Veja proposta de ilustração para Tagmar e de sua opinião! - Espaço Livre (Off-Topic) - Tagmar
Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

5 Páginas 123>»
Responder...
Veja proposta de ilustração para Tagmar e de sua opinião! Opções
#1 Ewerton Enviado : 18/09/12 19:35
Objetivo atual: incentivar a discussão sobre ilustrações para Tagmar, oficiais ou extraoficiais, baseado em exposições que possam ampliar a imaginação dos jogadores sobre o cenário, raças, profissões, equipamentos, magia etc.

Iniciei a discussão porque tinha a intenção de participar como ilustrador do Projeto Tagmar 2. Postei vários esboços e colhi a opinião dos outros participantes sobre meu estilo de desenho.O interesse por ilustrações sempre foi grande e gerou variais discussões e o tópico se tornou um dos mais visitados e comentados do forum.

Mesmo que poucas dessas ilustrações tenham se tornado oficiais, o debate foi um dos incentivadores da abertura de tarefas de ilustração, de um tópico oficial tratando do assunto e ate mudanças na organização do projeto nesse âmbito, além de se configurar como primeiro espaço aberto para tratar de uma possível arte conceitual para o jogo.

Seja bem vindo!

Ewerton
#2 Leonardo Enviado : 18/09/12 23:39
Achei bacana, mas um sugestão Ewerton, pensa no conceito ligado a Tagmar. Não sei, mas pareceu que a maga usava um tipo de armadura e em Tagmar isso não existe. Feliz
#3 Hector Folha-Palida Enviado : 19/09/12 01:36
MUITO BOM... Adorei
#4 Ewerton Enviado : 19/09/12 02:04
Nossa...acho que não ficou tão bom assim...mais a intenção era que a maga vestisse uma robe, um vestido que termina em formato de folhas, e mais duas saias sobrepostas, também seguindo mesmo formato. A ideia era que tudo fosse tecido e não uma armadura.

Na cintura ela usa um cinturão grosso de couro, com uma presilha de prata no centro, em forma de w invertido. Nesse cinturão ela amarra três tiras: a primeira para prender uma bolsa pequena (que parece traspassada por um alfinete gigante) e as outras duas para prender dois estojos de couro para pergaminhos. Os estojos não tem tampa, deixando os pergaminhos ao alcance da mão direita. Logo abaixo do pomo de Adão esta uma joia (presa em um colar) no formato de uma semente. Também coloquei uma espécie de bracelete no pulso esquerdo.

#5 Hector Folha-Palida Enviado : 19/09/12 11:10
Como eu Ewerton, ficou muito bom.

Está rico em detalhes, mas o traço está bem simples. Vc não imagina como é bom ter alguém que desenhe diretamente para o Projeto...
Espero que vc continue com esse excelente trabalho e que possamos trabalhar em breve no LATS.

Abraços
#6 tiagoaugusto Enviado : 19/09/12 12:33
Cara eu sempre gostei muito do estilo de desenho que existia no ADD. Aqueles sim eram desenhos bonitos e acima de tudo era em um estilo mais realista.

Eu achei o desenho bacana, mas se fosse para escolher, eu preferiria um estilo mais realista do que esse estilo, não sei se existe um nome para os estilo.
#7 saulocr Enviado : 19/09/12 12:38
Pois é, eu achei meio espalhafatoso!!!
#8 Ares Enviado : 19/09/12 12:43
Os desenhos estão legais e bem feitos, só achei que tem muita coisa, tudo cheio de panos e mais pano e camadas. Acho que as roupas poderiam ser um pouco mais simples.
#9 Hugar Enviado : 19/09/12 13:00
É verdade. Está bom, mas poderia melhorar se o traçado fosse mais simples, mais realista e menos espalhafatoso. Talvez esse esteja um tanto Hi-fantasy
#10 Leonardo Enviado : 19/09/12 13:20
Ewreton, não mude o seu traço, apenas treine bastante para desenvolve-lo melhor. Feliz
#11 DiegoA Enviado : 19/09/12 14:14
Citação:
É verdade. Está bom, mas poderia melhorar se o traçado fosse mais simples, mais realista e menos espalhafatoso. Talvez esse esteja um tanto Hi-fantasy

tb achei meio espalhafatoso! MAS vc tem futuro por aqui no projeto!!! Everton, a sua iniciativa em querer desenhar já é muito importante, área essa em q o projeto precisa de muiiiiiitta colaboração... Se eu fosse o Marcelo Rodrigues te daria carta branca para o q quisesse desenhar, onde depois poderiamos aprovar ou não os desenhos!!!

