Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Titãs
#1 Ketalel Enviado : 23/01/12 14:24
Citação:
"Outros, em sua tentativa de fuga, juntaram-se ao
novo Universo material. Este foi o destino de
Ânimus, Maná, Entropia, Crio e Crônus"

- Livro de Introdução à Ambientação, página 11

Senhores, referente a esta passagem do Livro de Ambientação, sempre vi os Titãs com "domínios" bem definidos (Piros - fogo, Crios - água, Genese - criação, Cronus - tempo, etc), porém alguns titãs me escapam a compreensão.
Por exemplo, Ânimus, é o titã da vida/alma?
E Maná? Pela grafia sempre pensei que seria o responsável pela magia (Maná-mana, sabe o jeito) porém nos textos dos colégios, cada um opta por uma origem de mana (karma), logo qual seria a área de atuação deste(s) titã(s)?
Alguém pode explicar? Afinal logo(esper!) estaremos mexendo com as Ilhas e os Titãs são adorados lá, temos que definir qual a área de atuação de cada um.
#2 Marcelo Villanova Enviado : 23/01/12 20:52
Os titãs foram vencidos pelos deuses e aprisionados que utilisaram-se deles para criar os planos. Eles foram vencidos e totalmente derrotados. Por isso, a utilização deles nas Ilhas Independentes esbarra dessa dificuldade. Não há sacerdotes dos titãs pq eles não podem abençoar os sacerdotes assim como fazem os deuses. Então o culto seria uma farsa.
Depois do cataclismo ninguém é tolo de questionar a existência dos deuses e seu poder, coisa q é evidente.
Portanto, nas Ilhas não são os titas que são adorados pela maioria da população, mas sim Gânis. O culto aos titãs faz parte de um antigo rito que está desaparecendo. Assim, como no Mundo Conhecido o inimigo dos deuses é a seita demonista; no Império, os reis feiticeiros; nas Ilhas será o falido culto aos titãs. Então, o culto aos titãs é na verdade uma farsa, um falso culto e os titãs foram derrotados e subjugados, não sendo mais ameaça aos deuses. Por isso, dificilmente haverá uma descrição mais detalhada deles, talvez só lendas.
#3 Ketalel Enviado : 24/01/12 10:56
Então não serão descritos os aspectos de cada um ou sua área de atuação? Como eu coloquei alguns são obvios como Piros, não saberemos a aplicação dos titãs no mundo de Tagmar? Entendo que eles foram "utilizados" para criar os planos e o mundo, mas não será descrito para onde foi cada titã?
#4 Ares Enviado : 24/01/12 11:26
O mundo não foi criado após os Titãs serem destruídos?
Então como pode haver adoração destes?Já que deste que o mundo é mundo os deuses mandam?
#5 Ketalel Enviado : 24/01/12 11:43
Não tinha pensado nisso Ares, tem razão também, outro ponto a se avaliar. Mas ainda tenho minhas dúvidas quanto aos titãs, e a questão é: Elas serão sanadas ou vão ficar no ar?
#6 Marcelo Villanova Enviado : 24/01/12 12:34
Como já disse o culto aos titãs sera falso, criado, pois não há dados sobre os titãs somente lendas.
#7 Ketalel Enviado : 24/01/12 14:07
É uma pena.
#8 Ismtodb_Ikwtl Enviado : 24/01/12 19:24
Está aí uma coisa ue eu gostaria de ver, alguns titãs voltando a ativa e rivalizando novamente com os Deuses.
Bem o elemental usa energia titanica.
Porque não ter alguma forma desses titãs como cronos voltarem aos poucos?
Percy Jackson é um bom exemplo desse formato.
#9 Ares Enviado : 24/01/12 19:57
Por que eles foram destruídos,aniquilados,obliterados,esvaziados de consciência e se o mestre quiser fazer isto permitir tal,mais deixar só como uma lenda e não algo que pareça realmente real.
Além que os deuses já tem os demônios como inimigos.
#10 AirtonJr777 Enviado : 24/01/12 21:56
Em relação ao suposto culto aos titãs na Ambientação das Ilhas Independentes, foi cogitado, embora nada definido, à época do início das discussões sobre a religião nesta ambientação, que os supostos "sacerdotes" dos titãs seriam, na realidade, magos elementalistas [tipo os Prometéicos do Colegio Elemental] que acreditam piamente serem clérigos dos seres titânicos...

