Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Responder...
Élfico Opções
#1 Joao Enviado : 29/07/15 12:30
Esta discussão foi criada para discutir o seguinte verbete da TagmarPedia:

Élfico

Acessem o verbete pelo link acima. Critiquem, dêem sugestões.

OBS: Façam apenas sugestões e críticas que conduzam a uma melhoria do texto.
#2 Joao Enviado : 29/07/15 12:33
Gostaria de criar o hino de Âmien, posso? PS: No livro da ambientação existem termos inventados como "norte" e "sul". você levou em consideração ou partiu do zero?
#3 elton10pkn Enviado : 29/07/15 13:20
Joao escreveu:
Gostaria de criar o hino de Âmien, posso? PS: No livro da ambientação existem termos inventados como "norte" e "sul". você levou em consideração ou partiu do zero?

E claro que pode, estou terminando de traduzir o juramento da ordem da luz e depois vou traduzir o hino de Portis, já que foi eu quem criou, mas só tenho uma dúvida você quer escrever em Português ou em Élfico? O élfico está muito deficiente, tem um pouco mais de 200 palavras e elas não são muito funcionais. Sem falar que o material da tagmarpedia está incompleto pois eu não escrevi toda a gramática e ainda falta criar os padrões para criação de novas palavras.

Sim, eu usei as palavras oficiais dos livros. Sul sei que é aldran e norte eu uso avos, não sei se existe outra palavra para norte são muitos livros para passar pente-fino, se existir post aqui.
#4 Joao Enviado : 29/07/15 13:27
Pois é... imagino que o mais fácil seria partir do zero.

Eu interpretei que "avos" era pedra. tanto que aldravos, seria a pedra do sul e sarvavos a pedra do norte. Eu gosto da ideia de neologismos apartir do radical de palavras (tal como o alemão faz) e gosto da maneira de adjetivar as palavras do inglês e me facino pela riqueza do nosso vocabulário, dos verbos ser e estar serem separados e a ideia de sujeito oculto!

Eu queria escrever nos dois idiomas! Assim aumentaria o vocabulário. Eis minha proposta: primeiro escrevo em português e nós dois podemos discutir como seria melhor em elfo (ou élfico, meu corretor sempre põe uma linha vermelha nele..)!
#5 Joao Enviado : 29/07/15 14:06
Continuando...

Eu li o quadro dos aspectos de Maira, mas muitos sufixos para uma mesa coisa não torna mais difícil aprender?
Acho que seria legal separar. Por exemplo um sufixo só para adjetivar substantivos abstratos , tal como "paixão" e "louco" (Lena e Plandis).

Que tal montar um quadro para cada deus (com seus respectivos nomes em élfico) e um conjunto de sufixos para os significados que envolvem eles? (por exemplo, Crizagom teria o sufixo ligado a honra)

De qualquer forma, imaginei alguns sufixos que ajudariam para encaixar na ambientação:

O sufixo "ti" se remete aos reinos humanos "Conti, Filanti".
O sufixo "en" se remete qualquer confraria elfa (não necessariamente um reino) Amien (Confaria dos que amam) Sendo "Amin" amor. He ama aufuh (Eu amo o élfico?).

#6 elton10pkn Enviado : 29/07/15 14:06
Gostei de Aldravos Feliz
Eu uso um sistema de derivação regular das palavras, por exemplo, criei a palavra Ispalah para fogo e mohn- para grande, logo a palavra sol é mohnispalah.
Acho legal sujeito oculto mas para ele existir o verbo deve ter um sufixo (ou prefixo, no tupi antigo é assim) indicando a pessoa, no o élfico atual está usando um sistema parecido com o inglês mas isso pode ser facilmente alterado já que o élfico é aglutinante basta criar os afixo de pessoa e acrescentar ao verbo.

Se você ainda não viu dê uma olhada no vocabulário básico que fiz baseado na lista de swadesh: http://minhateca.com.br/elt0n/D...c3*89lfica,688749175.pdf
#7 elton10pkn Enviado : 29/07/15 14:25
Joao escreveu:
Continuando...

Eu li o quadro dos aspectos de Maira, mas muitos sufixos para uma mesa coisa não torna mais difícil aprender?
Acho que seria legal separar. Por exemplo um sufixo só para adjetivar substantivos abstratos , tal como "paixão" e "louco" (Lena e Plandis).

