MapTools - Dúvidas e Sugestões Gerais - Tagmar
Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

2 Páginas 12>
Responder...
MapTools Opções
#1 Hugar Enviado : 21/05/12 11:08
Como já apresentado pelo mestre Samyaza, o Maptools da RPTools, é uma ferramenta de compartilhamento de mapas online, em tempo real. O grande ouro do programa, reside em seu editor de macros, comandos automatizados reconhecidos, que permite que tarefas comuns em um RPG sejam executadas com grande velocidade.

O Maptools é usado como virtual tabletop largamente por pessoas de todo o mundo. É comum que mesas de RPG se formem e joguem por ele online. Como ele não vem com nenhum sistema construído, pode-se jogar qualquer RPG por ele!

Sequer é preciso que se configure coisa alguma. Em seus usos mais simplórios, o mestre desenha o mapa ao vivo e compartilha com seus jogadores, inserindo os chamados tokens, como se fossem miniaturas dos personagens em um mapa. As tarefas de testes, rolamento de dados, modificação de valores, combate e habilidades pode ser operada totalmente manual pelo mestre se assim for mais conveniente. Através do chat, comandos similares aos que usamos no forum são efetuados, como o 1d20 e é possível fazer com que suas falas saiam como se fossem o próprio personagem dizendo!

Mas é vasto o leque de possibilidades do Maptool. Configurando as macros, é possível automatizar o jogo inteiro e torná-lo muito realista. Com a ferramenta de sombras e luzes, o jogador fica imerso no ambiente! Impossível de se realizar isso com tabuleiros e miniaturas!

Mas não vou tomar muito da vossa leitura. Eu quero criar um framework do Tagmar pro Maptool, um "módulo" das regras do sistema, para que qualquer mestre ou jogador possa jogar sem ter que criar tudo de novo! Para isso, venho aqui recrutar voluntários com conhecimentos básicos em programação (não é programação verdadeira, é macros) e boa lógica ou somente que estejam afim de ajudar. Rapidamente poderemos fazer algo legal!

Para quem quiser conhecer mais do Maptool:
http://rptools.net/ - Site do RP Tools
http://forums.rptools.ne...pic.php?f=13&t=2637 - página do fórum deles com diversas imagens de um novo recurso.
http://rptools.net/dorpo...Vid/ClickVisionVid.html - vídeo mostrando o recurso de sombras, luz e visão.
http://rptools.net/dorpo...os/Zooming/Zooming.html - vídeo mostrando possibilidade de zoom planetário.
http://rptools.net/dorpond/demos/Zoom2/Zoom2.html - vídeo mostrando zoom continental e global.
http://www.rptoolstutori...1/What_is_MapTool1.html - vídeo com uma intro do MapTool.
#2 Leonardo Enviado : 21/05/12 17:18
Cara, não prometo nada, pois, detesto programação e também se eu tiver tempo. Mas eu achei uma boa ideia.
#3 Hugar Enviado : 22/05/12 14:18
Para quem quiser ajudar, ainda que não saiba nada de programação, poderá tomar uma das seguintes tarefas, maçantes, demoradas, de nada tem de programação. Isso ajudará bastante!

1)Listar todas as habilidades do Tagmar no formato:
Código BCC:
Carpintaria=0;Engenharia=0;Medicina=0;...;Sobrevivencia=0

Não é preciso separar de forma alguma os grupos, apenas escrever os nomes das habilidades, primeira letra maiuscula, sem nenhum tipo de acento, =0 e ;. Acaba sem ponto e virgula. De preferencia seguir a sequencia dentros dos grupos de habilidades e seguir: Profissional, Manobra, Conhecimento, Subterfugio, Influencia e Geral.

Todas devem constar em uma única linha, sem quebra de linha. Uma única looonnngaa linha.

2)Listar as tecnicas de combate de cada grupo separado, seguindo o mesmo esquema das habilidades, mas dessa vez devem separar qual o grupo das tecnicas.

3)Montar a Tabela de Resolução de Ações. Esse é o mais trabalhoso e seria interessante que fosse feito por mais de uma pessoa, desde que fosse feito certo. O esquema é:
Código BCC:
case "-7":{
[h,if(roll<=6):dificuldade=-1]
[h,if(roll>6&&roll<=14):dificuldade=0]
[h,if(roll>14&&roll<=16):dificuldade=1]

[h,if(roll==17):dificuldade=2]
[h,if(roll==18):dificuldade=3]
[h,if(roll==19):dificuldade=4]};

case "-6":{...};

Onde o número depois do case é o número da coluna de resolução; os sinais depois do roll são os de comparação (>,<,>=,<=,==); os numeros depois do sinal são os limites de cada cor (no exemplo, se o roll for menor ou igual a 6, a dificuldade é o verde); o número depois do sinal de = de dificuldade é -1 para verde, 0 para branco, 1 para amarelo, 2 para laranja, 3 para vermelho, 4 para azul, 5 pro azul escuro. Não é preciso colocar o cinza pro 20.