Mas, como disse, foram apenas discussões...

Quanto aos titãs, o que o Coordenador de Ambientação postou sobre o destino dos mesmos já tinha sido decidido, se não me falha a memória, desde a época em que o projeto se encontrava no Yahoo... então é coisa bem antiga, anterior aos atuais coordenadores.

Um grande abraço a todos;

Airton Jr.Dancing
#11 alantagmar Enviado : 25/01/12 08:43
Mas que botaria "lenha na fogueira" do cenário, os Titãs terem clérigos, ah! isso botaria!

Além de diminuir essa bipolaridade "anos 80". bem x mal, luz x treva, he-man x esqueleto, autobots x deceptcions...etc. sem que haja o "3º elemento"
#12 Ketalel Enviado : 25/01/12 09:17
Concordo que daria boas histórias... já fiz um titã despertar numa campanha... foi MUITO bom. Uma pena não haver mais informações sobre eles.
#13 Max_Sovat Enviado : 18/05/12 17:20
As únicas formas que me vêem a cabeça para a utilização dos titãs são três:

- Cultuados como Deuses, porém seriam titãs-segundos, a exemplo da magia magmática do império...]
- Elaborado seitas de seguidores que sonham em "libertar" seu titã predileto;
- Utilizá-los como fonte de Karma para colégios de magias de magos/sacerdotes seguidores dos mesmos.

Por enquanto é isso... agora pergunto: a que pé está as Ilhas?
Tenho aqui textos muito antigos das primeiras versões delas...
A verdadeira felicidade reside no livro dos sábios, no dorso do cavalo e no seio da mulher amada! - Antigo dito de Cavalaria
#14 Marcelo_Rodrigues Enviado : 19/05/12 07:05
Quanto as ilhas independentes não sei se os textos eram seus, mas postamos uma grande quantidade de texto TagmarPedia http://www.tagmar.com.br...e=Ilhas%20Independentes e já tem muita gente ajudando e expandindo. É só entrar e participar.

OBS: TagmarPedia todo mundo pode colaborar de forma livre (sem coordenador,tarefas,votação,etc).
#15 Leonardo Enviado : 19/05/12 11:27
Eu acho que nada impede de os Titãs estarem vivos. Assim, se Pyro é o Titã do fogo, o fogo pode ser parte de sua essência que se desprendeu dele (por vontade de Pyro), mas isso não impede que ele tenha uma forma corpórea própria e principalmente que essa forma corpórea esteja presa em algum lugar pelos Deuses.

Ta complicado ou alguém entendeu??
#16 Ares Enviado : 19/05/12 11:36
Leonardo escreveu:
Eu acho que nada impede de os Titãs estarem vivos. Assim, se Pyro é o Titã do fogo, o fogo pode ser parte de sua essência que se desprendeu dele (por vontade de Pyro), mas isso não impede que ele tenha uma forma corpórea própria e principalmente que essa forma corpórea esteja presa em algum lugar pelos Deuses.

Ta complicado ou alguém entendeu??

“Alguns dos Titãs fugiram, então, para além da Lei
e do Caos, formando os Reinos Elementais de Aqua,
Terra, Fogo e Ar, tendo Étere a ocupar o vazio
entre eles.
Outros, em sua tentativa de fuga, juntaram-se ao
novo Universo material. Este foi o destino de
Ânimus, Maná, Entropia, Crio e Crônus. Poucos
foram, ainda, capturados e subjugados: Treva e
Luz eram eles.
De Gênese, nada se sabe; nem verdades nem
lendas. Os Deuses instalaram-se nos reinos
materiais, criando leis em meio ao caos. Dos
Titãs-segundos, sabe-se apenas que vagam pelas
dimensões, percorrendo todas as pérolas do Mundo
sem motivo que nos seja permitido saber”

Pagina 11,introdução a ambientação.Seria certo supor que Pyro esta no reino elemental do fogo,ou ele próprio é este reino.
#17 Leonardo Enviado : 19/05/12 16:31
Então, Pyro pode ser o Reino Elemental do Fogo e o próprio fogo pode ser parte da essência dele cujo conhecimento foi passado para as raças livres de Tagmar (Algo como Prometeu, só que sem a punição divina).

