Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : Novas Diretrizes do Projeto (Enquete fechada)
Escolha Votos Estatísticas
Aprovadas 12 100 %
Reprovadas 0 0 %

2 Páginas 12>
Diretrizes
#1 Joao Enviado : 27/09/13 19:32
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Pessoal,

neste tópico vamos discutir as diretrizes. Opinem e conforme formos desenvolvendo a discussão o texto abaixo será modificado (obviamente deixarei um aviso indicando a modificação)

================================


Diretrizes do Projeto Tagmar 2:



O projeto Tagmar 2 teve como princípios fundamentais as diretrizes que foram definidas nas fases iniciais do projeto. Depois de nove anos de desenvolvimento, estas diretrizes foram revistas se ajustando às experiências acumuladas durantes estes anos.


A motivação para a existência destas diretrizes está no que se define como a essência do Tagmar em si-- Ou seja, quais são os limites que definem um RPG como TAGMAR -- e os parâmetros que norteiam os participantes do projeto para alcançar um objetivo comum: Um RPG gratuito e de qualidade.

Qualquer trabalho desenvolvido neste fórum com finalidade de oficialização em curto prazo, deve levar em consideração estas diretrizes primordiais, pois sem elas cada um faria seu trabalho de uma forma, o que conduziria a uma desorganização e ao provável fracasso do projeto.

Sua vigência se dará por mais 5 anos, ou até que, o coordenador geral do projeto abra uma votação com duração de uma semana e o número de votos a favor seja igual ou maior a 2/3 dos votos válidos apurados.

§ único – Tendo findado o prazo de vigência a coordenação responsável obrigatóriamente trancará todas as atividades em andamento, convocará a eleição de um coordenador temporário para iniciar uma nova revisão --ou manutenção -- das diretrizes abrindo a oportunidade de refrescar a discussão.

Da mesma forma, para se incluir /alterar uma nova diretriz ou algum ponto na estrutura do projeto ou procedimento com as tarefas, ou realizar alguma exceção será necessária a abertura de um tópico com a proposta, uma discussão de período exatos de 14 dias seguida de aprovação em votação cujo número de votos a favor seja igual ou maior a 2/3 dos votos válidos apurados.

Todos os participantes devem seguir as diretrizes.

Definições

Antes, seguem as seguintes definições:

A) Núcleo do Sistema Tagmar: Princípio básico para construção ou resolução das estatísticas dos personagens. Consiste em :
Tabela de resolução colorida.
Tabela de confronto de forças.
Energia Física.
Energia Heroica.
Atributos
Compra de habilidades, magias, técnicas de combate, grupo de armas e qualquer outra característica que sua evolução possa ser conquistada por sistema de pontos.
Evolução do personagem por estágios.


Estes elementos de sistema estão melhores explicados no manual de regras.

B)
Regras Gerais do Sistema Tagmar: Estatísticas e valores para estimular o desenvolvimento do role-play ou para simular a probabilidade do acontecimento de determinados eventos e ações dentro da ambientação.


C)
Ambientação: Estrutura para o desenvolvimento e interação dos personagens.


  • Elementos de Ambientação: Raças, Profissões, Culturas, Mitologia, Verossimilhança, Desenvolvimento Tecnológico, Inserção e interferência da Magia nas relações dos outros elementos da ambientação.

D) Tagmar 1 : O conjunto de regras, sistema e elementos de ambientação do livro Tagmar original.

E) Héroi de Tagmar: Membro do fórum com direito de voto.

F) status: Nível de participação no fórum tendo em visto o número de posts sem contar os enviados em Jogo através de fórum (PBF)


Diretrizes

1°) O Projeto é TAGMAR

Definimos a essência do RPG Tagmar II: 1) o núcleo do sistema -- como definido acima -- 2) Os fundamentos das descrições entre profissões, raças, povos e deuses, que partiram da Ambientação do Tagmar 1.

Estes pontos não podem ser alterados nas tarefas oficiais desenvolvidas neste projeto ou o RPG seria descaracterizado como Tagmar II.


2°) É o objetivo do projeto Tagmar 2, criar um ambiente de encontro para os jogadores deste RPG, bem como criar ambiente e ferramentas a fim de produzir versões atualizadas e expandidas do RPG Tagmar enfatizando a interpretação em jogo (role-play).

Desta forma os trabalhos desenvolvidos no projeto com fins de oficialização, terão que ser avaliados tomando em conta os objetivos da tarefa em especial:

• Simplicidade e rapidez para criar o personagem;
• Ampliação, melhoria e desenvolvimento da ambientação original;
• Extrapolação da ambientação sem prejudicar a ambientação original;
• Equilíbrios entre as profissões e entre as raças.
--- Uma profissão ou raça está desiquilibrada quando sua montagem estatística torna incompatível sua interação com as outras profissões ou raças, impedindo outras raças ou profissões de se desenvolverem igualmente e em paralelo com ela em uma mesma aventura e em um contexto coerente com a da ambientação oficial;
• Mais opções para caracterização dos personagens;
• Facilidade na compreensão e na utilização do sistema de combate;
• Ênfase ao roleplaying (interpretação).

-- Destaca-se que a avaliação dos pontos acima devem ser flexíveis o suficiente para levar em conta os limites que o próprio objetivo da tarefa impõe para a construção da estatística ou conceitos.


Sobre as Regras
O projeto tem como objetivo construir, e ajustar as regras para tornar o jogo mais rico, simulando situações imaginárias que precisem de uma resolução estatística. A finalidade das regras e do jogo não é a batalha, e sim estimular a desenvoltura com que os jogadores usam de seus personagens para resolver problemas e embates. Sendo assim, não é o objetivo principal do projeto criar regras para acumular modificadores nas estatísticas dos personagens.

É importante frisar que as regras a serem incorporadas não podem contradizer a ambientação oficial.

Sobre a Ambientação

É objetivo do projeto expandir a ambientação original e criar novas ambientações. No entanto, é importante destacar que não podem interferir nas relações fundamentais dadas entre os elementos de ambientação (tal como definidos acima) da Ambientação do Tagmar 1.

3°) O Projeto Tagmar 2 é democrático.

O coordenador geral e outros cargos a serem determinados na estrutura da organização devem ser eleitos a voto pelos Heróis de Tagmar.

A maneira como um membro torna-se um Herói de Tagmar está exposta na estrutura da organização.

A motivação destas condições consistem em evitar perfis falsos e dar voz e voto àqueles que tenham demonstrado no fórum um conhecimento um pouco mais profundo do RPG Tagmar 2 e do funcionamento do projeto.

A periodicidade dos mandatos também será determinada na estrutura da organização.

Além disso, a oficialização de tarefas executadas, devem passar pela aprovação da maioria simples (número maior que 50% ) dos votos válidos apurados em enquete.

As demais decisões tomadas no projeto serão feitas segundo as responsabilidades atribuídas aos membros de acordo a posição do participante na estrutura da organização do projeto.

A descrição da estrutura organizacional, os detalhes das eleições e a responsabilidade de cada participante podem ser lidos no link Estrutura da Organização.


4°) Deseja-se um RPG de nível profissional

Fica definido como “Pendente de Revisão” todo e qualquer material oficial que contenha:

1) Não conformidade com as Diretrizes do Projeto
2) Erros graves de linguagem, sintaxe, morfologia e/ou ortografia quanto à norma culta da língua portuguesa;
3) Incoerência, inconsistência, ambiguidade e/ou contradição com outros materiais oficiais;
4) Erros de função e/ou finalidade. P.ex. Textos de Ambientação que acrescentem novas Regras, ou vice-versa;
§ 1º – O mérito subjetivo de um determinado assunto não fazer sentido para um individuo mas fazer para outro não é critério para levar um material oficializado para revisão.
§ 2º – Cabe ao Coordenador Geral classificar um material como “pendente de revisão”
§ 3º - Qualquer Membro pode indicar, no fórum apropriado de revisões, um material oficial para revisão. Para tanto é preciso indicar os pontos que justificam a indicação.
§ 4º – Desde que cumpridos os critérios acima fica o Coordenador Geral obrigado a proceder com a classificação. Em caso de impasses e/ou divergências, será convocada uma votação, exigindo-se, nesses casos, maioria simples dos votos válidos apurados para proceder com a classificação do material indicado.
§ 5º – Em caso de grande acúmulo de material [color=darkred]classificado como "A Revisar" o Projeto, na pessoa de seus coordenadores, procederá com a criação de um calendário de revisão, podendo para tal, trancar outras tarefas em andamento.


6°)O Tagmar sempre será gratuito e acessível.
Todo material produzido pelo Projeto é licenciado sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) e disponibilizado na internet através do site oficial do Projeto na página de Downloads.

Você pode:
Compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra.
Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:
Atribuição — Você deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).
Uso não comercial — Você não pode usar esta obra para fins comerciais.
Compartilhamento pela mesma licença — Se você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob uma licença similar à presente."

Para maiores informações jurídicas sobre a licença e direitos de uso acesse o link.

Além disso, o material oficial será disponibilizado na internet.

7°)O projeto Tagmar deseja a participação de todos

Mesmo que existam idéias e pequenos projetos que não estejam de acordo com dos três primeiros pontos desta diretriz, o projeto manterá um espaço para conteúdo extra-oficial: A Tagmarpédia. No entanto, o usuário ficará ciente que suas ideias poderão ser igualmente mudadas pelos participantes do projeto e também poderão ser aproveitadas e adequadas para o material oficial, sendo flexibilizada dentro das diretrizes.

[b]8°)O projeto Tagmar exige respeito


Todos os membros deverão agir de boa fé, com o objetivo de promover o trabalho coletivo, observando as diretrizes, a Estrutura da Organização e o procedimento de execução e avaliação de uma tarefa sob pena de advertência, suspensão, suspensão com retirada do título de herói do Tagmar ou exclusão permanente do perfil.

Segue a seguinte imagem para ilustrar a funcionamento das primeiras diretrizes.



#2 Samyaza Enviado : 28/09/13 11:08
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
Olá João, parabéns pela vitória nas eleições e pela boa organização das idéias que apresentei, tinha feito algumas observações sobre o texto das diretrizes e tinha enviado pelo formulário de reclamações e sugestões, porém o Marcelo me pediu que alterasse o texto, resolvi cumprir para evitar uma nova punição e perder a oportunidade de apresentar minhas observações. Abaixo estão elas:

O tópico de reclamações e sugestões precisa de uma revisão, está com erros de português e de digitação.

O tópico sobre diretrizes possui alguns pontos nebulosos.

Coisas que considero problema que encontrei nos tópicos atuais:

1-
"Qualquer trabalho desenvolvido neste fórum com finalidade de oficialização em curto prazo, deve levar em consideração estas diretrizes primordiais, pois sem elas cada um faria seu trabalho de uma forma, o que conduziria a uma desorganização e ao provável fracasso do projeto."

Primordial refere-se a primeiro, é essa a ideia que se quer dar? De ordem (primeiro, segundo, terceiro, ...) ou o objetivo é passar a noção de importante e que seja obrigatório a ser seguido? Se for isso, pode-se retirar a palavra primordial e manter apenas diretriz que já determina uma norma.

2 -
"Sua vigência se dará por mais 9 anos, ou até que, o coordenador geral do projeto abra uma votação e os Heróis do Tagmar que lá votaram decidam alterar por unanimidade."

O que acontece quando se completam os 9 anos? Obrigatoriamente elas mudam? Pois o texto dá a entender isso, além disso, a questão da unanimidade do heróis do tagmar pode sair com um tiro no pé, pois, acho pouco provável conseguir ser unânime (todos os heróis do tagmar votarem numa mesma coisa).

3 -
“Antes, seguem as seguintes definições:
a. Núcleo do Sistema Tagmar: Princípio básico para construção das estatísticas dos personagens. Consiste em :
Tabela de resolução colorida.
Tabela de confronto de forças.
Energia Física.
Energia Heroica.
Atributos
Compra de "qualidades" [habilidades, magias, técnicas de combate, grupo de armas e etc.] por sistema de pontos.
Evolução do personagem por estágios.

Estes elementos de sistema estão melhores explicados no manual de regras. “
A afirmação não é verdadeira, não há, no manual de regras atual uma explicação da tabela de resolução e da tabela de forças, o que se tem são informações de como usar parâmetros do jogo com elas, mas em nenhum lugar que eu tenha encontrado explica seu funcionamento e sua lógica. Além disso o “etc.” em qualidades deixa a questão vaga e isso pode ser explorado futuramente.

4 -
“1°) O Projeto Tagmar 2 é democrático. “
Não é verdade, numa democracia todos tem direito a voto e isso não ocorre no Tagmar, só vota quem é Herói do Tagmar, eu até concordo com isso pois evita problemas de logins criados só para votações, porém, não concordo, de, ao usar esse recurso de só votar quem é Herói do Tagmar, dizer que o projeto é democrático.

5 -
'Somente por esta diretriz é possível se alterar ou criar uma nova diretriz, bem como é por ela também que se podem abrir exceções nas demais diretrizes. “
Considerando que essa diretriz é imutável e é ela que irá reger todo o projeto e considerando que só vota as pessoas explicitadas no tópico anterior, cria-se aí um mecanismo de vantagem, influência e controle sob os demais, retirando ainda mais a noção de democracia do projeto.

6 -
“Nem o núcleo do sistema -- como definido acima -- nem os fundamentos das descrições entre profissões, raças, povos e deuses, que partiram da Ambientação do Tagmar 1, serão alterados. “
Esse é um puta tiro no pé, já apontei problemas quando se compara a descrição de algumas raças e os valores originários dessas descrições, a questão é, se a ambientação é imutável logo, conclui-se que teremos que mudar as regras, por mim eu até gosto, mas conversando pessoalmente com você por telefone, explicando a questão dos elfos, sua opinião era a de mudar a descrição da raça para colocá-los como mais ágeis e não como mais velozes, porém, agora que isso é imutável, pelo menos vai acontecer o que eu queria e eles agora terão que ser mais rápidos (e também mais ágeis) que os humanos, já que, a ambientação, conforme essa diretriz, é imutável.

7 -
“3°) Criar uma nova versão do RPG Tagmar que seja moderna, atualizada e expandida enfatizando a interpretação em jogo (role-play).  “
O tagmar diz ser old school para pegar carona na moda atual, porém, como um jogo pode ser old school e moderno e atualizado (new school) ao mesmo tempo? Eu prefiro manter a afirmação de ser old school porque aí um monte de coisas que existe no tagmar e que seriam problemáticas num sistema new school deixam de ser por ser old school, mas aí teria que mudar essa definição de moderno e atualizado.

8 -
“Simplicidade e rapidez para criar o personagem;  “
Se isso for realmente uma regra teremos um problema, a maioria dos jogadores que converso sobre tagmar (fora do espaço do projeto) deixam claro que a criação não é rápida e simples, é mais rápida e simples se comparada ao Tagmar I mas ainda não é tão rápida e simples quanto pretende-se divulgar.

9 -
“Ampliação da ambientação boa;  “
É restritivo e gera dúvidas, o que é ambientação boa? O que é ambientação ruim? Quem define isso? Quais os critérios? Quando isso foi determinado?

10 -
“Equilíbrios entre as profissões e raças; “
Impossível de se manter considerando que acima o tópico deixa claro que a ambientação não será mudada, inclusive a descrição das raças, desta forma, não haverá esse equilíbrio, além do mais, não se especifica qual equilíbrio se refere, seria bom deteminá-lo.

11 -
“Mais opções para caracterização dos personagens;”
Isso só será possível se as regras opcionais se tornarem oficiais, caso isso não ocorra, não vejo como seja possível, sem alterar a estrutura proposta, caracterizar melhor um personagem.

12 -
“O projeto tem como objetivo construir, e ajustar as regras para tornar o jogo mais rico “
Mais rico em que? Sem especificar em que, fica aberta a informação e posteriormente qualquer coisa pode ser colocada após esse “mais rico” e poderemos ver o tagmar perder suas características.

13 -
“Sendo assim, não é o objetivo principal do projeto criar regras para acumular modificadores nas estatísticas dos personagens. “
Eu até concordo que o objetivo não deva ser esse, mas o texto não deixa claro qual o objetivo do projeto, novamente, da forma como está gera margem para problemas futuros.

14 -
“É objetivo do projeto expandir a ambientação original e criar novas ambientações. “
Essa frase responderia a pergunta acima, porém, restringe o projeto a unicamente “expandir a ambientação original” o que já é contrário ao fato de acima diz de que a ambientação não será expandida.

15 -
“O Tagmar sempre será gratuito e acessível. “
Essa acessibilidade é restrita, o material é acessível apenas em formato PDF e não num formato que possa ser editado.

16 -
“O projeto Tagmar deseja a participação de todos “
Informação incompleta, o Tagmar deseja a participação de todos, apenas se, esse “todos” concordar em tudo do projeto, volta e meia, pessoas que pensaram diferente deixaram de ser bem vindas, além disso o espaço onde esse desejo de todos existe é restrito, na decisão do comportamento de um membro ou nas votações, não se desejam todos, pois, usam-se critérios que restringem essa participação.

17 -
“Todos os membros deverão agir de boa fé, com o objetivo de promover o trabalho coletivo, observando as diretrizes, aEstrutura da Organização e o procedimento de execução e avaliação de uma tarefa sob pena de advertência, suspensão, suspensão com retirada do título de herói do Tagmar ou exclusão permanente do perfil. “
Aqui informam as penas mas não informam os crimes, é muito fácil condenar alguém sem uma legislação que preveja antecipadamente o que é crime e o que não é, assim, sem que isso seja declarado pode-se punir alguém por qualquer motivo, como já aconteceu aqui no projeto.
#3 Arion Enviado : 28/09/13 13:20
Jogador: Arion
EF:
EH:
Karma:
Salve pessoal! Feliz

Inicialmente, gostaria de parabenizar o João e o Samyaza pelo interesse em ajudar o projeto, na candidatura para a coordenação temporária do projeto. Obrigado aos nobres colegas. Continuem assim!

Como o volume de informação é muito grande, acho melhor digerirmos aos poucos essa bela refeição na estalagem tagmariana! Tenho certeza que podemos chegar a um denominador comum. Então, vamos estudando esses pontos levantados pelo Samyasa de forma tranquila, analisando ponto a ponto.

Vamos concentrar nesses 4 primeiros pontos levantados pelo Samyaza para não perdermos o foco...

Mas antes, gostaria de escrever um pouco sobre o direito.

O direito se expressa por meio de normas. As normas são dividias em regras e princípios. As regras disciplinam uma determinada situação concreta. Os princípios são as diretrizes gerais de um ordenamento jurídico. Sua incidência é muito mais ampla que a das regras.

As diretrizes são os princípios que devem nortear todo o funcionamento do Projeto, inclusive o processo de produção coletiva do Tagmar 2.

Partindo desse ponto, vamos entender que estamos no momento pensando apenas nos princípios mais gerais do projeto, na essência dessa organização. Vamos deixar eventuais regras para depois.

Vamos lá... Minha opinião.

1) A mera substituição da palavra "primordial" por "básicas" resolveria a questão levantada. De acordo.

2) Acho que a vigência deveria ser indeterminada, até que seja convocada uma votação extraordinária dos Heróis do Tagmar 2, com quórum qualificado de 2/3 dos votos. Temos que primar pela segurança jurídica do projeto. Não é muito recomendável ficar mudando as "regras" do projeto toda hora ou diante de qualquer crise institucional.

3) O local de explicar o que é cada elemento de sistema não é nas diretrizes, mas sim nos respectivos manuais oficiais. Podemos analisar posteriormente a revisão e melhoria da definição de algum elemento que esteja deficiente.

4) Sim, acredito que o projeto seja democrático. Ele deve se basear na pluralidade de idéias, de ideologias, com decisões sendo tomadas coletivamente através do voto, como estamos fazendo agora... Existem sim preceitos democráticos na criação coletiva. A votação apenas por membros dos heróis de tagmar nada mais é que a capacidade de ser eleitor (alistabilidade), ou seja o direito de votar, como acontece no nosso sistema eleitoral, onde menores de 16 anos, conscritos, etc, não podem votar...

Enfim... Por enquanto é isso...

Aberta a palavra... Think
#4 Marcelo_Rodrigues Enviado : 28/09/13 17:47
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Vamos lá a minhas observações (um pouco longo mas necessário)

Quanto as Diretrizes em si:

1°) O Projeto Tagmar 2 é democrático
A este tópico eu trocaria “que tenha concluído pelo menos uma tarefa” por “que tenha concluído pelo menos uma tarefa e que esta tenha sido aprovada”. Na verdade isto já tinha sido mudado anteriormente por uma votação exatamente para barrar uns espertinhos que estavam concluindo de qualquer forma tarefas apenas para se tornarem heróis.

Eu trocaria “podem abrir exceções” para “podem fazer alterações”.

Eu adicionaria esta diretriz: “. Esta e as demais cláusulas só podem ser alterada por maioria absoluta (Votação com 2/3 de aprovação).