Everton seja bem-vindo ao projeto e COLABORE COM AS SUAS ILUSTRAÇÕES... SÃO MTO BOAS!!!!!! Um pouco mais de tentativa e erro ficará impecável... Nos ajude com seus traços, nossos livros estão precisando de muitas e muitas ilustrações.... Gostei mto do mago q desenhou, so sugiro limpar mais os desenhos tirando um pouco preto do desenho, está mto escuro a coloração em preto... Mas ficou excelente!!!!! TEM MEU VOTO E APOIO!!!! PARABÉNS Applause
#12 Marcelo_Rodrigues Enviado : 19/09/12 18:03
Ewerton,

seus desenhos são muito bons e com certeza ter vc como ilustrador do projeto seria ótimo!

Este lace de "espalhafatoso" e de "realista" que o pessoal falou é que seus desenhos tem traços de mangá e HQ (história em quadrinhos). Para notar isto, basta ver que alguns elementos são um pouco exagerados e fora de proporção real, como é o caso da bota da gerreira. Os panos evoaçantes são bem clássicos dos mangás. O estilo HQ aparece com os traços mais reforçados nas bordas.

Vc trabalhou bem com luz e sombra, mas pode usar também mais achurado que gerar efeitos ótimos.

Acretido que com pequenos ajustes vc poderá desenhar mais dentro do nosso estilo.

Tá afim de encarar uma tarefa oficial de ilustração?
#13 Arion Enviado : 19/09/12 20:22
Gostei das ilustrações! Belos desenhos!

Saudações!
#14 Leonardo Enviado : 19/09/12 23:13
DiegoA escreveu:
Citação:

tb achei meio espalhafatoso! MAS vc tem futuro por aqui no projeto!!! Everton, a sua iniciativa em querer desenhar já é muito importante, área essa em q o projeto precisa de muiiiiiitta colaboração... Se eu fosse o Marcelo Rodrigues te daria carta branca para o q quisesse desenhar, onde depois poderiamos aprovar ou não os desenhos!!!

Everton seja bem-vindo ao projeto e COLABORE COM AS SUAS ILUSTRAÇÕES... SÃO MTO BOAS!!!!!! Um pouco mais de tentativa e erro ficará impecável... Nos ajude com seus traços, nossos livros estão precisando de muitas e muitas ilustrações.... Gostei mto do mago q desenhou, so sugiro limpar mais os desenhos tirando um pouco preto do desenho, está mto escuro a coloração em preto... Mas ficou excelente!!!!! TEM MEU VOTO E APOIO!!!! PARABÉNS Applause

Sim, ele tem que melhorar o sombreado.
#15 Ewerton Enviado : 20/09/12 01:19
Obrigado por responderam ao tópico! Agradeço também pelas dicas.

Não sou ilustrador profissional e nunca levei adiante a ideia de aprimorar meus desenhos. Rabisco por hobby, não faço ideia de como analisar os traços e o estilo. Já colaborei com ilustrações para blogs de amigos sobre RPG.

Comecei a desenhar na adolescência, e acho que os traços básicos devem ter influência dos quadrinhos de X-men (desenhados por Jim Lee principalmente)que adorava ler. No mesmo período eu começei a jogar e mestrar RPG e conheci a arte de alguns autores clássicos de fantasia medieval, como Larry Elmore (D&D), Frank Frazetta (quadrinhos) e John Buscema (Conan).

Recentemente me chama a atenção as ilustrações de Wayne reynolds (Pathfinder,D&D 3.5) e Todd Lockwood (D&D 3.5)deram um novo folego para imaginação do "cenário" de jogos de RPG.

Também conheço a arte conceitual dos filmes de "Senhor dos Anéis" e dos jogos online baseados no filme e acredito serem referências interessantes.Sempre consulto a Internet em busca da arte conceitual de filmes, quadrinhos, jogos de computador, para definir alguns padrões raciais de armas, armaduras, equipamentos, e até construções.

A partir dessas referências eu começo a rabiscar oque imagino, como sei lá...um mago elfo.

Nunca pretendi desenhar de forma "realista", no entanto, procuro não exceder muito os limites "do possível". A ideia é um meio termo entre o "espalhafatoso" e o "realista cru".

A questão da falta de "proporção real" entre os elementos do desenho é uma herança do HQ que considero incorrigível nos meus desenhos!

