Manipulação de Luz (revisão) - [Magias] Em Oficialização - Tagmar
Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

2 Páginas 12>
Responder...
Manipulação de Luz (revisão) Opções
#1 Marcelo_Rodrigues Enviado : 05/11/20 09:37
Este tópico se destina a revisar a magia Manipulação de Luz
#2 DiegoA Enviado : 05/11/20 13:44
No nivel 10, cria uma esfera de luz com duração de 1 mês?
pq esse prazo tão longo? seria um segundo sol?

#3 Marcelo_Rodrigues Enviado : 05/11/20 16:26
Diego, aguarde um pouco.

Esta que está no link era a revisão feita antes, mas o Rywv ainda vai postar a revisão dele.
#4 Rywv Enviado : 05/11/20 18:07
Fiz algumas mudanças na forma como a magia funciona, mas ainda não revisei os níveis 6, 8 e 10. Devo fazer isso mais tarde ou amanhã.
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
#5 Fábio_CM Enviado : 05/11/20 18:33
Como uma explosão de luz cega apenas os oponentes?
#6 DiegoA Enviado : 06/11/20 00:49
Acho melhor abandonar essa ideia de esfera de luz,e sim, adotar uma ideia de feixe de luz direcionada, assim não atingiria os aliados que estiverem de costas.
#7 Rywv Enviado : 06/11/20 07:34
Fábio_CM escreveu:
Como uma explosão de luz cega apenas os oponentes?

A descrição ja era essa, e como é uma magia direta eu não vi necessidade de mudar. Mas se a maioria concordar eu posso mudar para afetar todas dentro do alcance(mais logico).

Ainda to mexendo nela, tinha um esboço bem bruto e pouco trabalhado antes.

DiegoA escreveu:
Acho melhor abandonar essa ideia de esfera de luz,e sim, adotar uma ideia de feixe de luz direcionada, assim não atingiria os aliados que estiverem de costas.

A principal função da magia é iluminar, tanto que tem duração extremamente longa nos últimos níveis, a cegueira é secundário e não compensar castrar a magia só para "melhora-la" para combate.
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
#8 samuel.azevedo Enviado : 06/11/20 08:49
Bom dia, uma coisa que sempre me incomodou nessa magia é o nível 2 ser o único que apaga a luz. Porque não colocar este efeito de dar ou tirar luz na mesma quantidade em todos os níveis?
#9 Edilton Oliveira Enviado : 06/11/20 09:01
Rywv escreveu:
A descrição ja era essa, e como é uma magia direta eu não vi necessidade de mudar. Mas se a maioria concordar eu posso mudar para afetar todas dentro do alcance(mais logico).

Eu sou a favor que afete todos no alcance (talvez, exceto, o evocador).
#10 Marcelo_Rodrigues Enviado : 06/11/20 10:22
Já eu sou a favor que como é magia ele pode escolher quem a magia afeta. Então troca "explosão de luz" por "um cone de luz". Um cone (que nem uma lanterna) que ofusca quem está afrente.

Um ponto importante do ajuste é por uma duração boa para luz de iluminação. Não dá para explorar com duração tão curta.
#11 DiegoA Enviado : 06/11/20 13:21
Marcelo_Rodrigues escreveu:
Já eu sou a favor que como é magia ele pode escolher quem a magia afeta. Então troca "explosão de luz" por "um cone de luz". Um cone (que nem uma lanterna) que ofusca quem está afrente.

Um ponto importante do ajuste é por uma duração boa para luz de iluminação. Não dá para explorar com duração tão curta.

Tb ia dar o exemplo da lanterna.
Na verdade, em todas as magias, temos q explorar todas as possibilidades, afinal pra isso q serve os níveis, podemos atender a todos os gostos, inclusive a questão da esfera de luz ou cone de luz. Pensemos em adaptar todos níveis da magias de forma q todos gostem. Assim, entendo q na descrição inicial da Magia deve ser genérica, dizendo q o evocador conseguirá manipular a luz em esfera, em cone ...
Depois de resolvida a descrição passaríamos a formular os efeitos dos níveis da Magia. Poste a descrição da Magia para q possamos analisar.

