Ajustes nas Diretrizes 1 - Núcleo do Sistema - somente item 9: Raça X Profissões - Diretrizes e demais normas - Tagmar
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Ajustes nas Diretrizes 1 - Núcleo do Sistema - somente item 9: Raça X Profissões Opções
#1 Marcelo_Rodrigues Enviado : 03/02/16 14:55
Este item é para discutir se vamos alterar a atual tabela de Raça X Profissões e caso haja quais serão as raças permitidas para cada profissão.

Postem suas sugestões e justificativas.

Por favor, não esqueçam das justificativas. Muito Feliz
#2 Ares Enviado : 03/02/16 15:38
Texto editado pela coordenação por estar off-topic.

Leia o resto do texto...
Eu apoio essa diretriz, não exatamente na forma atual, mas sim fundida com as diretrizes 8 e 12 na seguinte forma:

-Raças, Profissões e Especializações: Serão definidas pela ambientação, assim como as relações entre elas. Nas regras opcionais exceções podem ser feitas.

O primeiro motivo para isso, é que enquanto detalhar as diretrizes se mostra importante, acredito que devemos tornar o mais enxuto possível sem a perda de informação, de modo a facilitar a leitura e o entendimento daqueles que forem ler as diretrizes.

O segundo motivo, é que acredito que o detalhamento desses itens não deve estar na definição do Núcleo do Sistema Tagmar 2 e sim no item referente a Ambientação, levando em conta que o sistema e a ambientação Tagmar, enquanto sinérgicos, são coisas separadas.

Nesse item detalhando os Princípios Fundamentais da Ambientação, que seria o local para dizer, por exemplo:
Citação:
Na Região dos Reinos as raças serão as 6 existentes desde o Tagmar 1 (Humano, Elfo Florestal, Elfo Dourado, Meio-Elfo, Anão e Pequenino).


O terceiro, é que os três são a mesma coisa, explico:
a-Primeiro eles falam que a ambientação deve guiar as regras:
Citação:
8) "serão sempre definidas de acordo com a ambientação:"
9) "Devem ser compatíveis com a ambientação."
12) "Devem ser compatíveis com a ambientação."


b-Depois detalham quais o que é fixado.
Citação:
8) "Região do Império: serão as existentes desde o livro original do O Império;"
9) Implícito nas discussões do fórum. Por exemplo: Pequeninos vão podem ser bardos nas Ilhas Independentes.
12) "Para a Região das Terras Selvagens e Império ainda não estão fixados."


c-E no fim, dizem que podem estar nas Regras Opcionais.
Citação:
8) "Nas 3 regiões acima citadas pode-se criar novas raças jogáveis, mas devem ser consideradas como opcionais e só devem estar no Livro de Regras Opcionais."
9) Não é mesmo necessário, só ignorar a limitação já é suficiente para se jogar com um Pequenino Bardo.
12) "é permitido se criar novas especializações, mas estas devem ser consideradas como opcionais e só devem estar no Livro de Regras Opcionais"


Em resumo: Os três itens são a mesma coisa e só deve ser citado que o Sistema deve seguir a Ambientação.

EDIT: Adição em vermelho, para complementar a possibilidade de exceções nas regras opcionais.
#3 Marcelo_Rodrigues Enviado : 03/02/16 16:12
Ares... este item não é sobre qual raça existe, mas sim para definir qual profissão cada raça pode serAnxious

Hoje Somente Humanos, Elfos e Meios Elfos podem assumir qualquer profissão.

O que queremos definir é:

Anão pode ser mago?
Anão pode ser bardo?
Anão pode ser rastreador?
Pequenino pode ser mago?
Pequenino pode ser bardo?
Pequenino pode ser rastreador?

ATENÇÂO: O problema atual é que na Ambientação não cita estas opções acima! Se citasse não tinha mais discussões.

OBS: editei sua resposta para não causar confusão, ok?
#4 Ares Enviado : 03/02/16 16:46
Ah, entendi. Desculpa o textão e de boa ter editado. E eu pensando que isso seria algo que NUNCA seria alterado, não tenho uma posição sobre isso.
#5 Azurius Enviado : 03/02/16 17:16
Anão rastreador? pq não? o que impede o anão em excepcional querer ajudar a natureza ao invés de devasta-la? Lógico que no texto deveria dizer que são muito raros anões com o senso de preservação da natureza, mas que as párias existem.