2°) O Projeto é TAGMAR

Por mim acho muito importante deixar claro nas diretrizes o que não pode ser mudado. Cara... cansei de ficar explicando por que não dava para sair criando raças e profissões sem nenhuma conexão com a ambientação.

6°)O Tagmar sempre será gratuito e acessível.

O termo “domínio publico” não está correto. Recomendava reescrever para:

Todo o material gerado no grupo estará licenciado pela licença padrão Creative “Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil” que autoriza a copia e distribuição gratuita desde que não seja para uso comercial.

8°)O projeto Tagmar exige respeito

Eu acrescentaria ao final: Os detalhes das normas e punições estão descritas no “Normas e Condutas dos Integrantes do projeto”.

Quanto as críticas do samyaza:

1 – Ok, trocar primordial por básico.

2 – Nas diretrizes não falam de mandatos nem de duração. Este é outro assunto.

3 – Discordo. É necessário definir termos para que as diretrizes poderem impor os limietes sugeridos.

4 – O Arion já explicou por que é democrático. Eu até acrescento: membros suspensos não votam, da mesma forma que os condenados pela justiça.

5 – Já explicai acima.

6 - Discordo. Esta foi a base do projeto. Lutamos tanto para que não houvesse mudanças no núcleo. Seria ótimo não ter que ficar reexplicando o por que que certas coisas não podem ser mudadas.

7) O Tagmar foi modernizado da mesma forma que outros RPGs como por exemplo o D&D. Para mim Tagmar é tão old school como D&D. Pode ter visual school mas não é.

8 - Bem... se a pessoa não sabe usar o Excel, então me desculpe. Eu faço personagem em no máximo 10 minutos. Brick wall

9 – O termo “boa” parece perdido. Recomendo retirar.

10 – O equilibrio entre raça e profissão se da pelo ajuste das regras e não pela alteração da ambientação. Então não há contradição. A diretriz diz “fundamentos das descrições entre profissões, raças,”. Ela não fala de regras.

11 – O Livro de Regras Opcionais É oficial... É para a escolha de opção do mestre. Ele existe para dar mais opções aos mestres e para facilitar a vida dos iniciantes.

12 – Concordo. O “jogo mais rico” é realmente vago.

13 – Se refere a não criar regras para ficar bombando personagens. Acho que pode ser escrito de forma mais clara.

14 – Não entendiEh?

15 – Afirmação errônea. O Material está na TagmarPedia e de lá pode ser copiado para ser editado. O que acho que pode ficar bom é um “exportar para word” na Tagmarpedia semelhante ao que já existe no Criaturas Online.

16 – Há o ditado que a democracia é a ditadura da maioria. O material oficial é a expressão da maioria. O fórum e a TagmarPedia é o espaço para que as minorias possam se manifestar e podem expor suas ideias. Então: maioria + minoria = todos.

17 – Como sugeri, basta epanas apontar para o “Normas e Condutas dos Integrantes do projeto”




#5 Samyaza Enviado : 29/09/13 01:15
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
Só explicando o que pareceu não ficar claro na questão 14:

Se vc´s lerem com calma as diretrizes vão ver que elas colocam um ou outro ponto que podem depois virar contra o próprio projeto pq esses pontos determinam uma situação onde não se poderia voltar atrás, vou citá-los novamente apenas para que, talvez de forma reduzida, possa ser mais facilmente entendido:

Citação:
“Nem o núcleo do sistema -- como definido acima -- nem os fundamentos das descrições entre profissões, raças, povos e deuses, que partiram da Ambientação do Tagmar 1, serão alterados.


Nesse trecho eu entendo (e se alguém entende diferente é sinal de que ainda não está claro o suficiente) que a descrição das raças e profissões, povos e deuses não poderão ser alterados. Tudo estaria ok se não houvesse divergência entre o que está na descrição das raças e profissões com o que está nas regras referentes a elas.

Se considerarmos que, mesmo assim, com essas divergências a ambientação não será mudada, então ou ficaremos com essa divergência (e toda a discussão que gerou essa reestruturação terá sido inútil) ou teremos que, obrigatoriamente, mudar as regras (já que a descrição não pode ser mudada).

Na questão 14 temos que a diretriz diz o que não é objetivo do projeto:
Citação:
Sendo assim, não é o objetivo principal do projeto criar regras para acumular modificadores nas estatísticas dos personagens.


Ok, agora vem a pergunta, qual é o objetivo do projeto, se vc procura nas diretrizes vc vai encontrar:
Citação:
É objetivo do projeto expandir a ambientação original e criar novas ambientações.


Desta forma o objetivo do projeto passa a ser exclusivamente a expansão da ambientação, ou seja, nada de mexer com regras, agora coloca essa lógica contraposta com a lógica acima que determina que a ambientação já feita sobre raça, profissões e povos não será mudada e vc chega a conclusão do seguinte:

A partir de agora o Tagmar não mexerá mais nas regras e não vai corrigir nada da ambientação já desenvolvida referente a raça, profissão e povos dedicando-se exclusivamente a expandir a ambientação (e ainda incluiria aqui aquele "ambientação boa").

Entenderam?

Algumas observações que não pude deixar passar:

Citação:
Bem... se a pessoa não sabe usar o Excel, então me desculpe. Eu faço personagem em no máximo 10 minutos.


Usando a ficha automatizada eu faço um personagem de estágio 1 em 3 minutos, se eu pensar antes no personagem e começar com o equipamento básico dá pra fazer em menos tempo até, a questão é, a velocidade de criação será determinada pelo uso do excel? Pq há uma diferença gigante entre fazer um personagem com a ficha automatizada e fazer um personagem usando só o manual de regras, ficha e lápis (convido as vc´s experimentarem). Além disso, imagine num EIRPG caso eu decida narrar ou alguém peça que eu demonstre a criação de personagem terei que levar notebook e impressora pro local? Se partirmos desse principio então é melhor começar a desenvolver uma ficha automatizada para celular.

Citação:
O equilibrio entre raça e profissão se da pelo ajuste das regras e não pela alteração da ambientação. Então não há contradição. A diretriz diz “fundamentos das descrições entre profissões, raças,”. Ela não fala de regras.


Ok, se são as regras que mudam e não a ambientação então a partir de agora os elfos terão que ter VB maior que a dos humanos? Qual o valor dessa nova VB? Quantos pontos ganham os anões e pequeninos nas habilidades em que são mestres?

Citação:
O Tagmar foi modernizado da mesma forma que outros RPGs como por exemplo o D&D. Para mim Tagmar é tão old school como D&D. Pode ter visual school mas não é


Quando eu digo que estamos confusos e batendo cabeça todo mundo acha que é mimimi meu correto? Agora comparem a afirmação acima do Marcelo com o seguinte:

Aqui nesse link há a referência do Tagmar como old school (ainda posso pesquisar e encontrar outros locais que façam referência tbm): http://www.tagmar.com.br...aspx?g=posts&t=3999

e aqui está a referência dizendo o oposto: http://saiadamasmorra.bl...-marcelo-rodrigues.html

Isso pode parecer não ter problema algum? Bem, na minha opinião há, pois como um RPG pode ter como objetivo ter nível profissional se sequer conseguimos decidir se somos ou não Old School ou New School ou Retroclone ou que cargas d´água.

A discussão não termina apenas em decidir, RPG´s new e old tem muitas diferenças entre si e o Tagmar precisa situar entre uma ou outra pois se considerarmos new school teremos então uma enxurrada de coisas a resolver que para um RPG old school seriam só traços da escola véia mas para um new school seriam inadmissíveis, é claro, é apenas a minha opinião (pautada sempre pelo afirmação de desejarmos um rpg profissional).

Um desabafo, que me servirá de direcionamento e poupará esforços meu e dos demais Tagmarianos:

Espero estar ajudando mais do que atrapalhando pois o esforço para manter o decoro (o que parece que vai se tornar uma regra a partir de agora) é enorme, caso eu esteja atrapalhando e as observações não sejam bem vindas, avisem-me pois posso poupar-lhes da minha presença e posso escrever da forma que quiser sobre Tagmar e publicar em outros sites.

Tbm queria aproveitar e agradecer o voto do Árabe, acredito que seremos como Rambo e Coronel Trautman nas cenas finais do Rambo III. Valeu Árabe!

Abraços a todos!

#6 Arion Enviado : 29/09/13 09:49
Jogador: Arion
EF:
EH:
Karma:
Olá pessoal! Feliz

Hoje vou dar uma olhada na Diretriz 1.

Achei o texto um pouco rebuscado. Poderíamos trabalhar com orações diretas. Vejam:

Citação:
1°) O Projeto Tagmar 2 é democrático.

Tanto a oficialização de tarefas executadas como as mudanças estruturais que podem vir por acontecer no projeto, devem passar pela aprovação da maioria simples dos membros votantes.

No entanto, só terá direito a voto o integrante que tiver atuado como coordenador ou que tenha concluído pelo menos uma tarefa (que não seja de Ilustração). A motivação deste parágrafo consiste evitar perfis falsos e dar voz e voto àqueles que tenham um conhecimento mais profundo do RPG Tagmar 2 e do funcionamento do projeto.

As demais decisões tomadas no projeto serão feitas segundo as responsabilidades atribuídas aos membros de acordo com a organização do projeto, no link Estrutura da Organização.

Somente por esta diretriz é possível se alterar ou criar uma nova diretriz, bem como é por ela também que se podem abrir exceções nas demais diretrizes.


Sugestão:

O Projeto Tagmar 2 é democrático.

Devem passar pela aprovação da maioria simples dos membros votantes a oficialização de tarefas bem como as mudanças estruturais que podem vir por acontecer no projeto.

Terá direito a voto o integrante que tiver atuado como coordenador ou que tenha concluído pelo menos uma tarefa (que não seja de Ilustração). A motivação deste parágrafo consiste evitar a multiplicação de perfis falsos e dar voz e voto àqueles que tenham um conhecimento mais profundo do RPG Tagmar 2 e do funcionamento do projeto.

Não entendi esse trecho aqui

Citação:
As demais decisões tomadas no projeto serão feitas segundo as responsabilidades atribuídas aos membros de acordo com a organização do projeto, no link Estrutura da Organização.


Ficou um pouco confuso para uma diretriz básica. É preciso melhorar a informação.

Citação:
Somente por esta diretriz é possível se alterar ou criar uma nova diretriz, bem como é por ela também que se podem abrir exceções nas demais diretrizes.


Também ficou um pouco confuso. Poderíamos falar "em votação" no lugar de "diretriz".

Enfim... Aguardando mais manifestações...

Eh?
#7 Marcelo_Rodrigues Enviado : 29/09/13 10:57
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Arion,

concordo com suas observações, só vou insitir em colocar: "tenha concluído pelo menos uma tarefa e que esta tenha sido aprovada". Como disse, sem este pequeno detalhe abre a brecha para que a pessoa faça aterfa de qualquer geito apenas visando ganhar o status de "Herói do Tagmar 2". Isso já aconteceu no projeto. Por isto já tímaos mudado isto.

Samyaza,

para o item 14, acho o que não está claro nas diretrizes é que as regras devem ser mudadas para atender a ambientação. O exemplo é aquele lance do Elfo ser descrito como mais rápidos a as regras dizerem ao contrário. Mude-se a regra!

Então sugiro para a Diretriz:

Sobre as Regras
O projeto tem como objetivo construir, e ajustar as regras para tornar o jogo mais rico, simulando situações imaginárias que precisem de uma resolução estatística. A finalidade das regras e do jogo não é a batalha, e sim estimular a desenvoltura com que os jogadores usam de seus personagens para resolver problemas e embates. Sendo assim, não é o objetivo principal do projeto criar regras para acumular modificadores nas estatísticas dos personagens.

Trocar para:

Sobre as Regras
O objetivo primário das regras (do RPG Tagmar 2) é atender a ambientação, e não o contrário. Toda regra que estiver em contradição com a ambientação, deve ser alterada.

O segunndo objetivo é construir, e ajustar as regras para tornar o jogo mais rico, simulando situações imaginárias que precisem de uma resolução estatística. A finalidade das regras e do jogo não é a batalha, e sim estimular a desenvoltura com que os jogadores usam de seus personagens para resolver problemas e embates. Sendo assim, é contrária aos objetivos do projeto criar regras apenas para aumentar os poderes dos personegens.

OBS: não achei um termo bom para substituir o "rico". Alguma sugestão?

Para a questão da ficha. Em casa na mesa de jogo o que mais vejo é o pessoal usar Tablets e Notebooks. Não vejo por que em casa não usar o Excel. Nos eventos públicos, não é o lugar para se criar fichas. Devemos sempre levar fichas prontas. Por ultimo... a criação de personagem, em qualquer RPG com uma boa dose de complexidade, é sempre demorada quando feita apenas com papel e lapis. Por isso exitem programs de compuador para auxiliarem nesta tarefa. Estamos no século XXI, o mundo já se tornpu digital. Não há retorno.

OBS: nosso colega Fabio Henrique já está trabalhando na Ficha online! Aguardem as novidades!!!

Quanto ao oldshool, eu acho que o Tagmar 2, não é, mas vc tem razão no fato de nunca termos nos autointilulado. Tagmar é a nossa diversão, é um RPG bom e que as pessoas podem usar para se divertir. Isto sim é o que importa, e não o fate de sermos ou não oldshool.
#8 Arion Enviado : 29/09/13 12:43
Jogador: Arion
EF:
EH:
Karma:
Salve Pessoal,

Vou deixar mais umas sugestões registradas aqui...

Acho que deveríamos incluir nas DEFINIÇÕES pontos importantes que sempre geram dúvidas... Sugiro a inclusão das seguintes definições:

a) Heróis de Tagmar
b) maioria simples (quorum simples)
c) maioria absoluta (quorum qualificado) Caso seja adotada, mas acho desnecessária e intangível, tendo em vista que em média apenas 5 a 10 heróis de tagmar votam de cada vez)
d) coordenadores (se for o caso também)

Marcelo Rodrigues,

1) Não vejo problema em permitir o ingresso do participante nos heróis de tagmar apenas depois da conclusão e votação de uma tarefa. Até mesmo porque a idéia seria estipular um prazo razoável para elaboração (de um esboço inicial), discussão, consolidação das sugestões, revisão, votação e aprovação de uma tarefa.

2) Sobre os objetivos, acho que o ideal não seria numerá-los, mas sim trabalharmos eles numa única frase. Isso evitaria uma eventual hierarquia entre os objetivos relacionados, podendo gerar confusão no futuro. Ainda não vou entrar no mérito dessa diretriz, pois estou digerindo tudo aos poucos. É muito informação importante ao mesmo tempo.

3) Rico: completo, requintado, abastado

Abraço
#9 Fábio_CM Enviado : 29/09/13 21:34
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Eu não queria comentar sobre a questão da VB dos elfos nesse momento, mas eu vejo que é no ponto que o Samyaza mais toca.
Então: Eu nunca vi contradição nenhuma na ambientação e nas regras nesse quesito. Quando eu li que os elfos são mais rápidos, eu logo concluí que eles são mais ágeis (rápido = ágil ou veloz). A VB não tem, necessariamente, a ver com isso. Contudo, quando analisa-se o resto da descrição da raça (são menores e mais leves) é óbvio supor que eles também correm a uma velocidade menor E tem melhores reflexos do que os humanos.
Eu acho que o termo pode ser modificado mas, para mim, isso não muda nada além da palavra - o sentido transmitido se manterá.
Portanto não acho que manter fixa a ambientação original irá criar alguma contradição sem saída.

Quanto ao new/old school eu acredito estar havendo uma confusão. Hoje, da forma como está, Tagmar é um RPG old school - tanto sistema quanto cenário.
Old school é um RPG que dá ao mestre um grande poder de decisão. New school é o contrário: um RPG que põe as regras como valores mais importantes. Não tem nada a ver com profissionalismo do sistema. As edições mais novas de D&D são new school porque tem regras cobrindo quase todas as situações e o mestre é pouco encorajado a inventar, e não porque foram escritos há pouco tempo. Tagmar, ao contrário, dá ao mestre grande liberdade, desde o turno enorme com 15s até suas regras muito mais qualitativas do que quantitativas, forçando o mestre a improvisar. Isso vocês já sabem. (Um link com o tema aqui... mas é fácil encontrar outros).

Samyaza escreveu:
Nesse trecho eu entendo (e se alguém entende diferente é sinal de que ainda não está claro o suficiente) que a descrição das raças e profissões, povos e deuses não poderão ser alterados.

O trecho a que se refere diz: “Nem o núcleo do sistema -- como definido acima -- nem os fundamentos das descrições entre profissões, raças, povos e deuses, que partiram da Ambientação do Tagmar 1, serão alterados.
Os fundamentos não podem ser alterados. O que são estes fundamentos fica a critério da comunidade. Se queremos detalhar tudo isso já nas diretrizes, acho melhor começarmos a pensar em algo mais completo, como um estatuto... (eu acho desnecessário)

Acho importante colocar as definições, como disse o Arion. Não numerar as diretrizes também é uma boa ideia.

Marcelo Rodrigues escreveu:
O segunndo objetivo é construir, e ajustar as regras para tornar o jogo mais rico, simulando situações imaginárias que precisem de uma resolução estatística. A finalidade das regras e do jogo não é a batalha, e sim estimular a desenvoltura com que os jogadores usam de seus personagens para resolver problemas e embates. Sendo assim, é contrária aos objetivos do projeto criar regras apenas para aumentar os poderes dos personegens.

Eu escreveria:
O segundo objetivo é construiir e ajustar as regras para tornar o sistema mais simples, dinâmico e verossímil, simulando situações imaginárias comuns na fantasia medieval que precisem de uma resolução estatística. O cerne do sistema não é a simulação de batalhas e o acúmulo de poderes para os personagens, mas a resolução de embates que favoreçam a desenvoltura com que os jogadores controlem seus personagens.
#10 Joao Enviado : 30/09/13 00:09
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Opa pessoal vou fazer algumas observações e depois ajustar algumas coisas no texto.

Antes de tudo: Gostaria de ter em mente que este texto diz respeito às orientações que nos direcionam de agora em diante. De nada adianta falar do que foi ou não foi feito.

Além disso, destaco que afirmar que um trecho dado dá "margem para problemas futuros", sem propor uma alternativa, mais parece uma frase jogada para depois poder falar "eu te falei" do que uma cooperação verdadeira.

Problemas sempre teremos, mais do que evitá-los o importante é criar mecanismos para lidarmos com eles, de maneira a superar e crescer.

-- Sobre o Tagmar não ser democrático pois seleciona àqueles que podem votar ou não.

Este não é um mérito que desqualifique o status do projeto de democrático./i]

Explico, em todas as democracias são colocadas condições para que um participante da sociedade exerça o direito (e não seu) de voto. Um exemplo simples: menores de 16 anos não podem votar no Brasil. Existem sociedades que maiores de 10 anos podem votar.

Se desejam discutir este tópico, melhor seria discutir as condições que um participante do projeto deve cumprir para exercer o direito do voto. (porque 16 anos e não 15 anos?)

-- Sobre a palavra primordial.

Ela se manterá. Significa exatamente "que está em primeiro", ou seja acima de qualquer outra orientação (que também podemos entender por diretriz), que possa surgir no processo de realização de uma tarefa.

-- Sobre o tempo de vigência.

Em várias organizações o estatuto tem uma vigência obrigando os membros a revisá-lo, ou mesmo mantê-lo. Abrindo a oportunidade de refrescar a discussão tal como estamos fazendo agora. Isso não é nada estranho. E, como estamos fazendo depois de nove anos de início do projeto, mantive a mesma "periodicidade".

-- Sobre quorum para se mudar a diretriz.
Se mudará no texto para "igual ou maior à 2/3, dos votos".

-- Sobre qualidades.

Não existe abertura para problemas. O que não foi definido diferente, e pode ser comprado por pontos, é uma qualidade.

-- Ambientação, Regras e imutabilidade .

Acho que tudo está muito claro. Se os humanos são menos velozes na ambientação e a regra reflete o contrário (se isso é uma verdade ou não isso leva a uma outra discussão que não cabe aqui) isso deverá ser mudado na estatística.

O que é imutável na regras é a composição e a maneira como ela é construida. Os valores estastísticos sim podem ser mudados caso entrem em confronto com a ambientação.

Basta citar que a própria maneira a qual os atributos se apresentam é bem diferenta da forma do Tagmar 1, no entanto os atributos não foram eliminados.

-- Sobre o conceito de "moderno".

Moderno não quer dizer seguir a onda. Usar a dicotomia old-school x new school não cabe para retirar o mérito do uso deste termo.

Sobre o termo "simplicidade", "equilíbrio" entre outros...

