Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

[suspenso] Ajustes nas Diretrizes 1 - Núcleo do Sistema - somente item 2: Confronto de Forças
#1 Marcelo_Rodrigues Enviado : 03/02/16 14:52
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Este tópico é para discutir se vamos manter ou não a Tabela de Confronto de Forças dentro do Núcleo do Sistema.

Se for mantida: ela não poderá mais ser alterada por tarefas comuns.

Se não por mantido: então ficará livre para futuras mudanças.

Por favor postem suas opiniões.
Marcelo_Rodrigues anexadas as seguintes imagens:
Tabela de Confronto de Forças.jpg
#2 Azurius Enviado : 03/02/16 17:17
Jogador: Azurius
EF:
EH:
Karma:
Salve Marcelo, gostaria que você postasse a tabela no primeiro post antes de iniciarmos a discussão.
Alguns podem não conseguir entender o que é, por não visualizar mentalmente do que se trata.
#3 Marcelo_Rodrigues Enviado : 03/02/16 19:50
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Postei a tabela no 1º post...
#4 Samyaza Enviado : 04/02/16 00:24
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
Sempre usei a tabela e nunca tive problema com ela, a única coisa que notei durante a Expedição Tagmar é que alguns jogadores ficaram confusos e faziam o seguinte teste de RM:

Citação:
Atacante rola 1d20+nível na magia
Defensor rola 1d20 + RM

O maior valor saía vitorioso


Como tbm jogo o sistema Daemon e nele há uma tabela semelhante eu não vejo problema na tabela para mim, o que deveria ser verificado é:

A - caso ela seja removida, que regra a substituirá?

B - a tabela respeita as curvas e retas do sistema?

C - a nova regra tbm respeita as curvas e retas do sistema?

Caso a resposta dos itens B e C sejam um "sim" e a regra ficar mais simples poupando uma consulta à tabela, então eu seria favorável.
#5 Alisson Enviado : 04/02/16 10:27
Jogador: Alisson
EF:
EH:
Karma:
Acho que a tabela está ótima. Só é necessário um texto explicando melhor seu funcionamento, acima da coluna 20 por exemplo.

Certa vez abri um tópico sobre isso e os membros postaram uma versão diferente de como ela é utilizada... Think
AVDACES FORTVNA IVVAT
#6 Fábio_CM Enviado : 04/02/16 12:34
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
A tabela tem uma relação linear. Se você quer utilizar ela acima da coluna 20, é só subtrair da força de ataque e defesa um número que a coloque dentro da tabela. Por exemplo, se a força de ataque é 22 e a de defesa é 18, reduza 2 de cada uma, ficando com 20 e 16, e resolva normalmente.
#7 Marcelo_Rodrigues Enviado : 04/02/16 15:18
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Pessoal,

dois exclarecimentos.

1) Esta discussão é para saber se

a) fixamos esta regra no Núcleo do Sistema o que implica que não poderá ser excluída do sistema.
b) NÂO fixamos esta regra no Núcleo do Sistema o que implica que poderá ser excluída ou substituída no sistema.

Ou seja estamos decidindo a sua fixação, não sua exclusão.

2) Pode parecer que a tabela é linear, mas não é. Notem que há números repetidos. Olhem abaixo a curva da probabilidade;
Marcelo_Rodrigues anexadas as seguintes imagens:
Tabela de Confronto de Forças (curva).jpg
#8 Azurius Enviado : 04/02/16 15:51
Jogador: Azurius
EF:
EH:
Karma:
#9 Fábio_CM Enviado : 04/02/16 16:14
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Não entendi os eixos deste gráfico, mas a tabela se mantém fixa se a diferença entre ataque e defesa (essência da tabela) não mudar, independente do ponto dela que se esteja.

Também gosto dela.
#10 Alisson Enviado : 04/02/16 18:27
Jogador: Alisson
EF:
EH:
Karma:
Fábio_CM escreveu:
A tabela tem uma relação linear. Se você quer utilizar ela acima da coluna 20, é só subtrair da força de ataque e defesa um número que a coloque dentro da tabela. Por exemplo, se a força de ataque é 22 e a de defesa é 18, reduza 2 de cada uma, ficando com 20 e 16, e resolva normalmente.

Aparentemente funciona, mas não em todos os casos. Se se fosse 60 contra 5? Um exemplo absurdo, mas a tabela deveria funcionar para qualquer tipo de exemplo.
AVDACES FORTVNA IVVAT
#11 Marcelo_Rodrigues Enviado : 04/02/16 18:42
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Deixa eu explicar esta tabela, já que fui o ressonável direto por sua criação.

Quando pensávamos em fazer a RM e a RF penavamos apenas na seguinte solução:

Para resistir teríamos que o dado rolado >= força ataque - força defesa + 11

Exemplo: Forca de ataque 10 e força de defesa 8 daria 10 - 8 + 11 = 13 Logo 13 ou mais a pessoa resiste = 40% de resistir

Exemplo2: Forca de ataque 10 e força de defesa 10 daria 10 - 10 + 11 = 11 Logo 11 ou mais a pessoa resiste = 50% de resistir

Isto era a ideia original. Mas ao se distanciar mais de 10 niveis faz o que chamamos de "abismo de poder" na qual ou só resiste com 20 ou só falha com 1.