Pequenino Bardo e Rastreador? A magia do bardo é tão discreta e o pequenino tão festeiro que acho que tem tudo a ver. Quanto ao rastreador, vejo o pequenino como um povo muito focado em sua terra, eles poderiam sim ter essa comunhão com Maira e seguir seus ensinamentos.

#6 Fábio_CM Enviado : 03/02/16 17:21
Eu sou a favor de manter toda a relação como está.

Anões e pequeninos não são capazes de usar magias arcanas.
#7 Marcelo_Rodrigues Enviado : 03/02/16 19:15
Eu sou da mesma opinião do Fabio.

Mas se tivesse de mudar (o que não gostaria) eu votaria

Anão pode ser mago? Nem pensar totalmente contra a indole dos anões.
Anão pode ser bardo? já pensou um anão cantando num bar? uahahha
Anão pode ser rastreador? A tá... Anão que vive em floresta. Tokien estaria se revirando no túmulo.
Pequenino pode ser mago? De forma alguma, a menos que vc seja fã de Willow
Pequenino pode ser bardo? Talvez, não seria um absurdo, mas vai contra os desejos dos autores do Tagmar 1
Pequenino pode ser rastreador? Idem ao anterior.
#8 Fábio_CM Enviado : 03/02/16 21:24
Azurius escreveu:
Anão rastreador? pq não? o que impede o anão em excepcional querer ajudar a natureza ao invés de devasta-la? Lógico que no texto deveria dizer que são muito raros anões com o senso de preservação da natureza, mas que as párias existem.


Como eu disse acima, eu prefiro que tudo fique como está. Mas queria dizer que Maira é dividida em três, e uma delas se refere ao mundo mineral. Portanto, um "anão rastreador" poderia ter fortalecidos os laços com Mon e Nil.
#9 samuel.azevedo Enviado : 03/02/16 21:35
Anão pode ser mago? não na ambientação dos Reinos ou nas Terras Selvagens, para mim não está preciso na ambientação do Império.
Anão pode ser bardo? não.
Anão pode ser rastreador? não.
Pequenino pode ser mago? não nas ambientações atuais.
Pequenino pode ser bardo? acho que deveria, poder, ao menos como regra opcional em respeito a vontade original do Tagmar 1, e deveria poder nas Ilhas Independentes com certeza. Os pequeninos são muito festeiros, incluindo em Tolkien, e como vivem em comunidades fechadas na obra tolkiana quem toca as músicas e faz as festas pra eles?
Pequenino pode ser rastreador? não nas ambientações atuais.

#10 Samyaza Enviado : 04/02/16 00:20
Olha, eu acho que a melhor forma de responder a essas perguntas é verificando sob qual perspectiva elas serão respondidas:

1 - Pela decisão dos autores oficiais;
2 - Pelo equilíbrio das regras;
3 - Pela ambientação;
4 - Pela vontade da maioria dos jogadores;

Neste caso:

Anão pode ser mago?
1 - Não
2 - Não ocorre desequilíbrio aparente, sendo até desvantajoso
3 - Não
4 - Não, pois é uma minoria os que desejam isso

Conclusão: na minha opinião não há motivo para permitir tal, quando alguém perguntar teremos que dar duas respostas:

A - uma dentro da ambientação que explique pq os anões não conseguem manipular o karma para magias arcanas;
B - uma fora da ambientação, chama-se decisão de game design, aquelas em que os autores simplesmente decidem algo por consenso e isso vira regra. Como hj os "autores" do Tagmar são os colaboradores onde o direito de voto é dos Heróis, são eles que decidiriam, mas considero desnecessária a votação já que a permissão de anões serem bardos é de uma minoria insignificante.

Anão pode ser bardo?
1 - Não
2 - Não ocorre desequilíbrio aparente, sendo até desvantajoso
3 - Não
4 - Não, pois é uma minoria os que desejam isso

Conclusão: na minha opinião não há motivo para permitir tal, quando alguém perguntar teremos que dar duas respostas:

A - uma dentro da ambientação que explique o fatos dos anões não lidarem bem com a Arte para dominar o karma como um bardo.

