Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Novidades no Projeto Tagmar 2
#1 Marcelo_Rodrigues Enviado : 01/01/17 11:00
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:


Olá Tagmarianos!

Ano novo, novidades à vista.

O ano de 2016 foi agitado e este ano não deve ser menos. Começamos com a primeira noticia. Temos novidades nas coordenações com duas novas vagas:

1) Coordenador de Divulgação: O mandato do atual coordenador está expirando e estamos então abrindo uma vaga para Coordenador de Divulgação.

2) Coordenador de Criaturas: Infelizmente nosso nobre jurássico T.Rex está com problemas de acesso a internet e com isto não está conseguindo mais dar conta da coordenação. Com isto abrimos uma vaga para Coordenador de Criaturas.

Mas há mais novidades...

  • Nesta semana vamos disponibilizar a Ficha de Personagem 2.4 alpha 2 que abrange algumas regras que ficaram de fora.
  • Vamos iniciar uma discussão para escolher qual será o próximo livro a ser desenvolvido, após a conclusão dos Livros dos Demônios ou do Livro dos Deuses. Em breve esta discussão será aberta.
  • Campanha de Testes do Tagmar 2.4: estamos convocando aos mestres e jogadores a usarem as regras já votadas até agora, pois precisamos de bastante testes para poder validar se o que estamos fazendo está ok. Em breve traremos mais detalhes desta campanha.

    Este ano promete...

    Saudações a todos,

    Marcelo Rodrigues
    Coordenador Geral do Projeto Tagmar 2

  • #2 mikemwxs Enviado : 05/01/17 11:08
    Jogador: mikemwxs
    EF:
    EH:
    Karma:
    Salve, Marcelo_Rodrigues.

    Gostaria sugerir a ideia da produção de módulos temáticos em formato de arco histórico, como está sendo feito atualmente em Dungeons & Dragons e é realizado também em Pathfinder RPG (com os Adventure Paths) e ocasionalmente em Tormenta RPG (algumas publicações como Guerras Táuricas e Contra Arsenal adicionam temas, regras e fazem a história do jogo avançar).

    Acho um formato mais dinâmico e mais chamativo para aproximar Tagmar II do público atual. Ou mesmo do antigos (eu incluso).
    "Um fugiu, um morreu. Um dormiu numa cama de breu."
    — Antiga rima hiboriana
    #3 Ketalel Enviado : 09/01/17 16:37
    Jogador: Ketalel
    EF:
    EH:
    Karma:
    Marcelo,

    Gosto da proposta do mikemwxs, já havia feito uma sugestão como essa antes, mas na época não houve interesse na proposta. Eu acho ela muito boa e gostaria que fosse levada à discussão, pelo menos como possibilidade futura, por favor.

    Outra questão, eu já estou fazendo testes com o "Tagmar 2.4", gostei muito, meus jogadores também, mas será que você pode disponibilizar uma ficha para preenchimento manual com a nova listagem de habilidades?

    Agradeço antecipadamente a atenção.
    #4 Marcelo_Rodrigues Enviado : 09/01/17 18:29
    Jogador: Marcelo_Rodrigues
    EF:
    EH:
    Karma:
    Salve Ketalel, no domingo vou estar abrindo umas discussões novas. Pode deixar que coloco isto.

    Quanto a ficha, já temos a 1ª versão da ficha automatizada e nela já tem as novas habilidades. Você pode imprimir ela em branco. Fica direitinho.

    http://www.tagmar.com.br...rum/resource.ashx?a=3024
    #5 mikemwxs Enviado : 07/04/17 16:13
    Jogador: mikemwxs
    EF:
    EH:
    Karma:
    Marcelo,

    E as ideias dos metaplots, não vão pra frente?
    "Um fugiu, um morreu. Um dormiu numa cama de breu."
    — Antiga rima hiboriana
    #6 Marcelo_Rodrigues Enviado : 10/04/17 16:06
    Jogador: Marcelo_Rodrigues
    EF:
    EH:
    Karma:
    Mike,

    como disse essa é uma ideia que poderia se cogitar mas não temos mão de obra para isto e nem volume de jogadores também. Alem do que é uma coisa bastante polemica pois gera uma serie de descontentamento com quem o andamento da história acaba colidindo com as aventuras narradas.

    Um exemplo disto: um grupo está jogando e nas suas inúmeras aventuras consegue fazer Dantsem vencer a guerra conta Verrogar. Mas o metaplot evoluiu justo para o contrário. Assim todas a aventuras e suas consequências acabam ficando contraditórias.


    Exemplo real: quando estávamos escrevendo o Livro dos Reinos partimos dos pequenos textos que existiam no Tagmar 1. No meio do trabalho algumas pessoas começaram a reclamar que não era o que eles esperavam por que diferia do que eles tinham criado em suas aventuras. E o pior, as histórias destas pessoas eram diferentes e não tínhamos como agradar a todos. Resultado: algumas pessoas saíram do projeto porque não concordavam.

    Resumindo: o meta acaba gerando mais problemas que ajudando e não temos como implementa-lo.

    #7 mikemwxs Enviado : 12/04/17 11:58
    Jogador: mikemwxs
    EF:
    EH:
    Karma:
    Salve, Marcelo.

    Compreendo. E lamento, porque na minha opinião meta-plots são necessários, principalmente no que trata de angariar novos jogadores e modernizar a forma como o jogo é oferecido. Também acho um formato mais coordenado no qual a equipe do projeto pode trabalhar com maior sinergia, apenas estabelecendo comissões para os aspectos mecânicos (chunch), enredo (fluffy) e extras (artes, contos, tiles, counters, etc).

    Eu concordo que não há como agradar a todos, mas o pessoal tem que entender que em todo RPG isso é necessário, ou o Tagmar está condenado a ficar parado no tempo? Pessoalmente acho inconcebível um cenário de RPG em que a linha de tempo não avança.

    Além do mais, o mundo de jogo de cada grupo sempre vai destoar (em maior ou menor grau) com o oficial e com o de outros grupos de jogo. O oficial é apenas um guia. A história do cenário faz parte de sua identidade, mas para que a história fique marcada ela tem que sobreviver a tensões dentro de si. Conflitos, alianças, eventos naturais, divinos, mágicos... Não faltam reinos, organizações e personagens para oferecer tais dinâmicas.

    Mas se essas possibilidades não são mais atraentes a ponto de superar os atritos gerados, impedindo a viabilidade do formato, não há muito o que se fazer.
    "Um fugiu, um morreu. Um dormiu numa cama de breu."
    — Antiga rima hiboriana
    #8 Azurius Enviado : 12/04/17 12:21
    Jogador: Azurius
    EF:
    EH:
    Karma:
    Essa falta de avanço por exemplo te força ou a criar histórias mirabolantes pra inserir conteúdo novo dentro do próprio manual de regras, ou não inserir. O que é uma lástima.

    Triste
    Usuários visualizando este tópico
    Guest

    LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.