Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Abertura - Livro Básico
#1 Fábio_CM Enviado : 23/08/18 09:17
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Tagmarianos, abrimos aqui uma seção para discutirmos a montagem do Livro Básico de Tagmar: um livro que irá apresentar regras e ambientação unidas.

A ideia original surgiu no whatsapp oficial. Ela pretende unir as regras básicas para se jogar até o estágio 5, bem como as informações presentes no livro de ambientação - possivelmente o livro de introdução à ambientação.

Assim, abrimos este tópico para que possamos elaborar um pouco mais o assunto antes de elegermos um coordenador que será responsável por editar a ordem do livro e abrir as tarefas que forem necessárias para não deixá-lo com cara de Frankenstein.
#2 samuel.azevedo Enviado : 23/08/18 15:07
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Boa tarde,

Porque até estágio 5? Não haverão especializações neste livro, é isso?

Quais regras serão omitidas aqui?

Abraço

#3 Azurius Enviado : 24/08/18 07:11
Jogador: Azurius
EF:
EH:
Karma:
Certas coisas deveriam ser votadas em enquetes antes de serem criadas.

Eu não vejo adição positiva nesse tipo livro.

Abraço.
#4 Fábio_CM Enviado : 24/08/18 09:24
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
samuel.azevedo escreveu:
Boa tarde,
Porque até estágio 5? Não haverão especializações neste livro, é isso?
Quais regras serão omitidas aqui?
Abraço

A ideia que surgiu no whatsapp era de manter o livro apenas para o básico, contendo Regras, Ambientação e talvez uma aventura inicial. Nesse sentido, não seria necessário ter o conteúdo das especializações, até porque as magias iriam cobrir uma parte muito grande.

Azurius escreveu:
Certas coisas deveriam ser votadas em enquetes antes de serem criadas.
Eu não vejo adição positiva nesse tipo livro.
Abraço.

O whatsapp é um canal oficial do projeto. Embora infelizmente não permita uma ferramenta de enquete, a ideia lá foi bem aceita e vai gerar um livro que pode ser publicado com a mensagem de ser suficiente para um iniciante começar a jogar. Por isso a discussão foi aberta.

Claro, tudo depende do engajamento do pessoal, porque muitos dos que comentam no Whatsapp não se interessam em fazer o mesmo no fórum...
#5 elton10pkn Enviado : 25/08/18 10:26
Jogador: elton10pkn
EF:
EH:
Karma:
Salve,
Fico feliz de ver que a minha ideia foi aceita.
samuel.azevedo escreveu:
Porque até estágio 5? Não haverão especializações neste livro, é isso?

Quais regras serão omitidas aqui?

Não vejo porque não ter uma breve estarei explicação sobre as especializações e como o Fábio mencionou colocar todas as magias iria deixar o livro muito grande.

Azurius escreveu:
Certas coisas deveriam ser votadas em enquetes antes de serem criadas.

Eu não vejo adição positiva nesse tipo livro.

Mesmo sendo autor da ideia concordo que algumas coisas devem ser votadas, mas pense o seguinte, ao invés de atualizarmos todos os livros básicos: Introdução a Ambientação, livro de regras resumido, magias para principiantes e guia de criação rápida de personagens podem ser unidos em um único livro.
Tagmar se tornou robusto, e isso é bom, mas parece que o sistema é mais complexo do que realmente é. Meu único intuito com esta ideia é facilitar a vida de novos jogadores/mestres e dar uma modernizada no projeto para os novos padrões atuais de livros.
#6 Flores Enviado : 25/08/18 11:34
Jogador: Flores
EF:
EH:
Karma:
Quando jogava tagmar I foram tiradas cópias de quase todas as tabelas e adicionadas a uma pasta, que era o manual básico para o grupo ir se guiando. Comprar itens, monstros que apareciam. Era basicamente tabelas e aquela imagens do livro.
As páginas com tabelas de magia;
As páginas com as armas e armaduras, tabela de construção e de valores;
As páginas das tabelas dos monstros;
As páginas dos tesouros sorteados;
A página com a tabela de raças e profissões;
A página de modificadores de atributos iniciais;
Mapa;
Umas 5 fichas construídas por cada jogador, eles não corriam de dragão;
As habilidade(não recordo ao certo o nome na ficha) eram escolhidas no olho;
Cópia da tabela de combates e críticos.

Caso o jogados tivesse interesse em ler algo em específico, descrição de magia ou ambientação de uma determinada região havia o livro de Tagmar I.
#7 Marcelo_Rodrigues Enviado : 28/08/18 13:50
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Acho que a base seria misturar o Livro de Regras Resumida (já atualizado para o T3) com uma versão menor do Livro de Introdução a ambientação (o atual tem 40 páginas. Poria ser juntado a isto um "tabelão de criaturas" (só estatisticas).

Não vejo qiue seja necessário adcionar nada. Na verdade seria um livro tipo Fastplay e não teria criação de personagem.
#8 Azurius Enviado : 29/08/18 07:14
Jogador: Azurius
EF:
EH:
Karma:
Fábio e Elton. A ideia não é de uma simples regra.