Antes de tudo, vamos reler o texto:

Citação:

Desta forma os trabalhos desenvolvidos no projeto com fins de oficialização sempre terão que ser avaliados tendo em vista na medida do possível:

• Simplicidade e rapidez para criar o personagem;
• Ampliação da ambientação boa;
• Equilíbrios entre as profissões e raças;
• Mais opções para caracterização dos personagens;
• Facilidade na compreensão e na utilização do sistema de combate;
• Ênfase ao roleplaying (interpretação) e a ambientação.


Reparem, na parte destacada do texto.
É deselegante retirar as frases do contexto em que elas foram escritas para desqualificá-las. Em nenhum momento estamos dizendo que o sistema Tagmar é o mais rápido e simples. Estas são as orientações para a produção de uma tarefa no sistema Tagmar.
Quem definirá se é boa, rica ou legal? Os próprios participantes na hora de votar a tarefa.
Reitero o que disse no início, este texto visa orientar apartir de agora, o que já foi, já foi.


Sobre o o Objetivo do projeto tagmar

Leiam o trecho:
"A motivação para a existência destas diretrizes está no que se define como a essência do Tagmar em si e os parâmetros que norteiam os participantes do projeto para alcançar um objetivo comum: Um RPG gratuito e de qualidade"

Ele está lá,não só no que destaquei mas em outros pontos que foram questionados nos comentários. Além do mais, ele consta no terceiro item da diretriz.

Mas concordo que isso não está claro.

O texto será revisto e o primeiro item será o atual terceiro.


Sobre acessibilidade e aditabilidade
Ser acessível não significa ser [i]editável
. Ao ser disposto em pdf ou na tagmarpédia de maneira que qualquer um possa lê-lo e copiá-lo, sem pedir cadastramento, os textos desenvolvidos no projeto estão dentro da definição de acessíveis.

Sobre conclusão de uma tarefa

De fato acredito que a definição de Herói de Tagmar cabe mais na estrutura de organização do projeto. Além do mais, na maneira que foi construida durante a discussão, uma tarefa concluída so pode ser considerada assim, depois de cumprir os quatro estágios, inclusive a de votação.


Bem, como consideração final, vejo que algumas coisas são interpretações às pressas do texto das diretrizes e foram interpretadas segundo discussões passadas. Digo isso porque alguns pontos, se lidos com cuidado não deixam margem para dúvidas.

Agora, se não foi lido às pressas vejo que se deseja criar tempestade em copo d'água. Esta última prática não interessa ao projeto, pois não avança.
#11 Samyaza Enviado : 30/09/13 01:33
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
Minhas observações:

Marcelo, Ok quanto ao texto que agora determina que em caso de divergência mantém-se a ambientação e altera-se as regras (graças a Crezir, finalmente depois de anos isso foi definido).

Sobre a questão da ficha, acho que entramos numa questão de opinião, não há muito o que discutir, pessoalmente acho um ponto fraco o sistema depender de um aplicativo para fazer um personagem, se isso é ou não um problema da maioria minha sugestão é que se faça uma enquete questionando quantos membros não usam a ficha automatizada para criar o personagem, o que eles acham de criar o personagem desta forma, se acham que a criação pode ser facilitada e como.

Seria legal, apesar de achar que ninguém gostaria de ajudar, seria alguns membros filmarem a criação de um personagem usando lápis e papel e verificarmos quanto tempo isso leva e questionando como o jogador se sentiu ao fazer a ficha assim.

Ser ou não old school não é o problema, o que considero um problema é o fato de que em determinado momento intitula-se o tagmar old para depois dizer que não é (ou o contrário), nesse caso, minha sugestão é não dizer que é old e tbm não dizer que é new ou moderno (retiraria essa palavra e deixaria apenas o termo "atualizado").

Arion, concordo sobre a questão dos objetivos.

Fabio-CM

A referência aos elfos serem mais rápidos que os humanos está no manual de regras, página 13:
Citação:
os Elfos costumam ser mais inteligentes que os Humanos...também são mais rápidos


A tabela de VB está na página 20 e temos Humanos VB 18 e Elfos VB 17, ou seja, a descrição diz que os elfos são mais rápidos e a regra de VB diz que os humanos são mais rápidos.

Se considerarmos ainda que a VB leva em conta o Físico e que as raças de elfos possuem Físico -1 a situação se agrava ainda mais.

Sobre o fato de rápido = ágil, isso é incorreto, veja a descrição segundo o dicionário:

Rápido: http://www.priberam.pt/dlpo/r%C3%A1pido

Ágil: http://www.priberam.pt/dlpo/%C3%81gil

Uma comparação que deixa isso claro é a de um velocista e a de um acrobata, o velocista é mais rápido (maior Físico) já um acrobata é mais ágil (maior Agilidade).

Sobre old school eu tbm concordo que o Tagmar seja old school aliás é até mais confortável para o projeto assim, mas, se vc leu o link que passei vc vai ver o Marcelo dizendo justamente o contrário.

João, eu avisei os pontos que poderão gerar problemas, propor as soluções é uma opção minha e uma obrigação sua como coordenador temporário, são as mazelas da coordenação.

A questão da democracia, acredito que ela precisa ser explicada e não apenas afirmada, se o texto apresentado pelo Arion for ajustado e incluído, daí ficaria melhor.

Sobre manter a palavra primordial, acredito que seja desnecessária, já expliquei o motivo (ainda mais quando se pensa me ordem para depois pensar em primeiros, 1º, 1º, 1º...)


Na questão das qualidades, se há uma reticências sem uma explicação do que elas englobam (só ressaltada posteriormente) então há sim um problema, aparentemente já sanado.

Sobre imutabilidade, ressalto a questão da atenção, a ambientação diz que os elfos são mais rápidos e não os humanos, o que diz que os humanos são mais rápidos são as regras. Agora repare no que estou tentando dizer, vc diz não haver problema nenhum para a maioria das coisas que eu citei vc precisou explicar, consequentemente, na minha opinião deixa claro que ainda exige-se revisão no texto e que, caso não seja feita, pode gerar problemas futuros.

Sobre os atributos eles não foram eliminados mas foram alterados pro Tagmar I para o Tagmar II, não apenas a pontuação mas o acréscimo de um atributo novo.

Sobre a questão do moderno, temos que pensar em duas coisas:
1º naturalmente quem lê o termo vai considerá-lo new school, por isso acho importante explicar a diferença NO MANUAL DE REGRAS e não aqui.
2º a questão new e old só foi levantada pq ora o antigo coordenador geral e representante-mor do tagmar na mídia rpgistica afirma uma coisa ora afirma outra e o manual não afirma nenhuma das duas mas dá a entender ser new school (o que confirmaria a atual opinião do Marcelo) na introdução mas depois que o leitor lê o livro por completo conclui que o livro é old school (como o Fabio_CM citou).

Sobre simplicidade, sugiro alterar para:
"Simplicidade e rapidez para criar o personagem desde que com o uso da ficha automatizada"
Mas podemos aguardar a opinião dos outros membros a respeito.


Abraços!


#12 Fábio_CM Enviado : 30/09/13 09:51
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Samyaza, eu li os links que você citou e não parecem tão "incriminadores" assim. Em um deles o Marcelo reproduz a propaganda de um evento, e em outro ele afirma, daí sim, que o sistema não é old school em um tom de auto defesa (tipo: Não! Tagmar é um RPG do século XXI!).
Eu não acho que deva aparecer no Livro de regras ou mesmo no livro de ambientação se Tagmar é new ou old school. Esta é uma classificação que simplesmente não interessa pra quem lê o livro. Ao terminar a leitura o carinha deve saber do que se trata, sem a necessidade de uma classificação explícita. Mas isso é importante para quem cria e desenvolve, ou seja, é importante para o fórum e nós que estamos criando material, não para quem apenas o utiliza. Então, acho que esta informação possa estar contida apenas em algum lugar do fórum, como nas diretrizes.

Quanto a questão do rápido, você tem que analisar pelo contexto e não apenas pelo significado estrito, que é ambíguo (ligeiro, por exemplo, é um sinônimo para as duas palavras). Além disso, se você olhar em outros dicionários terá respostas diferentes. Como eu disse, é fácil concluir que o rápido dos elfos é porque eles "fazem muito em pouco tempo" e não porque percorrem uma maior distância no mesmo tempo. Analisando o todo não há incoerência no sentido, mas apenas uma palavra ambígua que pode ser melhor colocada.

Para mim, criar uma ficha de Tagmar manualmente é um processo demorado, como disse o Samyaza. Mesmo com a planilha do Excel a criação só se torna rápida para quem sabe o que está fazendo, incluindo já sabendo conceito completo do personagem. Preciso de uma mesa inteira de jogo para preenchê-la manualmente com meus jogadores, ou bem menos com a automatizada (mas com certeza muito mais do que 10 min). Contudo, como disse o Marcelo, é natural que seja assim em qualquer RPG com um mínimo de complexidade. Contudo, a criação é simples, porque qualquer um consegue entender como fazer. Por exemplo, demora-se mais para preencher uma ficha de Tagmar do que um ficha de GURPS, mas é mais simples (conheço gente com segundo grau completo que teria dificuldade para fazer até as contas de velocidade no gurps). O mesmo se repete com DAEMON. Resumindo, acho que a criação é simples, mas não rápida.

João, já que você alterou a frase nas diretrizes para "Compra de "qualidades" por sistema de pontos.[ por qualidades entendem-se as habilidades, magias, técnicas de combate, grupo de armas e qualquer outra característica que sua evolução possa ser "comprada".]", acho seria melhor tirar de uma vez as qualidades, deixando:
Compra de habilidades, magias, técnicas de combate, grupo de armas e qualquer outra característica que sua evolução possa ser conquistada por sistema de pontos.
#13 Marcelo_Rodrigues Enviado : 30/09/13 10:26
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
João,

não esqueça de tirar o termo "domínio publico". Juridicamente algo em domínio publico tem uso livre inclusive comercial. Logo nossa licença é incompatível o termo "domínio publico".

Sugestão: troque pelo termo "pela qual torna de domínio publico" para "pela qual a torna livre para copia e recriação".

OBS: há outra licença CreativeCommons que é compatível com o "domínio publico", mas este não é o caso do Tagmar 2.
#14 Samyaza Enviado : 30/09/13 11:24
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
Fabio_CM,

sobre a questão dos elfos, concordo que,com o devido esforço seja possível inferir a relação entre a afirmação sobre a velocidade dos elfos estar relacionado com a sua agilidade e não com sua VB, porém, não acho que todo leitor vá chegar a essa mesma conclusão, o ideal seria adequar o texto trocando o termo rápidos para o termo ágeis, desta forma não haveria espaço para dúvida, porém, parece que a diretriz é claro sobre não mexer na ambientação, logo, acredito que o melhor seja então alterar a VB dos elfos para um valor igual a VB dos humanos +2 (+1 para que sejam mais rápidos conforme o texto e +1 para compensar a perda de Físico).

Mas vc está certo em dizer que é cedo para discutirmos isso, só usei o exemplo para demonstrar que se não prestarmos atenção agora poderemos entrar num labirinto sem saída, imagine que o texto seja aprovado e a partir de agora a ambientação não pode ser mudada, as opções seriam ficar com a incongruência e rezar para que ninguém perceba (opção que eu não concordo e serei o primeiro a divulgar) ou alterar a regra para adequar ao texto. Neste caso, eu acredito que os humanos são equilibrados com as outras raças por poderem ter qualquer profissão e por uma VB e EF maior, mas se mudarmos a VB dos elfos os humanos começam a perder esse equilíbrio e aí vem a pergunta: manteremos a ambientação e deixaremos os humanos um pouco mais fracos do que as outras raças ou criaremos alguma outra vantagem para o humano para compensar isso?

Sem contar que nem chegamos na parte dos anões e pequeninos que são "mestres" em alguns grupos de habilidades.

Abraços!
#15 RenatoCardos Enviado : 30/09/13 11:27
Jogador: RenatoCardos
EF:
EH:
Karma:
Olá pessoal. Vai aí minha humilde sugestão.

Notem que na diretriz 2°) O Projeto Tagmar 2 é democrático. não fala que o projeto será conduzido por uma estrutura de coordenadores e que estes serão eleitos.

Minha sugestão é incluir:

"O Projeto Tagmar 2 será conduzido por coordenadores eleitos. "

e no final colocar

"A descrição da estrutura organizacional, os detalhes das eleições e a responsabilidade de cada participante podem ser lidos no link Estrutura da Organização."

#16 Joao Enviado : 30/09/13 12:30
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Novas mudanças.

Sugestões implementadas:

--Eleição de coordenador.
-- Revisão do texto geral.
-- Revisão no texto das definições.
-- Retirada do termo "moderno".
-- Retirada do termo "domínio público".

Até

João
#17 Marcelo_Rodrigues Enviado : 30/09/13 12:44
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Hum... acho que o Renato está sugerindo é deixar claro que há uma estrutura de coordenadores eleitos e que esta estrutura é definida em outro documento, não nas diretrizes.

Assim para o item: " O coordenador[ geral/b] será eleito..." acho que ficaria melhor como "O Projeto Tagmar 2 [b]será conduzido por coordenadores eleitos..."

O que vcs acham?
#18 Joao Enviado : 30/09/13 13:40
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
opa!

Aquestão é que estamos escrevendo as diretrizes que são pontos fundamentais e de dificil modificação no projeto depois de implementados.

Se escrevermos "será conduzido por coordenadores eleitos" trará as seguintes consequencias:

-- TODOS os coordenadores terão que ser escolhidos mediante o voto.

-- A eleição da coordenação se daria por chapas.

-- Ou a cada momento em que se precisasse de um coordenador.

-- É possível que se tenha que mudar de coordenador de uma tarefa no meio de sua execução por conta do fim do mandato.

-- É possível um coordenador ter que se afastar por um motivo qualquer e terá que ser feita uma nova eleição para um novo coordenador.

Essas obrigações enquanto diretrizes são muito drásticas para a fluidez do andamento do projeto.

Acredito que com o coordenador geral, que está mais afastado da execução das tarefas, isso é mais tranquilo.

Além do mais, como a definição das prioridades e organização do projeto se dá pelo coordenador geral, acho que é suficiente por somente este como cargo eletivo.

Assim, a execução da eleição e do próprio projeto não seria demorada. E se for o caso, na estrutura do projeto poderia-se pensar na eleição dos demais coordenadores.

Sei que esta é apenas a minha opinião, e não estou dizendo que não vou mudar,mas gostaria de discutir os pontos levantados antes de realizar a mudança no texto, ok?
#19 Marcelo_Rodrigues Enviado : 30/09/13 13:55
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
João,

quando fui coordenador geral varias vezes escolhi os outros coordenadores e não achava nada de mais. Agora vejo que não ter submetido eles (e a mim próprio) a eleições foi um erro. Minha saída da coordenação foi exatamente para poder corrigir isto.

A ideia é deixar a diretriz mais genérica "coordenadores eleitos" e a na "organização do projeto" se define quais serão e como serão eleitos e que duração terão.

Acho bom que esta definição da estrutura da coordenação seja feita a parte, por que nos permite mudar a estrutura do projeto sem ter que mudar as diretrizes.


OBS: isto seria similar a nossa constituição que define princípio e nas leis ordinárias se definem a regulamentação. Um exemplo disso seria o trecho que fala "O projeto Tagmar exige respeito" na qual define o princípio, mas vai precisar ser detalhado sobre os parâmetros a serem aplicados a cada punição.
#20 Joao Enviado : 30/09/13 14:24
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Marcelo,
O que quis sublinhar é o fato que, ao escrever "coordenadores" no plural, ela não está sendo genérica. Ela está sendo muito específica orientando que qualquer coordenador deverá ser eleito.

Se a proposta for genérica o texto deve ser:

"O coordenador geral e outros cargos a serem determinados na estrutura da organização devem ser eleitos a voto.

A periodicidade dos mandatos será determinada na estrutura da organização. "

#21 Fábio_CM Enviado : 30/09/13 14:36
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Realmente tenho dúvidas se tornar o cargo de todos os coordenadores eletivos não vai causar lentidão nas discussões. Eu lembro que seguidamente não tem ninguém querendo assumir a coordenação.
Talvez seja mais garantido da forma como pensa o João, deixando mais aberto e permitindo que se eleja apenas um coordenador geral.
#22 Marcelo_Rodrigues Enviado : 30/09/13 15:12
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
João,

é isso mesmo. Acredito que todos os coordenadores devam ser eleitos. Acho que isso elimina o problema se sermos acusados de panelinha. O coordenador geral não pode ficar indicando pessoas para os outros cargos. Por que? simples: fui acusado de ditador e de comandar uma panelinha. Não quero isto para ninguém.

Não é o momento para discutir sobre as eleições em sí, mas podemos definir o que acontece se miguem se candidatar. Por exemplo: um coordenador assumi interinamente quando não tiver ninguém.

Fabio,

Não vejo por que uma votação, que parece consenso ser anual, vai deixar as coisas lentas.

#23 Joao Enviado : 30/09/13 15:48
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Marcelo,

uma vez que o cargo de coordenador geral é eletivo, não há como alguém ser acusado de panelinha. Só se for acusado de fazer panelinha com a maioria.

É bom lembrar que quando você ocupava o cargo de coordenador geral este mesmo cargo não era eletivo. Não tem como comparar.

Como o Fábio lembrou existiram situações onde não apareciam candidatos a coordenador.

Ao existir eleições para cada coordenação é retirada a responsabilidade do coordenador geral tocar as coordenações para frente. Este fica responsável em tocar as eleições dos coordenadores para frente. O que atrasará o andamento do projeto.

Ao contrário, a indicação de coordenadores pelo coordenador geral deixa a coisa mais dinâmica. E a eleição anual do coordenador geral, permite que os participantes avaliem se ele esta favorecendo um grupo ou não.



#24 Samyaza Enviado : 30/09/13 15:54
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
Se não vão ocorrer eleições para os demais coordenadores, sendo usado o critério de indicação, seria interessante eleger (não necessariamente aqui) quais os parâmetros para a indicação ou a panelinha poderá sim ser formada (a bandidilma foi eleita pelo povo mas é ela que indica seus ministros que, claro, serão mais favoráveis a ela do que ao povo, quem pode garantir que no Tagmar não ocorrerá algo assim?).

Abraços!
#25 Joao Enviado : 30/09/13 16:07
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:

Os parâmetros de indicação são mínimos e estão apontados na estrutura do projeto.

No entanto achei seu exemplo bem útil para reforçar o argumento de indicação, pois o coordenador geral deve escolher àqueles com que se sente a vontade para trabalhar, ou o trabalho não anda.

Mais uma vez: Se o coordenador geral foi eleito foi porque as pessoas aqui acreditam que ele fará um bom trabalho. E se não foi, em um ano isso poderá ser avaliado.
#26 RenatoCardos Enviado : 30/09/13 16:51
Jogador: RenatoCardos
EF:
EH:
Karma:
João,

eu concordo com a Samyaza e o Marcelo. A votação para TODOS os cargos elimina a questão da "Panelinha".

Deixo como sugestão que se coloque assim:

na ausência de candidatos, o coordenador geral poderá:

1) Assumir interinamente

2) Indicar uma pessoa para assumir

Ou seja, se ninguém se dispõe, então ele assume ou passa para quem ele achar melhor Brick wall


#27 nelsonnrs Enviado : 30/09/13 17:19
Jogador: nelsonnrs
EF:
EH:
Karma:
Boa tarde, galera! Beleza?
Bem legal ver a galera trabalhando a todo vapor. Parabéns a todos!

Espero que eu possa ajudar.

Como acho que devemos sempre começar pelo começo, vou me atentar a poucos tópicos, deixando de lado itens mais aprofundados, como VB, balanceamento das profissões, ficha de personagens etc.

Antes de tudo, gostaria de deixar claro que, nas Diretrizes passadas, o que mais me agradava era a questão de que não podemos alterar nada do que já existia na ambientação do Tagmar 1, apenas expandi-la. Dito isso, vamos lá:

1 - Quanto a eleição

De fato, o cargo de Coordenador Geral sendo definido por voto, traz ao projeto muito mais credibilidade. No entanto, 1 ano de mandato me parece pouco. Acho que poderíamos utilizar a forma que minha empresa emprega suas eleições para presidente, por biênio, com possibilidade de reeleição para mais dois anos.

Quanto aos demais coordenadores, confesso que não tenho uma opinião formada. Imagino que se o Coordenador Geral eleito puder indicar os demais cargos, formará uma equipe de confiança (no melhor sentido da palavra) que agilizará os processos. Por outro lado, concordo com o Marcelo e com o Samyaza, em relação a formação de "panelinhas", como foi muito bem exemplificado pelo Samyaza e seu paralelo ao nosso Governo Federal.

Talvez uma eleição por chapa, com cada uma já tendo os candidatos aos cargos definidos, resolvesse. Mas não sei se é viável.

2 - Democrático ou não?

Não vejo como não ser. O João e o Arion explicaram muito bem.

Agora, em relação a quem teria poder de voto, não vejo problema no método atual. Cumprindo-se uma tarefa o participante ganha um título (como os Heróis do Tagmar) e passa a ter direito a voto. E eu incluiria, sim, os ilustradores, tendo em vista todo o trabalho que envolve as ilustrações e a importância que elas possuem.