B - uma fora da ambientação, chama-se decisão de game design, aquelas em que os autores simplesmente decidem algo por consenso e isso vira regra. Como hj os "autores" do Tagmar são os colaboradores onde o direito de voto é dos Heróis, são eles que decidiriam, mas considero desnecessária a votação já que a permissão de anões serem bardos é de uma minoria insignificante.

Anão pode ser rastreador?
1 - Não
2 - Não ocorre desequilíbrio aparente
3 - Não
4 - Não, pois é uma minoria os que desejam isso

Conclusão: na minha opinião não há motivo para permitir tal, quando alguém perguntar teremos que dar duas respostas:

A - uma dentro da ambientação que explique o fatos dos anões viverem em cavernas e não terem contato suficiente com uma fauna e flora (além da subterrânea) a ponto de dominar o karma para tal.

B - uma fora da ambientação, chama-se decisão de game design, aquelas em que os autores simplesmente decidem algo por consenso e isso vira regra. Como hj os "autores" do Tagmar são os colaboradores onde o direito de voto é dos Heróis, são eles que decidiriam, mas considero desnecessária a votação já que a permissão de anões serem rastreadores é de uma minoria insignificante.

Pequenino pode ser mago?
1 - Não
2 - Não ocorre desequilíbrio aparente
3 - Não
4 - Não, pois é uma minoria os que desejam isso

Conclusão: na minha opinião não há motivo para permitir tal, quando alguém perguntar teremos que dar duas respostas:

A - uma dentro da ambientação que explique que os pequeninos temem o uso da magia arcana e por isso não ousam entrar para essa profissão;

B - uma fora da ambientação, chama-se decisão de game design, aquelas em que os autores simplesmente decidem algo por consenso e isso vira regra. Como hj os "autores" do Tagmar são os colaboradores onde o direito de voto é dos Heróis, são eles que decidiriam, mas considero desnecessária a votação já que a permissão de pequeninos serem magos é de uma minoria insignificante.

Pequenino pode ser bardo?
1 - Não
2 - Não ocorre desequilíbrio aparente
3 - Não
4 - Sim, pois há uma maioria

Conclusão: na minha opinião como a vontade da maioria dos membros é de que o pequenino possa ser bardo, como não há desequilíbrio em permitir tal, acho que eles poderiam sim ser bardos.


Pequenino pode ser rastreador?


1 - Não
2 - Não ocorre desequilíbrio aparente
3 - Não
4 - Não, pois é uma minoria os que desejam isso

Conclusão: na minha opinião não há motivo para permitir tal, quando alguém perguntar teremos que dar duas respostas:

A - uma dentro da ambientação que explique que apesar de viver próximos a natureza pequeninos são urbanistas, adequando a natureza ao redor conforme seu senso de conforto exige indo contra a índole mais selvagem do rastreador que deveria preferir não intervir.

B - uma fora da ambientação, chama-se decisão de game design, aquelas em que os autores simplesmente decidem algo por consenso e isso vira regra. Como hj os "autores" do Tagmar são os colaboradores onde o direito de voto é dos Heróis, são eles que decidiriam, mas considero desnecessária a votação já que a permissão de pequeninos serem rastreadores é de uma minoria insignificante.

Obviamente minha opinião acima se aplica a:
- Região dos reinos (não se aplica às terras selvagens, império e ilhas independentes)
- Manual de Regras (não se aplica às regras opcionais)

Uma observação importante, vejo alguns membros do projeto tentando aplicar uma lógica pautada por uma verossimilhança para justificar que determinada raça pode ou não ser de determinada profissão. Bem, essa lógica talvez se aplicaria no "mundo real", mas Tagmar é um universo criado por alguns autores e dentro desse universo a decisão é deles, então por mais ilógico que algo pareça, se assim for decidido, assim será feito, pois este sempre foi o critério do projeto. Digo isso para pedir que membros mais mimizentos concentrem-se em tentar convencer quem vota (com a devida educação e respeito) do que tentar discutir ou desmerecer seus adversários na votação.

