Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Tarefas: Estrutura, Execução e fiscalização.
#1 Joao Enviado : 16/08/13 17:36
Era de esperar que o pessoal entrasse em mais detalhes a respeito das tarefas.

Foi postado a respeito de um cronograma para ser cumprido, ao mesmo tempo que foi postado a respeito de um programa que acompanharia a evolução da execução da tarefa pelo coordenador.

Fica aqui minha observação: É importante avaliarmos os métodos para realizar uma tarefa. Mas devemos ter em mente que apesar da execução de uma tarefa ser trabalhosa ela deve ser divertida.Dancing

Se ficarmos copiando e acumulando os mecanismos empresariais para por um responsável por uma tarefa sobre pressão o resultado poderá ser um tiro pela culatra, pois já basta a pressão que temos em nossos empregos verdadeiros e obrigações familiares...Brick wall

Muita hora nessa calma, ok?Pray
Abraços

João

#2 Joao Enviado : 16/08/13 17:46
Fica o que postei nos posts a respeito das tarefas:



Citação:

A confecção do texto deve ser feita diretamente na Tagmarpédia.

As contribuições dos participantes em termos de conteúdo devem ser feitas na fase de confecção que é anterior à votação.

Independente do resultado da votação, a menos se o responsável pela tarefa concordar, os participantes devem se ater apenas a contribuições para revisão.

Caso o responsável precise se ausentar do fórum e deseja permanecer na execução da tarefa, este deve comunicar ao coordenador e este por sua vez manterá ou não o responsável ao avaliar com o conjunto dos coordenadores se a ausência não afetará o calendário proposto.


Em caso de inatividade na tarefa por duas semanas por parte do responsável pela tarefa, o coordenador responsável irá enviar um e-mail perguntando se o responsável pela tarefa ainda é voluntário; Se a resposta justificando a inatividade não vier dentro de uma semana, a tarefa ficará disponível para outro voluntário.


Somo que é vetado aos coordenadores serem responsáveis pelas tarefas. E que uma coordenação só pode abrir a confecção de um livro por vez.

Eu entendo que a ingerência, discussões não produtivas, a quantidade de tarefas em disposição frente o número de voluntários e participantes ativos, e a grande dependência por parte de uma atitude do coordenador geral para que a tarefa passe para o próximo estágio é que torna as coisas lentas, acho que se eliminarmos isso, a coisa por si só já se trona mais ágil.
#3 Arion Enviado : 16/08/13 21:39
A maior dificuldade em vetar um coordenador de ser o responsável por uma tarefa é a limitação de material humano do projeto. Temos poucos participantes com vontade/capacidade/tempo para tocar as tarefas. O ideal seria trazer o coordenador para a tarefa junto com o responsável... O exemplo do Hector folha pálida é válido. Mesmo ele sendo um coordenador, por falta de pessoal, tocou vários textos do projeto e ajudou na conclusão de alguns. Vou deixar umas idéias que tive hoje a tarde...

1) Uma idéia seria os Coordenadores participando "pari passu" do processo de criação, ou seja, eles acompanhariam os responsáveis durante o processo criativo, mandando um e-mail de vez em quando, lendo alguma coisa, trocando uma idéia sobre o texto, escrevendo algum trecho, enfim, uma parceria... Como o João sugeriu acima, a própria ferramenta tagmarpédia poderia ser utilizada com mais frequência... desde que o esboço inicial não fosse alterado por qualquer um... Mas para isso seria necessário uma limitação do número de tarefas disponíveis, para não sobrecarregarmos demais os coordenadores...

2) Uma outra idéia seria colocarmos uma "caixa de texto" em baixo de cada tarefa disponível para os interessados... Talvez teríamos que mudar o layout dessa parte do site, não sei... Nessa caixa de texto haveria um breve resumo sobre cada tarefa. Por que isso? Muita gente pega uma tarefa sem ter a menor noção do que vai encontrar pela frente. Quando ele descobre o "tamanho" da sua empreitada, acaba desanimando e foge desesperado!

Ex. 1: Coordenação Criaturas: Tarefa 1.7 - Brutamontes. Na caixa de texto teríamos:

Citação:
"Criatura selvagem humanóide de 4 braços, cerca de 3m de altura, comportamento rústico, físico avantajado e grande capacidade de combate. Necessidade de elaboração de texto e tabela"



Ex.2 Coordenação de Aventuras: Tarefa 5.2 Aventura Pronta "o princípio do fim" Na caixa de texto teríamos:

Citação:
aventura pronta contendo 5 cenários para personagens de nível 10. Existe um texto pequeno inacabado. É preciso uma ampliação e revisão de acordo com a ambientação.


