|
Não é bem uma dúvida de regras, na verdade, é algo que não houve a preocupação de ser consolidado à véspera. Vejam bem, no Manual de Regras, quando se fala em Habilidades Especializadas, vêm à nossa mente aquelas habilidades que já começamos sem precisar pagar por elas e que temos ainda a vantagem de realizar com 1 nível a menos de dificuldade. São elas: misticismo dos magos; arte e etiqueta dos bardos; sobrevivência dos rastreadores; e religião dos sacerdotes. Mas também encontramos, no mesmo Manual de Regras, a explicação para as Habilidades Especializadas para os Ladinos. Citação: Os Ladinos podem se especializar em Habilidades diferentes dependendo da guilda escolhida, e não poderão se especializar em outras Habilidades posteriormente, logo devem escolhê-las com cuidado. As especializações permitidas por cada guilda são: • Guilda dos Ladrões: Ações Furtivas, Destravar Fechaduras, Escapar, Falsificação, Furtar Objetos, Jogatina, Manusear Armadilhas e Escalar Superfícies; • Guilda dos Assassinos: Ações Furtivas, Disfarces, Escapar, Manusear Armadilhas, Corrida, Herbalismo e Venefício;
Guilda dos Piratas: Escapar, Jogatina, Náutica, Comércio, Acrobacias, Escalar Superfícies, Malabarismo, Natação e Navegação. Entretanto, os Ladinos não podem se especializar em todas as Habilidades de sua Guilda, mas somente em algumas. Considerando o custo para a compra de Habilidades exibido na tabela, o Ladino pode se especializar em Habilidades cujos custos somem até sete pontos.
Note que o Ladino não gasta pontos para se especializar em Habilidades, isto é uma bonificação que ele ganha ao entrar em uma Guilda. O texto elucida que o ladino não gasta pontos para se especializar, mas não diz nada sobre se é necessário (ou não) continuar pagando pelas habilidades especializadas. O que deixa margens para interpretações. O tema habilidades especializadas deveria ser tratado com precisão e pontualidade a fim de eliminar essas discrepâncias de conceito relatadas no Manual de Regras. Se juntássemos todas as informações obtidas pelo Manual o conceito seria este: Citação:Habilidade Especializada: É aquela que o personagem não precisa pagar por ela ao passar de Estágio e pode fazê-la com 1 Nível de dificuldade a menos. AVDACES FORTVNA IVVAT
|
|
Baronete (30 ) Grupos: Registrado
|
Perfeito Alisson, também acho a mesma coisa, ficou confuso e acaba atrapalhando para interpretações dúbias...
|
|
Baronete (30 ) Grupos: Registrado
|
nametuzain escreveu:Perfeito Alisson, também acho a mesma coisa, ficou confuso e acaba atrapalhando para interpretações dúbias... E outra, se formos pela regra dos demais tipos de profissoes, como misticismo para mago, nenhuma habilidade especializada, o usuário pagaria para ter. Porém, levando em consideração que para ser aceito em uma guilda pode ser que só aconteça no LV 5, vamos supor que um ladrão, da guilda de Ladrões tenha escolhido Ações Furtivas, Destravar fechaduras e Furtar objetos para se tornarem "especializadas", mas ele no LV 5, estava com nivel3, nivel 2 e nivel 4, respectivamente nessas habilidades, como seria a atualização destas habilidades? Todas passariam para o nivel em que esta o personagem? Essa mecânica esta muito crua de entender. Agradeço a ajuda, próxima terça tenho sessão e essa mecânica precisa estar absorvida para poder passar aos meus jogadores!
|
|
|
Bom, se chegar a acontecer isso que você relatou, não creio que a habilidade vá a seu nível máximo de graça. Ele pode aumentar 1 nível por Estágio de graça (levando ao pé da letra). Eu faria o seguinte: personagem estágio 5 e habilidade nivel 3 ele teria a garantia que a habilidade subiria um nível ao passar de estágio, mas para chegar ao nível 6 (estágio atual do personagem) ele teria que pagar os dois níveis que faltam (o que não iria dar trabalho, pois os pontos estariam "sobrando"). Só pra lembrar: essa é uma interpretação minha. O livro nãoddá essa garantia, mas acredito que seja uma maneira justa de resolver as coisas e melhorar um pouco a situação dis ladinos. AVDACES FORTVNA IVVAT
|
|
Baronete (30 ) Grupos: Registrado
|
Alisson escreveu:Bom, se chegar a acontecer isso que você relatou, não creio que a habilidade vá a seu nível máximo de graça. Ele pode aumentar 1 nível por Estágio de graça (levando ao pé da letra). Eu faria o seguinte: personagem estágio 5 e habilidade nivel 3 ele teria a garantia que a habilidade subiria um nível ao passar de estágio, mas para chegar ao nível 6 (estágio atual do personagem) ele teria que pagar os dois níveis que faltam (o que não iria dar trabalho, pois os pontos estariam "sobrando").
