Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Escravos
#1 matheusjsrd Enviado : 08/12/11 19:55
Em vários textos, vejo falando sobre escravos, e na lista de perteces e afins consta um navio escravista, mas nenhum escravo. Há até jogadores ex-escravos.
A questão é:
Como e em que circunstância são capturados.
Regiões com escravidão
Como se libertam
As igrejas são contra ou a favor?
Onde compro um?
A que preço?
Existem leis sobre mal tratos a escravos ou algo do gênero? Onde.
#2 Hugar Enviado : 08/12/11 20:06
É muito interessante esse assunto. Em diversas épocas, escravos serviam de moeda de troca universal. Há um livro que relaciona preços na Roma antigo com escravos, que era muito baratos. Na Idade Média não eram muito comuns, era comum o servo. Vieram a se tornar populares logo a frente. Acredito que o preço varie muito de país para país, e que poucos neguem sua importancia ou sejam contra. Talvez apenas Calco ou países que não se beneficiem dele.
#3 Ares Enviado : 08/12/11 20:07
Citação:

Provavelmente de regiões inimigas nas guerras e caçados por alguem especializado
Citação:
Regiões com escravidão

Se não me engano,quase todo o mundo conhecido.Um Ludgrim só são aceitos escravos do proprio governo,que são presos por cometer algum crime.
Citação:
Como se libertam

Pagar seu valor na epoca colonial do Brasil era uma maneira,fugir,ser libertado pelo dono depois de anos de serviço,etc
Citação:

Desconheço a informação
Citação:
Onde compro um?

Provavelmente nos mercados litorâneos ou de alguma guilda de caçadores(?)
Citação:
A que preço?

Acho que não passa do preço de um cavalo,mais dependendo da instrução do mesmo pode subir.Um escravo que fale varias linguás poderia ser muito bem pago e teria alto valor,sento até bem tratado pelo dono.
Citação:

Ludgrim,proibido escravos que não sejam do governo e mesmo assim esta é temporária.Outras desconheço.
#4 Marcelo Teixeira Enviado : 08/12/11 21:48
Ares, essa sua última observação a respeito de escravos intérpretes, isso parece-me mais com atividades de um servo, contudo acredito também que escravos valham menos que um cavalo de guerra.

Quanto a ideia, acho muito importante ser definido esses pontos.

Abaixo minhas contribuições:

Creio que em casos de guerra.

Regiões com escravidão
Precisaria fazer uma análise de cada país, mas minha sugestão é que seja aceito apenas em alguns deles para que pudesse haver uma maior diversidade de ambientações.

Como se libertam
Acho que alguns países poderiam ser adquiridos através de compra de uma carta e outras que apenas fugindo.

Acredito que nessa época as igrejas não interferissem nesse assunto.

Onde compro um?
Nos países onde é liberado, provavelmente teria numa feira. Em outros, apenas no mercado negro.

A que preço?
Como falei acima, algo bem barato. Em média 6m.p. para um escravo para trabalhos pesados.

Creio que não.
#5 lucasveter Enviado : 09/12/11 01:30
Marcelo Teixeira escreveu:
Ares, essa sua última observação a respeito de escravos intérpretes, isso parece-me mais com atividades de um servo, contudo acredito também que escravos valham menos que um cavalo de guerra.

Quanto a ideia, acho muito importante ser definido esses pontos.

Abaixo minhas contribuições:

Creio que em casos de guerra.

Regiões com escravidão
Precisaria fazer uma análise de cada país, mas minha sugestão é que seja aceito apenas em alguns deles para que pudesse haver uma maior diversidade de ambientações.

Como se libertam
Acho que alguns países poderiam ser adquiridos através de compra de uma carta e outras que apenas fugindo.

Acredito que nessa época as igrejas não interferissem nesse assunto.

Onde compro um?
Nos países onde é liberado, provavelmente teria numa feira. Em outros, apenas no mercado negro.

A que preço?
Como falei acima, algo bem barato. Em média 6m.p. para um escravo para trabalhos pesados.

Creio que não.

