Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Costumes Estranhos
#1 BetaTesterZERO Enviado : 28/04/10 17:27
Para dar uma corzinha a mais no cenário poderíamos adicionar uma ou outra tradição racial que constituísse uma particularidade interessante para cada raça.

Sugestões:

Anões:

- Quando um anão encontra um conhecido em uma taberna ele o cumprimenta e então ambos começam um jogo:
Cada um aperta a mão do outro com a maior força possível enquanto o olha profundamente nos olhos. Aquele que piscar ou desviar o olhar deve pagar uma garrafa de hidromel e dividir entre si enquanto conversam amistosamente.

Por mais tensa que pareça a situação é uma grande diversão para os participantes, e para uma eventual torcida.

- Ternos, gravatas, togas... nada disso. O traje mais formal para os anões é uma armadura ricamente ornamentada feita de placas finas de metais nobres. Quanto mais partes do corpo a armadura cobrir e mais nobres forem seus materiais maior status ela representa também é comum o uso de penas de aves nobres na cimeira e uma longa capa de veludo abaixo dos ombros e cobrindo as costas. Essa armadura não é usada em batalhas.

Elfos:

- Um elfo usa 42 tipos diferentes de talheres para realizar uma refeição. Normalmente as tabernas já conhecem esse costume e guardam alguns jogos em seu estoque, mas é comum que o elfo carregue consigo seu próprio conjunto de talheres que são cuidados com muito esmero. Cada talher é feito de um material específico: alguns são de madeira ou bambu, outros de metal, tem também os de pedra-sabão, os de cerâmica, etc.

- Quase todo elfo conhece uma magia para ficar devidamente asseado e penteado, ela não custa de karma, só pode ser usada uma vez ao dia (geralmente ao acordar) e exige um espelho de qualquer tamanho como focus.

Pequeninos:

- São grandes assobiadores capazes de atingir diversas notas e tons, geralmente revelam isso em momentos de descanso e descontração. Um Pequenino pode reconhecer outro pelo seu assobio e por isso é comum assobiar quando se vê um irmão de raça ao longe.

Coros de pequeninos assobiadores podem ser ouvidos ecoando por todas as tabernas e festivais de Tagmar surgindo de forma inteiramente espontânea. E causam grande admiração, e também grande aporrinhação.

- É comum entre os pequeninos o uso de uma plataforma retrátil usada para alcançar lugares altos e para conversar com membros de outra raça mantendo contato visual. Ela é feita de um material leve e resistente e é comum possuírem alças para serem carregadas nas costas como mochilas.

postem mais aí!!!
#2 Ketalel Enviado : 28/04/10 18:00
Beta, vc surpreende a cada dia... de onde vc tira esas idéias?
Pessoalmente sou contra o uso de "gravatas" em mundos medievais. E o costume de pagar uma jarra de bebida não deveria ser comum, a maior parte dos anões é ganancioso e soturnos, não são dados a amizades a primeira vista, mesmo que com outros da mesma raça.
Quanto aos elfos os trocentos talheres não são mt práticos e devemos lembrar que nem todos os elfos são assim "requintados", quanto à magia sou contra (e acho que é uma diretriz do jogo) a banalização da magia, principalmente pq nem tds os elfos conhecem magia.
Os pequeninos, a altura é uma restrição comum da raça e acho que deve ser mantida e o mestre não deveria permitir que essa restrição seja eliminada pelo uso de utensílios, mt menos em personagens iniciantes.
#3 Hugar Enviado : 28/04/10 21:57
É verdade, ketalel, cada dia ele vem com mais uma ideia imprevisivel e mil links para nos ambientar.
#4 BetaTesterZERO Enviado : 29/04/10 01:11
Ketalel escreveu:
Beta, vc surpreende a cada dia... de onde vc tira esas idéias?

Pessoalmente sou contra o uso de "gravatas" em mundos medievais.
Ketalel escreveu:
E o costume de pagar uma jarra de bebida não deveria ser comum, a maior parte dos anões é ganancioso e soturnos, não são dados a amizades a primeira vista, mesmo que com outros da mesma raça.

Sempre achei os anões meio presunçosos, muito vivazes e espaçosos. Esse hábito é para quando encontram velhos amigos, pessoas com as quais compartilharam bons momentos.
Ketalel escreveu:
Quanto aos elfos os trocentos talheres não são mt práticos e devemos lembrar que nem todos os elfos são assim "requintados", quanto à magia sou contra (e acho que é uma diretriz do jogo) a banalização da magia, principalmente pq nem tds os elfos conhecem magia.

Quanto aos talheres: eles são usados em refeições à mesa e quando dispõe-se de tempo. Não para consumir rações de viagem ou petiscos assados numa fogueira.

A magia: "Totó... Acho que não estamos mais em Greyhawk!!!" Tens razão Ketalel, é que tem vezes q eu me esqueço. Queria ressaltar o esmero da raça c/ sua apresentação pessoal mas vou ter de achar outro jeito.
Ketalel escreveu:
Os pequeninos, a altura é uma restrição comum da raça e acho que deve ser mantida e o mestre não deveria permitir que essa restrição seja eliminada pelo uso de utensílios, mt menos em personagens iniciantes.