3) Outra idéia seria a apresentação de trabalhos parciais... Em vez de estipularmos um prazo para a conclusão da tarefa, poderíamos incentivar a apresentação de resultados parciais. Com isso, os eventuais comentários sobre o texto aconteceriam simultaneamente à sua produção... Isso poderia ajudar naquela hora de cansaço e desânimo do responsável.. Nesse ponto, os demais participantes teriam um papel importante, tirando um pouco o peso das costas do voluntário... O texto disponível no Tagmarpédia poderia ser um referencial para os comentários...

Enfim... Por enquanto é isso...

Saudações
#4 Fábio_CM Enviado : 17/08/13 00:41
Já adianto que o post vai ser longo:

arabedoido77 escreveu:
Trabalhei aqui em uma sugestão de como organizar, baseado no que viemos fazendo aqui onde trabalho e no conhecimento em gerenciamento de projetos. Cheguei a uma apresentação que fiz no Google Drive, como Apresentação (um PPT comum) e salvei como figura. Acho que do jeito que ficou, facilitaria a vida dos coordenadores, tornando as tarefas claras e definindo os prazos previstos em cada uma.

Criei um projeto fictício para ilustrar que chamei de XPTO.



Tentei simplificar ao máximo. As linhas em vermelho delimitariam o mês em questão. No caso julho.

No título, um nome para a tarefa maior.

Cada sub tarefa seria descrita, apenas com um título simples e se for o caso, o nome de quem a assumiu e o quadrado de cima que está em azul em cada uma delas informaria a data de início e fim previstos.

Os quadrados de baixo seriam para mostrar a evolução das tarefas. Antes da primeira linha vermelha, o progresso anterior e entre as linhas vermelhas, o progresso como está atualmente. Se o coordenador preferir, o quanto progrediu naquele mês. Aí, seria um caso de somar as duas porcentagens.

As cores dos indicadores do progresso, pus como sugestão o verde para o caso de estar dentro do prazo ou adiantado, amarelo para um pequeno atraso e vermelho para um atraso grande.

Acredito que com um quadro assim, atualizado e apresentado mensalmente ou a cada dois meses, daria ao coordenador da tarefa e a todos uma ideia de como está o andamento dos trabalhos e indicaria visualmente os pontos que mereceriam atenção, uma ajuda ou até mesmo a necessidade de troca do responsável pela tarefa.

Não sei se isso funcionaria aqui no site, mas pelo menos aqui na empresa uma versão desse quadro um pouco mais detalhada tem funcionado muito bem para identificar problemas nos diversos projetos.


Esse gráfico que o arabe mostrou é um gráfico de Gantt. É muito empregado em projetos de todos os tipos, e acho que seria sim uma ferramenta útil para os coordenadores.
arabe, se você quer uma ferramenta gratuita e online para usar o gantt, tente o gantter for google drive. Ele funciona melhor como um aplicativo para o Chrome.

Contudo, eu não acho que apressar os responsáveis pela tarefa seja uma boa ideia. Em vez disso, sugiro que se utilize o que o arabe mencionou: porcentagem de conclusão. Porém, ao contrário do que ele sugere, acho que o melhor seria o próprio responsável colocar o quanto já fez, e o coordenador apenas atualizaria o seu próprio gráfico de projeto.

Proposta: A criação de uma área no site chamada Minhas tarefas, que deve ter um link bem no alto, ao lado de Meu Perfil. Estando logado e ao acessar esse link, o membro verá uma tela em que aparecerão todas as tarefas que ele já executou e está executando e, ao lado delas, um espaço para que ele preencha com um valor de 0 a 100%. De tempos em tempo (sugiro de 2 em 2 semanas), uma mensagem é enviada para todos aqueles que possuem alguma tarefa com porcentagem diferente de 100% solicitando que atualizem o status da tarefa, da mesma forma que acontece quando recebemos uma mensagem no fórum. Igualmente, quando ele fizer o login, uma mensagem evidente surge na tela dizendo que deve ser feita uma atualização no status das suas tarefas, como acontece quando temos alguma mensagem não lida na caixa de entrada.
As tarefas nesta seção do site estariam divididas de acordo com a coordenação a que pertencem. Os coordenadores podem ver a seção a qual comandam de todos os membros, mas apenas o próprio membro pode ver todas suas tarefas e seus status.
Como eu já disse acima, será responsabilidade do coordenador ver a quantas andam as tarefas que coordenam, assim como questionar os membros que por várias vezes nao atualizam os status.

