🎵 Zombaria (nova magia) - Bardos (revisão) - Tagmar
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🎵 Zombaria (nova magia) Opções
#1 Marcelo_Rodrigues Enviado : 13/01/21 14:09
Este tópico é para discutir a nova magia Zombaria para lista básica de bardo
#2 Edilton Oliveira Enviado : 13/01/21 18:14
Grande Marcelo,

Gostei da ideia da magia, combina bem com bardos e falta a essa profissão esse tipo de magia para usar no combate. Vamos as observações:

- "...ele deve ofender a forma com o que o oponente combate"
Por que somente a forma como ele combate? Acho que qualquer zombaria se enquadraria, por exemplo, zombar de um defeito físico, se ele apanhou de uma mulher, se usa uma roupa feia, etc. Lembre-se que é tempos medievais...

- descontrole de -1 é tão nada... não pode começar com -2?

- "Zombaria 7: Descontrole impede o oponente de fazer o seu próximo ataque e este recebe ajuste de – 2 até o final da magia."
Pelo que eu entendi, em toda rodada ele faz a RM, e caso falhe, se aplica o efeito. E se ele falhar nas 10 rodadas, não conseguirá atacar, logo, para quê serve o redutor de -2 (caso falhe em todas RM)?

- "Zombaria 9: Descontrole faz com que o oponente deixe a arma cair longe. Se estiver usando duas, o mestre deve sortear qual."
Se ele tiver com duas armas, vai atacar com a outra na mesma rodada, ou seja, para o primeiro ataque, a magia não teve efeito (e era para ser o melhor efeito porque está no nível máximo).
#3 rodolfo Enviado : 19/01/21 20:40
concordo com as observações do nobre Edilton.

Adiciono a observação que o alcance está fora do padrão. Melhor delimitar (15 metros, por exemplo) e pôr a quantidade de alvos na descrição
#4 Marcelo_Rodrigues Enviado : 20/01/21 08:28
Edilton Oliveira escreveu:


- "...ele deve ofender a forma com o que o oponente combate"
Por que somente a forma como ele combate? Acho que qualquer zombaria se enquadraria, por exemplo, zombar de um defeito físico, se ele apanhou de uma mulher, se usa uma roupa feia, etc. Lembre-se que é tempos medievais...

Ajuste feito

Edilton Oliveira escreveu:

- descontrole de -1 é tão nada... não pode começar com -2?

Note que é cumulativo. Se em 10 rodadas o cara falhar 50% serão -5 para uma magia nível 1. Aqui deixei como está
Edilton Oliveira escreveu:

- "Zombaria 7: Descontrole impede o oponente de fazer o seu próximo ataque e este recebe ajuste de – 2 até o final da magia."
Pelo que eu entendi, em toda rodada ele faz a RM, e caso falhe, se aplica o efeito. E se ele falhar nas 10 rodadas, não conseguirá atacar, logo, para quê serve o redutor de -2 (caso falhe em todas RM)?

Por que na rodada seguinte ele pode passar no teste, ai ele ataca, mas continua com o -2

Edilton Oliveira escreveu:

- "Zombaria 9: Descontrole faz com que o oponente deixe a arma cair longe. Se estiver usando duas, o mestre deve sortear qual."
Se ele tiver com duas armas, vai atacar com a outra na mesma rodada, ou seja, para o primeiro ataque, a magia não teve efeito (e era para ser o melhor efeito porque está no nível máximo).

