Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Material de Outros RPGs
#1 Marcelo_Rodrigues Enviado : 29/03/13 09:37
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Pessoal,

ontem visitando um blog vi a notícia de um suplemento para o RPG OldDragon: Vila Dos Listeiros - Minicenário. Este suplemento é uma pequena coletânea de ganchos de história a partir de uma pequena vila. Muito semelhante ao que fizemos no Livro dos Reinos.

Verifiquei que ele tem licença gratuita compatível com nossa licença e então eu pensei: Por que não adaptamos para o Tagmar?

O material é interessante e seria muito fácil adapta-lo.

Gostaria que dessem um lida. Baixem em http://www.tagmar.com.br...ad/VilaDosListeiros.pdf

Gostaria de ouvir a opinião do grupo.
#2 Marcelo_Rodrigues Enviado : 01/04/13 13:48
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Pessoal,

o que vocês acham da ideia? Alguem gostou?
#3 Samyaza Enviado : 01/04/13 18:47
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
Olá Marcelo,

não cheguei a ler o material completo, acho a ideia interessante SE for desenvolvida encima do cenário de Tagmar, como "minicenários" que descrevessem vilas e até cidades do Mundo Conhecido MAS não acho legal pegar o material de outro RPG. Comparações são inevitáveis e a simples inclusão de material produzido por outro grupo pode sair como um "tiro no pé" e até desqualificar o material que é produzido pelo projeto.

Apesar de ser contra a adaptação do cenário compreendo que o andamento das tarefas não está de acordo com o ideal, mas acho mais importante tentar descobrir o motivo disso do que pegar material de outro grupo, isso pode acabar "virando moda" por parte de outros membros e trazer problemas.

Acho que devemos nos firmar em desenvolver ainda mais uma identidade do Tagmar e essa ideia de pegar material de RPG não me cai bem.

Minha mísera opinião é claro.

Abraços!
#4 Fábio_CM Enviado : 01/04/13 19:36
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
O material que o Marcelo colocou é muito genérico. Sério. O único que apresenta parâmetros de regra é o capítulo XIV.
O livrinho é exatamente o que o Marcelo mencionou: "um conjunto de ganchos". Não sei se é o caso de gastar energia em uma adaptação (que seria praticamente uma cópia) ou de dar publicidade a ele como alternativa, da forma que está.
#5 saulocr Enviado : 01/04/13 20:20
Jogador: saulocr
EF:
EH:
Karma:
Não sei se captei bem a ideia, mas desenvolver minicenários de vilas, aldeias e cidades de pequeno, médio e grande porte me parece o ponto mais alto que pode-se chegar a expansão do cenário de Tagmar. Acho que já aconteceu algo semelhante no cenário de Arton, quando os "donos" do projeto fizeram um concurso e escolheram ideias de leitores da revista para montar um minicenário da cidade de Gorendill, acho que era esse o nome.

E apesar de ser um trabalho mosntruoso, acho que vale muito mais investir o trabalho de poucos colaboradres em projetos que visem melhorias no cenário do que em blá-blá-blá, sobre raças, profissões e afins. Ou vocês acreditam que alguém que está numa mesa pra se DIVERTIR (Jogar pra mim é se divertir, o mestre é uma criatura estranha ele se diverte com a diversão dos jogadores, vai entender!). Enfim qual jogador vai ler 30 páginas sobre elfos somente para criar um personagem da raça? (Minha sincera opinião, desculpem se ofendi alguém). Contudo se acontecer do projeto ir pra frente deveria ser criado um modelo padrão para que os colaboradores pudessem ter um direcionamento do que teria que escrever, claro tudo em cima do já foi escrito sobre a cidade.
#6 Marcelo_Rodrigues Enviado : 01/04/13 23:44
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Acho que isto não denigre ou desqualifica o nosso trabalho. Da mesma forma que outros já criaram maretial a partir do nosso (vejam na página http://olddragon.redboxeditora.com.br/aventuras/ a adaptação do "O Casamento" para OldDragon) acho que podemos fazer o mesmo. O Grande barato do licenciamento aberto é exatamente autorizar os outros a pegarem o seu material para Copiar, Distribuir e... criar obras derivadas. O material do OldDragon segue este tipo de licenciamento. Adaptar algo que é autorizado é legal nos 2 sentidos! Muito Feliz

Não necessariamente quero pegar este "minicenário" da Vila dos Listeiros. Mas vejo muitas aventuras maneiras por aí, com licenciamento aberto e que podiam ser adaptadas. Nesta pagina de download do OldDragon tem algumas aventuras que podiam ser adpatadas. Por exemplo a aventura "O Passo do Carvalho".

