero dizer Tagmar 1, aquele preto-e-branco que vinha dentro da caixa azul.

Tive o prazer de conhecer pessoalmente alguns dos criadores em alguns dos eventos da epoca.

Com o tempo (ou a falta dele pra ser mais exato) parei de jogar rpg, mas Tagmar sempre foi meu preferido e olha que meu background nao eh pequeno: joguei D&D (sim aquele da cixa vermelha, antes de virar AD&D), depois AD&D, Gurps, Vampiro, Lobisomen, DC Heroes, Star Trek, Star Wars e alguns muitos outros.

Tempo vai passando veio Tagmar 2, cheguei a contribuir um pouco, mas tive que me afastar. Depois meu login foi bloqueado/apagado(?) sei la por qual motivo.

Passou mais um tempo e eu acabei de concluir meu curso de desenvolvimento de software aqui na Australia.

Como estou com algum tempo livre, gostaria de fazer uma contribuicao real para o Tagmar fazendo um app para o mesmo.

Algumas informacoes relevantes:

- o app sera 100% free (nem teria como ser diferente)
- eu sou junior nessa parada de apps
- eu nao tenho como fazer um app para iphone/ipad por enquanto pois nao tenho um mac

Eu tenho algumas ideias do que fazer. Inicialmente eu poderia portar os livros de forma a facilitar os jogadores/mestres na hora das consultas.

Tambem poderia tentar facilitar/agilizar o sistema de combate, mas nao sei se interessa aos jogadores, uma vez que um dos prazeres de um jogador de rpg com certeza eh rolar os dados.

Nao adianta virem com ideias mirabolantes porque como eu disse, eu ainda estou comecando nessa parada.

Entao, voces tem alguma ideia? Eu queria criar este topico no forum "Apresente-se / Dê sua opinião / Obtenha Ajuda", mas estranhamente eu nao posso criar nenhum topico por la(!).

Um abraco e que venham as ideias!
#2 Marcelo_Rodrigues Enviado : 20/01/13 09:00
Olá Fabio,

muito bem vindo novamente ao Projeto Tagmar 2. Talvez sua conta tenha sido bloqueada durante a migração do fórum que foi feita a alguns anos atrás. Se vc poder me passar seu login ou email antigo possa localizar o seu cadastro antigo.

Qaunto ao aplicativo Android seria ótimo! Vc quer sugestões? Think

- Definitivamente portar os livros não é uma boa sugestão, já que eles estão em PDF e podem ser lidos facilmente no Android

- Tabela colorida. Esta sim seria legal, inclusive que no Android vc podia torna-la literalmente infinita (para ataques maior que a coluna 20)

- Sumulador de dados. Qua tal o mestre tocar na coluna de ataque e o Android sortear o lançamento o mostrar o numero e ressaltar a cor?

- planilha de controle para combate para o mestre poder controlar a EH/EF de cada PDM que ele controla

Bem... pessoal, deem mais ideias!
#3 fabiohenrique Enviado : 20/01/13 12:04
Oi Marcelo.

Meu login era o fabiohenrique mesmo. Eu criei igual de proposito.

Sim eu quero sugestoes para o app, mas vamos devagar que eu sou iniciante na parada! Se tentar algo muito complexo, vai acabar nao saindo nada.

Quando eu disse "portar" eu quis dizer algo assim:

o usuario clica em "magias", aparece uma lista de todas as escolas. Dai ele clica em uma das escolas e aparece as magias daquela escola. Entao ele clica na magia desejada e aparecem os detalhes daquela magia. Resumindo, um "super-indice".

Pensei tambem em uma sessao de "sons", pra ajudar o mestre com a ambientacao, e teriam que ser categorizados como "monstros", "natureza",...

Dai o mestre cita "comecou a chover forte" e bota o som de uma tempestade pra rolar. Eu so precisaria da ajuda do pessoal daqui pra categorizar e localizar os sons.

Quanto as suas sugestoes:

- tabela colorida acima de 20...ue o maximo nao era a coluna 20? Quando passa disso mesmo?

