Dúvida - Atributos, Testes e Arquétipos - Dúvidas e Sugestões Gerais - Tagmar
Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Responder...
Dúvida - Atributos, Testes e Arquétipos Opções
#1 KaiqueO Enviado : 03/05/21 21:29
Olá! Eu comecei a ler o livro de regras para aprender o jogo. Eu ainda estou engatinhando, mas já surgiram algumas dúvidas, e talvez algum de vocês possa me ajudar.

1) Teste de atributo: A fórmula no livro de regras pede para usar a coluna de resolução igual a 4x o atributo. Qual o caso de atributos negativos? Se eu tenho -2, por exemplo, uso a coluna -8? A tabela de resolução que tenho aqui vai só até -7.

2) Sorteio de atributos: A ordem certa para sortear é: (a) Joga-se 3d10, consulta a tabela para ter o valor, e soma-se o bônus racial no valor. ou (b) Joga-se 3d10+Bônus Racial, e então consulta a tabela para ter o valor?

3) Não sei se entendi bem os testes de atributos em oposição. Se, em uma queda de braço, eu tenho Força 3, e meu adversário Força -2, nós só vamos jogar o d20 e ganha quem tiver o maior resultado? A Força entra só em caso de empate?

4) Temos fichas de personagens prontas para a 3.0? Achei o livro dos arquétipos, mas acho que não está atualizado. Seria bom ter alguns exemplos pra ver se estou fazendo certinho.

Obrigado!
#2 Marcelo_Rodrigues Enviado : 05/05/21 09:00
Kaique,

segue em negrito as respostas as suas dúvidas

1) Teste de atributo: A fórmula no livro de regras pede para usar a coluna de resolução igual a 4x o atributo. Qual o caso de atributos negativos? Se eu tenho -2, por exemplo, uso a coluna -8? A tabela de resolução que tenho aqui vai só até -7. Role na -7, mesmo que a conta de menor.

2) Sorteio de atributos: A ordem certa para sortear é: (a) Joga-se 3d10, consulta a tabela para ter o valor, e soma-se o bônus racial no valor. ou (b) Joga-se 3d10+Bônus Racial, e então consulta a tabela para ter o valor?

para este está no manual: "Para gerar os atributos iniciais por sorteio, basta rolar três (3) vezes o dado d10 para cada atributo, descartar o menor número e somar os dois maiores. O total obtido deve ser somado ao ajuste racial. O resultado final deve ser comparado na tabela a seguir para saber o valor do Atributo.". Então por exemplo... vc rolou 7, 8, 9, logo vc soma os 2 maiores o que dá 17. Digamos que no atributo tenha +2... então ele vira 19. Aí depois vc consulta a tabela o que vai dar um atributo final = 3

3) Não sei se entendi bem os testes de atributos em oposição. Se, em uma queda de braço, eu tenho Força 3, e meu adversário Força -2, nós só vamos jogar o d20 e ganha quem tiver o maior resultado? A Força entra só em caso de empate? Não... ganha quem tirar a cor mais alta. Note no caso que vc cita aqui, a pessoa com forma 3 tem muito mais chances de obter cores altas que a pessoa que tem atributo -2. Sendo que no empate ganha quem tem atributo maior.

4) Temos fichas de personagens prontas para a 3.0? Achei o livro dos arquétipos, mas acho que não está atualizado. Seria bom ter alguns exemplos pra ver se estou fazendo certinho.
Não, infelizmente o livro dos arquétipos 3.0 não não foi atualizado, mas tem a ficha automatizada. Vc pode usar ela.
[/quote]

Bem... espero ter respondido sua dúvida. Se continuar com dúvidas pode mandar mais que respondo sem problemas!
#3 KaiqueO Enviado : 05/05/21 23:33
Obrigado, Marcelo, pelas respostas!

Marcelo_Rodrigues escreveu:

para este está no manual: "Para gerar os atributos iniciais por sorteio, basta rolar três (3) vezes o dado d10 para cada atributo, descartar o menor número e somar os dois maiores. O total obtido deve ser somado ao ajuste racial. O resultado final deve ser comparado na tabela a seguir para saber o valor do Atributo.". Então por exemplo... vc rolou 7, 8, 9, logo vc soma os 2 maiores o que dá 17. Digamos que no atributo tenha +2... então ele vira 19. Aí depois vc consulta a tabela o que vai dar um atributo final = 3

Entendi agora. Fiquei um pouco confuso na leitura na primeira vez, mas faz sentido.

Marcelo_Rodrigues escreveu:

Não, infelizmente o livro dos arquétipos 3.0 não não foi atualizado, mas tem a ficha automatizada. Vc pode usar ela.

Costumo preferir fazer na mão para me acostumar com as contas. Mas eu baixei e estou usando para checar se estou entendendo certo.. Mas ela me deixou com uma dúvida:

Eu li no livro sobre as Habilidades Aperfeiçoadas das Profissões, o seguinte: "o personagem de uma determinada profissão recebe 1 nível gratuito sem precisar pagar pontos por ela e cujos testes são feitos com um nível a menos de dificuldade." (pg. 100 do Livro de Regras 3.0). A ficha automática calcula essa habilidades, como Misticismo para Magos, igual a Estágio + Atributo. O que parece indicar que eu recebo 1 nível gratuito por estágio, assim nunca preciso colocar pontos nela, já que vai estar sempre com o máximo possível. Seria isso? Porque o livro diz que ganho um nível gratuito, mas não sei dizer se é em todos os estágios, ou só no primeiro.
#4 Marcelo_Rodrigues Enviado : 08/05/21 17:53
Sim , é isso mesmo. Nesta habilidades vc não gasta ponto. Você ganha automático. A ficha automizada ja faz isso.
Usuários visualizando este tópico
Guest (2)
Ir para o Fórum