Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Tipos de karma [Sugestão]
#1 Fábio_CM Enviado : 02/02/12 18:20
Os comentários sobre os tipos de karma utilizados pelos magos vem tendo algum destaque no fórum.
Mas isso me deixou com uma dúvida que não consegui solucionar até agora:
Que tipo de karma usam sacerdotes e, Principalmente, bardos e rastreadores?
#2 Marcelo Villanova Enviado : 02/02/12 18:29
Existem 3 tipos de karma: divino (usado por sacerdotes); arcano (usados pos magos, bardos e rastreadores) e infernal (usado por necromantes).
O karma de origem arcana por sua vez tem suas subdivisões, o que redunda que bardos usam um determinado tipo de karma arcano e rastreadores outra e magos outra.
#3 Fábio_CM Enviado : 02/02/12 18:33
Ah, valeu!
Eu estava pensando que o karma dos bardos e rastreadores era o mesmo karma dos magos, sem subdivisão.
#4 Fábio_CM Enviado : 02/02/12 18:37
Tá, mas então o karma infernal se presta pra qualquer tipo de magia? Porque existem sacerdotes de príncipes demoníacos que usam karma infernal, assim como magos necromantes e sombrios, não?
#5 Marcelo Villanova Enviado : 02/02/12 18:40
Não existem sacerdotes demoniacos (de onde diabos vc tirou isso?). Existem magos demoniacos. Sacerdotes só os dos deuses, pois só os deuses podem transferir karma diretamente aos filhos, os demonios não conseguem.

O que tenho dito e o povo de regras é cabeça dura é: Um mago não consegue controlar duas formas de karma diferente, arcano e demoniaco ao mesmo tempo, é impossível. Se fosse algo fácil e simples: pq um sacerdotes não poderia receber a Bênção dos deuses e controlar karma divino e aprender magia arcana, já que ele possui aura? Então, dos tres tipos de karma só da pra controlar um: ou o divino ou o arcano ou o infernal.
#6 Fábio_CM Enviado : 02/02/12 18:51
Hum.
Sacerdotes demoníacos eu tirei da cabeça mesmo :p
É que existe uma seita de culto aos demonios, existe um karma infernal e nunca vi em livro nenhum que não existe esse tipo de sacerdote (mesmo que pnj), daí deduzi hehehe. Engano meu então. Ok.
#7 Marcelo Villanova Enviado : 02/02/12 19:17
Coloquemos da seguinte forma:
Sacerdotes com s maiusculo
sacerdotes com s minusculo
Sacerdotes são os usuarios de karma enquanto sacerdotes são meros ministros que presidem o culto sem poderem usar karma.
Portanto, a seita possui sacerdotes, mas não possui Sacerdotes.
Somente os deuses podem suscitar Sacerdotes, nem demonios e nem titãs podem.
#8 Ares Enviado : 02/02/12 19:21
Neste caso um mago que cultue um demônio pode ser um sacerdote(com minuscula) e falar que seus poderes veem dos demônios,mais são somente magias arcanas.
Pode isto no caso né?
#9 Fábio_CM Enviado : 02/02/12 19:31
Acho que falar ele pode, mas um mago sempre sabe, pra ele, a origem de seus poderes. Será que não?

Essas confusões com nomenclaturas são comuns. Eu andei identificando uma que vem ocorrendo no fórum, sobre bárbaros e guerreiros, mas isto já é outra história.

Essa diferenciação entre Sacerdote usuário de magia divina e simples pregador deveria ser melhor destacada - e até explorada.
#10 Marcelo Villanova Enviado : 02/02/12 19:36
Ele não pode pq os povos sabem disso, a maioria dos povos de Tagmar sabem que somente os deuses podem produzir verdadeiros Sacerdotes. A menos que seja um povo inculto e selvagem.

Citação:
Essa diferenciação entre Sacerdote usuário de magia divina e simples pregador deveria ser melhor destacada - e até explorada.

Será, no livro Raças&Profissões tarefa: sacerdotes, que ainda esta disponível... Algum candidato?
#11 AirtonJr777 Enviado : 02/02/12 20:14
Nobre Fabio; seu questionamento, acredito, pode ser respondido em parte na parte introdutória do Livro das Ordens Sacerdotais, onde acho que se discorre um pouco sobre isso... Existem sacerdotes comuns que funcionariam como os "padres" de hoje, que cultuam a divindidade, mas não são capazes de realizar milagres (que é o termo técnico usado para diferenciar magias divinas das arcanas), existem Sacerdotes/clérigos que são capazes de realizar milagres e existem os Sacerdotes pertencentes às Ordens, que são capazes de realizar milagres específicos das mesmas..

Marcelo, um questionamento:

durante a elaboração do Prólogo do livro das ordens sacerdotais, o Marcelo Rodrigues deu-me uma dica de acrescentar um tipo de "sacerdote negro" no conto introdutório que pode ser visto na transcrição que coloco abaixo:

"...Enquanto tentava ajudar meu valoroso amigo, corri os olhos para tentar encontrar o autor de tamanha covardia. Meus olhos caíram sobre um homem corpulento, que usava uma armadura completa cinzenta, um elmo com um penacho semelhante a uma crina de cavalo e um escudo prateado, com uma insígnia bankdi. Ele acabava de sair da posição de conjuração. Em sua cintura pendia um grande martelo de batalha.

Cerrei meus dentes. Diante de mim se encontrava um Sacerdote Negro. Um ser desprezível que vendera sua alma aos seres infernais em troca de poder maligno. Aquele era um demonista verdadeiro...

A situação mudara. Eu não enfrentava um cultista ou um soldado comum, mas um amálgama de clérigo e mago das profundezas, com poderes concedidos pelos demônios. Um adversário, não... uma aberração que deveria ser expurgada desta existência.
" (livro das ordens sacerdotais; prólogo)

Naquela época estávamos começando a querer discutir alguma coisa a respeito da Seita (objetivos, hierarquia, história,etc.. acredito que o Zetagmar até escreveu alguma coisa a respeito da mesma, mas apenas para fins de início de trabalho e depois a discussão se perdeu; eu tinha este material mas o perdi; acredito que o colega talvez também tenha o mesmo quando assumiu meu lugar como coordenador); porque escrevi tudo isso? O colega afirma que não existem sacerdotes demonistas, mas como explicar a existência destes Sacerdotes Negros? um tipo de mago-guerreiro demonista apenas, que acredita ser sacerdote?
#12 Fábio_CM Enviado : 02/02/12 20:36
Airton, faz um tempo que li o começo do livro das ordens, mas agora que você comentou isso me voltou a memória. E esse sacerdote que aparece no conto introdutório ajudou a eu criar a idéia de que existiam sacerdotes dos demonios.

Marcelo, sobre a tarefa em aberto, o que deve ir neste texto de diferente do livro das ordens? Diferente de ladinos, rastreadores, guerreiros e bardos, sacerdotes tem muitas especializações. Quem assumir a tarefa deverá entrar em detalhes de cada uma delas, ou isso já está coberto no livro das ordens, faltando apenas a parte geral de interpretação? Como está sendo encaminhada a dos magos, que é semelhante?
#13 Ares Enviado : 02/02/12 20:39
Sobre este Sacerdote Negro,acho que seria no caso um mago que recebeu um tipo de ampliação de poderes por partes de demônios,não existe um dragão que recebeu algo assim de demônios também?
Ao contrario de receber os poderes vindo dos demônios,seria como transformar o mago num ser ligado ao próprio plano infernal ou algo do gênero,poderia ser colocada outras ideias ai.
#14 Fábio_CM Enviado : 02/02/12 20:47
Ares, poderia ser uma explicação, mas o sacerdote negro que aparece no livro das ordens não tem perfil de mago. Ele usa armadura e armas.
#15 Ares Enviado : 02/02/12 20:53
Realmente usar armadura e tal tira o perfil de mago convencional,mais sacerdote negro é o que pareceu ao personagem que via ele.Poderia ser outra coisa.
Quem sabe um avatar de um demônio,ou um mago com o karma implantado nele próprio(um item magico colocado dentro deste que supri as necessidades do karma).
#16 Fábio_CM Enviado : 02/02/12 21:48
Tenho uma idéia, mas não sei se é boa.