Então os Titãs poderiam ser adorados em templos, no caso seriam os adoradores do Fogo e isso poderia ser estendidos para os outros Titãs.

E também eu tenho uma dúvida, o Deuses de Tagmar tem forma corpórea?? Se sim, os Titãs também poderiam ter.
#18 Marcelo Villanova Enviado : 19/05/12 16:42
Os titãs fugiram para alem da lei e do caos, portanto:
1. Nao tem o menor contato com o mundo material, criado e dominado pelos deuses.
2. Nao se importam com os filhos dos deuses.
3. Mesmo que sejam adorados, isso nao da vantagem alguma a quem os adore, portanto nao existe sacerdotes dos titãs.
4. Eles são o próprio plano elementar, se saírem de lá o plano deixa de existir. Portanto, nao possuem forma corpórea.
5. Eles foram DEFINITIVAMENTE DERROTADOS pelos deuses.

O que significa definitivamente?
Uma vez por todas, para sempre, nao voltarão, já era, babauu, perdeu playboy etc....
Isso mostra o poder dos deuses de Tagmar, eles são muito poderosos, por isso nao há raça ou personagem ateu; eles derrotaram os titãs e subjulgaram os demônios. E por isso devem ser temidos e respeitados.

A idéia discutida para as ilhas independentes e de magos elementares que pensam serem sacerdotes ou agem como sacerdotes para com isso conseguirem prestígio e poder político.
A questão e: isso e possível? Um mago pode ter crise de identidade e nao saber que e mago e achar que e sacerdote? Ou, um mago consegue enganar o povo fazendo-se de sacerdote?
As discussões sobre as ilhas pararam nesse ponto.

#19 Leonardo Enviado : 19/05/12 18:19
Então põe que nas ilhas independentes se adoram os deuses de Tagmar só que com outros nomes, já que é uma cultura que se desenvolveu separada do restante ou então que eles não cultuam Deuses nenhum, mesmo que eles existam.

E esse papo de mago se passar por sacerdote, deixa pros mestres criarem em campanhas, isso pode ser utilizado até na ambientação de sempre.

E Marcelo, por que não poderia mudar a mitologia de Tagmar pra incluir os Titãs ativamente?? Acho que enriqueceria mais ainda.
#20 Marcelo Villanova Enviado : 19/05/12 18:38
Pq esse e um dos pontos definidos pelos autores de Tagmar.
Em diretrizes temos: nao iremos alterar a ambientacao, só amplia-las.

http://www.tagmar.com.br/ObjetivosDiretrizes.aspx

Número 8.
#21 Leonardo Enviado : 19/05/12 19:16
Beleza então. Feliz
#22 Marcelo Villanova Enviado : 19/05/12 23:49
E importante lembrar tbm que: a discussão a respeito do falso culto aos titãs se passa no SEGUNDO ciclo e por isso as ilhas independentes foram o local mais afetado pelo cataclismo, pois antes era um continente maior que o mundo conhecido.
No terceiro ciclo, o culto predominante nas ilhas e a GANIS, acho que e meio obvio o motivo. E o antigo culto aos titãs ainda existe mais e ínfimo. O problema e que muitos participantes do fórum ávidos por novidades esquecem de se dar conta da palavra ínfimo, que significa: insignificante, reduzido, minoria...
#23 Ewerton Enviado : 22/08/12 16:55
Nossa, essa discussão sobre os titãs é ótima! Da para ver que todos estão interessados nos famigerados senhores do caos... quer seja para apaga-los da ambientação ( fazendo com que não interfiram no "mundo" transformando-os em planos, como pyros) ou tentar desenvolver um "culto" aos mesmos, como uma espécie de "resistência" moribunda a ordem imposta pelos deuses.