Ajuste feito

Rodolfo escreveu:
Adiciono a observação que o alcance está fora do padrão. Melhor delimitar (15 metros, por exemplo) e pôr a quantidade de alvos na descrição

Ajuste feito!
#5 Edilton Oliveira Enviado : 20/01/21 10:23
Marcelo_Rodrigues escreveu:
Note que é cumulativo. Se em 10 rodadas o cara falhar 50% serão -5 para uma magia nível 1. Aqui deixei como está

Não tinha notado que era cumulativo. Deixou bem mais poderosa. Mas seria bom deixar mais explícito. Por exemplo:

“Os testes são uma vez por rodada e as penalidades se aplicam nas colunas de ataques da arma que está sendo usada pelo oponente. Importante frisar que as penalidades são cumulativas, dessa forma, por exemplo, se falhar em todas as RM, no nível 1, o alvo da magia chegará a ter -10 na última rodada de efeito do encanto.”
#6 Marcelo_Rodrigues Enviado : 24/01/21 10:58
Ajuste feito!
#7 fabrito Enviado : 05/03/21 12:48
Boa tarde, aqui não seria interessante termos um nível desta magia (pode ser o 9) em que a vítima foge envergonhada? Seria a humilhação máxima, acho que faz mais sentido do que apenas soltar as armas. Ele poderia ficar envergonhado e fugir de batalha, tentando se esconder, no estilo da magia Medo.
#8 Marcelo_Rodrigues Enviado : 07/03/21 10:58
fabrito e galera,

fiz um ajuste com base na sugestão. Veram se gostaram.

Atenção: esta magia está bem poderosa porque pode ser usada no combate e o teste acontece toda rodada sem ter que gastar pontos de karma, o que faz com que as penalidades se somem, e nos efeitos 7 e 9 por se repetirem acabam em algum ponto fazendo o oponente falhar na RM.
#9 Edilton Oliveira Enviado : 08/03/21 11:52
Grande Marcelo,

O nível 5 está mais forte que o nível 7. Note que no efeito 5 o inimigo pode ficar 10 rodadas sem atacar. No nível 7, se tiver com 2 armas, cai apenas 1, ele continua atacando, e o místico precisa gastar karma novamente se quiser usar ainda dentro das rodadas.
Sugestão: a(s) arma(s) que está(ão) portando cai(em) a uma distância que precisa de 1 rodada para pegar. A magia não cessa, apenas quando terminar a duração.

O nível 9 está extremamente poderoso. A partir do momento que o inimigo se entrega, pode ser morto automaticamente (pelo ladrão do grupo ou um bardo sacana, sem teste).
Sugestão: ele foge humilhado até acabar o encanto. Ex.: o místico lança a magia e apenas na rodada 4 o inimigo falha. Por 6 rodadas ele foge humilhado.
#10 Marcelo_Rodrigues Enviado : 25/03/21 11:33
Fiz uns ajustes no efeito e pus mais detalhes na observação.

Validem!
#11 T.REX Enviado : 25/03/21 15:25
Olá!

Think Durante um combate largar as armas por motivo de descontrole?!? Pelo contrário. Eu empunharia minha arma com mais força e atacaria com mais violência pela zombaria.

Essa é a interpretação que estou tendo no texto da magia.

No aguardo.
#12 Edilton Oliveira Enviado : 25/03/21 18:14
Grande Marcelo,

Citação:
Humilhado ele foge de combate. O efeito da magia se encerra despois disto.

Ele foge e a magia se encerra. Se os jogadores decidirem perseguir o inimigo, ele vai fugir para sempre? Acredito que tem que ter um limitador (tipo, foge por 1 hora, ou algo do tipo).
#13 Marcelo_Rodrigues Enviado : 27/03/21 10:49
Feito!
#14 Edilton Oliveira Enviado : 28/03/21 08:20
Por mim, votação!
#15 samuel.azevedo Enviado : 29/03/21 15:09
Boa tarde,

Citação:
O Mestre deve exigir que o jogador faça a interpretações dos insultos a cada rodadas em que a magia estiver ativa. Caso ache que um insulto foi pertinente o oponente deve fazer um teste de RM e se falhar o efeito acontece.

Se passar num dos testes, o oponente continua fazendo testes a cada rodada ou a magia se encerra?