- simulador de dados: se os jogadores acharem interessante...como eu disse antes, acredito que muitos jogadores vao querer lancar o dado por si mesmo.

- isso eh realmente uma boa ideia. De repente na primeira tela, ele teria todas as criaturas e ia adicionando: 1 orc, 2 goblins, 1 esqueleto...dai ele clicava em um botao ("iniciar batalha"?) e na segunda tela ja vinha todas as criaturas pre-selecionadas com as EF/EH padrao, sendo que ele poderia aumentar ou diminuir cada uma delas...eh mais ou menos isso que voce pensou?

Pessoal, vamos dar sugestoes, se possivel coisas simples, se for muito complexo dificilmente saira do papel. Ate porque quando comecar eu vou ter que priorizar as ideias mais interessantes.
#4 Hugar Enviado : 20/01/13 14:36
Olá fabiohenrique! Há várias iniciativas no Projeto de automatizar o jogo: Ficha Automática em Excel, MapTools...

Eu sei um pouco de programação e comecei recentemente a aprender Java para aprender linguagem orientada a objetos e interface gráfica (estou longe disso aindaTriste )

Eu fiz em C um programa que automatizava o combate, está prontinho. Você monta fichas com o que é necessário para o combate, pode salvar e carregar elas, iniciar um combate bem robusto (dá pra usar ambidestria, curas pontos de EF, EH ou Absorção) e ele até mesmo salva um log da batalha!

Mas como está em C e é executado no cmd não tem muita graça. Eu queria implementá-lo em uma interface gráfica para que fosse de uso mais fácil por todos os usuários. Ele consegue simular a tabela colorida com perfeição, apenas não dá o resultado de críticos e falhas. Basta você fornecer o dado que tirou na mesa, assim não tira a graça de rolar o dado, mas automatiza os cálculos.

Me passa seu email por MP que te passo o executável e o código fonte pra você.

Abraços!
#5 fabiohenrique Enviado : 20/01/13 20:37
Oi Hugar!

Vou te passar meu email por MP sim. Mas so pra constar nao terei como usar nenhuma parte do seu programa no app, pois o mesmo usa java e nao C.

#6 arabedoido77 Enviado : 21/01/13 08:42
Uma ideia que tive é a possibilidade de usar o Game Maker. A vantagem é que a partir do código-fonte ele pode compilar tanto para Windows como para android, IOs, HTML5 e outras plataformas mais. E eu conheço bem esse programa, posso até ensinar a mexer, se bem que a curva de aprendizado dele é muito boa.

Uma outra ideia que tive seria criar no app um simulador de combate. Seriam colocados no app as informações principais dos PJs, as dos inimigos e o próprio app faria as rolagens e diria os resultados turno a turno. Acredito que seria útil para campanhas, tipo se o narrador tiver dúvidas se os personagens aguentam aquele grupo inimigo que estão para enfrentar. Pelo menos já vi acontecer de os jogadores tomarem um cacete roliço de um grupo inimigo e o mestre confessar depois que não imaginava que aquilo fosse acontecer, que achava que iam tirar de letra aquele combate.
#7 Marcelo_Rodrigues Enviado : 21/01/13 12:22
O Game Maker é interessante, mas tem um problema: é pago! E a versão que gera para todas as plataforma é BEM cara.
#8 Fábio_CM Enviado : 21/01/13 13:04
Uma coisa que já venho pensando há um tempo é em um tabuleiro.
Em 2D mesmo, ele deveria ter a possibilidade de afastar e aproximar a visão tipo zoom. Os marcadores/miniaturas podem ser diferenciados por cores, tamanho, número ou símbolos. Um mapa pode ser carregado junto com o tabuleiro, ficando no fundo dos quadros.

Como adicional, se não for demais e sem pressa para implementação, poderia indicar a movimentação e o alcance do personagem clicado.

Eu acho que seria muito legal, porque as vezes não se tem nenhuma miniatura, quanto mais um monte para os "20 orcos que cercaram o vocês". Além, claro, de criar a possibilidade de salvar um status pra lembrar depois a situação do combate.
#9 arabedoido77 Enviado : 21/01/13 13:11
Quanto a isso, relaxa. Eu tenho a versão full. Se for o caso, manda pra mim que eu compilo.
#10 fabiohenrique Enviado : 22/01/13 00:28
Oi arabedoido77.

