Protagonismo dos Personagens Jogadores - Dúvidas e Sugestões Gerais - Tagmar
Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Responder...
Protagonismo dos Personagens Jogadores Opções
#1 saulocr Enviado : 20/01/16 16:19
Olá, primeiramente desculpem pelo tamanho do texto!

Ontem após uma conversa com o Coordenador de Divulgação Samyaza, resolvi escrever sobre o assunto. Talvez sirva para auxiliar mestres inexperientes ou mesmo para passar o meu tempo, vai saber. Feliz

A ideia é criar uma tabela linear, para deixar balanceado os NPCs que aparecem nas campanhas, em comparação aos Personagens dos Jogadores.

LEMBREM-SE, é só um estudo que fiz até pro meu uso, o MJ tem total liberdade pra fazer o que quiser.

Pois bem, gostaria de começar a escrever citando alguns itens que usarei para embasar o texto:

Citação:
A Alta Idade Média compreende os anos entre 476 e 1000 e é marcada pelas invasões bárbaras no território do Império Romano e a consolidação do sistema econômico feudal. (http://www.infoescola.com/historia/alta-idade-media/)

Citação:
População Estimada do Planeta no ano 1000 DC (256 milhões) e 1500 DC (425 milhões). (http://www.worldhistorysite.com/e/populatione.html)

Citação:
Dotado de atmosfera, vida animal e vegetal semelhantes às da Terra, Tagmar também gira em torno de um sol amarelo, e possui, como o nosso planeta, mais água do que terra firme em sua superfície. (Livro de Introdução a Ambientação)

Citação:
Mas o anormal existe, pois um centésimo da população tem o potencial de ser um herói, alguém maior que a vida, cuja memória continuará após a sua morte. Estes parias idolatrados são os "aventureiros", indivíduos cujas capacidades são maiores que as das “pessoas normais”. Os personagens vividos pelos jogadores fazem parte deste seleto grupo e por isto exercem profissões especiais, profissões de "aventureiros". (Manual de Regras, Pag.9)

Então se eu levar em consideração que apenas 1% da população tem potencial para ser um herói, temos que 4,25 milhões de criaturas no mundo possuem estágio 1 ou mais. Ou seja, possuem Energia Heroica e possuem uma profissão/classe jogadora.

O segundo ponto é evoluir exponencialmente a variação de cada estágio pela população. Então como saber qual porcentagem da população tem estágio 1, 2, 3... 10? O que chega a ser algo extremamente complexo, então sem fazer cálculos ou ter algum embasamento teórico, minha sugestão é uma potência de 2, ou seja, para cada 10 indivíduos de estágio 1, há 01 individuo de estágio 2, para cada 20 indivíduos de estágio 01, há 01 individuo de estágio 3, para cada 40 indivíduos de estágio 01, há 01 individuo de estágio 4. E assim sucessivamente.

Logo teremos:

Há 4,25 Milhões de Homens, Elfos, Pequeninos, Anões, no estágio 1. (00)
Há 425 Mil, Homens, Elfos, Pequeninos, Anões, no estágio 2. (10)
Há 212 Mil, Homens, Elfos, Pequeninos, Anões, no estágio 3. (20)
Há 106 Mil, Homens, Elfos, Pequeninos, Anões, no estágio 4. (40)
Há 53 Mil, Homens, Elfos, Pequeninos, Anões, no estágio 5. (80)
Há 26 Mil, Homens, Elfos, Pequeninos, Anões, no estágio 6. (160)
Há 13 Mil, Homens, Elfos, Pequeninos, Anões, no estágio 7. (320)
Há 6,6 Mil, Homens, Elfos, Pequeninos, Anões, no estágio 8. (640)
Há 3,3 Mil, Homens, Elfos, Pequeninos, Anões, no estágio 9. (1280)
Há 1660 Homens, Elfos, Pequeninos, Anões, no estágio 10. (2560)
Há 51 Homens, Elfos, Pequeninos, Anões, no estágio 15. (81920)
Há 2 Homens, Elfos, Pequeninos, Anões, no estágio 20. (2621440)

Se eu considerar que metade dessa população estão no império e nas ilhas independentes e ainda que 1/4 está nas terras selvagens e que o livro dos Reinos é descrito um total de 133 locais de interesse que merecem destaque, teríamos cerca de 3 personagens com estágio 10 para cada local de interesse do livro, é óbvio que não obrigatoriamente teria que ter, pois a chance de um personagem deste tipo existir em uma capital é muito maior.