Nessa eu tenho que discordar. Pequeninos são seres viajados e cosmopolitas devem ter achado maneiras de driblar o obstáculo da altura. Além do mais esse não é um recurso aproveitável em situações mais tensas e com um pouco de criatividade pode até voltar-se contra eles.

Hugar escreveu:
É verdade, ketalel, cada dia ele vem com mais uma ideia imprevisivel e mil links para nos ambientar.

Espero que gostem, deem continuidade e aproveitem minhas bizarrices.

E a propósito essa não é uma ideia boa??? Ajudem a dar continuidade a ela!!!Dancing
#5 Hugar Enviado : 29/04/10 17:36
To reavaliando e me parece boa para enriquecer mais a ambientação.
#6 BetaTesterZERO Enviado : 02/05/10 15:46
Ninguém arrisca uma sugestão?!
#7 Ketalel Enviado : 02/05/10 21:12
A minha já tá ae.... hehe
#8 Vercenorax Enviado : 03/05/10 13:52
Achei muito interessante o assovio dos hobbts, e anões não usarem roupas em cerimônias solenes(já tinha alguma coisa em mente sobre o assunto), mas quanto aos demais achei exagerado.
#9 BetaTesterZERO Enviado : 04/05/10 01:34
Vercenorax escreveu:
Achei muito interessante o assovio dos hobbts, e anões não usarem roupas em cerimônias solenes(já tinha alguma coisa em mente sobre o assunto), mas quanto aos demais achei exagerado.

Pra ser bem sincero além do "jogo da iscada" dos anões essas 2 foram as duas que pensei c/ certo cuidado, o resto foi pra encher linguiça...

Mas achei o conceito geral interessante e que seria importante colocar pra ver se eu inspirava novas inserções.

Bem...

O que posso dizer é: Falha Crítica. rsrsrsrs
#10 baldur Enviado : 04/05/10 03:29
Gostei das sugestões. Realmente acho que não deveria ser assim tão geral, mas alguns costumes são notados por alguns indivíduos da raça, dependendo da classe social, família, local de nascimento, etc.

Eu sempre quis fazer algo do gênero mais para o lado das habilidades inatas das raças como dons dados pelos Deuses. Isto é: dar habilidades únicas às raças que não necessitassem de rolagens mas influenciariam muito mais a interpretação.

Anões:

Defeitos: mal-humorados.

Dom de Parom (três vezes um): conseguem fazer o trabalho de um humano três vezes mais rápido. Somente quando existem outros da sua própria raça próximos.

Dom de Maira (gosto pela terra): alguns anões conseguem saber para onde está um veio de algum metal assim como a profundidade e direção em uma mina pelo cheiro \ sabor da terra. Eles colocam um pouco da terra local na ponta da língua e cheiram. Existem grandes tomos sobre esta habilidade, que ensinam quais os sabores de quase todo o tipo de metal que pode ser encontrado na natureza. Dizem que alguns anões ferreiros habilidosos conseguem saber a quantidade exata de um metal em uma arma somente pelo gosto e cheiro.(trabalhos em metal + percepção. Aumenta um por nível dependendo da interpretação no jogo)

Pequeninos:

defeito: hiperativos

Dom de Sevides (mesa farta): pequeninos conseguem fazer receitas comuns renderem três vezes o que renderiam normalmente. Isso é bem verdade no caso de sopas ou cozidos. (uma refeição barata preparada por um pequenino equivale a uma refeição completa - somente pode ser preparado por pequeninos "X" vezes ao dia) Só assim eles conseguem sustentar sua fome inacabável. Eu ouvi que eles conseguem fazer sopas com coisas estranhas, tem uma lenda sobre uma sopa de pedra...

Dom de Lena (Música Divina)(baseado na ideia do BETATESTERZERO) - Quando pequeninos assoviam dizem que o clima fica mais ameno e o trabaho mais fácil. Qualquer trabalho feito ao lado de pequeninos assoviando uma canção se torna mais efetivo e menos cansativo. Dizem que locais onde os pequeninos fazem sua música constantemente transformam-se em lugares organizados e sóbrios. Colheitas rendem mais e as festas duram por mais tempo. Até uma taverna suja em Quessedir pode se tornar um local habitável com bom vinho e boa música nos "lábios" de um pequenino habilidoso (não que eu conheça Porto Livre, longe disso...)(depende de interpretação e tem que ser espontâneo - não pode ser forçada - um pequenino forçado a assoviar só vai conseguir alguns tons desafinados e dissonantes. Dizem as lendas que um pequenino forçado a assoviar pode atrair seres malignos. Será? Eu é que não quero testar.)

