A 8 anos, quando parecia que o sistema D20 ia reinar absoluto no mercado de RPG de fantasia medieval, um grupo de fãs se reuniu para começar, de forma muito tímida, uma proposta iniovadora de relançar o 1º RPG brasileiro... nascia no dia 9/9/2004 o Projeto Tagmar 2. A iniciativa era pequena, mas possuía uma grande ambição... Trazer de volta o Tagmar ao publico brasileiro.
Levou 1 ano de trabalho intenso, mas em 2005 o Tagmar retornaria ao mercado brasileiro como o primeiro grande RPG totalmente gratuito do Brasil.
Mas para a surpresa de todos e contra todas as expectativas, o projeto começou ganhar corpo. Foi nessa época que vislumbramos a oportunidade de não parar. Vimos que era possível produzir coisas originais e com qualidade! Todo que tinha sido feito era revisar e atualizar o antigo material do GSA. Mas em 2006 o Projeto Tagmar 2 lança seu primeiro grande livro totalmente original: O Livro dos Reinos, uma expansão para a ambientação.
E o projeto não parou mais, de 2006 a 2008 a produtividade aumenta... Os livros passam a ter capas coloridas, é lançado o Tagmar 2.1, o Livro dos Arquétipos, Crônicas de Tagmar, A Ilha dos Corvos, Livro de Criaturas, culminando em julho de 2007 com a criação de um fórum de discussão e o lançamento da versão 2.2
A década vai terminando e pela primeira vez o Tagmar atrai novos jogadores. Uma nova leva de fãs começa a surgir, com novas ideias e muita disposição. O projeto atinge a sua maturidade e muitos lançamentos importantes são realizados até o inicio da nova década... Traição e Magia (1º Romance para Tagmar), Livro das Ordens Sacerdotais (apoio a interpretação), Quadrinhos de Humor para Tagmar, Guia de Regras Resumido, Kit Mestre de Jogo, Nova Tabela de Críticos, Novos Mapas para Tagmar, Aventuras "A Vingança" e “O Torneio”, Livro dos Objetos Mágicos, Terras Selvagens (o 2ª grande livro de Ambientação).
A nova década se inicia e é lançado o Escudo do Mestre, o Livro de Regras Opcionais, o Tagmar 2.3, O Império (mais uma expansão da ambientação) e agora em 2012 é lançado o Livro das Magias Perdidas.
Olhando para os 8 anos que se passaram, levantamos alguns números bem impressionantes. Hoje o projeto disponibiliza mais de 30 títulos, com uma média mensal de 2000
downloads; conta ativamente com mais de 80 pessoas que nos últimos 12 meses produziu e lançou mais 4 títulos.
Além destes lançamentos, o projeto Tagmar 2 se aprofundou no mundo digital com a entrada da
TagmarPedia. Esta fermenta online disponibiliza diretamente no formato wiki o material oficial do Tagmar e também passou a servir de espaço para material extraoficial e em oficialização. Todos os livros do Tagmar além de poderem ser baixados gratuitamente em PDF podem agora ser lidos online diretamente. Hoje são 1065 verbetes oficiais e 625 extraoficias.
Outro destaque digital é o
Criaturas Online que permite a criação e compartilhamento de criaturas feitas pelos próprios mestre e jogadores.
“
E agora?” Fizemos esta mesma pergunta a um ano atrás... “
Para onde vamos?”
Temos certeza absoluta que o futuro dos livros é o digital, e o Tagmar abraçou esta ideia fortemente. Estão previstos para serem disponibilizados:
-
Gerador de Ficha (gerar e armazenar as fichas online)
-
Sistema de Jogo Online (semelhante o IRPG)
-
MapaPedia (uma navegador interativo conectando o mapa do Tagmar ao conteúdo da TagmarPedia)
Muitas pessoas perguntam... Como tudo isso é possível? A resposta é bem simples... Tudo isto que aconteceu nestes 8 anos só foi possível por que o Projeto Tagmar 2 é movido pela força do trabalho coletivo!
Nós do Projeto Tagmar 2 gostaríamos então de convidar a todos a participarem. Toda colaboração é bem vinda. Há espaço para todos: criadores de regras; escritores de aventuras, contos, romances; desenhistas e ilustradores; todos aqueles que quiserem arregaçar as mangas. Come fazer isto? Visite a nossa
Página de Inscrição.
Gostaríamos de aproveitar para agradecer a todos os colaboradores e as inúmeras pessoas que nos tem apoiado, pois tudo isso que já foi produzido e que ainda vai ser produzido, só é possível pela incrível disposição dos colaboradores. É a força dos RPGistas brasileiros que move este projeto!