#12 Rywv Enviado : 07/11/20 07:37
samuel.azevedo escreveu:
Bom dia, uma coisa que sempre me incomodou nessa magia é o nível 2 ser o único que apaga a luz. Porque não colocar este efeito de dar ou tirar luz na mesma quantidade em todos os níveis?

Eu removi, existe uma magia para criar escuridão, não vejo motivo dessa aqui fazer o mesmo. Logico que existe a possibilidade de unir as duas, mas não acho que seja realmente necessário e tbm não cabe a mim decidir isso.

Edilton Oliveira escreveu:
Eu sou a favor que afete todos no alcance (talvez, exceto, o evocador).

Pode ser, não acho que muda mto. Só se o grupo for mto descoordenado.

Acho essa ideia de cone meio estranha, e não vai resolver o problema de afetar aliado ou não. Um grupo coordenado não vai sofrer disso. Só é preciso uma estratégia simples, como fechar os olhos quando o místico gritar uma palavra chave ou levantar a arma para o alto. Algo que vou deixar claro é que a magia não afeta pessoas que estiverem de olhos fechados ou que não estão olhando diretamente para o místico.

E sobre a duração da luz pode deixar que vou resolver isso.
DiegoA escreveu:

Tb ia dar o exemplo da lanterna.
Na verdade, em todas as magias, temos q explorar todas as possibilidades, afinal pra isso q serve os níveis, podemos atender a todos os gostos, inclusive a questão da esfera de luz ou cone de luz. Pensemos em adaptar todos níveis da magias de forma q todos gostem. Assim, entendo q na descrição inicial da Magia deve ser genérica, dizendo q o evocador conseguirá manipular a luz em esfera, em cone ...
Depois de resolvida a descrição passaríamos a formular os efeitos dos níveis da Magia. Poste a descrição da Magia para q possamos analisar.

Discordo um pouco, mtas vezes as coisas desandam um bocado quanto se tenta atender a todos os gostos sem prestar atenção na harmonia. É mais fácil achar um padrão aceito pela maioria e trabalhar em cima dele. Sobre usar cone de luz, pra mim é mais perda do que ganho. Um combate não é algo de via única, onde vc anda pra frente e acabou. Mas vezes os inimigos entram no meio do grupo e vice-versa, tbm é normal o grupo ser atacado de vários lados.

Vou ver se hj ou amanha trago uma versão mais definitiva da magia.
Gar,"O Louco"
#13 Rywv Enviado : 08/11/20 10:40
Meus amigos, trouxe uma nova versão para magia. Gostaria de ressaltar alguns pontos que achei pertinente.

1- Cegueira. Olhei para relembrar qual era a penalidade exata e me deparei com o fato de ser igual a escuridão total(-10). Isso ao meu ver é mto forte, por isso joguei ela pra um nível mais alto( nível 6) e reduz bastante a duração dos últimos níveis, até mesmo pq pouco combates duram mais de 10 rodadas e boa parte fica por volta das 5 rodadas.

2- Alcance. A magia tinha um alcance verdadeiramente longo. Eu até comentado com o Marcelo anteriormente que nunca tinha visto alguém colocar mais de 1 ponto ou 2 na magia. Talvez seja pq só magos tinham acesso a ela(eu acho), e sua vasta e poderosa lista ofuscava essa magia nas mesas que joguei. Ela funcionar com longo alcance a torna extremamente poderosa e estratégica, seja para explorar usando-a para visualizar o caminho a frente, "quebrar" emboscadas, distrair inimigos, prejudicar alguém o colocando em exposição, enfim, inúmeros usos. Se a maioria desejar eu deixo o alcance de 20 metros, por mim fica toque.

