Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : Controle Climático (revisão)
Escolha Votos Estatísticas
Aprovado 5 100 %
Reprovado (precisa de melhorias) 0 0 %

2 Páginas 12>
Controle Climático (revisão) Opções
#1 Marcelo_Rodrigues Enviado : 30/05/20 09:19
Esta tarefa se destina a revisar a Magia - Controle Climático. Na pesquisa foi apontada como uma magia fraca e com pouca utilidade prática em jogo. Esta magia recebeu os seguintes comentários:

... qual a utilidade de mudar o clima, não vejo uso disto em jogo a não ser para poder fazer relâmpagos.

Uma sugestão para esta magia é que os efeitos posso ser mais uteis (ventos fortes, chuvas torrenciais, granizo, etec), podendo dependendo do nível fazer mudanças mais radicais.
#2 samuel.azevedo Enviado : 30/05/20 15:47
Marcelo_Rodrigues escreveu:
Esta tarefa se destina a revisar a Magia - Controle Climático. Na pesquisa foi apontada como uma magia fraca e com pouca utilidade prática em jogo. Esta magia recebeu os seguintes comentários:

... qual a utilidade de mudar o clima, não vejo uso disto em jogo a não ser para poder fazer relâmpagos.

Uma sugestão para esta magia é que os efeitos posso ser mais uteis (ventos fortes, chuvas torrenciais, granizo, etec), podendo dependendo do nível fazer mudanças mais radicais.

Gostei da sugestão, mas quero deixar a observação que alterar o tempo local (efeito atual dela) pode ser muito útil em campanhas, mas depende do mestre mencionar o clima e o quanto pode dificultar em viagens. Acho que a região das terras selvagens vai ser uma em que isso vai ser muito importante.

Poderia deixar o efeito de mudar o tempo local nos níveis mais baixos e nos mais fortes causar esses efeitos sugeridos causando algumas penalidades em habilidades específicas (ventos fotes), movimentação (chuvas torrenciais) ou dano por intervalo de tempo (granizo).

Abraços
#3 Marcelo_Rodrigues Enviado : 07/06/20 10:02
Como estamos indo? Think
#4 rodolfo Enviado : 07/06/20 13:31
Seguindo o fluxo das idéias, pode-se manter a magia como está e criar uma tabela de efeitos e exemplos para cada uma das situações climáticas
#5 Fábio_CM Enviado : 07/06/20 14:08
Eu acho que ela poderia agir de forma um pouco diferente. Ela está mudando o clima e comparando coisas um pouco diferentes. Acredito que ela poderia ser dividida em "ventos", "chuvas" e "temperatura". Assim, teríamos:

VENTO ─ Nenhum vento - brisa - ventoso - vendaval - tornado
UMIDADE ─ Árido - Nebuloso - chuvoso - tempestuso - Dilúvio
TEMPERATURA ─ Glacial - frio - agradável - quente - escaldante

Os efeitos não mudam. Cada efeito poderia alterar em um passo cada uma das categorias, talvez limitando o número de passos possíveis. Por exemplo,
• nível 1 poderia mudar 1 passo na escala de uma categoria.
• nível 3 permite até 2 passos, com no máximo 1 graduação na mesma categoria (vento, chuva ou temperatura).
• nível 5 permite até 3 passos, no máximo 1 graduação na mesma categoria .
• nível 7 permite até 4 passos, com até 2 graduações na mesma categoria.
• nível 9 permite até 5 passos, com até 3 graduações na mesma categoria.