___

Essa proposta que dei acima é, na verdade, em defesa própria. Não acho que apressar um responsável pela tarefa possa dar frutos melhores do que os que temos hoje. Vou me usar como exemplo.

Desde que entrei no projeto em 2007, assumi tarefas nas áreas de Regras (Movimentação Tática e Liderança, que me lembre), Criaturas (Peste de Plandis e Tartaruga Dragão), Aventuras (Jogo de Maira) e Ambientação (Guerreiros, Sacerdotes e Magos).
Para as tarefas de regras eu normalmente já tinha uma ideia bem construída do que faria. Além disso, não eram tarefas muito extensas. Não me lembro bem, mas certamente as tinha prontas para discussão em menos de um mês.
A Tartaruga Dragão levou um pouco mais de tempo, mas mesmo assim acho que não chegou a um mês. A Peste de Plandis fiz na Tagmarpedia.
A aventura o Jogo de Maira ficou comigo vários meses (foi a primeira tarefa que assumi, acho que no fórum do site msn ainda).
As tarefas de ambientação também ficaram muito tempo comigo. Por exemplo, eu solicitei o texto dos guerreiros em julho de 2011 e só a concluí para discussão em janeiro de 2012! A tarefa dos sacerdotes foi a mesma coisa e os magos (que já concluí mas ainda não está em discussão) também: solicitei em novembro passado e a concluí em julho deste ano!!
O quero dizer com isso é: não é tão importante o tempo que demora. O mais importante não é se o membro demora ou não para entregar a tarefa, mas se ele está avançando em sua conclusão. Claro que eu acredito que seja necessário dar satisfação, mas isso não significa que o responsável deve trabalhar com pressa.
Na minha opinião, pior do que isso é o fato de haverem tarefas muito mais antigas do que estas que eu fiz ainda não votadas - desanima a pegar outras.

Vou explicar mais ou menos como eu trabalhei nessas três últimas tarefas. Para cada uma delas, a primeira coisa que eu faço é um mapa mental (coloquei dois que criei abaixo apenas para ilustrar - se não entenderem não se preocupem: eu os fiz para mim). As duas primeiras semanas eu não escrevi nada além de itens que achei que pudessem ser interessantes no mapa mental. Desta forma, quando comecei a escrever eu já tinha os tópicos que gostaria de abordar. Tá certo, levei tempo demais para concluí-las e poderia ter sido em menos, mas fiz a medida que eu tinha interesse, disposição e inspiração.

Mapa mental que usei para a tarefa dos sacerdotes


Mapa mental que usei para a tarefa dos magos


Depois que comecei a escrever eu voltava ao mapa sempre que me faltava inspiração e comparava com meu texto para ver o que estava faltando em relação ao que eu tinha planejado. E assim foi toda a produção.
#5 arabedoido77 Enviado : 17/08/13 14:14
Exatamente, usei uma versão bem simplificada do gráfico de Gantt e o que imaginei seria isso mesmo, o coordenador ir atualizando de acordo com as informações passadas pelos responsáveis pelas tarefas.

Só atento para o fato de não ser usado para pressionar, mas sim para controlar o andamento das tarefas e identificar onde pode estar ocorrendo algum problema e poder corrigir sem acontecer de acabarem certas tarefas sendo abandonadas.
#6 Hector Folha-Palida Enviado : 17/08/13 20:12
interessante pakas, se implatarem algo assim, acho que consigo voltar a ajudar XD
#7 AirtonJr777 Enviado : 17/08/13 23:00
Boa noite, tagmarianos;

Interessante o método explanado pelos colegas; pode ser que funcione, mas deve ser bem discutido.

O colega João postou algo interessante que gostaria de frisar aqui:

...E que uma coordenação só pode abrir a confecção de um livro por vez.

