Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Responder...
EH como ferramenta para aventuras Opções
#1 Fábio_CM Enviado : 11/04/16 19:38
Esta discussão foi criada para discutir o seguinte verbete da TagmarPedia:

EH como ferramenta para aventuras

Acessem o verbete pelo link acima. Critiquem, dêem sugestões.

OBS: Façam apenas sugestões e críticas que conduzam a uma melhoria do texto.
#2 abartel06 Enviado : 12/04/16 13:29
Boa tarde,

Não acho legal estabelecer "pontuações" para serem determinados testes ! uma vez que não tem como se parametrizar tal coisa.

Na minha opinião deve -se ser utilizada a regra de ouro do nosso sistema.

Abs,
#3 Fábio_CM Enviado : 12/04/16 18:11
Como assim, utilizar a regra de ouro?
#4 Fábio_CM Enviado : 15/04/16 13:55
Fiz algumas edições para aumentar a abrangência da regra.
#5 Hazafer Enviado : 18/04/16 19:04
Fábio, foi você quem escreveu essa regra? Ela tem pontos bons e ruins.

Minhas considerações:

Ponto positivo.

* A ideia é muito boa, tem uma utilidade enorme para o andamento de aventuras e evita que jogadores de estágio baixo morram por tirarem uma série consecutivas de erros no dado.

Ponto negativo. (Não acho que seja tão negativo, mas...)

* A forma que os personagens ganham EH teria de ser diferente.
Democracia: Sistema político q a soberania é exercida pelo povo

Monarquia: Sistema político q tem um monarca como líder do Estado

Anarquia:Sistema político desprovida de direção e/ou normas, baseado na negação do princípio de qualquer tipo de autoridade
#6 Fábio_CM Enviado : 18/04/16 19:31
Hazafer escreveu:
Fábio, foi você quem escreveu essa regra? Ela tem pontos bons e ruins.

Minhas considerações:

Ponto positivo.

* A ideia é muito boa, tem uma utilidade enorme para o andamento de aventuras e evita que jogadores de estágio baixo morram por tirarem uma série consecutivas de erros no dado.

Ponto negativo. (Não acho que seja tão negativo, mas...)

* A forma que os personagens ganham EH teria de ser diferente.

Hazafer, sim, fui eu que escrevi. Na verdade, eu já até usei elas em alguns momentos antes de tê-la escrito.

A intenção dela é, principalmente, evitar a situação de "iiih, você falhou no teste. Rola de novo. Não aconteceu nada." Com ela, o mestre pode manter o jogo andando (sem precisar matar o personagem de forma idiota por conta de uma única rolagem de dados, se não for interessante) e ainda torna o teste mais emocionante, já que o jogador não vai querer pagar o custo da falha.

Mas não entendi, por que mudar a forma de ganhar EH? A aplicação nesta regra segue a mesma lógica do combate - os personagens estão realizando feitos heroicos, que uma pessoa normal talvez não conseguisse.
#7 Hazafer Enviado : 18/04/16 23:09
Fábio_CM escreveu:
Mas não entendi, por que mudar a forma de ganhar EH? A aplicação nesta regra segue a mesma lógica do combate - os personagens estão realizando feitos heroicos, que uma pessoa normal talvez não conseguisse.

Vou tentar explicar e ser breve?

A EH atualmente está ligada diretamente ao combate, pois é a única(entre aspas) situação em que o personagem está em perigo de morte. Sendo assim o guerreiro tem uma evolução na EH maior que as demais profissões, pois é ele quem domina (ou deveria) o cenário do combate.

Quando a EH passa a ser explorada de outra forma, fora do combate (no caso dessa sua regra). Em que ela é gasta, mesmo sendo feitos heroicos ou em um momento de surto e não está relacionada ao combate. Não faz muito sentido ter diferença entre as profissões no ganho de sua EH pois essa evolução estará relacionada a sua experiência de vida e não em combate.

Ou seja, a EH deixando de ser uma particularidade do combate e sendo utilizada de outras formas, como habilidades por exemplo, deveria haver outra forma de determinar sua evolução.

Tipo, quem deveria receber mais EH?
O bardo que teve a coragem de enfrentar um líder orco e conseguiu vencer ou o guerreiro que derrotou 2 orcos comuns?

Talvez se a EH tivesse uma evolução básica igual para todos e houvesse uma variante ligada a atitude do personagem... é uma sugestão.

Bem acho que é isso, abraço.
Democracia: Sistema político q a soberania é exercida pelo povo

Monarquia: Sistema político q tem um monarca como líder do Estado

Anarquia:Sistema político desprovida de direção e/ou normas, baseado na negação do princípio de qualquer tipo de autoridade
#8 Fábio_CM Enviado : 19/04/16 08:14
hazafer, para essa variante existem os pontos de heroísmo como sugestão de evolução já no livro de regras. Personagens que ganharam pontos excluem colunas ruins dos testes evolução. Aqueles com pontos de covardia excluem as colunas boas.

Quanto ao padrão de guerreiro ter mais EH, eu não acho um problema. Normalmente eles são mesmo os mais atléticos de todos.
#9 Azurius Enviado : 19/04/16 11:37
abartel06 escreveu:
Boa tarde,

Não acho legal estabelecer "pontuações" para serem determinados testes ! uma vez que não tem como se parametrizar tal coisa.

Abs,

Verdade, não vejo muitos motivo pra regras tão minuciosas e que não têm um impacto produtivo no sistema.

A palavra do mestre é a final e resolve esses tipos de problemas.
#10 Fábio_CM Enviado : 19/04/16 13:38
Azurius escreveu:
abartel06 escreveu:
Boa tarde,

Abs,

Verdade, não vejo muitos motivo pra regras tão minuciosas e que não têm um impacto produtivo no sistema.

A palavra do mestre é a final e resolve esses tipos de problemas.

Mas tem um impacto produtivo! Tanto em termos de aproveitamento dos conceitos que já existem no sistema quanto ao incremento de estímulo narrativo, já que permite a criação de desafios interessantes baseados em testes de habilidades (que está bem longe de acontecer nas regras como são hoje, puramente voltadas para o combate).
Usuários visualizando este tópico
Guest
Ir para o Fórum