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[suspenso] Ajustes nas Diretrizes 1 - Núcleo do Sistema - somente item 2: Confronto de Forças
#1 Marcelo_Rodrigues Enviado : 03/02/16 14:52
Este tópico é para discutir se vamos manter ou não a Tabela de Confronto de Forças dentro do Núcleo do Sistema.

Se for mantida: ela não poderá mais ser alterada por tarefas comuns.

Se não por mantido: então ficará livre para futuras mudanças.

Por favor postem suas opiniões.
Marcelo_Rodrigues anexadas as seguintes imagens:
Tabela de Confronto de Forças.jpg
#2 Azurius Enviado : 03/02/16 17:17
Salve Marcelo, gostaria que você postasse a tabela no primeiro post antes de iniciarmos a discussão.
Alguns podem não conseguir entender o que é, por não visualizar mentalmente do que se trata.
#3 Marcelo_Rodrigues Enviado : 03/02/16 19:50
Postei a tabela no 1º post...
#4 Samyaza Enviado : 04/02/16 00:24
Sempre usei a tabela e nunca tive problema com ela, a única coisa que notei durante a Expedição Tagmar é que alguns jogadores ficaram confusos e faziam o seguinte teste de RM:

Citação:
Atacante rola 1d20+nível na magia
Defensor rola 1d20 + RM

O maior valor saía vitorioso


Como tbm jogo o sistema Daemon e nele há uma tabela semelhante eu não vejo problema na tabela para mim, o que deveria ser verificado é:

A - caso ela seja removida, que regra a substituirá?

B - a tabela respeita as curvas e retas do sistema?

C - a nova regra tbm respeita as curvas e retas do sistema?

Caso a resposta dos itens B e C sejam um "sim" e a regra ficar mais simples poupando uma consulta à tabela, então eu seria favorável.
#5 Alisson Enviado : 04/02/16 10:27
Acho que a tabela está ótima. Só é necessário um texto explicando melhor seu funcionamento, acima da coluna 20 por exemplo.

Certa vez abri um tópico sobre isso e os membros postaram uma versão diferente de como ela é utilizada... Think
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#6 Fábio_CM Enviado : 04/02/16 12:34
A tabela tem uma relação linear. Se você quer utilizar ela acima da coluna 20, é só subtrair da força de ataque e defesa um número que a coloque dentro da tabela. Por exemplo, se a força de ataque é 22 e a de defesa é 18, reduza 2 de cada uma, ficando com 20 e 16, e resolva normalmente.
#7 Marcelo_Rodrigues Enviado : 04/02/16 15:18
Pessoal,

dois exclarecimentos.

1) Esta discussão é para saber se

a) fixamos esta regra no Núcleo do Sistema o que implica que não poderá ser excluída do sistema.
b) NÂO fixamos esta regra no Núcleo do Sistema o que implica que poderá ser excluída ou substituída no sistema.

Ou seja estamos decidindo a sua fixação, não sua exclusão.

2) Pode parecer que a tabela é linear, mas não é. Notem que há números repetidos. Olhem abaixo a curva da probabilidade;
Marcelo_Rodrigues anexadas as seguintes imagens:
Tabela de Confronto de Forças (curva).jpg
#8 Azurius Enviado : 04/02/16 15:51
#9 Fábio_CM Enviado : 04/02/16 16:14
Não entendi os eixos deste gráfico, mas a tabela se mantém fixa se a diferença entre ataque e defesa (essência da tabela) não mudar, independente do ponto dela que se esteja.

Também gosto dela.
#10 Alisson Enviado : 04/02/16 18:27
Fábio_CM escreveu:
A tabela tem uma relação linear. Se você quer utilizar ela acima da coluna 20, é só subtrair da força de ataque e defesa um número que a coloque dentro da tabela. Por exemplo, se a força de ataque é 22 e a de defesa é 18, reduza 2 de cada uma, ficando com 20 e 16, e resolva normalmente.

Aparentemente funciona, mas não em todos os casos. Se se fosse 60 contra 5? Um exemplo absurdo, mas a tabela deveria funcionar para qualquer tipo de exemplo.
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#11 Marcelo_Rodrigues Enviado : 04/02/16 18:42
Deixa eu explicar esta tabela, já que fui o ressonável direto por sua criação.

Quando pensávamos em fazer a RM e a RF penavamos apenas na seguinte solução:

Para resistir teríamos que o dado rolado >= força ataque - força defesa + 11

Exemplo: Forca de ataque 10 e força de defesa 8 daria 10 - 8 + 11 = 13 Logo 13 ou mais a pessoa resiste = 40% de resistir

Exemplo2: Forca de ataque 10 e força de defesa 10 daria 10 - 10 + 11 = 11 Logo 11 ou mais a pessoa resiste = 50% de resistir

Isto era a ideia original. Mas ao se distanciar mais de 10 niveis faz o que chamamos de "abismo de poder" na qual ou só resiste com 20 ou só falha com 1.