Tenho que aprimorar o uso da sombra! Quero usar esse melhor esse recurso sem exagero, mais não estou conseguindo.

Gosto de "encher" o desenho de um personagem com elementos(roupas,objetos, etc...), mais tenho que aprender a tornar esse "conjunto" mais "compreensível". As vezes o desenho fica muito confuso mesmo. Acho que ao em vez de retirar esses elementos e deixar o desenho mais simples, tenho que deixar tudo mais "compreensível" diferenciando melhor esses detalhes.

Mais, aos poucos a gente vai conversando sobre as ilustrações. Já tenho vários esboços dos demônios e enviados, das profissões básicas ( fora a maga e a clériga) e de "arquétipos" de personagens que representam os reinos, como por exemplo, um astrólogo de Portis.

Mas se os desenhos "dão pro gasto" então, vamos começar a trabalhar! Pode enviar as informações sobre a tarefa oficial de ilustração para que eu possa assumi-la.

#16 tiagoaugusto Enviado : 20/09/12 13:07
Cara só a iniciativa de ajudar o projeto é ótima!
#17 Marcelo_Rodrigues Enviado : 20/09/12 17:45
Ewerton,

já que vc disse que esboçou demonios e enviados, então vou lhe sugerir desenhar algumas criaturas.

Vou selecionar algumas e colocar na lista de Tarefas de Ilustração.

Vi também que vc já solicitou a tarefa de ilustrar "Sevides, deus da agricultura".

Vou mandar para vc um email com as instruções... aguarde!
#18 Ewerton Enviado : 11/10/12 18:09
Pessoal estou disponibilizando esboços de personagens para avaliação do pessoal do Fórum!

Fiquem a vontade para dar sugestões, fazer criticas e elogios também!

A maioria destes personagens foram concebidos a partir das campanhas que mestrei de Tagmar, por isso achei interessante falar um pouco dos personagens na legenda das ilustrações. Alguns são PDMs, outros PJs.

Os esborços foram feitos a lápis e diretamente escaneados da folha original.

https://picasaweb.google...710967/9DeOutubroDe2012
#19 golem Enviado : 04/11/12 10:04
Ey Everton & companhia =)

Procurava um fórum para discutir a arte do jogo.
Ares recomendou estes tópicos informais e acho que é uma boa iniciativa não descuidar este aspecto do jogo.

Espero vir a ser também um ilustrador do Tagmar e por isso não vou opinar sobre o estilo, pois acho que cada artista deve ter o seu e não me compete a mim dizer o que é melhor ou pior (até porque sou novato aqui no Tagmar, não tenho moral para falar rsrs).
De qualquer forma, deixo a minha opinião (sem querer condicionar a tua forma de desenhar):

Julgo que as linhas são um pouco rectas de mais, o que vai transmitir rigidez ao desenho - repara que houve quem confundisse as vestes com armadura. Para o panejamento talvez devas experimentar algo mais curvo, pois irá conferir maior fluidez e leveza à imagem.

Quanto às proporções, tirando o braço da guerreira, não me faz confusão o "exagero" dos pés como foi aqui falado. Ela é uma anã, certo? Estes seres são atarracados (baixos e robustos) e precisam duns pés grossos para compensar o centro de gravidade atrofiado que têm (aliás, não é por acaso que são pouco ágeis). Confesso que também gosto de exagerar alguns pormenores ;) O braço, como já mencionei, é o que penso estar menos bem (em termos anatómicos) - está um pouco curto demais.

A mancha de preto está um pouco pesada também, mas não tenho grandes conselhos a dar, pois também não me sinto muito à vontade a trabalhar com uma só cor ainda. Ao contrário de ti, acho que eu ponho tinta a menos nos preenchimentos (ficam a parecer livros de colorir rsrs). O truque é balancear a quantidade de sombra (nem a mais, nem a menos) - talvez fazer só uns apontamentos em vez de os colocar em todo o lado.

A minha observação final remete ali para o escudo. Se colocas sombra e detalhe na armadura, o escudo não pode ficar isento. Para além disso, ele está em primeiro plano (à frente de tudo) convinha que tivesse um contorno mais grosso. Isso é algo que ainda podes modificar sem destruir o desenho... uma vez que as bordas apresentam alguns estragos de batalha, talvez fosse interessante uns riscos no meio também, para que este não parecesse imaculado.

Dum modo geral gostei do seu trabalho e acho que deves continuar.