3- Escuridão. A magia fazia escuridão somente no nível 2. Removi pq ja existe uma magia só para isso, não vejo motivo para essa mecânica existir aqui.

4- Alvos. A magia afetava objetos e criaturas. Removi criaturas pq achei um pouco redundante e talvez maldoso. Se não for para "trollar" é mto mais útil usar em um objeto do que pessoa, e ter como alvo um local é bem mais interessante. Se for decidido voltar o alcance para o valor original, possivelmente removerei o uso em locais, isso para minimizar o que destaquei em alcance, mesmo que ainda possa acontecer o que comentei em alcance, vai ser mais difícil.

5- Iluminação. A magia anteriormente estava criando algo tipo um domo de luz fixo, sem qualquer citação de uma possível penumbra. Achei interessante destacar esse ponto na magia pq temos raças que enxergam bem nessa condição.

Acho que não esqueci de nada, por enquanto é isso.
Gar,"O Louco"
#14 Nironde Enviado : 10/11/20 09:13
Manipulação de Luz.
A magia é boa e útil mas é provável que deixe de ser a mesma magia que oferecia algo que pudesse de ser usado por um mago em combate.

Devido as mudanças apenas a atender um novo colégio (luz e trevas). Não vejo necessidade...

Reduzir pela metade e tirar a flexibilidade que essa magia ser usada tanto em objetos e animais.
A final, animais não oferecem resistência a magia?
Armadilha não oferece dificuldade para ser notada?

Será que é preciso um personagem cair em um buraco só pra satisfazer o MJ?

Sendo assim, por que não reduzir para 5 níveis apenas?

Pra que ter 10 níveis?

Já que não será mais foco para uso de combate.
#15 samuel.azevedo Enviado : 10/11/20 09:47
Bom dia,

Vi a nova versão e tenho algumas sugestões.

Acho que o alcance poderia ser variável, nos níveis mais baixos, ser toque, mas depois poderia escolher um ponto a distância, e nos mais altos poderia criar uma orbe de luz flutuante cuja posição pudesse ser manipulada junto ao movimento do evocador ou pela sua vontade (para posicionamento estratégico). Assim, teríamos mais Manipulação nessa magia de Luz.

Gostei da explosão cegante, ela fala em todos olhando para o místico, mas não daria mais estratégia a magia se o místico pudesse escolher um ponto para causar a explosão de luz e todos que olhassem naquela direção teriam que fazer o teste?

Abraços
#16 Rywv Enviado : 12/11/20 21:45
Nironde escreveu:
Manipulação de Luz.
A magia é boa e útil mas é provável que deixe de ser a mesma magia que oferecia algo que pudesse de ser usado por um mago em combate.

Devido as mudanças apenas a atender um novo colégio (luz e trevas). Não vejo necessidade...

Reduzir pela metade e tirar a flexibilidade que essa magia ser usada tanto em objetos e animais.
A final, animais não oferecem resistência a magia?
Armadilha não oferece dificuldade para ser notada?

Será que é preciso um personagem cair em um buraco só pra satisfazer o MJ?

Sendo assim, por que não reduzir para 5 níveis apenas?

Pra que ter 10 níveis?

Já que não será mais foco para uso de combate.

Acho que vc confundiu algumas coisas. O numero de níveis são os mesmos, eu não mudei isso. Troquei criatura por lugar pq ao meu ver é mais util, pq em criatura seria mas para "trollar", não existe mta vantagem ter uma criatura como alvo. Se vc pensar bem eu aumentei a utilidade criando a explosão de luz e ajustando a duração da iluminação, a cegueira anterior precisava de alvo para gerar a luz e cegar, agora a explosão ocorre sem isso, a luz gerada dura mto mais no inicio e tem duração razoável no final, o problema é que para essas mudanças eu precisei remover o alcance, pq se não as coisas poderiam ficar desbalanceadas.

samuel.azevedo escreveu:
Bom dia,

Vi a nova versão e tenho algumas sugestões.