#11 Alisson Enviado : 04/02/16 10:41
Anão pode ser mago?
Só se for em um ambiente totalmente novo, como as ilhas independentes ou outro continente que venha a ser criado, onde a cultura anã não tenha rixa com magia e nem com os elfos.
Anão pode ser bardo?
Idem ao anterior, anões têm grande rixa com magia. A menos que seja em uma ambientação nova.
Anão pode ser rastreador?
Idem ao anterior.
Pequenino pode ser mago?
Se no livro de regras menciona que eles ão compreendem magia arcana, creio que não deveríamos mexer nisso.
Pequenino pode ser bardo?
O próprio texto dos pequeninos dão embasamento teórico para isso, o que torna um pouco contraditório o fato de não poder.
Pequenino pode ser rastreador?
Na parte de ser um guerreiro que sobrevive, sim. Mas não vejo um anão rastreador mais pelo fato de eles terem rixa com os elfos.

Deixo aqui também um questionamento:

Pequeninos podem ser Guerreiros? Por quê?

AVDACES FORTVNA IVVAT
#12 Marcelo_Rodrigues Enviado : 04/02/16 11:11
Alisson,

Vou responder ao seu ultimo questionamento.

Vc viu star wars episodi 6? Lembra do eoks?

Não importa o tamanho. Todas as raças se defendem. Ate formigas tem guerreiros.
#13 Ketalel Enviado : 04/02/16 15:17
Sou favorável aos Pequeninos poderem ser Bardos (Dancing ).

Quanto aos outros questionamentos, não vejo qualquer problema nas regras de qualquer raça ser de qualquer profissão.
A única restrição é a ambientação. Logo tal restrição não deve estar no Manual do sistema e sim nos livros de descrição da Ambientação.

Se alguém em algum momento no futuro conseguir criar um local onde tal raça pode seguir tal profissão, beleza!
Mas vejo muito restritivo a criação de uma diretriz que poda a criatividade de nossos membros. Brick wall
#14 saulocr Enviado : 04/02/16 15:40
Olá, estive acompanhando as discussões e percebi que tudo se trata do pequenino ter a possibilidade de ser bardo ou não.

Pelo que vi, tudo se sustenta no texto dos pequeninos abaixo:

Citação:
Os Pequeninos são, em geral, um pouco epicuristas, amando os prazeres simples da boa mesa, música, dança e festas, sendo os Bardos sempre bem recebidos em seus povoados.


Ora vejam, no meu entender não impede que sejam "bardos". Então recorri ao Aurélio para me ajudar e eis que:

Citação:
bardo: substantivo masculino. 1. Barda. 2. Curral de ovelhas e carneiros. 3. Estaca para empar videiras. 4. Terreno cultivado.
5. Renque de videiras ligadas por varas, canas ou arame, que serve de apoio em forma de grade. 6. Poeta celta que exaltava o valor dos heróis. 7. [Por extensão] Poeta lírico. = TROVADOR


Ou seja, bardo não é quem usa magia, mas quem faz poesia, conta histórias entre outras atividades do genero. Portanto não impede que pequeninos sejam bardos ao pé da letra.

Todavia estamos falando de Bardos da Fantasia do RPG. Só para constar, os bardos ganharam efeitos mágicos a partir de obras como o Flautista de Hamelin. Nestes casos específicos vem a discussão. De onde vem a Magia dos Bardos?

Pelo que entendi, é arcana. Então a discussão passa a ser Pequeninos podem usar magia Arcana? O manual de regras diz que não! Então vamos aos motivos.

1º A ambientação.
2º Eles não acreditam, não entendem e temem magia.
3º Seja lá quem os criou, os tornaram resistentes ou incompetentes em magia.
4º Tagmar não é o primeiro RPG que impossibilita isso. O próprio Gurps não permite que Anões e Pequeninos usem magia.

Enfim, poderia listar inumeras desculpas para não deixar que os pequeninos o façam. E eu concordo que continuem ser poder ser bardos. Se abrir essa excessão para que sejam Bardos, porque não Magos e Rastreadores.

Entretanto não sou conservador e não gosto de me prender em estereotipos.

Uma solução em termos de regras seria trocar a nomenclatura da Profissão Ladrão por Especialista e adaptar o texto. Neste caso abriria um leque de outras especializações da classe, o que cobriria todas as questões acima, por exemplo:

A especialização Mateiro: Para aqueles que querem ver seu anão ou pequenino ser rastreador. Eles teriam acesso as especializações em algumas habilidades do tipo Montar Animais, Seguir Trilhas, Sobrevivencia, etc.