Vou tentar escrever alguma coisa no suplemento de comércio que eu estou escrevendo.... assim que tiver alguma coisa, eu posto, ok?
#6 El Gato Enviado : 09/12/11 07:56
Teixeira:O que aconteceria com uma pessoa que se instala-se numa região sem escravidão e lá usa-se seus escravos de forma aberta?
#7 Maedhros Enviado : 09/12/11 08:26
Acredito q é preso. Na minha opinião, a escravidão esta mais presente na Levânia, Verrogar e Dantsem. Já que Verrogar e Dantsem estão em guerra. Já a Levãnia, acredito que tenha escravos, pois associo-a a uma mistura de India com Oriente Médio, onde os marajas ou sultões possuem escravos em seus palacios.
Já em Calco, por ser um reino muito civilizado, não teria escravos, mas um regime de servidão, assim como filanti, por se encaixar mais como um reino bem feudal.
Já Conti e Plana, tenho minhas duvidas, por ser reinos muito comerciais. Também nas Cidades-Estados, também deve haver a escravidão, tanto por guerra quanto por dividas.
Em Ludgrim, acredito que não haja a escravidão, por que? Ai já não sei explicar, mas na minha concepção não encaixa uma economia escravocrata num reino onde metade dele tem influência élfica.
Em Eredra, se tiver escravidão, acredito que pouco teria, pois a maioria dos escravos tem sua função na agricultura. E o povo de Eredra é em sua maioria agricultor, não tendo tanta necessidade de escravos. E caso estes venham a ter, acredito que seriam barbaros das terras selvagens capturados pelos volins.
Acordo, penso que devido cada um na sociedade saber sua função, não a necessidade de escravos: os anões tratam do extrativismo (metal, madeira, etc.) e os humanos com as outras atividades (agropecuaria, entre outras).
Abadom, já é um reino decaido. Não vejo como teria escravos.
#8 alantagmar Enviado : 09/12/11 08:33
Minha opinião
Ares, essa sua última observação a respeito de escravos intérpretes, isso parece-me mais com atividades de um servo, contudo acredito também que escravos
valham menos que um cavalo de guerra.

Eles podem valer mais ou menos que um cavalo de guerra. Depende do estado, da habilidade e da periculosidade. Um homem saudável e forte vale bem; uma criança vale pouco (gasta-se tempo e dinheiro para ela crescer); uma mulher feia, pouco valor; uma mulher bonita: escrava sexual de prostíbulos; alguem que possua uma perícia em nivel consideravel vale mais (um ferreiro, um cartógrafo, um curandeiro); um guerreiro aventureiro pode valer pouco ou muito dependendo da tarefa (vale mais em arenas; vale menos em trabalhos domésticos - uma mulher faz o mesmo trabalho), mas de qualquer forma, eles são perigosos: se soltam com facilidade, não são submissos, podem ameaçar a vida do dono, etc.

Como e em que circunstância são capturados
Convém lembrar que prisioneiros de guerra SEMPRE são escravizados ou mortos, desde que estejam sob o conceito de guerra justa. Outra: não havia o conceito da Lei do Ventre Livre, ou seja, escravos podiam ser reproduzidos e vendidos sob comércio. Os escravos serão raros ou inexistentes em reinos feudais sob o sistema de vassalagem.
Particularidades:
Marana: crimes cotidianos, dívida
Verrogar: crimes cotidianos, comércio, raptos, dívida
Porto Livre: crimes cotidianos, comércio, raptos, dívida
Filanti: crimes cotidianos, dívida
Plana: comércio
Calco: abolição
Portis: crimes cotidianos, dívida
Amien: abolição
Ludgrim: crimes cotidianos
Luna: crimes cotidianos, dívida

Para outros, basta ler o Livro dos Reinos e julgar

Como se libertam
Pagamento da dívida; rebelião, carta de alforria

Selimon: terminantemente contra, mas tolera o conceito de guerra justa, crime cotidiano e mesmo dívida
Blator: a favor. uma simples questão de superioridade sobre o inferior
Maira: contra. a favor da liberdade dos seres
Sevides: variavel. alguns sevidinitas consideram o conceito da reprodução de escravos como reprodução de gado, mas isso varia de cada reino
Plandis, Ganis, Parom, Cruine, Liris, Quiris: neutros
Lena: contra, especialmente em relação a escravidão sexual: a pessoa tem que se oferecer voluntariamente.
Crizagom: contra, por moitivos semelhantes a de Selimon
Crezir: contra apenas a escravidão de guerra justa: inimigos tem que morrer!
Palier: contra, preza pela liberdade conforme o comportamento dos elfos
Cambu: a favor. isso é apenas parte do comércio e das relações humanas

Onde compro um?
Nos países onde existe esse comércio.
#9 Maedhros Enviado : 09/12/11 08:52
Também acho q um escravo vale menos q um cavalo de guerra, mas dependendo do escravo, chega ao preço de um boi. E acretido q duas coisas afetam o preço: o fisico e o conhecimento. Alantagmar, exitem sim escravos intrepretes e acredito q tenham um preço alto sim. Mas de um cavalo de guerra, não. A menos q o escravo seja treinado para combate, como um guarda-costas, ai sim vale um cavalo de guerra.
#10 Maedhros Enviado : 09/12/11 08:54
E sobre as Igrejas contra, isso fica complicado, pois acho q a unica q seria a favor é a de Cresir. Por isso preferiria não colocar os deuses de tagmar em relação a escravidão.
#11 alantagmar Enviado : 09/12/11 09:00
Maedhros

Alantagmar, exitem sim escravos intrepretes e acredito q tenham um preço alto sim. Mas de um cavalo de guerra, não. A menos q o escravo seja treinado para combate, como um guarda-costas, ai sim vale um cavalo de guerra.