É bom saber também de &&(e) e ||(ou) da lógica de programação também.

Tem que ser feito com muito cuidado, pois um erro que for repetido ao longo de todo o processo vai inutilizar ele todo.

Esse com toda certeza é o mais importante e mais dificil, o coração de todo o sistema, e a automatização do Tagmar pra Maptool não sairá sem ele. Se cada boa alma quiser fazer isso para uma coluna, rapidamente teremos tudo isso pronto!

De preferencia coloque o resultado no post entre code e /code para visualizar melhor!

As proximas etapas incluiem tabelização de armas, armaduras e etc, mas ainda tenho que pensar na lógica para eles...
#4 Ares Enviado : 22/05/12 14:29
Se for coisas assim eu posso ajudar,conheço nada de programação.Vou fazer esta primeira coisa e já posto.

Edit:
Código BCC:
Carpintaria=0;Engenharia=0;Medicina=0;Nautica=0;Trabalho em Metal=0;Trabalhos Manuais=0;Acrobacias=0;Corrida=0;Escalar Superficies=0;Malabarismo=0;Montar Animais=0;Natacao=0;Escrita=0;Herbalismo=0;Lingua=0;Misticismo=0;Religiao=0;Veneficio=0;Acoes Furtivas=0;Destrancar Fechaduras=0;Disfarces=0;Escapar=0;Falsificação=0;Furtar Objetos=0;Jogatina=0;Arte=0;Barganha=0;Comercio=0;Etiqueta=0;Liderança=0;Persuasao=0;Seducao=0;Escutar=0;Lidar com Animais=0;Manusear Armadilhas=0;Navegacao=0;Observar=0;Seguir Trilhas=0;Sobrevivencia=0

Nem demorado e nem massante,fiz certo?

Posso fazer a dois,mas fiquei em duvida:
1-Eu devo fazer cada grupo de técnicas em codes separados?
2-E as técnicas que estão em mais de um grupo,devo representar estas mais de uma vez?Uma vez por grupo no caso?
Esta pode demorar mais,mas ainda hoje sai se eu entender como faz.
#5 Hugar Enviado : 22/05/12 14:53
Pode por cada grupo em um code sim, facilita!
Representa mais de uma vez as que repetem.
NOTA: vc deixou os acentos, cedilha, etc. Isso deve ser eliminado. Mas esses das habilidades pode deixar assim mesmo, q vc ja fez.
#6 Ares Enviado : 22/05/12 15:12
Básicas
Código BCC:
Ambidestria=0;Aparar=0;Ataque de Surpresa=0;Ataque Oportuno=0;Atirar em Movimento=0;Carga=0;Combate Montado=0;Combate nao Letal=0;Esquiva=0;Luta as Cegas=0;Resistencia a Dor=0

Academia de Infantaria
Código BCC:
Forca Interior=0;Golpe Giratorio=0;Golpe Letal=0;Resistencia a Dor=0;Voz de Comando=0

Academia dos Cavaleiros
Código BCC:
Carga de Arremesso=0;Carga Montada=0;Combate com Escudo=0;Combate Montado=0;Voz de Comando

Academia dos Gladiadores
Código BCC:
Ambidestria=0;Contra-ataque=0;Desequilibrar=0;Furia=0;Intimidar=0

Academia dos Arqueiros
Código BCC:
Atirar em Movimento=0;Combate com Arco=0;Direcionamento=0;Flechada Dupla=0;Mira=0

Pronto?
#7 Hugar Enviado : 22/05/12 15:18
Ótimo! Só esqueci de pedir que retirasse tbm os espaços e os "de", mas deixa pra lá, depois eu arrumo.

Se estiver quente ainda, tem mais um:

Código BCC:
"Carpintaria="+Carpintaria+";Engenharia="+Engenharia+";Medicina="+Medicina+...

A base da coisa é ";NomeHabilidade=" + NomeHabilidade + ";NomeHabilidade2=" + Habilidade2

Consegue? Esse é bem dificil. Dá pra tentar um substituir talvez. Pra habilides e tecnicas.
#8 Ares Enviado : 22/05/12 15:23
Este vai ser difícil,mas vou trapacear.
Leia o resto do texto...
Usar o modelo anterior e só modificar.
#9 Hugar Enviado : 22/05/12 15:36
Se quiser pode fazer um assim tbm:
Código BCC:
"Carpintaria","Engenharia","Medicina",...