Outra especialização poderia ser Menestrel: Pronto resolvido o caso do pequenino que quer ser Bardo. Ele poderia se especializar em Habilidades como Instrumentos Musicais, Canto, Sedução, Persuasão, etc.


Além dessas duas podia-se abrir uma dezena de especializações. Acredito que deixaria muitos do site satisfeitos.

Abraços.



#15 Azurius Enviado : 04/02/16 15:56
Saulo percebi que o anão, não é muito popular kkkk
Então a grande votação deveria girar em cima do pequenino.
Faz uma enquete com opções como:

Quais Profissões o Pequenino Pode Ser escreveu:

a) Bardo
b) Mago
c) Rastreador
d) Bardo & Mago
e) Bardo & Rastreador
f) Mago & Rastreador
g) Nenhuma das opções anteriores.
#16 saulocr Enviado : 04/02/16 15:59
Azurius, percebi que você não leu meu texto, kkkk

Ou melhor você leu o primeiro paragráfo. Qual é a sua opinião a respeito? Até onde vi você simplesmente quer mudar. Sem nenhum motivo aparente.
#17 Fábio_CM Enviado : 04/02/16 16:33
Começo a concordar com o Azurius em que apenas uma votação vai resolver isso.

Minha posição já foi dita, e é de manter tudo como está. Contudo, como disse o Ketalel:

Ketalel escreveu:
Quanto aos outros questionamentos, não vejo qualquer problema nas regras de qualquer raça ser de qualquer profissão.
A única restrição é a ambientação. Logo tal restrição não deve estar no Manual do sistema e sim nos livros de descrição da Ambientação


A dúvida permanece porque os livros de ambientação de Tagmar não estão completos e existem muitas grandes lacunas. Especificamente sobre esse tema, quais seriam os livros que explicariam em detalhes as limitações de cada raça quanto a magia? Certamente o Livro de Raças e Profissões, que está longe de ser retomado.
#18 Marcelo_Rodrigues Enviado : 04/02/16 16:49
Ketalel,

esta decisão será para por um ponto definitivo na discussão. O que for aprovado será colocado no núcleo do sistema, mas vamos também será posto no livro de ambientação para que nhingem mais tenha dúvida.

OBS: O problema atual é que o Tagmar 1 era um só livro. E a parte de ambientação era um capítolo 9 (minusculo) e esta questão estava só no capitulo 2 (características). Os livros de ambientação atuais usaram o capitulo 9 do Tagmar 1 como base e acabaram não incluindo a informação que estava no capitulo 2.

É isso que queremos corrigir.

#19 Marcelo_Rodrigues Enviado : 04/02/16 16:56
Se todos concordarem, podemos votar só a do Pequenino Bardo, ou podemos votar em separado para cada uma das profissões do pequenino ou ainda podemos votar para cada uma dos pequeninos e dos anões.

Votado e aprovado, alteraremos a regra e a ambientação também. Assim as duas ficam casadas.

Todo o problema reside em que elas estão descasadas.

OBS: graça a deus no Terras Selvagens a ambientação já cita as profissões de cada raça (Gouras, Sekbets e Napois)
#20 Ares Enviado : 04/02/16 17:05
Por mim votar pelos Pequeninos bardos e o resto fica como esta. Uma coisa que eu NUNCA esperaria ver acontecer.
#21 Marcelo_Rodrigues Enviado : 04/02/16 17:13
Vamos lá... alguem quer inclui mais uma opção? Ou Pequenino bardo basta?
#22 Samyaza Enviado : 04/02/16 19:24
Por mim apenas opção dos pequeninos serem bardos precisa ser votada, as demais parecem consenso da maioria de que não precisam. Para explicar pq pequeninos usariam magia arcana como bardo e não como rastreadores e magos basta explicar que a Arte foi a única forma que eles tem de manipular o karma.

A base "lógica" disso pode ser vista em muitos rpgs com temas de ocultismo onde a magia é dividida em linhas, formas, caminhos e etc e determinado grupo consegue ou não manipular certos efeitos. Acho que é uma explicação suficiente.
#23 Marcelo_Rodrigues Enviado : 04/02/16 19:32
Ok, vou deixar este tópico aberto até o fim do carnaval.