Foi exatamente o que eu disse.

E sobre as Igrejas contra, isso fica complicado, pois acho q a unica q seria a favor é a de Cresir. Por isso preferiria não colocar os deuses de tagmar em relação a escravidão.

Qual é a complicação afinal?
#12 Maedhros Enviado : 09/12/11 09:08
Tagmar é baseado na idade média, ok? A igreja era a instituição mais poderosa e a escravidão era, digamos assim, proibida por ela. Pois ia contra os preceitos, entre outras coisas. Que eu me lembre até mesmo os mouros não eram feitos escravos e sim mortos. E acredito que a igreja de selimom seria totalmente contra isso. E teria q analisar a concepção de cada deus em relação a escravidão e sendo assim, haveria deuses contrarios em opinião, o que poderia causar um cruzada? Ai já não sei, é q é cumpricado de explicar...
#13 Marcelo Teixeira Enviado : 09/12/11 09:11
El Gato escreveu:
Teixeira:O que aconteceria com uma pessoa que se instala-se numa região sem escravidão e lá usa-se seus escravos de forma aberta?

Boa pergunta. Talvez ela tenha que ter uma licensa especial para ir com seus escravos para um país sem ou pode ser que alguns países não aceitem de forma alguma, então ele não poderia mostrar que tem um escravo.
#14 Marcelo Teixeira Enviado : 09/12/11 09:14
Maedhros escreveu:
Acredito q é preso. Na minha opinião, a escravidão esta mais presente na Levânia, Verrogar e Dantsem. Já que Verrogar e Dantsem estão em guerra. Já a Levãnia, acredito que tenha escravos, pois associo-a a uma mistura de India com Oriente Médio, onde os marajas ou sultões possuem escravos em seus palacios.
Já em Calco, por ser um reino muito civilizado, não teria escravos, mas um regime de servidão, assim como filanti, por se encaixar mais como um reino bem feudal.
Já Conti e Plana, tenho minhas duvidas, por ser reinos muito comerciais. Também nas Cidades-Estados, também deve haver a escravidão, tanto por guerra quanto por dividas.
Em Ludgrim, acredito que não haja a escravidão, por que? Ai já não sei explicar, mas na minha concepção não encaixa uma economia escravocrata num reino onde metade dele tem influência élfica.
Em Eredra, se tiver escravidão, acredito que pouco teria, pois a maioria dos escravos tem sua função na agricultura. E o povo de Eredra é em sua maioria agricultor, não tendo tanta necessidade de escravos. E caso estes venham a ter, acredito que seriam barbaros das terras selvagens capturados pelos volins.
Acordo, penso que devido cada um na sociedade saber sua função, não a necessidade de escravos: os anões tratam do extrativismo (metal, madeira, etc.) e os humanos com as outras atividades (agropecuaria, entre outras).
Abadom, já é um reino decaido. Não vejo como teria escravos.

Gostei muito das suas colocações. Acho que já é um bom ponto de partida para definição dessas leis.
#15 Maedhros Enviado : 09/12/11 09:19
Obrigado. É q em cada reino tem de haver em proposito para a escravidão. Pois eu associo Filanti a Rohan no senhor dos anéis. E é complicado imaginar aqueles cavaleiros com escravos. Ficaria muito estranho...
#16 alantagmar Enviado : 09/12/11 09:19
Maedhros

Tagmar é baseado na idade média, ok?

Eu prefiro dizer inspirado na idade média: "base" é uma coisa muito mais restritiva. O Marcelo pode falar a respeito melhor.

A igreja era a instituição mais poderosa e a escravidão era, digamos assim, proibida por ela. Pois ia contra os preceitos, entre outras coisas.

Na idade média real, onde existia uma fé dominante em grande parte de um continente (Europa). Tagmar é politeísta como a Grécia. Isso sem contar que diversidade é que dá história em um RPG.

E acredito que a igreja de selimom seria totalmente contra isso. E teria q analisar a concepção de cada deus em relação a escravidão e sendo assim, haveria deuses contrarios em opinião, o que poderia causar um cruzada?

É por isso que as igrejas em Tagmar devem ter poderes diversos conforme o reino.

Eu conheço a "pirâmide social" da idade média. Mas ela, usada, chapada em Tagmar, na minha opinião, como jogo, limita o cenário.