3 - Peso: Regra x Ambientação

Muito boa essa definição de que, quando houver divergências entre as regras e a ambientação, está última deve prevalecer. Pra mim, perfeito.

4 – Alterações nas diretrizes

Na minha opinião, alterações nas diretrizes deveriam seguir o nosso modelo constitucional, funcionando como as “emendas”.

5 – Tagmar exige respeito

Concordo com o Marcelo. Um tópico claro sobre conduta é indispensável.

Bem, por quanto é só.
Vamos que vamos!

Grande abraço a todos,

Nelson.
#28 Joao Enviado : 30/09/13 17:55
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Pessoal,

Acho que minhas dúvidas não ficaram claras, vou tentar escrever de outra maneira para não entrar em um ciclo vicioso.

Levando em consideração estes pontos:

  • Eleição anual do coordenador-geral.

  • Sempre que se tiver voluntário, o coordenador de um livro não poderá realizar as tarefas (ver estrutura do projeto).

  • somente através da votação dos participantes do projeto se poderá aprovar ou modificar algo.


1 - Isso já não garante a lisura do processo e mantém uma dinâmica mais veloz?

Inclusive, pode-se pedir antes de tudo, um plano de trabalho anual do coordenador geral para ser aprovado pelos participantes.

Agora, ao contrário,

Do ponto de vista organizacional, estamos falando de cargos executivos ou seja, que vão executar aquilo que consta nas diretrizes, na estrutura do projeto e na execução de tarefas. Normalmente, estes cargos são eleitos em chapas justamente para evitar uma disputa interna e atravancar o andamento da execução das mais variadas tarefas.

Se os coordenadores forem eleitos independentemente a divergência de ideias entre eles poderá prejudicar o projeto. Isso deixará o andamento do projeto engessado.

ou seja, vejo como contras à proposta de eleição obrigatória de coordenador por ramo ou livro:


  • Aumento da burocratização do projeto.

  • A possibilidade real de um embate interno entre os membros da coordenação prejudicando o andamento do projeto.

  • Prejudicamento da continuidade de um trabalho.


2- Vale acrescentar mais uma etapa burocrática por conta de um temor que os pontos anteriores já dão conta?

São estas as minhas duas perguntas.
Até!


PS: Sobre o tópico de conduta, por muitos não terem acompanhado as discussões isso não ficou claro, mas este tópico já tinha sido satisfeito no nas responsabilidades e direitos dos participantes do projeto e nas formas de execução das tarefas.
#29 Samyaza Enviado : 30/09/13 18:04
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
Resposta rápida (e de certa forma inútil mas não podia deixar passar):

Deixe o coordenador geral escolher os demais coordenadores e durante a vigência o Tagmar será regido praticamente pela vontade desse coordenador geral(afinal ele poderá tirar um coordenador que não concorde com sua visão) e isso já acontecia quando era o Marcelo, não adianta remover a "bandidilma" e deixar os quase quarenta ladr... ops ministros.

Minha opinião, acho que da forma como está favorece a panelinha, não muda muita coisa do que era antes (e já está comprovado que não dá certo) e tira um ponto muito importante que é a oposição, sem oposição, sem um pensamento contrário (com poder real de ação) podemos errar (como já erramos, muito e feio aqui no projeto) simplesmente por ter uma visão unilateral.

E prevejo daqui alguns anos o mensalão do Tagmar (tomara que esse não acabe me pizza).

Abraços!
#30 nelsonnrs Enviado : 30/09/13 18:05
Jogador: nelsonnrs
EF:
EH:
Karma:
Vamos como nosso amigo esquartejador: por partes.

- Eleição anual do coordenador-geral.
Acho pouco tempo. Se todo ano tivermos que eleger um Coordenador Geral, vejo como um entrave.

- Sempre que se tiver voluntário, o coordenador de um livro não poderá realizar as tarefas (ver estrutura do projeto.
Isso me parece óbvio. Talvez eu não tenha entendido.

- Somente através da votação dos participantes do projeto se poderá aprovar ou modificar algo.
Sim. Perfeito.

Você, João, tem razão. Se todos os coordenadores forem eleitos separadamente, vai dar confusão. Os grupos de trabalho têm que ter uma unidade, uma filosofia de projeto. Não adianta metade dos coordenadores pensar de uma forma e a outra metade pensar de outra.

Só pra ressaltar, no "tempo do Marcelo", ao contrário do que se vem falando, não era assim. Os coordenadores divergiam sim, entre si, mas a coerência filosófica, digamos, prevalecia.

Esse é um modelos que já vem dando certo a anos em estruturas muito mais complexas do que o Projeto Tagmar 2.

Abs,
Nelson.
#31 Joao Enviado : 30/09/13 18:12
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Samyaza,

Fico triste que você compare o Marcelo e todos os outros com o que você chama de "bandidagem".

Você parte de princípio que todos são corruptos, talvez não você. Eu parto do princípio que, neste projeto todos querem o melhor.

Enfim... quando não se tem argumento abaixa-se o nível. Comentário inútil, mas não pude evitar.
#32 Samyaza Enviado : 30/09/13 18:24
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
João,
vc está enganado, eu não confio em ninguém. Algumas pessoas aqui no projeto me conhecem pessoalmente e poderão confirmar a afirmação, não acredito no caráter, na sinceridade e na honestidade das pessoas, nos meus anos de militar aprendi a pensar dessa forma, apenas a palavra escrita que possa posteriormente ser cobrada pode ter algum valor, do resto eu não credito o menor pingo de confiança. É uma questão pessoal e exagerada? Talvez sim, mas é como penso e foi com esse pensamento que consegui comprovar os equívocos do Marcelo e gerar a confusão que lhe colocou hj como coordenador temporário, então sem ficar "xatiado" vc deveria era agradecer-me.

E não vou mudar minha forma de pensar só pq as pessoas não gostam.

Não vejo onde o nível baixou, comparações são sempre úteis para facilitar o entendimento de uma questão, além do mais, não há provas sobre as ações da nossa chefe do executivo e seus assessores, o que expressei foi minha opinião sobre eles e que vc, ao se doer, acabou por concordar. E não lembro onde escrevi "bandidagem".

Deixando o mimimi pessoal e voltando a questão principal, ressalto, permitir que o coordenador geral escolha os demais é permitir a formação de uma panela, ainda mais sem uma oposição definida (o pessoal aqui parece ter medo de questionar ou a maioria acha que não vale a pena).

Abraços!
#33 Marcelo Teixeira Enviado : 30/09/13 18:40
Jogador: Marcelo Teixeira
EF:
EH:
Karma:
Fiz uma leitura rápida e achei que ficaram ótimas e bem claras as diretrizes.
#34 Marcelo Teixeira Enviado : 30/09/13 18:45
Jogador: Marcelo Teixeira
EF:
EH:
Karma:
Quanto a escolha dos coordenadores, acho que pode haver uma eleição inicial para definir quem serão estes, mas o coordenador geral deve primar pelo bom andamento do projeto e se identificar que algum coordenador não está funcionando bem, deve retirá-lo e colocar outro, ou solicitar nova eleição. Fora isto, acho que os coordenadores não devem ser mexidos.
#35 nelsonnrs Enviado : 30/09/13 18:45
Jogador: nelsonnrs
EF:
EH:
Karma:
Enquanto tivermos atitudes extremistas assim, como as do nosso amigo Samyaza, nadaremos contra a correnteza.
Triste constatação em um projeto que me fez (nos vez) tão bem.

Sei bem onde isso vai parar. Já vi acontecer pelo menos uma dezena de vezes. E, na boa? Problemas como esse já me bastam os que aparecem no meu emprego, o qual paga meu salário. Esse projeto foi sempre uma forma de esquecer um pouco as dificuldades do dia-a-dia, e não arrumar outras novas.

Boa sorte a todos!

Grande abraço,
Nelson.
#36 Marcelo_Rodrigues Enviado : 30/09/13 18:54
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Pessoal,

vou me dar o direito de não responder diretamente, pois sempre busquei manter ao máximo o nível do projeto.

Eu podia não ter feito nada e simplesmente podia ter banido o Samyaza, o bcsaulo e o Hugar por terem violado as regras do fórum (vejam elas na tela de Registrar).

Mas decidi apenas suspende-los e sair para dar espaço para outros por achar que precisamos de renovação e mesmo se eu voltar a exercer a coordenação quero que seja pelo voto e não apenas por que fui eu que fundei o projeto. Não quero o cargo de coordenador-imperador-supremo-perpétuo.

Nunca "despedi" nenhum coordenador e por várias vezes abri chamada (via informativo) para coordenadores. Quase sempre quando aparecia, era um só. Teve apenas um caso que levei para eleição por ter mais de um.

O que digo é que na maioria das vezes haverá apenas um candidato. Minha proposta é que se só tem um candidato não haja eleição.

Outro ponto é que como foi reclamado, pretendemos não ter muitos livros simultâneos, o que vai demandar por poucos coordenadores, logo pouquíssimas votações.

Esta são as minhas observações. Acho que falei tudo. Feliz





#37 Marcelo Villanova Enviado : 30/09/13 19:11
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Citação:
• Eleição anual do coordenador-geral.
• Sempre que se tiver voluntário, o coordenador de um livro não poderá realizar as tarefas (ver estrutura do projeto).
• somente através da votação dos participantes do projeto se poderá aprovar ou modificar algo.


Quais participantes? Todos ou só os heróis? Se forem todos corre-se o risco de criarem perfis fake para votar.

Citação:
1 - Isso já não garante a lisura do processo e mantém uma dinâmica mais veloz?

Inclusive, pode-se pedir antes de tudo, um plano de trabalho anual do coordenador geral para ser aprovado pelos participantes.


Isso já era feito, mas por algum motivo foi abandonado, que alias era mensal.


Citação:
Agora, ao contrário,

Do ponto de vista organizacional, estamos falando de cargos executivos ou seja, que vão executar aquilo que consta nas diretrizes, na estrutura do projeto e na execução de tarefas. Normalmente, estes cargos são eleitos em chapas justamente para evitar uma disputa interna e atravancar o andamento da execução das mais variadas tarefas.

Se os coordenadores forem eleitos independentemente a divergência de ideias entre eles poderá prejudicar o projeto. Isso deixará o andamento do projeto engessado.

ou seja, vejo como contras à proposta de eleição obrigatória de coordenador por ramo ou livro:

• Aumento da burocratização do projeto.
• A possibilidade real de um embate interno entre os membros da coordenação prejudicando o andamento do projeto.
• Prejudicamento da continuidade de um trabalho.


Também acho que isso fica muito burocrático, mas se deve pensar no objetivo pretendido: se o objetivo for esvaziar o poder do coordenador geral a eleição é válida. Agora se o objetivo é ressaltar o papel do coordenador geral, então é justo que ele escolha os coordenadores. Portanto, vai depender do que se pretende.
O andamento do projeto é mais prejudicado por voluntários que abandonam a tarefa sem avisar do que propriamente por mudanças de coordenação. Penso que quanto a isso não há como fugir, pois como o projeto é voluntário, então acaba-se ficando a mercê da participação dos membros.

PS: Estou sem internet e por isso terei dificuldade de acompanhar as discussões.

#38 Arion Enviado : 30/09/13 20:52
Jogador: Arion
EF:
EH:
Karma:
Sobre a questão da eleição dos coordenadores, acho que a votação para coordenador-geral é praticamente unânime. A discussão gira em torno do tempo do mandato (1 ou 2 anos) e da forma de ingresso dos demais coordenadores.

Acho que o ideal seria deixar nas diretrizes apenas a previsão de possibilidade de eleições para coordenadores. Vamos deixar o detalhamento para a hora certa, ou seja para a regulamentação. A analogia do Marcelo Rodrigues com a Constituição Federal e as leis federais é válida.

Sou favorável à eleição dos coordenadores sempre que tiver mais de um interessado no cargo, como já ocorreu um tempo atrás. Desse modo, sempre que ocorrer a vacância de um cargo de coordenador, deve-se divulgar a oportunidade para os possíveis interessados. Na prática, teremos poucos interessados nessas coordenações. Como o cargo tem uma rotatividade alta, o Coordenador-Geral vai acabar convidando o pessoal de sua confiança mesmo.
#39 Joao Enviado : 30/09/13 21:53
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Arion escreveu:
Sobre a questão da eleição dos coordenadores, acho que a votação para coordenador-geral é praticamente unânime. A discussão gira em torno do tempo do mandato (1 ou 2 anos) e da forma de ingresso dos demais coordenadores.

Acho que o ideal seria deixar nas diretrizes apenas a previsão de possibilidade de eleições para coordenadores. Vamos deixar o detalhamento para a hora certa, ou seja para a regulamentação. A analogia do Marcelo Rodrigues com a Constituição Federal e as leis federais é válida.

Sou favorável à eleição dos coordenadores sempre que tiver mais de um interessado no cargo, como já ocorreu um tempo atrás. Desse modo, sempre que ocorrer a vacância de um cargo de coordenador, deve-se divulgar a oportunidade para os possíveis interessados. Na prática, teremos poucos interessados nessas coordenações. Como o cargo tem uma rotatividade alta, o Coordenador-Geral vai acabar convidando o pessoal de sua confiança mesmo.


OK.

Vou implementar a forma geral e discutiremos na parte de estrutura do projeto.

PS: O último post do Marcelo me convenceu.
#40 Fábio_CM Enviado : 01/10/13 16:11
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Olá.

Tem um detalhe que eu acho que devemos dar um destaque:
João escreveu:
A) Núcleo do Sistema Tagmar: Princípio básico para construção das estatísticas dos personagens. Consiste em:
Tabela de resolução colorida.
(...)

Vejam se não seria interessante:
Tabela de resolução que relaciona uma jogada de dados ao resultado.

Digo isso porque o mérito da tabela que deve ser mantido não é o de ser colorida, mas sim o fato dela unir o número do dado com o grau de sucesso que se obteve.

Outra coisa: as duas tabelas não tem relação com a construção das estatística dos personagens, como sugere o título.
#41 samuel.azevedo Enviado : 01/10/13 16:37
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Sem querer ser agressivo, mas talvez sendo pelo choque do que li...

Samyaza escreveu:

... eu não confio em ninguém. Algumas pessoas aqui no projeto me conhecem pessoalmente e poderão confirmar a afirmação, não acredito no caráter, na sinceridade e na honestidade das pessoas, nos meus anos de militar aprendi a pensar dessa forma, apenas a palavra escrita que possa posteriormente ser cobrada pode ter algum valor, do resto eu não credito o menor pingo de confiança....


Declarações lamentáveis e dignas de pena. Parece a declaração de alguém que sofre de uma patologia psicológica grave (já passou do nível razoavelmente saudável de desconfiança para um nível extremo e danoso ao convívio com as outras pessoas). Acho que precisamos incluir uma regra para exigir psicoteste antes de aceitar as pessoas no forum.

Inclusive são declarações contraditórias com quem declara buscar democracia, afinal, ter confiança é natural para o processo democrático - as pessoas votam em quem elas confiam que irá cumprir o cargo, não? Já que você não confia nas pessoas, Samyaza, faria o quê no poder? Destituiria todas as pessoas de todas as tarefas? Criaria leis para "proteger" a si mesmo de todas as pessoas? Acabaria com a câmara e o senado porque não confia neles?

Samyaza, vamos parar de besteira e parar de dizer que você quer o melhor para o projeto, você não confia em ninguém e está tentando forçar suas idéias. A máscara caiu! cadê a democracia que você mesmo levanta a bandeira? Só está escrevendo coisas para inflamar as pessoas, mesmo quando tenta ser polido.

Confiança também é um valor humano básico para relações em uma comunidade em que as pessoas criam algo colaborativamente, como esta. Como alguém pode atribuir tarefas para as pessoas ou deixar as pessoas trabalharem à vontade sem confiar que as pessoas farão sua parte? Alguém que pensa assim teria problemas em desempenhar o cargo de coordenador.

Não estou falando em ter confiança absoluta, confiança cega também é ruim, mais ao menos um mínimo é preciso para viver em paz neste mundo.

Para meditar:

"Aquele que não tem confiança nos outros, não lhes pode ganhar a confiança." Lao-Tsé

"Um ato de confiança dá paz e serenidade." Fiodor Dostoievski

"A amizade supõe a confiança, união de pensamentos e esperança." André Maurois

Já aviso que não vou ler nenhuma resposta, então não importo com o que você vai pensar ou responder, responda a vontade neste espaço da mesma forma que eu escrevi a vontade. Viu como sou justo?

#42 Samyaza Enviado : 01/10/13 19:30
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
samuel.azevedo:

Citação:
Declarações lamentáveis e dignas de pena.

Fique com sua pena, quem possui pena é galinha que só toma no forevis (sem citar o lance de ter que botar o ovo).

Citação:
Parece a declaração de alguém que sofre de uma patologia psicológica grave (já passou do nível razoavelmente saudável de desconfiança para um nível extremo e danoso ao convívio com as outras pessoas).

É um diagnóstico? Passa o CID para eu pegar umas dispensas no trabalho, se é que vc é psiquiatra para diagnosticar.

Citação:
Acho que precisamos incluir uma regra para exigir psicoteste antes de aceitar as pessoas no forum.

Sugira ao João, talvez ele inclua e caso vc seja psiquiatra aceitaria fazer a análise (e posterior tratamento) dos membros de graça?

Citação:
Inclusive são declarações contraditórias com quem declara buscar democracia

Não disse que busco a democracia, se vc ler vai verificar que o que questionei foi o fato do Tagmar se intitular completamente democrático (sem explicar os critérios dessa democracia) quando na verdade não é, duvida? Converse com todos os membros (não apenas os Heróis do Tagmar) e verifique se eles acham o critério justo e democrático.

Citação:
afinal, ter confiança é natural para o processo democrático - as pessoas votam em quem elas confiam que irá cumprir o cargo, não?

Duas observações, usando como comparação nosso país:
1 - vivemos numa democracia, o povo "confia", vota, elege alguém de "confiança" e vemos o cara (ou a cara) fazer merda depois de assumir o cargo;
2 - Se numa democracia há confiança pq existem órgãos como a ABIN ou o TCU?

Citação:
Já que você não confia nas pessoas, Samyaza, faria o quê no poder? Destituiria todas as pessoas de todas as tarefas? Criaria leis para "proteger" a si mesmo de todas as pessoas? Acabaria com a câmara e o senado porque não confia neles?

Tá falando do projeto ou do Brasil? No Brasil eu manteria todas as pessoas em suas tarefas, apenas baixaria os salários para valores não chamativos para corruptos e aumentaria o salário dos órgãos de vigilância para evitar que fossem "comprados". E é claro organizaria através de um pseudônimo estratégias para verificar o cumprimento ou não dos órgãos de vigilância. Também ampliaria a lei de transparência pública para que qualquer cidadão possa acessar o SIAFI e as prestações de contas completas dos órgãos públicos e similares (além é claro de cursos gratuitos na ESAF para ensinar o povo a pelo menos ler uma célula orçamentária). E por fim qualquer funcionário público não teria os mesmos direitos de privacidade que um cidadão comum, inclusive os membros de suas famílias.

Se vc tá falando do Tagmar, caso assumisse a coordenação eu usaria um critério simples:
1 - proposta de ideia;
2 - contra proposta;
3 - votação entre as propostas.

Usando esse esquema não precisaríamos de mimimi.

Citação:
Samyaza, vamos parar de besteira e parar de dizer que você quer o melhor para o projeto

O que eu defendo é que se tenha eleições para coordenadores tbm e vc parece ser contra, quem é que é anti democrático? Eu ou vc? Ou uma eleição é uma forma de ditadura? Onde está a besteira? Sempre quis o melhor para o projeto e acho que ter eleição e transparência é o melhor para o projeto, repito onde está a besteira nisso?

Citação:
você não confia em ninguém e está tentando forçar suas idéias. A máscara caiu!

Não confio mesmo, afinal foi o que eu disse no texto que vc repetiu, cadê a novidade? E sim, tento forçar minhas idéias, afinal não se pode argumentar? Vc não quer que eu argumente e me acusa de anti democrático? Que máscara que caiu? A sua?

Citação:
cadê a democracia que você mesmo levanta a bandeira?

Não defendo bandeira nenhuma (exceto a do meu país) e eu que lhe pergunto onde está a democracia que vc defende quando vc não quer que eu proponha eleições e sequer quer que eu argumente contra?

Citação:
Só está escrevendo coisas para inflamar as pessoas, mesmo quando tenta ser polido.

Eu escrevo o que penso se alguém fica com a rosca queimada por isso é uma coisa que a pessoa que tem que lidar, não eu. Aliás, acho que o "flame" aqui tem sido seu.