Então criamos repetições em alguns niveis assim diminui o abismo de poder.

Este é o conceito matemático atrás desta tabela.




#12 Samyaza Enviado : 04/02/16 19:36
Chefia, deixa eu ver se entendi, a tabela vai existir no sistema, o que estamos votando é se ela poderá ser alterada (não pertence ao núcleo) ou não poderá ser alterada (pertence ao núcleo)?
#13 Alisson Enviado : 04/02/16 20:49
Então ela não funciona bem. Já que tanto faz se a força é de 20 contra 1 ou 60000000 contra 1, exemplo absurdo só para ilustrar mesmo.

Outra incoerência é o fato de os PJs tenderem a se tornarem imunes a venenos com o passar dos estágios. Não é possível treinar seus órgãos para ficarem imunes sem um processo para isso.

Outra incoerência seria os guerreiros e ladino acabarem ficando muito bons em resistir magia, mesmo nunca tendo treinado sua aura para isso.
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#14 Fábio_CM Enviado : 04/02/16 21:14
Alisson, eu também acho uma falha os venenos afetarem menos os personagens a medida que eles avançam. Não acho tanto para a magia, uma vez que o poder da magia também depende de quem a lança.

Alisson escreveu:
Então ela não funciona bem. Já que tanto faz se a força é de 20 contra 1 ou 60000000 contra 1, exemplo absurdo só para ilustrar mesmo.

Para mudar isso, só se incluir-se uma região de sucesso/falha automática.
#15 Alisson Enviado : 04/02/16 23:25
Fábio_CM escreveu:
Alisson, eu também acho uma falha os venenos afetarem menos os personagens a medida que eles avançam. Não acho tanto para a magia, uma vez que o poder da magia também depende de quem a lança.

Alisson escreveu:
Então ela não funciona bem. Já que tanto faz se a força é de 20 contra 1 ou 60000000 contra 1, exemplo absurdo só para ilustrar mesmo.

Para mudar isso, só se incluir-se uma região de sucesso/falha automática.

No caso da magia, eu vejo que nos primeiros estágios a disparidade de resistência à magia é coerente mas, ao passar de estágios, essa diferença se mantém bem linear e eu penso que os guerreiros e ladinos talvez não evoluam sua resistência à magia da mesma maneira que os místicos, é meio estranho vocês não acham?Think
Achei muito interessante a ideia de sucesso automático.Feliz

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#16 Samyaza Enviado : 04/02/16 23:28
Na tabela de Ataque X Defesa do Daemon tem essa área de sucesso e falha automática, mas acho que é isso que se quis evitar com essa tabela do Tagmar neh? Tem que ver como se resolve o exemplo que o Alison deu para escolhermos entre fixá-la ou não.
#17 baldur Enviado : 05/02/16 01:28
Gosto da Tabela ataque x defesa. Nunca me deu problemas em jogo. Esclarecendo que os personagens não ficam IMUNES aos venenos mas mais resistentes aos seus efeitos mais poderosos. Além do fato de você poder utilizar a tabela de formas variadas, como exigir jogadas em sequência com diferentes desfechos para cada rolagem de sucesso / falha, diversificando o uso da tabela.
#18 Alisson Enviado : 05/02/16 10:55
baldur escreveu:
Gosto da Tabela ataque x defesa. Nunca me deu problemas em jogo. Esclarecendo que os personagens não ficam IMUNES aos venenos mas mais resistentes aos seus efeitos mais poderosos. Além do fato de você poder utilizar a tabela de formas variadas, como exigir jogadas em sequência com diferentes desfechos para cada rolagem de sucesso / falha, diversificando o uso da tabela.

Mas há uma disparidade grande ao passar de estágio. Vamos supor que em um ano na ambientação o personagem sobre 11 estágios e tem resistência física 14. Dificilmente ele cairá em um veneno. Se ele não tiver feito nenhum processo para adquirir essa resistência contra veneno (como ingerir pequenas quantidades até tornar-se imune) não faz sentido os órgãos internos e o sistema imunológico dos personagens ficarem mais resistentes do nada. Não há treinamento para órgãos internos ou para o sistema imunológico.

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#19 Samyaza Enviado : 05/02/16 14:42
Então Alison sua observação parte da premissa simulacionista onde seria meio que "irreal" o pj desenvolver essa resistência, porém, muitas vezes uma decisão parte da premissa gamista que premia pjs de estágios mais altos tornando-os menos vulneráveis e determinados tipos de ataque, se considerarmos que nem tudo no sistema precisa seguir apenas a lógica da verossimilhança que dá para aceitar esse conceito tranquilamente.
#20 Marcelo_Rodrigues Enviado : 05/02/16 15:01
Pessoal,

Na discussão já ficou claro que esta tabela não deve ser fixado agora.

Vou retirar este item.

Estou trancando então este tópico.
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