Ainda não tenho ilustrações relacionadas com o Tagmar (em breve colocarei). No entanto se quiserem dar olho no meu site estejam à vontade.

Cumprimentos a todos e espero ter ajudado.

#20 Hugar Enviado : 05/11/12 12:48
Cara, impressionante seus trabalhos Golem! Vi suas publicações e são realmente boas! Parabéns!
#21 Ares Enviado : 05/11/12 13:09
Realmente impressionante como o Hugar falou.
#22 Marcelo_Rodrigues Enviado : 05/11/12 13:54
Olá Golem,

só agora vi o seu site no http://www.behance.net/golem

Realmente muito bons!

Será um enorme prazer ter vc como parte do nosso time de ilustradores Dancing
#23 golem Enviado : 05/11/12 23:58
eheh obrigado pelas palavras de incentivo. Ainda bem que gostam.

Já tenho aqui umas propostas, o que acham?

Bem, já finalizei a harpia. A minha proposta inicial tinha fundo negro, mas depois o Marcelo explicou que isso iria criar confusão nas letras... Acabou por ficar assim, um pouco branco demais, mas acho que até safa.

Fico a aguardar feedback
#24 Leonardo Enviado : 06/11/12 00:56
Golem tu manda bem pacas nas ilustrações, por mim você pode ser o ilustrador oficial de Tagmar. Feliz
#25 Hugar Enviado : 06/11/12 01:22
Rapaz. Muito, muito, muito, muito, muito bom. Mesmo. Ótimo. Fantástico. Parece até com o estilo de desenho de várias ilustrações que temos nos livros. Pena que eu não conheça os desenhistas para dar créditos e parabéns a eles também.
#26 Ares Enviado : 06/11/12 01:32
Realmente incrível, como não é legal ficar falando palavrão no fórum fica por isto mesmo.
#27 golem Enviado : 07/11/12 14:53
Boa. Ainda bem que gostaram =)

É um grande privilégio poder fazer parte do grupo e partilhar o espaço com outros ilustradores que há por aqui (há trabalhos muito bons mesmo).

Fiz mais dois concepts: o Leviata e o Transmorfo.

Antes de passar a limpo queria ouvir as vossas sugestões.

Quero deixar uma saudação grande à equipe que faz as descrições das criaturas. Estão óptimas, interessantes e originais. Facilita a vida ao ilustrador e ao mesmo tempo tornam interessantes este processo.

Para o Leviatã, peguei no conceito de Baleia que falam, mas como é um ser antigo inspirei-me nos ancestrais destas criaturas: georgiacetus, dorudon e o basilossaurus (que não é um sauro, mas sim um mamífero). Então saiu esse monstro aí! As costas é como se fosse uma montanha, pois achei estranho que só existissem registos da boca... creio que algumas pessoas viram o Leviatã, mas não se aperceberam que estavam perante um devido as suas dimensões colossais (pelo menos interpretei assim, acho que vai resultar bem).

Para o Transmorfo escolhi a fase de transformação (em que ele se alimenta de pedaços e membros de alguém). Este momento permite ilustrar as deformações anatómicas e já a apropriação do corpo da vítima através dum rosto parcial.

Espero que gostem. Na próxima semana vou andar com pouco tempo, mas devo entregar já a fase final do gnomo.

Aceitam-se sugestões e um abraço a todos
#28 Ares Enviado : 07/11/12 15:25
Sobre o Leviatã achei muito legal, só não sei sobre os dedos nas nadadeiras(me pareceu que são dedos). Sendo um animal de uma origem com toda a certeza mistica, não vejo motivo para possuir isto nem como um resquício da evolução dele, já que não sei se existe evolução em Tagmar. Tirando isto que estranhei, por mim esta muito legal.
#29 DiegoA Enviado : 08/11/12 00:23
Marcelo Rodrigues, faz um favor de criar uma coordenadoria de ilustrações e dá ela pro GOLEM ... q desenhos maravilhosos são esse.... pqp... papo pra ser o desenhista oficial do projeto!!! COORDENADORIA DE ILUSTRAÇÃO pra ele!!!! capiche!!! hahaha
#30 DiegoA Enviado : 08/11/12 00:27
da carta branca pra ele desenhar qq coisa pro projeto... É de um cara desse q o projeto precisa, coordenar, criar e auxiliar os demais ilustradores...
Usuários visualizando este tópico
Guest (2)
5 Páginas 123>»
Ir para o Fórum