Citação:
OBS: não é possível se evocar novamente esta magia se a mesma ainda estiver em ação. Quando a magia faz as armas caírem longe, é muito difícil ou mesmo impossível regatá-las (caiu num buraco, rio, ou atrás do oponente). O Mestre decide se é possível ou não recuperar a arma. De qualquer forma, resgatar uma arma caída faz que a pessoa possa receber um Ataque Oportuno.


Essa restrição é para evocação contra qualquer oponente ou só sobre o mesmo que já está sob efeito?

Abraços
#16 Nironde Enviado : 29/03/21 20:43
Zombaria 9: Descontrole faz com que o oponente deixe cair longe todas as armas que estiver usando.

Todas as armas as quais empunhar contra seu oponente?

Ou qualquer coisa sai voando do nada para longe?
#17 Marcelo_Rodrigues Enviado : 30/03/21 14:12
Usando, quer dizer em uso (usadas no momento da evocação). Pode ser mais de uma por causa da técnica Ambidestria.

Se tá na bainha não tá em uso né? Muito Feliz
#18 Nironde Enviado : 31/03/21 19:53
Se a arma irá para longe, como ocorreria com o arco por exemplo?

Agora seria engraçado a arma escapar das mãos de seu portador e sair "voando". Obs. Mesmo no chão seria como similar telecinese.
Ao tentar apanhar pode ser chutado na hora de apanhar a arma.
O bardo deve fazer a arma ou objeto se afastar.
Limitador
A distância do bardo da arma seria até de 200m.

Faria juízo ao nome de Zombaria
Kkk ver seu portador tentando alcançar a arma em algum momento. Até perceber que a arma esteja se afastando dele.

Como um elemental do ar estivesse carregando...

Quem é que não iria atrás da arma?
Deveria estar sempre ao alcance mas sempre como um ímã repelindo de seu portador.

Assim sendo por aquela determinada arma que provavelmente sendo a principal daquele indivíduo.

Uma arma secundária pode não oferecer uma grande ameaça ao bardo.
#19 Marcelo_Rodrigues Enviado : 01/04/21 08:27
No caso não se aplica, já que arco não é arma de corpo-a-corpo e a magia tem este limitante.

De qualquer forma o efeito de deixar cair é semelhante a falha crítica e cabe ao mestre encenar o que aconteceu.
#20 Nironde Enviado : 01/04/21 10:02
Tinha me esquecido do detalhe se tratar "corpo a corpo".

Técnica de Combate com Escudo por exemplo, pode ser usado corpo a corpo.
E agora?

Uma arma que caia das mãos ou que não permite ser resgatada apenas daria uma única oportunidade de ataque oportuno.

Zombaria poderia ter mais a oferecer. Algo que esteja ao alcance ou estar sujeito a acontecer novamente por estar sob efeito.
Cada vez que falhar no teste RM.

É isso que acontece no seu último efeito? Estar sujeito a acontecer novamente e ter ataque oportuno para cada vez que for desarmado com a quela arma?
#21 Marcelo_Rodrigues Enviado : 02/04/21 12:20
Nironde,

dava para por mais coisa, mas está bastante forte. Fazer um teste de RM por rodada é bem poderoso.

Para explicar isso vamos falar de probabilidades de lançamento sucessivos... digamos que o Bardo está combatendo alguém de estágio maior o que daria uma RM > que 50%. Digamos que o oponente só falhe com 8 ou menos.

Na primeira rodada são 8 em 20 de falhar, o que dá 40% chance de isto acontecer.

Na segunda rodada considerando que agora já foram 2 lançamentos, a chance de dar um 8 em 2 lançamentos é de (8*20+8*12)/400, o que dá 64% chance de isto acontecer.

Terceira rodada: 78%
Quarta rodada: 87%
Quinta rodada: 92%

Nas demais rodadas... 95%, 97%, 98%, 99% e 99,4%

A magia dura 10 rodadas, então a chance do cara acabar de perder a arma é muito grande!