A ideia de trazer a discussão sobre o fim dos Titãs a tona, para mim, interessa como uma forma de ampliar os conflitos globais existentes no mundo de Tagmar.

Perdemos muito em termos de tramas quando não ha conflitos entre deuses malignos e benignos( Em Tagmar é assim mesmo). Com o desenvolvimento dos Demônios, começa a existir uma pitada de tensão na ambientação. Outra discussão interessante é a das Ilhas independentes e suas "guildas". Essas organizações com suas rixas e disputas podem render boas conflitos. Mais isso ainda é pouco.

Tudo ainda esta se construindo e de forma tímida. Por exemplo ( estou somente citando, não sugerindo nada), porque não poderia existir uma guilda de assassinos que estenda sua influência mundialmente, como os Red mantis de Pathfinder? Ou um grupo de magos que domine uma nação inteira, como os Magos vermelhos de Thay?

Nesse sentido, porque tratar a historia dos titãs somente como pano de fundo para a ascensão de "deuses bonzinhos"? È um desperdício! Os "cultistas dos Titãs" seriam moribundos, mais pelo menos iriamos trocar a velha musica da vitrola onde só si ouve falar da Seita. A seita é o inimigo do mundo, sempre...

Me parece que toda tensão de Tagmar vem só da historia que envolve a "Seita". Até a construção dos demônios esta intrinsecamente ligada a isso. Nenhum acontecimento foge a esse enredo base. Seria interessantemente mudar de foco as vezes.

A discussão dos titãs nas ilhas independentes me parece um folego de criatividade e nem me importa tanto o rumo que ela vai tomar. Já estou contente por ver o interesse das pessoas por algo realmente inovador. Algo que tenha grande repercussão no ambientação como um todo.

Apoio investir na ideia de trabalhar a historia dos titãs e desse possivel culto a eles ( com magia, sem magia, não interessa...mais vamos trabalhar nisso) por esse motivo: ampliar os conflitos e antagonistas no jogo.

Ewerton
#24 zetagmar Enviado : 19/01/13 00:08
Ewerton,

Infelizmente só agora que pude ler o seu comentário.

A ambientação das Ilhas Independentes o conflito que existe é baseado entre dois grupos um que não usa magia e outro que usa a magia.

Aqueles que fazem uso da magia são magos, nenhum é sacerdote. Contudo eles assumiram um papel mais dramatico na ambientação, onde a presença de seus poderes seria justificado como um poder oferecido pelos Titãs.

A criação do culto dos titãs é basicamente para enraizar e expandir seu poder entre aqueles que desconhecem a magia. O poder que usam vem da energia elemental, que por finalidade é dos titãs, mas ela não é oferecida como os deuses fazem aos sacerdotes.

A grosso modo podemos colocar que os sacerdotes são magos divinos e os sacerdotes do culto dos titãs são os conhecidos magos elementais na ambientação principal.

Novamente explicando os Sacerdotes dos Titãs, são magos da escola elemental que usam esta faixada para obter o poder religiosa sobre as pessoas e justificar seu poder como "divino".
#25 RavenVitrius Enviado : 09/07/13 01:10
Apesar de ser um mero plebeu, eu concordo com aqueles que desejam por detalharem os titãs. Quanto mais enredo o jogo tiver melhor ele será. Não se explica muito bem sobre estes seres que foram os primeiros, e pelo que entendi dos textos eles foram de certa forma dominados pelos deuses, mas ainda existem. Uma coisa que tambem percebi é que no livro de introdução a ambientação se não me engano Malim fala sobre os titãs, dai ja da pra dizer que os seres do mundo poderiam vir a saber da existencia dos mesmos, correto???
Foi falado das diretrizes de nao modificar nada, apenas ampliar. Mas seria considerado mudar a ambientação do jogo o fato de dar uma possibilidade mesmo que minima dos titãs tentarem uma vingança contra os deuses??? Eles ainda existem correto? e talvez alguem saiba que eles existiram correto?
Assim como em muitos filmes de mitologia grega e num jogo que gosto muito que é o god of war, existe essa questão dos titãs tentarem uma vingança contra os deuses, mesmo tendo sido derrotados e aprisionados pelos mesmos. Acho que uma ideia assim se constitui mais como ampliação ate pq nos textos nao diz que os titãs foram destruidos, ou que simplesmente nao tenham mais nenhuma condição de fazer algo, pelo menos eu acho. Isso so daria como ja foi dito margem pra criar mais um possivel "inimigo" dos deuses, acho que isso enriqueceria a ambientação.
Bom, e minha opinião, abç a todos.
#26 Marcelo Villanova Enviado : 09/07/13 05:14
Os titãs foram derrotados e suas essências usadas para a construção dos planos, de forma que não há menor possibilidade de voltarem e portanto eles realmente não tem nenhuma condição de tentarem algo. Isso estará explicado no livro dos deuses & demônios.

