Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Responder
Sugestão: Tagmar Você Sabia?
#1 Fábio_CM Enviado : 03/02/12 19:17
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Pessoal, acho que muitos vão concordar que existem muitas dúvidas que rondam tanto a ambientação quanto as regras. A maioria destas confusões acontecem, na minha opinião, porque:
1. O dito cujo não leu os livros como deveria.
2. A informação está pouco destacada no texto.
3. A informação fica completa apenas se unir os pedaços de vários livros diferentes.
Dentre outros.

Nos três casos uma lida atenta resolveria, mas não podemos cobrar de ninguém que tenha todas as centenas - se já não são milhares - de páginas sobre tagmar na cabeça.

Bem, pulando a enrolação, venho sugerir que seja publicado de vez enquando, com a periodicidade do informativo ou menos talvez, um Tagmar: Você Sabia?. A idéia é colocar em destaque em uma publicação oficial muito pequena (de meia a uma página) um ponto concentrador de dúvidas ou curiosidades do cenário ou sistema.
Como exemplo temos o clássico "por que a absorção não reduz o dano, mas aumenta a EF?".
Existem muitas outras curiosidades que poderiam ser destacadas. Recentemente a discussão sobre os tipos de karma é uma. As discussões no fórum sempre vão dar idéias!

Acho que essa publicação só traria benefícios. Além de não ser nada difícil de fazer (porque sempre tem alguém que sabe sobre o assunto pra escrever. E seria algo bem pequeno mesmo), ela permitiria economizar espaço com respostas repetitivas, bastando direcionar para o artigo já existente.
Vejam que vários fóruns já tem respostas a algumas perguntas frequentes que seria só dar uma arrumadinha e tá pronto!

Então, o que acham?
#2 T.REX Enviado : 03/02/12 21:36
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Adorei vossa idéia, mestre Fabio.

Um tópico assim, podia ser apresentado no TAGMARPEDIA. Tanto sobre Ambientação, Regras e Criaturas. Da mesma forma para Crônicas e Romances.

Gostei!

O que os demais colegas pensam a respeito?

No aguardo de todos.
#3 arabedoido77 Enviado : 03/02/12 22:02
Jogador: arabedoido77
EF:
EH:
Karma:
Acho uma ideia bem interessante. Não tenho crítica nenhuma quanto à atitude da galera por aqui, principalmente por estar meio calejado com foruns do Linux, nos quais tem uns que respondem simplesmente com um "RTFM", mostrando a quantas anda a educação deles. A turma aqui é bem legal nesse sentido.

Mas apoio bastante essa ideia, sim. Por acaso, estou com uma dúvida que surgiu durante uma das campanhas que participo, mas estou esperando para perguntar depois para não tumultuar a cena que está em pleno andamento. O problema é que minhas dúvidas são sempre quanto ao detalhe do detalhe.Muito Feliz

Pensei agora na possibilidade e em vez de um informativo, organizar um FAQ.
#4 PL Enviado : 03/02/12 22:32
Jogador: PL
EF:
EH:
Karma:
Gosto da idéia do FAQ, basta tentar reunir as perguntas mais comuns e colocar em uma seção do site. As perguntas poderiam ser atualizadas sempre que necessário.
#5 Fábio_CM Enviado : 04/02/12 15:07
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Um FAQ é legal. Eu acho uma publicação do tipo curiosidade mais "elegante", e que chama mai atenção (dá mais vontade de ler), mas um FAQ resolve o problema das duvida mais comuns de forma bem objetiva.
#6 Marcelo_Rodrigues Enviado : 06/02/12 09:25
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Adorei! Applause

Mandem sugestões para que eu providencie, ok?
#7 Fábio_CM Enviado : 06/02/12 13:41
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Uma boa eu acho que seria essa do aumento da EF por absorção das armaduras.
Tem os tipos de karma.
Algumas curiosidades do, por exemplo, porquê os anões não usam magia.
Como funciona a cosmologia de Tagmar.
Talvez algum detalhe de uso da EH, como que quando se sofre um ataque que leve ela a 0 a EF ainda não é afetada. Na mesma resposta, quando se pode ou não usar EH.