Logo, vamos deixar assim que já está super forte!
#22 Nironde Enviado : 02/04/21 17:42

Mas é possível se fazer.
Por exemplo:
Poderia ser um modo a cada 3 rodadas um novo teste.

É possível adequarmos as condições se houver interesse.

E tem outros meios de fazer a oferecer mais, basta reequilibrar o tempo de efeito.

#23 Marcelo_Rodrigues Enviado : 03/04/21 10:47
Nironde,

desculpe-me mas não poderei atender as suas sugestões, como disse já tá bom. Não dá apara tornar mais forte. Se enfraquecer vai ficar inútil, ninguém vai querer pegar.

Note que já tem alguns limitante como por exemplo o componente roleplaying como obrigatório.

Além do Nironde, tem mais alguém para dar alguma observação?

#24 Flores Enviado : 03/04/21 15:01
Se há classes de magias que vão do estágio 11 ao 20, foi pensado em talvez adaptar a ideia de Nironde para que seja o Estágio 11 na atual proposta (1 ao 11)?
E ai ficando como teste e, na próxima revisão trabalha-se em cima de acordo com o retorno da comunidade.

Apenas uma sugestão.
#25 RenatoCardos Enviado : 03/04/21 18:42
Gostei da magia, mas ela afeta qualquer tipo de criaturas? Mostos vivos? Criaturas Místicas? Dragões? E se oponente não estiver usando armas? Vai que o dragão tira 1 no dado, ele sai correndo porque foi humilhado?Brick wall
#26 Marcelo_Rodrigues Enviado : 04/04/21 09:26
Beleza Renato,

realmente procede sua sugestão. Fiz um ajuste e pus um limitante. Feliz

#27 Edilton Oliveira Enviado : 04/04/21 10:05
Marcelo_Rodrigues escreveu:
Beleza Renato,

realmente procede sua sugestão. Fiz um ajuste e pus um limitante. Feliz

Um limitante desta magia é que ele só afetas certas raças humanoides (raças civilizadas, selvagens e gigantes).

Que tal acrescentar algo do tipo: ... A zombaria tem que ser proferida em uma língua que o inimigo entenda.
Não tem lógica xingar em uma outra língua e o inimigo se ofender.
#28 Marcelo_Rodrigues Enviado : 05/04/21 08:13
Edilton Oliveira escreveu:

Que tal acrescentar algo do tipo: ... A zombaria tem que ser proferida em uma língua que o inimigo entenda.
Não tem lógica xingar em uma outra língua e o inimigo se ofender.


Não sei... vc pode zombar só com gestos e trejeitos. O que acha disto?
#29 Edilton Oliveira Enviado : 05/04/21 08:47
Marcelo_Rodrigues escreveu:


Não sei... vc pode zombar só com gestos e trejeitos. O que acha disto?


Acho que pra uma magia de RPG, pode ser.

Falando sociologicamente, talvez uma outra cultura não consiga interpretar um gesto maldoso como algo pejorativo. Se um brasileiro der uma dedada pra um aborígene australiano (ou um índio tupiniquim raiz), dificilmente ele interpretará como ofensa ou zombaria.
#30 Flores Enviado : 05/04/21 14:52
Edilton Oliveira escreveu:
Marcelo_Rodrigues escreveu:


Não sei... vc pode zombar só com gestos e trejeitos. O que acha disto?


Acho que pra uma magia de RPG, pode ser.

Falando sociologicamente, talvez uma outra cultura não consiga interpretar um gesto maldoso como algo pejorativo. Se um brasileiro der uma dedada pra um aborígene australiano (ou um índio tupiniquim raiz), dificilmente ele interpretará como ofensa ou zombaria.


Quando li o tópico pensei exatamente no ponto citado.
Se for para criar algo fiel e perfeito, para tal seria necessário o conhecimento na linguagem do alvo.
Se bem que os Bardos estão com magias de interpretação de línguas que podem ser trabalhadas em associação.
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