Acredito que isso daria mais poder e versatilidade para a magia.
#6 regisdante Enviado : 24/06/20 11:46
Fábio_CM escreveu:
Eu acho que ela poderia agir de forma um pouco diferente. Ela está mudando o clima e comparando coisas um pouco diferentes. Acredito que ela poderia ser dividida em "ventos", "chuvas" e "temperatura". Assim, teríamos:

VENTO ─ Nenhum vento - brisa - ventoso - vendaval - tornado
UMIDADE ─ Árido - Nebuloso - chuvoso - tempestuso - Dilúvio
TEMPERATURA ─ Glacial - frio - agradável - quente - escaldante

Os efeitos não mudam. Cada efeito poderia alterar em um passo cada uma das categorias, talvez limitando o número de passos possíveis. Por exemplo,
• nível 1 poderia mudar 1 passo na escala de uma categoria.
• nível 3 permite até 2 passos, com no máximo 1 graduação na mesma categoria (vento, chuva ou temperatura).
• nível 5 permite até 3 passos, no máximo 1 graduação na mesma categoria .
• nível 7 permite até 4 passos, com até 2 graduações na mesma categoria.
• nível 9 permite até 5 passos, com até 3 graduações na mesma categoria.

Acredito que isso daria mais poder e versatilidade para a magia.

PENSEI ASSIM TBM

ÁGUA - Normal - Garoa - Chuva Fina - Chuva Forte - Torrente - Temporal
VENTO - Normal - Brisa - Ventos Leves - Ventania - Tempestade - Tornado
FRIO - Normal - Inverno - Frio - Neve - Granizo - Nevasca
CALOR - Normal - Morno - Mormaço - Calor Seco - Calor Escaldante - Desértico

Vou terminar aqui e ja discutimos as formas..

#7 regisdante Enviado : 24/06/20 14:29
Magia posta no verbete associado a esta tarefa. Confiram.
#8 Marcelo_Rodrigues Enviado : 25/06/20 13:00
Para a sequencia: FRIO - Normal - Inverno - Frio - Neve - Granizo - Nevasca

Não devia ser o frio antes de Inverno?
#9 regisdante Enviado : 28/06/20 14:03
Para a sequencia: FRIO - Normal - Inverno - Frio - Neve - Granizo - Nevasca

Não devia ser o frio antes de Inverno?

Sim, Deveria rs

Marcelo, coloca a magia no verbete para eu editar ai por gentileza!
#10 Fábio_CM Enviado : 28/06/20 16:36
FRIO e CALOR são manifestações de temperatura. Como é possível separá-los? Se um usuário deseja fazer calor e frio, o que acontece?
Pra mim as categorias deveriam ser independentes.

Desértico não é uma característica de calor, mas de quantidade de água (umidade). Existem desertos frios.
#11 Marcelo_Rodrigues Enviado : 29/06/20 09:13
Regis,

coloquei no verbete. Pode editar.
#12 regisdante Enviado : 29/06/20 21:30
Fábio_CM escreveu:
FRIO e CALOR são manifestações de temperatura. Como é possível separá-los? Se um usuário deseja fazer calor e frio, o que acontece?
Pra mim as categorias deveriam ser independentes.

Desértico não é uma característica de calor, mas de quantidade de água (umidade). Existem desertos frios.

Então vou unir em um só !
#13 regisdante Enviado : 29/06/20 21:39
Verbete editado
#14 Fábio_CM Enviado : 29/06/20 22:21
👍
#15 Marcelo_Rodrigues Enviado : 30/06/20 08:21
Fechamos? Dancing
#16 regisdante Enviado : 04/07/20 15:14
Se ninguém tem mais nada a declarar, sim fechamos !

Obrigado pelo apoio
#17 samuel.azevedo Enviado : 05/07/20 17:38
Olá,

A magia está muito melhor e muito mais útil! Applause Applause Applause
Sugiro colocar geada e nevoeiro no eixo Temperatura, como no exemplo abaixo, e quem sabe Nevando entre Geada e Granizo.Nevoeiro pode ter um efeito de atrapalhar a visão.

TEMPERATURA - Nevasca - Granizo - Geada - Nevoeiro - Frio - Normal - Quente - Calor Seco - Calor Escaldante.

De qualquer forma, o que significa cada clima em termos de regras? Vi que quatro deles dão efeitos similares a magias, mas e o restante?

Se eu quiser mudar de calor escaldante para chuva fina, são quantos passos? Creio que um exemplo pode ajudar a melhorar o uso da magia.