Citação:
Confiança também é um valor humano básico para relações em uma comunidade em que as pessoas criam algo colaborativamente, como esta. Como alguém pode atribuir tarefas para as pessoas ou deixar as pessoas trabalharem à vontade sem confiar que as pessoas farão sua parte? Alguém que pensa assim teria problemas em desempenhar o cargo de coordenador.

E não existem órgãos de inteligência e vistoria quer seja numa empresa ou num órgão público neh? Ninguém bate cartão, internet é liberada pra geral ficar no facebook e mesmo assim todo mundo trabalha neh?

Citação:
Não estou falando em ter confiança absoluta, confiança cega também é ruim, mais ao menos um mínimo é preciso para viver em paz neste mundo.

Como assim? Existe confiança que não seja absoluta? Tipo branco-escuro? Subir pra cima? Descer pra baixo? neh?

Citação:
Para meditar:

"Aquele que não tem confiança nos outros, não lhes pode ganhar a confiança." Lao-Tsé

"Um ato de confiança dá paz e serenidade." Fiodor Dostoievski

"A amizade supõe a confiança, união de pensamentos e esperança." André Maurois

E depois vamos "geral" fumar maconha, conversar com duendes, dançar cirandas de mãos dadas neh?
Pra meditar:
"...ou me imitem ou me excedam." Gen. J.B. Magalhães

Citação:
Já aviso que não vou ler nenhuma resposta, então não importo com o que você vai pensar ou responder, responda a vontade neste espaço da mesma forma que eu escrevi a vontade. Viu como sou justo?


Tipo assim neh: http://www.youtube.com/watch?v=TesmKWHixoY

Ou assim: http://www.youtube.com/watch?v=mHo6aoAxOiw

Abraços!
#43 Ares Enviado : 01/10/13 21:32
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Gostaria que as pessoas não desvirtuassem o tópico para uma troca de ofensas diretas e indiretas. Alguém faça o favor de retirar as postagens que não contribuem para o avanço da discussão.(Pode retirar esta minha postagem também).
#44 RavenVitrius Enviado : 02/10/13 01:08
Jogador: RavenVitrius
EF:
EH:
Karma:
Saudações a todos,

Primeiramente tenho que dizer que precisamos de sabedoria, paciencia, compreensão e bom senso para discutirmos os assuntos aqui. Trocar "ofensas" so vai gerar discussoes e atrasos desnecessarios.

E isso é algo que cabe a cada um, se o "coleguinha" foi rispido, disse algo que nao gostou ou nao soou bem, tenha sabedoria para nao retribuir na mesma moeda, devemos buscar esse tipo de atitude para manter a discussao sadia e proveitosa.

Devemos nos atentar, pois se muitos pontos sao colocados, ai vem cada um falando de alguns desses pontos e no final alguma coisa pode passar despercebia, seria bom ver primeiro tudo que foi levantado pelos participantes e tentar na medida do possivel dar atenção aos pontos que foram levantados. Senão ficam muitas opiniões sobre pontos isolados nos topicos.


E sobre diretrizes e td mais, acho que no final das contas o bom senso geral deve prevalecer. Um exemplo é essa questão da ambientação nao ser mudada. Td bem, nao deve mesmo, mas acho que pequenos ajustes podem ser feitos se houver um comum acordo para isso, visando o melhor para o Tagmar. Por exemplo essas questão dos Elfos serem mais rapidos que os humanos, para se evitar ambiguidade e um ajuste melhor com as regras e o equilibrio, trocar essa palavra por ágeis. Não vejo problema em ocorrer mudanças desse tipo, para evitar mau entendimento.

Resumindo, espero que as diretrizes não impeçam que erros assim sejam corrigidos caso sejam encontrados futuramente, algo que TODOS vejam que seria melhor ser corrigido. Como vai ser a forma de votação ai depende de vocês.
#45 RavenVitrius Enviado : 02/10/13 01:50
Jogador: RavenVitrius
EF:
EH:
Karma:
Outra questão que gostaria de levantar e sobre o titulo Heróis do tagmar II.

Galera, eu juro que isso não é pq não tenho o tal titulo (acreditem se quiser), é por uma questão de bom senso mesmo. Eu nem levo o projeto tanto a serio, no bom sentido da palavra e sem desmerecer o mesmo é claro, é mais um hobbie pra mim.

Pelo q percebi (me corrijam se eu estiver errado), o titulo serve para dar o poder de votação ao membro, e se eu nao me engano a possibilidade de assumir alguma coordenação.

Tendo em vista isso, acho que deveria haver a possibilidade de conceder o titulo "por merecimento".

Ter o titulo da o direito ao membro de participar das votações pois com isso o tal membro mostra sua capacidade e conhecimento do jogo e tudo mais.

Porem eu acho que votar é diferente de criar algo, para votar voce precisa saber analisar, ter senso critico etc.
Para criar voce ja precisa de criatividade, um certo tempo e nesse caso conhecimento do jogo.

Com isso quero chegar ao ponto que: é possivel que existam membros que podem participar das discussoes, ler o texto proposto, dar opinioes construtivas, porem, nao tenham uma capacidade de criação muito grande ou talvez o tempo que demanda uma tarefa.

Então para concluir, esse titulo "por merecimento" (é so uma forma de falar ta?) seria concedido se algum coordenador ou ate se preferirem, algum heroi julgar que determinado membro, pelo tempo no projeto e pelas suas participações, mereça o titulo. Seria aberta uma votação secreta (ou não) entre todos os herois para julgar se o membro sera comtemplado. Quem fizer a indicação coloca os motivos da mesma para que todos possam analisar e no final ve se o titulo é concedido.

Sobre esses membros tbm ter o direito de assumir uma coordenação ai é com vocês.

Novamente, digo isso porque existem pessoas que tem uma boa capacidade de analisar, mas nao tem uma boa capacidade de criação, de textos por exemplo, que é muito comum nas tarefas. E essas pessoas tem todo potencial para votar pois saberão definir bem as propostas de cada votação. Não teria o problema dos fakes, e aumentaria o numero de votantes, o que acho que daria mais condições para a melhor opção ser votada.


Galera, é so uma proposta. Se aqui não foi o local correto para tal, me perdoem.
Espero que analisem e deem opinião. Muito obrigado.

Um abç a todos!!!
#46 Ares Enviado : 02/10/13 11:47
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Eu apoio o RavenVitrius na questão do titulo por participação nas discussões.
Imagino que tenha que existir um tempo minimo no fórum e uma quantidade minima de postagens nas discussões oficiais.
Quanto a votação, acho que deve haver no minimo 2/3 de aprovação e deve ser por voto secreto para não criar atritos posteriores.
#47 Marcelo_Rodrigues Enviado : 02/10/13 12:40
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Também sou simpático a ideia já que teria a votação como fator decisivo. Só não há como ser secreta.

Deixa eu explicar por que nossas votações são semi-secretas.

Durante a votação não aparece quem deu o voto, mas após a votação uma lista nominal é gerada pelo sistema. A finalidade disto é que quem votou pode conferir se seu voto foi computado corretamente. Não que o sistema possa errar, mas evita que alguém possa nos acusar de fraude.

Se for totalmente secreta não podemos comprovar que os números não foram alterados.

Outra informação histórica. Nos criamos isto no inicio do projeto como forma de incentivo as pessoas trabalharem. É uma forma de premiação. Hoje figuram nos Heróis as pessoa que estão nos créditos dos livros como Autores e/ou como Coordenadores.

OBS: nossa urna usada nas eleições no país é criticada exatamente por que não há como se auditar os votos.

#48 RavenVitrius Enviado : 02/10/13 13:00
Jogador: RavenVitrius
EF:
EH:
Karma:
A votação não pode ser feita via forum? Em um local que so esteja acessivel aos herois?

Todos veriam seus votos e seria secreto. Para evitar que o cara nao fique puto com quem votou contra e esses tipos de coisa.
#49 Joao Enviado : 02/10/13 14:21
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Vamos lá:

RavenVitrius, acho que você tem razão sobre a questão dos membros que participam.

Proponho separar o status de Herói de Tagmar do status de membro votante e proponho o seguinte para a questão dos membros votantes:

[Box]
Os membros do projeto terão direito a voto se cumprirem uma das duas condições:

-- o integrante que tenha concluído pelo menos uma tarefa em todas suas etapas, incluindo a sua oficialização . A única tarefa que mesmo concluída não concede este direito é a de Ilustração.

-- o Integrante que requisitar depois de atingir o patamar de 50 envios uma avaliação de seu status para membro votante. Durante uma semana se abrirá ema enquete a respeito da mudança de seu status e os membros votantes avaliarão a contribuição do membro requisitante e se este, durante sua participação no projeto, faltou com suas responsabilidades atribuídas na estrutura do projeto. Este membro será aceito se a soma dos votos a favor de seu ingresso no status de votante ultrapassar 1/3 (um terço) da soma total dos votos.
[/Box]

Sobre as votações em secreto. Acredito que isso não ajudará o andamento do projeto. Além dos pontos apontados pelo Rodrigues que podem fazer levantar suspeitas, acredito que temos que atuar no projeto às claras e com transparência. Podem existir desavenças, mas faz parte do processo de amadurecimento passar por cima delas.

#50 Marcelo_Rodrigues Enviado : 02/10/13 14:24
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Porder ser reservada aos heróis dá para fazer sim, mas será que a pessoa não vai ficar chateada em não ser aprovada? Com certeza sim, da mesma forma que qualquer um ficará chateado se não for eleito para uma coordenação.

Acho que a rejeição das urnas uma coisa natural da democracia. Talvez a pessoa fique chateada em não ser aceita pelo fato de estar concorrendo com ninguém, só com sigo mesmo.

Por isto, mesmo achando simpática a ideia, eu prefiro que o sistema atual não seja alterado.
#51 Joao Enviado : 02/10/13 14:55
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Mas acredito que a questão não é de ser simpática ou não.
Mas se o argumento que o RavenVitrius postou precede o argumento da precaução ao estardalhaço de uma pessoa que não for aceita. E acho que o argumento RavenVitrius precede. Se uma pessoa não realiza nenhuma tarefa no projeto e não consegue 1/3 dos votos a favor, acredito que ela terá que repensar suas atitudes no fórum.
#52 RavenVitrius Enviado : 02/10/13 14:57
Jogador: RavenVitrius
EF:
EH:
Karma:
Minha opinião pessoal,

Acho que se for pra ficar chateado por nao ser aceito, vai ficar vendo quem votou contra ou nao vendo quem votou.
A diferença é que vendo quem votou contra pode fazer o cara criar uma inimizade por eles, sendo secreto e o cara so ver o resultado nao.

Continuando, acho que não ser aceito faz parte e é uma questão de maturidade, esse lance de ficar chateado acho bobeira (minha opinião), não quero ser beneficiado por essa ideia ja que estou trazendo a proposta, mas nao me importaria nem um pouco se nao fosse aprovado. Como disse, é um hobbie pra mim, participo pq gosto do tagmar e continuaria participando se nao fosse aprovado, no final prevalece a maturidade e o bom senso.

Mas como sei que existirão os chateados, pensei no seguinte:

A ideia é ser uma questão de merecimento, porem, tal merecimento nao deve ser visto pelo proprio membro como o João deu a ideia do cara solicitar votação. Seria como uma indicação por um herói, que seria enviada ao coordenador geral talvez por MP ou por outro meio que seja secreto. Dai fazia-se a votação tambem secreta.

Ou seja, o membro que esta sendo avaliado para ser um possivel votante, nao saberia disso.
Se o resultado fosse negativo, nada seria mudado, se fosse positivo ele teria a noticia de que foi comtemplado.

Desse modo nao haveria como as pessoas ficarem chateadas, pois elas nem saberiam que estariam sendo julgadas.
Assim os membros so precisam saber que podem ser agraciados caso colaborem com o projeto, mas nao saberão quando.

Eu espero que o bom senso dos herois e principalmente dos coordenadores funcione muito bem sobre essa questão.
Principalmente os coordenadores tem que estar atentos a isso para nao tornar essa opção uma coisa totalmente rara que quase nunca acontece. Se os coordenadores e herois souberem observar bem os membros que estao ajudando, ai a ideia vai pra frente, pois geraria incentivo de todos os participantes.

O que acham?
#53 Ares Enviado : 02/10/13 15:44
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Concordo com o RavenVitrius. E acho que para ser aceito, tenha que ter pelo menos 50%+1 dos votos.
#54 Marcelo_Rodrigues Enviado : 02/10/13 15:58
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Gostei da ideia de ser indicado.

Uma coisa que o sistema do nosso site está fazendo, é que os posts na parte do PBF não contam para a soma de envios. Não é um funcionalidade automática, mas de vez em quando roda para acertar a contagem.

Se forem aprovar a ideia recomendo não fechar no numero de posts, mas sim no Rank da pessoa.
#55 Samyaza Enviado : 02/10/13 17:04
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
Achei a ideia boa também, se bem que talvez seja melhor eu não opinar para não transformar a ideia em algo anti democrático.

Abraços!

#56 Joao Enviado : 02/10/13 23:37
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Texto das diretrizes editado.


Sobre o "conclave" para aceitar o membro indicado como membro votante. A pessoa que indicou fica obrigada a escrever um texto justificando a indicação através da atuação do indicado no fórum e, se nada pesar contra no que diz respeito às responsabilidades do projeto, o coordenador geral fica obrigado a aceitar a indicação.


Fábio, modifiquei o texto tendo em vista a sua observação também.

Sobre o nome da tabela, refletindo um pouco, acho que o termo "tabela colorida" está além de dizer que é uma tabela cheia de cores, entendo que é um nome que sintetiza o que você escreveu mais o "layout" Tagmar.

De uma forma, eu acho que o Layout da tabela é uma identidade que a caracteriza como "Tagmar" , não?
Se for o caso, podemos criar um link explicando melhor, ou acrescentar numa revisão do manual de regras. Enfim, só para não tornar o texto demasiado longo.
#57 Fábio_CM Enviado : 03/10/13 08:09
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Joao escreveu:
A) Núcleo do Sistema Tagmar: Princípio básico para construção ou resolução das estatísticas dos personagens. Consiste em :

Melhorou Feliz

Joao escreveu:
De uma forma, eu acho que o Layout da tabela é uma identidade que a caracteriza como "Tagmar" , não?

Pensando por este lado, somado a modificação do texto dos princípios, concordo com você. A tabela colorida, do meu ponto de vista, está para as regras assim como o mapa geral está para a ambientação: é o cartão de visitas.
Acho que o link para a página de FAQ (na tagmarpedia) ou uma explicação (no livro) para explicar a tabela colorida já estaria de bom tamanho.
#58 arabedoido77 Enviado : 03/10/13 09:00
Jogador: arabedoido77
EF:
EH:
Karma:
(Pegando um tempinho de meu trabalho nômade para opinar)

Achei boa a ideia do Raven Vitrius sobre a indicação também. Realmente, dessa forma dá para evitar problemas e até mesmo ressentimentos entre os membros. Só vou fazer uma observação sobre uma outra colocação que foi feita sobre a quantidade de votos necessária para a aprovação.

Foi mencionado que o membro seria considerado herói com 50% +1 dos votos. No geral, esse é um engano comum quando falamos em maioria simples. Acho que seria melhor falarmos em mais de metade, ou como mencionei em outra discussão, usar apenas o termo maioria simples. Alguns podem achar preciosismo de minha parte, mas isso veio de uma explicação que foi dada anos atrás nas longínquas aulas de Direito Constitucional. Explico:

Suponhamos que tivéssemos uma votação e ao todo, houvesse 15 votantes.

Se formos considerar o 50% +1, teríamos o seguinte:

50% de 15, temos 7,5. Somando 1, ficaria 8,5. O problema é que não existe meio voto e pela regra definida, 8 não serviria, precisaria desse meio voto. Logo, se formos ser rigorosos com a regra, teríamos que subir para 9 votos.

Já se considerarmos a maioria simples como "mais da metade", aí sim bastariam 8 votos, pois 7 ainda não é metade mas 8x2 dá 16.

Claro que posso estar sendo chato e isso ser um detalhe menor, mas se pararmos para pensar, seria bom já prevenir um possível problema caso alguém questione o resultado de uma votação. É uma visão meio garantista, mas pode evitar problemas futuramente.
#59 Marcelo_Rodrigues Enviado : 03/10/13 09:21
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Quanto aos "50%+1", basta trocar para "maior que 50%". Por exemplo, se forem 15 votos, 50% é 7,5, logo terão de ser 8 votos. Se for 14 votos, então é 8 também já que 50% é 7. Se form 16 então serão 9.

Mas voltando ao texto escrito pelo joão:

Citação:
2) O integrante ser indicado por um Herói de Tagmar por MP ao coordenador geral, ter o hank "Visconde" de participação, e não ter burlado nenhuma das e responsabilidades e direitos explicitas na estrutura do projeto.
No momento da indicação é necessário justificá-la -- através da atuação do indicado no fórum -- e não pesando nada contra no que diz respeito às responsabilidades do projeto, o coordenador geral fica obrigado a aceitar a indicação. Em caso de um impasse, aí se abrirá uma enquete para o aceite, exigindo 50%+1 da aprovação dos membros votantes.


Duas coisas:

1) não entendi se ao receber a indicação terão ou não votação. Ficou dúbio. Não seria melhor assim:

Citação:
O integrante deve ter o hank "Visconde" e ser indicado por um Herói de Tagmar por MP ao coordenador geral. O indicado não pode ter infringido nenhuma das e responsabilidades e direitos explicitas na estrutura do projeto.

No momento da indicação é necessário justificá-la (através da atuação do indicado no fórum). Não pesando nada contra no que diz respeito às responsabilidades do projeto, o coordenador geral fica obrigado a aceitar a indicação e uma votação deve ser aberta para que os Heróis do Tagmar. Para aprovação o indicado deverá ter mais de 50% dos votos.


2) Só acho que a diretriz deve apenas dizer que existe a posibilidade e no documento que descreve a estrutura do projeto é que se deve detalher este ponto. Assim acho que o texto ficaria melhor como:

Citação:
...No entanto, só terá direito a voto àquele que cumpri uma das condições:
1) o integrante que tiver que tenha concluído pelo menos uma tarefa em todas suas etapas, incluindo a sua oficialização. A única tarefa que mesmo concluída não concede o direito a voto é a de Ilustração.

2) O integrante que tenha sido indicado e aprovado (por votação) pelos Heróis de Tagmar.

Os detalhes sobre as votações são descritos no (colocar link)
#60 arabedoido77 Enviado : 03/10/13 09:31
Jogador: arabedoido77
EF:
EH:
Karma:
Realmente, Marcelo. Também achei que sua ideia ficou melhor; "mais de 50%" fica perfeito.

Só uma observação, na segunda citação de sua postagem, acho que a frase ficou incompleta ou com um "que" a mais. Está (...) uma votação deve ser aberta para que os Heróis do Tagmar. Para aprovação (...)

O intenção era dizer que "uma votação será aberta para os Heróis do Tagmar", ou é intenção dizer que será aberta uma votação para que os Heróis de Tagmar façam algo?
#61 Joao Enviado : 03/10/13 10:18
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Vou corrigir a dubiedade.

Mas a questão é que, uma vez que o coordenador geral achar que a justificativa é valida, não é necessário abrir para votação.

Também vou mudar o texto para maior que a metade (50%). O texto estava como antes, porque a definição de maioria simples é metade dos votos mais um.

Sobre o termo "Heróis de Tagmar". Gostaria de saber se vale a pena continuar com a definição de "Herói de Tagmar", todo membro votante no fórum.

#62 Alan Emmanuel Enviado : 03/10/13 11:02
Jogador: Alan Emmanuel
EF:
EH:
Karma:
Olá a todos!
Segue minhas observações:

NO TEXTO DIRETRIZES

1) “(...) sempre terão que ser avaliados tendo em vista na medida do possível:” Esse “na medida do possível” é dispensável e devia ser retirado. Sugiro: “sempre terão que ser avaliados tendo em vista:”
2) No tópico: “Ampliação da ambientação boa;” acho uma construção melhor a frase: “Ampliação, melhoria e desenvolvimento da ambientação;”
3) No tópico: “Equilíbrios entre as profissões e raças;” acho melhor: “Equilíbrios entre as profissões e entre as raças;”
4) No tópico: “Ênfase ao roleplaying (interpretação) e a ambientação.” Pode-se tirar “e a ambientação” pois ela já foi trabalhada num tópico acima.
5) No parágrafo “(...) é importante destacar que não podem ser mudadas as relações fundamentais entre os elementos dados na Ambientação do Tagmar 1.”. É bom especificar quais são esses elementos, pois isso é passível de interpretação... Por exemplo: Realismo, Baixo Nível Tecnológico, Baixo Nível de Magia, etc... (esses termos são apenas indicativos, podem ser outros nomes...)