E não podemos esquecer que existem raças fantásticas no jogo. Desse jeito, parece mesmo a idade média real.
#17 El Gato Enviado : 09/12/11 09:19
Ótimo comentário o do nosso amigo Maedhros, isso não poderia ser utilizado na ambientação?
#18 alantagmar Enviado : 09/12/11 09:23
Pois eu associo Filanti a Rohan no senhor dos anéis. E é complicado imaginar aqueles cavaleiros com escravos. Ficaria muito estranho...

Quem foi que imaginou isso?
#19 Marcelo Teixeira Enviado : 09/12/11 09:27
Acho que para simplificar, num primeiro momento, pode-se assumir que independente do clero ser contra ou a favor da escravidão, ele não se mete nesses assuntos.

Já imaginou os sacerdotes de deuses diferentes brigando porque um é a favor e outro contra a escravidão? E como o Maedhros disse, teríamos cruzadas? E como esses cleros reagiriam em países diferentes? Por exemplo se a igreja de Selimon for contra, então não teria representantes dessas igrejas nos países que tem a escravidão? Seriam missionários que muitas vezes são perseguidos? Como falei, acho que é uma parte muito complexa que não vale a pena tocar.

Agora um ponto que acho que ninguém pensou, já imaginou que podemos ter escravidão de raças. Por exemplo algum país pode aceitar escravos apenas de raças selvagens como orcos. Acho que esse é mais um ponto a se pensar.
#20 Maedhros Enviado : 09/12/11 09:27
Isso é verdade. Mas temos também q considerar os conceitos de cada raça: os elfos são altivos e honrados, dificilmente teriam escravos ou se tornar um; os anões podemos dividir em dois tipos: os q moram em comunidades anãs e os que moram em cidades. Os quue moram em comunidades anãs fariam da escravidão como uma pena por algum crime, enquanto os q moram em cidades fariam q seus escravos parecessem mais como empregados. Ex: um anão ferreiro, comprou dois garotos de 15 anos para trabalhar em sua ferraria. Os garotos não são mal-tratados, são bem alimentados, mas ainda sim, estão submissos ao dono e fazem tudo q pedem.
#21 Marcelo Teixeira Enviado : 09/12/11 09:29
alantagmar escreveu:
Pois eu associo Filanti a Rohan no senhor dos anéis. E é complicado imaginar aqueles cavaleiros com escravos. Ficaria muito estranho...

Quem foi que imaginou isso?

Ele mesmo, não leu que ELE associa? Não entendi o seu questionamento. É um ponto de vista dele, só isso.
#22 Marcelo Teixeira Enviado : 09/12/11 09:30
Maedhros escreveu:
Isso é verdade. Mas temos também q considerar os conceitos de cada raça: os elfos são altivos e honrados, dificilmente teriam escravos ou se tornar um; os anões podemos dividir em dois tipos: os q moram em comunidades anãs e os que moram em cidades. Os quue moram em comunidades anãs fariam da escravidão como uma pena por algum crime, enquanto os q moram em cidades fariam q seus escravos parecessem mais como empregados. Ex: um anão ferreiro, comprou dois garotos de 15 anos para trabalhar em sua ferraria. Os garotos não são mal-tratados, são bem alimentados, mas ainda sim, estão submissos ao dono e fazem tudo q pedem.

Nesse casos eriam servos e não escravos.
#23 Maedhros Enviado : 09/12/11 09:33
Marcelo, orcs são as criaturas mais vis q existem. Proliveram como ratos e dificilmente não tentaram matar seu dono. Elfos e anões são criaturas muito orgulhosas e não exitaram em escolher a morte em vez da escravidão. e hobbits são seres frageis, precisam de muita comida e sossego. Não é atoa q são gordos e preguiçosos, é da natureza deles. Agora, se tornarem escravos e não forem bem cuidados, certamente q morreram (não por vontade propria).
#24 Maedhros Enviado : 09/12/11 09:34
É... Talvez tenha dado um exemplo errado.
#25 El Gato Enviado : 09/12/11 09:39
Acho que o que diferencia um servo de um escravo é o tratamento que o mesmo recebe pelos seus senhores.
Ps: por mais que diga que um elfo escravo morre de desgosto isso não impossibilita alguém de ser um elfo ex escravo. ele pode simplesmente ter conseguido fugir sem passar muito tempo prisioneiro. isso é uma outra vertente do assunto.

Ps2: Essa pincelada sobre escravidão não precisa ser muito aprofundada, mas precisa ser dita. O que o Maedhros tinha dito lá em cima era exatamente esse meio termo. Uma descrição por alto deixando o resto a mercê do MJ.
#26 Maedhros Enviado : 09/12/11 09:43
Citação:
Ps: por mais que diga que um elfo escravo morre de desgosto isso não impossibilita alguém de ser um elfo ex escravo. ele pode simplesmente ter conseguido fugir sem passar muito tempo prisioneiro. isso é uma outra vertente do assunto.

