Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

4 Páginas 123>»
Responder...
Nova especialização, Academia dos Barbaros Opções
#1 Hector Folha-Palida Enviado : 01/09/12 21:30
Esta discussão foi criada para discutir o seguinte verbete da TagmarPedia:

Nova especialização, Academia da Barbarie

Acessem o verbete pelo link acima. Critiquem, dêem sugestões.

OBS: Façam apenas sugestões e críticas que conduzam a uma melhoria do texto.
#2 Fábio_CM Enviado : 01/09/12 22:20
tenho que dar uma olhada em outros tópicos para comentar sobrec técnicas, mas já digo que acho que os bárbaros como especialização parece bem mais promissor.
#3 saulocr Enviado : 03/09/12 09:19
Concordo com o Fábio... O bárbaro é algo cultural, cabe muito mais como uma especialização do que qualquer outra das especializações de guerreiro.

Imaginem bem se bárbaro fosse uma profissão e uma situação deste tipo fosse vivenciada em tagmar...

Três pais perguntam para seus filhos quais profissões querem seguir quando crescer...

O primeiro diz: Eu quero ser um cavaleiro, para matar dragões e salvar donzelas em perigo... Ótima profissão! Diz o pai.

O segundo diz: Eu quero ser um gladiador, para ser reconhecido e aplaudido pelo publico de pe... Ótima profissão! Diz o pai.

O terceiro e ultimo diz: Eu quero ser um bárbaro!? Após um tempo em silêncio o pai pergunta para o filho - Bárbaro é uma profissão!

#4 tiagoaugusto Enviado : 03/09/12 13:23
Mas no caso o barbaro é mais o "estilo" do que propriamente o nome de profissão. Não existe bem ma escolha de se tornar um barbaro. São as circunstancias que levaram a pessoal a lutar e se comportar da forma como nos hoje conhecemos como barbaro.

Algumas profissões, acredito eu, não são escolhidas mas as circunstancias levaram a pessoa a ser conhecida como tal.

Para completar, eu gosto de ter muitas opções para criar os personagens. Então quando mais especializações melhor. Claro, tudo com bom senso para as novas.
#5 Marcelo Villanova Enviado : 03/09/12 16:31
A questão aqui e:
Se bárbaro for uma especialização então o personagem guerreiro no estagio 5 escolhe ser bárbaro. E uma escolha dele, ele poderia ser arqueiro, gladiador, cavaleiro, mas escolheu ser bárbaro.

Se bárbaro for uma profissão, o personagem começa no estagio 1 como bárbaro, e como uma vocação, ele nasce sendo bárbaro.

Então, a questão de fundo e: qual a compreensão que se tem do bárbaro? Ser bárbaro e uma escolha? Como se escolhe ser arqueiro ou cavaleiro ou gladiador? Ou ser bárbaro e algo instintivo, natural, um talento de nascença?

Qual e a nossa compreensão e definição do que e ser um bárbaro? A resposta a essa pergunta vai levar as conclusões sobre esse tópico.
#6 Fábio_CM Enviado : 03/09/12 21:50
Pra mim, pelo menos, todo personagem já é concebido com as características da especialização que vai adotar. Até porque se não fosse assim ele não seria procurado pelas academias de combate.
Então, um selvagem será um guerreiro naturalmente inclinado a ser bárbaro. Isso não significa que ele não possa, mesmo em sua cultura selvagem, treinar com arco e flecha e se tornar arqueiro. Ou ser criado em uma terra de muitos cavalos e se tornar um excepcional cavaleiro.
Baseado nisso, respondo que ser de cultura bárbara não é uma escolha (é aquela história de não podermos escolher quem é nossa família), enquanto que ser um guerreiro bárbaro é.
#7 Leonardo Enviado : 03/09/12 23:05
Acho Academia de Bárbaros meio nada a ver, já que academia remete a uma coisa mais organizada, projetada. Entendem o que eu digo??
#8 Marcelo Villanova Enviado : 04/09/12 00:41
Para simplificar:

O personagem começa o jogo, estagio 1, como bárbaro ou só pode se tornar bárbaro no estagio 5, como uma especialização?
Qual o maior ícone bárbaro? O conan, essa e a imagem que tenho de um bárbaro. Ele estudou pra ser bárbaro? Se tornou bárbaro depois de algum tempo sendo guerreiro? Ele escolheu ser bárbaro? Teve mestre de barbarismo? Ou logo no inicio ( estagio 1) ele já começou como bárbaro? Eu nao consigo imaginar o conan depois de algumas aventuras entrando numa academia para aprender a ser bárbaro, já que pra mim ele sempre foi bárbaro, desde o começo.