Elfos Florestais:

Defeito: xenofóbicos

Dom de Maira (Uno com a floresta)- um elfo florestal nunca se perde em sua floresta de nascimento. É uma ligação inata que eles respeitam religiosamente. Elfos florestais habilidosos podem saber até onde estão plantas, coisas e pessoas dentro dela (isso explicaria porque nenhum exército conseguiu tomar uma floresta de uma nação élfica). A parte ruim disto é que eles também podem sentir todo o lado negativo do que esteja acontecendo com ela, como uma quebra no ecossistema.O tamanho e o tipo de floresta em que o elfo nasceu também tem influencia nos lugares aonde eles vão. Florestas parecidas com as do seu nascimento permitem uma ligação próxima à essa. (percepção + sobrevivência aumentando por nível segundo a interpretação - a ligação é demorada. É como um ritual onde o elfo tenta usar de toda a sua percepção para entender o que a floresta "fala". A floresta, ou parte dela, pode não querer "falar" com o elfo.)

Elfos dourados:

defeito: soberba

Dom de Palier (gosto pela mágica) - elfos dourados são altamente sensíveis á mágica. Um lugar com alta concentração de mana pode ser sentido pelo elfo dourado desde que ele chegue próximo, mas não consegue medir sua intensidade e ou natureza conscientemente. Eles percebem a presença de magia, tomando como uma rajada de vento, um calafrio ou uma voz susurrante, racionalizando o fato. Alguns mais velhos conseguem controlar melhor e distinguir algumas características (tempo da magia, origem, etc), assim mesmo é uma dom que não é muito discutido entre eles.(percepção + aura aumentando um nivel de acordo com a interpretação)

Dom de Selimom (Paz constante) - Elfos dourados são considerados sábios e suas palavras e ações, comedidas. Elfos dourados tem habilidade de ensinar com mais facilidade algo, assim como de aprender mais facilmente. Qualquer coisa que ele se empenhe em estudar ou ensinar vai demorar um terço do tempo que demoraria uma pessoa comum.

Meio-elfos

defeito: marginalizados

Escolha um dom de elfos florestais ou dourados (não depende do parentesco do meio-elfo - um meio-elfo florestal pode ter um dom de um meio-elfo dourado).

Essas são algumas as idéias que eu tenho. Discutam, comentem, adicionem idéias ou façam uma bolinha e joguem na lata do lixo :P.

Eduardo "Baldur" Wagner
#11 BetaTesterZERO Enviado : 04/05/10 04:18
Cara! Q ideia luminosa...

vou ver c mais tarde eu colaboro com algumas sugestões desse tipo tb
#12 Vercenorax Enviado : 04/05/10 15:38
Muito interessante e apoiada a ideia sobre os anões nobre Baldur, mas não sei porque me lembra Senhor dos Anéis, a parte de cheirarem e lamberem terra e/ou metal.
#13 baldur Enviado : 07/05/10 02:40
Nobre Vercenorax e BetaTesterZero,

Agradeço antes de mais nada os elogios.

Vercenorax, talvez faça vc lembrar do Senhor dos Aneis porque naquele "universo" todas as raças têm um "quê" de mágicas. Em SdA é muito difícil dizer onde a magia termina e começa o mundo não-mágico. Em Falkenstein os anões ainda são mais estranhos: eles são totalmente imunes ao fogo lá. Coitados dos dragões falkensteineanos...

Queria fazer uma habilidade para humanos, mas, pensando bem, eles se procriam com as bênçãos de Lena, se comunicam com as bênçãos de Cambu, lutam (entre si, a maior parte do tempo) com as bênçãos de Blator e não conseguem ser compreendidos por nenhuma outra raça(com as bençãos de Plandis). São a raça mais numerosa. A única que conseguiu se impor em números nas guerras contra os demônios. Eu acho que eles não precisam de nenhuma habilidade especial. Ou eles tem tantas habilidades que seja difícil enumerar (são a única raça que pode ser de qualquer profissão).

Também queria criar uma habilidade dos elfos florestais/dourados ligada a Parom/Palier chamada forja mágica, que faz com que coisas (armas, jóias, objetos, etc) criados por elfos sejam potencialmente mágicas. Na medida que forem sendo usados eles podem adquirir habilidades mágicas, dependendo de qual sua importância. E lembrar que os elfos, principalmente os dourados, são o que se poderia chamar de "referencial de beleza" em Tágmar. Eles raramente perdem sua altivez e nobreza, mesmo nas mais mundanas situações (Talvez outro dom de Palier). Seria interessante? Dizem que a espada de Hemillanor II, Valvum, foi criada por elfos e ela não era mágica antes dele lutar contra aquele demônio no final da Cerimônia Secreta de Gultag dele(qual era o nome do demônio mesmo?).
Ihh...
Eu posso contar isso?

Bom... Outra coisa, e aí eu peço o discernimento de vocês para, caso vocês gostem das idéias, não esquecer de que estas são principalmente para fins de INTERPRETAÇÃO. Sendo assim, quanto menos regras e mais dicas, melhor elas irão se inserir na ambientação, dando uma tonalidade diferente ao jogo. Lembrem-se também de apará-las e mantê-las "simples mas não simplórias" que é o nossa idéia base na criação e o que tem levado o rpg TÁGMAR II a qualidade que temos agora.

Abraços

Eduardo "Baldur" Wagner
Usuários visualizando este tópico
Guest (2)

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.