Mas concordo que a adaptação não é apenas de regras, mas também da parte do cenário (locais, deuses, nomes). Mas venhamos e convenhamos, é muito mais fácil adaptar que escrever tudo do zero, né? Anxious
#7 Ketalel Enviado : 03/04/13 11:17
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Concordo com o Marcelo, é interessante adaptar esses materiais para o Tagmar.

A maior parte dos mini cenários e aventuras do OD são bem genéricos, não vejo qualquer problema na adaptação.
Quanto ao que o Samyaza falou, realmente pode tirar um pouco a "originalidade" do Tagmar, mas convenhamos que temos tido pouco material novo. Parafraseando o Marcelo, adaptar é BEM mais fácil do que criar do zero, logo pode ficar pronto e disponível para os fãs do Tagmar. Além de que serve como inspiração.

Quanto ao que o Bcsaulo expôs, gostaria de comunicar que eu me divirto com a diversão dos jogadores Muito Feliz , e eu leio 30 páginas só para jogar com um elfo (às vezes mais d'oh! ). Concordo que é uma iniciativa bem mais sedutora escrever sobre cenários do que sobre assuntos específicos (elfos, guerreiros, etc), talvez fosse o caso de rever nossos conceitos com o projeto, apesar de que essa iniciativa de descrever melhor as regiões vá contra um dos preceitos do projeto que é deixar espaços em branco para que o mestre possa criar.

Em Resumo: Eu concordo com essas adaptações e acho um caminho melhor a seguir do que todo investimento que estamos fazendo com profissões e raças, assim talvez possamos descrever a atuação regional de cada raça e/ou profissão eliminando algumas discussões sobre regionalismos e estereotipagem.
#8 Samyaza Enviado : 03/04/13 20:01
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
Olá tagmarianos, gostaria de deixar mais uma vez minha opinião.

Como disse, sou contra a ideia de pegar material de outros RPG´s (mesmo o Old Dragon fazendo isso), digo isso pq acompanho e sempre questiono o que outros jogadores e narradores acham do Tagmar. A opinião deles é praticamente a mesma, ele tem consideração pelo pioneirismo de ter sido o primeiro RPG mas a coisa pára por aí, poucos realmente jogam ou sequer leem o material produzido (com exceção de um site que tem duas campanhas, uma na terramedia e outra no mundo de skyrim, que usa o sistema tagmar).

Então, quando falamos do RPG Tagmar estamos falando do sistema + cenário. Como sistema (sem considerar o cenário) estamos falando de um sistema de RPG para jogos de fantasia medieval e nessa classificação, "competimos" diretamente com outros RPG´s de "peso" variando como D&D, Old Dragon, Pathfinder, Tormenta, Dragon Age, O Um Anel e até GURPS.

Considerando o perfil do jogador brasileiro, se tivéssemos que listar (quando se trata de SISTEMA) a preferência do jogador, o Tagmar não fica nas primeiras posições (principalmente se um dos critérios for não apenas gostar do sistema e sim jogar o sistema), pode parecer covardia já que da lista citada os 4 primeiros tem praticamente a mesma origem mas, no frigir dos ovos, o SISTEMA Tagmar não atinge o que deveria (não por sua qualidade e sim pelo preconceito do jogador brasileiro).

Quando falamos de cenário, a coisa complica um pouco mais, para um jogador conhecer um sistema basta ele jogar uma aventura e já terá uma boa noção de como as regras funcionam, mas, para conhecer um cenário a pessoa tem que ler, ler muito e mesmo assim, considerando o cenário, a lista citada diminui um pouco já que alguns sistemas não possuem cenário, mas, mesmo assim, o tagmar não ocupa a posição justa (considerando a quantidade e qualidade do material produzido), neste caso, novamente nos deparamos com o preconceito.

Não acredito que a ideia do projeto seja apenas fazer um RPG de qualidade, ninguém trabalha sem esperar alguma coisa e como o trabalho no tagmar é voluntário, acredito que todos aqui esperamos reconhecimento sincero e justo e não o estigma só de ter sido o "primeirão" e sim de ser reconhecido como um sistema e cenários bons que são.