Acho que o alcance poderia ser variável, nos níveis mais baixos, ser toque, mas depois poderia escolher um ponto a distância, e nos mais altos poderia criar uma orbe de luz flutuante cuja posição pudesse ser manipulada junto ao movimento do evocador ou pela sua vontade (para posicionamento estratégico). Assim, teríamos mais Manipulação nessa magia de Luz.

Gostei da explosão cegante, ela fala em todos olhando para o místico, mas não daria mais estratégia a magia se o místico pudesse escolher um ponto para causar a explosão de luz e todos que olhassem naquela direção teriam que fazer o teste?

Abraços

A remoção do alcance ocorreu para evitar desbalanceamento na magia. Como respondi ao Nironde, a explosão não exige alvo, e agora podemos lançar a magia no terreno. Eu não sei o quanto isso afetaria o jogo se tivesse o alcance anterior, meu receio é que fique mto poderoso. A magia como ficou agora cobre mto bem sua função em combate e exploração, por isso não sei se vale o risco fazer a mudança no alcance.
Gar,"O Louco"
#17 Nironde Enviado : 13/11/20 13:36
Citação:
Troquei criatura por lugar pq ao meu ver é mais util, pq em criatura seria mas para "trollar", não existe mta vantagem ter uma criatura como alvo.

Criatura como alvo pode ser qualquer ser.

Outra coisa, isso também seria válido para escuridão?

Ao efeito em lugar, em uma rodada você sairá de dentro da área de efeito da magia. Só pelo fato que não permite se fazer em um alvo.
#18 Rywv Enviado : 15/11/20 19:06
Nironde escreveu:

Criatura como alvo pode ser qualquer ser.

Sim, mas que vantagem existe em ficar brilhando igual o vampiro do crepúsculo? Usar a magia em algo que vc carrega tem praticamente o mesmo efeito, tirando que no momento de necessidade vc pode simplesmente descartar o objeto.
Nironde escreveu:
Outra coisa, isso também seria válido para escuridão?

Como mencionei anteriormente, ja existe uma magia só pra fazer escuridão. Então removi essa mecanica de manipulação de luz.
Nironde escreveu:
Ao efeito em lugar, em uma rodada você sairá de dentro da área de efeito da magia. Só pelo fato que não permite se fazer em um alvo.

É oque mencionei antes, só colocar a magia em um objeto e carrega-lo.
Gar,"O Louco"
#19 Marcelo_Rodrigues Enviado : 16/11/20 09:29
E a ideia de ser um cone de luz? Pois vai acabar afetando o próprio grupo se for uma explosão com raio;

Outra sugestão é que o efeito de cegar seja a partir do efeito 4, pois no original já fazia isso no efeito 4,
#20 Nironde Enviado : 16/11/20 10:08
Rywv
Citação:
Sim, mas que vantagem existe em ficar brilhando igual o vampiro do crepúsculo?

Uma criatura como uma sombra com certeza já faria uma enorme diferença pra quem não vê no escuro.

Não vejo problema erro nenhum, mas é como já mencionei.
Apenas para justificar a criação de mais um colégio.
O que pode implicar em surgir novos colégios com mesmo pretexto.

Outra coisa que pode impactar um grupo inteiro, caso depender de atacar uma criatura na escuridão a impedir que está fuja.

Então a magia deixou de ser manipulação de luz?

Porque deixou na prática um meio de manipular a luz aumentando ou diminuindo e até ausentar a presença de luz.

