MapTools - Dúvidas e Sugestões Gerais - Tagmar
Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

2 Páginas <12
Responder...
MapTools Opções
#31 Hugar Enviado : 13/06/12 19:47
Fiz o upload.

http://www.4shared.com/file/For9E1xb/tagmar.html

O arquivo .cmpgn pode ser usado diretamente e mostra como está o progresso atual de termo Tagmar para TableTop.
#32 Hugar Enviado : 13/06/12 21:17
Hey! Já tá alguma coisa legal. Deem uma olhada.
#33 Samyaza Enviado : 14/06/12 14:37
Olá Hugar!!

Seu trabalho está DuCa!!!
Muito bom!

Te enviei as macros que falei, espero que ajudem, se bem que agora o que falta pra automatizar mesmo a coisa vai ser a tabela de resolução. Sugiro escalar o Ares pra isso, dar dois anos de férias pra ele quando ele terminar e depois mandar ele reiniciar com as demais tabelas!!

Falando sério agora, eu posso ajudar com a tabela de resolução, mas eu trabalho de forma muito lenta porque meu tempo é escasso, se quiser eu pego essa demanda pra fazer!
#34 Hugar Enviado : 14/06/12 15:36
Tem um verbete na Tagmarpedia pra ela. TabelaAcao ou qualquer coisa assim. Faça uma coluna de cada vez e coloque lá conforme avançar. É só ir editando aos poucos, a cada pequeno intervalo que tiver. Assim, eu pouco tempo teremos ela pronta. Entendeu o esquema de como montar ela? Duvidas me pergunte.

Isso vale pra todos que quiserem ajudar e entenderem o minimo de programação. Inclusive o Ares. hehe
#35 Ivã Andreas Enviado : 25/06/12 02:53
Opa! Fala aí galera, sou novo no Fórum.

Nunca joguei Tagmar, até tenho o livro básico.

Enfim, eu manjo um pouco de programação e já mexi com o MapTools para fazer umas macros. Fiz umas para D&D 3.5, bem simples, mas acho que são de bastante utilidade (para mim). Eu estou disposto a ajudar até porque também quero trocar informações e experiências sobre a programação das macros. E se tiver espaço no grupo, eu também gostaria de jogar.

Enfim, qualquer coisa meu e-mail é: [emails não podem ser postado no forum]

Vou favoritar a página.

Abraços. o/
#36 Hugar Enviado : 25/06/12 11:15
É interessante trocar informações com alguém que já conhece o MapTools. Seria legal se vc, Ivã Andreas, se juntasse ao nosso grupo.

Eu aconselho a conhecer as regras do jogo primeiro, assim vc poderá tentar criar alguma macro para automatizar alguma tarefa, se estiver interessado.

Devo apenas avisá-lo que aki no projeto Tagmar muitas tarefas andam simultaneas ao invés de focarmos em uma só, logo as coisas estagnam por um tempo as vezes.

Temos bastante desenvolvido, a maioria criada por mim mesmo. Pode dar uma olhada lá na Tagmarpédia: http://tagmar.com.br/wik...eName=Tagmar%20MapTools
Mas ainda há bastante o que se criar.

Podemos até tentar uns playtests! Sinta-se a vontade aqui no projeto! Bem-vindo!
#37 Ivã Andreas Enviado : 25/06/12 13:42
Opa, eu quero sim. Seria interessante marcar um dia pra conversar em um chat para trocar algumas informações ou então marcar playtests mesmo. Eu baixei a camapanha criada pro Tagmar que vocês fizeram, realmente ficou muito bem feita.
#38 Claudiney Martins Enviado : 29/10/12 21:48
Como anda este trabalho?
Claudiney Martins

Colaborador de Tagmar desde 2005
Escritor da Série Nova Odisseia Humana (FC)
https://novaodisseia.wixsite.com/humana
#39 Hugar Enviado : 29/10/12 23:23
Parado no momento. Há um demorado trabalho a ser feito para se elaborar a tabela de resolução de ações. Na verdade, o algortimo de resolução de ações. A menos que fosse recuperada a equação que deu origem à tabela.
#40 Claudiney Martins Enviado : 30/10/12 19:27
Foi usado uma equação? Interessante!

