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Guilda dos Espiões Opções
#1 Ares Enviado : 03/12/12 19:31
Esta discussão foi criada para discutir o seguinte verbete da TagmarPedia:

Guilda dos Espiões

Acessem o verbete pelo link acima. Critiquem, dêem sugestões.

OBS: Façam apenas sugestões e críticas que conduzam a uma melhoria do texto.
#2 Leonardo Enviado : 03/12/12 20:33
Muito bom, gostei da ideia!!

007 Medieval. Muito Feliz
#3 Ares Enviado : 03/12/12 20:49
Algo por ai, estava pensando e vi que os ladinos como mestres da habilidade não possuíam alguma especialização que se encaixa-se bem nesta ideia, e muito menos uma especialização menos fora-da-lei.

Ideias para melhorar o texto?
#4 Leonardo Enviado : 03/12/12 22:32
Gadjets!! Espiões tem que ter bugigangas que o ajudem na espionagem. Algo como tinta especial pra mandar mensagens secretas etc.

Ah e uma habilidade nova cairia bem, tipo, "Decifrar Códigos" e seria preciso ter a habilidade escrita antes dessa.
#5 Ares Enviado : 03/12/12 22:53
Uma habilidade "Codificação" seria interessante, sendo a habilidade de criar e descifrar códigos. Talvez fosse algo pouco usado, principalmente num mundo aonde a maior parte das pessoas nem escrever sabe, talvez numa missão em que o grande inimigo é um grande estudioso, ou interceptar as mensagens do inimigo. Falando nisto, me veio uma ideia agora de como beneficiar o Ladino em comparação com as magias ancestrais e tal, que tal habilidades especializadas:Alquimia, Codificação, e por ai vai, em que se precise de um nível 10 por exemplo em outra habilidade.

Realmente seria interessante eles terem acessos a alguns matérias para trabalho, tinta invisível nem é a coisa mais complicada de se ter(só precisa de alguém com este conhecimento), se a vida de ter limões faça uma tinta invisível Muito Feliz
#6 Leonardo Enviado : 03/12/12 23:06
Mas no caso da tinha, o espião lidaria com um mundo que tem magia, então no caso a tinha feita de limão seria o básico enquanto existiria materiais mais caros e melhores, tipo uma tinha mágica.

E sobre ele estar num mundo com magia, acho que deveria ter habilidades do tipo "Fechar Mente" onde ele evitaria que um mago lesse a mente dele.
#7 Hugar Enviado : 03/12/12 23:21
Gostei da idéia da guilda dos espiões e das "Habilidades Secretas"
#8 Leonardo Enviado : 04/12/12 00:36
Alguma sugestão de habilidade Hugar?
#9 Hugar Enviado : 04/12/12 00:48
Além da Alquimia, Codificação e dessa de bloqueio de mente que gostei bastante: Heráldica (reconhecer os brasões das famílias nobres pode te dar muitas vantagens, até mesmo se passar por outra pessoa), Resiliência (Bloqueio de Mente poderia elevar RM por um periodo de tempo, Resiliencia aumentaria RF, similar a Corrida que aumenta VB), Artes Marciais (melhora o "Combate Desarmado"), e alguma para improvisar armas (garrafas quebradas, pernas de mesas...)
#10 Hector Folha-Palida Enviado : 11/12/12 01:54
Chefia,

Sobre o texto, vc repete umas 3 vezes que eles evitam quebrar os acordos firmados, ok deu pra entender na primeira vez. Se a idéia era estabelecer um certo tipo de lealdade, não seria melhor citar uma vez e incluir a penalidade por quebra de contrato, traição e etc?

Gostei da idéia de fazer uma habilidade relativa a Criptografia e referencias similiares a inteligência.

Abraços
#11 Ares Enviado : 11/12/12 03:52
Este é a primeira versão do texto, então não houve correções pois ninguém tinha indicado uma "falha" ou como aperfeiçoar ele. Vou corrigir isto e tentar não repetir o fato de não quebrarem acordos.
_________________________________________________________
Edição: Algumas modificações feitas, esperando criticas sobre o texto.
#12 Hector Folha-Palida Enviado : 11/12/12 09:44
5º Paragrafo está escrito "Assassinado", mas creio que seja assassinato...

Não seria possivel encaixar um Veneficio ou quem sabe uma habilidade baseada em percepção como Observar entre as habilidades especializadas?
#13 Ares Enviado : 11/12/12 13:49
Erro corrigido, e sobre encaixar mais uma habilidade, eu deixei as habilidades especializadas em 9 pois é o máximo que as outras guildas possuem de habilidades especializadas(se não me engano a guilda dos Piratas).
#14 Hector Folha-Palida Enviado : 11/12/12 17:30
Minha idéia era substituir alguma. XD
#15 Ares Enviado : 11/12/12 18:16
Ações Furtivas - Essencial para alguém que quer entrar num lugar sem ser visto.
Destrancar Fechaduras - Melhor do que sair quebrando portas, e é útil para abrir cofres aonde se guardariam documentos.
Disfarce - Pode ser útil se passar por outra pessoa ao se estar numa missão.
Falsificação - Colocar uma informação falsa num relatório, ou trocar documentos.
Furtar Objetos - Pode ser útil caso precise trocar alguns documentos.
Escalar Superfícies - Não sei se seria uma habilidade de grande importância para um espião.
Persuasão - Importante, para se conseguir na lábia uma informação. Convencer as pessoas a lhe darem certas informações também faz parte.
Escrita - Permite que o espião guarde na memoria o que esta escrito num documento, sem ter que tirar este documento do local e assim deixar rastros.
Manusear Armadilhas - Ele tem que entrar em locais protegidos, e com potencias armadilhas, acho útil.

