Coordenador Geral     Grupos: Registrado, Administradores, Coordenador do Livro de magias, Heróis do Tagmar, Webmaster, Coordenadores Desde: 09/09/2004 Envios: 5.765 Cidade: Rio de Janeiro/RJ
|
Este tópico é para criar uma nova magia básica para Arautos: Palavra de Honra.
|
|
 Coordenador Geral     Grupos: Registrado, Administradores, Coordenador do Livro de magias, Heróis do Tagmar, Webmaster, Coordenadores Desde: 09/09/2004 Envios: 5.765 Cidade: Rio de Janeiro/RJ
|
Magia disponível para avaliar. Opinem!
|
|
 Coordenador    Grupos: Registrado, Coordenador do Aventuras nas Terras Selvagens, Heróis do Tagmar, Coordenadores Desde: 12/06/2007 Envios: 3.143 Cidade: Pelotas/RS
|
As magias de RM único para decidir o destino de um personagem são poderosas demais pra magiascomuns. Essa não é exceção.
|
|
|
Fábio, não entendi isso... esta não é única magia com uma opção pode levar a morte. Há outras. Me explique melhor o seu ponto de vista? Galera, o que acharam da magia?
|
|
 Coordenador    Grupos: Registrado, Coordenador do Aventuras nas Terras Selvagens, Heróis do Tagmar, Coordenadores Desde: 12/06/2007 Envios: 3.143 Cidade: Pelotas/RS
|
Justamente. Não é uma crítica a esta magia especificamente, mas ao seu estilo.
Magias com este potencial são um grande problema do sistema de magias de Tagmar, especialmente porque são facilmente acessíveis, geram situações muito imprevisíveis e praticamente não serão utilizadas contra os personagens jogadores porque simplesmente estragariam a diversão.
Por mim todas deveriam ser alteradas, a começar por não criar novas que possam resolver tudo em uma única rolagem.
|
|
|
Fábio como assim "resolver tudo numa unica rolada"? É característica Tagmar ter magias que se falhar numa teste de RM incapacitar um oponente. Exemplos disso temos correste, domínio mental, sono e outras tantas. Note que não são magias absolutas exatamenete por não incapacitarem todos os openentes de uma vez. Ou seja não há previsões para removermos isso. Quanto a Palavra de honra ela tem bastante utilidade em jogo mas ela não força a pessoa a dar a Palavra (vou deixar mais claro isso). A pessoa tem de espontaneamente dar a palabra. Vc pode ate dizer: "vc me da a sua palavra?" E ele pode dizer... "vc esta duvidando de mim?" Ou ele pode colocar a mão no peito e dizer: "eu dou" mas ele não está apertando sua mão. Ou seja... Não é tão fácil assim obter a palavra de alguem. A ideia por traz da magia é conseguir se proteger de mentirosos que dão a Palavra quando na verdade não pretendem cumprir. No mais esta magia foi inspirada na magia Amizade (veja as restrições dos niveis de dificuldafe) e venhamos... Não é a coisa mais poderosa do mundo ne?
|
|
 Grão-duque    Grupos: Apoiador, Grupo de Trabalho 1, Registrado, Heróis do Tagmar Desde: 05/11/2016 Envios: 686 Cidade: Olinda/PE
|
Grande Marcelo,
Algumas observações:
- Acho que deveria ser o teste de Misticismo como Muito Difícil; - Acredito que a magia não deveria funcionar em quem realmente der a sua palavra (se a pessoa já vai fazer de tudo pra cumprir, não tem necessidade nem lógica de ter possibilidade de consequência e os benefícios não compensam). Nesse caso, gastaria karma mas receberia a informação que essa pessoa é honrada, de verdade - Acho que a magia deveria ser mais incisiva na descrição dos níveis. Por exemplo, nível 1 diz "deve tentar". Isso é quase nada, ou seja, qualquer empecilho já pode desistir (uma simples porta fechada), porque "já tentou". - E pra finalizar, acho que levar a morte (nível 10), deixa o poder místico da magia muito forte, não condiz com o porte para Bardos.
|
|
 Cavaleiro    Grupos: Registrado, Coordenador de Criaturas, Coordenadores, Heróis do Tagmar Desde: 14/07/2008 Envios: 1.935 Cidade: Rio de Janeiro/RJ
|
Srs.
Com todo respeito, peço desculpas pelas minhas palavras, mas não vejo graça nessa magia. Muito forte e desnecessária! Precisa de magia pra cumprir uma palavra? E entre 6 horas e 7 anos? Se um herói usar uma coluna 20 na Tabela de Resoluções e ganhar um bônus de +10 colunas num período de 7 anos, em ações relacionadas a promessa, ele e o grupo vão se dar muito bem. Do contrário, o MJ aumentará a dificuldade do jogo para equilibrar as atuações do herói (neste caso, o restante do grupo sairá bastante prejudicado).