NO TEXTO DEMÓCRÁTICO

Só para “pentear” um pouco o texto, pequenas mudanças na construção das frases (assinaladas abaixo)

São considerados Membros Votantes os membros devidamente registrados no Projeto e que satisfaçam a pelo menos um dos seguintes critérios:
1) Ser ou ter atuado como Coordenador.
2) Tenha concluído pelo menos uma tarefa oficial em todas suas etapas, inclusive sua oficialização. (Ver procedimento e execução de tarefas)
§ único – As tarefas de Ilustração não serão consideradas para fim deste critério.


3) Ser indicado por um Herói de Tagmar via MP ao Coordenador Geral e ter hank de participação, no mínimo, "Visconde".
§ 1º – não ter burlado nenhuma das responsabilidades e direitos explícitos na estrutura do projeto.
§ 2º – As indicações precisam ser devidamente justificadas e coerentes, portanto, serão considerados na avaliação: participação e contribuição no fórum do projeto; altruísmo e empenho quanto às suas responsabilidades no projeto
§ 3º – Desde que cumpridos os critérios acima fica o Coordenador Geral obrigado a aceitar a indicação. Em caso de impasses e/ou divergências, será convocada uma votação, exigindo-se, nesses casos, 50%+1 dos votos válidos para proceder com a aceitação do indicado.

NO TEXTO NÍVEL PROFISSIONAL

Essa parte ficou, na minha opinião, um pouco difícil de entender para quem não conhece o funcionamento do projeto, portanto sugiro outro texto, mais imparcial e explícito, sugiro o texto abaixo:

Quanto às Revisões
Fica definido como “Pendente de Revisão” todo e qualquer material oficial que contenha:

1) Não conformidade com as Diretrizes do Projeto
2) Erros graves de linguagem, sintaxe, morfologia e/ou ortografia quanto à norma culta da língua portuguesa;
3) Incoerência, inconsistência, ambiguidade e/ou contradição com outros materiais oficiais;
4) Erros de função e/ou finalidade. P.ex. Textos de Ambientação que acrescentem novas Regras, ou vice-versa;
§ 1º – Cabe ao Coordenador Geral classificar um material como “pendente de revisão”
§ 2º - Qualquer Membro Votante pode indicar, via MP, um material oficial para revisão. Para tanto é preciso indicar os pontos que justificam a indicação.
§ 3º – Desde que cumpridos os critérios acima fica o Coordenador Geral obrigado a proceder com a classificação. Em caso de impasses e/ou divergências, será convocada uma votação, exigindo-se, nesses casos, 50%+1 dos votos válidos para proceder com a classificação do material indicado.
§ 4º – Em caso de grande acúmulo de material sem revisão o Projeto, na pessoa de seus coordenadores, procederá com a criação de um calendário de revisão, podendo para tal, trancar outras tarefas em andamento.

No texto acima eu usei o "formato jurídico" (com artigos e parágrafos) para pontuar e exemplificar melhor as ideias, não é obrigatório segui-lo, mas acho assim mais fácil de entender e de fazer referências mais tarde.

Ainda não pontuei tudo (levei boa parte da manhã só pra ler as postagens e me atualizar - rsrs)... Ma gostei muito do que li até agora e acima pontuei apenas questões de escrita... depois manifesto minha opinião quanto ao que tem sido discutido...

Grande abraço a todos!
#63 Marcelo_Rodrigues Enviado : 03/10/13 12:01
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Uma explicção tecnica sobre o nosso forum:

O termo "heroi do tagmar" é implementado no fórum através de um UserGroup chamado "Herois do Tagmar 2". O acesso a votação é controlado por este UserGroup.

Se o membro indicado não entrar no "Heróis do Tagmar 2", então vai complicar distinguir os heróis e os votantes. Acho que seria mais fácil ser incluído no grupo dos heróis. A ideia é que participar de forma ativa nas discussões é uma vorma válida de se tornar um herói.

Agora um ponto que sou contra. Da mesma forma que o coordenador geral não poderá indicar os coordenadores, acho que ele também não deve ter todo o poder de aprovar ou reprovar. Se tiver, iremos cair de novo no lance da panelinha. Ao delegar a palavra final para os heróis, estamos dando mais legitimidade e transparência.

OBS: note que o coordenador apenas validaria se o integrante está apto a ser indicado com a verificação do Rank e conduta.

Mais uma coisa... SALVE mestre Alam! Nosso brilhante cartógrafo!!! Feliz



#64 Joao Enviado : 03/10/13 12:02
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Antes de tudo:

Caramba Alan!!! Você faz falta!!!Muito Feliz

Vou implementar bastante coisa, (...) deletei que escrevi porque implementei 99% do texto!!! Obrigadão!!!!
Abraços!



#65 Joao Enviado : 03/10/13 12:07
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:

Mas, Marcelo, o coordenador não terá o poder de reprovar ou aprovar, mas de endossar, pois os Heróis é que definirão por voto caso tenha alguma disparidade
.
De qualquer forma concordo acho que o texto não ficou bom.

vou mudá-lo de novo.
#66 Joao Enviado : 03/10/13 12:40
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Texto editado!
#67 Marcelo Villanova Enviado : 03/10/13 15:02
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Sobre a ambientação seria melhor deixar explícito o que faz parte da ambientação de Tagmar1 que não será alterado (no item 1°): As profissões; os reinos; os deuses e as raças, pois ficou no item número 3, seria melhor colocar junto.

Todavia, isso não impede que novos elementos sejam criados em outro cenário, como: Imperio e Ilhas Independentes. Esse acréscimo seria importante, pois esses novos cenários permitiriam a criação de "novidades", pois pareceria que nada pode ser criado e tão somente ampliado ou corrigido.
#68 Marcelo_Rodrigues Enviado : 03/10/13 18:21
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
João,

gostei! Do jeito que está fica semelhante a escolha do subcoordenadores. Se ninguém se opor, então a pessoa é aprovada sem votação. Simplifica bastante!

Acho que a sugestão do Villanova procede, não acha?
#69 Joao Enviado : 03/10/13 19:26
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Marcelo_Rodrigues escreveu:


Acho que a sugestão do Villanova procede, não acha?


Procede. A parte dos "elementos de ambientação" foi corrigida nas definições. E a parte de desenvolvimento de novos horizontes foi colocado no texto.
#70 Arion Enviado : 03/10/13 21:19
Jogador: Arion
EF:
EH:
Karma:
Olá pessoal! Feliz

O texto está ficando bom, com boa escrita e tudo mais... Vou deixar dois pontos para reflexão

1) A exclusão dos ilustradores do grupo heróis de tagmar

Todos nós sabemos que a ilustração dos livros é um dos maiores desafios do projeto. É muito difícil encontrar voluntários nessa área, principalmente de boa técnica. Com isso, acho que o projeto deveria incentivar, o máximo possível, a participação dos ilustradores. Então, vou deixar uma sugestão para garantir o direito de voto e admissão no grupo "Herói de Tagmar" àquele que cumprir pelo menos 05 tarefas de Ilustração. Com isso, seria feita justiça com o pessoal que gosta de desenhar e contribui para o crescimento do projeto.

2) A questão do quorum de votação

Vejo os seguintes textos nas diretrizes

Citação:
a mesma forma, para se incluir uma nova diretriz ou realizar alguma exceção será necessária a abertura de um tópico com a proposta, uma discussão de período mínimo de 14 dias seguida de aprovação em votação cujo número de votos a favor seja igual ou maior a 2/3 dos votos totais.


Citação:
Além disso, tanto a oficialização de tarefas executadas como as mudanças estruturais que podem vir por acontecer no projeto, devem passar pela aprovação da maioria simples (50% dos votos +1 voto) dos membros votantes.


Pois bem,
Considerando que o grupo "heróis de tagmar" ultrapassa a marca de 80 integrantes;
Considerando que em média apenas 5 a 10 membros participam simultaneamente de cada votação e
Considerando, ainda, que a maior parte dos integrantes dos heróis de tagmar não participa ativamente do projeto

acredito que seja praticamente impossível atingir o quorum proposto nessas deliberações. É preciso ajustar o texto para substituir os termos "votos totais" e "(50% dos votos +1 voto) dos membros votantes" por, respectivamente, "votos apurados" e (50% dos votos +1 voto) dos que votaram, ou algo parecido... Assim, o quorum seria definido de acordo com o número eleitores participantes e não de acordo com o total do eleitorado.

Por enquanto é isso...
#71 Joao Enviado : 03/10/13 21:56
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:

Citação:
respectivamente, "votos apurados" e (50% dos votos +1 voto) dos que votaram, ou algo parecido...

Arion era exatamente isso que eu queria escrever mas não achava as maleditas das palavras.
#72 Marcelo_Rodrigues Enviado : 03/10/13 22:02
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
No caso então seria:

Citação:
...Maior que 50% dos votos apurados...
#73 Falgarden Enviado : 03/10/13 22:06
Jogador: Falgarden
EF:
EH:
Karma:
Bom, a discussão (tirando algumas trocas de farpas) está muito interessante, acho que o Coordenador Temporário foi bem escolhido!
Sem entrar em pormenores e apesar da desvirtuação do tópico, as propostas de todos os membros estão contribuindo para o bem do projeto. Minha opinião sobre as diretrizes e os pontos debatidos que considerei mais importantes:

1 - Não entendi o porque dos 9 anos de vigor para as diretrizes, porque não um período mais redondo como 2, 4, 5 ou 10? Acho 5 anos um prazo rasoável.Também, como foi citado pelo Samyaza, não está explícito o que acontece após este período. Sugeriria colocar "Sua vigência se dará pelo período de x anos, quando uma nova votação obrigatória definirá se as
diretrizes devem ser mantidas ou devem sofrer alguma alteradação. Porém, independente deste período ter sido alcançado, o coordenador geral do projeto poderá propor uma alteração nessas diretrizes (podendo esta ter sido sugerida por um outro membro que deve ser um Heroi do Tagmar2), incluíndo, alterando ou excluíndo alguma diretriz (ou conjunto delas).
Seja como for, antes de qualquer uma das votações citadas (seja por tempo ou proposta), deverá haver uma discussão sobre o tema com período mínimo de 14 dias (prorrogável
à critério do coordenador geral) e após isso uma votação sobre o tema, com período definido antecipadamente pelo coordenador geral, também não sendo inferior a 14 dias. Esta
votação deverá ter a aprovação de pelo menos 2/3 dos votos totais para que qualquer alteração nas diretrizes possa ser oficializada."

2 - Herois do Tagmar: Concordo plenamente com a maioria em manter a votação exclusiva aos Herois do Tagmar 2 e também concordo com os critérios exigidos para que se seja um Heroi.
Só não concordo da tarefa de ilustração ficar de fora, talvez devemos estabelecer um critério, como uma quantidade mínima de ilustrações aprovadas (boa sugestão do Arion, de 5 ilustrações) . Também gostei da sugestão do RavenVirius (Heroi por merecimento), cujo Coordenador geral poder abrir uma votação e, se os outros Herois concordarem com os méritos apresentados pelo Coordenador, ele seria votado, aprovado e ganharia também o título (e na minha opinião a votação neste caso seria usando o sistema atual, "semi-secreta" e 50%+, pois se o cara se tornar heroi ele vai ter acesso à votação e ver quem foi contra mesmo, e se o cara não se tornar desta forma, continua existindo a possibilidade dele passar a ser ao realizar uma tarefa, não há por que ficar chateado, acho que a transparência deve prevalecer).
Não concordo com o João na questão de separar o título Herois com membros votantes por ser uma redundância e criaria um título na minha opinião desnecessário.

3 - Violação às Regras: Concordo com o M. Rodrigues com relação ao artigo 8 (direcionando o leitor para "Normas e Condutas dos Integrantes do projeto") pois acho que este tema deve ser abordado separadamente (não diretamente nas Diretrizes do Projeto).

4 - Também acho que as diretrizes deveriam estabelecer um mandato definido (quem sabe 2 anos, como o nelsonnrs sugeriu?) onde se teria uma nova votação se o Coordenador Geral continua ou não, e uma outra para definir algum dos demais Coordenadores devem ser alterados.

5 - Concordo com a substituição dos termos "ambientação boa" e "jogo mais rico" por termos que descrevam melhor o que se pretende explicar.

6 - Acho que deveria ficar mais clara a prioridade do conflito entre diretrizes, por exemplo: Se uma regra está contradizendo a ambientação do Tagmar 1 ou ambientação aprovada
do Tagmar 2, muda-se a regra para se ajustar a ambientação. Se foi constatado que uma ambientação poderia ter sido melhor redigida ou entra em conflito com outro trecho da
ambientação, ela poderá ser mudada, seguindo os critérios do projeto (discussão e votação). Seguindo o exemplo citado pelo Marcelo Rodrigues.

7 - Definições: Concordo com o Arion na inclusão de definições e acho que as definições devem sim ser mantidas nas diretrizes (Questões sobre melhor explicação no
Livro de Regras deveria ser debatida em outro tópico).

8 - Quanto ao termo "mais rápido" da descrição geral dos elfos, mais rápido é muito relativo, pode querer dizer mais veloz, mais ágil, etc. Considerando que os elfos são mais ágeis (na descrição tanto dos elfos dourados quanto dos florestais usa este termo), mas são mais baixos (pernas mas curtas, deslocamentos cobrindo menor distância) e menos resistentes ao exercício físico intenso de uma corrida (Físico menor) não acho que necessariamente os elfos tenham que ter VB maior que um humano não, ser mais rápido não significa necessariamente ser mais veloz na corrida e sim num contexto geral (reflexos e velocidade dos membros do corpo).
Entretanto, após analisar o manual de regras passo a concordar de uma certa forma com o Samyaza, pois a VB recebe ajuste de Físico e o físico de um elfo é -1, tornando na prática a VB de um elfo comum igual a 15 (três metros abaixo da humana que é 18), sendo então na prática os elfos mais lentos até que os anões (cuja VB+ajuste de fisico = 16). Os anões são bem mais baixos, mais lentos e possuem pernas extremamente curtas, o que faz esta tabela não fazer muito sentido (até porque a VB dos Pequeninos também está consideravelmente reduzida, pois apesar de bem pequenos, eles não seriam tão menos lentos que um anão, na minha opinião. Diante do exposto concordo que a regra da Velocidade Base deveria entrar novamente em discussão e sofrer uma modificação, mas proponho a criação de um tópico sobre a discussão em questão. (Lembrando que a VB 17 é a dos Meio-elfos, a dos Elfos mesmo é 16, menor ainda)

9 - Com relação à eleição de Coordenadores, na minha opinião deveria ser da seguinte forma (Creio que seja uma ideia parecida com a do Arion e M. ROdrigues):
a) Se existe apenas um candidato ao cargo: Coordenador geral escolhe se deve ser deve preenchido por ele. Caso não possa ser, ele deve explicar o porque dele não poder
ocupar o cargo. Um período de experiência poderia ser estipulado para que o Coordenador geral avalie se ele deve ficar no cargo.
b) Se existem dois ou mais para o cargo: Coordenador geral avalia se os dois podem concorrer, em caso positivo uma votação será feita para a escolha de quem vai ocupar
ao cargo, caso só um possa concorrer, este estará automaticamente no cargo. Seja por votação ou único candidato, Coordenador geral também pode estipular um prazo
de experiência.
c) Se algum Coordenador precisar sair do cargo (Por opção ou não): Faz-se uma nova seleção conforme os critérios acima e o Coordenador Geral assumirá temporariamente
aquela Coordenação até haver um novo Coordenador para o cargo.

10 - Formação de Chapas: Discordo, acho que cada membro deve concorrer individualmente, a criação de chapas ("partidos") além de favorecer as panelas (não é o que se pretende evitar?) burocratizaria mais o processo e não daria espaço para muitos membros participarem, acho que qualquer um com direito a voto (Heroi) poderia concorrer.

Por enquanto é só, sei que escrevi muita coisa mas espero ter contribuído com a discussão. Abraço aos nobres amigos do projeto!
#74 Alan Emmanuel Enviado : 03/10/13 22:10
Jogador: Alan Emmanuel
EF:
EH:
Karma:
Antes de qualquer coisa: obrigado pela calorosa recepção!

De fato Arion... concordo com você quanto à votação. Quando li a primeira vez achei que "maioria simples" se referisse à maioria dos que votaram, mas consultando agora o termo vi que maioria simples é a maioria dos votos em uma assembleia com quorum formado pela maioria absoluta (total geral dos membros com direito a voto + um), algo virtualmente impossível de conseguir no Projeto...

Sugiro mudar para: "maioria dos votos válidos computados".

Isso me fez pensar que precisamos de um critério de desempate... Que, na minha opinião, deve caber o Coordenador da Tarefa. Para tanto o coordenador da tarefa teria o "voto minerva" e só votaria em caso de empate.

Também li o restante das diretrizes e gostaria de sugerir, quanto ao licenciamento, o seguinte texto em substituição ao atual:

"Todo material produzido pelo Projeto é licenciado sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) e disponibilizado na internet através do site oficial do Projeto na página de Downloads.

Você pode:
Compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra.
Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:
Atribuição — Você deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).
Uso não comercial — Você não pode usar esta obra para fins comerciais.
Compartilhamento pela mesma licença — Se você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob uma licença similar à presente."

Para maiores informações jurídicas sobre a licença e direitos de uso acesse o link.

O item 8º precisa ser expandido e melhor explicado... as punições, sua aplicação, duração, efeitos, pessoas competentes para administrar, e outras coisas precisam ser explícitas e previstas... Sei que isso ainda será feito, tudo a seu tempo, como diria Jack "vamos por partes" - rsrsrs

Gostei muito mesmo de tudo que li até aqui e fico muito feliz de poder contribuir.

PS.: O Marcelo Rodrigues e o João postaram antes de mim sobre os votos enquanto eu digitava... senão eu não teria repetido. ahsuahsuahsuahsuahsuahsu

Grande abraço!
#75 Joao Enviado : 03/10/13 22:11
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Ces tão me matando...

Ilustração: vou adotar a proposta do Arion.

Sobre vigência, o 9 ta lá por uma questão randômica, como ninguém sugeriu nada até então ele ficou, mas 5 anos acho que é uma boa.

A questão de normas de comportamento esão abordadas na parte de estrutura do projeto e execução de tarefas. Se mesmo assim alguma coisa não for contemplada, ai abrimos um tópico só para isso.
#76 Marcelo_Rodrigues Enviado : 04/10/13 00:05
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Gostei muito do item 9 do Falgardem. É semelhante a indicação para heroi. Tem coerencia.

Por exemplo: alguém quer concorrer para ser o coordenador do Livro de Aventuras nas Terras Selvagens, mas nunca demonstrou no fórum que conhece bem as regras. Nunca participou das discussões sobre regras. Será que ele é capaz de ser o coordenador para este livro?

Ser coordenador exige:

1) Domínio no assunto em questão.

2) Habilidade para liderança.
#77 RavenVitrius Enviado : 04/10/13 02:21
Jogador: RavenVitrius
EF:
EH:
Karma:
Então Galera,

So reforçando, esse titulo por merecimento poderia ser indicação de qualquer heroi.
E sobre a votação, por mais q nao veja problema, nao posso falar so por mim, acho q a mesma tem q ser de alguma forma que nao se possa ver quem votou a favor ou contra. Sugeri via forum que so fosse acessível aos herois, e claro este deve ser apagado ao final justamente para em caso de aprovado ele nao veja quem votou contra.

Por mais q alguns nao vejam pq se "chatear", existem pessoas q podem nao gostar ou isso influenciar de alguma forma minima q seja.

Pra mim, manter td secreto é a melhor forma de evitar qlq problema.
#78 Samyaza Enviado : 04/10/13 02:46
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
#79 RavenVitrius Enviado : 04/10/13 03:23
Jogador: RavenVitrius
EF:
EH:
Karma:
- Sobre a vigencia das diretrizes, pra mim 5 anos ta bom. Daí votação pra ver se mantem ou nao.

- Sobre a vigencia do coordenador geral, pra mim 2 anos ta bom. Daí votação pra ver se mantem ou nao.

- Sobre a nao mudança da ambientação digo novamente, nao acho legal que as diretrizes "engessem" a correção de erros ou divergencias entre outras falhas.

Usando o exemplo mais usado (sempre ne? rsrs), no caso dos elfos, trocar a palavra rapidos por ageis para evitar problema seria a melhor solução inicialmente, e eu nao consideraria isso uma mudança na ambientação, uma simples troca de palavra, seria apenas dar mais clareza ao texto, assim como podem ocorrer em outras ocasiões.

- Sobre o titulo por merecimento, caso seja aprovado, gostaria de pedir para nao ser de forma alguma beneficiado por isso. Como fui eu q levantei essa bandeira (nao estou dizendo q sou dono da ideia), nao quero dar a entender que fiz isso para me beneficiar, por mais q esse nunca tenha sido o motivo, nao me permitir ser beneficiado por essa ideia é o q dará total certeza, e assim ngm podera falar algo a respeito (não q eu ache q vao falar tbm, é apenas precaução gente).