Só pelo fato que apenas não ser mais capaz de ausentar a presença de luz.
A magia não será mais a mesma.
Tirou a flexibilidade.
#21 DiegoA Enviado : 16/11/20 12:14
E a ideia de ser um cone de luz? Pois vai acabar afetando o próprio grupo se for uma explosão com raio;

Outra sugestão é que o efeito de cegar seja a partir do efeito 4, pois no original já fazia isso no efeito 4,

1 - concordo q a magia manipule (criar luz), o q seria diferente da magia Escuridão q seria(retirar a luz). OBS: a manipulação da luz não seria possível manipular a luz natural (luz vinda do sol q ilumina uma sala) ou artificial (luz de tocha), o q seria atribuição da Magia escuridão( não sei se aquela magia diz isso). A meu ver, mais prudente q a magia manipulação da luz seja apenas para manipular uma luz criada pelo evocador ( luz branca, tipo led, flash de câmera). Essas limitações de poder são importantes para não esvaziar a magia Escuridão.

2 - como já disse em tópicos acima, manipular corresponde em moldar, modificar ou criar a luz, por isso, essa magia poderia ser na descrição principal mais genérica, e nos efeitos da Magia abordaremos a questão de esfera, ou cone ou explosão, e em q hipótese atingiria a visão.

IMPORTANTE: A partir do crescimento do sistema, muitas coisas parecem ter sido criadas repetidas, e, diante disso o critério de diferenciação de ideias e conceitos devem ser estabelecidas. Q as magias Manipulação da Luz e Escuridão sejam refeitas agora!!! Cada um com suas características e efeitos bem estabelecidos. Acredito q nao devem JAMAIS serem unificadas, afinal a ideia do projeto é de crescer e não de diminuir. Afinal manipulacao de luz caberia a um colegio( Conhecimento, Elementsl) e a magia Escuridão a outro colegio de magia(necromante).
#22 RavenVitrius Enviado : 17/11/20 00:29
Saudações. Queria fazer uma observação: Se a magia cria um efeito indireto (Explosão de luz), não deveria haver RM correto?

Sei que isso é uma medida de balanceamento, mas não seria melhor fazer teste, do mesmo modo que magias de efeito indireto e o resultado definir as rodadas de cegueira?

Tipo 25% - 1 rodada / 50% - 2 / 75% - 3 / 100% - 4 / Cinza - 5

Criando assim duas mecânicas para a magia, uma de utilidade, e outra ofensiva.

Nesse caso, não veria problema ela ter um alcance em sua mecânica de utilidade, nem mesmo em poder lançar em um alvo e ai sim haver um teste de RM. Isso permitiria por exemplo marcar um alvo que tenta fugir em uma floresta escura.

Ao fazer isso talvez, seja apenas necessário diminuir os números da mesma para balancear. Fazendo assim dessa magia, versátil, atrativa e balanceada.

Abraços!
#23 RavenVitrius Enviado : 17/11/20 00:41
Outro ponto, concordo com a magia não retirar luz e isso ficar a cargo da magia escuridão.

Já sobre ser um cone ou explosão, eu prefiro que seja uma explosão mesmo, me soa mais natural, algo similar a uma granada de luz. Seria algo como você concentrar todo o potencial da magia em suas mãos ao ponto de criar uma luz tão forte que é cegante. Sem a possibilidade de se fazer isso a distância, e sim, afetando também o grupo caso o mesmo não seja coordenado para tal situação, uma vez que o clarão iria durar alguns segundos e qualquer um que proteja a visão com antecedência não sentiria os efeitos.
#24 Rywv Enviado : 17/11/20 21:46

Sobre cone eu sinceramente não acho funcional, estariamos perdendo mto do potencial da magia só pra tentar "ajudar" ao grupos "noobs". Como eu ja comentei e o amigo RavenVitrius reafirmou, uma pequena coordenação do grupo evita que os integrantes sejam prejudicados. Não é mto difícil usar uma palavra chave para avisar os aliados, eu deixei bem claro que só afeta quem tem visão para o místico. Quem fecha o olho não ve, e tbm é fácil saber quando clarão que bate na pálpebra some.

Eu tirei no efeito 4 pq são 10 colunas de penalidade, é uma valor mto grande para uma magia em área.

Nironde escreveu:
Rywv
Citação:
Sim, mas que vantagem existe em ficar brilhando igual o vampiro do crepúsculo?