Quem sabe criamos um 16o elemento capaz de fornecer poder. Não é um deus, nem um demônio. Na verdade, ninguém sabe o que é, e raríssimos são aqueles que conseguem manipular a energia fornecida por essa entidade misteriosa. Essa entidade tem um karma nem divino, nem arcano, nem infernal. É diferente de tudo. Nem mesmo os usuários deste karma sabem ao certo o que ele é. Por esse motivo, cada um que o usa atribui o poder a uma fonte diferente - uns aos demonios, uns outros aos titãs, e uns dizem que é o karma original - os magos generalistas.

Essa criação abriria espaço para algumas adaptações no cenário, além de criar mais um mistério. Os demonios poderiam explorar essa "brecha" e dizer aos seus seguidores que provém deles, apesar de não serem capazes de escolher quem é ou não capaz de manipular a energia.

Eu sei que, a primeira vista, essa idéia parece ir contra as diretrizes do projeto, mas isso não é verdade. Ela não tem a intenção de criar ou modificar nenhum deus ou nada mais, mas apenas criar uma explicação que permita mais expansão.
A idéia me surgiu hoje e é muito prematura, mas se for interessante pode ser desenvolvida. Caso contrário, apenas abandonada.
#17 Ismtodb_Ikwtl Enviado : 02/02/12 21:55
Marcelo Villanova escreveu:
Não existem sacerdotes demoniacos (de onde diabos vc tirou isso?). Existem magos demoniacos. Sacerdotes só os dos deuses, pois só os deuses podem transferir karma diretamente aos filhos, os demonios não conseguem.

O que tenho dito e o povo de regras é cabeça dura é: Um mago não consegue controlar duas formas de karma diferente, arcano e demoniaco ao mesmo tempo, é impossível. Se fosse algo fácil e simples: pq um sacerdotes não poderia receber a Bênção dos deuses e controlar karma divino e aprender magia arcana, já que ele possui aura? Então, dos tres tipos de karma só da pra controlar um: ou o divino ou o arcano ou o infernal.

Esse equivoco acontece porque não existe um atributo chamado fé.
Para generalizar usa-se aura.
#18 Marcelo Villanova Enviado : 02/02/12 22:57
Na aventura pronta A Fronteira aparecem dois personagens que se venderam a Ricutatis e com isso ganharam poderes, mas nem por isso se tornaram magos ou sacerdotes. Podem também ter recebido itens mágicos. Esses podem ser os tais "sacerdotes negros".
Ninguem entra na seita por engano (pq foi iludido achando que estava adorando um deus e qdo viu era um demonio), mas voluntariamente pq considera que os principes demoniacos podem dar o que desejam.
#19 Ketalel Enviado : 03/02/12 10:25
Existem 3 tipos de karma:
Divino (Sacerdotes)
Arcano (Magos e suas subdivisões que pessoalmente não entendo)
Infernal (demônios, magos negros e afins)

Se são tipos de karma diferente e o divino permite o uso de armaduras, por que o infernal não permitiria? O pacto com a entidade poderia dar poderes ao Sacerdote Negro (como ao dragão negro) tornando-o outro tipo de criatura (como os elfos sombrios) o que poderia explicar o uso de armaduras, magias, e etc... o que acham?
#20 Hector Folha-Palida Enviado : 03/02/12 12:16
Existe ainda o Natural, utilizado pelos rastreadores.
#21 Marcelo Villanova Enviado : 03/02/12 13:03
Putz ta dificil o negócio heim...
Vamos lá:
Sacerdotes Negros NÃO SÃO Sacerdotes e nem magos, são pessoas que conseguiram poderes, tipo: bola de fogo 2x ao dia ou não envelhecer etc... em troca de algum sacrifício, portanto não é um poder dado pelo demônio, mas trocado usando um ritual que precisa ser renovado. Não são sacerdotes na mesma acepção que os sacerdotes dos deuses; mais uma vez: SOMENTE OS DEUSES SÃO CAPAZES DE CONCEDER MILAGRES, BENEFÍCIOS E KARMA AOS FILHOS, TITÃS E DEMÕNIOS NÃO CONSEGUEM.

Magos não usam armadura independente do karma que utilizam. A armadura impede (por motivos que ninguem descobriu ainda) que eles retirem o karma.

O Karma dos rastreadores é o mesmo dos magos do colegio naturalista, portanto arcano, a diferença é o nivel de profundidade e a forma como cada um deles manipula o mesmo karma. Em suma: profissão diferente forma de manipular o karma diferente.

Karma arcano é todo tipo de energia emanado pelos deuses e que pode ser captado no cosmo ou na criação, independente da vontade dos deuses. É uma forma de "roubar" a energia que ficou dando mole no ar, por isso, muitos povos veem os magos com preconceito. Os subtipos de karma arcano depende de onde eles foram tirados: da natureza; dos elementos; dos minerais; das criaturas etc...

Tudo que existe possui dentro de si parte do maná dos deuses, basta simplesmente saber captar esse maná. A magia arcana é uma forma de remover esse maná e utilizá-lo. Porém, o maná presente nos "filhos" somente os deuses são capazes de retirar (vide texto dos reis feiticeiros no livro de ambientaçao do Império). Porque vc acha que os demônios estão interessados nos "filhos"? Por pura maldade? Claro que não. Pq é exatamente esse maná dentro dos "filhos" que eles querem. Por isso, que um demônio não consegue dar benefícios aos humanos e torná-los Sacerdotes.
#22 Fábio_CM Enviado : 03/02/12 14:23
Perfeito!
Mas e o karma arcano e infernal "genérico" capaz de realizar as magias da lista básica para todos, provém de qual fonte? São extraídos do quê?
#23 Ares Enviado : 03/02/12 14:28
O Karma genérico é o residual que sobrou da criação do universo pelo que eu saiba.
#24 Marcelo Villanova Enviado : 03/02/12 14:37
Não existe karma infernal genérico (de novo cara? de onde diabos vc tirou isso?).

Os personagens de niveis de 1 a 4 usam o karma arcano em estado bruto, que existe ao redor de toda forma de vida. Mas por estar em estado bruto não é forte o suficiente para fazer grande coisas.

Conforme o personagem vai adquirindo experiencia e conhecimento (chega ao estagio 5) aprende a se aprofundar no karma, na sua manipulação. Rastreadores aprendem a extarir mais poder da natureza, bardos de sua arte (em Tagmar é possivel extrair magia da arte) e magos aprendem a extrair karma de outros lugares, um desses lugares é o plano infernal, por isso o karma infernal já é uma especialização e não generico.

Na forma como estão as regras de Tagmar, para vc aprender uma lista de magias basta apenas vc saber manipular aquele tipo de karma. Exemplo: um mago ao atingir o estagio 5 entra pro colégio elemental, ali ele aprende a extrair o karma titanico residual. Esse aprendizado abre pra ele a lista do colegio elemental. Entendeu? Ele não precisa aprender uma por uma das magias. Mas unicamente aprender a manipular o karma.

Por isso q tenho dito, e o povo de regras se recusa a ouvir. Um elfo que aprendeu a manipular o karma infernal já se especializou, ele não precisa entrar no colegio de Caridrandia para aprender o que ele já sabe. E outra necromantes manipulam karma infernal, mas os sombrios são mestres nisso; manipulam esse karma com mais profundidade e intensidade, por isso dos efeitos colaterais. Sendo assim as magias do colegio necromantico são brincadeira de criança para eles, deveriam ser as magias básicas deles.
#25 Fábio_CM Enviado : 03/02/12 16:35
Tirei isso do fato dos usuários de karma infernal, pelas discussões até agora, serem capazes de fazer as magias básicas e comuns a todos os outros colégios.
#26 Ares Enviado : 03/02/12 16:43
Eu sempre vi o Karma Infernal como uma subdivisão do karma arcano,pode falar que ele vem de outro plano e tal.Mais o Titânico também e é visto como uma subdivisão.
Mais os elfos se tornam negros por causa do karma infernal.Isto é por causa da maldição de Seret Analiom(esta até na minha sign).
#27 Marcelo Villanova Enviado : 03/02/12 17:26
Citação:
Tirei isso do fato dos usuários de karma infernal, pelas discussões até agora, serem capazes de fazer as magias básicas e comuns a todos os outros colégios.