Eu entendo que a ingerência, discussões não produtivas, a quantidade de tarefas em disposição frente o número de voluntários e participantes ativos, e a grande dependência por parte de uma atitude do coordenador geral para que a tarefa passe para o próximo estágio é que torna as coisas lentas, acho que se eliminarmos isso, a coisa por si só já se trona mais ágil.


Isso é uma grande verdade e notei isso no pouco tempo em que fui coordenador de ambientação; era tanta coisa para ser vista, analisada e revisada e poucos colaboradores (às vezes tinha colega responsável por até 2 tarefas de uma vez e os textos eram imensos, principalmente na época do livro das terras selvagens) que as tarefas ficavam travadas...e acabava sobrando para o coordenador ter que escrever, complementar e dar coerência aos textos.

Posso estar chovendo no molhado, mas concordo que devam existir prioridades, como por exemplo: Regras=> focar no Aventuras nas Terras Selvagens - Ambientação=> focar no Livro dos deuses e demônios - Criaturas=> focar nas criaturas em oficialização.

Nada impede que outros assuntos não possam ser levantados e até discutidos de maneira esporádica já que não temos como controlar o interesse de cada um que entra no fórum, mas prioritariamente o assunto relativo àquele livro deve ser discutido primeiro.

Concordo também que o tempo para uma discussão de determinada tarefa tem sido longo demais; tem discussões paradas tem mais de ano; na época do livro do Império, na ambientação, em 2010, os textos estavam praticamente quase prontos no final de 2009 e levaram quase 10 meses para serem discutidos e depois votados; não sei se funcionaria, mas se estipularia, pelo coordenador, um período para discussão e depois a tarefa ser levada para votação. Exemplo: discussão, após apresentação do texto do material X, por Y meses, depois votação!

Eis meus comentários...
#8 baldur Enviado : 17/08/13 23:05
Citação:
Mas para isso seria necessário uma limitação do número de tarefas disponíveis, para não sobrecarregarmos demais os coordenadores


Acho que isso é importantíssimo, tanto para os coordenadores quanto para o andamento dos projetos. Vejo que a quantidade de projetos em aberto disponíveis ao mesmo tempo atrasa o andamento dos projetos e a sua votação. Se alguma tarefa não estiver disponível e alguém quiser pegá-la, poderia adiantar o texto por fora e deixá-la na fila de espera. Qdo ela viesse a ser disponibilizada, o texto já estaria bem avançado. Concordo 100% com isto.

Citação:
Uma outra idéia seria colocarmos uma "caixa de texto"...


também,ok.

Citação:
Outra idéia seria a apresentação de trabalhos parciais...


ATÉ AGORA não vi isso dar certo no projeto.

Fabio_CM.

Seria bom usarmos um quadro destes, junto com a limitação de tarefas. Assim, todos ficariam cientes de como andam PRATICAMENTE as tarefas.

Ah, e ótimo mapa mental... mas o meu era mais simples e escrito em papel.
#9 Fábio_CM Enviado : 17/08/13 23:42
Baldur, o tamanho do mapa depende da tarefa e da pessoa mesmo. Faço no computador porque me organizo melhor.

Acho importante também a sugestão de manter disponível apenas tarefas de um livro por vez para ser assumida. Lembrem que hoje as votações já são feitas com o foco apenas em um livro de cada vez (por exemplo, hoje todos os livros que tem entrado em discussão na seção de ambientação são do livro dos deuses e demônios).

Outra coisa, gostaria de reforçar a sugestão que eu dei. Acho que seria muito útil tanto para os coordenadores quanto para quem realiza a tarefa.

Fábio_CM escreveu:
Proposta: A criação de uma área no site chamada Minhas tarefas, que deve ter um link bem no alto, ao lado de Meu Perfil. Estando logado e ao acessar esse link, o membro verá uma tela em que aparecerão todas as tarefas que ele já executou e está executando e, ao lado delas, um espaço para que ele preencha com um valor de 0 a 100%. De tempos em tempo (sugiro de 2 em 2 semanas), uma mensagem é enviada para todos aqueles que possuem alguma tarefa com porcentagem diferente de 100% solicitando que atualizem o status da tarefa, da mesma forma que acontece quando recebemos uma mensagem no fórum. Igualmente, quando ele fizer o login, uma mensagem evidente surge na tela dizendo que deve ser feita uma atualização no status das suas tarefas, como acontece quando temos alguma mensagem não lida na caixa de entrada.
As tarefas nesta seção do site estariam divididas de acordo com a coordenação a que pertencem. Os coordenadores podem ver a seção a qual comandam de todos os membros, mas apenas o próprio membro pode ver todas suas tarefas e seus status.
Como eu já disse acima, será responsabilidade do coordenador ver a quantas andam as tarefas que coordenam, assim como questionar os membros que por várias vezes nao atualizam os status.