Onde eu quero chegar com isso? Cara com estágio 10 não dá em árvore. Para se ter uma noção utilizando os cálculos que eu projetei as chances de existir um personagem no estágio 10, em um universo de 425 milhões, (que é a população estimada de Tagmar, levando em consideração a população da terra no mesmo período), é de 0,0039%, portanto utilize-os, bem! Ainda mais em um jogo onde o protagonista é o personagem jogador e mesmo ele dificilmente chegará a este nível começando do zero.

Então como saber o nível adequado dos NPCs em uma dada campanha? Primeiro há de se levar em consideração o nível da mesma. Se sua campanha os personagens já estão no nível 10. Trate-os como tal. Mas nos concentremos nos níveis inferiores:

Quando você for incluir um NPC que normalmente fará alguma diferença na aventura, por exemplo: Um capitão da guarda, um chefe de uma guilda, um clérigo local etc, leve em consideração as seguintes variáveis.

Especialização: De acordo com o Manual de Regras, você poderá tentar entrar em uma especialização a partir do nível 2.

Experiência de Campo: Aqui entrará a questão do histórico dele, se ele pertencer a alguma hierarquia seja exército, ordem sacerdotal, ou outra você pode aumentar um estágio por cada nível herarquico. Caso seja um herói local por exemplo, você pode dar um estágio para cada campanha que ele tenha participado.

Idade:Quanto mais velho for, você poderá aumentar seu estágio, na proporção de 1 para cada 15 anos de experiencia no caso de humanos e pequeninos, e 1 para cada 50 anos no caso de elfos e anões.

Logo todo personagem começa no nível 1, então você quer colocar um humano cavaleiro errante que já tem 10 anos de carreira, você pode considerar estágio 2, por ser cavaleiro, aumentar um estágio por ele ter mais de 30 anos de idade e mais um estágio pelas aventuras que ele passou.

Há de se considerar a experiencia em campo do personagem, ela deve ser medida com algum cuidado.

Bom, isso é o que eu penso em relação aos NPCs e ao Protagonismo dos Jogadores. Não sei se vai ajudar alguém, mais pelo menos passou meu tempo ocioso.

Muito Feliz

#2 samuel.azevedo Enviado : 20/01/16 17:57
Genial, sua análise!
#3 Fábio_CM Enviado : 20/01/16 21:03
Gostei.
#4 Samyaza Enviado : 20/01/16 22:51
Muito bom Saulo, gostei muito!

Agora deixo um desafio, que tal fazer uma lista com os NPC´s que aparecem nos livros de Tagmar colocando o estágio que vc recomendaria com base no seu material?

Uma segunda lista poderia conter apenas npcs menores como vc citou (capitão da guarda, chefe de milícia, clérigo do templo de uma vila, grande cidade, etc...)

Abraços!
#5 saulocr Enviado : 21/01/16 09:57
Se não me engano, na primeira versão do Tagmar havia uma tabela assim, tipo aquela que vem no livro de criaturas detalhando alguns arquetipos, vou ver se consigo com Marcelo, aquela planilha só pra preencher e então disponibilizo algo.
#6 Samyaza Enviado : 21/01/16 14:43
Eu tenho essa tabela do Tagmar I, te passo hj a noite.
#7 Marcelo_Rodrigues Enviado : 21/01/16 15:20
Saulo,

não estou lembrado não...
#8 saulocr Enviado : 21/01/16 20:47
Tinha, você não tem um volume do tagmar 1, dá uma conferida?
Usuários visualizando este tópico
Guest
Ir para o Fórum