Como muita gente vai viajar no carnaval só abrirei votações na quarta feira de cinzas.
#24 saulocr Enviado : 04/02/16 19:32
Pra mim não faz sentido, se eles são capazes de manipular o karma que liberem de todos os tipos. Agora só porque na descrição da raça diz que eles gostam de festas, passa a ser o único motivo pelo qual podem usar magias arcanas.

Como eu disse anteriormente. Quer ser bardo? Ótimo faz um ladrão, gasta seus pontos em habilidades de bardo e seja feliz! No texto não diz que deve ser bardo! Diz que gostam de festas.
#25 Alisson Enviado : 04/02/16 20:37
Marcelo_Rodrigues escreveu:
Alisson,

Vou responder ao seu ultimo questionamento.

Vc viu star wars episodi 6? Lembra do eoks?

Não importa o tamanho. Todas as raças se defendem. Ate formigas tem guerreiros.

É uma ambientação totalmente diferente rsrs. Se fosse possível comparar, deveríamos criar técnicas de combate como telecinese para os cavaleiros, pois os cavaleiros jedi as possui.Muito Feliz

Mas essa ideia eu não criei do nada. Eu tenho argumentos quanto à isso. Peço que olhem com atenção e reflitam para ver se há fundamento no estou dizendo.

Por que pequeninos não podem ser guerreiros:

Argumento Nº1 - da ambientação
Leia o resto do texto...

1.1
Citação:
Os Pequeninos são um povo amante da paz, que
via de regra prefere viver em seus povoados e são,
como raça, bastante tímidos. Suas comunidades
são difíceis de se localizar devido à excelente
camuflagem; se um personagem, no entanto, é
aceito, o povo pequeno se revela hospitaleiro e
alegre.

Além de serem amantes da paz, os pequeninos tem seus lares bastante escondidos, motivos mais do que suficientes para não se interessarem por armas.

1.2
Citação:
Os Pequeninos são, em geral, um pouco epicuristas,
amando os prazeres simples da boa mesa, música,
dança e festas, sendo os Bardos sempre bem
recebidos em seus povoados. Isto torna o
Pequenino, quando em companhia de seu povo ou
de amigos, um personagem alegre e extrovertido.

Reforça a ideia de que não podem ser guerreiros e que se interessam mais por festas e dá o primeiro grande argumento para que eles possam ser bardos.

1.3
Citação:
os pequeninos podem se Guerreiros,embora tenham ajuste de –2 em Força.
Parece que deixaram ele ser Guerreiro por piedade e não por mérito...Triste


Argumento Nº 2 - das regras
Leia o resto do texto...
2.1
Citação:
Devido a sua pequena estatura pequeninos, há 10 armas que eles não podem usar e 13 que devem usar com as duas mãos, restando somente 7 armas que ele poderá usar com uma mão: faca, punhal, porrete, gládio, machado, machadinha e martelo de guerra. Sabemos que uma condição mínima para ser guerreiro é ter domínio na maioria das armas.


2.2
Citação:
Uma boa parte das técnicas de combate exigem que o atacante tenha mais peso que o oponente, o que dificilmente acontecerá quando falamos de um pequenino.
Se os pequeninos não podem ser magos ou bardos porque não podem executar a magia que tal essa? Eles não podem ser guerreiros porque não podem executar qualquer técnica de combate!!!


2.3
Citação:
Você consegue imaginar um pequenino ganhando a mesma EH que um humano de 2 metros de altura? Estranho não é mesmo? mas as regras permitem.


2.4
Citação:
Tudo para os pequeninos tende a ser mais difícil em relação ao combate, pois para montar, precisam de pôneis, suas armaduras devem ser leves, pois possuem pouca força, etc. Uma raça apenas sobrevive se especializar no que ela tem de melhor, no caso dos pequeninos, o subterfúgio.



Argumento Nº3 - da interpretação e inspiração tolkiniana
Leia o resto do texto...
3.1
Citação:
Quando se vê um ladino, a primeira coisa que vem a cabeça é que trata-se de um guerreiro, mas guerreiro de porte leve. Não tem escrito na testa de nenhum PJ que este é um ladino ou algo do tipo, mas é possível perceber que trata-se de um guerreiro de porte pequeno por causa de seus trajes, normalmente, armaduras de couro e armas leves. O ladino nada mais é que um guerreiro de porte pequeno, um guerreiro focado em habilidades.