Abraços
#18 zetagmar Enviado : 05/07/20 21:32
Comentário pessoal
- Está magia envolve 3 outras magias. Aerocinese, Hidrocinese e termocinese. O que para mim já a torna extremamente poderosa.

Observação 1
- Enunciado da magia é bastante repetitivo.
Tentei condensar um pouco mais.

Citação:
A magia permite ao evocador alterar a condição climática que exista em uma localidade naquele momento.
A alteração pode ser em 1 ou mais fatores climáticos ao mesmo tempo, sendo estes:
- Na intensidade dos ventos:
- Na diferença da temperatura;
- Na umidade do ar;

Fica mais bonito a colocação dos efeitos meteorológicos, mas fica muito subjetivo. Acredito que podemos unir as informações de modo que fique claro ao leitor o que se deseja passar. Tomei a liberdade de criar uma tabela (Magia Controle Climático - Ventos) para ser acrescida em seu material e ficar mais fácil o entendimento dos passos ou níveis ou estágios ou etc. que possa diferenciar as varias condições meteorológicas possíveis com o vento.

Assim como acredito que para alteração da temperatura no local, seria interessante especificar numericamente o quanto de Karma para quanto em ºC irá alterar, seja para mais ou para menos.

Assim como para a quantidade de umidade do ar. Quanto de Karma para alterar mm/h.
Novamente tomei a liberdade de fazer uma tabela (Magia Controle Climático - Precipitação) com as possibilidades.

Diferença entre Tornado e Furacão
Tornado - Duração: menos de uma hora. Área de atuação: 2 km de diâmetro. Intensidade dos ventos: 100 a 480 Km/h.
Furacão - Duração: Várias horas.Área de atuação: 10 km de diâmetro. Intensidade dos ventos: 115 km/h.

Observação 2
A magia afeta algo natural, forçando uma condição existente. Acredito que pequenas mudanças levem a um custo menor de energia, assim como grandes mudanças a uma gasto maior.
Logo deve deixar claro ao mestre de jogo que os efeitos da mudança climática leve o custo é menor.

Observação 3
Deve ficar claro que o efeito não afeta o evocador. Imagine criar uma nevasca e o evocador morrer congelado? Não que vá se molhar na chuva, mas não vai ser carregado pelo tornado ou furacão que criou.

Observação 4
A distância é padrão pelo que entendi. O que altera é a capacidade de manipular o clima.
Colocar no inicio da descrição da magia o valor de 10 km de raio ou se preferir 20 Km de diâmetro.

Citação:
Após o término da duração, as condições climáticas ficam livres para voltar às suas tendências antigas. Este encanto só pode ser aplicado uma vez por dia no mesmo local (ver o alcance).

Tirar "ver o alcance" nesta frase.

Acredito que passo é o mesmo que nível ou estágio ou condição em que se encontra o clima local para alcançar o clima que o evocador deseja.
#19 regisdante Enviado : 06/07/20 20:30
samuel.azevedo escreveu:
Olá,

A magia está muito melhor e muito mais útil! Applause Applause Applause
Sugiro colocar geada e nevoeiro no eixo Temperatura, como no exemplo abaixo, e quem sabe Nevando entre Geada e Granizo.Nevoeiro pode ter um efeito de atrapalhar a visão.

TEMPERATURA - Nevasca - Granizo - Geada - Nevoeiro - Frio - Normal - Quente - Calor Seco - Calor Escaldante.

De qualquer forma, o que significa cada clima em termos de regras? Vi que quatro deles dão efeitos similares a magias, mas e o restante?

Se eu quiser mudar de calor escaldante para chuva fina, são quantos passos? Creio que um exemplo pode ajudar a melhorar o uso da magia.

Abraços

Entendi oque quis dizer, tipo no caso de AGUA e VENTO são 5 passos para ir além do normal para o ultimo estágio.
TEMPERATURA está apenas 3 passos do normal para o ultimo estágio, vou adotar sua sugestão, porque na prática os evocadores com 3 passos ja conseguiriam mudar a temperatura do NORMAL para o extremo de cada clima. Muito bem observado!