Considerando que temos como objetivo ver o tagmar ser reconhecido por suas qualidades atuais e não seu pioneirismo do passado, desta forma, temos que ter muito zelo a cada decisão tomada. Temos muitos sistemas e cenários de RPG hoje e a única forma de atingir o reconhecimento esperado é justamente desenvolver e fortalecer uma identidade do Tagmar e não acho, sinceramente, que começar a adaptar materiais de outros RPG´s vai ajudar nisso.

Cito um exemplo prático, para o Tagmar Day a sugestão era adaptar as aventuras que o old dragon fez, mudamos de ideia e dali surgiu a aventura O Templo de Todos os Deuses, que, se foi considerada ruim ( ou pior do que as aventuras do old dragon) pelo menos tinha nela indicações do cenário de Tagmar, principalmente da parte que mais chama a atenção que é a guerra contra a seita.

Se cogitarmos adaptar o material de outro RPG pq as tarefas do projeto andam devagar, acho que estaremos caminhando na contramão que vai estimular ainda mais coisas do gênero, até que perderemos completamente toda a identidade e as tarefas oficiais (que ampliam as regras e desenvolvem o cenário) vão acabar esquecidas, já que É MAIS FÁCIL ADAPTAR DO QUE CRIAR.

Sinceramente, considero esse pensamento daninho ao projeto e lamentarei muito se a ideia for pra frente.

Abraços e espero que compreendam meu ponto de vista, no sentido de que não tenho a intenção de ofender ninguém com isto.
#9 Ewerton Enviado : 03/04/13 23:06
Jogador: Ewerton
EF:
EH:
Karma:
Sou obrigado a concordar com o Samyaza nessa discussão.

Apesar do material apresentado ter um conteúdo interessante e bem genérico, ele foi criado para o olddragon e não para Tagmar. Para que esse conteúdo tenha as especificidades que marcam o cenário de tagmar ele deveria ser formulado de outra maneira desde sua origem. Acho interessante essa sugestão vir do coordenador do projeto uma vez que são as vozes mais antigas do fórum repetem sempre que se deve preservar o "conteúdo original" da ambientação. Me estranha essa flexibilidade em aceitar "adaptações genéricas" que nada tem a ver com tagmar quando oque geralmente vejo nas discussões sobre tarefas oficiais é uma tentativa de critica ferrenha a qualquer elemento que não esteja "harmonizado" com o ja escrito.

Por que não trabalhamos para disponibilizar um modelo geral de criação de cidades e vilas para tagmar em vez de simplesmente adotar modelos bem sucedidos de fora( acho que ha iniciativas como essa em discussões of top)? Poderíamos fazer um concurso de criação de personagens do mestre (PDM)ou um concurso para criação de bairros e localidades de uma nova cidade...se as normas do concurso forem claras e não limitarem absurdamente a autonomia das pessoas para criar personagens e localidades eu acho que daria certo.


Criar é uma tarefa árdua mesmo. Depois de criar, apresentar a proposta aos pares para avaliação(comunidade de tagmar) é ainda mais difícil (vejam só como estão paradas as tarefas e a minha dificuldade de concluir satisfatoriamente as ilustrações...). Porem, ainda acho um bom caminho se o objetivo é desenvolver o cenário do jogo de modo a torna-lo inconfundível.

Imagina o mundo de forgotten relms sem underdark? Imagina o mundo de eberon sem os warforges? Imagina dragonlançe sem Tiamat? e o cenario de tormenta sem a tal tormenta? Acho de deveríamos povoar a imaginação dos jogadores de tagmar com personagens, localidades, vilões. Isso com certeza daria uma "levantada" no animo do pessoal(vale a pena tentar resolver os problemas relacionados a como as tarefas são formuladas e coordenadas como disse em outro lugar...)

Trabalhar mais sobre o cataclismo que ocorreu em tagmar. descrever as etnias de homens de tagmar. Ampliar a descrição das cidades (talvez fazer um concurso de criação de mapas para cidades modelo de cada reino) e desenvolver arquétipos e regionalismos típicos do cenário (roupas tipicas, festas regionais, etc...).Isso da vida ao cenário, torna-o mais verossimilhante e distinto.

Não me agrada a ideia de ler a descrição de uma vila e de seus moradores e imaginar que ela poderia estar em qualquer lugar de qualquer cenário de rpg. Isso é péssimo! O ideal é ler a descrição dos lugares e das pessoas( personagens do mestre) e pensar "esse lugar deve ficar em Tagmar" ou "esse personagem só poderia ter vindo de tagmar".