Só pra lembrar: essa é uma interpretação minha. O livro nãoddá essa garantia, mas acredito que seja uma maneira justa de resolver as coisas e melhorar um pouco a situação dis ladinos. Sim, sim, eu entendo desta mesma forma também, mas conhecendo, "meus jogadores", tenho que me antecipar... Agora, sinceramente, mais uma profissão que não tem vantagem alguma ou especialização. Por que não ter um "hide in shadows", backstab ... algumas características que teríamos somente de ladinos, seria a grande diferença... quando se da esta diferenciação somente como a que esta no livro... sinceramente, prefiro criar um guerreiro... com as academias se tornou o grande trunfo de jogo... Em minha mesa, tenho 2, 1 humano e 1 anão, cada um em uma academia, e vou te falar, ficaram bem diferenciados e caracterizados... Ja o ladino pequenino que tem no grupo... seu papel é completamente secundário, ainda mais que resolveu somente usar punhais... A sacerdotisa de crizagom, muito bem definida, o Mago, também... Mas o ladino... coitado... em relação ao resto do grupo, esta tão pobre que da dó... Acho que pior que isso, só se ele tivesse feito um Bardo, meio-elfo... aí seria o cúmulo... :P
|
|
|
Faça o seguinte para melhorar um pouco mais a condição do ladino. Tire a restrição de 7 pontos para as especializações da guilda, deixe ele se especializar em todas que a guilda permite e considere essa regra também para a técnica de combate que a guilda tem direito (por exemplo, se for pirata, não vai pagar por ataque oportuno, no mesmo estilo das habilidades) isso vai melhorar a situação. ps: tou jogando de bardo meio-elfo. kkkk AVDACES FORTVNA IVVAT
|
|
Baronete (30 ) Grupos: Registrado
|
Alisson escreveu:Faça o seguinte para melhorar um pouco mais a condição do ladino. Tire a restrição de 7 pontos para as especializações da guilda, deixe ele se especializar em todas que a guilda permite e considere essa regra também para a técnica de combate que a guilda tem direito (por exemplo, se for pirata, não vai pagar por ataque oportuno, no mesmo estilo das habilidades) isso vai melhorar a situação.
ps: tou jogando de bardo meio-elfo. kkkk Blza, vou tentar assim! Talvez fique interessante. Kkkkkkkkk, sério???!?!?!?!?!?! Bardo, meio-elfo? Foi desgosto ou imposição do MJ?
|
|
|
Foi por opção mesmo. AVDACES FORTVNA IVVAT
|
|
Príncipe (2458 ) Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar
|
Alisson, concordo com a revisão do termo, vou incluir isso no levantamento de demanda e durante a revisão textual vamos definir um termo adequado.
|
|
Marquês (214 ) Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar
|
Gostei muito Alisson. Só fiquei na dúvida se não ficaria muito forte TODAS as habilidades da guilda. Concordo com o lance de ganhar 1 nível por estágio, inclusive no fato de gastar pontos para inteirar o nível da habilidade até o limite máximo igual ao estágio. Achei também muito bacana que ganhe 1 ponto por estágio na Técnica de Combate da Guilda. Os testos antigos deixavem muitas dúvidas. Estes ficaram ótimos.
|
|
|
Térom, pra mim não fica apelação porque as habilidades são comuns a todos os personagens. Nada impede que o ladino especializado falhe em uma habilidade e alguém que nem pagou pela habilidade consiga fazer a mesma tarefa, sempre vai depender do dado, o mesmo vale pra técnica de combate. AVDACES FORTVNA IVVAT
|
|
Baronete (30 ) Grupos: Registrado
|
Alisson escreveu:Térom, pra mim não fica apelação porque as habilidades são comuns a todos os personagens. Nada impede que o ladino especializado falhe em uma habilidade e alguém que nem pagou pela habilidade consiga fazer a mesma tarefa, sempre vai depender do dado, o mesmo vale pra técnica de combate. Sim, e se vc pegar cada profissão, os ladinos são realmente deixados de lado sem nenhuma vantagem específica da profissão. O que nos remete o seguinte: Magos - possui a diferenciação de magias, um quadro quase que infinito de opções, porém com a limitação do uso de armas e EH Sacerdotes - milagres provenientes do Deus que escolher, seus próprios, boa EH, razoável quantidade de pontos de combate. Rastreador - uso de magia, boa quantidade de EH, boa quantidade de pontos de combate Bardo - uso de magia, magias de ataque em grupo (na minha opinião, único diferencial se bem explorado), EH razoável e razoável ponto de combate. Guerreiro - maior quantidade de EH, maior quantidade de pontos de combate, academias de combate ladrões - menor EH em relação ao guerreiro (tudo bem), (menor quantidade de pontos de combate em relação ao guerreiro), diferenciação, somente depois de entrar em um guilda, tem a possibilidade de escolher habilidades que não irá precisar mais pagar por elas e em um rolamento, uma vantagem de diminuir um efeito!?!?!?!?! Não parece pra vocês que isso é demasiadamente desproporcional? Em termos de jogo, porque raios alguém iria escolher ser ladrão se não há qualquer diferencial? Sinceramente acho que só por ser realmente apaixonado pelo "tipo de personagem" o cara escolheria isso... Não quero puxar a sardinha para o amigo rico (AD&D, mas lá os ladrões tinham algumas vantagens reais que faziam a atmosfera diferencial ocorrer, como se esconder nas sombras, o backstab... Acho que poderíamos pensar em algo sobre esta profissão que pra mim é a mais fraquinha... Abs Carlos.
|
|
|
Acho que a vantagem de ser ladino é só pelo prazer de ter escrito o nome da profissão na ficha... Com ladino só joguei uma vez, aliás, ladrão, pois foi quando jogava o antigo Tagmar. Nunca mais quis repetir a dose, embora tenha melhorado um pouco, mas ainda não é satisfatório. AVDACES FORTVNA IVVAT
|
|
Baronete (30 ) Grupos: Registrado
|
|
|