Nas regras tem alguns desses climas sim, Granizo, Ventos.. Tem que ver em COMBATE! Creio que não seria necessario colocar oque cada clima daria de efeito negativo, mas cabe colocar para o mestre dar uma olhada em combate, porque se gerou sua duvida, irá gerar outras.

Calor Escaldante até NORMAL!
Normal até chuva fina !
Contei 5 passos.
#20 regisdante Enviado : 06/07/20 20:48
zetagmar escreveu:
Comentário pessoal
- Está magia envolve 3 outras magias. Aerocinese, Hidrocinese e termocinese. O que para mim já a torna extremamente poderosa.

Só controlar não deixava ela extremamente poderosa, tanto que por votação foi pedido para melhorar os efeitos.

Citação:
Observação 1
- Enunciado da magia é bastante repetitivo.
Tentei condensar um pouco mais.

A magia permite ao evocador alterar a condição climática que exista em uma localidade naquele momento.
A alteração pode ser em 1 ou mais fatores climáticos ao mesmo tempo, sendo estes:
- Na intensidade dos ventos:
- Na diferença da temperatura;
- Na umidade do ar;

Fica mais bonito a colocação dos efeitos meteorológicos, mas fica muito subjetivo. Acredito que podemos unir as informações de modo que fique claro ao leitor o que se deseja passar.

Mas tipo, maioria dos efeitos estão descritos em combate, os que não estão o mestre pode entender oque é mais forte ou menos forte do que consta em regra.

Citação:
Tomei a liberdade de criar uma tabela (Magia Controle Climático - Ventos) para ser acrescida em seu material e ficar mais fácil o entendimento dos passos ou níveis ou estágios ou etc. que possa diferenciar as varias condições meteorológicas possíveis com o vento.

Assim como acredito que para alteração da temperatura no local, seria interessante especificar numericamente o quanto de Karma para quanto em ºC irá alterar, seja para mais ou para menos.

Assim como para a quantidade de umidade do ar. Quanto de Karma para alterar mm/h.
Novamente tomei a liberdade de fazer uma tabela (Magia Controle Climático - Precipitação) com as possibilidades.

Diferença entre Tornado e Furacão
Tornado - Duração: menos de uma hora. Área de atuação: 2 km de diâmetro. Intensidade dos ventos: 100 a 480 Km/h.
Furacão - Duração: Várias horas.Área de atuação: 10 km de diâmetro. Intensidade dos ventos: 115 km/h.

Iria ter que refazer a magia inteira do 0, caso o objetivo fosse mudar a temperatura por quantia de karma gasto.
EU acredito que não seja necessário, até porque existe os níveis para isto, ou seja, no nivel 10 o evocador irá gastar 10 karmas para realizar grandes mudanças.

Citação:
Observação 2
A magia afeta algo natural, forçando uma condição existente. Acredito que pequenas mudanças levem a um custo menor de energia, assim como grandes mudanças a uma gasto maior.
Logo deve deixar claro ao mestre de jogo que os efeitos da mudança climática leve o custo é menor.

OU SEJA, a magia nivel 1 gasta 1 de karma e muda poucos passos, magia level 10 gasta muitos karmas e mudam muitos passos, foi oque disse acima, para esse tipo de coisa já existem a divisão de niveis.

Citação:
Observação 3
Deve ficar claro que o efeito não afeta o evocador. Imagine criar uma nevasca e o evocador morrer congelado? Não que vá se molhar na chuva, mas não vai ser carregado pelo tornado ou furacão que criou.

Boa, tem razão. Irei observar na descrição.

Citação:
Observação 4
A distância é padrão pelo que entendi. O que altera é a capacidade de manipular o clima.
Colocar no inicio da descrição da magia o valor de 10 km de raio ou se preferir 20 Km de diâmetro.