Discordo do bssaulo quando diz que 30 paginas sobre elfos e outras raças é blblabla. Quando escreveram a 4 edição de D&D uma das maiores reclamações sobre o designer do jogo foram os textos extremamente objetivos, com uma descrição conceitual limitada ao sistema de regras. Resultado: os textos dos livros pareciam uma bula de remédio, eram intragáveis aos jogadores acostumados a um texto mais semelhante ao dos livris que inspiraram os jogos. Oque os jogadores desejavam era maior profundidade no material, descrições que pudessem fornecer uma riqueza de detalhes e estimular sua imaginação de mestres e jogadores. Leio bastante para criar um personagem. Acho que ha pontos em um livro de rpg que voçe deve ser objetivo e sucinto, mais também deve haver espaço para uma descrição mais profunda em algum lugar.
#10 saulocr Enviado : 04/04/13 10:03
Jogador: saulocr
EF:
EH:
Karma:
Então Ewerton, não necessariamente o jogador precisa conhecer o cenário para jogar, porém se você tem 30 paginas sobre uma raça, mais 20 sobre uma profissão, você acha mesmo que um cara que chega em uma mesa pra se divertir (essa é a intensão do RPG) vai realmente ler essas 50 páginas para entender como se joga com seu personagem? Muito poucos, pouquissímos, então se o que a gente quer é atrair novos jogadores, não vejo como ampliar as descrições de raças e profissões de forma benéfica. Já na expansão do cenário poderá ajudar bastate a um mestre novato. Quanto as reclamações sobre os textos mais básicos das raças e profissões na 4ª ed do D&D, foram esses mesmos jogadores, que sugeriram textos mais objetivos na 3ªed.

Abraço!
#11 RenatoCardos Enviado : 04/04/13 10:39
Jogador: RenatoCardos
EF:
EH:
Karma:
Vejo que a galera não gostou muito da ideia de adaptar material de outros RPGs, mas podíamos fazer isto não como livros oficiais, mas sim para colocar na TagmarPedia, principalemnte para aventuras.

Acredito que quem joga Tagmar vai gostar.

Pessoalmente gostaria muito de ter o Temple of Elemental Evil para Tagmar Dancing
#12 arabedoido77 Enviado : 04/04/13 10:59
Jogador: arabedoido77
EF:
EH:
Karma:
Não entendo a resistência de alguns em fazer essas adaptações. Achei a ideia de um material com esses "ganchos" para aventuras muito válido. E claro, o volume de informações vai depender do interesse e da disposição de cada um. Se for jogador, realmente para ele não importa ficar lendo essas coisas, basta pegar o que precisa para atuar como personagem e pronto.

Agora, se alguém quiser ser mestre, seria legal algo assim. uma hora em que estivesse sem ideias, ou precisasse de uma inspiração, uma lida em um livro assim já traria alguns pontos pelo menos para começar a rodar uma aventura. Então, acho que seria uma boa iniciativa. Mesmo que não seja uma adaptação do livro já existente de outro sistema, mas uma espécie de coletânea de ganchos para aventuras, não vejo como poderia prejudicar. Quem não tiver interesse ou disposição, bastaria não ler que não perderia nada.
#13 Fábio_CM Enviado : 04/04/13 13:36
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Tenho uma opinião um pouco mista quanto a puxar materiais de outros RPGs.

Primeiro, como eu disse antes, o material da vila apresentado é muito genérico. Com isso quero dizer que é possível usá-lo em Tagmar sem a necessidade do projeto gastar esforços adaptando-o porque qualquer mestre consegue fazer isso com um esforço de alguns minutos (enquanto no projeto exigiria no mínimo algumas semanas, pois passaria por adaptação, críticas, revisão, ilustrações, votação, etc.)
Então, para materiais com esta característica, eu acho que o mais adequado seria criar uma seção de "recomendações", em que na página de Tagmar daríamos publicidade para materiais de outros RPGs de licença semelhante e que são muito fáceis de serem utilizados.