Ninguém ta falando q isso é proibido, El Gato. É uma situação plausivel.
#27 El Gato Enviado : 09/12/11 09:52
Sim, eu entendi. Só quis adicionar o comentário.
#28 matheusjsrd Enviado : 09/12/11 10:03
Ainda acho que poderia, pelo menos, se ter um artigo para escravos mas uma tabela de preços em uma parte na seção pertences e afins do livro de regras, pois um jogador viu que tinha escravos no jogo, e quando ficou rico ele queria um, estava em calco, eu sabia que era proibido ai fiz ele ir até plana e ele pagou preços orbitantes de cerca de 100mo por um velho, eu defini o preço por questão dos escravos no brasil. Para evitar isso poderia-se ter uma regra específica.
#29 Maedhros Enviado : 09/12/11 10:04
Ae pessoal, caso tenha uma tarefa sobre o assunto, gostaria de assumi-la. Só to adiantando. ok? Mas pelo q vejo, há muito coisa ainda a se opinar...

100 MOEDAS DE OURO!!! kkkkkkkkkk... pode falar, vc não gostava desse jogador, né?! kkkkkkkkkkk... E ainda por cima, por um velho! kkkkkkkkkkk...
#30 Marcelo Teixeira Enviado : 09/12/11 10:07
Acho que as ideias foram lançadas. Agora é o coordenador abrir a tarefa e alguem desenvolve-la. Mas realmente é algo importante.

E como o gato disse, não precisa ser tão aprofundada, é apra dar uma ideia geral sobre o tema.
#31 El Gato Enviado : 09/12/11 10:20
Bem como disse nosso grande amigo Teixeira, só falta a tarefa mesmo, porque quem irá faze-la já está aqui né Maedhros? jejeje
Acho que aqui já tem idéias suficientes para ter uma tarefa pronta mesclando isso com a ótima visão do nosso amigo Maedhros, a tarefa já pode ser considerada pronta :P
A pergunta que não quer calar é: Quem é que pode criar a tarefa?
#32 matheusjsrd Enviado : 09/12/11 10:24
Ou hector ou marcello villanova, pois são regras e ambientação. Quanto a isso, as 100mo, eu até gostava dele, mas ele me fez penar com o preço do escravo, ai discretamente vi quanto ele tinha(101mo e 5mp) cobrei o preço de 100mo.
#33 Hugar Enviado : 09/12/11 10:35
As considerações de Maedhros naquele post dos países pareceu muito bom para servir de base para discusssão do assunto.
#34 matheusjsrd Enviado : 09/12/11 10:49
Acho que aqui ja fizemos uma bela base de sociedades escravistas e escravos.
Preço variando entre 1 e 8mo-uma moeda a mais se for homem, uma moeda a mais se for forte, mais uma moeda a mais se for instruido, uma moeda a mais se tiver entre 16 e 40 anos, uma a menos se for velho, criança ou doente, mais uma moeda se for em uma região difícil de se conseguir, e uma a menos se for em regiões com muita escravidão(levânia, por exemplo)
O preço básico seria 4mo, então uma mulher de 16 anos, doente, instruída, em Levânia, custaria 4mo(2 a mais pela idade e instrução, e duas a menos por ser uma região barata e por ser doente.)
OBS: em todas as regiões, os homens valem um a mais, mas as mulheres não diminuem de preço, apenas não teriam o acréscimo. Dependendo da função do escravo, ser belo também seria uma moeda a mais. Saber ler e escrever também, mas só quando as atividades envolvessem sexo, sedução, leitura ou escrita(as atividades do escravo.)
Quanto às regiões, maedros e alantagmar fizeram uma boa descrição
#35 Hugar Enviado : 09/12/11 11:47
Na minha opinião o preço deve variar muito, dependendo da abundancia, como aconteceu várias vezes no mundo nosso. Na revolução industrial trocaram escravos por assalariados por era mais barato! Por mim poderia variar de 1 mp a 2mo. Não faz sentido um escravo valer tanto! Tem que lembrar que vc tem q alimentá-lo, curá-lo, etc...