Eu nao conheco essa ferramenta chamada game maker.

Mas pelo que eu entendo, se voce tem a ferramenta, voce mesmo poderia criar alguma coisa para o Android ou iOS correto?

Isso dos jogadores apanharem de um grupo inimigo pode ter sido algumas coisas:

- descuido do mestre: os jogadores nao tem como saber quantos pontos de vida tem os inimigos. Se o mestre queria que os aventureiros ganhassem a batalha era so baixar os pontos de vida dos inimigos. Os inimigos nao tem que estar 100% do tempo com 100% de pontos de vida. Vai que estes inimigos tinham enfrentado outro grupo de aventureiros pouco antes e nao tiveram como se recuperar totalmente?

- descuido dos jogadores: vai que eles tinham um meio facil de vencer (exemplo lancando uma determinada magia), mas na hora esqueceram? Ou entao eles tinham que fazer o seguinte: estao apanhando? Recuar! Recuem e tentem pegar o inimigo de surpresa.
#11 arabedoido77 Enviado : 22/01/13 09:00
No caso, foi inexperiência do mestre mesmo em subestimar a força de alguns monstros. Enfim...

Realmente eu tenho o GM na versão full e já o usei muito. Meu grande problema é a disponibilidade de tempo para fazer todo o trabalho de criação do software (programar, fazer scripts, editar os desenhos, criar a diagramação, cuidar dos sons...). Detalhe que o Game Maker acaba sendo uma plataforma de criação de softwares poderosa e não fica restrita só a joguinhos, o que é impressionante.

Se tiver mais gente para ajudar nisso e minha parte ficar focada na programação, sem problemas. Ultimamente Cronos tem sido cruel comigo.
#12 fabiohenrique Enviado : 15/02/13 07:18
Oi pessoal.

Entao, alguma cobaia pra testar o meu app?

Ele ainda esta em fase bem rudimentar e obviamente ainda eh beta, mas ja da pra ter ideia do que eu fiz.

Ate agora tenho 3 "sessoes"

- Magias: "portei" todas as magias basicas (mago, rastreador, bardo e sarcedote) e todas as magias de colegios dos 6 colegios.

- Sons: botei 3 sons, so para exemplificar

- Batalha: voce coloca a tabela aperta o botao (ou sacode o celular) e ele roda o dado e te diz qual coluna acertou.

Como eu disse, ainda esta em fase bem beta, ainda esta bem feio, sem acabamento grafico nenhum. Se alguem achar interessante eu continuo desenvolvendo.

Eu nao coloquei no Play Store porque como ele ainda esta inacabado, se eu colocar por la agora, recebera notas muito baixas, prefiro colocar quando estiver pelo menos razoavel. Se alguem se interessar, me avisa que eu posto o arquivo e as instrucoes para instalar manualmente.
#13 Fábio_CM Enviado : 15/02/13 08:42
É difícil de instalar? Existe algum risco para o aparelho?

Eu até gostaria de testar, mas daí colocaria no meu smartphone que uso pra tudo. Se não for comprometer nada, então blz Feliz
#14 fabiohenrique Enviado : 15/02/13 09:46
Nao eh dificil nao. Vou escrever o procedimento e posto aqui.

Nao existe risco nenhum. O app nao usa nenhuma permissao especial, nao acessa internet nada. Eu obviamente ja testei no meu celular, mas gostaria que testassem em outros aparelhos, ate porque as pessoas podem ter ideias de como melhorar o app.

#15 Fábio_CM Enviado : 15/02/13 10:24
Blz então. Manda aí.
#16 fabiohenrique Enviado : 15/02/13 11:58
Entao vamos la. Primeiro tem que baixar o apk em http://depositfiles.com/files/m055k1y51

Copie o mesmo pro celular.

Apos baixar no seu celular tem varias opcoes.

Eu uso um app chamado "astro file manager" (ele eh free)

https://play.google.com/...S5tZXRhZ28uYXN0cm8iXQ..