Mas é isso que tenho dito que esta errado, mas o povo de regras não quer ouvir, então paciencia...
Esse é o princípio em ambientação que não permite multiclasse. Pq não pode um sacerdote/mago? Pq não dá pra controlar karma divino e arcano ao mesmo tempo ou karma infernal e arcano ao mesmo tempo etc... Pq não pode ser de dois colegios de mago ao mesmo tempo? Pq não dá pra controlar dois tipos de karma arcanos diferente, da mesma forma como não daria pra ser mago/bardo etc...

O karma titânico é subdivisão pq os titãs não existem mais e foram derrotados, o karma deles é remanescente, por isso arcano.
O karma infernal não. Ou é feito um pacto ou "roubado" dos planos inferiores.
Podemos resumir da seguinte forma:
Karma divino: dado pelos deuses.
karma arcano: está por ai dando mole é so saber pegar e manipular.
karma infernal: precisa de um pacto ou algum ritual em que se consiga pegar e manipulá-lo.

Citação:
Mais os elfos se tornam negros por causa do karma infernal.Isto é por causa da maldição de Seret Analiom(

Qdo falo em efeitos colaterais, to falando em: morte sem descanso, intelecto distorcido...
#28 Fábio_CM Enviado : 03/02/12 18:18
Tá, beleza. Tá claríssimo.
Mais uma: rastreadores de diferentes especializações usam o mesmo tipo de karma?
Bardos consigo ter que extraem de diferentes tipos de arte, mas rastreadores parece tudo igual, tudo naturalista.
#29 Marcelo Villanova Enviado : 03/02/12 18:23
Sim, a diferença entre as trilhas e confrarias não é no karma, mas na forma de manipulá-lo e no conhecimento adquirido. A matéria é a mesma, mas cada um aprendeu a usar de uma forma específica.
Um rastreador não consegue acumular duas trilhas, ou um bardo duas confrarias, pq ele só consegue aprender 1 única forma de moldar o karma (ainda não se sabe o pq).
#30 Fábio_CM Enviado : 09/04/12 13:20
Me veio outra dúvida depois que vi o material dos planos.
Ares escreveu:
Eu sempre vi o Karma Infernal como uma subdivisão do karma arcano,pode falar que ele vem de outro plano e tal.Mais o Titânico também e é visto como uma subdivisão.

Marcelo Villanova escreveu:
O karma titânico é subdivisão pq os titãs não existem mais e foram derrotados, o karma deles é remanescente, por isso arcano.

Eu acho que o Ares está certo. Mesmo que o karma seja extraído de outro plano, ele não tem porque ser classificado diferente. O fato de ser necessário fazer um pacto para usufruir do karma infernal (algo como "pedir para entrar" naquele plano) não altera seu tipo. Ou seja, o método varia, e talvez a concentração da energia, uma vez que é um plano mais distante e dominado pelos demônios, mas o tipo é o mesmo. E não vi nada já escrito que contrarie essa ideia.
Por exemplo, se algum mago conseguisse acessar o plano divino e extrair karma de lá, ele seria um mago, não um sacerdote. O sacerdote é o indivíduo que recebe o karma diretamente dos deuses, e não o que explora o karma livre no plano.

Para dar uma ajudada, segue o link pra figura dos planos:

Acho que é isso.
#31 Marcelo_Rodrigues Enviado : 10/04/12 09:07
Pessoal,

apenas movi este discussão. Por falar nisso, bem animada.Feliz

Esava pensando em oficializar logo o mapa planar, pois muita coisa de ambientação depende disto. O que vcs acham?

Esta questão dos tipos de Karmas e sobre como cada profissão usa o Karma também era bom oficilizar, pois isto influencia muito os textos de ambientação.

O que vcs acham?
#32 Falgarden Enviado : 10/04/12 23:47
Sugestões:

Karma arcano: Usado pelos Magos principalmente, mas também pelos Bardos com uma forma de evocação musical, seria uma energia mágica essencial e latente criada (em teoria) por Palier, a mais comum existente no universo tagmariano.

Karma divino: Usado pelos Sacerdotes seria uma energia mística fornecida por suas divindades, essa energia é bem diferente do karma arcano e é completamente independente.

Karma natural: Uma variação do karma arcano que seria mais presente na natureza, é como se fosse uma energia derivada e modificada. Seria como se as criações de Maira fossem filtros que transformassem o karma arcano nessa nova forma.

Karma infernal: Seria uma variação profana do karma arcano, quase um "negativo" do karma arcano, uma energia mística muito poderosa mas muito perigosa, que pode causar severos danos a quem a usa. Usada principalmente por magos elfos sombrios e demonistas. Supostamente teria sido descoberta pelos demônios e aprendida posteriormente pela Seita.

Todas essas energias coexistiriam em vários lugares, sendo mais fortes ou mais fracas em lugares específicos, quase como uma composição quimica.
#33 Fábio_CM Enviado : 11/04/12 13:57
Legal.
Pelo que fica sugerido nos livros, o karma é uma energia que se molda e assume as características do meio em que está. Assim, eu acho que seria melhor se os demônios não tivessem descoberto o karma infernal, mas ele tenha se tornado infernal devido as energias malignas que eles emitem porque habitam aquele plano. Eles não o criaram, mas ele foi moldado devido a presença deles. Eles não tem o controle sobre o karma infernal, mas ele só é da forma que é devido a presença deles naquele plano. O pacto para utilizar o karma infernal não é porque os demônios controlam o karma infernal, mas porque eles dominam o plano, impossível de ser acessado sem a permissão de um deles - um pacto infernal.

Quanto ao karma dos bardos, acho quer seria bom diferenciá-lo dos outros arcanos, sem tirá-lo dessa categoria, transformando-o em outro subtipo importante.
Os bardos utilizam o karma emitido nas artes. Imagino a seguinte situação: todos possuem uma aura. Esta aura emite karma em qualquer ação. Quando uma forma de arte é realizada, existe uma certa harmonia entre a aura e o karma, que acaba moldando este último, o qual os bardos aproveitam. Podíamos dar um nome para ele, como karma artístico, karma anima, etc. São apenas algumas sugestões.

Ah, sobre o mapa planar, eu acho que está resolvido. Mas ele não seria votado depois dos deuses e demônios?
#34 Fábio_CM Enviado : 04/06/12 01:50
Pessoal, andei pensando sobre as formas de karma e como diferenciá-los. Como a discussão acima mostra, sua explicação ainda não está bem definida. O que vejo é que a teoria do karma e da magia não está esclarecida.

Para solucionar parte desta dificuldade eu imaginei uma forma dos magos, rastreadores e bardos organizarem suas magias de forma mística. Inspirado no mapa dos planos, tentei imaginar uma esfera como região para delimitar o karma. Cada magia existente retira energia de um ou mais de um pontos desta esfera. Desta forma, o evocador precisa ter acesso a região correspondente para ser capaz de fazer a magia.

A maior parte da superfície desta esfera seria o karma arcano generalista, a qual todos os magos são capazes de acessar, e o qual é capaz de realizar uma vasta variedade de magias.
Espalhados pela superfície estariam círculos ou regiões de karma. Estas regiões seriam delimitadas pela linha etérea (que é o plano etéreo que aparece no mapa dos planos) e seriam as formas específicas de realizar magia, ou seja, o karma dos colégios. As regiões que merecem destaque neste modelo são:
* A região do karma infernal. O plano infernal está dividido do plano material pelo limbo. O limbo é uma região que fica no interior da esfera de planos (Assim os demônios estariam aprisionados tendo o limbo como "cela"). A região de karma infernal cruza a esfera de lado a lado, passando assim pelo limbo e servindo como brecha da superfície da esfera para seu interior.
* A região naturalista apresenta duas divisões. Uma delas é a normalmente acessada pelos magos. A outra é a acessada pelos rastreados, totalmente dividida e bifurcada pelas linhas etéreas, pois representam as trilhas. Um rastreador iniciante começa nesta região e ao adentrar uma trilha deve escolher um dos trajetos sinuosos.
* A região dos elementalistas é trespassada pelas linhas etéreas. Normalmente as linhas etéreas separam e dividem as regiões de magia. Não é o que ocorre na região naturalista. Ali as linhas penetram e vazam. Como os planos elementais estão aprisionados dentro das linhas etéreas, a região laranja no mapa é capaz de absorver o poder elemental. Ela também não possui uma linha etérea delimitando-a (mas talvez devesse ter, não sei).
* A região na parte norte da esfera seria de onde os ilusionistas retiram poder. O plano astral é uma efesra exterior a esfera de karma. No espaço de karma divino residual existe uma ponte para o plano divino. Esta ponte não é completa, pois ainda existe uma linha etérea que separa esta região do plano divino real, mas ainda assim o karma divino escoa para o interior da esfera de karma.