Que tal montar um quadro para cada deus (com seus respectivos nomes em élfico) e um conjunto de sufixos para os significados que envolvem eles? (por exemplo, Crizagom teria o sufixo ligado a honra)

De qualquer forma, imaginei alguns sufixos que ajudariam para encaixar na ambientação:

O sufixo "ti" se remete aos reinos humanos "Conti, Filanti".
O sufixo "en" se remete qualquer confraria elfa (não necessariamente um reino) Amien (Confaria dos que amam) Sendo "Amin" amor. He ama aufuh (Eu amo o élfico?).

Você está sugerindo criar gêneros baseados nos deuses ou apenas para adjetivar substantivos Think . Já havia pensado em diminuir o número de sufixo de gêneros (eu me confundo as vezes kkk) ou mesmo aboli-los mas quis colocar uma espécie de homenagem de Palier à sua esposa.

Gostei dos sufixos para reinos humanos e élfico.

Só um problema com a frase He ama aufuh o correto seria He aufuraj ama, o verbo vem no fim, SOV, e tem a declinação, verbo transitivo direto declina o substantivo no acusativo.
#8 Joao Enviado : 29/07/15 18:16
elton10pkn escreveu:

Gostei dos sufixos para reinos humanos e élfico.

Só um problema com a frase He ama aufuh o correto seria He aufuraj ama, o verbo vem no fim, SOV, e tem a declinação, verbo transitivo direto declina o substantivo no acusativo.

SOV! Entendi!!!

Amin ficou amor??Feliz

Entendi a intenção da homenagem... Acabei por pensar no seguinte:

Não haveria gênero masculino e feminino e sim os gêneros de Maira no sigular: Animal (-nil), Vegetal(-vet) e Mineral (-mon); e no plural animais (uh) vegetal (-un) Mineral (-os).

Isso destacaria o jeito de pensar igualitário e respeitoso entre animais e plantas e minerais que os elfos tem. (Os elfos sombrios podem inventar uma corruptela que significa "para me servir")

Por exemplo Aufuh, Umuh, Saruh, Haugnuh. Pode significar o povo Elfo, Humano, Anão, Cachorro. Ou significar o coletivo deles. Quando falam do coletivo de animais é como se referissem a uma espécie de povo, sem distinção com as outras raças (isso não seria legal?). (você tem uma palavra para cavalo?).

#9 Joao Enviado : 29/07/15 18:36
Continuando .. . (para variar)

O papel masculino e feminino poderia estar ligado à possibilidade da paternidade ou maternidade algo como :
Umuosnan (homano-pai= homem)

Umulosnan (humano-mãe = mulher)

Umulifa (humano-criança = menino ou menina)
Em certas regiões por terem mais contato com humanos acabaram por desenvolver Umulosnanlifa (humano-mãe-criança = menina)

Mas raramente usam estas formas por não precisarem distinguir o gênero de maneira constante.

Umumon poderia ser estátua humana.

====================
Sobre a ideia dos deuses vou começar tomando Cambu como exemplo:

Primeiro Cambu teria um nome em Élfico:Gabueh e rege dois prefixos (Ga- e mu-) e os sufixos (-ti e -en)

----O prefixo Ga- se remete ao conselho quando no coletivo e diplomata/conselheiro quando no singular:

Levânias Gaumuh = Conselho da Levânia. Gaumunil= conselheiro(a)/ diplomata humano.

---- O prefixo mu- indicando mercador, negociador, vendedor quando no singular ou mercado, feira, quando no plural: Umunil musolonevet (mercador de flor(es)) Umuh musolonevet (mercadores de flor(es)); musoloneun (mercado de flores).

os sufixos "-ti" diz respeito a uma organização hierárquica forte e absoluta e o sufixo "-en" diz respeito à organização em conselhos.

Crisagon seria Moktaeh (da palavra honra) e rege o sufixo -mok que determina retidão, certeza, justiça.

Umunismok- humano honrado ou Juiz.
Umuhmok - Tribunal, justiça humana.

e por ai vai...
O que acha?

#10 elton10pkn Enviado : 29/07/15 20:47
Gostei de toda a lógica, essas alterações vão deixar língua mais interessante, só algumas ressalvas quanto aos afixos, eles tem que seguir um padrão sonoro, todo idioma tem um, algumas combinações de consoantes são impossíveis ou pouco usuais etc.. Eu não gosto de palavras terminadas em consoantes oclusivas: p, b, t, d, k, g. Soa melhor se terminar em consoantes fricativas: s, h ou nasais: n. Se fosse substituir os sufixos de gênero o faria por, -a/-ah, -u/-uh e -o/-oh para animal, vegetal e mineral respectivamente. Eu criei um grande número de sufixo para dar uma maior liberdade criativa. O português por exemplo, algumas palavras não terminam em a ou o mas são masculinas e femininas.

