Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Responder
Tabela de Pesos [sugestão]
#1 linduarte Enviado : 19/06/07 16:46
Pq não se adota uma tabela de pesos para os equipamentos como nos outros sistemas?
#2 Marcelo Teixeira Enviado : 20/06/07 11:57
Não sei a resposta correta, mas seria por não ser o foco do jogo?

#3 linduarte Enviado : 20/06/07 14:35
Se o Foco for no seu jogo! Pq no meu esta é uma questão importante.
Se isso for acrescentado, então quem não tem isso como foco não usa, mas quem gosta de usar não tem a opção. Do jeito que esta os mestres que não adotem o seu Foco não terão opção!
#4 mcfion Enviado : 20/06/07 15:29
Acho que isso seria resolvido com algumas regas simples para definir o quanto o personagem consegue carregar e com especificação do peso dos itens...

Eu acho isso muito importante, pois em explorações o peso do equipamento é uma das coisas mais importantes... e mesmo num sistema voltado para combate o peso influencia muito...
#5 AirtonJr777 Enviado : 20/06/07 16:12
Parece que o pessoal anda meio estressado ultimamente ...

Existe no manual de regras, página 109 do mesmo, um item (6.2, se não me falha a memória) sobre peso carregado, que fala sobre este assunto. Ele está mais focado no quesito movimento, conforme o peso que o personagem esteja carregando (ou seja, parece que optou-se por priorizar a velocidade) (deêm uma lida nele depois, por favor), mas nada impede ao Mestre de utilizar a tabela que está proposta para verificação do quão "pesado e carregado" está o personagem, para que isto também influa em alguma outra ação que não se restrinja apenas à movimentação do mesmo.

Concordo que existem jogadores e até mestres muito detalhistas a este respeito (eu já fui um deles),mas, pelo que pude perceber, os autores estão querendo priorizar a agilidade no desenrolar da aventura, e, NO MEU PONTO DE VISTA, é isto que conta para garantir uma melhor diversão para todos os jogadores e para o próprio mestre!!!

Aprendi uma coisa nos meus anos de RPG: quanto mais regras, quanto mais detalhes, menos diversão!!

Espero ter contribuído
AirtonJr777

This post has been edited by AirtonJr777 on Jun 20 2007, 04:13 PM

#6 Marcelo_Rodrigues Enviado : 20/06/07 17:06
Deixa eu explanar algumas coisas...

Realmente no Tagmar não haveria necessidade de saber o peso da arma porque a regra de peso carregado X movimentação é baseado em atribuições subjetivas. Mas há situações que há a necessidade de desta informação, pois varias magias relacionam peso como o caso de Telecinese... ou ninguém nunca pensou em roubar a uma arma que está em cima da mesa usando esta magia?

Desta forma, estaremos incluindo o peso das armas na tarefa RT2 - Revisar o capítulo de "Pertences & Afins".

#7 linduarte Enviado : 21/06/07 09:08
Marcelo Rodrigues, eu gostaria de me desculpar pela agressividade da minha ultima mensagem, pois eu fique chateado com o tom de ironia do sr. Marcelo Teixeira. Eu também gostaria de deixar aqui o exemplo do sr. AirtonJr777, que com muita sabedoria e educação que concorda com o sr. Marcelo Teixeira, mas com um abismo de diferença na forma de se expressar! Por ultimo, o sr. Marcelo Rodrigues demonstrou ser um mestre ou jogador que realmente ultiliza o sistema, pois só aqueles que ultilizam o sistema com frequencia ( jogamos Tagmar2 uma vez por semana a 1 ano ) realmente sentiria falta como em momentos da magia telecinese.

Obs: Eu vou propor uma tabela de pesos, mas como eu faço para enviar a mesma!

#8 Marcelo Teixeira Enviado : 21/06/07 10:51
Bem, linduarte, só queria dizer que não estava com ironia nenhuma, talvez tenha me interpretado mal por te sido um tanto sintético na resposta.

Mas o que quis dizer era que o sistema do Tagmar já contempla uma forma de determinar os pesos aproximadamente, daí eu perguntar se seria o foco do jogo ter essa precisão toda.

Digo ainda mais que eu mesmo era detalista ao extremo quando jogava GURPS, chegando até contar o peso das moedas. Mas é preciso antes de tudo, enxergar a que o RPG se propõe e se é necessário uma coisa ou outra. Sempre vi o Tagmar como um RPG rápido, onde tem regras simples e que prioriza a jogabilidade e agilidade (me corrijam se eu estiver enganado).

Agora se o próprio Marcelo_Rodrigues enxergou essa necessidade ao sistema, então ótimo, eu particularmente vou gostar muito disso.

#9 Marcelo_Rodrigues Enviado : 21/06/07 11:02
Linduarte,

o Gabriel Aguiar [[emails não podem ser postado no forum]] já está alocado na tarefa de Revisar o capítulo de Partences e Afins. Mande para ele a sua tarefa.