Acho que a habilidade menos útil é Escalar Superfícies, talvez sirga para entrar em algum local, mais não acho importante o suficiente para se especializar. Acho que poderia ser trocado por Escutar, que é algo realmente importante, ouvir o que os outros falam.

Sobre Veneficio, acho que seria melhor deixar para os assassinos lidarem com isto.
#16 Fábio_CM Enviado : 11/12/12 21:23
Sendo uma sugestão para a ambientação, não seria mais correto excluir essa lista de habilidades frequentes?
#17 Leonardo Enviado : 11/12/12 21:37
Ares, e se o espião for capturado e for obrigado a ceder informações secretas, acho que ele teria que ter uma habilidade do tipo Perseverança ou mesmo aquela de fechar mente sei lá.
#18 Ares Enviado : 11/12/12 21:55
Fábio, eu peguei como modelo o livro de regras, em que todas as guildas presentes nele terminam com o texto falando das habilidade especializadas.
Leia o resto do texto...
Devido ao seu intenso treinamento Ladrões podem
se especializar nas Habilidades Ações Furtivas,
Destravar Fechaduras, Escapar, Falsificação, Furtar
Objetos, Jogatina, Manusear Armadilhas e Escalar
Superfícies. Além disto, eles recebem bônus ao
usarem a Técnica de Combate Esquiva.

Leia o resto do texto...
Por seus ensinamentos secretos, Assassinos podem
se especializar nas Habilidades Ações Furtivas,
Disfarces, Escapar, Manusear Armadilhas, Corrida,
Herbalismo e Venefício. Assassinos também são
mestres no uso de Ataque de Surpresa, recebendo
grandes vantagens no uso desta Técnica de
Combate.

Leia o resto do texto...
Piratas podem se especializar nas Habilidades
Escapar, Jogatina, Náutica, Comércio, Acrobacias,
Escalar Superfícies, Malabarismo, Natação e
Navegação, sendo hábeis conhecedores da Técnica
de Combate Esquiva, recebendo grandes vantagens
em seu uso.



Leonardo, nos texto acima da para perceber que os outros grupos de ladinos normalmente são mestres em alguma técnica de combate. Imagino que seria interessante colocar uma técnica que permiti-se eles resistirem ao interrogatório ou coisas do tipo, só não sei como isto poderia ser representado pelas regras.
#19 Fábio_CM Enviado : 11/12/12 22:30
Ares, acho que resistir a interrogatórios se faz bem com a técnica de combate resistir a dor. Um teste desta técnica de combate (que é aberta a todos) e outro de persuasão para mentir resolve o problema, a meu ver.
Codificação é mais interessante.Poderia ser uma outra língua, uma habilidade diferente dentro de conhecimento ou então acho que daria pra tirar jogatina e acrescentar ela Feliz
#20 Ares Enviado : 11/12/12 22:48
Realmente acho que a Técnica Resistir a Dor pode ser a melhor para o espiões serem especialistas.

Realmente jogatina não é a habilidade mais útil do jogo, trocar por Codificação não seria nenhuma enorme perda.
#21 Leonardo Enviado : 12/12/12 00:02
Tá ai uma boa pra ser especializada!!

Habilidade Codificação: Capacidade de decifrar e criar códigos secretos, criptografia.

#22 Hector Folha-Palida Enviado : 12/12/12 01:40
Ares veja a Regra de Tortura e Interrogatorio, no livro de regras opcionais se não me engano, pode te ajudar nessa situação de resistir.

No caso, acho que seria melhor ter escapar alto, pra não ser pego do que ser resistente a tortura. Mas entendo o ponto, e vejamos o que dá pra fazer.
#23 samuel.azevedo Enviado : 18/04/14 16:13
Oi Ares, não sei se quando você escreveu esse texto você viu esse tópico. Talvez haja algo lá para contribuir aqui...

Abraços
#24 Ares Enviado : 18/04/14 16:50
Tinha visto não, estava jogando com um ladino e ficou meio chateado com a coisa clichê de Ladino ser bandido, assassino ou pirata(que eu acho que se encaixa mais como uma classe de guerreiro). Dai meio inspirado nas Cronicas de Gelo e Fogo senão me engano e tal, criei.
Mas vou ler e acho que vou dar uma revisada nos Espiões que já não mecho a um tempo.
#25 Ares Enviado : 18/04/14 19:11
Versão 2.00000001, precisa melhorar muito, mas coloquei +- no formato do livro de profissões. Criticas são super importantes.
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