Outro ponto é que, se fosse assim, teríamos necromante mexendo com demônios também, foi uma discussão no whatsapp que agradou a maioria, nem por isso eu criei a tarefa. Temos que respeitar a questão de como funciona o fórum. As decisões sempre foram tomadas aqui! Grandiosas como estas são precisam sim da atenção geral, de discussão de viabilidade e até de votação em caso de impasse.

#9 Fábio_CM Enviado : 29/08/18 09:17
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Azurius, você está exagerando.

Primeiro que não trata-se de uma regra ou parte do cenário, que é o objeto de votações deste fórum. Logo, uma simples regra precisa de votação. Já quanto aos livros, não votamos SE eles serão abertos, apenas QUAIS. A decisão se um livro entrará ou não na linha de produção é da Coordenação, como responsável por definir prioridades. É isso que está sendo feito aqui, colocando um livro na linha de produção.

Segundo, veja a postagem de abertura do tópico:
Fábio_CM escreveu:
Tagmarianos, abrimos aqui uma seção para discutirmos a montagem do Livro Básico de Tagmar: um livro que irá apresentar regras e ambientação unidas.
A ideia original surgiu no whatsapp oficial. Ela pretende unir as regras básicas para se jogar até o estágio 5, bem como as informações presentes no livro de ambientação - possivelmente o livro de introdução à ambientação.
Assim, abrimos este tópico para que possamos elaborar um pouco mais o assunto antes de elegermos um coordenador que será responsável por editar a ordem do livro e abrir as tarefas que forem necessárias para não deixá-lo com cara de Frankenstein.

Como você pode ver, nada está sendo interrompido. A montagem do livro será um trabalho de edição, não de criação. Não serão criadas novas regras para ele, talvez apenas uma seção ou duas para introduzir e fechar o assunto. Portanto, será um livro com pouquíssimas votações.

Além disso, é um tópico para amadurecer a ideia. Portanto, se ela acabar rejeitada neste momento, o livro é colocado em segundo plano e vai aguardar a votação, como os outros.
#10 Azurius Enviado : 30/08/18 10:11
Jogador: Azurius
EF:
EH:
Karma:
Não estou exagerando em nada, apenas expondo a minha opinião como usuário.

- Temos a política de não abrir várias frentes ao mesmo tempo, justamente para terminar o que está em aberto.

- Hoje não contamos com muitos usuários ativos, logo, esses mais hora ou menos hora vão desviar pra produzir algo desse material e por conseguinte vamos terminar perdendo mão de obra.

- Outra coisa é a falta de necessidade desse tipo de material. É possível adaptar tudo que existe pra receber essa ideia (na hora certa e claro).
#11 elton10pkn Enviado : 03/09/18 00:40
Jogador: elton10pkn
EF:
EH:
Karma:
Bem, tenho que concordar com o Azurius no quesito de estarmos num período de vacas magras, por isso eu mesmo priorizaria as tarefas atuais. Mas, como é apenas uma tarefa de adaptação creio que é só não criarmos muitas tarefas simultâneas deste livro, uma ou duas por vez.

Gostei da ideia do Marcelo de haver somente um tabela com estatística de criaturas, principalmente das raças civilizadas, as vezes a gente só que um "bandido humano" simples, mas se não tivermos criado previamente a ficha fica complicado criar na hora.

Já que o Flores citou o livro do Tagmar I, a estrutura deles seria um bom padrão de referência de como este livro poderia ficar no final, é claro com as devidas atualizações.

É só pra ressaltar o que o Fábio já disse, este livro não tem por objetivo criar nenhuma regra nova ou alterar o que já existe. Uma única coisa que talvez, somente talvez, possa haver é uma seção mais detalhada para o mestre de como criar uma aventura, equilibrar o estágio dos oponentes ao dos jogadores, etc. Mas isso não muda em nada o que já existe. É só um a mais.
#12 mikemwxs Enviado : 06/09/18 16:04
Jogador: mikemwxs
EF:
EH:
Karma:
Concordo com a ideia da realização do livro sugerida pelo Marcelo Rodrigues. Introdução ao cenário e regras básicas para rodar o jogo, sem criação de personagens, pode ser um formato adequado.

Outro formato interessante é fazer um bom trabalho de edição de modo que ele funcione como o livro básico da primeira edição.

E acho também que o Azurius está apontando uma preocupação relevante ao projeto: seria interessante apresentar a realização do livro numa das votações regulares do projeto, uma vez que há escassez de mão de obra.

Já apontei a questão em algumas outras ocasiões, mas acho que o projeto poderia se beneficiar se a equipe não fosse dispersa em projetos correndo em paralelo. Eu mesmo nunca sei ao certo a quantidade e quais são os livros correntes sendo desenvolvidos.
"Um fugiu, um morreu. Um dormiu numa cama de breu."
— Antiga rima hiboriana
#13 Flores Enviado : 23/11/20 04:31
Jogador: Flores
EF:
EH:
Karma:
Montar as partes de acordo com o Tagmar I.
#14 Marcelo_Rodrigues Enviado : 23/11/20 08:03
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Flores... por enquanto esta Tarefa está suspensa. Desculpa por não ver que estava aberta. Triste

Estou trancando ela. Voltaremos mais tarde.

OBS: vou chamar vc quando voltarmos!
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.