Queria deixar claro que o fórum aberto é nosso caldeirão de ideias na qual iremos com frequancia criar tarefas oficiais derivadas das ideias por aqui propostas. Parabens a todos... sei que os ânimos as veses se aquecem mas é normal, mas sempre devemos lembramos de manter o alto nivel de discussão.
#10 Glorfindel Enviado : 21/06/07 11:04
uma alternativa é fazer como o Ars Magica, que usa o sistema de "load"...
onde o peso dos objetos é subjetivo, computando somente aqueles que oferecem mais carga/resistencia aos movimentos...
se zero é o atributo medio de um ser humano, então a maioria das espadas teriam load = 0 (não faz muita diferença carregar uma espada de 1kg)...
armaduras de couro poderiam ter load 0 a 2, dependendo do tipo do couro e da area de proteção... jaqueta de couro reforçado load 0.5, se for para o corpo inteiro load = 1,5 ou 2...
cota de malha: load 2 para uma que cobre somente o torço, load 4 para uma que cobre o corpo inteiro...
lorica segmentata (que é um tipo de armadura usada pelos romanos), load 4 e cobre somente o tronco.
uma full plate, load 5 ou 6....
(os números são somente de exemplo)

ai a diferença entre força e load seria reduzido de todas as ações...

essa é uma ideia, de forma a usar um sistema de peso/carga sem ter que carregar o sistema de números e dados...
#11 linduarte Enviado : 21/06/07 11:19
Marcelo Teixeira, me desculpe tambem pela minha reação, mas eu só quero que o leque de opções fique maior. Não é obrigado a todos adotarem essa regras, mas ela pode constar apenas com opção para Mestres e Jogadores, que como eu gosta deste tipo de detalhismo. No mais: VIVAS AO TAGMAR2
#12 AirtonJr777 Enviado : 21/06/07 11:29
Marcelo Rodrigues postou:

Citação:
Mas há situações que há a necessidade de desta informação, pois varias magias relacionam peso como o caso de Telecinese... ou ninguém nunca pensou em roubar  uma arma que está em cima da mesa usando esta magia?

Gente, sinceridade ... eu NUNCA pensei em utilizar a telecinese para roubar alguma coisa... realmente... eu ainda sou um RPGista "principiante"

Mas falando sério, levando o assunto por este foco, realmente existe necessidade da tabela mesmo. Pois na situação da magia em questão, o peso dos objetos FAZ diferença!!

Glorfindel, interessante este método de cálculo. Parece ser bem simples em relação à questão de movimentação e como o peso do equipamento influenciaria nas ações do personagem. Mas ainda ficaria a dúvida em relação ao peso dos obejtos com relação a situações específicas, como a da magia telecinese, exemplificada pelo nosso coordenador.

#13 AirtonJr777 Enviado : 21/06/07 11:31
A propósito: estou maravilhado com o tom das discussões que estão acontecendo neste fórum. Urbanidade, civilidade e educação É outra história e FAZ muita diferença. Parabéns a todos os participantes!!!

#14 Glorfindel Enviado : 21/06/07 11:46
ai teriamos que colocar pesos...
mas, no ars magica eles subtendem que vc saiba o peso das coisas...
eles dão uma media de quanto vc pode erguer com um efeito magico, porem, o mestre e os jogadores tem que ter conhecimento do peso do objeto, ou estima-lo...

pq sistema algum ira colocar peso de TUDO...

mas poderia, sim, ser feita uma tabela que tenha o valor (load) e o peso de alguns objetos, como uma forma até de dismistificar algumas coisas, como o peso das espadas, onde na maioria dos sistemas eles são absurdamente errados, atribuindo as espadas peso de 2...3kg... quando uma espada longa tinha entre 700g a 1,2kg......

This post has been edited by Glorfindel on Jun 21 2007, 11:47 AM
#15 Marcelo Teixeira Enviado : 21/06/07 12:00
Como muitos dos utensílios das campanhas não vemos no dia a dia, eu sugiro que sejam colocados os valores reais para facilitar determinadas situações. Inclusive acho que não tem uma regra para isso, mas e se alguém arremessar uma pedra ou cadeira, qual seria o dano que isso faria? não seria legal também adicionar uma regra sobre arremesso baseado nessa regra de pesos?

#16 mcfion Enviado : 21/06/07 12:47
Marcelo Rodrigues e quem mais já viu o JLS, o que acham de eu passar o capítulo de equipamento para o responsável por pertences e afins? Acho que aquelas noções de comércio são fundamentais...

Voltando ao assunto dos pesos realmente uma tabela com os pesos dos objetos mais comuns ajudaria... e é importante essa ressalva do Glorfindel: em muitos livros e cenários é passada uma noção errônia de pesos de armas e armaduras, quanto mais de objetos costumeiros...

Eu já vi uma pessoa, não muito atlética, dar cambalhotas e estrelas com uma half plate (ele estava com cota de malha nas pernas, no tronco, nos braços e na cabeça e com placas por cima da cota nos braços e pernas em pontos estratégicos)... Eu mesmo já usei uma cota de malah e os 20Kg ficam muito bem distribuidos nos ombros e na cintura (é obrigatório o uso de um cinto de couro he he he), e a mobilidade é muito grande...