Sim, é padrão deixei como no modelo antigo da magia.

Citação:
Após o término da duração, as condições climáticas ficam livres para voltar às suas tendências antigas. Este encanto só pode ser aplicado uma vez por dia no mesmo local (ver o alcance).
Tirar "ver o alcance" nesta frase.

OK!

Meu brother, publica aqui para nós essa tabela ai de Precipitação e Ventos para vermos as mudanças.

#21 regisdante Enviado : 06/07/20 21:26
Sugestões já constam no Verbete.
#22 Marcelo_Rodrigues Enviado : 07/07/20 09:44
fechamos??? Pray
#23 Fábio_CM Enviado : 07/07/20 11:43
Eu estou achando um pouco difícil de encaixar as condições listadas em condições reais, talvez por conta dos termos utilizados. A magia funciona modificando a situação atual, então qualquer clima é preciso ser representado pela lista para que o personagem consiga saber quais passos ele precisa dar e em qual direção.

Exemplo 1: Deserto de Blirga, dia, temperatura de 41 ºC, tempestade de areia. Quais seriam as condições? Para parar a tempestade e fazer chover na região, quais os passos seriam dados?
Exemplo 2: Uno, nos Mangues, dia de verão, temperatura de 35 ºC, abafado, chuva forte, sem vento. Para fazer parar de chover e aumentar ainda mais a temperatura para tornar o ambiente seco e desagradável para alguns gouras, quais os passos necessários?
Exemplo 3: Cidade Estado de Ender, noite da estação seca, temperatura de 25 ºC, sem vento e solo rachado por falta de chuva. Quais seriam as condições?
Exemplo 4: Geleiras, Temperatura de -20 ºC, nevasca. Quero transformá-la em chuva. Quais seriam os passos?

• Granizo e neve precisam ser invertidos. O granizo não precisa de temperatura negativa na superfície para acontecer.

Quanto a alguns termos:
• Para temperatura, sugiro trocar normal por "amena". Afinal, é normal nas geleiras uma temperatura de -15 ºC.
• Para vento, em vez de normal sugiro colocar "sem vento".
• Para água, em vez de normal sugiro trocar por "ideal".
#24 Marcelo_Rodrigues Enviado : 07/07/20 12:27
Fábio_CM escreveu:

Exemplo 1: Deserto de Blirga, dia, temperatura de 41 ºC, tempestade de areia. Quais seriam as condições? Para parar a tempestade e fazer chover na região, quais os passos seriam dados?
Exemplo 2: Uno, nos Mangues, dia de verão, temperatura de 35 ºC, abafado, chuva forte, sem vento. Para fazer parar de chover e aumentar ainda mais a temperatura para tornar o ambiente seco e desagradável para alguns gouras, quais os passos necessários?
Exemplo 3: Cidade Estado de Ender, noite da estação seca, temperatura de 25 ºC, sem vento e solo rachado por falta de chuva. Quais seriam as condições?
Exemplo 4: Geleiras, Temperatura de -20 ºC, nevasca. Quero transformá-la em chuva. Quais seriam os passos?

Exemplo 1: Aqui acho que falta por "Seco" e "Muito seco", "Desértico" antes do "normal" assim teria como tornar um deserto numa lugar com água. Quanto a parar a tempestadade o efeito de Vento já serve. Note que a tempestade de areia é condição do vento (é o vento que carrega a areia).
Exemplo 2: aqui parar de chover é o controle de agua levando ela até seco (ver exemplo1) e deve também ser mexido a TEMPERATURA
Exemplo 3: não entendi quais condições, vc não explicou.
Exemplo 3: primeiro aumentar a temperatura para acima de NEVE e depois mexer na AGUA
Fábio_CM escreveu:

• Granizo e neve precisam ser invertidos. O granizo não precisa de temperatura negativa na superfície para acontecer.