O élfico e aglutinante, grosso modo seria como: se humano é umunil (usando sua sugestão de gênero) então "humanos" seria umuniluh, e não umuh, em línguas aglutinantes só se acrescenta a palavra. Senão o élfico seria flexivo como o português.

Quanto a diferenciação de gênero usava o prefixo le-/lea- mas, usar paternidade e uma boa ideia também. Os deuses poderiam ter apenas sufixos, os prefixos discordam dos gêneros. Umunismok parece russo e termina em oclusiva, mokumuh parece mais agradável, mokumuria também.

Se você tiver tempo leia os sites a seguir, já que não sou linguista eles tem informações preciosas:
O Kit de Construção de Línguas explica muitos conceitos linguísticos de forma fácil, a versão em inglês é mais completa The Language Construction, o Mark Rosenfelder, autor desse site, é criador de varias línguas e um mundo bastante interessante: Virtual Verduria
O Conlang Wikia é um site só sobre línguas inventadas.
Embora não tenha me inspirado nessa língua ela foi criada por um línguista Delason

Vou compilar todas suas ideias e adapta-las. Applause
#11 Joao Enviado : 30/07/15 10:42
Legal que gostou!

Eu usei os sufixos nil, vet e mon por conta dos aspectos de Maira existentes na ambientação. Mas esses aspectos podem ser uma corruptela do original em élfico, hummm por exemplo: (singular/plural) ny/uh, ve/veh, mon/moh.

Vou ler os textos sugeridos! Obrigado.

Ah!Para Crezir pensei em no nome Dekaeh (pegando sua palavra em raio). prefixo (Dea-) E teria a ver com fúria, impeto impensado, reflexo, no sentido combativo (pois no sentido incoerente seria de Plandis). Deaumuny=humano de caráter agressivo, combativo, pavio curto.
#12 elton10pkn Enviado : 30/07/15 12:51
Eu gosto de muitas palavras que existem, mas esses sufixos me confundem também então vou alterar para: Aspecto animal, termina em vogal (a, o, u, y), Aspecto vegetal, terminar em h e Aspecto mineral em n/hn. Assim fica mais simples memorizar.
Vou criar uma lista com os nomes dos deuses e acrescentar na tagmapedia, os nomes que você são bem legais se tiver mais algum e só postar. Só lembrando que os únicos que são "iguais" são Palier e Maira (Palieh e Majra).
#13 Joao Enviado : 30/07/15 13:36
elton10pkn escreveu:
Eu gosto de muitas palavras que existem, mas esses sufixos me confundem também então vou alterar para: Aspecto animal, termina em vogal (a, o, u, y), Aspecto vegetal, terminar em h e Aspecto mineral em n/hn. Assim fica mais simples memorizar.
Vou criar uma lista com os nomes dos deuses e acrescentar na tagmapedia, os nomes que você são bem legais se tiver mais algum e só postar. Só lembrando que os únicos que são "iguais" são Palier e Maira (Palieh e Majra).

Beleza, e o plural? Coloca o i no final? (realmente fica fácil assim) Na verdade "plural" nem é o termo certo (reparei nisso agora), o certo é "coletivo" pois é mais uma ideia para diferenciar indivíduo/coletivo tal como feira e feirante , marcado e mercador.

====

(corrigido)

Sim sim, percebi que Palier e Maira (Palieh e Majra) são iguais :-) e acho que se deve manter assim.:-)
eu estava me segurando para não escrever Dancing ... aqui estão minhas ideias Muito Feliz :

Palier - Palieh --
  • Prefixo Pal- ==> remete conhecimento, sabedoria, iluminação, magia. Foi o deus que inventou também o artigo para o abstrato la e o sufixo para o abstrato on. la palon = O conhecimento; la ellon = o mana; la amon = o amor (daí os elfos tratam o mana como abstrato, pois o conceito de abstrato é algo que existe e pode usar de força como o próprio amor).
    Palaufa= pode ser sábio elfo ou mago elfo. Palaufaj= Colégio de magia élfico.

Maira - Majra --

• Rege os sufixos de gênero animal/vegetal/mineral , respectivamente, Aspecto animal -a, -o, -u, -y; Aspecto vegetal, -h; e Aspecto mineral em -n ou -hn.

• também rege o sufixo -i (depois de consoante) e -j (depois de vogal) para coletivo umua=humano; umuaj=povo humano; Haugna=cachorro; Haugnaj=alcateia; lipeh=folha; lipehi= copa

• Ela também ensinou os Elfos os artigos Iron, para animal; Iru, para vegetal; Irai para mineral; Iru soloneh = a flor.