So abrir o astro, localizar o arquivo copiado (Tagmar.apk), clicar nele que ele vai abrir uma opcao pra instalar o app.

Se tiver alguma dificuldade em seguir os passos acima, me avisa.

[editei o link]
#17 Marcelo_Rodrigues Enviado : 15/02/13 12:35
Fabio,

não dava para vc colocar no GooglePlay? Assim facilitava a galera testar e dava mais confiabilidade.

#18 Fábio_CM Enviado : 15/02/13 13:56
O melhor é que estivesse na playstore mesmo.

Mesmo assim mandei instalar, não aconteceu nada e acusou "este aplicativo não está instalado". Funciona no Android 4.0?
#19 fabiohenrique Enviado : 16/02/13 00:48
Marcelo, pra colocar no playstore, eu peciso criar uma conta no google e pagar 25 dolares. Isso nem eh o problema, uma vez que mais cedo ou mais tarde vou precisar fazer isso.

O problema mesmo eh que como ele ainda esta em fase bem inicial, vai acabar recebendo muitos reviews negativos, e bem ou mal esse eh o meu primeiro app, vai servir como meu portfolio. Imagina que eu coloco no meu curriculum que fiz esse app, alguem vai la no google store e ve o app e so tem reviews negativos?

Fabio_CM, funciona no android 4.0 sim. O meu eh 2.3.6 e funciona. Vou tentar instalar no celular da minha esposa e vou ver o que acontece.
#20 Guest Enviado : 16/02/13 17:56
deu O Mesmo Erro No 4.1
#21 fabiohenrique Enviado : 19/02/13 10:38
Oi pessoal, fiz um teste e mesmo no meu nao estava funcionando da forma que indiquei pra voces. Dai criei uma nova versao e agora sim esta funcionando:

http://depositfiles.com/files/m055k1y51
#22 Fábio_CM Enviado : 19/02/13 14:40
Instalei e tá funcionando bem.

Achei legal a parada dos sons, mas podia colocar um botão para parar né? Fiquei meio sem saber o que fazer quando o barulho começou hahaha.
Também acho que poderia ir, com o tempo, formatando os textos com negritos, fontes, etc., para dar uma melhorada no visual. Também seria bom uma opção para aumentar o tamanho da fonte (ou diminuí-la).
O lance dos dados achei legal. Acho que poderia ficar mais intuitivo se você colocasse no espaço em branco um "dadão". Um quadrado mesmo, pelo menos a princípio, e o resultado aparece dentro desse quadrado.

Agora sobre atualizações. Como não está na playstore vai ser preciso reinstalá-lo cada vez que você modificar?
#23 fabiohenrique Enviado : 19/02/13 20:21
Fabio_CM, antes de mais nada obrigado por testar meu app! Voce eh o primeiro usuario beta do mesmo!

Gostei das ideias que voce deu. Essa questao de aumentar/diminuir o tamanho da fonte eu ja estava pensando mesmo.

Sim por enquanto sera necessario reinstalar quando eu modificar. Mas assim que o app estiver pelo menos razoavel eu vou colocar na playstore. Meu problema eh que nao sou bom de graficos, logo meus programas tendem a ficar funcionais, porem feios. Se tiver alguem ai bom de photoshop e quiser ajudar agradeco. Pelo menos pra desenhar botoes e coisas do genero.

Se alguem quiser mandar sons (copyright free por favor!) pode mandar que eu adiciono no app. Eu peguei esses sons em http://www.freesound.org/

#24 fabiohenrique Enviado : 20/02/13 12:08
So pra atualizar:

Fábio_CM escreveu:
Achei legal a parada dos sons, mas podia colocar um botão para parar né? Fiquei meio sem saber o que fazer quando o barulho começou hahaha.

Modifiquei um pouco. Agora se voce escolhe um som, se estiver tocando outro, o primeiro para imediatamente e o segundo comeca a rodar. Se voce apertar o voltar, o som tambem para imediatamente.
Por enquanto nao vou focar muito nessa parte do som porque nao sei se vai pra frente. Eu nao tenho muito tempo pra ficar garimpando sons na internet. Se alguem se dispuser a ajudar eu dou mais foco

Fábio_CM escreveu:
Também acho que poderia ir, com o tempo, formatando os textos com negritos, fontes, etc., para dar uma melhorada no visual. Também seria bom uma opção para aumentar o tamanho da fonte (ou diminuí-la).

