Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Responder...
Idade da filha do taberneiro na aventura O Casamento Opções
#1 Camille Enviado : 18/03/22 14:58
Olá!

Eu joguei a aventura 'O Casamento', pelo menos o seu começo, e li a aventura em si.

No texto da aventura tem menção de uma filha do taberneiro da festa de recepção do casamento que fica atraída pelo PJ com maior Carisma, entre outras coisas, e menção no texto que seria até possível rolar um outro casamento no futuro por pressão do pai dependendo da atitude do PJ.

Considerando que, apesar de Tagmar se passar em tempo medieval, ele é um cenário fantástico e por isso podemos tomar certas liberdades com o seu contexto, já que não é histórico.

Considerando que o PJ pode ser de qualquer idade.

Seria possível a idade da menina ser mudada de 17 para 18 anos, para evitar situações e implicações desconfortáveis quando jogadores forem jogar essa aventura?
#2 Edilton Oliveira Enviado : 19/03/22 20:35
Nobre Camille,

Inicialmente seja muito bem-vinda!!! Que as bênçãos de Palier recaiam sobre sua mesa!!!

Você não terminou a aventura O Casamento? Como assim???? d'oh! Triste

Brincadeiras à parte, sobre a alteração da idade, não acredito que posso gerar uma situação desconfortável por isso.

É fato que não podemos avaliar um determinado tempo histórico à luz de valores que não pertencem a esse mesmo tempo histórico. Apesar de Tagmar ser fantasioso, é baseado em tempos medievais (como você mesma falou). Mas sendo anacrônico, o casamento no Brasil é permitido para pessoas com 17 anos com o consentimento dos pais. Logo, não teria problema em se casar com essa idade em Tagmar.

Se alguém poderia se sentir desconfortável com isso, o que me diz de escravidão, que existe em Tagmar? Precisará mudar a ambientação de Tagmar?
#3 samuel.azevedo Enviado : 20/03/22 09:40
Olá,

Respondendo aos 2, entendo que num cenário "medieval" 17 anos talvez já seja até considerado uma moça velha pra casar. Mas ao mesmo tempo lembrei da personagem Catarina, de O Cravo e a Rosa, que mesmo vivendo num tempo que o pai pode determinar que se case, consegue não fazê-lo. Então nessa lógica ela podia ser considerada arredia a interferência do pai nesse assunto, com comportamento independente e provavelmente que escolhe muito pra achar um parceiro. Pode ter 18 ou bem mais com esse perfil.

Sobre a questão de se sentir desconfortável, é mais um motivo pra mudar a idade.

Não achei que faz muito sentido a comparação com a escravidão, primeiro pq a escravidão no RPG é diferente da escravidão do Brasil, que nem foi em período medieval, e no RPG não é baseada na cor da pele das pessoas. Mesmo assim é um tema interessante de ser abordado pois um grupo de jogadores pode ter como meta buscar liberar os escravos e acabar com a escravidão.

Abraços

#4 Edilton Oliveira Enviado : 20/03/22 10:08
Nobre Samuel,

Eu não comparei com a escravidão no Brasil, não falei cor da pele e nem citei o período que ocorreu a escravidão no Brasil. Eu só citei o tema escravidão.

O que eu quis dizer é que alguém pode achar sensível esse tema, mas nem por isso é motivo para ser alterado, porque estará julgando com os padrões morais dos dias atuais, e não entendendo o momento histórico da época.
#5 Marcelo_Rodrigues Enviado : 20/03/22 11:05
Eu também acho que a idade não é problema, nem na época ficcional nem no mundo atual. Devemos lembrar que o próprio manual de regras define (capítulo 2) que "Em geral, os personagens começam a vida de aventuras no final de sua adolescência. ". Assim, um romance com alguém de idade semelhante não seria nada de mais. Mas... em não sendo semelhante (ja que o personagem pode ser de idade muito maior), lembrem que na própria aventura já tem a indicação do que pode acontecer:

Citação:
...Se o jogador ceder as investidas, talvez gere problemas com Arnolfo, ficando a cargo do Mestre re-solver, quem sabe em breve, outro casamento sendo realizado.

Mas tive uma ideia... e se tirar a indicação da idade? Ela estão será apenas a irmã mais nova, e caberá o mestre interpretar isso.

O que acham?

#6 samuel.azevedo Enviado : 20/03/22 11:57
Marcelo_Rodrigues escreveu:
Eu também acho que a idade não é problema, nem na época ficcional nem no mundo atual. Devemos lembrar que o próprio manual de regras define (capítulo 2) que "Em geral, os personagens começam a vida de aventuras no final de sua adolescência. ". Assim, um romance com alguém de idade semelhante não seria nada de mais. Mas... em não sendo semelhante (ja que o personagem pode ser de idade muito maior), lembrem que na própria aventura já tem a indicação do que pode acontecer:

Citação:
...Se o jogador ceder as investidas, talvez gere problemas com Arnolfo, ficando a cargo do Mestre re-solver, quem sabe em breve, outro casamento sendo realizado.

Mas tive uma ideia... e se tirar a indicação da idade? Ela estão será apenas a irmã mais nova, e caberá o mestre interpretar isso.

O que acham?

Ótima saída!
#7 samuel.azevedo Enviado : 20/03/22 11:58
Edilton Oliveira escreveu:
Nobre Samuel,

Eu não comparei com a escravidão no Brasil, não falei cor da pele e nem citei o período que ocorreu a escravidão no Brasil. Eu só citei o tema escravidão.

O que eu quis dizer é que alguém pode achar sensível esse tema, mas nem por isso é motivo para ser alterado, porque estará julgando com os padrões morais dos dias atuais, e não entendendo o momento histórico da época.

Verdade, vc não citou, eu que citei pra poder analisar a comparação. De qualquer forma a solução dada por Marcelo acima ficou muito boa.

Abraços
#8 Camille Enviado : 21/03/22 15:36
Ah! Desde já agradeço as respostas!

Sobre a razão de não ter completado 'O Casamento', eu estava jogando para um episódio do podcast que gravo, e eu era a única jogadora, então tivemos de adaptar um pouco a aventura para nossos propósitos; dito isso, li a aventura toda, e por isso esse assunto me encucou.

Eu acho que a mudança de 17 pra 18 não iria alterar o espírito da interação, mas tirando a mudança da idade e colocando explicitamente à escolha do Mestre já seria melhor, acho.

Sobre a escravidão, se tiver uma aventura em que os jogadores participem da instituição de escravidão, seja como escravizador ou como escravizado, acho que seria necessário um aviso logo no começo da aventura sobre isso. É um tema sensível!

Enfim, fico feliz com a solução proposta, e com as bens vindas!
#9 Marcelo_Rodrigues Enviado : 21/03/22 16:25
Beleza, vou providenciar o ajuste. Coisa fácil de fazer Feliz
Usuários visualizando este tópico
Guest
Ir para o Fórum