O cara se esforçou durante anos pra ajudar o próximo, lutando bravamente, arriscando a própria vida. E de repente não conseguiu cumprir a palavra. Vai ser castigado por causa disso?
Na minha visão, caberia ao MJ utilizar uma das Caracterizações de Personalidade (Livro de Regra, pág. 202) sobre o herói, pois dentro da interpretação do jogo, ficará traumatizado pelo fracasso da missão.
Outro exemplo: um dos integrantes do grupo conclui o serviço que era daquele que deu a palavra. Como fica?
Mais uma vez ressalto minhas desculpas.
No aguardo.
|
|
|
Magia alterada:
- foi tirado o efeito mortal - colocado bônus em todos os efeitos - foi deixado claro que a pessoa é obrigada a fazer o prometido
Vale reler todos os efeitos pois foram muito mexidos.
|
|
 Grão-duque    Grupos: Apoiador, Grupo de Trabalho 1, Registrado, Heróis do Tagmar Desde: 05/11/2016 Envios: 686 Cidade: Olinda/PE
|
Grande Marcelo,
A magia ainda apresenta um problema grande: todos os jogadores podem se beneficiar dela assim que inicia a história!
Imagine que o mote da história é "Encontrar o Arado de Ouro". Os jogadores são contratados para esse fim. Logo após saberem da missão, todos os jogadores pedem ao bardo para lançar a magia neles ("me deem sua palavra de honra que vão achar o arado de ouro"). E é plenamente possível, de acordo com o texto. Se for no nível 10, todos os jogadores começam a história com +10 em todas as ações da história (porque tudo estará relacionado a missão)! Apelação pura!
Volto a dizer, essa magia não deveria funcionar em quem realmente quiser dar sua palavra. Poderia ter uma concepção diferente: ser usada pelo místico para quem tentar engana-lo.
|
|
|
Hum... acho que vc tem razão... vou ver o que faço...
|
|
|
Magia refeita. Agora não mais dá bonus para o evocador, mas continua forçando o evocador a cumprir a palavra e traz consequências ruim se ele quebrar.
|
|
|
Grande Marcelo,
Confesso que não estou entendendo bem a magia. Da forma como está descrita, a magia tem um tom traiçoeiro, o erudito precisará ser astuto e embusteiro para celebrar essa magia com alguém. Se ladinos tivessem magia em Tagmar, seria ideal.
Por exemplo, como usar o nível 10? O erudito sabe que após lançar a magia, a pessoa fará qualquer coisa, inclusive morrer, para cumprir a promessa. Então, ele vai ter que ser sacana para evocar a magia em alguém, não é? Não sei se combina bem com alguém que dedicou boa parte da sua vida ao conhecimento.
Erudito: “Guerreiro, vem aqui, aperte minha mão e dê sua palavra que fará de tudo para proteger esse comerciante, ou morra tentando”.
Erudito evoca nível 8: “Rastreador, venha aqui, aperte minha mão e dê sua palavra que fará de tudo para encontrar essa criança perdida, inclusive desmatar a floresta toda na procura”.
Agora, se a ideia é essa mesma, acredito que o texto precisa de modificações para tornar mais plausível os efeitos.
|
|
|
Acho que esta magia tinha potencial, mas não está funcionando. De geito que vai vai acabar se sobrepondo a Amizade ou virando magia de contexto. Acho melhor cancelar e pensar em outra.
|
|
|
Não acredito que precisa cancelar, e sim, mudar o foco.
Como falei antes, essa magia deve ser usada como mecanismo de proteção para quem tentar enganar o bardo.
Se alguém estiver dizendo a verdade, o bardo lança a magia, gasta karma mas não tem efeito adverso. Serviu para descobrir o caráter da pessoa.
Mas caso ela tente engana-lo, testa RM, se passar, a magia não funciona, e o bardo não sabe se pode confiar nela. Se falhar, o bardo saberá que tentaram engana-lo e tem o poder de obrigar a vítima a cumprir. No momento em que falha, a vítima sente uma dor, e o bardo fala que ele está sob minha magia, e será "obrigado" a cumprir o prometido. Precisa rever os efeitos, tipo:
nível 1: o bardo ajuda o trapaceiro a cumprir a promessa, dando +1 na coluna de ataque por 1 dia em combate, se relativo a promessa, etc. e caso desista, ficará doente por um dia e receberá -1 coluna em qualquer ação por mais 1 dia depois de se recuperar.
E por aí vai.
Não precisa dizer nos níveis que tipo de promessa será (razoável, contra a índole, até morte), somente que será uma promessa feita. O que precisa progredir são as consequências e as ajudas.
|
|