O nome da magia ja esta em negrito, os 3 "atributos" (evocacao, alcance e duracao) estao em italico e o texto ja esta zoomable, ou seja ja da pra aumentar ou diminuir a gosto do usuario. Obrigado pela sugestao.

Fábio_CM escreveu:
O lance dos dados achei legal. Acho que poderia ficar mais intuitivo se você colocasse no espaço em branco um "dadão". Um quadrado mesmo, pelo menos a princípio, e o resultado aparece dentro desse quadrado.

Eu ja tinha pensando nisso. Nao eh muito dificil colocar uma imagem pra cada dado que sair, mas pra isso alguem teria que fazer 20 imagens diferentes.

Eu cheguei a procurar na internet mas nao consegui achar o d20 nas 20 faces possiveis. Se alguem quiser ajudar eu agradeco.

#25 Fábio_CM Enviado : 20/02/13 14:51
Citação:
Eu ja tinha pensando nisso. Nao eh muito dificil colocar uma imagem pra cada dado que sair, mas pra isso alguem teria que fazer 20 imagens diferentes.

Precisa de 20 imagens diferentes? Uma imagem para cada cor não serve?
Não sei programar nada disso, mas não daria para colocar a imagem do dado correspondente a cor no fundo e o resultado dentro do dado, no plano da frente? Por exemplo, os dados seriam esses (só de exemplo):

Daí no centro de cada um entraria o resultado. De acordo com a posição na tabela (que você já calcula no app) ele põe um dado colorido diferente na tela. Acho que ficaria até melhor porque carregaria menos imagens. Não é possível?
#26 fabiohenrique Enviado : 20/02/13 20:19
Possivel eh, so nao sei se eh facil e por um motivo simples:

existem centenas de celulares, cada um com tamanho diferente. E alem disso o usuario ainda pode usar o celular na vertical ou horizontal. Entao nao sei se vai ser facil centralizar o numero mas vou tentar.

Nesta tela de combate eu pretendo colocar um combobox onde o usuario escolhe entre penetracao, corte, esmagamento, magia, etc e se sair critico ele ja diz qual eh.
#27 fabiohenrique Enviado : 21/02/13 12:03
Fabio_CM, ja alterei o app, mas nao gostei do resultado final. A questao eh que ate aparece o numero que saiu, mas as outras faces ficam em branco e eu achei meio feio.

O ideal seria ter 20 imagens diferentes como eu disse, dai voce veria o numero que saiu e tambem veria os numeros proximos como nessa imagem aqui:

Vou publicar uma nova versao do app e ja disponibilizo. e voce da uma olhada e me diz o que achou.

#28 fabiohenrique Enviado : 21/02/13 12:13
#29 Fábio_CM Enviado : 21/02/13 12:50
É, realmente não fica muito bonito. Talvez ficasse melhor se as outras faces fossem escurecidas, como as imagens que colei aqui. Mas o ideal mesmo seria uma imagem para cada um, como você colocou.
Infelizmente eu não sou muito bom em desenho, senão tentava fazer isso.

O zoom no texto ajuda muito. Bem melhor pra ler de longe. Gostei.

Ainda acho que falta um botão "stop" na opção de sons.

Vou ver se dou uma mão na imagem dos dados quando puder.
Sem mais por enquanto.
#30 Kaadgar Enviado : 21/02/13 14:47
Fala meus queridos!

Ainda nao testei o app, mas vou instalar hoje para testar!

Acho que com relação a rolagem dos dados, poderia ser sim com uma imagem mais escurecida nos lados que não saíram.

Algo semelhante a este exemplo:

http://www.bgfl.org/bgfl/custom/resources_ftp/client_ftp/ks1/maths/dice/

A linguagem de desenv é java?!
Usuários visualizando este tópico
Guest
2 Páginas 12>
Ir para o Fórum