Oi pessoal,
Gostaria de saber se também é da opinião de vocês que a regra de evocação de magia discreta é um pouco confusa de aplicar. A regra diz assim:
Citação:Evocação de Magias Discretas
Uma vez que, uma magia de evocação discreta for
lançada se a vítima passar no teste de Resistência à
Magia, a mesma magia não poderá ser lançada
discretamente na mesma vítima novamente, sem
que tenha decorrido, ao menos, um dia da
evocação da primeira vez. Caso o místico tente, a
magia será evocada normalmente, mas a vítima
saberá que está tentando ser enfeitiçada, ou seja, a
magia perde o componente discreto.
Uma observação, no entanto, é que isso só se
aplica à mesma magia e, portanto, o místico poderá
utilizar normalmente outro feitiço discreto. Note
que magias de ataque que causem dano nunca
podem ser evocadas discretamente e qualquer
magia que produza efeitos visuais claros também
não pode ser discretamente lançada.
Exemplo: um Bardo evoca discretamente a magia
Amizade para influenciar uma pessoa, mas a
pessoa passa na sua Resistência à Magia. Caso ele
tente evocar Amizade de novo, a discrição da magia
será perdida, a não ser que ele espere ao menos
um dia. No entanto, caso ele resolva evocar a
magia Empatia, que é outra magia discreta, a
pessoa não perceberá que o Bardo está tentando
enfeitiçá-la. Obviamente a pessoa deverá fazer sua
Resistência à Magia.
Não está claro aí, mas o que me parece é que apenas magias que tem na sua descrição que são discretas podem ser conjuradas assim.
Outro amigo meu interpretava que apenas bardos podiam fazer magias discretas.
Acho que quando alguém busca por esta regra, tenta na verdade uma maneira de conjurar suas magias sem ser percebido (independente da magia).
Gostaria de sugerir uma alteração para esta regra, da seguinte forma.
As profissões que podem conjurar magia tem acesso a técnica de combate Magia Discreta (custo 3). A técnica de combate Magia Discreta permite conjurar discretamente qualquer magia. Entretanto, é preciso ter um número de graduações em Magia Discreta igual ou maior ao nível do efeito da magia que se deseja evocar discretamente. Para tanto, deve-se fazer um teste de magia discreta usando seu total nesta técnica, somado de seu valor no atributo Aura, e observando o resultado encontrado. A magia consegue ser evocada discretamente de acordo com a lista de dificuldades a seguir. Independente do resultado do teste, a magia deve ser evocada logo em seguir, aplicando os efeitos deste teste em sua evocação.
Falha (verde) - não consegue conjurar a magia, mas gasta o karma equivalente a magia que tentou conjurar discretamente, outras pessoas podem perceber a tentativa de evocação e ficar alertas.
Rotineiro (branco) - evocar uma magia cuja descrição diga que pode ser evocada discretamente.
Fácil (amarelo) - evocar discretamente uma magia de evocação instantânea sem que pessoas que não estão prestando atenção no evocador percebam.
Média (laranja) - evocar discretamente uma magia cuja descrição descreva que para sua evocação é preciso de gestos e palavras mágicas, ou qualquer magia de evocação de 1 rodada, sem que pessoas que não estão prestando atenção no evocador percebam.
Difícil (vermelha) - evocar discretamente qualquer magia cuja evocação demore mais de 1 rodada sem que pessoas que não estão prestando a atenção no evocador percebam.
Muito Difícil (azul) - evocar discretamente qualquer magia cuja evocação dure até uma rodada sem que pessoas que estão prestando atenção no evocador percebam que ele evocou a magia.
Absurdo (cinza) - evocar discretamente qualquer magia sem que pessoas que estão prestando atenção no evocador percebam que ele evocou uma magia.
Impossível - evocar uma magia discretamente contra alvos que estão em combate direto (olhando) para o evocador e já resistiram a alguma magia deste evocador.