Por ocasião da elaboração do Tagmar foi rejeitado a idéia de ter dois grupos lutando pela soberania no plano divino (deuses versus titãs), foi rejeitado também a idéia dos deuses lutando entre si (deuses bons versus deuses maus) e por fim rejeitado a idéia de no plano material haver uma guerra santa como consequência.
#27 Marcelo_Rodrigues Enviado : 09/07/13 11:58
RavenVitrius,

não se acanhe por se um "plebeu". Ouvir a opinião de todos é muito importante para todos os integrantes do projeto. Continue a perguntar Muito Feliz

Explicando um pouco mais o que o Villanova disse. Dos 13 Titans, apenas 6 ainda existem: Água, Terra, Fogo, Ar e Etere, os quais são os senhores dos planos que possuem seus próprios nomes. O destino do 6º (Gênese) nada se sabe.

Bem, se fossemos falar dos Titans, então só sobraria falar dos 5 que se sabe (Agua, Terra, Fogo, Ar e Etere).

A perguntá é... vale a pena? Em termos de jogo, o que ajudaria aos personagens?
#28 Marcelo Villanova Enviado : 09/07/13 12:14
De uma lida no arquivo:

http://www.tagmar.com.br...aspx?g=posts&t=4359

Ali esta explicado os planos em Tagmar.
#29 Ketalel Enviado : 10/07/13 14:46
Ainda que concorde com os Marcelos, continuo afirmando... Uma pena.
Uma pena não descrevermos o primeiro ciclo e as guerras. Talvez não chegue a ajudar em nada a ambientação (provavelmente não) mas aprofundaria o cenário.

Rodrigues, não há a possibilidade de uns contos contando sobre a guerra entre deuses e titãs? Como as introduções dos livros já lançados.

Também gostaria de registrar que gostei muito da idéia das Ilhas com magos atuando como "sacerdotes", bem interessante.
#30 RavenVitrius Enviado : 11/07/13 00:01
Obrigado Marcelo Rodrigues ;)

Quanto a minha opinião a respeito dos titãs, na verdade para personagens em si não teria muita utilidade. A questão é mais para enriquecer a ambientação do jogo, e principalmente dar margem para o MJ criar aventuras. Eu entendo que os titãs foram derrotados e tudo mais, acabei de saber que so estão vivos 6 deles e um nem da pra se falar. Mas quando falamos de ambientação, ou seja da criação de um mundo e tudo que nele existe e ate o que ha alem dele, o limite é apenas nossa criatividade. No mundo de tagmar apenas um continente foi criado, ou seja, ainda ha margem pra se criar muita coisa, acho isso muito interessante, essa evolução que o jogo vem tendo com o tempo, principalmente pra mim que joga desde o Tagmar 1 que tinha muitas limitações em relação ao Tagmar 2.