3.2
Citação:
Mas quando estamos falando de um pequenino, como este poderia ser um guerreiro de GRANDE porte? No próprio ato de tentar ser um guerreiro o pequenino se tornaria um guerreiro de pequeno porte (ladino) pois ele não tem estrutura física suficiente para tornar-se um guerreiro de grande porte. Devido a sua deficiência física e grande habilidade é perfeitamente compreensível que seja um guerreiro de pequeno porte (ladino) querendo ou não.


3.3
Citação:
E por falar em filmes temos o exemplo de O Senhor dos Anéis, no qual por diversas vezes, o mago Gandalf pede para um dos hobbits ficarem de fora da briga pois não são guerreiros, inclusive há um trecho que o próprio hobbit diz que não pode ser guerreiro porque é um hobbit.

Como nós sabemos o que conhecemos como pequenino são os hobbits de o senhor dos anéis.



Bom, minha intenção aqui é apenas provar que é muito contraditória a ideia de termos pequeninos guerreiros, tanto pela própria ambientação, quanto pelas regras que não ajudam. Mesmo que um pequenino fosse teimoso a ponto de tentar ser guerreiro mesmo que sua índole não seja essa, as regras dão EH para ele igual a de um ser bem mais combativo. Então não é possível refutar os 3 argumentos ao mesmo tempo.

Mas a ideia aqui é apenas mostrar a incoerência. Se vão corrigir, eu não sei. Apenas fiz a minha parte e mostrei o erro.

Sobre os pequeninos serem bardos, não há nenhum impedimento na ambientação a única coisa que diz é isso:
Citação:
Pequeninos não compreendem a magia que não
vem dos Deuses e por isso não podem se tomar
Magos, Rastreadores ou Bardos.

Bem sucinto. Nada de mais. Nada que não possa ser modificado.

Aqui o texto que fala como os bardos invocam as magias.
Citação:
Além disso, é importante entender que, no contexto de Tagmar, um bardo também realiza magias, que são chamadas de magias sutis. Os bardos entendem que existe um vínculo que liga o mundo material ao imaterial que está no espírito de todas as coisas vivas e imbui as coisas não vivas. Desta forma, perceberam que pequenas perturbações do espírito são suficientes para deixar uma impressão e causar uma perturbação na mana. Viram também que estas perturbações são constantes, pois é a ação e reação da própria condição de vida. Assim, a mana que permeia os planos está em constante movimento e vibração formando a harmonia mística tal como uma orquestra, ou um quadro cheio de formas.
O bardo que compreende e vê a beleza desta harmonia e interfere de forma sutil, recolhendo suas impressões, ampliando ou reduzindo suas intensidades. E tal como o espírito interfere nesta harmonia, esta também interfere no espírito e na matéria. Na prática, a sua arte é o método pelo qual ele interfere na consciência dos seres e, ao mesmo tempo, na interação mística destes, fazendo com que as duas interações respondam segundo a forma que o bardo deseja dar sem interromper ou corromper a harmonia mística.


Como os magos invocam a magia:
Citação:
Magos são místicos que, através de estudos e disciplina, compreenderam as teorias e técnicas necessárias para promover fenômenos que estão além das leis usuais da física, biologia e química.

Bem sucinto. Acredito que houve mais interesse em explicar o funcionamento dos bardos que dos magos pelo fato de ser mais desconhecido.

Espero ter ajudado no debate e desculpa pelo texto grande.

Abraços.
AVDACES FORTVNA IVVAT
#26 Azurius Enviado : 04/02/16 21:23
saulocr escreveu:
Azurius, percebi que você não leu meu texto, kkkk

Ou melhor você leu o primeiro paragráfo. Qual é a sua opinião a respeito? Até onde vi você simplesmente quer mudar. Sem nenhum motivo aparente.


Já até dei minha opinião no tópico Saulo, só que as vez é necessário ser prático na resolução dos problemas.
Cada um aqui pensa de uma forma específica, mas não vejo uma grande maioria defendendo os anões.
Não se trata de não ler meu bom, se trata de desviar das coisas dispensáveis.
#27 Azurius Enviado : 04/02/16 21:30
Marcelo_Rodrigues escreveu:
Vamos lá... alguem quer inclui mais uma opção? Ou Pequenino bardo basta?