AirtonJr777 escreveu:
na época do livro do Império, na ambientação, em 2010, os textos estavam praticamente quase prontos no final de 2009 e levaram quase 10 meses para serem discutidos e depois votados

Os textos do livros dos deuses e demônios já estão prontos para discussão final há mais de 2 anos.
#10 Ketalel Enviado : 19/08/13 09:55
Realmente não há como controlar o interesse dos membros, mas como o Airton falou, o interessado poderia adiantar o texto ou postar no tagmarpédia para posterior análise. Assim, oficialmente teríamos apenas um livro por vez.
O tempo para discussão sempre me intrigou por ser excessivamente longo. Claro que temos que ter tempo para discutir e para que todos leiam, mas o Fábio pontuou bem que temos discussões dos deuses e demônios há DOIS ANOS. Alguns desses textos sem contribuição há meses/anos. Uma vez que a discussão esfria não adianta ficar esperando. Os prazos do PROJETO sendo estipulados faria a coisa andar mais rápido.
Realmente apressar o autor não leva a lugar nenhum, mas uma vez pronto o texto, sem discussão há dois meses a meu ver é um indicador que lemos e concordamos com a escrita, já poderia ser aprovada. Com isso poderíamos lançar mais livros em menos tempo, o que estimularia o pessoal.
#11 arabedoido77 Enviado : 19/08/13 16:07
Realmente, há um limite até onde os membros podem ser motivados ou terem seu interesse estimulado. No caso, acho que o melhor caminho é o que foi proposto, o de trocar o responsável pela tarefa no caso de um prazo longo sem atividade.

Aí seria uma questão de definir que prazo seria esse para depois não haver queixas.
#12 Joao Enviado : 19/08/13 19:04
Opa!

Refleti em cima das intervenções e pensei em uma maneira de englobar as idéias em um procedimento. Vamos ver se isso atende o pessoal:

Procedimento com as Tarefas

Uma vez que o coordenador geral tenha proposto um livro para confecção os seguintes procedimentos devem ser adotados para a execução de tarefas:

  • As tarefas são divididas em 4 etapas: Abertura, execução e contribuição, avaliação, votação.


    1. Abertura.
      Esta etapa fica mais ao encargo do coordenador.

      • o coordenador correspondente ao ramo em que o livro se inserirá deve dividir o livro em tarefas e etapas a serem cumpridas. Se possível com ajuda dos outros coordenadores e heróis de Tagmar.
      • Junto com o conjunto de coordenadores e o coordenador geral, deve-se estipular os critérios e objetivos da tarefa.
      • Em seguida, o coordenador deve realizar uma chamada aberta na página principal do projeto -- e se possível por por MP também -- por voluntários para realizar as tarefas e participar das discussões do livro respectivo.
      • Na fase de escolha o coordenador deve entrar em contato com o voluntário de maneira cortês. No contato deve-se constar os objetivos e critérios para a tarefa, as diretrizes do projeto Tagmar bem como uma pergunta quanto a concordância com a tarefa.
      • Se o voluntário concordar ele é agora o responsável pela tarefa.
      • Postar um verbete na tagmarpédia com o texto inicial ou mesmo com a página em branco.
      • No início do verbete terão que estar explícitos os objetivos da tarefa e os critérios que devem ser alcançados.

