Alguns jogadores (e mesmo mestres) tem dificuldades em criar um personagem. De fato, não é a toda hora que se cria algo legal ou se está inspirado. Mas há algumas técnicas boas na criação de personagens para RPG que ajudam a chamar a criatividade e fazer algo simples e bem-feito.
Os sites a seguir dão algumas dicas, mas são bem extenuantes:
http://www.rpgonline.com...istorico-de-personagem/
http://www.rpgonline.com...nome-do-seu-personagem/
http://www.rederpg.com.b...rticle.php?storyid=5186
Um roteiro que eu trago comigo ajuda a criar personagens com relativa facilidade e simplicidade. História boa não precisa ser longa. Basta seguir o roteiro (algumas dicas extraídas do SIFRP):
1)Tenha um conceito - uma ideia bem vaga do que ele será e algum elemento histórico. Será um guerreiro sanguinário, um mago perseguido, um lobisomem que não sabe que é lobisomen?
2)Qual a idade de seu personagem? Personagens mais novos não têm muita história para contar. Personagens mais velhos já passaram por muita coisa.
3)Que eventos destacam ele das pessoas comuns? Isso é de grande importância. Eventos formam o caráter do personagem, a visão dele de mundo. A diferença entre um guerreiro duro e um mago filantrópico pode estar em algum evento na infância por exemplo. Eventos que destaquem o personagem não precisam ser grandes feitos, mas tem que ser marcantes pro personagem. Ex:
*Lutou uma guerra;
*Salvou a vida de alguém;
*Um grande feito (matou um monstro, salvou um nobre...)
*Teve um grande mestre;
*Esteve envolvido em um escandalo;
São muitas as possibilidades. Cite algumas.
4)Objetivo: Seu personagem tem um objetivo na vida, algo nebuloso ou pouco definido. Poder? Riqueza? Fama? Vingança? Conhecimento?
5)Motivação: O que compele seu personagem a fazer coisas? Dinheiro não é a única coisa que te poe no jogo. Caridade, Senso de Dever, Amor, Excelencia e até mesmo Medo servem. Assim como Dinheiro. Ele faz qualquer coisa por essa motivação?
6)Virtudes? Ponto Fraco? Isso forma o ser humano. No que vc acha q seu personagem é bom de fazer? E no que ele é ruim? O que vc julga ser um ponto fraco? Vícios?
7)Onde ele mora? Quem são seus pais? Estão vivos? Desenvolva a família de seu personagem, como ele entrou no mundo de aventuras. Ele tem inimigos? Como sua familia é vista pelos outros? Aliados?
8)Visão de mundo: também chamado de alinhamento. Seu personagem faz o bem? Ou é inexcrupuloso e mataria uma criança por dinheiro?
Personagens podem ser bem simples. Pontas soltas na história podem (e são!) aproveitadas pelos mestres nas aventuras. Um exemplo de personagem simples é Joaquina, na minha campanha. Nada demais, só teve o pai assassinado por um orc e agora ela caça orcs. Mas personagens como Bonnie Dilinguer podem ser detalhistas e cheios de histórias. Ambos bem trabalhados.
Todas essas coisas ajudam também o jogador na interpretação do personagem. Você terá um guia de como ele irá reagir. E isso ajuda o mestre, porque ele saberá que tipo de ação é provável que você tome.
Alguém quer colocar mais dicas por experiencia própria?