Pras habilidades e tecnicas. Vou saindo, depois eu volto. Vamo ajuda ae gente!
#10 Ares Enviado : 22/05/12 15:57
Código BCC:
"Carpintaria="+Carpintaria+";Engenharia="+Engenharia+";Medicina="+Medicina+";Nautica="+Nautica+";TrabalhoMetal="+TrabalhoMetal+";TrabalhosManuais="+TrabalhosManuais+";Acrobacias="+Acrobacias+";Corrida="+Corrida+";EscalarSuperficies="+EscalarSuperficies+";Malabarismo="+Malabarismo+";MontarAnimais="+MontarAnimais+";Natacao="+Natacao+";Escrita="+Escrita+";Herbalismo="+Herbalismo+";Lingua="+Lingua+";Misticismo="+Misticismo+";Religiao="+Religiao+";Veneficio="+Veneficio+";AcoesFurtivas="+AcoesFurtivas+";DestrancarFechaduras="+DestrancarFechaduras+";Disfarces="+Disfarces+";Escapar="+Escapar+";Falsificacao="+Falsificacao+";FurtarObjetos="+FurtarObjetos+";Jogatina="+Jogatina+";Arte="+Arte+";Barganha="+Barganha+";Comercio="+Comercio+";Etiqueta="+Etiqueta+";Lideranca="+Lideranca+";Persuasao="+Persuasao+";Seducao="+Seducao+";Escutar="+Escutar+";LidarAnimais="+LidarAnimais+";ManusearArmadilhas="+ManusearArmadilhas+";Navegacao="+Navegacao+";Observar="+Observar+";SeguirTrilhas="+SeguirTrilhas+";Sobrevivencia="+Sobrevivencia+

Básicas
Código BCC:
"Ambidestria="+Ambidestria+";Aparar="+Aparar+";AtaqueSurpresa="+AtaqueSurpresa+";AtaqueOportuno="+AtaqueOportuno+";AtirarMovimento="+AtirarMovimento+";Carga="+Carga+";CombateMontado="+CombateMontado+";CombateNaoLetal="+CombateNaoLetal+";Esquiva="+Esquiva+";LutaCegas="+LutaCegas+";ResistenciaDor="+ResistenciaDor+"

Academia de Infantaria
Código BCC:
"ForcaInterior="+ForcaInterior+";GolpeGiratorio="+GolpeGiratorio+";GolpeLetal="+GolpeLetal+";ResistenciaDor="+ResistenciaDor+";VozComando="+VozComando+"

Academia dos Cavaleiros
Código BCC:
"CargaArremesso="+CargaArremesso+";CargaMontada="+CargaMontada+";CombateEscudo="+CombateEscudo+";CombateMontado="+CombateMontado+";VozComando="+VozComando+"

Academia dos Gladiadores
Código BCC:
"Ambidestria="+Ambidestria+";ContraAtaque="+ContraAtaque+";Desequilibrar="+Desequilibrar+";Furia="+Furia+";Intimidar="+Intimidar+"

Academia dos Arqueiros
Código BCC:
"AtirarMovimento="+AtirarMovimento+";CombateArco="+CombateArco+";Direcionamento="+Direcionamento+";FlechadaDupla="+FlechadaDupla+";Mira="Mira"

Depois faço as outras.
#11 Ares Enviado : 22/05/12 16:29
Código BCC:
"Carpintaria","Engenharia","Medicina","Nautica","TrabalhoMetal","TrabalhosManuais","Acrobacias","Corrida","EscalarSuperficies","Malabarismo","MontarAnimais","Natacao","Escrita","Herbalismo","Lingua","Misticismo","Religiao","Veneficio","AcoesFurtivas","DestrancarFechaduras","Disfarces","Escapar","Falsificação","FurtarObjetos","Jogatina","Arte","Barganha","Comercio","Etiqueta","Lideranca","Persuasao","Seducao","Escutar","LidarAnimais","ManusearArmadilhas","Navegacao","Observar"",SeguirTrilhas","Sobrevivencia",

Básicas
Código BCC:
"Ambidestria","Aparar","AtaqueSurpresa","AtaqueOportuno","AtirarMovimento","Carga","CombateMontado","CombateNãoLetal","Esquiva","LutaCegas","ResistenciaDor",

Academia de Infantaria
Código BCC:
"Forca Interior","GolpeGiratorio","GolpeLetal","ResistenciaDor","VozComando",

Academia dos Cavaleiros
Código BCC:
"CargaArremesso","CargaMontada","CombateEscudo","CombateMontado","VozComando",

Academia dos Gladiadores
Código BCC:
"Ambidestria","ContraAtaque","Desequilibrar","Furia","Intimidar",

Academia dos Arqueiros
Código BCC:
"AtirarMovimento","CombateArco","Direcionamento","FlechadaDupla","Mira"
#12 Hugar Enviado : 23/05/12 08:51
Cara, todo programador teria sorte em ter vc de ajudante! O Tagmar tem muita sorte de ter você e tão bem disposto!