Uma criatura como uma sombra com certeza já faria uma enorme diferença pra quem não vê no escuro.

Não vejo problema erro nenhum, mas é como já mencionei.
Apenas para justificar a criação de mais um colégio.
O que pode implicar em surgir novos colégios com mesmo pretexto.

Outra coisa que pode impactar um grupo inteiro, caso depender de atacar uma criatura na escuridão a impedir que está fuja.

Então a magia deixou de ser manipulação de luz?

Porque deixou na prática um meio de manipular a luz aumentando ou diminuindo e até ausentar a presença de luz.

Só pelo fato que apenas não ser mais capaz de ausentar a presença de luz.
A magia não será mais a mesma.
Tirou a flexibilidade.

Realmente podemos dizer que tirar o alcance e criatura como alvo é uma pequena perda que sinceramente não considero tão impactante. Na verdade isso de certa forma aumenta a utilidade do rastreador que tem visão noturna atualmente na básica. Tbm não acho legal ter essa magia como um forma de marcar as "vitimas" dos jogadores, ela foi feita para iluminar, ter a cegueira é bom o suficiente para tornar ela desejável e útil em combate.

Sobre manipular a luz aumentando e diminuindo sua luminosidade... A magia nunca fez isso, pelo menos pelo o que entendo da descrição anterior ela só criava uma esfera de luz ou de escuridão. E tirar a mecânica de criar escuridão é algo necessário, se não pra que serve a magia escuridão que só pode criar escuridão.
Gar,"O Louco"
#25 Rywv Enviado : 17/11/20 22:19
DiegoA escreveu:

1 - concordo q a magia manipule (criar luz), o q seria diferente da magia Escuridão q seria(retirar a luz). OBS: a manipulação da luz não seria possível manipular a luz natural (luz vinda do sol q ilumina uma sala) ou artificial (luz de tocha), o q seria atribuição da Magia escuridão( não sei se aquela magia diz isso). A meu ver, mais prudente q a magia manipulação da luz seja apenas para manipular uma luz criada pelo evocador ( luz branca, tipo led, flash de câmera). Essas limitações de poder são importantes para não esvaziar a magia Escuridão.

2 - como já disse em tópicos acima, manipular corresponde em moldar, modificar ou criar a luz, por isso, essa magia poderia ser na descrição principal mais genérica, e nos efeitos da Magia abordaremos a questão de esfera, ou cone ou explosão, e em q hipótese atingiria a visão.

IMPORTANTE: A partir do crescimento do sistema, muitas coisas parecem ter sido criadas repetidas, e, diante disso o critério de diferenciação de ideias e conceitos devem ser estabelecidas. Q as magias Manipulação da Luz e Escuridão sejam refeitas agora!!! Cada um com suas características e efeitos bem estabelecidos. Acredito q nao devem JAMAIS serem unificadas, afinal a ideia do projeto é de crescer e não de diminuir. Afinal manipulacao de luz caberia a um colegio( Conhecimento, Elementsl) e a magia Escuridão a outro colegio de magia(necromante).

a magia não vai manipular outras fontes de luz, ela só cria a luz artificia e ponto. Escuridão tbm não tem ligação com essa magia, tbm não acho apropriado ter.

Sobre manipular a luz como uma matéria, a magia nunca fez isso e eu não pretendo criar tão coisa na revisão. Não da pra fazer cone sem mudar como a magia funciona, tbm não acho util. A explosão tem mto mais alcance e utilidade do que uma "lanterna". Vcs estão se prendendo mto ao fato de afetar aliados, sendo que isso é mto simples de remediar.

RavenVitrius escreveu:
Saudações. Queria fazer uma observação: Se a magia cria um efeito indireto (Explosão de luz), não deveria haver RM correto?

Sei que isso é uma medida de balanceamento, mas não seria melhor fazer teste, do mesmo modo que magias de efeito indireto e o resultado definir as rodadas de cegueira?