E possível ser bárbaro logo no estagio 1, como se o ser barbaro fosse algo natural? Ou só se pode ser bárbaro com números de experiência, encontrando um mestre e entrando numa academia ou uma instituição? O que impediria um personagem de começar o jogo, estagio 1, como bárbaro?

Primeiro se precisa definir o conceito de bárbaro, para depois, como consequencia, então saber se e profissão ou especialização, pois cada um esta tendo uma compreensão diferente do que e ser bárbaro.
#9 Fábio_CM Enviado : 04/09/12 07:11
Para mim o bárbaro é conceitualmente um guerreiro.
E sim, ele pode começar no estágio 1 sendo um bárbaro, assim como é possível a qualquer guerreiro de estágio 1 ser um arqueiro ou ladino ser um pirata - ele apenas não conhece as técnicas apuradas da especialização. Para isso é preciso encontrar um mestre ou tribo de guerreiros (academia dos bárbaros). Nitidamente, qualquer um nascido numa comunidade selvagem está mais próxima da profissão, mas não que um guerreiro da cidade não possa decidir abdicar de sua vida urbana para se inserir na tribo e aprender a especialização de bárbaro. Deve-se lembrar que, para isso, a tribo ou o mestre tem que julgar o personagem capaz, o que limita, por interpretação, que tipo de guerreiro ele pode ser antes (vide o filme O últim samurai como exemplo de mudança de cultura e "adoção de uma nova especialização".).
Acho que com a criação da especialização se torna urgente a oficialização de técnicas de combate gerais mais próximas do bárbaro, mas que qualquer um possa aprender.
#10 Marcelo Villanova Enviado : 04/09/12 09:36
Meu caro, mas qualquer técnica de combate precisa de um mestre. Um guerreiro no estagio 1, precisa de um mestre que tenha ensinado a manejar alguma arma e aprender alguma técnica. O mago no estagio 1 precisa ter tido um mestre que tenha ensinado a dominar o karma...
Sinceramente, eu nao vejo bárbaro como especialização de guerreiro, nao faz sentido nenhum.
O guerreiro "estuda" para ser guerreiro, aprende a usar uma variedade de armas e técnicas, alem de estratégias de combate. O bárbaro e mais instintivo, nao precisa de academia e nem de mestres para isso. Suas técnicas de combate são mais ligadas ao instintinto e o aumento do físico e forca e nao a técnica e habilidades em combate.
Uma imagem vale mais do que mil palavras: o conan era guerreiro antes de ser bárbaro?
Me de um exemplo de um bárbaro que antes tenha sido guerreiro.
Porque para 90% do mundo o maior exemplo de bárbaro sempre foi o conan. E o conan nunca foi guerreiro antes de ser bárbaro. Ou será que o conan e bárbaro só porque nasceu numa cultura selvagem?
#11 Fábio_CM Enviado : 04/09/12 10:08
o Conan é um guerreiro! Ele nunca deixou de ser.
Eu não vejo porque ser um bárbaro automaticamente o impede de ser um guerreiro. Pra mim é tudo uma coisa só.
Acho que a confusão está na definição de guerreiro, não de bárbaro. Percebo que para você o guerreiro é um lutador recatado e técnico. Pra mim ele é qualquer um que seja muito hábil com armas! Se ele é tático ou não é seu estilo que define e a seleção que o jogador fizer de habilidades e perícias. A profissão é uma forma bruta. Ele não precisa estudar se não quiser. Ele precisa treinar. Mas isso não é diferente para um bárbaro.
O início da carreira de um bárbaro é como a de qualquer outro guerreiro, com algumas técnicas de combate disponíveis que qualquer mestre pode ensinar, tanto que nem guerreiro é preciso ser para aprende-las.
A academia dos bárbaros ensinaria os segredos da especialização. Ela seria representada por um mestre ou uma tribo guerreira.
Não conheço o conan além dos filmes, então não sei se ele possui um mestre. Mas ele treina. Seus poderes não são sobrenaturais. Se fossem, daí concordo que fosse criada uma profissão nova, mas que utilize karma para ativar suas habilidades.
#12 Ares Enviado : 04/09/12 10:11
Eu realmente concordo com o Fábio neste caso, realmente pra mim um Bárbaro é só uma variante de guerreiro, não acho que ele treinaria numa real academia de combate, e sim procuraria aprender técnicas mais primitivas em lugares mais selvagens, como encontrar uma tribo humana que prefere viver a vida livremente do que fazer parte realmente de um reino. E pra mim as "Academias" seriam algo realmente deste gênero, uma tribo formada por guerreiros(que acho que seriam raras em Tagmar, o que daria uma boa jornada), em que o futuro Bárbaro por qualquer motivo que seja chega lá e já inclinado a estes ensinamentos acaba treinando e adquirindo seus ensinamentos.