Quando estiver pronto, vou postar aqui ou na Tagmarpédia as macros e quando tudo estiver pronto o arquivo de campanha, que contém todos os códigos. Para jogar, ou usar apenas para acelerar o jogo, bastará abrir o arquivo com o MapTools e montar os personagens e o mapa...
#13 Ares Enviado : 24/05/12 08:20
Achei um tutorial no YouTube,alguns videos e parece que ainda em lançamento de novos videos.
http://www.youtube.com/user/TheMasterBio/videos
#14 Hugar Enviado : 24/05/12 12:55
Eu to com o tempo curto por causa da faculdade, mas fim de semana posto alguma coisa aqui e no PBF.
#15 Hugar Enviado : 25/05/12 10:23
Posso lhe pedir, em especial ao Ares, que faça as mesmas coisas que fez só que agora com os grupos de armas?

Código BCC:
CD=0;CL=0;EL=0...

Código BCC:
"CD="+CD+";CL="+CL+";EL="+EL+...

Código BCC:
"CD","CL","EL"...
#16 Ares Enviado : 25/05/12 11:20
Pode pedir,o que não significa que vou fazer...
Brincadeirinha,de tarde eu faço isto,quanto puder ficar no PC sem muita interrupção(até as 2 eu começo a fazer).
#17 Ares Enviado : 25/05/12 13:30
Pronto?
Código BCC:
Cl=0;El=0;CmM=0;CmE=0;Em=0;PmL=0;PmA=0;CpE=0;CpM=0;Ep=0;Pp=0;

Código BCC:
"Cl="+Cl+";CmM="+CmM+";CmE="+CmE+";Em="+Em+";PmL="+PmL+";PmA="+PmA+";CpE="+CpE+";CpM="+CpM+";Ep="+Ep+";Pp="+Pp+"

Código BCC:
"Cl","El","CmM","CmE","Em","PmL","PmA","CpE","CpM","Ep","Pp"
#18 Hugar Enviado : 27/05/12 14:06
Eu configurei uma Campanha no MapTools e já é possível configurar completamente os personagens, excluindo magias ou milagres.

Só sera possivel simular os combates quando tivermos a Tabela de Resolução feita no formato que coloquei entre os primeiros posts.

Outra coisa é que as macros não checam integridade dos dados, logo, a ficha deve ser feita na planilha digital no excel e apenas "copiada" pro jogo. Se o jogador tentar fazer alguma alteração nos dados ela será alertada ao mestre.

Não sei onde posso postar o arquivo .cmpgn. Ele é o jogo. Ou isso ou eu terei que postar cada macro e suas relações e os tokens necessários e isso não é nada pratico. Cade o Samyaza?
#19 Ares Enviado : 27/05/12 14:09
Coloca no www.mediafira.com e posta o link,forma mais fácil de colocar algo para download no caso.Eu podia fazer aquela tabela,mas eu realmente não entendi direito e fiquei boiando legal.
#20 Hugar Enviado : 27/05/12 14:25
Voce pode ajudar fazendo outra, a das colunas de ataque das armas.

Código BCC:
Combate Desarmado
l=0
m=-3
p=-6
db=1

Onde l,m e p são as colunas de ataque e db é o Dano Base, no caso do combate desarmado é 1, da faca é 2, do gladio é 4, da montante é 6...
#21 Ares Enviado : 27/05/12 14:37
Este ai eu já consigo fazer.
Vou começar e quanto terminar coloco.
#22 Ares Enviado : 27/05/12 15:39
Código BCC:
Combate Desarmado
l=0
m=-3
p=-6
db=1