Na figura vocês vêem duas esferas porque estão apresentadas as duas faces.

O que eu penso ser uma vangagem de representar o karma como uma esfera é a possibilidade de, com facilidade, criar itens mágicos como orbes que estejam relacioados com o karma e com a teoria da magia.
O karma divino está do lado fora porque os deuses retiram energia do universo. Logo entendo que não deva existir uma limitação para ele.
As linhas etéreas são o plano etéreo, mas elas ganham uma função mais importante do que só isso. O éter seria uma barreira para a mente dos mortais. Um mago não é capaz de ultrapasar muitas linhas etéreas, sendo assim impossível para ele estar em duas regiões simultaneamente porque as linhas etéreas seriam mais intensas nas fronteiras (as linhas poderiam ser representadas mais grossas nas fronteiras das regiões. Ou seja, cada mago, dependendo de seu poder, ocuparia ele mesmo uma região no mapa. Uma determinada magia (ancestral, por exemplo) poderia exigir que o evocador esteja em uma coordenada específica (não vejo necessidade de entrar em detalhes sobre essa coordenada, e acho que isso deve ser apenas descritivo), limitando assim (na forma de ambientação) o número de magias ancestrais.

O desenho que vocẽs veem fui eu que fiz, mas não sou nenhum desenhista. Além disso, a ideia é bastante inicial e podemos viajar bastante nisso ainda!

Caso a ideia, ou pelo menos parte dela, agrade, é possível discutir mudanças e melhorias.
#35 alantagmar Enviado : 04/06/12 09:18
Fábio

Seu esforço foi fantástico. Mas o alerto para algo: A forma da estrutura.

Quando vi a divisão proposta para a divisão do karma dos magos naturalistas e dos rastreadores, atentei para o fato que no Tagmar 1 não existiam magos naturalistas. Eles foram criados especialmente para o Tagmar 2.

Se o seu gráfico fosse criado no tempo do Tagmar 1, haveria uma dificuldade em inserir o mago naturalista desse jeito.

O que penso? Que a estrutura do karma deva ser menos hermética de forma a abarcar possíveis expansões das classes de personagens e demais conceitos. Hoje não temos necessidade disso, mas a história do nosso hobby já mostrou o quando isso é recorrente.

Sugestiono que talvez seja prudente deixar maior espaço para eventuais emendas nas regras.
#36 Fábio_CM Enviado : 04/06/12 11:35
Alan, obrigado pela manifestação!
Bem, não vejo a estrutura como limitação. Pelo contrário, a meu ver ela parece bastante ampla, e onde você vê a desvantagem eu vejo uma vantagem.

Como eu disse, essa imagem é uma ilustração do que penso, mas ainda é muito inicial. Podemos deslocar e redimensionar as regiões a vontade. Enquanto colocava as regiões no mapa tentei aproximá-las por coerência, mas não dei nenhuma atenção para suas dimensões. Também não dei a devida atenção a espessura das linhas, que podem (devem) ter algum significado simbólico.

Se um novo conceito surgir, como foi no caso do Tagmar 1 - Tagmar 2, então cria-se uma nova região na esfera, que ainda tem muito espaço sobrando. Conceitos podem ser criados ou, melhor ainda em termos de interpretação/expansão, compreendidos, alterando a forma como os magos e estudiosos de Tagmar vêem o globo do karma.

A menos que eu não tenha entendido onde você está vendo a limitação, é isso que penso.
#37 Ares Enviado : 04/06/12 13:18
É,e aonde esta Tagmar ai no meio?
Por que no caso de Tagmar ficar no meio,ela ficaria no centro do limbo.
#38 Fábio_CM Enviado : 04/06/12 13:34
Não é uma representação física. Tagmar não está ali. A imagem é uma esfera que representa o karma. A energia do mundo físico, ou do plano material, seria toda a superfície da esfera. O limbo está dentro dela, como uma esfera concêntrica. Assim, todas as regiões retiram energia do plano material (porque estão na superfície da esfera), com excessão daquela de energia divina residual (que se projeta na direção do plano divino) e a de karma infernal (que se projeta para dentro da esfera, na direção do plano infernal, que por sua vez está "preso" dentro do limbo).
O limbo aparece representado apenas em um dos lados, mas na verdade, como está no interior, poderia aparecer dos dois.
#39 Ares Enviado : 04/06/12 13:44
Então seria um tipo de universo paralelo ou um plano dimensional ligado a Tagmar?
E eu realmente gostei da ideia e tal,só fiquei com algumas duvidas.
E quanto a parte de uma nova Ordem de magos poderia se dizer somente que existem áreas aonde atualmente os magos não conseguem ter um bom acesso.Ou áreas esquecidas.
#40 Fábio_CM Enviado : 04/06/12 14:17
Citação:
Então seria um tipo de universo paralelo ou um plano dimensional ligado a Tagmar?

É, mais ou menos. Até daria para fazer uma analogia como essa. O que eu tinha em mente era diferente de um mapa dos planos (esse já existe), mas sim em uma forma de representar a interação entre estes planos. Mas sim, nada impede que a esfera seja vista como uma representação de universos paralelos (se é que eles realmente são "paralelos").

Citação:
E quanto a parte de uma nova Ordem de magos poderia se dizer somente que existem áreas aonde atualmente os magos não conseguem ter um bom acesso.Ou áreas esquecidas.

Exatamente!

Citação:
E eu realmente gostei da ideia e tal,só fiquei com algumas duvidas.

Coloque suas dúvidas aqui! Isso é ótimo porque ajuda a solidificar a ideia.
#41 alantagmar Enviado : 04/06/12 16:29
Fábio_CM escreveu:
Alan, obrigado pela manifestação!
Bem, não vejo a estrutura como limitação. Pelo contrário, a meu ver ela parece bastante ampla, e onde você vê a desvantagem eu vejo uma vantagem.

Como eu disse, essa imagem é uma ilustração do que penso, mas ainda é muito inicial. Podemos deslocar e redimensionar as regiões a vontade. Enquanto colocava as regiões no mapa tentei aproximá-las por coerência, mas não dei nenhuma atenção para suas dimensões. Também não dei a devida atenção a espessura das linhas, que podem (devem) ter algum significado simbólico.

Se um novo conceito surgir, como foi no caso do Tagmar 1 - Tagmar 2, então cria-se uma nova região na esfera, que ainda tem muito espaço sobrando. Conceitos podem ser criados ou, melhor ainda em termos de interpretação/expansão, compreendidos, alterando a forma como os magos e estudiosos de Tagmar vêem o globo do karma.

A menos que eu não tenha entendido onde você está vendo a limitação, é isso que penso.

È verdade. Não tinha pensado nisso. sua estrutura parecia fixa , mas na verdade ela é bem relativa.

Então devemos mantê-la assim a todo o custo, pelo bem do futuro flexível...rs
#42 Marcelo Villanova Enviado : 07/06/12 20:52
Gostei muito do mapa, parabéns Fábio.
Uma observação: o karma dos deuses vem da adoração que os seres prestam a eles, os deuses são os ÚNICOS capazes de captar essa energia. Os reis feiticeiros do Império (de uma lida no livro do império) tentaram imitar isso mas nao conseguiram, igualmente os príncipes demoniacos nao obtiveram sucesso. Por isso, o mundo material e a adoração dos "filhos" e tão disputada.
#43 Fábio_CM Enviado : 08/06/12 20:01
Obrigado Marcelo. Outra hora vou dar uma lida com mais atenção no livro do Império para entender melhor os reis feiticeiros.
Esse mapa não dá muito foco para o karma divino. Eu coloquei ele como sendo o "universo" que cobre a esfera, mas nada impede que ele não seja infinito, e que a representação de cada deus ocupe um espaço proporcional ao poder que este possui. Acho até interessante que seja assim. Vou tentar fazer isso outra hora.
#44 Fábio_CM Enviado : 10/06/12 01:45
Eu estava dando uma olhada nos arquivos antigos que eu tinha guardado do Tagmar no meu pc e achei um bem interessante: a discussão inicial sobre a cosmologia de Tagmar, lá de 2006! Nessa discussão que surgiu o mapa dos planos. Ô loco... desenterrei ali hahaha.

