Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Responder...
Pontos de Trama, regras para tornar seu jogo mais narrativo Opções
#1 Alan Emmanuel Enviado : 24/02/16 12:12
Esta discussão foi criada para discutir o seguinte verbete da TagmarPedia:

Pontos de Trama, regras para tornar seu jogo mais narrativo

Pontos de Trama são uma ferramenta de metajogo que acrescenta um pouco de “narrativismo” ao sistema de Tagmar. Uma forma do jogador ter controle sobre o que acontece na aventura e sobre o cenário.
Vários jogos já usam essa mecânica, ou similares, com muito sucesso. Essa ferramenta adiciona uma nova dimensão aos jogadores e mestres de Tagmar, mas está compatível com as diretrizes do projeto, uma vez que elas potencializam enormemente o roleplay.
Em meus jogos, independente do cenário ou sistema, tenho adotado o uso de ferramentas narrativas (sem as quais meu grupo não sobrevive mais). Pontos de Trama, Pontos Heróicos, Pontos de Ação, Benes, não importa o nome, a mecânica é basicamente a mesma. Como trata-se de uma ferramenta de metajogo pode ser inserido sem muita dificuldade em qualquer sistema. Vou iniciar uma aventura nova usando o sistema do Tagmar e o cenário dos Reinos, então inseri os Pontos de Trama no sistema.
O material anexo ainda não foi testado, mas acredito que funcionará bem, com o mínimo de ajustes...

Acessem o verbete pelo link acima. Critiquem, dêem sugestões.

OBS: Façam apenas sugestões e críticas que conduzam a uma melhoria do texto.
#2 Samyaza Enviado : 24/02/16 14:24
Paim, gostei!

Acho que o pessoal vai pedir mais exemplos e definições um pouco mais precisas de como se ganha pontos de trama. Até me motivou a pegar uma regra que tava guardada...
#3 Alan Emmanuel Enviado : 24/02/16 16:04
Vlw Thiago!

Vou ver se atualizo o texto com mais exemplos.

Abraços!
#4 Alan Emmanuel Enviado : 24/02/16 18:18
Texto atualizado!

Correções sobre o uso de Técnicas Salvadoras. Correção sobre pontos de trama iniciais e acréscimo de novos exemplos!

Abraços!
Usuários visualizando este tópico
Guest
Ir para o Fórum