Certo, se formos pensar que um Bárbaro não entraria numa academia, ou procuraria um mestre para aprender uma variante nova de técnicas e tal, então não vejo como eles poderiam também ser uma profissão com especialização, já que eles não procurariam um mestre ou qualquer forma de evolução que não fosse instintiva.
#13 Marcelo Villanova Enviado : 04/09/12 10:33
Então é bom mudar o titulo das publicações: Cônan, o guerreiro.

Vejo que voce não conhce nada do Conan, então vamos lá:
O Conan é descendente dos antigos atlantis, povo altamente civilizado. Portanto, ser barbaro não significa que é por causa de um povo e cultura selvagem.
Suas habilidades portanto, não são msiticas, mas naturais de sua raça e povo. Ele é Bárbaro e nunca foi guerreiro. Pelo menos não como se apresenta o guerreiro no Tagmar. As tecnicas de um barbaro não são ensinadas por academias e mestre, elas são dele por natureza, ele nasceu com elas, apenas aprendeu a desenvolve-las e aprimora-las, mas nunca teve mestres.
#14 Fábio_CM Enviado : 04/09/12 10:37
por quê, se são sinônimos?
#15 Marcelo Villanova Enviado : 04/09/12 10:42
Não são sinonimos, meu caro. voce precisa ler mais Conan.
As tecnicas e habilidades do barbaro são naturais e inatas, ele não tem mestre. No maximo, ele teve alguem que ajudou a desenvolver algo que ele já tinha dentro de si, exatamente como um mago de estagio 1. Por isso, eu vejo o barbaro como profissão e não como especializaçaõ.
#16 Fábio_CM Enviado : 04/09/12 10:50
Perdão, não resisti responder no mesmo tom hehe.
O que quero dizer é que guerreiro é uma classificação muito ampla. Qualquer um que lute é um, principalmente se for essa sua principal característica.
Para ser um bárbaro, você tem que lutar da forma que luta um bárbaro. Bem, você luta, então é guerreiro. Você luta como um bárbaro, então é um guerreiro bárbaro. Se sempre lutou assim não faz diferença.
#17 Fábio_CM Enviado : 04/09/12 10:58
Se são talentos inatos então deveriam ser ativados com karma. Isso sim faria uma nova profissão, bastante interessante por sinal. Seriam como rastreadores mais voltados ao combate.
Se são habilidades físicas, então são técnicas de combate comuns.
Os bárbaros, como vejo, poderiam até ser chamados de "selvagens".
Marcelo, o Conan é o maior exemplo de bárbaro, e você parece conhecer bem. O que os outros bárbaros que aparecem no quadrinho fazem? São todos como o Conan?
#18 Marcelo Villanova Enviado : 04/09/12 11:01
Barbaro, tem suas tecnicas e habilidades por DNA, ele não precisa de uma academia ou mestre para ser barbaro. Ele só precisa desenvolver tal talento. Nãos e aprende a ser bárbaro, simplesmente se é barbaro.
E o Conan é o exemplo disso, ele é Atlantis, e as habilidaes barbaries dele são fruto de sua raça e povo, outra pessoa nunca conseguria somente treinando ser um bárbaro, Assim, como alguem que não é mago nunca conseguiria ser um simplesmente treinando.
#19 Marcelo Villanova Enviado : 04/09/12 11:09
Quem intronizou o barbaro no mundo do rpg foi o Conan. Não tem outra imagem de barbaro no consciente das pessoas, não tem.
Barbaros são descendentes dos antigos atlantis, povo altamente civilizado, portanto não são fruto de povos selvagens como voce disse.
