Mudança na regra de custo de aquisição de magia em relação a pré/pós colégio/ordem/confraria/trilha - Livro de Magias - Tagmar
Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Responder...
Mudança na regra de custo de aquisição de magia em relação a pré/pós colégio/ordem/confraria/trilha Opções
#1 fabiohenrique Enviado : 04/11/20 09:00
Fala galera tudo certinho?

Como todos sabem algumas magias tem um custo pra adquirir diminuido quando o personagem entra em uma escola/ordem/confraria/trilla

Aparentemente se o personagem entrou na escola e ainda nao tinha adquirido a magia, ele pode adquirir os niveis iniciais pagando o preco "com desconto". Perguntei no grupo de whatsapp e tive alguns comentarios interessantes.

Tem mestre que usa regra caseira (da os pontos de volta quando o jogador entra na escola). Por exemplo se o jogador comprou 4 niveis de uma magia que custa 2 e agora, so custa 1, ele ganha 4 pontos de volta.
Tem mestre que comentou que alguns jogadores evitam de pegar as magias que eles sabem que vao ficar mais baratas. Isso esta bem longe do ideal, afinal o jogador deveria fazer o mais natural, e nao ficar pensando na otimizacao dos pontos.

Alem disso tem uma situacao que pode desiquilibrar um pouco que eh a seguinte: seu grupo de jogadores comecou no nivel 1, todo mundo foi pagando o preco normal das magias. La pelo nivel 10, um deles morre. Voce deixa o cara fazer outro personagem e entrar no nivel 8. Ele ja vai entrar pertencendo a alguma escola. Com isso pode pagar os pontos mais baratos de cara.

Minha proposta de mudanca eh:

1 - dar os pontos de volta quando o jogador entra na escola OU
2 - so ter desconto nas magias acima do nivel 5

Particularmente eu acho mais interessante a mudanca 1, mas ficaria feliz com a 2.

O que voces acham?
#2 Edilton Oliveira Enviado : 04/11/20 09:09
Nobre fabiohenrique,

Eu votaria na opção 1: dar os pontos de volta.

Subentende-se que o místico teve novos estudos da magia, e agora a compreende mais facilmente. Como ficou mais fácil, ele tem mais tempo para se dedicar as outras, melhorando-as ou adquirindo novas.
#3 Nironde Enviado : 04/11/20 12:18
Nobres saudações.

Citação:
Eu votaria na opção 1: dar os pontos de volta.

Concordo com Edilton.

É opção do jogador.
O mesmo vale para técnicas de combate.

Ao entrar seja em colégio, ordem, ou outros.
Ao personagem agrega e aprimora suas habilidades.
#4 Marcelo_Rodrigues Enviado : 04/11/20 14:25
Ótima lembrada Nironde... esta regra também se aplicaria para as técnicas de Combate!

Opção 1 com certeza!

#5 Fábio_CM Enviado : 04/11/20 18:22
Eu acabo aplicando a opção 1 pelos mesmos motivos que o fabiohenrique mencionou. Acho mais justo e com menos chance de dar problemas.

Só gostaria de registrar uma sugestão que também deixei no grupo do Whatsapp que acabaria sendo uma mudança bem radical na evolução das magias, mas tornaria Tagmar mais interessante em todas as faixas de níveis:

• Pular todas as magias de especialização 5 estágios para frente, aumentando ao mesmo tempo 5 níveis em cada uma. Ou seja, uma magia de especialização não começaria mais no nível 1, começaria no nível 6 (Na prática, só é possível lançá-las a partir do nível 6, gastando um mínimo de 6 pontos de karma). Por outro lado, elas evoluiriam até o nível 15. Ou seja, cobririam uma faixa de estágios que hoje é bem "vazia", já que nos primeiros estágios acima do 10 os personagens são muito fracos para ficarem se aventurando com magias ancestrais (além de sua aquisição ser totalmente critério do mestre).