Tipo 25% - 1 rodada / 50% - 2 / 75% - 3 / 100% - 4 / Cinza - 5

Criando assim duas mecânicas para a magia, uma de utilidade, e outra ofensiva.

Nesse caso, não veria problema ela ter um alcance em sua mecânica de utilidade, nem mesmo em poder lançar em um alvo e ai sim haver um teste de RM. Isso permitiria por exemplo marcar um alvo que tenta fugir em uma floresta escura.

Ao fazer isso talvez, seja apenas necessário diminuir os números da mesma para balancear. Fazendo assim dessa magia, versátil, atrativa e balanceada.

Abraços!

Não da pra manipular a penalidade da cegueira pq ela é uma mecânica do livro de regras, a magia só se utiliza dela e não a manipula. A Explosão tem RM, mas depende da visão. Eu tirei o alcance e criatura como alvo para reduzir um pouco o poder da magia em um ponto pq estava ampliando a utilidade dela em outro. Marca criaturas com a magia é legal mas reduz a utilidade de outras profissões sem necessidade, o rastreador/mago necromante tem visão noturna oque seria a magia correta para perseguir alguém no escuro, o caçador tem magias especializada para caçar.

Algo que sempre reclamei em tagmar é a grande versatilidade das magias de lista básica do mago, o cara praticamente inutiliza outras profissões até certo ponto por causa da grande versatilidade de suas magias. Essa magia foi feita para iluminar, ela não precisa ser uma espécie de rastreador.
RavenVitrius escreveu:
Outro ponto, concordo com a magia não retirar luz e isso ficar a cargo da magia escuridão.

Já sobre ser um cone ou explosão, eu prefiro que seja uma explosão mesmo, me soa mais natural, algo similar a uma granada de luz. Seria algo como você concentrar todo o potencial da magia em suas mãos ao ponto de criar uma luz tão forte que é cegante. Sem a possibilidade de se fazer isso a distância, e sim, afetando também o grupo caso o mesmo não seja coordenado para tal situação, uma vez que o clarão iria durar alguns segundos e qualquer um que proteja a visão com antecedência não sentiria os efeitos.

Essa é a ideia realmente.
Gar,"O Louco"
#26 RavenVitrius Enviado : 17/11/20 22:39
Sobre a cegueira você entendeu errado o que quis dizer.

Não é pra magia determinar a penalidade da cegueira e sim o número de rodadas, baseado no resultado do teste na tabela.

Não vejo sentido a explosão de luz que é algo indireto ter mecânica de magia de efeito direto.

Pra mim do mesmo jeito que uma bola de fogo atinge a todos que estão no raio de explosão, a explosão de luz cega a todos no alcance que não estejam de costas e não protejam a vista. Acredito que o próprio evocador feche os olhos ao lançar essa magia.
#27 RavenVitrius Enviado : 17/11/20 22:48
Sobre a comparação com outras profissões eu penso o seguinte:

Primeiramente para se fazer jus ao nome manipulação de luz, o evocador deve ter efeitos que de fato manipulem a luz, isso pode ser distribuído pelos níveis para balancear, quanto mais nível, mais se consegue manipular.

Segundo, as magias de outras profissões tem características diferentes e até finalidades diferentes. Em algumas situações pode ser muito mais útil usar visão noturna que uma luz que chama atenção. E outro ponto, que muitos grupos de jogo não vão ter um rastreador ou mago ou qualquer outra profissão. Então não vejo essa magia roubando a cena de magias de outras profissões.