Coisas assim.
A ideia é colocar tudo isso de forma bem clara, já que muitas vezes no texto principal elas, apesar de estarem escritas, ficam ofuscadas por informações mais importantes que estão próximas.
#8 arabedoido77 Enviado : 06/02/12 14:22
Jogador: arabedoido77
EF:
EH:
Karma:
Acho também interessante colocar alguma coisa que explicasse um pouco mais as perícias no jogo. Por exemplo, me incomodou bastante não ter nada que especifique que quando a perícia destravar fechaduras for usada, seja necessário o uso de ferramentas específicas, as gazuas ou michas.

Principalmente porque sei fazer isso na realidade e posso dizer que é impossível se o cara que vai destravar não tiver pelo menos dois pedaços de arame.

Há também outras que a meu ver só podem ser usadas com os apetrechos certos ou pelo menos com instrumentos improvisados. Seria bom listar essas perícias e especificar o que é necessário para usá-las.
#9 PL Enviado : 06/02/12 21:58
Jogador: PL
EF:
EH:
Karma:
Fábio_CM escreveu:
Uma boa eu acho que seria essa do aumento da EF por absorção das armaduras.



O mais interessante é que a resposta dessa pergunta é muito óbvia (mas as perguntas óbvias são justamente as mais frequentes....).

Eu particularmente, acho que o manual de regras explica tudo direitinho, basta ler com atenção.

mas estou divagando...

#10 Fábio_CM Enviado : 07/02/12 16:12
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Eu não tenho dúvidas de que os livros esclarecem todas as dúvidas. Acontece que as vezes elas passam despercebidas devido a uma leitura rápida ou a presença de alguma informação mais importante muito próxima - ou pura interpretação deficiente mesmo.

A ideia então vai ser juntar tudo em um FAQ ou em uma publicação de "você sabia?"?
#11 Marcelo_Rodrigues Enviado : 07/02/12 18:50
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
A minha ideia é colocar artigos nas Tagmarpedia e a cada mês fazer uma chamada na página principal do Tagmar, no nosso Twitter e no nosso informativo.

Vou preparar hoje ainda o primeiro "Você Sabia?"

Continuem postando ideias!
#12 Fábio_CM Enviado : 07/02/12 22:55
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Mais algumas que talvez possam ser aproveitadas então:

* Uma destacando as ilhas independentes como um cenário aberto a novas criações.
* Falando das marés que separam o continente de tagmar do império.
* Algumas datas importantes.
*A diferença da magia no segundo ciclo e no terceiro.
* Diferença entre ataque oportuno e ataque surpresa
* Os anões não podem fazer magia arcana. Por que? E os pequeninos?
* Níveis das magias, efeitos de magias (é possível realizar um feito de nível mais baixo gastando mais karma. Qual a vantagem?) e o que são magias acima de nível 10.
* O que é e como se consegue o focus para recuperar karma.
* Vantagens de se especializar na profissão aventureira.
*falar das raças exóticas que habitam as terras selvagens, e que elas são jogavéis naquele cenário.
* Fazer referência ao habitat e aos costumes de alguma criatura. Escolher uma e falar.

Me surgiu a idéia de contar os tópicos sobre ambientação na forma da narração de um bardo. De repente até podíamos dar um nome para esse bardo que conta as histórias e torna-lo vivo em Tagmar.
#13 PL Enviado : 07/02/12 23:23
Jogador: PL
EF:
EH:
Karma:
Curiosidades do Bardo Zé. xD

Fábio_CM escreveu:
* Níveis das magias, efeitos de magias (é possível realizar um feito de nível mais baixo gastando mais karma. Qual a vantagem?) e o que são magias acima de nível 10.


Tá aí uma boa pergunta. Think
#14 Marcelo_Rodrigues Enviado : 01/03/12 09:52
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Pessoal,

já está no ar o 1º "Tagamar você sabia?"

Confiram na página principal do nosso site.

Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.