Então criamos repetições em alguns niveis assim diminui o abismo de poder.

Este é o conceito matemático atrás desta tabela.




#12 Samyaza Enviado : 04/02/16 19:36
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
Chefia, deixa eu ver se entendi, a tabela vai existir no sistema, o que estamos votando é se ela poderá ser alterada (não pertence ao núcleo) ou não poderá ser alterada (pertence ao núcleo)?
#13 Alisson Enviado : 04/02/16 20:49
Jogador: Alisson
EF:
EH:
Karma:
Então ela não funciona bem. Já que tanto faz se a força é de 20 contra 1 ou 60000000 contra 1, exemplo absurdo só para ilustrar mesmo.

Outra incoerência é o fato de os PJs tenderem a se tornarem imunes a venenos com o passar dos estágios. Não é possível treinar seus órgãos para ficarem imunes sem um processo para isso.

Outra incoerência seria os guerreiros e ladino acabarem ficando muito bons em resistir magia, mesmo nunca tendo treinado sua aura para isso.
AVDACES FORTVNA IVVAT
#14 Fábio_CM Enviado : 04/02/16 21:14
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Alisson, eu também acho uma falha os venenos afetarem menos os personagens a medida que eles avançam. Não acho tanto para a magia, uma vez que o poder da magia também depende de quem a lança.

Alisson escreveu:
Então ela não funciona bem. Já que tanto faz se a força é de 20 contra 1 ou 60000000 contra 1, exemplo absurdo só para ilustrar mesmo.

Para mudar isso, só se incluir-se uma região de sucesso/falha automática.
#15 Alisson Enviado : 04/02/16 23:25
Jogador: Alisson
EF:
EH:
Karma:
Fábio_CM escreveu:
Alisson, eu também acho uma falha os venenos afetarem menos os personagens a medida que eles avançam. Não acho tanto para a magia, uma vez que o poder da magia também depende de quem a lança.

Alisson escreveu:
Então ela não funciona bem. Já que tanto faz se a força é de 20 contra 1 ou 60000000 contra 1, exemplo absurdo só para ilustrar mesmo.

Para mudar isso, só se incluir-se uma região de sucesso/falha automática.

No caso da magia, eu vejo que nos primeiros estágios a disparidade de resistência à magia é coerente mas, ao passar de estágios, essa diferença se mantém bem linear e eu penso que os guerreiros e ladinos talvez não evoluam sua resistência à magia da mesma maneira que os místicos, é meio estranho vocês não acham?Think
Achei muito interessante a ideia de sucesso automático.Feliz

AVDACES FORTVNA IVVAT
#16 Samyaza Enviado : 04/02/16 23:28
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
Na tabela de Ataque X Defesa do Daemon tem essa área de sucesso e falha automática, mas acho que é isso que se quis evitar com essa tabela do Tagmar neh? Tem que ver como se resolve o exemplo que o Alison deu para escolhermos entre fixá-la ou não.
#17 baldur Enviado : 05/02/16 01:28
Jogador: baldur
EF:
EH:
Karma:
Gosto da Tabela ataque x defesa. Nunca me deu problemas em jogo. Esclarecendo que os personagens não ficam IMUNES aos venenos mas mais resistentes aos seus efeitos mais poderosos. Além do fato de você poder utilizar a tabela de formas variadas, como exigir jogadas em sequência com diferentes desfechos para cada rolagem de sucesso / falha, diversificando o uso da tabela.
#18 Alisson Enviado : 05/02/16 10:55
Jogador: Alisson
EF:
EH:
Karma:
baldur escreveu:
Gosto da Tabela ataque x defesa. Nunca me deu problemas em jogo. Esclarecendo que os personagens não ficam IMUNES aos venenos mas mais resistentes aos seus efeitos mais poderosos. Além do fato de você poder utilizar a tabela de formas variadas, como exigir jogadas em sequência com diferentes desfechos para cada rolagem de sucesso / falha, diversificando o uso da tabela.

Mas há uma disparidade grande ao passar de estágio. Vamos supor que em um ano na ambientação o personagem sobre 11 estágios e tem resistência física 14. Dificilmente ele cairá em um veneno. Se ele não tiver feito nenhum processo para adquirir essa resistência contra veneno (como ingerir pequenas quantidades até tornar-se imune) não faz sentido os órgãos internos e o sistema imunológico dos personagens ficarem mais resistentes do nada. Não há treinamento para órgãos internos ou para o sistema imunológico.

AVDACES FORTVNA IVVAT
#19 Samyaza Enviado : 05/02/16 14:42
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
Então Alison sua observação parte da premissa simulacionista onde seria meio que "irreal" o pj desenvolver essa resistência, porém, muitas vezes uma decisão parte da premissa gamista que premia pjs de estágios mais altos tornando-os menos vulneráveis e determinados tipos de ataque, se considerarmos que nem tudo no sistema precisa seguir apenas a lógica da verossimilhança que dá para aceitar esse conceito tranquilamente.
#20 Marcelo_Rodrigues Enviado : 05/02/16 15:01
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Pessoal,

Na discussão já ficou claro que esta tabela não deve ser fixado agora.

Vou retirar este item.

Estou trancando então este tópico.
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.