Voltando a questão dos titãs, acho que o melhor que poderia ser feito com relação a eles é algo parecido com o topico 'Rumores e Intrigas' contido em alguns livros. Onde se criaria um enredo que daria margem para uma possivel libertação dos mesmos, ou ate a aparição de um novo(ja que nao se sabe de onde estes primeiros seres vieram). E acho que o dominio total dos Deuses, so tendo os demonios com possiveis inimigos é algo que poderia ser expandido. Assim como ocorrem guerras no mundo material, seja por terras ou por dominio, entre reinos, tribos e outros grupos. Podem haver conspirações de forças maiores para o dominio do mundo. Todo MJ ja pensou em fazer uma aventura com o ressurgimento da seita e uma nova guerra épica contra os demonios, tendo os personagens grande papel para a vitoria, pelo menos eu ja pensei, rsrs
Mas o que me fez pensar em uma grande aventura assim foi a historia que o jogo apresentou pra mim. Criando um terceiro elemento que pode tentar destronar os deuses, seja titãs, ou o que voces quiserem criar, ou ate mesmo a volta dos titãs segundos, enfim, daria margem pra uma grande campanha para impedir que o mundo seja dominado por seres que nao sejam os deuses. Ai sim os personagens podem ter papel fundamental, pois acho que é um senso comum de todas as raças pelo menos civilizadas que o mundo continue com os deuses no comando.

Bom, peço desculpas se escrevi demais, ou se disse algumas coisas sem coerencia, e ate por estar insistindo em um assunto que talvez nem seja mais citado. Mas para resumir e reforçar a minha ideia, acho que dar margem para um terceiro elemento tentar rivalizar com os deuses enriqueceria as possibilidades do jogo, ate pq estamos falando do mundo de Tagmar, um mundo fantastico onde td pode acontecer, so depende da sua imaginação ;)

Um abraço a todos!!!
#31 Marcelo Villanova Enviado : 11/07/13 10:36
No livro dos deuses e demônios e no texto, cujo link coloquei no post anterior, já fizemos algumas doías que vocês falaram. Agora o que queria que compreendessem é que nao podemos ultrapassar a barreira daquilo que já foi previamente estabelecido, mesmo com a desculpa que vai ser legal, vai dar gancho pra aventura etc. Gancho pra aventura só depende de imaginação.

Nos textos sobre os deuses existem alguns contos sobre a batalha contra os titãs. Exemplo: o conto introdutório no texto de Plandis.
No texto sobre definição sobre os demônios, explicamos que os titãs foram usados como matéria prima para a construção dos planos, os 6 titãs que o Rodrigues mencionou foram usados para se fazer o plano material e os demais titãs foram usados para se fazer os demais planos. Eles nao existem per si mesmos, mas sua existência é agora abstrata, estão fundidos aos planos e não tem consciência de si mesmos. De acordo com o projeto, nos partimos daquilo que foi definido e procuramos expandi-ló e explica-ló, e nao mudar porque é legal ou porque da gancho pra aventura.

Conclusão: foi definido que os titãs nao sao mais nada, a partir dessa afirmação como desenvolver isso? Que fim damos a eles? Como explicar a derrocadas deles? Por que eles nao irão mais voltar? Essas perguntas que na tarefa procuramos responder. Então peço que leiam o texto, cujo link postei anteriormente e tenham em mente que temos de partir de um fato já definido pelo projeto e expandir a partir desse fato. Já nao esta mais em discussão se vamos mudar o fato. O que estamos discutindo é como expandir a partir dele.

As discussões em torno dos fundamentos do projeto e de suas bases, foram bem no começo do projeto, agora o projeto alcançou uma certa estabilidade, onde já se sabe em que bases o projeto esta assentado, mesmo que voce nao concorde, mas já se sabe quais sao os fundamentos do projeto. A tarefa agora é expandir a partir dai e nao refazer os fundamentos.
#32 Ketalel Enviado : 11/07/13 11:36
Raven, sempre há abertura para o mestre criar elementos novos, mesmo que isso não seja oficial.
No Império por exemplo temos Tanis, uma titã segunda que despertou pela presença dos anões crinsom e é venerada como sua deusa.
#33 RavenVitrius Enviado : 11/07/13 23:11
Essa Tanis é a mesma da historia do reinos dos anões?? venerada pelo clã Rurbom?

Nobres amigos, eu sei da liberdade de criação do MJ, agradeço a pelas explicações. Eu gosto mt de usar o material oficial para criar aventuras, sempre procuro encaixar a aventura com os fatos dos livros.

Se ja foram definidas essas coisas, td bem, como o Villanova disse a questao agora é continuar de onde parou seguindo o que ja foi definido. Espero que venham grandes historias Feliz

Abç a todos!!!
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.