Cuidado! "És como uma flor" não se fala "Der solonehas telua" pois se trata de uma flor ideal, então o correto é "Der soloneonas telua". Um erro muito comum quando humanos vão cortejar elfas.

continua....
  • #14 Joao Enviado : 30/07/15 14:49
    continuando.... (corrigido)

Cambu Kamueh e rege dois prefixos

--- Ka-
  • O prefixo Ka- se remete ao conselho quando no coletivo e diplomata/conselheiro quando indívíduo.
    Kaon= Espírito agregador; Kauma= conselheiro(a)/ diplomata humano.Levânias Kaumaj = Conselho da Levânia. Palkauma= sábio/alto conselheiro(a)/ diplomata humano.

--- mu- ou muh- quando diante de vogal u
  • indicando troca (entre indivíduos),negócio, venda, quando abstrato, mercador, negociador, vendedor quando indivíduo ou mercado, feira, quando no coletivo.
    muon= Espírito negociador, ou negócio ou troca;
  • "La muon"= O negócio; A troca"; La Vehmuon"= O negócio/troca perfeito/a; ; " soloneh muhuma" = mercador de flor(es); "soloneh muhumaj" = mercadores de flor(es); "musolonehi"= mercado de flores.

Crezir Namoeh Dekara = rege o prefixo Namo- fúria, grito, agressividade Deka- impeto impensado, reflexo, susto. Estes elementos no sentido combativo (pois no sentido incoerente é regido por Plandis). Namon ou Namoh= fúria; Namoumuno=humano de caráter agressivo, pavio curto. Namoauduh = combate sangrento. Dekanamon = Espírito arisco. Dekaon= susto. Dekaufa= Elfo ágil.
    Dekah = Raio (possui o sufixo -h pois é entendido como um elemento vivo tal como uma planta) Dekahi = Tempestade.

Crisagon Moktaeh e rege o prefixo mok- que determina retidão, certeza, justiça.
    Mokaufa- elfo honrado ou Juiz. Mokaufaj- Tribunal, justiça elfa. Kaufajs Mokon = Conselho da justiça élfica.

Blator Sarueh rege o prefixo Sar- que remete à estratégia, artimanha, frieza nos atos, cálculo.Quando no coletivo remete à câmara de guerra.

Saraufa= Elfo estratega/Arauto; Palsaraufa= Elfo estudioso/erudito; Saraufaj= Câmara de guerra élfica (local). Kasaris aufaj = Conselho de Guerra Élfico.

Ganis Yorlanara --- -(Yor-) fluidez, flexibilidade, descanso. (Lan-) Imensidão, maior.

Plandis Watonieh --- (wa-) imprevisivel, sem lógica, desordenado, passional.

Lena Vehnara -- (Veh-) Perfeição, melhor, que faz bem.

Selimon Faniamon -- (Fan-) pacífico, tranquilo, firme (am-) amoroso, compadecido, terno.

Minhas ideias pararam por aqui. Mas acho que já é bastante coisa para pensar e desenvolver. Feliz
  • #15 Joao Enviado : 31/07/15 23:13
    Tive ideias para mais dois deuses...

Cruine -- Dohonieh --- rege o prefixo doh- ou doho-
  • relativo à morte, passagem espiritual, transição espiritual, quando se refere ao indivíduo,
  • relativo à perda sentida, perda irremediável, perda trágica quando no se refere ao coletivo. É interessante notar que este prefixo é um dos poucos que possui sentimentos quase antagônicos quando se refere à indivíduos ou coletivos.
  • Dohonin = morrer; Dohona = morte (concreta) de alguém animal; Dohoh = morte (concreta) de algo vegetal; Dohos = morte (concreta) de algo mineral; Irai dohos lakue = O rio morto; La Dohon = A Morte, A Passagem, A transição. La dohons eufalifa fani telua = A passagem (morte) do jovem elfo foi pacífica;

Sevides -- Solhaeroh --- rege três prefixos:
    -- Sol-
  • relativo à alimento, nutrição, saúde.
    -- Hae-
  • relativo à abundância, riqueza, prosperidade.
    -- Roh-
  • Relativo à vida, viver, alma, essência.

• Melo solaufa hes lifasta telua! = Este elfo saudável é meu filho ! Derna Haeon pehina!= Que a abundância caia sobre você (que você prospere!)!
    -------------------------------------------------------

PS: O fato de usar os sufixos desta maneira (ligado a um nome de raça) de certa forma reflete o comportamento isolacionista de várias nações élficas.
  • #16 Joao Enviado : 03/08/15 16:48
    Paron :Parieh também chamado de Paliehel = filho de Palier.