Quem elaborou a equação perdeu? Não podemos tentar interpolar ela?

abraço,
Claudiney Martins

#41 Hugar Enviado : 30/10/12 22:32
Segundo o Marcelo Rodrigues, sim.

Eu coloquei tudo numa tabela em excel e tentei fazer regressão. É observável que há dois perídos na tabela. Um que vai até a coluna 1, o outro que vai adiante. Esse segundo perído é uma reta. As inclinações variam para cada dificuldade. Tratei cada dificuldade como uma função. Um desvio para cima é visivel na última coluna.

Minhas conclusões? Uma construção geométrica com um princípio simples: Probabilidade = Probabilidade Inicial + 5% a cada x colunas. Ou P = Pinicial + 0,05/d. Um equação do primeiro grau. Válida para as colunas 1 a 19. Varia de 0 a 1. Parece difícil? Imagine como uma escada, em que a cor sobe um número na tabela a cada 2, 3 ou 4 colunas.

Há duas constantes: Verde = 100% e Cinza = 5%. Amarelo e Laranja sobem 5% a cada 2 colunas. Vermelho a cada 3. Azul Claro e Escuro a cada 4. E cada um tem um deslocamento, uma posição, uma probabilidade inicial. O Amarelo é de 60%, por exemplo.

Por que excluí a coluna 20? Como disse, há um desvio na última coluna. Laranja e Azul Claro sobem um degrau precipitadamente.

E quanto aos valores anteriores à coluna 1? Várias peculiaridades. Surgem os pontos onde Vermelho e Azul começam sua subida. O Laranja mantém a mesma taxa de subida. O Amarelo cresce mais rapidamente até -3 e segue seu rumo normal. E o Branco assemelhava vagamente a uma função logaritmica ou potência. O Branco atinge seu pico em 1 também, de 95%.

É possível criar um algoritmo (no MapTools, uma macro) que use equações para "desenhar" essa tabela ao invés de se fazer caso por caso. Entretanto, isso apenas converte esforço braçal em intelectual, dadas as pecuriaridades descritas.

(Fiz tudo isso ontem de noite e hoje vc me lembrou de postar o resultado hehehe)
#42 Hugar Enviado : 30/10/12 22:42
Se alguém me pedir eu posso mandar a planilha do excel. Só me dizer o email.

Verde = 1
Branco = 0,95 a partir da 1; casos especiais antes da 1
Amarelo = 0,4 + 0,05*2c a partir da -3; 0,3 + 0,05c até a -3
Laranja = 0,2 + 0,05*2c
Vermelho = 0,25 + 0,05*3c a partir da 0; 0,15 até -3; 0,2 em -2 e -1
Azul Claro = 0,15 + 0,05*4c a partir da 2; 0,1 até a 1
Azul Escuro = 0,1 + 0,05*4c a partir da 11; 0 até 10
Cinza = 0,05

Onde c = coluna (em termos relativos)
#43 Claudiney Martins Enviado : 31/10/12 13:09
Hugar,

Tente a seguinte fórmula no Excel:
=ARRED(B2*EXP(C2*D2))

Onde:
B2 = 1,9
C2 = -0,152
D2 = VALOR DE X {0 A -7} - COLUNAS DA TABELA DE RES.

Esta seria a equação para o limite da cor Verde para valores abaixo de 0.

Pergunto (já que desconheço o programa o MapTools): podemos jogar equações assim nele?
Claudiney Martins

#44 Hugar Enviado : 31/10/12 13:51
As macros podem realizar a maior parte das funções matemáticas, é só encontrar as funções na wiki deles. Vou voltar ao trabalho no MapTools (estou um pouco enferrujado).