- Sobre a eleição dos coordenadores, acho boa a ideia do Falgarden, so quero atentar pra caso o coordenador geral nao quiser aprovar alguem, que ele tenha excelentes argumentos pra isso, pois ser recusado é algo que pode gerar frustração por parte de alguem e consequentemente reivindicações e reclamações. A partir disso sugiro:

Que se retire esse poder do coordenador geral de definir se algum heroi pode ou nao assumir uma coordenação e que o processo seja de votação mesmo, a menos que so tenha uma pessoa voluntaria ao cargo. Porém, se estipule um tempo de experiencia para que o coordenador que assumiu seja avaliado pelo coordenador geral, se for aprovado ele se mantem, se nao for, abre-se uma votação para que os herois decidam. O objetivo disso é:

Ninguem gosta de ser pre-julgado, portanto por mais que uma pessoa ainda nao tenha mostrado seu potencial para assumir uma coordenação nao quer dizer que ela nao tenha, portanto se o coordenador geral nao permitir que alguem assuma logo de cara, pode gerar uma certa frustração de quem foi "impedido" de assumir o cargo, a situação se agravaria mais se nao houver voluntarios, pq perder pra si mesmo deve ser foda, rs (desculpem o termo, eu edito se solicitado)

Por isso acho melhor dar o direito de um tempo de experiencia, porque ai sim o voluntario vai poder mostrar se é capaz de assumir a tarefa ou não. E no final do periodo se nao for aprovado pelo coordenador geral, ainda sim ele seria julgado pelo voto. Isso ajudaria o coordenador geral a nao ser alvo de criticas, pois a partir do momento que ele tem esse poder de negar algo, ele pode ser julgado de autoritario entre outros adjetivos, se essa negação ocorrer mediante voto, aí sim fica mt mais tranquilo de se aceitar a tal negação, pois nao foi so uma pessoa q nao gostou do seu trabalho, mas a maioria.

E vale lembrar que para ser coordenador, é necessario ser heroi, e para adquirir tal titulo, seja por conclusao de tarefa ou por merecimento, o membro tem q mostrar um nivel de conhecimento adequado. Acho que por ter o titulo o membro ja se mostra uma pessoa capaz e com potencial, e se o mesmo se voluntariar para uma coordenação, é pq ele tem confiança que pode fazer um bom trabalho.

Nao sei se passei muita clareza, espero que sim. Qualquer coisa explico novamente.

Abç a todos
#80 Fábio_CM Enviado : 04/10/13 09:18
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Os 5 anos de vigência das diretrizes está bom. Eu também não via problema em 9, mas 5 arredonda (assim haverá a próxima votação em 2018 ou 2019).

Sou a favor do recebimento do título heróis de tagmar da forma como foi apresentada. Só acho que a sugestão não deveria ser por MP. Não tem uma seção do site visível apenas para os coordenadores? Acho que seria o melhor lugar para colocar a sugestão do novo mesmbro.
#81 Marcelo_Rodrigues Enviado : 04/10/13 09:36
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Boa Fábio!

Tem sim a seção só para os coordenadores.E melhor ainda, nossa página de contato faz exatamente isso: ele envia um post para esta área. Assim basta o Herói fazer o login e mandar a mensagem.

OBS: ao fazer login o sistema identifica o remetente.

João,

na diretriz 1º não era para entrar o lance de que a regra não pode contradizer a ambientação?
#82 Joao Enviado : 04/10/13 10:59
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Marcelo_Rodrigues escreveu:

na diretriz 1º não era para entrar o lance de que a regra não pode contradizer a ambientação?

Tem pena de mim...

eu achava que o texto da revisão já dava conta. mas vou colocar.

A quantidade de informações é tanta que está difícil de passar o pente fino. Mas estou muito feliz com a maneira que o texto está se desenvolvendo. Muito Feliz

Pessoal, mais uma coisa:

Sobre a maneira como vai se dar a eleição e mandatos, tinhamos combinado de discutir na estrutura do projeto.. mudamos para cá?
#83 Joao Enviado : 04/10/13 13:36
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Texto editado.

Prestem atenção na nova construção da frase da nossa primeira diretriz (Uaaaaaaaaaaaaaaaaaaa! eu sempre quis dizer isso!! Eu quero ser o Spock!!)Dancing
#84 Joao Enviado : 04/10/13 13:56
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Mais mudanças.

Pensando nas preocupações do nobre RavenVitrius editei o texto da escolha de Heróis. Verifiquem se ficou de acordo.
#85 RenatoCardos Enviado : 05/10/13 00:02
Jogador: RenatoCardos
EF:
EH:
Karma:
A diretriz 2 está bem inchada mesmo. Então João, a ideia é deixar uma coisa mais enxuta e transportar estes detalhes para Estrutura da organização. Seria isto?

Acho que seria bom, já que permitiria fazer ajustes sem ter que ficar emendando as diretrizes.
#86 Samyaza Enviado : 05/10/13 02:19
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
Olá,

tenho perguntas:

Citação:
A motivação para a existência destas diretrizes está no que se define como a essência do Tagmar em si


1 - Se a motivação para a existência das diretrizes está na essência do Tagmar o que é essa essência?

Citação:
e os parâmetros que norteiam os participantes do projeto para alcançar um objetivo comum: Um RPG gratuito e de qualidade.


1 - Que parâmetros são esses?
2 - É confirmado que os participantes (100% deles pois o texto não exclui ninguém) tem esse objetivo em comum? Onde está a pesquisa que demonstra essa afirmação?

Citação:
Qualquer trabalho desenvolvido neste fórum com finalidade de oficialização em curto prazo, deve levar em consideração estas diretrizes primordiais,


1 - Isso quer dizer que um trabalho de longo prazo não precisa levar em consideração as diretrizes neh?

Citação:
Sua vigência se dará por mais 5 anos


1 - Mais o que? Isso significa 1 ano e +5 anos? 1 mês e + 5 anos? Acho que está impreciso, além disso a partir de quando começar a contar esses "X + 5 anos"?

Citação:
ou até que, o coordenador geral do projeto abra uma votação


1 - Se só estamos discutindo ainda as diretrizes e os cargos ficam na parte de estrutura e organização como pode nas diretrizes conter um cargo que sequer foi definido ainda se existirá?

Citação:
seja igual ou maior a 2/3 dos votos válidos apurados


1 - Isso quer dizer que é possível invalidar um voto? Como isso é feito? Quem pode invalidar? Sobre quais circunstâncias?

2 - O que seria votos não apurados? Alguém pode decidir deliberadamente não apurar votos? Como? Sobre que circunstâncias?

Citação:
§ único – Tendo findado o prazo de vigência a coordenação responsável trancará as atividades em andamento, convocará a eleição de um coordenador temporário para iniciar uma nova revisão --ou manutenção -- das diretrizes abrindo a oportunidade de refrescar a discussão.


1 - Cita-se a coordenação isso quer dizer o que? Que todos os coordenadores devem concordar em trancar? E se alguém discorda?

2 - É possível reeleição? Durante quantos mandatos?

3 - O texto dá a entender que as diretrizes não poderão ser alteradas de forma alguma durante os 5 anos, é isso mesmo?

Citação:
Da mesma forma, para se incluir uma nova diretriz ou realizar alguma exceção


1 - Ok, para incluir uma nova ou em exceções pode-se abrir votação mas e em caso de alteração apenas? Pode abrir votação?

Citação:
uma discussão de período mínimo de 14 dias

1 - Qual o período máximo? Não existe? Caso não exista isso não pode ser explorado para evitar que uma proposta não possa ser votada e assim ser incluída ou alterada?

2 - 14 dias está impreciso, conta-se apenas os dias úteis ou não?

Citação:
É o objetivo do projeto Tagmar 2, criar um ambiente de encontro para os jogadores deste RPG,


1 - Não está específico, onde vai ser esse ambiente de encontro? No Bob´s?

2 - Os objetivos não eram criar um rpg gratuito e de qualidade?

Citação:
• Simplicidade e rapidez para criar o personagem;


1 - Necessário especificar a definição de rapidez e se ela será atingida pela ficha automatizada ou não, há uma diferença abissal entre fazer uma ficha sem a planilha e com a planilha

Citação:
Extrapolação da ambientação sem prejudicar a ambientação original;


1 - O que seria prejudicar a ambientação original?

Citação:
Equilíbrios entre as profissões e entre as raças;


1 - Que tipo de equilíbrios?

Citação:
- Destaca-se que a avaliação dos pontos acima devem ser flexíveis o suficiente para levar em conta os limites que o próprio objetivo da tarefa impõe para a construção da estatística ou conceitos.


1 - Na prática isso significa o que?

Citação:
O projeto tem como objetivo construir, e ajustar as regras para tornar o jogo mais rico


1 - Essa é a terceira versão de objetivo que eu encontro no texto e em nehum ponto diz que eles são complementares. Qual o verdadeiro?

Citação:
É importante frisar que as regras a serem incorporadas não podem contradizer a proposta de ambientação.


1 - Qual proposta de ambientação?

Citação:
É objetivo do projeto expandir a ambientação original e criar novas ambientações. No entanto, é importante destacar que não podem interferir nas relações fundamentais dadas entre os elementos de ambientação (tal como definidos acima) da Ambientação do Tagmar 1.


1 - Que elementos da ambientação são esses?

Citação:
2°) O Projeto Tagmar 2 é democrático.


1 - Pela forma como está sendo apresentado, o texto não deveria dizer que é parlamentar?

Citação:
§ único –[ As tarefas de Ilustração têm um critério diferente, sendo necessária 3 tarefas deste tipo para a admissão no quadro de Heróis de Tagmar.


1 - Se é democrático pq para os ilustradores há uma diferenciação? }Isso não prejudica o projeto ao desestimular ilustradores uma parte da qual somos muito carentes no projeto?

Citação:
3) Ser indicado por um Herói de Tagmar através de um texto explicativo no fórum apropriado para indicações -- acessível somente aos Heróis de Tagmar -- e ter hank de participação, no mínimo, "Visconde".


1 - Pq o texto é acessível somente aos heróis do tagmar? Deixaremos de lado a transparência?

2 - Pq um personagem de caverna do dragão (hank) aparece no texto?

Citação:
§ 2º – A justificativa precisa ser coerente, portanto, serão considerados se nela consta: participação e contribuição do indicado no fórum do projeto; altruísmo e empenho do indicado quanto às suas responsabilidades no projeto


1 - Se o projeto é democrático como pode ter critérios excludentes?

2 - Como vc´s vão medir valores abstratos como altruísmo e empenho?

Citação:
I. Após a apuração dos votos se fará uma declaração explicita dos resultados, identificando a intenção e origem dos votos apurados, que ficarão visíveis por 24h somente para os Heróis de Tagmar.


1 - Pq por apenas 24horas?

2 - Pq apenas para os heróis do tagmar? Compreendo a questão da votação mas pq os outros membros sequer podem saber o que aconteceu? Vamos caminhar para o obscurantismo?

Citação:
II - Fica vedado aos Heróis de Tagmar divulgarem o resultado na forma explicita.


1 - Porque?

Citação:
A motivação destas condições consistem em evitar perfis falsos e dar voz e voto àqueles que tenham um conhecimento mais profundo do RPG Tagmar 2 e do funcionamento do projeto.


1 - Isso é sacanagem neh? Tanto vc como o Marcelo já deixaram claro que não tem conhecimento profundo do Tagmar 2, como é que vc´s vão se incluir nisso?

2 - Como vc´s vão definir "conhecimento profundo"?

Citação:
Nem o núcleo do sistema -- como definido acima -- nem os fundamentos das descrições entre profissões, raças, povos e deuses, que partiram da Ambientação do Tagmar 1, serão alterados.


1 - O que são fundamentos das descrições?

Citação:
§ 1º – O mérito subjetivo de um determinado assunto não fazer sentido para um individuo mas fazer para outro não é critério para levar um material oficializado para revisão.


1 - O que se define por mérito subjetivo?

Citação:
§ 2º – Cabe ao Coordenador Geral classificar um material como “pendente de revisão”


1 - Sob que condições?

Citação:
§ 5º – Em caso de grande acúmulo de material sem revisão o Projeto, na pessoa de seus coordenadores, procederá com a criação de um calendário de revisão, podendo para tal, trancar outras tarefas em andamento.


1 - Mas se não tem material para revisar ("grande acúmulo de material SEM revisão" deveria ser grande acúmulo de material A revisar) para que um calendário?

Citação:
Todos os membros deverão agir de boa fé,

1 - Como vc´s vão medir algo abstrato?

Citação:
com o objetivo de promover o trabalho coletivo,

1 - É a quarta definição de objetivo diferente, qual o verdadeiro?

O que significa os ETC nos gráficos?


Abraços!
#87 Marcelo Villanova Enviado : 05/10/13 09:08
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
João, também achei que o assunto das votações seriam discutidos em outro lugar, mas aqui vai minha observação:
O título de herói de Tagmar foi criado para premiar quem assume uma tarefa e a entrega, sendo o projeto de colaboração voluntária, essa seria a melhor forma de premiar quem se dispôs a realizar a tarefa, escreveu, ouviu sugestões, reescreveu, editou etc... Muitas vezes alguns assumem as tarefas e depois a abandonam por causa do trabalho, estudo ou problemas pessoais.

Ao dar ao participante do fórum assumir o titulo de herói de Tagmar pela participação e rank de postagens, não seria injusto com aquele que assumiu a tarefa? Pois são dois méritos diferentes que estão recebendo a mesma "recompensa". Teoricamente quem escreveu teve trabalho maior, mas está sendo tratado da mesma forma que aquele que simplesmente deu "pitaco". Penso que a pessoa que assumiu uma tarefa e se deu o trabalho de escrever, merece um destaque muito maior, pelo próprio caráter do projeto. Evidentemente quem opina também faz parte do projeto, pois igualmente está dando idéias, sugerindo etc... Mas percebam que o esforço de ambos é diferente, e na minha opinião que escreveu mereceria algo a mais.

O risco disso é de muitos tentarem o titulo de herói de Tagmar pela mera participação, multiplicando posts e termos cada vez mais dificuldade de arrumarmos voluntários para as tarefas ou termos sempre os mesmos (que é a nossa atual situação).

Note que não estou tirando os méritos de quem participa e dá ideias, mas penso que os colaboradores ativos (que assumem tarefas) deveriam estar de alguma forma destacados, até então isso era feito pelo título de heróis de Tagmar. Se ele for igualado a quem dá ideias isso não seria injusto, considerando o trabalho que ele teve? Pois são muitos os que assumem tarefa e abandonam por problemas pessoais e (ou) profissionais. Se dar palpites resulta na mesma recompensa do que quem assume uma tarefa, então é menos desgastante ficar dando palpite e assim se corre o risco de termos cada vez mais um número limitados de colaboradores e um numero crescente de críticos. Na prática isso não mudaria nada do que já acontece hoje, que é exatamente o que estamos criticando e discutindo. Para dar um exemplo: no mundo corporativo pessoas com trabalhos que exigem esforço diferente recebem salários diferentes, exatamente para não ser injusto.
#88 RenatoCardos Enviado : 06/10/13 09:52
Jogador: RenatoCardos
EF:
EH:
Karma:
Villanova, acho que não haverá este risco, já que a pessoa não pode solicitar. Não adianta ter o rank e ter participado muito, se nenhum herói o indicar. E mesmo que seja indicado precisará passar pelo crivo dos heróis.

Caso passe, então ele será realmente um merecedor. Muito Feliz
#89 samuel.azevedo Enviado : 06/10/13 10:29
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Bom dia,

Esta característica de ser um usuário muito participativo em um forum ou site, é algo que em groupware a gente chama de Gatekeeper. Muitas vezes o gatekeeper é alguém que lidera discussões, movimenta e anima as conversas, mantém a conversa ativa, e as vezes recebe o poder de moderador. Podemos traduzir gatekeeper como porteiro, ou uma tradução mais bonita seria Guardião do Portal, ou ainda podemos adaptar para nossa realidade e chamar de Guardião do Forum ou Guardião de Tagmar.

Para resolver a situação que vem sendo discutida sobre a inclusão de pessoas no grupo heróis de tagmar, sugiro a criação de um segundo grupo com poder de voto: Guardiões de Tagmar (ou outro nome que acharem melhor). Assim, não se tira o mérito dos que tiveram tarefas concluídas e aceitas, ou Heróis de Tagmar. E a partir de então Heróis de Tagmar e Guardiões de Tagmar ficam com direito a voto.

Assim, pode-se criar regras específicas para o ingresso/saída, direitos e deveres de pessoas de cada um desses grupos sem misturar ou confundir quem fez/faz o quê e até criar regras que valorizem fatores que acharmos importantes (concluir tarefas, liderar discussões, moderação, etc).


Abraços
#90 Alan Emmanuel Enviado : 06/10/13 12:25
Jogador: Alan Emmanuel
EF:
EH:
Karma:
Fala mestre Samyaza, forte abraço. Vou tentar ajudar no que posso.


Citação:
A motivação para a existência destas diretrizes está no que se define como a essência do Tagmar em si
1 - Se a motivação para a existência das diretrizes está na essência do Tagmar o que é essa essência?
A essência é: “alcançar um objetivo comum: Um RPG gratuito e de qualidade.”


Citação:
e os parâmetros que norteiam os participantes do projeto para alcançar um objetivo comum: Um RPG gratuito e de qualidade.
1 - Que parâmetros são esses?
A essência e os parâmetros são o mesmo: “alcançar um objetivo comum: Um RPG gratuito e de qualidade.”
Mas realmente mudar de “e OS parâmetros” para “e NOS parâmetros” fica melhor... essa essência e esses parâmetros são trabalhados ao longo do texto da diretriz e melhor exemplificados, essa declaração é a pedra fundamental sobre qual o sistema todo se baseia... tipo os primeiros artigos da Constituição.



2 - É confirmado que os participantes (100% deles pois o texto não exclui ninguém) tem esse objetivo em comum? Onde está a pesquisa que demonstra essa afirmação?
Não tem pesquisa, pq está sendo decidido agora, se alguém não concorda esse é o momento de falar... e decidir, se não houver manifestação contra é pq a maioria concorda ;) ... eu concordo! Você discorda?



Citação:
Qualquer trabalho desenvolvido neste fórum com finalidade de oficialização em curto prazo, deve levar em consideração estas diretrizes primordiais,
1 - Isso quer dizer que um trabalho de longo prazo não precisa levar em consideração as diretrizes neh?
Eu concordo com isso. Penso que trabalhos que não visam a oficialização ou que são paralelos, ou que não almejem ser oficializados, não precisam seguir essas diretrizes. Como no meu caso que tenho regras pra jogar na era dos titãs (usando M&M) e outras num tagmar cyberpunk... não preciso seguir as diretrizes nesse caso...



Citação:
Sua vigência se dará por mais 5 anos
1 - Mais o que? Isso significa 1 ano e +5 anos? 1 mês e + 5 anos? Acho que está impreciso, além disso a partir de quando começar a contar esses "X + 5 anos"?
Quando não mencionado especificamente, assume-se que são contados a partir da sua aprovação. Isso é o normal...



Citação:
ou até que, o coordenador geral do projeto abra uma votação
1 - Se só estamos discutindo ainda as diretrizes e os cargos ficam na parte de estrutura e organização como pode nas diretrizes conter um cargo que sequer foi definido ainda se existirá?
Certas coisas são subentendidas (juridicamente) mesmo que precise de dispositivos legais ainda não criados para sua execução... A presença do Coordenador é subentendida (mesmo que ainda não tenha sido criada). Em efeito jurídico esse item só terá validade quando existir a figura do coordenador/legislador/orgão competente, isso acontece com muitas leis em nosso país... é normal, no momento certo falaremos sobre e esse quesito.



Citação:
seja igual ou maior a 2/3 dos votos válidos apurados
1 - Isso quer dizer que é possível invalidar um voto? Como isso é feito? Quem pode invalidar? Sobre quais circunstâncias?
Se constatarmos fraude ou ação de hackers temos que ter um dispositivo que anule os votos...



2 - O que seria votos não apurados? Alguém pode decidir deliberadamente não apurar votos? Como? Sobre que circunstâncias?
Votos não apurados são o caso, por exemplo, de você votar em casa, a net cair ou nosso servidor, e o sistema não computar o voto... dentre outras mazelas que podem ocorrer. Esse dispositivos prevê circunstâncias onde os votos não foram, por motivo alheio à vontade, não computados/apurados



Citação:
§ único – Tendo findado o prazo de vigência a coordenação responsável trancará as atividades em andamento, convocará a eleição de um coordenador temporário para iniciar uma nova revisão --ou manutenção -- das diretrizes abrindo a oportunidade de refrescar a discussão.
1 - Cita-se a coordenação isso quer dizer o que? Que todos os coordenadores devem concordar em trancar? E se alguém discorda? 
Quando não especificado se assume que é a maioria simples (juridicamente falando)



2 - É possível reeleição? Durante quantos mandatos?
Quando não especificado, sim é possível, quantas vezes se quiser... contanto que haja eleição, mas isso ainda será definido no momento oportuno... como diria Jack “vamos por partes”.



