1.
Edilton Oliveira escreveu:Nobre OuroVerde,E direcionado a todos os demais membros desse nobre fórum:
Talvez seja só eu que estou achando, mas pra mim, ela tá poderosa demais! Essa magia, no nível 4, por exemplo, em uma rodada, “nocauteia” 3 pessoas! Digamos que tem 3 guerreiros de guarda. O mago aplica a distância nos 3 e eles dormem o sono leve. Agora, o mago pega uma faca e, ao mesmo tempo, enfia no pescoço e coloca a mão na boca para não fazer barulho (não acordar o outro). E mata os 3 sem problema. E isso para um mago nível 4, que nem entrou num colégio.
Eu concordo. O sono em Tagmar sempre terá um efeito devastador, mas os efeitos estão progredindo muito rápido e escalonando para muitos alvos. Uma sugestão que eu daria é que a magia afete sempre um alvo com potência máxima, mas permita aumentar o número de vítimas com uma redução no efeito de sono. Por exemplo, o efeito que põe a vítima em um sono pesado poderia ser aplicado em 2 alvos, mas aplicando sono leve, ou faz 3 sonolentos. Os níveis talvez aumentem essa diversificação (em vez de 3 alvos, 4, ou 5).
2.
A magia está recriando a roda tentando regrar o sono. Penso que ela deveria se apoiar no manual e não criar um subconjunto de regras. Isso vai deixar o texto mais enxuto e com menos chance de quebrar com qualquer atualização. Neste caso, deve-se observar a caracterização "SONO", que define os estados de sonolência, sono leve e de sono pesado. Elas dizem o seguinte:
Sonolento: O personagem possui a mesma dificuldade em acordar que um personagem com sono pesado. No entanto, o sonolento tem dificuldade para perceber acontecimentos muito tempo depois de já estar acordado. Sua sonolência aumenta em +1 nível de dificuldade os testes perceptivos por 10 minutos (40 rodadas). Além disso, ele precisa ser bem sucedido em um teste médio de Físico para não adormecer depois de 1 hora em um condição de calmaria, mesmo que ele esteja em pé (como em guarda).
Sono leve: O personagem costuma acordar com qualquer ruído. Isso pode ser conveniente para frustrar ataques noturnos ou facadas na cama, mas pode ser bastante inconveniente se o personagem tiver que dormir em um local exageradamente barulhento. O personagem faz qualquer teste que tenha por finalidade acordar com -1 nível de dificuldade. Da mesma forma, todos aqueles que tentam realizar tarefas nas proximidades dos personagens tem um nível de dificuldade a mais em seus testes de ações furtivas.
Sono pesado: O personagem possui uma dificuldade enorme de acordar com barulhos ou solavancos. Enquanto estiver dormindo, todos os testes necessários para acordar devem ter um acréscimo de 1 nível de dificuldade . Após despertar, todos os seus testes perceptivos tem mais um nível de dificuldade até o fim da próxima rodada.
A magia poderia alterar um pouco o efeito de sonolência em alguns níveis para pôr a vítima para dormir mais rápido.