Como a Tabela de Resolução do Tagmar é universal no jogo, isto é, todos os testes são realizados nela, quero fazer uma macro que retorne se o teste foi bem sucedido ou não. Uma única macro que seria executada em diversas situações do jogo, tais como combate, testes de habilidade e magias.

Essa macro recebe dois valores: a coluna e o valor que tirou no dado; e retorna a dificuldade que alcançou (Branco, Amarelo, etc). Se eu tiver equações pras curvas das cores, posso tentar usá-las para determinar em qual a cor de um número em uma coluna. Mas só a equação não é suficiente. Preciso encontrar a função que arredonde o valor para cima (usamos só números inteiros afinal) e conferir se está mesmo igual a tabela de resolução.

Vou tentar implementar essa nova macro o quanto antes. Uma vez feita, podemos avançar para combate e habilidades e automatizar a maior parte do jogo!
#45 Claudiney Martins Enviado : 31/10/12 23:33
Hugar,

Entendi. A coisa é mais complexa que apenas encontrar a curva.

Mas com as curvas podemos implementar algo como (lembrando que tudo isto é para Colunas de -7 a 0):
COL = coluna
D20 = valor tirado nos dados
COR = cor resultante do teste

FX = 1,9*EXP(-0,152*COL) {equação para a curva verde}
se ARRED(FX) >= D20 {se FX for menor => D20 está acima da cor verde}
___COR = VERDE
senão
___FX = 8,61*EXP(-0,066*COL) {equação curva branca}
___se ARRED(FX) >= D20
______COR = BRANCO
___senão
______FX = ...{eq. curva amarela}

e assim por diante, definindo a cor do teste.

Abraço (e desculpa o incômodo),
Claudiney Martins

#46 Hugar Enviado : 31/10/12 23:46
Não é um incomodo. Na verdade é exatamente este o princípio que pensei. Checar se o número tirado no d20 pertence qual cor, tentando uma por vez até dar certo. A macro retorna a cor em que o número caiu naquela coluna.

Agora é passar isso tudo para macro (é muito similar à programação, só que com suas peculiaridades). E preparar o sistema todo para usar essa macro.
#47 Joao Enviado : 01/11/12 11:03
Pessoal, não seria melhor abrir um espaço para várias discussões de "Aplicativos para Tagmar" ?

Acho isso poderia fomentar discussões. Uma vez que nosso sistema é "open", acredito que abrir um espaço assim no fórum poderiam motivar as pessoas partidárias do software livre em produzir algo para cá. Inclusive a possibilidade de programar aplicativos para Android, java flash e etc.

Ao mesmo tempo centralizaria os aplicativos que já foram produzidos e que não estão "oficializados" pelo fórum.
Por exemplo, tenho um jogador tão empolgado que fez uma ficha do jogador em excel e colocou lá todas (eu disse TODAS) as tabelas de Tagmar. Estou testando e esta indo muito bem.

O que acham?
#48 Ares Enviado : 01/11/12 11:13
Realmente seria legal ter algo centralizando todos estes "Aplicativos para Tagmar".
#49 Hugar Enviado : 01/11/12 14:53
Concordo, parece bem legal. Dá uma motivada pras pessoas desenvolverem isso.
#50 Joao Enviado : 07/11/12 12:39
Então, Marcelo,

é possível abrir um espaço no fórum, por exemplo no "espaço livre", o tema: Aplicativos para Tagmar para os membros abrirem livremente discussões, opiniões e trocar informações a respeito?
#51 Joao Enviado : 30/07/13 14:23
Uhu?
#52 Marcelo_Rodrigues Enviado : 30/07/13 16:46
ops... esta tinha passado batido d'oh!

Já tá criado em Tagmar 2 » Discussões » Regras » Outros sistemas » Aplicativos de ComputadorMuito Feliz
Usuários visualizando este tópico
Guest
2 Páginas <12
Ir para o Fórum