    2. Execução e contribuição
      Esta etapa fica mais a encargo do responsável pela tarefa.

      • Se o verbete estiver inicialmente em branco, pede-se ao voluntário para postar em uma semana um texto inicial, ou um rascunho, ou ideias primeiras para que os participantes da discussão possam opinar e contribuir para o andamento do projeto.
      • Na primeira quinzena em que a tarefa estiver sendo executada os critérios e objetivos também podem ser discutidos pelos participantes -- sem passar por cima das diretrizes, é claro. No entanto só poderá ser modificado com a concordância mútua do autor responsável e o coordenador da tarefa.
      • Ao mesmo tempo abaixo dos objetivos e critérios, deve-se ter uma área para o responsável comentar qual a proporção da tarefa que acredita ter completado tendo em vista os objetivos e critérios, quais os entraves que está encontrando, e em quais pontos ele gostaria que os participantes da discussão o ajudassem.
      • Todos os participantes do projeto podem participar do fórum de discussão da tarefa na intenção de opinar e contribuir.
      • O responsável deve estar atento a discussão estabelecida na sua tarefa. Ele pode manter sua opção criativa acima das expostas no post desde que não esbarre nas diretrizes e em nenhum critério ou objetivo acordado. Mas é tido de bom tom o responsável buscar consensos e incrementar sugestões em sua tarefa, para tornar o trabalho mais coletivo.
      • O responsável pela tarefa deve ser cortês com os participantes, se abstendo de responder caso o tratamento respeitoso estiver perigando se extinguir, e reportar qualquer problema por MP ao coordenador.
      • Caso o responsável precise se ausentar do fórum e deseja permanecer na execução da tarefa, este deve comunicar ao coordenador e este por sua vez manterá ou não o responsável ao avaliar com o conjunto dos coordenadores se a ausência não afetará o calendário proposto.
      • Em caso de inatividade na tarefa por duas semanas por parte do responsável pela tarefa, o coordenador responsável irá enviar um e-mail perguntando se o responsável pela tarefa ainda é voluntário;
      • Se a resposta justificando a inatividade não vier dentro de uma semana, a tarefa ficará disponível para outro voluntário ou o próprio coordenador caso este não esteja ocupando nenhuma outra tarefa.
      • O responsável pela tarefa é que deve anunciar o momento em a etapa de execução e contribuição estiver concluída.


    3. Avaliação.
      Esta etapa fica ao encargo de todos os participantes do projeto Tagmar .

      • A etapa de avaliação se dá também durante a etapa de execução, onde é avaliada a forma (escrita) e fundo (coerência com as diretrizes, e os objetivos e critérios propostos).
      • Em caso de alguma correção os participantes deve destacá-la no tópico de discussão da tarefa de maneira cortês.
      • Após o responsável pela tarefa anunciar que a etapa de execução foi concluída , o coordenador dará um prazo máximo de um mês para o encerramento da etapa de avaliação, o que incluí a execução de playtests e etc.


    4. Votação.

      • A votação se dará pelos Heróis de Tagmar.
      • Existem apenas três critérios avaliação na votação:

        1. Aprovado.
        2. Aprovado com revisão de forma.
        3. Reprovado com revisão de fundo.

      • Os Heróis que votaram em qualquer uma das opções devem justificar seu voto.


    5. Observações Gerais

      • Cada coordenação deve ficar responsável por apenas um livro, mesmo que falte apenas uma tarefa para completá-lo.
      • Em caso de não haver voluntários, o coordenador pode tomar apenas uma das tarefas abertas para. E por isso, só deve passar para a próxima caso tenha acabado com a tarefa anterior e se continue com falta de voluntários.
      • Não é possível um voluntário acumular mais que duas tarefas sob uma mesma coordenação e mais que seis tarefas em todo o projeto.
      • Os coordenadores devem ser exemplos e prezar pela cortesia nas discussões. Em caso de algum problema, estes devem se reportar ao coordenador geral por MP, para que tome as medidas cabíveis sem fazer alarde.
      • Da mesma forma, caso um participante entender que consta abuso ou omissão por parte do coordenador ou responsável pela tarefa, estes devem enviar uma MP ao coordenador geral para que tome as medidas cabíveis. E em caso de não ter uma resposta em uma semana, redigir a reclamação em aberto.


  • #13 Joao Enviado : 20/08/13 15:40
    Como um pequeno exemplo de como penso que devemos proceder, deixei esta Tarefa dos Bardos na Tagmarpédia. Claro que, na maneira como penso ficaria aberto somente para o responsável pela tarefa e os coordenadores poderem editar.

    Abraços
    João
    #14 Fábio_CM Enviado : 20/08/13 16:17
    Olá!

    Também acho que é bem por aí. As tarefas aos poucos já estão migrando para a Tagmarpedia, mas até o momento não há o quadro descrevendo objetivos (em vez disso há as notas do autor, que é outra coisa).

    Acho que só na seção oficial e colocada por um coordenador para restringir acesso à edição.
    Usuários visualizando este tópico
    Guest (8)

    LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.