Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Responder...
Organização do material de Tagmar e questões de comunicação visual Opções
#1 Térom Lanister Enviado : 18/11/14 20:28
Boa noite,

Gostaria levantar uma lebre, principalmente com os mais experientes, a respeito de uma modificação na organização dos livros de Tagmar. Vou tentar ser mais específico com exemplos:

Sugerir a criação de um livro contendo uma compilação dos Guias de Colégios, da mesma forma que foi feito com o Livro das Ordens Sacerdotais, que contem somente a história de cada ordem, sem as magias! O material já está pronto, basta retirar as magias e juntar tudo em somente um livro. Talvez possa até se tornar futuramente um livro contendo as especializações de TODAS as profissões, mas contendo predominantemente o conteúdo de ambientação, com poucas regras e sem magias, já que as magias possuem seu livro próprio e as principais regras estão no Manual. Sugeri isso, pois sou muito organizado, e acredito que a ideia de juntar tudo em um só material facilitaria para os mestres, além de atrair mais adeptos ao Tagmar.

Outra; mesclar o Livro de Introdução à Ambientação e de Magias para Principiantes ao Manual de Regras, acrescentando também alguns monstros mais fracos e objetos mágicos, como era na primeira versão. A justificativa (... e por favor não me crucifiquem por isso) é que este livro seria um Módulo Básico, tanto para mestres e jogadores principiantes, quanto para "curiosos" que somente queiram conhecer o sistema.

Recentemente estou convertendo uns conhecidos jogadores de D&D, aproveitando o mau momento daquele sistema (que eu achava que não mais tinha o que piorar). A maioria pede que eu envie o material básico para conhecimento, daí eu mando meia dúzia de arquivos PDF e os caras desanimam, por não saber por onde começar a ler. Também tem uns ogros no quartel que eu trabalho que só jogam RPG's de computador e nunca sentaram em uma mesa cara a cara com amigos para jogar (pros caras RPG é Dragon Age e Skyrim). Estes tem muuuuita dificuldade, e praticamente tenho que dar uma instrução para eles sobre o Tagmar.

Acredito que cada livro é importante, pois foca em um determinado assunto específico, mas as coisas mais básicas poderiam ser agrupadas em um só material, para facilitar a compreensão, como são feitos em alguns sistemas mais old school, que possuem os monstros mais comuns e magias básicas reunidos em um só material. Porém com a diferença de Tagmar ser um sistema "amarrado" a uma ambientação, que é sem dúvida a melhor que já vi nesses meus 20 anos de RPG.

Pra terminar, a respeito da conversão de jogadores de outros sistemas, nossa mesa aqui no Sul de Minas já vai pra 4 jogadores, sendo destes 2 mestres. Toda semana tem jogo, e estamos recrutando mais pessoas... Muito Feliz Muito Feliz Muito Feliz
#2 Marcelo_Rodrigues Enviado : 19/11/14 09:03
Nebre Leão (rsrsrsr),

Quanto a unir os Guias dos Colégios em um só livro é uma idea antiga, e com certeza é uma ideia ótima, mas precisamos:

1) A parte fácil... Precisamos ver isto junto ao Coordenador Geral (João), antes de poder colocar isto na pauta de atividades.

2) A parte difícil...Voluntários. Não basta juntar, precisamos de pessoas para revisar o meterial atual, criar os textos de introdução, e quem sabe um conto introdutório/prólogo que normalmente acompanham nossos livros.

Quanto ao "Modulo Básico", ele já existe! É o nosso Kit Iniciante que reune uma serie de itens básicos em um único arquivo zip:

- Livro de Introdução à Ambientação
- Guia de Regras Resumido 2.3
- Livro dos Arquétipos
- Kit do Mestre
- Aventura Pronta 1 - O Templo & O Casamento

Bem... se você e seu grupo puder ajudar (que atenderia o item 2), posso ajudar com o item 1 Muito Feliz

PS: sou da casa dos Starks, mas acredito na boa convivência entre os reinos. Feliz
#3 Térom Lanister Enviado : 21/11/14 04:56
A convivência sempre é boa quando o assunto é Tagmar, nobre lobo.

Conversei com meus colegas de mesa e o outro mestre gostou da ideia. Li novamente os Guias e o Livro das Ordens Sacerdotais, mas desta vez fazendo comparações.

O livro das Ordens Sacerdotais é relativamente mediano em número de folhas, comparado às demais obras de Tagmar. São 93 páginas. É composto por Introdução, Prólogo, 13 ordens e Epílogo. A Introdução possui aspectos como Fé, Congregações, Ordens e Estruturas (4 páginas). O prólogo possui um "conto" de 6 páginas. Cada ordem possui em média 4 páginas de descrição. O texto de epílogo possui 9 páginas.

Os guias são num total de 6. Possuem cada um cerca de 4 páginas de descrição, excetuando as listas de magias. Se houver algum escritor bom que faça Prólogo e Epílogo com 10 páginas, alguém que faça uma introdução de 4 páginas e a junção das 24 páginas de Colégios (pois são 6x4=24) o livro teria em média 40 páginas e seria muito pequeno, sendo maior apenas que o Livro de Introdução à Ambientação (que está sendo modificado)

Talvez o ideal, em termos de tamanho não seria um só livro contendo todas as especializações de Academias, Guildas, Trilhas, Confrarias, Colégios e Ordens?
#4 samuel.azevedo Enviado : 21/11/14 15:13
Saudações leão dourado,

Creio que há algumas especializações de magos que precisam ser criadas (em termos de regras) para suprir o material de ambientações como Terras Selvagens e O Império. Por isso, talvez o número de páginas aumente caso tal livro seja criado...

Acho muito interessante sua iniciativa, e necessária!

Maestre Sam
#5 Térom Lanister Enviado : 21/11/14 17:21
Tem razão Mestre Sam,

Estou tão compenetrado nas guerras e intrigas dos Reinos Setentrionais que me esqueci completamente das Terras Selvagens e do Império.

Li somente por alto estes dois livros, mas sei que há muitos tagmarianos que são fãs das Terras Selvagens.
#6 Marcelo_Rodrigues Enviado : 23/11/14 10:02
O único problema é a estrutura dos Livros dos Colégios que é bem diferente do Livro das Ordens, já que nos colégios o texto introdutório do colégio está espalhando ao longo de cada tópico, mas seria possível reorganizar e fazer semehante ao que foi feito no texto dos deuses, expnadindo cada um.

Concordo com a Samuel, e com os colégios das terras selvagens o texto pode ficar mais substancioso.

Bem... agora precisamos de uma opinião do nosso coordenador geral...
#7 Joao Enviado : 24/11/14 21:54
Ué gentem, não precisa de minha opinião não.... É sempre uma boa melhorar e ampliar nosso material. a única questão é a ordem de prioridades. Se puder, passe no fórum do livro de ambientação para contribuir.

Até!
#8 Ketalel Enviado : 15/12/14 14:40
Pessoalmente vejo que há muita informação sobre as "especializações" que estão espalhadas pelos livros de ambientação. Por exemplo, o livreto do Colégio Necromante tem pouca informação se comparado ao que já foi descrito sobre eles na ambientação (principalmente nas Terras Selvagens). Um compilado como esse tomaria muito tempo no projeto para compilação de todas as informações como temos no livro das ordens sacerdotais, mas com toda a certeza valeria o esforço.
Usuários visualizando este tópico
Guest
Ir para o Fórum