Então, me incomoda as regras de Tagmar tudo ser decidido ao acaso dos dados. Ou seja em um combate eu nunca poderei anunciar decapitar uma criatura sem ter que rolar um "cinza, cinza" nos dados. Logo me veio uma regra opcional, que não fere as normas do jogo e se torna totalmente adaptável. Tenham em mente que essa regra melhorará os combatentes e tornarão os combates bem interessantes.
Chamo de Combate Avançado, porque não tenho outro nome.
No geral funciona assim, o alvo do ataque não poderá ter EH, ou ter 0 de EH. A partir de então será possível anunciar golpear a parte do corpo escolhida. A dificuldade de acerto será de acordo com a tabela de críticos:
Exemplo 1: O atacante usa uma maça de armas e deseja quebrar o escudo do inimigo, na tabela o critico correspondente é laranja então, ele terá que tirar a cor laranja ou melhor para conseguir o resultado esperado.
Exemplo 2: O atacante usa uma espada e quer desarmar o inimigo, na tabela o critico correspondente é laranja então ele terá que tirar a cor laranja ou melhor para conseguir o resultado esperado.
Exemplo 3: O atacante usa um martelo e quer esmagar a cabeça do inimigo, na tabela o critico correspondente é vermelho então ele terá que tirar a cor vermelho ou melhor para conseguir o resultado esperado.
Exemplo 4: O atacante usa um machado e quer cortar o braço do inimigo, na tabela o critico correspondente é azul então ele terá que tirar a cor azul ou melhor para conseguir o resultado esperado.
Exemplo 5: O atacante usa garras e decide rasgar a jugular do individuo, na tabela o critico correspondente é cinza então ele terá que tirar azul ou melhor para conseguir o resultado esperado.
Exemplo 6: O atacante usa um arco e quer disparar na perna do inimigo, na tabela o critico correspondente é verde então ele terá que tirar a cor amarelo ou melhor para conseguir o resultado esperado.
Note que no exemplo 5, mesmo a corda da tabela sendo cinza, foi reduzida uma dificuldade, muito devido a uma imagem mais "cinematográfica" vista em filmes, onde é comum pessoas morrerem por Decapitação, Perfuração no Coração etc.
Note que no exemplo 6, mesmo a cor da tabela sendo verde ou branco, o atacante terá que tirar no minimo amarelo, para conseguir o efeito desejado.
Vale esclarecer alguns pontos:
1- O golpe não só atinge a parte do corpo escolhida, como efeitos causados pelos críticos são anotados.
2- Se o golpe não atingiu a cor escolhida (dificuldade) ele se perde, sem causar nenhum dano ao alvo.
3- Todo golpe errado, dá um ataque de oportunidade ao defensor.
4- Um cinza não só atinge o resultado esperado como o dano é 125%.
5- Mesmo o alvo não tendo EH, o dano causado é o mesmo mostrado na tabela de críticos, não 125%.
6- No que se refere aos danos do tipo decapitação e semelhantes do tipo "cinza, cinza", somente haverá o efeito desejado se o dano da arma exceder a EF -15. Isso impedirá heróis querendo decapitar dragões.
7- É possível usar os efeitos das tabelas de críticos opcionais.
8- Regra de Ouro: O MJ tem a palavra final.
Notem que se trata de uma regra opcional, para deixar o combate mais emocionante. Cabe melhorias e segue para discussão.