Bem, peguei um tempo sem nada de urgente pra fazer e comecei a desenhar de novo as esferas. Fiz as duas imagens que estão aí abaixo.

A primeira delas talvez tenha ficado um pouco poluída. A ideia ali é colocar ao redor da esfera de karma um círculo para cada deus. A segunda é bem parecida com a imagem anterior que coloquei, com algumas mudanças (Acho até que as mudanças nas cores forma pra pior :S). A mais importante é que, ao invés do karma residual divino se projetar na direção do plano divino, existe uma brecha no plano astral naquele ponto da esfera. Ou seja, os magos ilusionistas se aproveitam de algum ponto do plano astral que não "veda" bem o plano divino.

O norte nas duas imagens da esfera seria o ponto onde existe a conexão (fraca) com o mundo material. As linhas de éter estão desfocadas devido a leve permeabilidade existente. Por conta disso que os magos ilusionistas conseguem fazer magia - as linhas de éter são fracas.
As linhas de éter penetrando no karma elementalista também estão sem muita nitidez para representar que existe ali um espalhamento de energia elemental (que está aprisionado dentro do éter).

By fabiocmg at 2012-06-09

By fabiocmg at 2012-06-09

(desculpem o tamanho das imagens Anxious )
#45 Ares Enviado : 10/06/12 04:04
Como o Karma Infernal pelo que entendi é um pouco mais difícil de se conseguir,acho que uma unica falha dele bem no lado de baixo ia parecer um pouco mais interessante com o Karma Divino acima.Algo como ela escoando e parecendo mais fluido,um pequeno espaço com as linhas esfumaçadas também,já que como o divino é somente uma parte que conseguiu "escapar".
#46 Fábio_CM Enviado : 15/06/12 17:45
Quer dizer mais ou menos assim??:

#47 Ares Enviado : 15/06/12 17:53
Algo deste gênero mesmo.
#48 LeoPersan Enviado : 16/06/12 10:59
Rapaz te fala uma coisa... o troço complicado de entender ta loco sô...

Provavelmente alguém vai querer me xingar, pois não li os livros que foram citados nesse tópico, mas eu não resisto a uma boa discussão...

Eu imaginava karma como algo mais simples tipo: Tudo era energia(Karma) e também formado dessa energia são os Deuses, Titãns, Demônios e afins, dessa energia também foi feita a matéria, condensando-a, a vida nada mais é do que a unificação da energia em seu estado consciencial, poderia ser chamado de espirito, alma, mente ou consciência, com a energia no seu estado mais denso, matéria, porém esses dois níveis de energia são distantes demais para se interagirem assim se faz necessário um meio termo que torne possível a interação entre os dois, lembrando tudo ainda é energia em diversos estados de condensação(por assim dizer), chamado éter que se adapta à matéria a que está "acoplada".

Assim sendo todo efeito mágico, seja milagre, magia elemental ou ilusão nada mais é do que manipulação dessa energia, então deve-se atender a dois requisitos para que a magia aconteça, primeiro deve-se ter acesso à quantidade de energia necessária, segundo deve-se saber como manipula-la e ter controle da mesma.

Então para se executar as magias, o magista(entenda mago, sacerdote, bardo e afins), simplesmente "absorve" a energia necessária e manipula, neste caso ele deve conhecer intimamente todas as modificações e transformações que a energia(karma) deve sofrer, ou então, caso não tenha tanto conhecimento assim faz um ritual, no qual seres invisíveis manipulam o karma concentrado pelo magista.

Isso é como eu via a utilização da magia e se fosse tomar isso como correto existiria um pequeno acréscimo para que fosse explicado o fato de um mago não poder utilizar magias de escolas diferentes, de naturezas diferentes.

Para se ter acesso ao karma necessário para uma determinada magia ele deve moldar a sua própria estrutura etérica, aquilo que liga a consciência ao corpo físico, de uma forma que seja possível acessar um determinado karma. Essa modificação exigiria treino e concentração, talvez um estado de espirito específico. Assim para que um mago elementista aprenda a lidar com karma infernal deverá "perder" a sua capacidade de lidar com elementos e aprender a lidar com o karma infernal.

Então os personagens nascem com uma estrutura etérica "limpa" que pode ser modificada para acessar algum tipo de karma, porém fazer a estrutura etérica voltar ao estado "limpo" para se aprender outro tipo é algo mais desconhecido do que as magias arcanas.

Essa explicação também não impede de em uma nova ampliação do jogo apareçam magos ou seres de grande conhecimento que possam usar mais de um tipo de karma ao mesmo tempo, pois pode-se dizer que este meliante é tão hiper ultra foda que muda a sua estrutura etérica em poucos instantes.

Peço desculpas se acabei falando merda, como disse não li nenhum livro falando sobre magia especificamente ou karma então essa explicação saiu da minha cabeça só, espero ter contribuído com algo.

Abraços a todos
#49 Ares Enviado : 16/06/12 11:47
Não sei se tem algum livro explicando exatamente o que é o karma,mas pelo que eu me lembre ele é a energia mistica ou remanescente dos deuses para a criação do mundo ou que sobrou dos Titãs ou outros tipos,que depende dai do tipo de mago que é.
Não é como se os magos moldassem o karma para certos tipos de magia,e sim que certos tipos de magia necessitam de tipos diferentes de karma.
Realmente não sei quais livros tocam no assunto,mas acho que os Guias do Colégio devem falar especificamente de como cada colégio consegue isto e acho que o livro de magias ou o manual de regras fala de forma mais geral.Vou ler de novo estes livros depois pra ver se acho a pagina certinho que fala sobre estas coisas.
#50 LeoPersan Enviado : 16/06/12 12:12
Entendi Ares, mas acho que isso fica meio vago, tipo, por que diabos então eu preciso desse tipo específico de energia?
Então colocando essa energia como "a coisa" a ser moldada para que o efeito mágico seja atingido da um ar mais racional a coisa, eu particularmente acho que fica mais interessante assim.

Ah sim.... para explicar as diferenças dos karmas poderia ser algo do tipo....

O Karma Divino e o Infernal seriam mais sutis, menos densos, e por isso mais difíceis de serem acessados, sendo possível para os sacerdotes por causa da vontade divina e para os demonistas por pactos com os demônios, estes dois karmas seriam os mais próximos do karma original além de um pouco mais densos eles tem em seu intimo sentimentos, bons e ruins, e apenas isto os diferem, o karma elemental é o karma que está "acoplado" à matéria, podendo-se "criar" penalidades ou bonus se o ambiente tiver em abundancia o elemento a ser trabalhado, o karma das artes estaria ligado com o sentimento da criatividade, intuição, admiração, o karma do conhecimento(sobre o qual eu não entendi direito) poderia ser uma espécie de biblioteca da onisciência ao qual determinados magos teriam acesso a todo o conhecimento, podendo reviver encantamentos, descobrir informações etc., os ilusionistas manipulariam o éter, aura ou karma do alvo a ponto de criar em seus sentidos sensações falsas, assim este tipo de magista teria que ter uma certa intimidade com a relação da alma com a matéria já que interferiria exatamente na conexão entre as duas...

Atualmente estou lendo o manual de regras e até agora não há nada nele que impeça o acréscimo dessas explicações para o uso da magia e do karma, acredito que quanto mais detalhado isto estiver melhor será para que mestres em suas mesas criem magias novas sem que se perca a lógica da coisa

Obrigado pela atenção de todos.
Um grande abraço
#51 Fábio_CM Enviado : 16/06/12 14:27
Não sei onde está a definição explícita e oficial de karma, mas como você pode ver pelas respostas deste mesmo tópico ele é o que o Ares disse: "...a energia mistica ou remanescente dos deuses para a criação do mundo ou que sobrou dos Titãs..."

Dê uma lida nesta discussão desde o início.