As magias que estão presentes tanto nas listas básicas como nas listas de especialização não teriam nenhuma modificação no custo a partir do estágio 5. Em vez disso, elas ganhariam novos níveis até o 15. Ou seja, as magias das especializações que também estão presentes na lista básica teriam versões mais poderosas apenas para as especializações.

Com isso teríamos as seguintes faixas de estágio para os personagens:
1-5: Apenas poderes das listas básicas.
6-10: Todos conseguem fazer a lista básica mais as especializações. As básicas serão bastante poderosas, enquanto as especializações estarão no começo.
11-15: Apenas as magias de especializações teriam opções equivalentes ao estágio do personagem, inclusive aquelas que já estão presentes nas listas básicas. Por exemplo, um elementalista com Raio Elétrico terá uma opção de efeito no estágio 12 que um mago com a mesma magia, mas não elementalista, não terá, já que a lista básica termina no nível 10.
#6 samuel.azevedo Enviado : 06/11/20 17:14
Fábio_CM escreveu:
Eu acabo aplicando a opção 1 pelos mesmos motivos que o fabiohenrique mencionou. Acho mais justo e com menos chance de dar problemas.

Só gostaria de registrar uma sugestão que também deixei no grupo do Whatsapp que acabaria sendo uma mudança bem radical na evolução das magias, mas tornaria Tagmar mais interessante em todas as faixas de níveis:

• Pular todas as magias de especialização 5 estágios para frente, aumentando ao mesmo tempo 5 níveis em cada uma. Ou seja, uma magia de especialização não começaria mais no nível 1, começaria no nível 6 (Na prática, só é possível lançá-las a partir do nível 6, gastando um mínimo de 6 pontos de karma). Por outro lado, elas evoluiriam até o nível 15. Ou seja, cobririam uma faixa de estágios que hoje é bem "vazia", já que nos primeiros estágios acima do 10 os personagens são muito fracos para ficarem se aventurando com magias ancestrais (além de sua aquisição ser totalmente critério do mestre).

As magias que estão presentes tanto nas listas básicas como nas listas de especialização não teriam nenhuma modificação no custo a partir do estágio 5. Em vez disso, elas ganhariam novos níveis até o 15. Ou seja, as magias das especializações que também estão presentes na lista básica teriam versões mais poderosas apenas para as especializações.

Com isso teríamos as seguintes faixas de estágio para os personagens:
1-5: Apenas poderes das listas básicas.
6-10: Todos conseguem fazer a lista básica mais as especializações. As básicas serão bastante poderosas, enquanto as especializações estarão no começo.
11-15: Apenas as magias de especializações teriam opções equivalentes ao estágio do personagem, inclusive aquelas que já estão presentes nas listas básicas. Por exemplo, um elementalista com Raio Elétrico terá uma opção de efeito no estágio 12 que um mago com a mesma magia, mas não elementalista, não terá, já que a lista básica termina no nível 10.

Boa tarde,
Para simplificar isso, que tal as magias da lista básica irem até o estágio 5, e a da lista da especialização irem do 6 ao 10? Para diferenciar, elas merecem até um nome diferenciado, como Bola de Fogo Perfeia, Telecinese Avançada...
#7 wanderson_marins Enviado : 03/12/20 21:41
Eu prefiro a opção 1.

Acho mais simples, funcional e justa.

Também acho que a discussão que o Fábio_CM levantou interessante, poderíamos evoluir mais nessa pauta.
#8 Nironde Enviado : 04/12/20 15:09
Não entendi...

Pra mim os jogadores sempre começa no estágio 1.
Acho que há incômodo com que jogador começar no estágio 5.

Mas como venho observando a imensamente a dificuldade dos MJ realizar obstáculos sem ter de manipular forçando com que jogador se tome a sua decisão.

Quero dizer muitas vezes o MJ costuma impor suas escolhas sob o jogador. Isso é muito chato, chegando haver um certo desprazer de jogar na mesa.

O que sugerem é diminuir ao poder dos místicos?

Ou seria de ter continuidade no conhecimento das magias?
Usuários visualizando este tópico
Guest
Ir para o Fórum