Ter um cavalo era o simbolo de nobreza na Idade Média (famosa frase: meu reino por meu cavalo!). Onde já se viu um escravo mais caro que isso?
#36 matheusjsrd Enviado : 09/12/11 11:55
Coloquei o preço máximo o de um cavalo de guerra pesado, que falaram ser o preço do escravo.
#37 Fábio_CM Enviado : 09/12/11 12:12
Outra questão,
Que tipo de documentos provam que um escravo é um escravo? Um fugitivo de um reino que vai para outro seria ainda considerado um escravo? Seu dono pode reclamá-lo? Que tipo de direitos tem um escravo fugitivo, quando se sabe de sua situação?
E
São utilizados laços mágicos de detecção de escravos? (Acho que em Portis isso ficaria legal). Podem existir magos escravos, mas com especial cuidado para que não fujam. Valeriam muito, creio eu.
#38 Ares Enviado : 09/12/11 12:42
No livro de reinos já não existe a base da situação de escravos de cada reino já definida?
Acho que as igrejas seriam o mais neutras possível nesta questão.
Citação:
Que tipo de documentos provam que um escravo é um escravo?

Marca especifica na pele como as que são queimadas nos lombos dos cavalos?
Citação:
Um fugitivo de um reino que vai para outro seria ainda considerado um escravo?

Se o outro reino não permitir a escravidão não,se permitir vai depender se alguem consegue capturar ele antes dele ter algum dinheiro e bens.
Citação:
Seu dono pode reclamá-lo?

Se o encontrar num reino vizinho com escravidão e possa provar que é seu dono sim,mais valeria o custo do escravo ir atras dele?
Citação:
Que tipo de direitos tem um escravo fugitivo, quando se sabe de sua situação?

Se ele conseguir fugir para um reino sem escravidão acho que anistia,mais se for um com escravidão ele vai continuar escravo.
Citação:
São utilizados laços mágicos de detecção de escravos? (Acho que em Portis isso ficaria legal). Podem existir magos escravos, mas com especial cuidado para que não fujam. Valeriam muito, creio eu.

Se um outro mago conseguir fazer isto,mais quem pode capturar um mago sem matar este sem ser um mago mais poderoso?
#39 Maedhros Enviado : 09/12/11 14:42
Gente, vamos com calma. Também não vamos testar todo tipo de criatura pra ver se ele pode ser escravo, né? Pensem comigo: a magia é a coisa mais imprevisivel e perigosa para aqueles que não a conhecem. Em um bom senso, ter um mago como escravo é ter uma bomba-relogio sem saber quando irá explodir! No caso de o dono desse escravo ser mago também, ai fica diferente. Nessa situação teriamos q discutir bastante... Agora outra questão abordada: o escravo fugitivo. Ora, depende do escravo e do lugar onde ele se refugia. Se for um escravo q possui nada de especial, já imaginou os custos para persegui-lo?! Porém, se for um daqueles escravos fortes q fazem o trabalho de 3, ai sim (se eu fosse seu dono), mandaria um capataz, caçador, o que for atras dele para recupera-lo.
Agora o q ando percebendo é q vcs estão também desvalorizando demais o escravos. Por mim, o preço base deve ser 15 moedas de prata, pois isso seria o preço médio de qualquer arma. E depois iria se aplicando a lei da valorização (jovem/velho, homem/mulher, letrado/não-letrado, forte/normal/fraco, etc.). Digo q os preços estão baixos demais, pois senão qualquer um poria ter um. Já imaginou um personagem estagio 2 com dois escravos? Estagio 2 num ganha nem de um ogro e já tem escravo?! Meio estranho... Não, muito estranho. E quanto a saber quem era escravo e quem não era, depende do dono, se ele mal-tratou ou "ferrou" o escravo com sua marca. Depende tanto do MJ quanto do jogador.
#40 matheusjsrd Enviado : 09/12/11 14:48
Não com os mesmos valores, mas com os usos que coloquei lá emcima acho que poderíamos fazer uma tabela de preços.
Outra coisa é que estão muito desvalorizados. Isso devia ser um bem de luxo, logo o valor de um cavalo de guerra seria bom(na minha concepção.)
#41 Maedhros Enviado : 09/12/11 14:52
Calma, caro amigo matheusjsrd... aquelas 15 m.p. são um preço base para um escravo bem comum. Tipo, nada de especial, não é forte, muito menos esperto... Mas ainda temos q acertar esse preço, pois até eu to achando 15m.p. barato. Acho q 2 m.o. seriam o preço base suficiente.
#42 Ares Enviado : 09/12/11 14:53
Se for pra pagar um preso maior que o de um cavalo de guerra por um escravo normal,sem nada de especial não vale a pena.
Um escravo que saiba escrever um varias linguás vale mais que um braçal e este pode ser tratado pelo dono dele com mais cuidados.
Agora precisa diferenciar escravo de servo.
Escravo:Propriedade sem direitos,considerado quase um animal pelos donos.
Servo:Empregado que trabalha para o senhor feudal em troca de proteção em ataques.
E ter ou não escravos não é sinal de civilidade,na Grécia e em Roma existia escravidão e elas são o berço da civilização ocidental.
#43 Maedhros Enviado : 09/12/11 14:59
Mas Roma e Grécia eram sociedades diferentes. Estavam em guerra, expansão territorial, etc. Se vc esta falando daquilo q escrevi sobre Calco, analise melhor: Calco não esta em guerra e expansão; suas leis são bem organizadas e Calco é um reino misto, formado por muitas raças e estas não estão em minoria.
#44 Ares Enviado : 09/12/11 14:59
Uma observação sobre um personagem de level 2 ter escravos:
-Ele teria que alimentar estes ou largar eles no caminho.
-Teria que ter uma forma de controlar ambos.Imagina se os dois caem de pau no jogador?
-Os escravos teriam que ter alguma utilidade.Ter escravos pra fazer uma viajem pelas florestas aonde estes podem fugir facilmente e não vão ajudar em nada.
Então acho que alguem de level baixo ter escravos trairá só dificuldades.
#45 Vercenorax Enviado : 09/12/11 15:01
HEHEHE, essa será boa...
Meus caros, estavam dizendo sobre escravos letrados, intérpretes e coisas assim, esses escravos são nada mais, nada menos que ESCRIBAS.
Mas vamos as considerações:
O que Maedhros disse sobre os reinos: de pleno acordo (Também imagino Filanti como Rohan).
Escravos fugitivos são como cavalos ou gado, se prestar buscam de volta. Mas quanto a marcação, depende do proprietário dos escravo vejam uma citação de escravos das Crônicas de Gelo e Fogo, da Cidade-Livre de Volantis:
Citação:
A tatuagem é muito comum entre a população, os proprietários tatuagem seus escravos para impedir o roubo e para mostrar o propósito escravos. As lágrimas são tatuados nas bochechas de escravos do prazer,as moscas são tatuados em escravos que limpar o esterco e assim por diante.