Já para materiais mais complexos, que exijam um esforço maior para adaptação, acho que sim, poderia ser feito. Contudo eles deveriam ser realmente ambientados para que não fiquem como o Ewerton e o Samyaza falaram, sem a cara de Tagmar. A meu ver é perfeitamente possível pegar um material de outro sistema/cenário, acrescentar as peculiaridades de Tagmar (deuses, locais, magias, personalidades, etc.) e torná-lo parte de Tagmar. Deixando claro que é uma adaptação e dando crédito para o autor original, não há porque não mudarmos o que quisermos, imagino.
#14 Ketalel Enviado : 04/04/13 15:50
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Achei a idéia do Fabio muito boa. E realmente a Vila dos Listeiros é BEM genérica, precisaria apenas converter as poucas estatísticas para Tagmar, incluir a Seita quando falar de outros planos, etc.
Na verdade poderia ser feito no wiki um "manual de conversão" Tagmar-OD, não acho tão complicado quanto uma adaptação para GURPS ou outros do gênero.
#15 Samyaza Enviado : 04/04/13 22:14
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
Finalmente concordamos em alguma coisa Ewerton.

BcSaulo, neste caso, sobre a quantidade de material para ser lido, eu acho que varia um pouco, muitos jogadores não se importam em caracterizar melhor o personagem de acordo com a combinação raça+profissão, a grande maioria de esconde atrás do escudo de que não faz isso para fugir dos estereótipos. Mas acho que o grande lance da quantidade de material é um equilibrio entre informação para jogo (modificadores raciais, vantagens, poderes, etc...) e informação para roleplay(hábitos, costumes, etc...), se isso for dosado, não acho que o jogador vá se opor a ler, até pq existe um amadurecimento (na maioria das vezes) por parte do jogador que, com o tempo, passa a se interessar tbm pelo roleplay.
Mas sua observação sobre D&D foi categórica!!!

Renato, cara, minha reclamação não é diretamente em adaptar mas acho importante verificar a urgência, necessidade, vantagens e desvantagens na adaptção. No caso citado, acho que teríamos mais a perder do que a ganhar adaptando tal material (as razões de pensar assim já expliquei).

Árabe, a ideia eu achei bacana, de produzir material de suporte ao narrador, aliás, já levantei essa questão outras vezes o que fui contra é a ideia de adaptar, dá um ctrl+C + ctrl+V na parte que vc não entendeu que eu tento explicar.

Fabio_CM, eu não acho o material ruim (no sentido de ser muito específico ou não a um cenário) para adaptar, só acho que é um problema pegar um material que foi produzido sobre outro "selo", pq ficaria a pergunta, se o projeto tem tanto colaboradores, pq precisaria usar material de outra fonte? Será que os membros do projeto tagmar não poderiam pegar só a idéia e produzir material proprio? Há a necessidade de usar o material deles como está, apenas mudando nomes de locais, deuses e etc..? Acho que antes de decidir adaptar, deveríamos dar a oportunidade do próprio projeto produzir algo assim, aí sim, caso ninguém se manifeste em criar, estaria compravada a má vontade, incapacidade ou desinteresse do projeto em fazer algo desse tipo e a necessidade da adaptação.

Ketalel, como disse ao Fabio, acho que o problema não reside na dificuldade ou não da adaptação e sim na atitude de um projeto como o Tagmar de ir buscar materiais em outras fontes, adaptar clássicos de outros RPG´s é, na minha opinião, diferente de adaptar algo recém criado, por um grupo com um perfil muito parecido com o do nosso, acho que iria nos desvalorizar.

Abraços!

#16 Ketalel Enviado : 09/04/13 10:36
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Na verdade Samyaza, acho que o pessoal daqui do projeto meio que se desmotiva por essa questão extremamente "democrática" do projeto, além das "rigorosas" diretrizes.
O OD tem muito material (suplementos, aventuras) pelo fato dos jogadores serem totalmente livres para criarem o que quiserem ou alterarem o que quiserem do sistema.
Podendo ter suplementos lançados diretamente na página do sistema, mesmo que altere este, sem necessidade de aprovação ou de se ater a alguma regra.
Eu já pensei e criei muita coisa que foi descartada/deletada para o Tagmar até que perdi a motivação para criar coisas novas. E feliz ou infelizmente essa é a postura do projeto. Logo de início cortamos as asas dos colaboradores quanto a criação de material novo, porque não é disso que o Tagmar precisa agora.
Talvez se tivessemos uma postura mais "liberal" tivéssemos muito mais material publicado.
Mas nos termos atuais não temos como cobrar a criação de material novo se impomos uma visão de mundo e o material leva meses/anos para ser aprovado.
Infelizmente o Tagmar nunca vai ter tanto material quanto os outros RPG's no mercado. Triste realidade.
#17 Marcelo_Rodrigues Enviado : 09/04/13 11:30
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Ketalel,

discordo sobre suas afirmações quanto a 2 pontos:

1)Sua afirmação não está correta. Na verdade há pouco material para o Olddragons seja oficial seja como extra oficial. Basta visitar o site da redbox e vc verá isto. Nossos suplementos são bem parrudo (Livro dos Reinos, terras selvagens, O Império, livros dos objetos mágicos, livro de criaturas, livro de magias, livro de magias perdidas,Cronicas de Tagmar, sem falar das nossas aventuras prontas.

ATENÇÂO: não estou desmerecendo o Olddragon, mas sim dizendo que eles tem bem menos material que nós tanto em quantidade como em profundidade (como disse, nossos livros são bem parrudos e muitos possuem mais de 100 páginas).

Particularmente gosto muito do OldDragon, da Redbox tanto na qualidade como na sua iniciativa. Na verdade eles estão de parabens! Applause

2) Sim, HÁ espaço para que qualquer um contribua com o Tagmar da mesma forma que para o OldDragon. Este espaço é a nosso Tagmarpedia na qual qualquer um pode contribuir e não há restrição . Nossas restrições, diretrizes e "cortada de asas" são exclusivos para o material Oficial.

Mas concordo que nunca teremos a mesma quantidade de material que as editoras comerciais. Mas nossa qualidade (quanto ao RPG em si) não deixa a desejar em nada. O único ponto que provavelmente não conseguimos equiparar é com a qualidade visual gráfica, por questões de limitação de mão de obra (Diagramadores, designer e ilustradores profissionais custam muito caro!
#18 RenatoCardos Enviado : 09/04/13 15:11
Jogador: RenatoCardos
EF:
EH:
Karma:
Concordo com a posição do Marcelo, mas concordo também com o Ketalel que nosso ritmo é bem lento. Mas não vejo isso um problema, pois o que compensa é que temos um ritmo continuo! Olho livros como o Terras Selvagens, O Império e o Livro das Magias Perdidas e vejo o quão grande e extenso são os livros que temos desenvolvido.

Acompanho de longe o trabalho do pessoal do OD e eles tem crescido bastante, mas falta muito ainda. Na loja oficial há apenas o Livro de regras e duas aventuras para venda. Há também mais uns 15 PDFs entre cenários, aventuras e suplemento.

Futucando o site do Redbox vi o seguinte link Produza seu material. Nesta página tem uma explicação de como você pode produzir material para OD. Eles fornecem um template e até mesmo os fontes de letras.

Por que não fazemos uma coisa semelhante? Podíamos ter uma página que explicasse como fazer um material extraofial para o Tagmar. Nele forneceríamos o template junto com as orientações e com os fontes de letra.

Outra sugestão é que na página de download fosse possível baixar tanto o material oficial como extraoficial.

O que acham?
#19 Fábio_CM Enviado : 09/04/13 18:45
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Eu já não acho que seja necessário um modelo para criação de material para Tagmar, uma vez que a Tagmarpedia já o formata por si só. Exceto, é claro, se a ideia fosse permitir o lançamento de materiais extraoficiais fora do site.

O que eu acho que deveria ser reforçado é algo que já mencionei em outro lugar: os materiais em discussão tem pouca visibilidade, especialmente comparado às aventuras PBF. Nada contra as aventuras, que tenho certeza são o grande motivo de trazer os apreciadores de Tagmar ao site quando eles não se interessam por mais nada que esteja sendo discutido oficialmente, evitando que eles percam o costume de visitar aqui. Mas acontece que é frequente sim todos os espaços em "discussões ativas" serem preenchidas somente por aventuras. Acho que deveriam haver dois espaços. PBF e Discussões, para que temas como, por exemplo, deuses e demônios recentemente discutidos fiquem em evidência por meses ou anos, se for necessário.
#20 Max_Sovat Enviado : 09/04/13 22:56
Jogador: Max_Sovat
EF:
EH:
Karma:
Salve pessoal!