Isso do peso influenciar na locomoção e habilidades do personagem varia muito de objeto para objeto...

Airton, na cena dos baderneiros eu ia roubar a arma de um deles com telecinese para, além de desarmar um deles, tentar amendronta-los com a arma do companheiro flutuando (pelo que entendi magia é temida e respeitada em tagmar)...

Acho que peso influencia muito quando os personagens estão a pé e viajando... Eu gosto de interpretar viagens hehe he, e tem muita diferença o peso e como o carrega...

É claro que alguns mestres vão dar maior ou menor importância para isso, o sistema dando alguns pesos como referência e algumas regras simples já serve de base para quem quiser algo mais elaborado...

E realmente o pessoal está discordando bastante, mas sempre com respeito e isso é muito bom =)
#17 AirtonJr777 Enviado : 21/06/07 13:25
mcfion postou:

Citação:
Airton, na cena dos baderneiros eu ia roubar a arma de um deles com telecinese para, além de desarmar um deles, tentar amendronta-los com a arma do companheiro flutuando (pelo que entendi magia é temida e respeitada em tagmar)...

Para você ver como eu, que me considero "velho" em RPG (afinal tenho 40 anos e já joguei e mestrei um tanto bom de tempo!!), ainda sou neófito em muitas coisas!! Eu tinha uma imagem pré-concebida da telecinese sendo usada para erguer objetos, flutação dos mesmos e empurrar as pessoas, mas "roubar" uma espada e usá-la contra a própria pessoa é muito dez!!!

Com relação aos pesos dos objetos em outros sistemas, creio que eles devem passar uma visão "estimada" dos mesmos, pois se você for fazer uma pesquisa mais séria sobre o tema verá que as armaduras e os itens são um pouco mais leves do que os postados por eles.

#18 Marcelo Teixeira Enviado : 21/06/07 16:07
Fugindo um pouco ao assunto, acho que está por fora da telecinese mesmo, já vi gente até tentar usar para estrangular pessoas, mas claro que isso em alguns sistemas não funcionam.

Voltando ao assunto, creio que essa diferença de valores é porque muitos RPGs são traduções dos americanos e então na hora de converter o peso, acabam dando uma arredondada. eu mesmo já chequei isso no GURPs e constatei essa diferença.

#19 Glorfindel Enviado : 21/06/07 16:21
no gurps em muitos casos é falha dos tradutores mesmo...
agora ha outro sistemas (um que eu odeio, em especial...hehehe) que tem muitos erros.. como espadas pesando 3..4..5kg... algo ridiculo...
e, realmente, o que o wagner disse tem muito sentido...
peso é diferente de mobilidade, vc lutar com uma cota por alguns segundos ou minutos ela não ira fazer muita diferença...
mas tenta marchar por 30...40km... tente correr atras de alguem com uma cota...

outra coisa que eu queria comentar, que sei que aqui não é o lugar ideal, é sobre os arcos, a maioria das pessoas acham que um arqueiro é alguem agil e de boa visão, que o arco é uma arma de apoio, quando na verdade o arco é uma arma que faz necessidade de MUITA força, principalmente um arco longo, que ai não mais é uma arma de apio, mas sim uma das armas mais mortais da idade média, onde o arqueiro tinha que ser MUITO forte...retesar um arco de 120lb, capaz de lançar uma flecha a mais de 200m, é como levantar um peso de cerca de 60 kg usando somente aqueles dois dedos de uma distancia do braço estendido até a orelha.
#20 Bizarro Enviado : 02/07/07 16:00
sobre o fato do pesos dos equipamentos..
ligados a magia telecinese não seria dificil estimar p peso de determinados equipamentos..
se voce olhar pela tabelas de armas toda arma requer uma forca minima para usala.. se voce usa esta informação na sua estipulção não seria dificil de estimar.. xD
#21 Felipe_Metal Enviado : 06/07/07 21:18
Esse negocio de peso é besteira (NA MINHA OPINIÃO), eu acho que o Mestre pode resolver isso (se tiver bom senso)! Não tem por que encher o jogo com regras quase ''inusavéis'' (essa palavra existe?) e que demandam muita perca de tempo na campanha! hehehe!

This post has been edited by Felipe_Metal on Jul 6 2007, 09:20 PM

#22 El Gato Enviado : 24/07/09 00:32
concordo com felipe.
da pra por algo mais simples exemplo:
Um PC de força 0 carrega tal equipamento fazendo uma alusão ao que seria possível dele carregar.

Qto a questão do arco, arcos são capazes de quebrar ossos.
E isso me lembrou de uma idéia.

Alguém já pensou em dar uma repaginada naquele arco de guerra e deixar ele mais pesado pra melhorar o saldo dele na M e P e piorar na L. alguma coisa que precisa-se de muita força e a distancia fosse pequena. algo mais rústico quem sabe um -1 0 2. 120 m.
Termos arcos pesados mas de difícil manejo pra quem não tiver força suficiente.
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.