Seria mais ou menos assim, mas não precisam ser tatuagens na cara, podem ser marcas, coleiras de bronze, mutilação(pequenas, como um dedo, ou uma orelha).
Ao passo que estão dizendo sobre os fujões também, se forem escravos desde criança, ou assim nascidos, por que fugiriam? Já não teriam a obediência entranhada?
Falando nas crianças, sim elas valçem menos que adultos, mas são valiosas, como por exemplo casas de prazer, mas vejam eles sendo crianças,podem ser instruídos a somente obedecer.
E um escravo ser um bem de luxo, acho que não, não tomemos como base o Brasil! Sim eles podem ser mais encontrados com pessoas endinheiradas, mas não SOMENTE com elas, que se achar no lucro para isso pode assimo fazê-lo, depois de comprado o escravo muda de mão, e o que será feito com ele é da conta de seu proprietário.
#46 Hugar Enviado : 09/12/11 15:50
No Brasil colonial escravo era barato (ocilou com as ações tomadas pela Holanda). Na Roma Antiga, um cachorro de raça valia 3 escravos! Tô falando que escravo pode ser barato sim. Num to falando que não pode ser caro, mas onde há abundancia deles será barato mesmo.
#47 Vercenorax Enviado : 09/12/11 15:53
Exatamente.
#48 Maedhros Enviado : 09/12/11 15:53
Porém nem tanto, como 1 m.p. né?! Isso é o preço do que? um porrete? isso por q um porrete é só um pedaço de pau. Ta certo, escravo não é coisa exorbitante, mas também não é uma coisa tão barata a ponto de custar o preço de pau, né?! Vamos discutir sobre isso...
E hugar, a abundancia de escravos em Roma era devido o tamanho do imperio. Eles quase dominaram MEIO MUNDO! Por isso tinham tantos escravos, mas duvido q algum reino de Tagmar tenha esse tamanho. Nem mesmo Verrogar chega perto.
#49 Vercenorax Enviado : 09/12/11 15:55
Dependendo do escravo, pode vir até de graça.
E quanto ao pau, vai que é madeira nobre.kkkkkkkkkkkkkk...
#50 matheusjsrd Enviado : 09/12/11 19:50
Na época do brasil não eram baratas, hoje valeriam algo entre 20 e 30 mil, o preço de um carro, logo imaginei o preço de um cavalo de guerra leve(comparação a um carro barato.)
É isso, e em roma eles eram prisioneiros de guerra, e os romanos se achavam, logo se consideravam superiores aos escravos e mesmo pessoas livres de outras terras, e por isso dariam 3 escravos por um cachorro, achavam que o cachorro era mais "digno" de ser comprado que um perdedor de guerra.
#51 Hector Folha-Palida Enviado : 09/12/11 20:17
aham... Escravidão é crime.