Concordo com os que dizem sobre prioridades, porém temos às vezes que deixar correr solta a imaginação dos colaboradores para que se possam surgir novos tópicos e tarefas futuras. O Livro das Terras Selvagens e outros suplementos só engrenaram quando alguns integrantes rascunharam sobre isso e enviaram para os coordenadores, que acabaram incentivando o desenvolvimento destes textos.
Lógico que deve-se priorizar as tarefas e tudo mais, porém gostei bastante dessa "Vila dos Listeiros" e acho sim que poderia ser realizado, sendo bem genérico mesmo, para resgatarmos um pouco do Tagmar1, onde a liberdade que o Mestre tinha para criar era monstruosa! Mostrar que o Tagmar 2, apesar de bem mais completo ainda pode ser genérico na "ponta da linha" como uma vila acho que seria um toque ótimo para iniciantes.
A verdadeira felicidade reside no livro dos sábios, no dorso do cavalo e no seio da mulher amada! - Antigo dito de Cavalaria
#21 Marcelo_Rodrigues Enviado : 10/04/13 09:03
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Gostei muito da ideia que o Renato sugeriu.

Fabio, o que ele propõe é que alem de termos o espaço da Tagmarpedia, termos o material em formato PDF. Daí a questão do Template. Outra ideia é termos uma página que incentive a produzir material.

Neste caso bastaríamos atualizar nosso página de "Participando". http://www.tagmar.com.br/ComoParticipar.aspx

Lá colocaríamos as opções:

1) Participação na criação de Material Oficial
2) Participação na criação de Material extra Oficial (Tagmarpedia/PDF)

Outra coisa é que deveria ter na página inicial do Tagmar um chamada mais clara de como participar. isto também deveria estar na página de download.

O que acham?


#22 Samyaza Enviado : 10/04/13 12:08
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
Olá a todos, mais uma vez gostaria de deixar minha opinião, e tentarei ser menos rigoroso e mais claro dessa vez.

Acompanhando os comentários, percebi que a conversa mudou um pouco de rumo, se lermos com calma, a partir de alguns comentários a adaptação ou não do material fica em segundo plano e passamos a discutir pq o olddragon tem colaboradores mais motivados do que o Tagmar, ou como ele consegue maior ressonância no público rpgistico do que o "primeirão". Vou tentar considerar as duas coisas em separado:

1 - Quanto a questão da adaptação, eu vejo da seguinte forma: pode até haver uma aparente colaboração entre alguns rpg´s (principalmente os indies), mas, na hora do vamos ver, o que ocorre é uma competição, afinal, cada RPG que ter seu núcleo de jogadores (óbvio que cada um tem seu público fiel, mas existem jogadores "neutros" ainda que podem escolher um ou outro, e é desse tipo de jogador que se espera conquistar para o seu RPG). Não acho que essa competição seja "não-saudável" ao ponto de termos sabotagem ou perseguições de algum dos lados, mas ela é inevitável e considerando-a como inevitável, termos em nosso site um produto original de outro RPG é "dar cartas ao 'inimigo'" se é que me entendem. Qualquer possível discussão que possa ocorrer, termos esse material no nosso projeto pode ser usado posteriormente contra nós.

2 - Quanto a questão do pq eles mesmo com pouco e genérico material conseguem um "algo mais" que ainda não conseguimos? Não acho que seja só pela liberdade dada, mas por outros fatores:
* o sistema não possui cenário próprio então qualquer coisa pode ser criada, diferente do Tagmar;
* eles investem muito mais (esforços) em divulgação do que nós;
* não importa que nome eles colocam, aquilo lá ainda é D&D e as pessoas jogam e acompanham por ser D&D.

Ketalel, eu concordo com vc, o projeto é rigoroso em muitos pontos, mas temos que entender que há um motivo pra isso: Tagmar possui um cenário específico então algumas coisas tem que ser "freadas" (não sei se foi esse o seu caso). Não acho que devemos cobrar a criação de material e sim estimular (é nesse ponto que eu acho que vacilamos um pouco). Porém, tenho que discordar quanto a quantidade de material, temos muitos livros pra download e o orgulho de dizer que todos são compatíveis, equilibrados e coerentes com o cenário.

Renato, realmente, o projeto é lento pra produção de material, sinceramente, não sei ao certo os motivos, ou pelo menos não sei o que poderia ser feito pra mudar essa realidade, mas acho que é aí que devemos concentrar nos esforços, em duas coisas:
1 - Como acelerar a produção de material;
2 - Como aumentar a divulgação.