Quanto a alguns termos:
• Para temperatura, sugiro trocar normal por "amena". Afinal, é normal nas geleiras uma temperatura de -15 ºC.
• Para vento, em vez de normal sugiro colocar "sem vento".
• Para água, em vez de normal sugiro trocar por "ideal".

Aqui nesta concordo com o Fabio. Recomendo também por "Seco" e "Muito seco", "Desértico" no AGUA e acredito que resolvemos esta magia.

PS: Fabio, acho que vou te dar uma medalha de "Meteorologista Oficial" Muito Feliz
#25 zetagmar Enviado : 07/07/20 13:34
Regis,

eu não consigo colocar aqui as tabelas feitas.
Vou te enviar o link das tabelas para que possa visualizar.
Você pode incorpora-las ao texto usando a função de edição tabelas. Onde tem que colocar o nome das tabelas para poder puxa-las para o seu texto.
#26 Marcelo_Rodrigues Enviado : 08/07/20 08:32
Que tabelas??? Think
#27 Fábio_CM Enviado : 08/07/20 17:18
Que tabelas??? Think

Ele se refere a tabelas que estão na seção extraoficial. Encontrei uma aqui e de vento e aqui a de água.

Eu penso que tabelas como essas podem ser feitas, mas elas devem apresentar o mesmo número de linhas para todas as condições. Isso porque o usuário da magia terá um determinado número de passos climáticos para dar que podem ser usado em qualquer uma destas tabelas, Se tivermos, como montou o zetagmar, uma tabela com 13 linhas para vento e 6 para água, forma-se um desequilíbrio no que a magia consegue fazer em cada uma das condições.

Vejam também que a magia diz que o clima é modificado em poucas rodadas, sem especificar quantas. Eu sugiro que ela modifique um passo por rodada até chegar na condição desejada pelo usuário (a magia já vai ter sido lançada, apenas as condições que começam a mudar aos poucos).

Marcelo Rodrigues escreveu:
Exemplo 3: não entendi quais condições, vc não explicou.

Então, a magia parte de algum lugar e vai para outro. Para qual o nível será necessário utilizar, o usuário precisa primeiro situar a condição atual e fazer as contas de quais os passos ele vai precisar dar. A pergunta foi: qual a condição climática do exemplo para que o usuário fique situando de onde começar?

Veja que nem sempre esta magia vai criar um tempo diferente. As vezes o objetivo será o oposto: tornar um tempo ruim uma condição normal.

Uma das condições de temperatura é "mormaço". Eu entendo isso como alta temperatura e alta umidade, ou seja, é a combinação de temperatura e água, não sendo adequado colocá-la toda dentro da temperatura. Na verdade, essa mistura de temperatura e água está ocorrendo em várias etapas da escala de temperatura. Eu sugeriria apenas 7 escalas em cada categoria, sem interferência de uma em outra:
Árido - Muito seco - Seco - Ideal - Úmido - Chuva - Dilúvio
Sem vento - Brisa - Ventos fresco - Ventania - Vendaval - Ciclone - Tornado
Glacial - Congelante - Frio - Amena - Quente - Muito quente - Escaldante

Observem que os ventos seriam os mais difíceis de alterar, porque as condições mais comuns seriam de brisas ou ventos frescos (escalas 2 ou 3), enquanto as outras partem bem do meio da escala.
#28 Marcelo_Rodrigues Enviado : 11/07/20 11:35
Como ficou? Fechamos?
#29 regisdante Enviado : 15/07/20 09:39
Creio eu que ficarua mto mais complexa a magia levando em consideração aquelas duas tabelas.

Vou dar uma última verificada, aplicar as sugestões , dai fechamos.
#30 Rywv Enviado : 15/07/20 13:26
Só gostaria de lembrar que essa magia tbm é de mago. Ele não tem limitação, podendo fazer oque bem entende quando quiser. Evocar um tornado é algo extremamente poderoso, capaz de destruir toda uma cidade. Não sei se é boa ideia colocar esse tipo de efeito na magia.
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
Usuários visualizando este tópico
Guest
2 Páginas 12>
Ir para o Fórum