Seus talentos são de raça, de sangue, de DNA. Ele é bárbaro porque nasceu barbaro. Um humano comum não conseguiria ser bárbaro nem que treinasse muito.
O Conan já nasceu com seus talentos, sua historia de vida contribuiu para que esses talentos afloracem de forma espetacular. Um barbaro não precisa de mestre, so precisa desenvolver o que ele já tem dentro de si por DNA.
Um guerreiro é meramente um lutador. O Bárbaro ele é a própria luta. O guerreiro treina para lutar, o bárbaro já nasce para isso.
#20 Marcelo Villanova Enviado : 04/09/12 11:11
Talentos do barbaro não são misticos, mas são proprios da sua origem etnica (atlantis). Não são ativados por karma. São talentos naturais, como de um cara que eu vi numa materia na Tv que consegue aquecer naturalmente seu corpo e assim nadar em aguas congeladas no artico sem ter hipotermia. Ninguem mais consegue isso só treinando. O mesmo vale pro barbaro.
#21 Leonardo Enviado : 04/09/12 11:12
Bárbaro é um termo utilizado para se referir a uma pessoa tida como não-civilizada. A palavra é frequentemente utilizada para se referir a um membro de uma determinada nação ou grupo étnico, geralmente uma sociedade tribal, vista por integrantes de uma civilização urbana como inferiores, ou admirados como nobres selvagens. De maneira idiomática ou figurativa, o termo também pode se referir individualmente a uma pessoa bruta, cruel, belicosa e insensível.[1]
O termo se originou da palavra βάρβαρος (barbaros), do grego; os gregos antigos tinham uma expressão, "πας μη Ελλην βαρβαρος", que significa literalmente "quem não é grego é um bárbaro". Na Antiguidade, os gregos utilizavam-no para se referir aos povos do Império Persa; em períodos posteriores, passaram a utilizá-lo para se referir aos turcos, de uma maneira claramente pejorativa.[2][3] Conceitos semelhantes podem ser encontrados em diversas civilizações não-europeias. No Império Romano, os romanos utilizavam o termo para se referir aos povos germânicos, celtas, iberos, trácios e persas.(...)

http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%A1rbaros

Bom, fazendo essa pesquisa superficial no wikipedia, mudei minha opinião sobre "Academias" Barbaras. Como no caso o termo "bárbaro" geralmente é usado para designar povos diferentes dos ditos civilizados, então pra conceituar da forma do Tagmar, podemos colocar assim:

Que Bárbaros, são aqueles povos que tem culturas e não estão ligados politicamente com os principais reinos de Tagmar. E o termo "Academia Bárbara" é dado por aqueles que não fazem parte dessas comunidades, seria mais como um termo pejorativo, só que na verdade em cada tribo eles dão um nome diferente para seus grupos bélicos.

Que tal??
#22 Fábio_CM Enviado : 04/09/12 11:15
Marcelo Villanova escreveu:
Barbaro, tem suas tecnicas e habilidades por DNA, ele não precisa de uma academia ou mestre para ser barbaro. Ele só precisa desenvolver tal talento. Nãos e aprende a ser bárbaro, simplesmente se é barbaro.
E o Conan é o exemplo disso, ele é Atlantis, e as habilidaes barbaries dele são fruto de sua raça e povo, outra pessoa nunca conseguria somente treinando ser um bárbaro, Assim, como alguem que não é mago nunca conseguiria ser um simplesmente treinando.