O magos não são capazes de moldar o tipo de karma que utilizam, mas, ao contrário, eles só conseguem aprender a utilizar um tipo de karma específico, porque certos efeitos místicos só são possíveis (ou são muitos mais fáceis de serem realizados) com essa energia específica. Os magos não usam karma divino puro, apenas karma divino remanescente, que é o que escoa pelo plano astral até o plano material. Rastreadores e bardos ficam limitados aos karmas naturalista e das artes, respectivamente. Os sacerdotes utilizam karma divino puro porque recebem diretamente dos deuses.
Assim, um mago necromante sabe usar o karma infernal e o karma "generalista", que ele empregava antes de entrar na escola.
A explicação de karma e a teoria da magia não precisam ser simples. Até porque a magia e a cosmologia de Tagmar são bastante intrincadas.

Dê uma olhada no mapa dos planos.

A intenção deste mapa que coloquei era esclarecer como são diferenciados os tipos de karma e mostrar a grande dificuldade que existe de um mago de um colégio aprender magias de duas escolas - ele deveria ser capaz de estar em dois pontos do globo ao mesmo tempo, vencendo duas barreiras de éter, ou percorrer o caminho entre uma região e outra. Com isso também poderíamos definir escolas antagônicas e escolhas afins com base na distância que se encontram no globo.
Imagine o globo como os locais da aura, mente ou consciência que precisam ser acessados, por exemplo. Você começa em um ponto e precisa sempre percorrer uma linha até outro, ou seja, não pode estar em dois pontos não ligados. Logo, um mago necromante nunca realizaria magias de ilusão, porque (a) sua mente não teria nunca como percorrer todo o caminho de uma extremidade a outra do globo ou (b) sua aura não tem como assumir uma variação tão grande para manipular os dois tipos de karma porque, como se pode ver pela distância no globo, karma divino e infernal são muito diferentes.

Com isso também poderíamos atribuir uma identidade a cada mago com base em sua aura, que teria percorrido um caminho único no globo.

Outro ponto importante é: O emprego da palavra éter para Tagmar não existe oficialmente. Essa palavra não está na cosmologia de Tagmar. O que está é plano etéreo, que é o que separa os planos elementais (onde estão presos o que restou dos Titãs que fugiram, como está escrito no manual de introdução a ambientação, se não me engano) do plano material.
O que tento incluir é dizer que o plano etéreo fica em uma dimensão dentro de uma barreira, o éter, que delimita as regiões de karma. As separações desta dimensão não estão representado no mapa, mas os quatro planos elementais também não se misturam e são bem definidos. O que corre dentro dessa dimensão (ou dimensões) dentro do éter não pode ser acessado, exceto a partir da região que define o colégio elemental, porque apenas ali as linhas de éter são difusas, permitindo que parte dos planos elementais "vazem" para o plano material.

Se você quiser saber que tipo de karma cada colégio se especializa procure o livro de magias que já esclarece muito em poucas páginas.

Enfim, a discussão sobre o karma ainda não está definida. A própria magia em Tagmar ainda não está fechada, mas as propostas estão aí!
#52 Ares Enviado : 16/06/12 15:16
Fábio_CM escreveu:
Outro ponto importante é: O emprego da palavra éter para Tagmar não existe oficialmente. Essa palavra não está na cosmologia de Tagmar. O que está é plano etéreo, que é o que separa os planos elementais (onde estão presos o que restou dos Titãs que fugiram, como está escrito no manual de introdução a ambientação, se não me engano) do plano material.
O que tento incluir é dizer que o plano etéreo fica em uma dimensão dentro de uma barreira, o éter, que delimita as regiões de karma. As separações desta dimensão não estão representado no mapa, mas os quatro planos elementais também não se misturam e são bem definidos. O que corre dentro dessa dimensão (ou dimensões) dentro do éter não pode ser acessado, exceto a partir da região que define o colégio elemental, porque apenas ali as linhas de éter são difusas, permitindo que parte dos planos elementais "vazem" para o plano material.

“Alguns dos Titãs fugiram, então, para além da Lei
e do Caos, formando os Reinos Elementais de Aqua,
Terra, Fogo e Ar, tendo Étere a ocupar o vazio
entre eles.
Outros, em sua tentativa de fuga, juntaram-se ao
novo Universo material. Este foi o destino de
Ânimus, Maná, Entropia, Crio e Crônus. Poucos
foram, ainda, capturados e subjugados: Treva e
Luz eram eles.
De Gênese, nada se sabe; nem verdades nem
lendas. Os Deuses instalaram-se nos reinos
materiais, criando leis em meio ao caos. Dos
Titãs-segundos, sabe-se apenas que vagam pelas
dimensões, percorrendo todas as pérolas do Mundo
sem motivo que nos seja permitido saber”.

E continuando minha ideia lá do Karma Infernal.
Os planos elementais que disse ai em cima me veio a ideia de algo também meio em espiral com os elementos não muito bem misturados,mas nem por isto separador por linhas(já que os Magos Elementais acessam todos os elementos).

Algo deste gênero,talvez sem as linhas ou com linhas muito finas quase se rompendo dentro dos elementos.
Depois se me vier inspiração dou mais alguma ideia para verem se é boa ou não.
#53 LeoPersan Enviado : 16/06/12 16:40
Primeiro o ponto mais simples rsrs...
O uso da palavra Éter deveria ser oficializado o mais rápido então, apesar de o seu conceito não ser muito diferente do karma, pelo que eu entendo, afinal de contas etéreo nada mais é do que "do éter", assim "plano etéreo" é o mesmo que "plano do éter".

Quando quis dizer que a explicação está complicada quis dizer que existem muitas regras quanto menos regras melhor fica pra ser compreendida e aplicada, algo pode ser complexo, bem bolado sem muitas regras como por exemplo a máxima de Cristo, todas as perguntas que você possa fazer sobre pecado em conduta ele responderá com a mesma frase "Amai o próximo como a ti mesmo" simples e complexo ao mesmo tempo, com uma frase formou-se uma regra que explica, rege e responde toda duvida sobre a atitude humana.

Agora vamos aos trabalhos pesados rsrs...

Karma é matéria? Pois se não for não há como existir no plano material, tão logo signifique "plano da matéria". Então se caso Karma não for considerado matéria ele pode estar apenas nos planos divinos ou no plano etéreo e os místicos é que conseguem chegar até eles.

Porque se necessita de Karma para se executar magias? Alias dando nomes aos bois se caso um mago queria executar a magia bola de fogo o que acontece em cada detalhe passo a passo? Eu julgava que o mago moldava o Karma do tipo correto na quantidade necessária da forma correta para que a magia fosse executada.

Pelo que você disse Fábio deu para entender que todas as pessoas não místicas não estão em nenhum lugar do plano etéreo e consequentemente, não tem acesso ao Karma e não podem usar magia, já os místicos primeiro são treinados para utilizarem o Karma Generalista e depois ao entrarem em um Colégio eles aprendem utilizar algum dos Karmas específicos. Porém se um místico se utiliza de Karma Generalista quer dizer que ele passa a "existir" no plano etéreo ele passa a se situar em um ponto dessa esfera como então ele passa a barreira para entrar em uma das zonas de Karmas específicos? Sendo que depois de entrar em uma zona ele não pode simplesmente aparecer em outra? E como ele pode usar 2 tipos de Karma(O Karma Infernal e o Generalista, por exemplo) se cada lugar da esfera do plano etéreo só possui um tipo de Karma?

Ares, acredito que ficou bom o simbolo, se tirar as cores parece até uma suástica rsrsrs

Abraços a todos
#54 Ares Enviado : 16/06/12 17:39
Markus Magnus escreveu:
Primeiro o ponto mais simples rsrs...
O uso da palavra Éter deveria ser oficializado o mais rápido então, apesar de o seu conceito não ser muito diferente do karma, pelo que eu entendo, afinal de contas etéreo nada mais é do que "do éter", assim "plano etéreo" é o mesmo que "plano do éter".

Nome dado por causa da energia do Titã Étere que ocupa este lugar.E o que especificadamente seria éter?Pseudo-cientificamente seria a matéria que permite a propagação da luz no espaço,claro que foi provado posteriormente que ele não existe e a luz se transmite em ondas.Mas não cabe estas definições destas formas para explicação hermética para o que ocupa a maior parte do plano etéreo.