Pela mesma razão que não se fala de estupros em RPGs medievais, apesar de ser de conhecimento comum que estes ocorriam naturalmente naquela epoca, não se pode incluir em um RPG Legalizado como Tagmar a idéia de "Escravidão", fato este que os PJs em geral devem combater.
#52 Hugar Enviado : 09/12/11 21:19
Pra mim essa discussão não é nada tão grave assim, que não possa ser discutida.
#53 El Gato Enviado : 09/12/11 21:28
não sabia que citar isso em um livro sem incentivar era crime o.O
#54 matheusjsrd Enviado : 09/12/11 21:51
Nossa, vou mandar prender minha professora de história, ela fala isso na sala de aula na maior naturalidade...........
Fala sério, não é algo de violência ou sexualidade, como o estupro, é só algo que inclusive faz parte de nossa história. Viver no brasil sem se lembrar das bases escravistas de nosso país é meio difícil.
#55 Hugar Enviado : 09/12/11 21:51
É o mesmo motivo da Igreja brigar com RPGs por se permitir jogar com demonistas, etc
#56 Ares Enviado : 09/12/11 23:00
Falar de escravidão é falar do passado,se não lembrarmos os inúmeros erros que a humanidade e todo mundo já cometeu não vamos melhorar em coisas nenhuma.
O único poder real da igreja é mental,estamos num estado laico e se alguém quiser cultuar seres de existência não comprovada que são maus ela tem o direito.
Mais não vejo uma unica causa das reclamações da igreja sobre isto,existem jogadores de rpg que são cristão,ateus e de qualquer variedade religiosa.Mesma coisa que falar que jogar video-game incentiva crimes de assassinato,a pessoa pra fazer isto já deve possuir um problema psiquiátrico anterior e que é grave.
E mais um monte de bla bla que se eu não me controlar vou continuar a escrever.
Não vejo nenhum grande problema em falar de algo que ocorreu e aplica-lo a um contexto fictício aonde isto poderia ocorrer pela mentalidade deste ambiente em geral.
#57 Vercenorax Enviado : 10/12/11 14:48
Da onde cagaste está asneira? Agora estamos generalizando como aconteceu com uns retardados numa cidade aí que eu esqueci o nome, onde mataram uma moça em um rituala deminista, culpando todo o povo rpgista.
Falar de escravos é algo relativo a ambientação, é válido para termos de jogo, além do mais NUNCA combateria comerciantes de escravos, só se forem demonistas. O demonismo é combatido porque a maioria dos jogadores venera os deuses.
#58 Maedhros Enviado : 10/12/11 15:06
Mais q paranóia é essa, Hector?! É só um jogo. Sempre tem alguém pra estragar a discusão... E q eu saiba só o coordenador de ambientação pode dar uma opinião dessa. Agora vamos continuar a discussão: qual sera o preço base pro escravo? Vamos discutir sobre isso...
#59 matheusjsrd Enviado : 10/12/11 15:23
Continuo achando que esse vale pelo menos 3mo.
#60 Maedhros Enviado : 10/12/11 15:53
O preço é complicado de decidir, pois tem a lei de oferta e procura. Além da abundância... apesar q 15 m.p. tá bom. É q se for caro demais, fica ainda mais caro se ele for treinado, tornando dificil sua compra.
#61 Vercenorax Enviado : 10/12/11 15:59
Depende do mestre, do interesse, mas deve variar entre 2 m.o., mas dpendendo poderia se comprar por remessa, como por exemplo, a dezena ou a centena.
#62 matheusjsrd Enviado : 10/12/11 16:11
É que acho que deveria ser artigo de luxo, que nem depois de 1550, onde era sinal de riqueza ter escravos.
#63 Vercenorax Enviado : 10/12/11 16:13
Aonde existem muitos é comum, onde são poucos é luxo.
#64 matheusjsrd Enviado : 10/12/11 16:16
Vamos colocar algo entre 1 e 3 mo por escravo(3 onde tem pouco, 1 onde tem muito e 2 em situações normais). Ai acresceria duas coisas boas mais uma mo e duas coisas ruins menos 1 mo.
#65 Vercenorax Enviado : 10/12/11 16:20
A ideia não é má.
#66 Maedhros Enviado : 10/12/11 16:25
Gostei da idéia. Mas quanto a especilização do escravo, acho q ai tem q ser a opinião do MJ.
#67 matheusjsrd Enviado : 10/12/11 16:35
Então pronto, o mj especifica o escravo e se faz do jeito que coloquei para definir o preço.
#68 Maedhros Enviado : 10/12/11 16:58
Agora é só ver se vai abrir uma tarefa pra isso.
#69 Hugar Enviado : 10/12/11 17:02
Em acordo.
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.