Acho que ela deve funcionar parecido como era anteriormente, com algumas limitações, detalhamentos e balanceamentos. Do jeito que está, você na questão utilidade, cria uma tocha mágica e só.
#28 Marcelo_Rodrigues Enviado : 18/11/20 08:13
Não, explosão de luz não gera dano, logo não dá para usar a mecânica de magia indireta. Note estas mecânicas (diretas/indiretas) foram criadas apenas para diferenciar as magias que faziam dano das demais. Se não dá dano é direta independente da logica... não sei de perceberam mas as mecânicas não foram cridas (na época do Tagmar 1) para atender a lógica, mas sim o contrário. Fizemos as regras e depois inventamos um a logica para explica-las Muito Feliz

Bem... Rywv, fechamos ou vai fazer algum ajuste ainda?
#29 RavenVitrius Enviado : 18/11/20 14:06
Era bom observar como a magia oposta a essa vai funcionar né. A magia escuridão não tem RM, tem alcance, e pode ser lançada sobre alguém. E lá diz que não tem RM pq o efeito não é lançado contra alguém diretamente. Porque a explosão de luz então funcionaria como efeito direto?

Sendo um efeito direto, o evocador então tem controle sobre os afetados correto? Assim não se precisa discutir se afeta o grupo ou não.

Eu particularmente estou achando que está um pouco confuso as concepções, é uma magia que não é lançada contra ninguém diretamente, mas é um efeito direto e que você não tem controle de quem é afetado.

A luz criada por essa magia penetra na escuridão mágica?

Ao meu ver a magia com certeza vai ser imensamente mais usada para cegar que para iluminar, fugindo um pouco do que era e do nome manipulação de luz.

É isso, abraços!
#30 Rywv Enviado : 18/11/20 20:28
RavenVitrius escreveu:
Sobre a cegueira você entendeu errado o que quis dizer.

Não é pra magia determinar a penalidade da cegueira e sim o número de rodadas, baseado no resultado do teste na tabela.

Não vejo sentido a explosão de luz que é algo indireto ter mecânica de magia de efeito direto.

Pra mim do mesmo jeito que uma bola de fogo atinge a todos que estão no raio de explosão, a explosão de luz cega a todos no alcance que não estejam de costas e não protejam a vista. Acredito que o próprio evocador feche os olhos ao lançar essa magia.

Agora entendi. Acho que ficaria mto burocrático isso, mtas rolagens para um efeito "simples".

RavenVitrius escreveu:
Sobre a comparação com outras profissões eu penso o seguinte:

Primeiramente para se fazer jus ao nome manipulação de luz, o evocador deve ter efeitos que de fato manipulem a luz, isso pode ser distribuído pelos níveis para balancear, quanto mais nível, mais se consegue manipular.

Segundo, as magias de outras profissões tem características diferentes e até finalidades diferentes. Em algumas situações pode ser muito mais útil usar visão noturna que uma luz que chama atenção. E outro ponto, que muitos grupos de jogo não vão ter um rastreador ou mago ou qualquer outra profissão. Então não vejo essa magia roubando a cena de magias de outras profissões.

Acho que ela deve funcionar parecido como era anteriormente, com algumas limitações, detalhamentos e balanceamentos. Do jeito que está, você na questão utilidade, cria uma tocha mágica e só.

Uma coisa que reparei é que as magias em tagmar não fazem jus a seu nome mtas vezes. Tenho grande convicção que essa magia não foi feita para literalmente manipular luz ou para ser um "rastreador luminoso". Digo isso por causa de quem a possuía antes dessa revisão, o mago com ela custando 1 em sua lista básica e o sacerdote de cruine com ela custando 1 em sua lista. Além disso tal coisa tornaria ela mto mais poderosa e possivelmente complexa.

A questão do "rastreador lumioso" é possivelmente uma brecha não planejada na magia, isso acontece com mtas outras. Quer um exemplo? Mutação. A magia em alguns níveis deixa vc carregar praticamente QUALQUER coisa, não existe limite de volume ou tamanho. Se for considerado posse do místico teoricamente funciona. O mestre que precisa limitar por causa do bom senso, pq se não da pra carregar um carroça, barco, casa, etc. Tudo ao mesmo tempo.
Gar,"O Louco"
Usuários visualizando este tópico
Guest
2 Páginas 12>
Ir para o Fórum