Marcelo, não teríamos como montar algumas enquetes pra levantarmos essas informações, perguntando ao pessoal o que eles acham que poderia ser feito para aumentar a produção, o que os desmotiva, etc... Poderíamos criar um espaço do tipo "Reclame aqui", posso cuidar de acompanhar o tópico mas já peço a gentileza de ninguém me xingar (só o Ewerton que pode me chamar de fascista).

Fabio, sua visão se parece com a minha que outras sugestões vc teria pra sanarmos as dificuldades do projeto? Acho que é mais importante pensarmos nisso, do que na adaptação em si.

Max, o que vc acha de termos um tópico só sobre idéias? Nem sei se temos algo assim já no projeto, mas se tivesse (de forma que ele fique sempre em evidência como as discussões das tarefas oficiais que o Fabio citou).

Temos um caso específico que eu gostaria de comentar pois considero ele relevante como exemplo, citei que tem um site em que os jogadores tem 2 aventuras usando o sistema Tagmar mas em cenários diferentes, parece que um dos jogadores e dono do site (acho que é ForjaRPG) é membro do projeto, ele seria um dos caminhos para divulgarmos mais o Tagmar, mas a discussão que ele propõe (http://www.tagmar.com.br/forum/default.aspx?g=posts&t=4979&find=unread) e as respostas que ele teve podem acabar desestimulando ele, não acho que temos que aceitar simplesmente mas sim direcionar a atenção que ele dedica ao Tagmar no momento para outra coisa.

Andei conversando com o Saulo e pensei numa coisa parecida com as "iniciativas" que rolaram na net há algum tempo sobre outros sistemas, termos um mês de divulgação extensa de material do Tagmar em sites e blogs de RPG, as ideias eram as seguintes:
* um texto apresentando de forma clara, rápida e precisa o sistema;
* um texto apresentando o cenário (mas sem permitir que seja considerado só mais um cenário de fantasia medieval e sim chamando a atenção para os pontos fortes)
* uma entrevista com o Marcelo Rodrigues
* divulgação dos contos dos livros

Paralelo a essas divulgações, poderíamos fazer um mutirão de "jogos online", com o pessoal do projeto narrando aventuras via rrpgfirecast (por ser gratuito e nacional tbm, poderíamos até pedir ajuda ao dono para divulgar em seu site) exclusiva PARA AQUELES QUE NÃO CONHECEM AINDA O PROJETO, podendo até ter uma aventura onde o Marcelo narraria uma aventura só para donos de blogs afim de que
eles divulgassem as impressões deles posteriormente.

Narrar essas aventuras seria fácil, a grosso modo teríamos só que copiar e colar os textos das aventuras prontas (é só não avisarmos que aventura iremos narrar).

Tbm poderíamos fazer podcasts sobre o tagmar ou então alguns vídeos explicativos pro pessoal lançar na net.


Então galera, desculpe escrever pra caramba e forçar alguns a lerem tanta coisa, mas é que me empolgo:

RESUMINDO:
Acho muito mais importante levantarmos as deficiências do projeto quanto a produção de material e propor soluções (que tbm deverão ser levadas em consideração pela coordenação) e investir (esforços e não dinheiro) em divulgação, se esses problemas forem sanados, estaremos tbm resolvendo, de forma mais elegante, a questão da necessidade de adaptar material. Ressaltando que apesar de considerar adaptar o material algo que não devemos fazer, acho que devemos sim fazer o que o Saulo citou: abrir espaço para os colaboradores ampliarem a ambientação usando o modelo que o pessoal do OD e Tormenta usaram.

Abraços e desculpem tanta escrita.
#23 Marcelo_Rodrigues Enviado : 10/04/13 12:57
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Beleza Samyaza,

realmente comprido, mas acho que vc sintetizou bem as coisa.

Acho que todos já se pronunciaram, por isto vou dar uma pausa neste tópico (irei trancáa-lo) para:

1) Reformulação da página "Participando" para incentivar a participação;

2) Enquetes, otimo! Criarei algumas enquetes para vermos agora o que temos de opção e o o que decidiremos fazer;

3) Forum reclame-aqui. Gostei. Vou abri-lo;

4) Fazer uma lista de ações a serem tomadas.

No mais agradeço a todos pela participação!!! Applause

OBS: a partir de agora vamos fazer discussões com data para termino, assim evitamos aquelas discussões interminaveis que com frequencia se destrabélham. Ao término estarei sempre fechando.
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.