Citação:
Quando quis dizer que a explicação está complicada quis dizer que existem muitas regras quanto menos regras melhor fica pra ser compreendida e aplicada, algo pode ser complexo, bem bolado sem muitas regras como por exemplo a máxima de Cristo, todas as perguntas que você possa fazer sobre pecado em conduta ele responderá com a mesma frase "Amai o próximo como a ti mesmo" simples e complexo ao mesmo tempo, com uma frase formou-se uma regra que explica, rege e responde toda duvida sobre a atitude humana.

Prefiro realmente não entrar no mérito da religião pois não cabe neste espaço e sei que somente usou isto para explicar algo simples mas não simplista como as pessoas deste projeto adoram dizer.Mas lembro que isto não é uma regra e nem algo que as pessoas vão precisar para jogar Tagmar,faz mais parte da ambientação do que qualquer coisa.Estamos tentando gerar uma explicação mais interessante possível e que abra uma grade maior de possibilidades para o jogo em questões de ambientação possível.E sendo assim não se ligando as regras do Tagmar acho que deve-se permitir um pouco de complexidade e também prever a falta de conhecimento dos magos para tudo.

Citação:
Karma é matéria? Pois se não for não há como existir no plano material, tão logo signifique "plano da matéria". Então se caso Karma não for considerado matéria ele pode estar apenas nos planos divinos ou no plano etéreo e os místicos é que conseguem chegar até eles.

Plano material é só uma forma para exemplificar o que seria o mundo de Tagmar e como nome não acho que deve ser levado ao pé da letra.Eu vejo o Karma como um tipo especifico de energia que pode ser encontrado sim em Tagmar.
E isto me levou a pensar agora o Karma como algo vibrando,algo meio meta-físico de uma energia vibrando que permite alterar a realidade de forma,cada tipo de karma vibraria numa frequência e comprimento de onda diferente.
Obs:O plano material tecnicamente foi criado pelos deuses usando Karma,nada impede do Karma se transformar em matéria,seria como uma conversão de energia em matéria.

Citação:
Porque se necessita de Karma para se executar magias? Alias dando nomes aos bois se caso um mago queria executar a magia bola de fogo o que acontece em cada detalhe passo a passo? Eu julgava que o mago moldava o Karma do tipo correto na quantidade necessária da forma correta para que a magia fosse executada.

Resposta simples:Por que a ambientação diz assim,e por que se não existisse ele o sistema de regras precisaria de outra coisa para medir a quantidade de magias possíveis de se realizar.
Resposta completa:Não sei,mas da pra bolar uma resposta para isto em 10 segundos,lets go.Por que sem este o mistico não consegue manipular o ambiente,pois a magica nada mais é do que a modificação de um lugar pelo Karma.

Citação:
Pelo que você disse Fábio deu para entender que todas as pessoas não místicas não estão em nenhum lugar do plano etéreo e consequentemente, não tem acesso ao Karma e não podem usar magia, já os místicos primeiro são treinados para utilizarem o Karma Generalista e depois ao entrarem em um Colégio eles aprendem utilizar algum dos Karmas específicos. Porém se um místico se utiliza de Karma Generalista quer dizer que ele passa a "existir" no plano etéreo ele passa a se situar em um ponto dessa esfera como então ele passa a barreira para entrar em uma das zonas de Karmas específicos? Sendo que depois de entrar em uma zona ele não pode simplesmente aparecer em outra? E como ele pode usar 2 tipos de Karma(O Karma Infernal e o Generalista, por exemplo) se cada lugar da esfera do plano etéreo só possui um tipo de Karma?

Não sei se seria um lugar,com as minhas ultimas ideias que acabei de ter diria que é uma vibração.E antes de um mago tomar uma vibração unica e se especializar este teria que utilizar uma forma de vibração que muda rapidamente de frequência pois pela sua falta de experiencia ele não consegue se sincronizar(colocar sua vibração igual a de outro tipo de Karma) com uma área especifica do plano etéreo.
Este não poderia usar dois tipos de karma pois ele só poderia estar vibrando numa frequência de cada vez,e ao se fixar numa frequência este ficaria preso nesta por algum motivo não identificado(só inventar um).

Citação:
Ares, acredito que ficou bom o simbolo, se tirar as cores parece até uma suástica rsrsrs

Tinha pensando numa espiral um pouco mais espiralada,mas a suástica é um simbolo muito ligado ao misticismo em varias culturas pois representa pelo que a minha memoria me lembra a transição ou um tipo de ciclo.

Abraços a todos
#55 Ares Enviado : 16/06/12 17:40
Lembrando que isto como a maior parte das ideias do tópico é simples especulação e tentar achar uma forma de ligar as ideias de karma e magina na ambientação.
#56 LeoPersan Enviado : 16/06/12 19:10
Humm... rsrs, bom então acho desnecessário a oficialização da palavra éter, já que pelo que entendi ela representa o mesmo que Karma, a utilizei até agora representado uma energia que não tem sua base na matéria prótons, elétrons e nêutrons que alias é a partir dela que se é formada a matéria e é através da manipulação da mesma que se pode causar efeitos chamados de místicos.

E é justamente para que se abra um leque de possibilidades para futuras ampliações do jogo que as explicações devem ser o mais simples possíveis, sem serem simplistas, pois quanto mais regras colocarmos maiores serão as limitações que encontraremos para "driblar" quando formos criar uma nova classe de seres etc...

Karma é energia vibrando... É justamente esta a ideia que eu quero incutir. Não disse que o Karma não está em Tagmar, mas Tagmar não é só Plano Material, mas também Etéreo e Divino, não seria possível para os sacerdotes terem acesso aos Deuses se estes não estivessem em Tagmar, mas não necessáriamente estão no mesmo Plano, assim como o Karma está em Tagmar, mas não vibra no mesmo nível que a matéria, assim apenas os místicos conseguem percebe-la.

Citação:
Resposta completa: (...)Por que sem este o mistico não consegue manipular o ambiente,pois a magica nada mais é do que a modificação de um lugar pelo Karma.

Lindo é exatamente essa a explicação que eu disse e gostaria que fosse oficializada, assim o mago ou de repente um ser invisível, por falta de termo melhor, "mentor" ou "anjo da guarda", que fique ao lado do magista, enfim alguma consciência racional manipula o Karma de uma maneira correta para que o Karma altere ou a percepção do alvo ou cicatrizando ou músculos feridos, etc.

Nem eu nem o Fabio também acreditamos que seja um lugar, mas sim um estado de consciência ou estado Karmático então a imagem que o Fabio desenhou seria uma sintetização organizada e lógica de todos os estados conscienciais ou Karmáticos
que existem dispostos em uma esfera imaginária, então só pra continuar com a analogia eu também me referi como sendo um lugar, mas que na verdade não existe geograficamente falando.

Eu também acredito que um místico não possa usar dois tipos de Karmas diferentes, porém no caso dos magos como existem magias fora dos Colégios, fica complicado dizer que uma magia que ele aprendeu antes de entrar em um Colégio não possa mais ser utilizada, pois ele perderia o contato com o Karma Generalista, e também acredito que por isso o Fabio disse :
Citação:
Assim, um mago necromante sabe usar o karma infernal e o karma "generalista", que ele empregava antes de entrar na escola.

Porém pode-se dizer também que as magias aprendidas com o Karma Generalista podem ser executadas com todos os tipos de Karma(Diga-se de passagem eu não sei que magias são essas).

E o motivo que eu quero inventar para a explicação de um mago não usar dois tipos de Karma ao mesmo tempo é, como eu tinha dito antes, com algumas alterações:
Citação:
Para se ter acesso ao tipo de Karma necessário para uma determinada magia, o magista deve moldar a sua própria estrutura Karmica, aquilo que liga a consciência ao corpo físico, de uma forma que seja possível acessar um determinado karma. Essa modificação exigiria treino e concentração, talvez um estado de espirito específico. Assim para que um mago elementista aprenda a lidar com karma infernal deverá "perder" a sua capacidade de lidar com elementos e aprender a lidar com o karma infernal.

E na continuação disse que moldar a "própria estrutura Karmica" é fácil porém "desmoldar", para se "moldar" de novo, é que ninguém consegue fazer. Essa é a explicação que eu proponho, essa explicação não impediria de mais para frente acrescentarmos uma classe de super magos que alterem a sua estrutura Karmica rapidamente podendo utilizar magias de vários Colégios.