Código BCC:
Faca
l=2
m=-3
p=-5
db=2

Código BCC:
Punhal
l=2
m=-2
p=-5
db=3

Código BCC:
Cajado
l=1
m=-1
p=-4
db=3

Código BCC:
Porrete
l=2
m=-1
p=-5
db=3

Código BCC:
Gladio
l=3
m=0
p=-4
db=4

Código BCC:
Espada
l=3
m=0
p=-3
db=5

Código BCC:
Cimitarra
l=2
m=1
p=-3
db=5

Código BCC:
Machado
l=0
m=2
p=-3
db=4

Código BCC:
Machadinha
l=1
m=1
p=-4
db=4

Código BCC:
Machado Crescente
l=0
m=3
p=-3
db=5

Código BCC:
Clava
l=2
m=0
p=-3
db=4

Código BCC:
Maca
l=-1
m=1
p=0
db=5

Código BCC:
Martelo de Guerra
l=0
m=1
p=-2
db=4

Código BCC:
Mangual Leve
l=1
m=1
p=-2
db=5

Código BCC:
Arco Simples
l=4
m=-1
p=-4
db=4

Código BCC:
Arco Composto
l=4
m=-1
p=-3
db=5

Código BCC:
Arco de Guerra
l=2
m=0
p=-2
db=5

Código BCC:
Lanca Leve
l=2
m=-1
p=-3
db=4

Código BCC:
Lanca de Guarda
l=2
m=0
p=-2
db=5

Código BCC:
Lanca Pesada
l=-1
m=2
p=-1
db=5

1 mão
Código BCC:
Espada de mao e meia
l=3
m=0
p=-2
db=5

2 mãos
Código BCC:
Espada de mao e meia
l=0
m=1
p=3
db=5

Código BCC:
Montante
l=0
m=1
p=5
db=6

Código BCC:
Machado de Guerra
l=1
m=3
p=2
db=5

Código BCC:
Axa de Armas
l=-1
m=5
p=2
db=6

Código BCC:
Maca de Armas
l=-1
m=2
p=2
db=5

Código BCC:
Mangual
l=1
m=1
p=4
db=6

Código BCC:
Marreta de Guerra
l=-2
m=4
p=4
db=6

Código BCC:
Lanca de Justa
l=1
m=0
p=2
db=5

Código BCC:
Lanca de Cavalaria
l=2
m=3
p=5
db=6

Acho que fiz tudo direitinho.
#23 Hugar Enviado : 13/06/12 18:50
Finalmente tive um break na universidade e to postando, como prometido, os progressos que fiz em relação ao MapTools. Grandes méritos ao Ares, responsável por muito trabalho braçal.

[[Tagmar MapTools]]

Não se assustem. É um monte de código com fundo cinza sem sentido algum. Preciso por tudo em ordem ainda e dar nomes aos bois. Mas ta lá! Tudo! É quase como um projeto dentro do projeto (Tagmar). Devagar a gente vai discutindo, testando, melhorando. Logo eu explico o que é, o que falta, o que fazer...

off: cumé q linka pra tagmarpédia mesmo? Tá lá em regras eu axo...
off2: mintira, Adaptações para outros sistemas...
#24 Ares Enviado : 13/06/12 18:57
Tagmar MapTools
Vai no responder(aquele completo),e no [BB/].Primeira coisinha.
E apareceu este Triste smile no meio de tudo aqui. Triste
#25 Hugar Enviado : 13/06/12 19:05
Legal! Ja arrumei. E se a gente tornar esse artigo da tagmarpedia em uma discussão, tarefa, sei lá, uma dessas que aparece por ae no forum. Como que funciona isso?
#26 Hugar Enviado : 13/06/12 19:07
Se bem q esse tópico aki já é quase isso.
#27 Ares Enviado : 13/06/12 19:14
Para criar um suplemento oficial do MapTools com direito a sessão dos Downloads e tal?
Acho que precisa dai arrumar com os coordenadores uma tarefa oficial.
#28 Hugar Enviado : 13/06/12 19:19
Eu não sei como funciona direito a coisa. E olha q já fui coordenador! Vamo usando esse tópico mesmo.

Tamo com um problema. Pra organizar o artigo, eu separei em diversos verbetes, e um deles não está podendo ser editado por ter "gh" no nome. Pelas regras de Tagmar, não podem haver nomes de lugares ou personagens com gh, logo não pode haver verbetes com gh. Na verdade meu verbete se chama ConfigHabs. Foi uma lógica falha que implementaram aqui. Vou conversar com o Rodrigues.
#29 Hugar Enviado : 13/06/12 19:21
Ares, foi vc q sugeriu q eu hospedasse o arquivo não sei a onde, ou foi o Samyaza. Qual q era o site?
#30 Ares Enviado : 13/06/12 19:27
www.mediafire.com
ou www.4shared.com
ou qualquer serviço de hospedagem online,mas estes dois são os melhores.O 4shared da pra conectar direto com facebook,google e twitter eu acho.
Usuários visualizando este tópico
Guest
2 Páginas 12>
Ir para o Fórum