Os feiticeiros de D20 se parecem com ele então. Reitero que, se for assim, que se use o karma para ativar habilidades. Coisas como golpes muito rápidos, arremessos perfeitos, etc.
Um personagem assim realmente não seria um guerreiro, mas se as habilidades são únicas, inatas e recorrem a um poder interior, elas devem requerer karma.
Eu não imaginava um bárbaro desta forma. Vejo ele como um guerreiro instintivo, mas com habilidades perfeitamente transmitidas para qualquer um que se dedique ao "jeito bárbaro de ver a vida".
#23 Marcelo Villanova Enviado : 04/09/12 11:16
Voces estão misturando vida real com fantasia
No mundo real os romanos chamavam barbaros os povos não civilizados.
No mundo da fantasia, o termo barbaro começou com o Conan. E designa o descendente de Atlantis, capaz de ser fazer o que ele faz só usando uma tanguinha. E repito, NÃO SÃO ATIVADAS POR KARMA, é um talnto unico e natural. como alguem que nasce com um talento unico, que não foi fruto de treinamento mas só dele, o treinamento ajudou a aperfeiçoar, mas já estava lá.
#24 Ares Enviado : 04/09/12 11:17
Então se tem haver com a descendência, esta mais para uma nova raça do que para uma profissão.
#25 Marcelo Villanova Enviado : 04/09/12 11:22
Por isso, que eu disse: O que vai ser o barbaro em Tagmar???????????????
#26 Fábio_CM Enviado : 04/09/12 11:23
Ares escreveu:
Então se tem haver com a descendência, esta mais para uma nova raça do que para uma profissão.

Muito bem pensado. Principalmente se você "não pode aprender a ser bárbaro". Até mesmo magia se aprende!
#27 Leonardo Enviado : 04/09/12 11:29
Então, acho que tem mais a ver com ambientação do que outra coisa, Bárbaros em Tagmar podem ser povos nômades formados basicamente por guerreiros (ou totalmente) que vieram do Império e que viajam de um ponto ao outro do Mundo Conhecido atras de trabalho, seja como guerreiros mercenários ou bandoleiros e cada grupo bárbaro tem sua cultura (que não precisa ser detalhada, deixando a cargo do MJ ou do jogador que criar seu personagem nesse grupo) e eles também são independentes politicamente dos reinos do mundo conhecido, só que dependendo do reino eles são tolerados ou até perseguidos.
#28 Fábio_CM Enviado : 04/09/12 11:31
Bah mas raça também é pegar pesado né. Eu prefiro um bárbaro que não seja o Conan, mas que fique lá perto. Senão criamos uma raça ou profissão sem versatilidade, que é aquilo e pronto.

Leonardo, foi como disse o Marcelo, não dá para nos basearmos em definições. Temos que olhar para personagens.
Thor era um bárbaro. Eqa como você encaixaria ele?
Gengis Khan também, mas na verdade era um cavaleiro. Definições históricas não combinam com o que virou o bárbaro do RPG.
#29 Leonardo Enviado : 04/09/12 11:37
Pelo contrário, Esses que você citou, principalmente Gengis Kan, era considerado Bárbaro justamente pelas definições que eu dei mais a cima. Por isso dei minha sugestão de como poderia ser um grupo bárbaro em Tagmar.
#30 Fábio_CM Enviado : 04/09/12 11:46
Leonardo escreveu:
Pelo contrário, Esses que você citou, principalmente Gengis Kan, era considerado Bárbaro justamente pelas definições que eu dei mais a cima. Por isso dei minha sugestão de como poderia ser um grupo bárbaro em Tagmar.

Entendi o que você quer dizer. Mas se fosse fazer a adaptação do personagem para RPG, não seriam classificados como bárbaros, porque o bárbaro do RPG não luta a cavalo nem cheio de armadura.
Usuários visualizando este tópico
Guest (2)
4 Páginas 123>»
Ir para o Fórum