3 - O texto dá a entender que as diretrizes não poderão ser alteradas de forma alguma durante os 5 anos, é isso mesmo?
Não. O restante da frase diz: (...) ou até que, o coordenador geral do projeto abra uma votação com duração de uma semana. 



Citação:
Da mesma forma, para se incluir uma nova diretriz ou realizar alguma exceção
1 - Ok, para incluir uma nova ou em exceções pode-se abrir votação mas e em caso de alteração apenas? Pode abrir votação?
Hum... boa pergunta, o senso comum diz que deve ser a mesma coisa alterar/incluir, mas realmente seria bom acrescentar no texto “alterar/incluir”...



Citação:
uma discussão de período mínimo de 14 dias
1 - Qual o período máximo? Não existe? Caso não exista isso não pode ser explorado para evitar que uma proposta não possa ser votada e assim ser incluída ou alterada?
É verdade, não tem limite máximo... um cara de má fé poderia postergar indefinidamente o treco, pode tirar a palavra mínimo e deixar 14 dias exatos... dessa forma, postergar exigiria uma votação específica...



2 - 14 dias está impreciso, conta-se apenas os dias úteis ou não?
Quando não especificado e são dias corridos (juridicamente)



Citação:
É o objetivo do projeto Tagmar 2, criar um ambiente de encontro para os jogadores deste RPG,
1 - Não está específico, onde vai ser esse ambiente de encontro? No Bob´s?
Pode ser em qualquer lugar, mas refere-se, logicamente, ao site, ao Projeto em si. Qualquer lugar em que o projeto esteja...
 


2 - Os objetivos não eram criar um rpg gratuito e de qualidade?
RPG gratuito e de qualidade são a Pedra Fundamental (junto com o Tagmar 1). Essa diretriz não contradiz aos outras, apenas complementa, especifica melhor. Como ocorre normalmente com as leis e textos desse tipo que devem ser genéricos e especificados por outros artigos e dispositivos.




Citação:
• Simplicidade e rapidez para criar o personagem;
1 - Necessário especificar a definição de rapidez e se ela será atingida pela ficha automatizada ou não, há uma diferença abissal entre fazer uma ficha sem a planilha e com a planilha
Isso é questão de opinião e ponto de vista, logo, não pode ser previsto na diretriz, é fácil pra uns dificil pra outros. Também não quer dizer que será “o mais rápido e fácil do mundo” será o mais rápido e simples possível levando em consideração as diretrizes fundamentais. Concordo com você que fazer fichas dum jeito ou outro é muito diferente, ao fornecer as duas maneiras e deixar você escolher a melhor o projeto mostra cumprir essa diretriz...




Citação:
Extrapolação da ambientação sem prejudicar a ambientação original;
1 - O que seria prejudicar a ambientação original?
Prejudicar:
1. Causar prejuízo a, lesar.
2. Danificar, embaraçar.
3. Tornar sem efeito, inutilizar.
4. Diminuir o valor de.




Citação:
Equilíbrios entre as profissões e entre as raças;
1 - Que tipo de equilíbrios?
Equilibrio:
1. Estado de um corpo que se mantém, ainda que solicitado ou impelido por forças opostas.
2. []  Igualdade das forças de dois corpos que obram um contra o outro.
3. [Figurado]  Igualdade.
4. Boa inteligência, harmonia (dentro de um partido, entre partidos diferentes, entre nações, etc.)
Sendo a definição 4 a mais apropriada ao caso...



Citação:
- Destaca-se que a avaliação dos pontos acima devem ser flexíveis o suficiente para levar em conta os limites que o próprio objetivo da tarefa impõe para a construção da estatística ou conceitos.
1 - Na prática isso significa o que?
Exatamente o que está escrito. Que os pontos acima não devem tornar a tarefa impossível de ser realizada, mas que devem ser avaliados com coerência.



Citação:
O projeto tem como objetivo construir, e ajustar as regras para tornar o jogo mais rico
1 - Essa é a terceira versão de objetivo que eu encontro no texto e em nehum ponto diz que eles são complementares. Qual o verdadeiro?
A lógica, interpretação e ligação entre os parágrafos do documento mostra claramente que são complementares uma vez que não são contraditórios e dão sentido e significado à afirmação geral: alcançar um objetivo comum: Um RPG gratuito e de qualidade.



Citação:
É importante frisar que as regras a serem incorporadas não podem contradizer a proposta de ambientação.
1 - Qual proposta de ambientação?
Qualquer ambientação oficial. Mas você tem razão... é melhor trocar “proposta” por “ambientação oficial



Citação:
É objetivo do projeto expandir a ambientação original e criar novas ambientações. No entanto, é importante destacar que não podem interferir nas relações fundamentais dadas entre os elementos de ambientação (tal como definidos acima) da Ambientação do Tagmar 1.
1 - Que elementos da ambientação são esses?
O texto é claro “como definidos acima”. Ler o item Definições.


Citação:
2°) O Projeto Tagmar 2 é democrático.
1 - Pela forma como está sendo apresentado, o texto não deveria dizer que é parlamentar?
Não. Porque qualquer pessoa pode fazer uma tarefa e adquirir direito de votar e ser votado. Isso é democracia, são princípios os princípios constitucionais de isonomia. Tratar o que é igual como igual e o que é diferente como diferente. Todos não podem votar, mas todos podem pleitear/conquistar esse direito



Citação:
§ único –[ As tarefas de Ilustração têm um critério diferente, sendo necessária 3 tarefas deste tipo para a admissão no quadro de Heróis de Tagmar.
1 - Se é democrático pq para os ilustradores há uma diferenciação? }Isso não prejudica o projeto ao desestimular ilustradores uma parte da qual somos muito carentes no projeto?
Chama-se isonomia (como dito acima). Ilustrar é muito diferente de escrever... portanto precisa de uma regra específica. Se não concorda esse é o momento de falar (como você e outros estão fazendo agora). Sua observação é pertinente... tanto que antes ilustrações não davam direito a tornar-se Herói, agora, durante as discussões isso foi mudado. Vamos que vamos!
Talvez prejudique alguns, ou estimule outros a desenhar mais para conseguir um espaço entre os Heróis... a mim, motiva.



Citação:
3) Ser indicado por um Herói de Tagmar através de um texto explicativo no fórum apropriado para indicações -- acessível somente aos Heróis de Tagmar -- e ter hank de participação, no mínimo, "Visconde".
1 - Pq o texto é acessível somente aos heróis do tagmar? Deixaremos de lado a transparência?
Na minha opinião, se qualquer pessoa pode ser um herói não há falta de transparência, além do mais, são os heróis que decidem no fim das contas...




2 - Pq um personagem de caverna do dragão (hank) aparece no texto?
Hsuashausauhsuahsauhsauhsuahsuahsuah, boa! Mas tenho certeza que você sabe do que se trata... de qualquer modo podia ser inserido em Definições o que, de fato, é “hank”.




Citação:
§ 2º – A justificativa precisa ser coerente, portanto, serão considerados se nela consta: participação e contribuição do indicado no fórum do projeto; altruísmo e empenho do indicado quanto às suas responsabilidades no projeto
1 - Se o projeto é democrático como pode ter critérios excludentes?
Isonomia, todos podem ter acesso ao voto, mas todos não podem votar... tá na constituição...




2 - Como vc´s vão medir valores abstratos como altruísmo e empenho?
A diretriz prevê isso. Se houver desacordo, levaremos para votação... normal.



Citação:
I. Após a apuração dos votos se fará uma declaração explicita dos resultados, identificando a intenção e origem dos votos apurados, que ficarão visíveis por 24h somente para os Heróis de Tagmar.
1 - Pq por apenas 24horas?
Realmente não sei...



2 - Pq apenas para os heróis do tagmar? Compreendo a questão da votação mas pq os outros membros sequer podem saber o que aconteceu? Vamos caminhar para o obscurantismo?
Realmente não sei, acho que é pra proteger a indentidade de quem votou contra (?!)



Citação:
II - Fica vedado aos Heróis de Tagmar divulgarem o resultado na forma explicita.
1 - Porque?
Idem acima, também não me defini quanto a isso...



Citação:
A motivação destas condições consistem em evitar perfis falsos e dar voz e voto àqueles que tenham um conhecimento mais profundo do RPG Tagmar 2 e do funcionamento do projeto.
1 - Isso é sacanagem neh? Tanto vc como o Marcelo já deixaram claro que não tem conhecimento profundo do Tagmar 2, como é que vc´s vão se incluir nisso?
Aí é tua opinião... pra mim, por exemplo, eles mandam muito bem... não vamos levar pro pessoal...



2 - Como vc´s vão definir "conhecimento profundo"?
Por isso há a indicação, e todo o processo. Se você é um herói e percebe potencial em alguém pra também ser um, você o indica por acreditar que esse cara tem o tal “conhecimento profundo” se os demais concordarem, ele tá dentro. Simples né? Melhor que fazer tarefa... rsrsrsrs (de certo modo)




Citação:
Nem o núcleo do sistema -- como definido acima -- nem os fundamentos das descrições entre profissões, raças, povos e deuses, que partiram da Ambientação do Tagmar 1, serão alterados.
1 - O que são fundamentos das descrições?
Basta consultar as descrições dessas coisas aí no Tagmar 1



Citação:
§ 1º – O mérito subjetivo de um determinado assunto não fazer sentido para um individuo mas fazer para outro não é critério para levar um material oficializado para revisão.
1 - O que se define por mérito subjetivo?
Quer dizer que: “não é porque você não entendeu o texto, que ele precisa de revisão”



Citação:
§ 2º – Cabe ao Coordenador Geral classificar um material como “pendente de revisão”
1 - Sob que condições?
Está descrito no texto nos itens 1 a 4 do caput e nos parágrafos 3 a 5



Citação:
§ 5º – Em caso de grande acúmulo de material sem revisão o Projeto, na pessoa de seus coordenadores, procederá com a criação de um calendário de revisão, podendo para tal, trancar outras tarefas em andamento.
1 - Mas se não tem material para revisar ("grande acúmulo de material SEM revisão" deveria ser grande acúmulo de material A revisar) para que um calendário?
Concordo em gênero número e grau! Texto precisa ser corrigido... (e fui eu que digitei, foi maus...)



Citação:
Todos os membros deverão agir de boa fé,
1 - Como vc´s vão medir algo abstrato?
Exatamente como é feito em todo lugar: discussões e votações...



Citação:
com o objetivo de promover o trabalho coletivo,
1 - É a quarta definição de objetivo diferente, qual o verdadeiro?
Repito que disse em todas as outras vezes que isso ocorreu no texto...



O que significa os ETC nos gráficos?
Significa que ele não está completo e que ainda fatam coisas... às quais definiremos ainda, aqui ou em outro tópico específico



Abraços!
Grande abraço meu querido!
#91 Joao Enviado : 06/10/13 23:32
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Sobre "essência"
Na verdade a essência é aquilo que define o ente. Uma vez a essência muda, o ente deixa de existir como tal. Dito de outra forma, o que define um RPG como TAGMAR? Essa resposta está na 3a diretriz. Mas vou pensar em um texto melhor.


Sobre oficialização em curto prazo

Vamos ler o texto inteiro:

Citação:

Qualquer trabalho desenvolvido neste fórum com finalidade de oficialização em curto prazo, deve levar em consideração estas diretrizes primordiais, pois sem elas cada um faria seu trabalho de uma forma, o que conduziria a uma desorganização e ao provável fracasso do projeto.


Preste atenção no destaque. O termo "curto prazo" se refere ao tempo que a terefa levaria para ser oficializada. Qualquer um pode desenvolver um trabalho no tempo que quiser e nada impede que ele seja oficializada em um futuro distante. Mas se deseja ver oficializada sem ter que passar por processos mais demorados que o comum terá que seguir as diretrizes.



Sobre as 24h

De novo, vamos ver o contexto da citação:
Citação:
§ 5º – Em caso de impasses e/ou divergências, será convocada uma votação, exigindo-se, nesses casos, maioria simples dos votos válidos apurados.

I. Após a apuração dos votos se fará uma declaração explicita dos resultados, identificando a intenção e origem dos votos apurados, que ficarão visíveis por 24h somente para os Heróis de Tagmar.
II - Fica vedado aos Heróis de Tagmar divulgarem o resultado na forma explicita.
III. Ao término do tempo de exposição o tópico será editado, permanecendo apenas a justificativa da indicação e o resultado final da votação protegendo o anonimato dos votantes.
IV. Somente então, no caso de resultado favorável ao indicado, procede-se com a aceitação do indicado.


Este texto foi para entrar em acordo com o pedido do RavenVitrius que muitos concordaram, eu não fui um deles.

A questão é manter a votação dos heróis no anonimato com relação ao indicado. De qualquer forma, isso está longe do obscurantismo pois se houver divergencias, isso significa que haverão heróis contra e a favor, ambos estarão garantido a lisura do processo.

Sobre a questão do tempo, é necessário um tempo de exposição aberta dos resultados antes do indicado ser nomeado herói a fim de garantir o anonimato dos votantes.

Sobre a ilustração
Ela não é o texto e nem uma diretriz. Ela se remete a ele o etc significa: "Leia a respeito do que se diz a respeito da Ambientação."

Por fim, faço as palavras do Alan as minhas palavras para os outros pontos.



=============
Texto da diretriz editado






#92 Marcelo Villanova Enviado : 07/10/13 12:55
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Renato, não estou tirando os méritos de quem participa e dá ideias, mas como disse o Allan Emanuel, ser herói por meio da participação no fórum é (teoricamente) mais simples do que assumindo uma tarefa.

Sendo assim, aquele que assume uma tarefa, escreve, ouve sugestões, discute, corrige etc... Merece maior destaque do que aquele que deu ideias, porque seu esforço foi maior.

Lembro que o título de herói de Tagmar foi criado com essa intenção: incentivar e valorizar aquele que assume tarefas.

Quem foi coordenador sabe que a maior dificuldade do projeto e que faz o projeto ficar parado é voluntários. Muitos assumem a tarefa e a abandonam, por vários motivos, mas o mais comum são problemas pessoais, profissionais e por causa dos estudos. Temos um número limitado de escritores e são sempre os mesmos (lembro que numa das discussões sobre as Terras Selvagens essa foi a reclamação do Hector, na época coordenador de regras). Então, precisamos valorizar e incentivar a maior participação nessa parte, pois sem escritores os debatedores vão discutir sobre o quê?

Outra coisa é o tempo de mandato dos coordenadores. Por experiência, vejo que as coordenações mudam muito rapidamente, no ultimo ano a coordenação de criaturas mudou umas 4 vezes num período inferior a um ano: era p T-Rex, depois o Abardel, ficou sem ninguém um bom tempo e depois voltou o T_Rex. Creio que isso num intervalo de 4 ou 5 meses. O mesmo com as outras coordenações. Existe uma flutuação grande na participação do fórum, pois cada um tem que cuidar das suas vidas. Vai ser muito mais comum cargos vazio e nem sempre vai (na minha opinião: raramente) vai ser preciso realizar eleição, ou o coordenador geral vai colocar alguém que se apresentou, ou o cargo vai ficar vazio ou o coordenador geral vai acumular essa função - isso é o mais comum.
#93 Joao Enviado : 07/10/13 14:46
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Opa!

Marcelo, eu concordo que devemos diferenciar àqueles que contribuem com uma tarefa, pois têm uma enorme responsabilidade nas mãos.

Mas a ideia do voto como motivador não é uma boa saída. Tanto que as manifestações, inclusive daqueles que já foram coordenadores ou que já desenvolveram uma tarefa, até agora foram a favor de tirar essa carga dele.

Eu mesmo quis diferenciar um membro votante de um Herói de Tagmar.

Mesmo porque os Heróis de Tagmar são co-autores dos livros oficializados.

Uma das coisas que pensei para diferenciá-los, por conta da experiência desenvolvida é que, somente um membro que finalizou uma tarefa poderia se candidatar para a coordenação. Mas isso também não é premiação, é responsabilidade.

Poderíamos pensar em outras maneiras de premiar um executor de uma tarefa?





#94 Marcelo Villanova Enviado : 07/10/13 15:09
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Esse que na minha opinião é o ponto mais importante de tudo que se esta discutindo. Desculpe a critica, mas o resto do que vocês estão fazendo é blablabla... Esse que é o nosso maior problema, a estagnação do projeto, pois o nosso método de disponibilizar tarefas e esperar é o que tem sido mais criticado.

O projeto funciona como pedra fundamental o voluntariado, isso acaba sendo bom e mau ao mesmo tempo. Uma das coisas que conversei sobre isso com o Rodrigues, ele havia dado a idéia de usar o tagmarpedia como forma de criação, já que a participação crítica é maior do que assumir tarefas, ele havia tido uma idéia que ainda estava em esboço: criar um texto através do Tagmarpedia, assim como é feito no wikipedia. Isso tornaria a criação mais dinâmica, paralela a discussão. E ao mesmo tempo o fórum não ficaria muito tempo parado, funcionando só o PBF.

Dar maior crédito a quem dá opinião é legal, concordo, mas não resolve o problema, que está na origem: a montagem do texto por falta de voluntários.
#95 Joao Enviado : 07/10/13 15:20
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Marcelo,

Não sei se você se lembra, mas uma vez eu escrevi que a própria maneira que o projeto estava estruturado desmotivava.

Acredito que se angariar voluntários é o ponto principal, o voluntário deve ter noção de onde está entrando e quais são os limites de sua atuação.

Se o projeto não tinha voluntários o suficiente mesmo com o voto como motivador, será que ele motivava mesmo? Será que o ponto que você está levantando é o ponto fundamental que fará diferença na quantidade de voluntários que o projeto atrairá?

Eu acho que não. Acho que o conjunto do trabalho que estamos tendo aqui é que fará a diferença, mas só poderemos saber mesmo depois de implementar, né?

No entanto, se a maneira nova de definir os Heróis de Tagmar desestimular o número de voluntários. Acho que você terá toda a força para levantar uma reforma nessa diretriz.

Abraços!

PS: E contará com minha humilde ajuda para isso.
#96 Marcelo Villanova Enviado : 07/10/13 15:45
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Não estou defendendo a forma antiga de trabalhar.

Ao contrário, estou dizendo que antes de discutir tudo isso que esta sendo discutido o mais importante, na minha opinião, é: o voluntariado.

Como o projeto tem funcionado: se disponibiliza tarefas e fica rezando esperando uma alma boa assumir e fazer. Isso não tem dado certo. As pessoas estão cada vez mais atarefadas, então é preciso nos adaptar a vida das pessoas e não ao contrário.

Fazer com que as pessoas façam as tarefas nos tempo que elas tem disponível, mesmo que pouco. Isso que acho por hora mais vital discutir - a forma de trabalho. Só isso que estou falando sem defender uma forma ou outra, muito pelo contrário.
#97 Fábio_CM Enviado : 07/10/13 16:15
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
A forma como se criam as tarefas deve ser aprimorado, na minha opinião reduzindo o tamanho dos textos, tornando uma tarefa longa em várias tarefas curta.

Mas acho que isso é ponto para ser discutido em outro momento.

Sou a favor de tornar votante um membro bastante participativo, da forma como foi sugerido, com outro título, e de colocar isso nas diretrizes. Acho que uma forma de deixar a "recompensa" por quem escreve mais gratificante é dar mais destaque ao nome dos autores das tarefas, nos livros, e explicitar quem foi(ram) o(s) coordenador(es) (não sei como fazer isso, mas talvez apresentando em uma folha separada, ou no início da tarefa executada, ou um nome por linha... não sei).
#98 Marcelo Villanova Enviado : 07/10/13 16:24
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Então, Fabio, é isso mesmo que estou dizendo. Pra mim isso é o mias importante, porque diz respeito ao coração da metodologia do projeto, portanto é muito mais importante do que as demais coisas. Pra mim isso deveria ser debatido em primeiro lugar, pois o nosso atual método tem feito o projeto parecer parado.

A estrutura, as diretrizes, os cargos e regras de conduta são importantes sim, mas são secundárias. Ante, se devereria discutir como vamos trabalhar?
#99 Joao Enviado : 07/10/13 16:41
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
aaaaaaaaaah!

Não tinha entendido.

Marcelo, isso será discutido na fase "Etapas e Execução das tarefas".

É o terceiro momento. Isso somente por uma questão de hierarquia organizacional, não por ser menos importante.

Abraços!
#100 RenatoCardos Enviado : 07/10/13 16:48
Jogador: RenatoCardos
EF:
EH:
Karma:
Villanova, acho que você levantou uma boa questão. Ao concedermos o título para quem não produz poderemos estar dando um tiro no próprio pé? Brick wall

Então deixamos que está atualmente? Somente o pessoal que conclui o ciclo de uma tarefa oficial e quem assumir um cargo oficial?

Só não entendi por que os ilustradores tem uma regra diferente? Think
Usuários visualizando este tópico
Guest (3)
2 Páginas 12>

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.