Marcelo, Abrindo uma votação com as opções que eu citei é possível sintetizar todas as opções possíveis e cada um vota onde acha melhor. No fim, teremos o resultado que aqui procuramos.


1) Enquete "Pequeninos"
Quais Profissões o Pequenino Pode Ser escreveu:

a) Bardo
b) Mago
c) Rastreador
d) Bardo & Mago
e) Bardo & Rastreador
f) Mago & Rastreador
g) Nenhuma das opções anteriores.


2) Enquete "Anões"
Quais Profissões o Anão Pode Ser escreveu:

a) Bardo
b) Mago
c) Rastreador
d) Bardo & Mago
e) Bardo & Rastreador
f) Mago & Rastreador
g) Nenhuma das opções anteriores.
#28 Fábio_CM Enviado : 04/02/16 21:32
Bom, eu concordo com o Rodrigues quando ele fala que qualquer povo pode ser organizar para se defender (exceto, provavelmente, algum que tenha mentalidade de escravo). Portanto, nesse argumento, faz todo o sentido que qualquer raça possa formar guerreiros. As regras dificultam um pequenino de ser guerreiro sim, mas isso quando o comparamos com as raças maiores. Dois pequeninos, um guerreiro e um ladino, serão bem diferentes e o primeiro será muito mais eficiente em combate.

Agora, do ponto de vista prático, é claro que a profissão de guerreiro é muito prejudicada nessa raça. Um jogador só escolhe um pequenino guerreiro se estiver muito focado na interpretação do personagem, porque de outra forma ele não tem como se sobressair tanto quanto iria se fosse um pouco maior.

Um dos problemas dos livros de Tagmar é que ele não apresenta em momento nenhum as pessoas normais. Por exemplo, como discutimos durante o desenvolvimento da ampliação da profissão, existem sacerdotes que não fazem magia. Nem todos os sacerdotes são abençoados com poder divino, mas quase toda vila tem alguém pregando em nome dos deuses ou de um deus específico. O nome é o mesmo, mas em termos de regras eles são diferentes. Da mesma forma, existem magos que são na verdade charlatães e mateiros que rastreiam e que não são rastreadores. Logo, existem também lutadores que não se enquadram como guerreiros, dada sua técnica inferior. O problema é que essa informação não aparece nos livros, enquanto deveria ser um tópico destacado (Taí uma sugestão).

Feito isso, talvez ficasse mais fácil de dizer que pequeninos não formam verdadeiros guerreiros mas, sim (!), eles tem um corpo de jovens dispostos e treinados a lutar em suas vilas - mesmo que em um nível abaixo. Se chegarmos nesse ponto eu concordaria que pequeninos fossem proibidos de acessarem essa profissão.
#29 samuel.azevedo Enviado : 04/02/16 21:55
Para resolver o problema de uma forma objetiva, poderíamos criar uma regra opcional mais ou menos nos seguintes parâmetros:

A critério do mestre de jogo, um personagem de qualquer raça pode ter qualquer profissão aventureira. Deve ser observado, entretanto, que algumas raças foram projetadas para não ter algumas profissões e os jogadores que optarem por estas profissões poderão enfrentar algumas dificuldades, como os atributos primários que podem não ser bons para aquela profissão escolhida. O personagem em uma dessas profissões fora do padrão da raça deverá ser interpretado tanto pelos personagens do mestre quanto pelos dos jogadores como um indivíduo muito incomum para seu povo ou sua raça. Um personagem da mesma raça pode olhar para ele com desconfiança, curiosidade, hostilidade ou espanto.


#30 Samyaza Enviado : 04/02/16 23:27
Sobre pequeninos como guerreiros e a comparação do Alison, eu não sei se ajuda, mas acho que os pequeninos foram baseados nos hobbits certo? Dentre os hobbits acho que tem um grupo chamado de Condestáveis que eram justamente guerreiros.

Então sendo os pequeninos autorizados a serem hobbits originalmente (decisão de game design) e não havendo impedimento na ambientação (texto que afirme que eles não possam ser guerreiros), não vejo pq a proibição, até pq ia restringir ainda mais as opções dessas raças e lembrando que uma das regras de game design e que cada opção disponível seja atraente em alguma coisa (não necessariamente na mesma coisa), os pequeninos já precisam de algo que lhes dê mais brilho, tirá-los os guerreiros acho que é prejuízo e não acréscimo.
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