• Como filho do criador dos elfos e da deusa da Natureza ele deixou como legado o sufixo -el que significa "filho de". "umael" = filho de humano; "umajel" = filho do povo humano; "umaeli" = filhos de (alguém) humano; "ktarun"=flecha. "ktarunonel"= Filho da flecha (o sufixo on aparece por conta da ideia de flecha, pois ninguém (pelo que se saiba) pode ser filho de uma flecha real; "ktarunoneli"= Filhos da flecha. Haelonel= Filho da árvore.

• Como Deus do panteão rege o prefixo Par- diante de vogal ou Pari-,diante de consoante que se refere a manufatura; artesão; artífice e arte. Parin= algum tipo de mineral trabalhado. Vehparin= pedra preciosa trabalhada; Muvehparini= Mercado de pedras preciosas. "Sarparin"= pedra preciosa minuciosamente trabalhada ou pedra preciosa trabalhada por um anão. "Paru"= artífice; "Vehparu"= Artista; "auhvin"= cantar; "parauhva"= cantor.

Tentei ajeitar algumas coisas acima também....
  • #17 elton10pkn Enviado : 03/08/15 18:30
    Estou compilando suas ideias e corrigindo algumas coisas, mas tenho uma dúvida. O sufixo -on usado para abstrato está parecendo um gênero diferente, já que usa um artigo próprio la, era essa a intenção? (alias senti uma nota de Platão na Teorias das ideias. )
    O sufixo -el vou usa-lo como patronímico, parece mais adequado, por exemplo: Alva é filha de Edon, logo seu nome é Alva Edonel.
    #18 Joao Enviado : 03/08/15 18:48
    elton10pkn escreveu:
    Estou compilando suas ideias e corrigindo algumas coisas, mas tenho uma dúvida. O sufixo -on usado para abstrato está parecendo um gênero diferente, já que usa um artigo próprio la, era essa a intenção? (alias senti uma nota de Platão na Teorias das ideias. )
    O sufixo -el vou usa-lo como patronímico, parece mais adequado, por exemplo: Alva é filha de Edon, logo seu nome é Alva Edonel.

Sim sim!! Acabou que saiu dessa maneira e esqueci de destacar. Realmente pensei no abstrato como um gênero aparte.Sempre me pareceu o conceito de Palier é bem platônico e, agora que você comentou, o mundo das ideias ter um gênero próprio acho que isso iria dar um destaque o quanto os elfos respeitam esse deus. (e esta me dando inspiração para desenvolver a parte matemática/geométrica dos elfos... mas vou devagar :-p )

E ideia do termo el tinha a ver com isso mesmo! Assim como o termo -son do /inglês/alemão/holandês. Walterson = Filho de Walter. Acredito que "thompson" é uma corruptela de "Filho de Thom." Penso que poderia ser usado como nome de família ou como nome próprio.
    #19 samuel.azevedo Enviado : 05/08/15 07:43
    Olá, quando os senhores criarem o vocabulário, gostaria de sugerir que dessem os nomes em elfico às constelações.

Elas são discutidas nos tópicos abaixo:

http://tagmar.com.br/for...aspx?g=posts&t=5564
    http://www.tagmar.com.br....aspx?g=posts&t=5475
    #20 Joao Enviado : 04/09/15 18:57
    Elton,

estava pensando que precisa de um sufixo ou um prefixo para negação... (como o in-,im-, a-, des-, anti-)

algo como "era". E já para dar um exemplo a palavra "demônio" não existiria em élfico e sim a palavra Erasaifon (como prefixo) ou Saifonera(como sufixo) pois seria a negação dos deuses.

Mokera-- injusto
    Palera-- não-sábio, estúpido, imprudente. (daí os elfos serem confundidos como arrogantes, os que não são extremamente fluentes no malês não vem a diferença entre chamar alguém de estúpido ou imprudente)
    Kaera -- desaconselho, desagregador.
    Kaeraj -- Cizânia, desavença,discórdia

Quando separado pode atuar como conjunção:

Iron alfa vehnasta telua era --- O Elfo não é belo.

O que acha?

PS: Na cultura élfica existiria uma diferença entre não-vivo (hanumera) e morto (dohna). O primeiro pode ser atribuído a um morto-vivo ou algo sem vida do ponto de vista da alma. O outro diz respeito a um ser que "fez a passagem", "que foi ao encontro de cruine".

Usuários visualizando este tópico
    Guest
    Ir para o Fórum