Fabio me desculpe acabei não lendo direito essa parte do post engoli a palavra "tipo".
Citação:
O magos não são capazes de moldar o tipo de karma que utilizam

Assim entendi que você disse que os místicos não moldam o Karma, mas o que você disse é que eles não mudam um Karma Generalista para um Karma Infernal e disse isso pois eu disse que "o magista deve moldar a sua própria estrutura Karmica". Porém eu não quis dizer que o magista mudasse o tipo do seu Karma, mas proponho que o Karma que una a consciência, alma, espirito, etc de uma pessoa ao seu corpo seja de um tipo diferente, sei la, Karma Vital, e que dependendo da forma como este Karma Vital, que eu chamei também de "Estrutura Kármica" ou pode ser chamado de "Estrutura Estérica(ou Etérea)", está formado, como se fosse formado por engrenagens ele daria ao mago acesso a um ou outro tipo de Karma

Abraços
#57 Fábio_CM Enviado : 16/06/12 20:34
Markus Magnus escreveu:
E é justamente para que se abra um leque de possibilidades para futuras ampliações do jogo que as explicações devem ser o mais simples possíveis...

Ares escreveu:
E isto me levou a pensar agora o Karma como algo vibrando,algo meio meta-físico de uma energia vibrando que permite alterar a realidade de forma,cada tipo de karma vibraria numa frequência e comprimento de onda diferente.

Não sei se chegar ao ponto de mencionar frequência e comprimento de onda seria prudente, mas não vejo problema da ambientação ser bem elaborada.

Existem diferentes níveis de karma. O karma divino, por exemplo, é muito poderoso, mas também é inacessível ao habitantes de Tagmar, exceto pela vontade dos deuses. Quando falo Tagmar me refiro ao plano físico.

Markus Magnus escreveu:
Porém eu não quis dizer que o magista mudasse o tipo do seu Karma, mas proponho que (...) seja de um tipo diferente, sei la, Karma Vital (...) ele daria ao mago acesso a um ou outro tipo de Karma

Para se fazer, por exemplo, bola de fogo, é necessário o karma elemental. Por quê? Porque para manipular este elemento precisamos deste tipo de energia. Faz parte de seus "ingredientes". Os filhos não são capazes de moldar o karma livremente como fazem os deuses, que são virtualmente capazes de criar qualquer coisa. Ao contrário, eles pegam um karma "meio pronto" para realizar as magias e alterar a realidade.

Markus Magnus escreveu:
Porém pode-se dizer também que as magias aprendidas com o Karma Generalista podem ser executadas com todos os tipos de Karma

É.
Também pensei na possibilidade da aura do mago "vagar" pelo globo. Assim ele teria sua própria "região", criada por ele mesmo e que daria uma identidade única a sua aura. A restrição é que ela deva seguir em linha, não podendo existir dois pontos não conectados.
#58 Ares Enviado : 16/06/12 20:47
Realmente frequência e comprimento não,mas sintonia e vibração pode até dar certo.
#59 LeoPersan Enviado : 16/06/12 21:08
Pra ser sincero não entendi muito bem por quais áreas o místico poderia "vagar". E quais o pontos e linhas ele não poderia passar. Você poderia desenhara área que um mago iniciante, antes de entrar em um Colégio, ocuparia e um mago que já se especializou?
#60 Fábio_CM Enviado : 16/06/12 21:49
Ok.
As linhas pretas no globo representam o plano etéreo, separa o plano material dos planos elementais. As próprias linhas são uma dimensão a parte, e não podem ser facilmente ultrapassadas (a espessura da linha pode dar uma ideia).
Fiz uma figura simples abaixo. O ponto vermelho é um mago iniciante. Os outros dois são dois necromantes mais experientes, sendo que o verde claro é um já bastante experiente.

Isso é uma sugestão. Talvez apenas pontos fosse melhor, em vez de áreas. A vantagem que vejo em áreas é que os mestres podem criar histórias dizendo que algumas magias, particularmente as ancestrais, estão localizadas como pontos localizados mais no centro da região, enquanto as magias comuns podem ser realizadas apenas estando dentro da região.
#61 LeoPersan Enviado : 17/06/12 12:04
Acredito que seguindo a sua ideia, áreas seriam melhores que pontos justamente pelas vantagens que você vislumbrou.

Então um mago com estágio entre 1 e 4 seria igual ao ponto vermelho, começando a ter uma intimidade com o manuseio do Karma apenas lidando com o Karma Genérico, depois com o estágio 5 já dentro de um Colégio ele passa a ser parecido com o azul e com o passar do tempo por volta do estágio 10 ele está parecido com o verde. Então quer dizer que com apenas 5 estágios o mago pode atravessar uma das linhas etéreas que da acesso a um dos Karmas específicos o que impede então que ele com mais alguns estágios e outro professor passe outra linha para acessar outro Karma específico?
E outra coisa o que determina o lugar onde o mago irá "aparecer" no Karma Generalista, enquanto ainda não entrou em um Colégio? Pois ele já deveria aparecer perto do Karma Específico que ele vai estudar ou enquanto não entrar em um Colégio ele pode vagar livremente pelo Karma Generalista? E se puder vagar, o que o impede de depois que entrar em um Colégio, e acessar um Karma específico, de continuar vagando e ao encontrar outro mestre de outro Colégio acessar outro tipo de Karma?

Abraços
#62 Ares Enviado : 17/06/12 12:42
Segundo a minha ideia dele vibrar por todo o plano etéreo sem ficar num lugar físico e sim acessar lugares aleatoriamente e mudar de lugar/vibração a cada segundo resolveria este caso.Pois seria como se antes ele não estivesse num ponto especifico,mas ao conseguir se fixar num tipo de vibração ele alcançaria um destes pontos.
Um mago generalista iria se fixar num lugar sem um karma especifico,um elemental se fixaria na zona elemental e por ai vai.
Mas ai vem a pergunta:Dai o que impede de um mago normal acabar usando uma magia de um colégio por um instante em que estiver numa vibração correta?
Como o Karma especifico é diferente do Karma geral se torna difícil se sincronizar com ele e a não ser que esteja com todo o seu esforço disto e tenha o conhecimento para isto(e o conhecimento só se pode conseguir nos colégios).
#63 LeoPersan Enviado : 17/06/12 13:19
Mas com a sua explicação um mago experiente poderia aprender a vibrar no nível de dois Karmas específicos diferentes. So bastando para isso encontrar mestres de dois Colégios diferentes
#64 Ares Enviado : 17/06/12 13:30
Deixa esta brecha para uma possível expansão ou algo do gênero,mas também não deixa isto como algo livre,podendo deixar algo como o corpo só vibra numa frequência ou dizendo que magos que tentaram istro acabaram morrendo instantaneamente ou sofrendo sérios danos,mas quem sabe um mago que chegue sei lá ao estagio 100 ou mais talvez e consiga isto.
Deixa isto de forma aberta.
#65 LeoPersan Enviado : 17/06/12 13:40
Essa questão da vibração eu acho mais coerente, porém se um mago de nível 5 consegue vibrar em um Karma específico o que o impediria de vibrar em outro? Poderia se propor uma estrutura interna, que tenha que se adaptar a cada tipo de Karma, como eu tinha dito:
Citação:
(...) moldar a "própria estrutura Karmica" é fácil porém "desmoldar", para se "moldar" de novo, é que ninguém consegue fazer(...), essa explicação não impediria de mais para frente acrescentarmos uma classe de super magos que alterem a sua estrutura Karmica rapidamente podendo utilizar magias de vários Colégios.

Ai não precisaria nem ameaçar o personagem de morte só dizer que ele tem que achar um mestre que saiba "desmoldar" essa estrutura karmica antes de entrar em outro Colégio.
#66 Fábio_CM Enviado : 17/06/12 13:41
Citação:
...o que impede então que ele com mais alguns estágios e outro professor passe outra linha para acessar outro Karma específico?

Duas opções: (1) Nada ou (2) é necessário muito tempo, dedicação e uma transformação da aura do personagem para que ele consiga vencer a barreira etérea. Além disso, alguns karmas estão muito longe um do outro na esfera, o que torna quase impossível abranger ambos (escolas antagônicas).O karma generalista é todo igual. Então, até ele assumir algum karma específico, sua "região própria" ainda não estará definida.
Gostei da ideia do Ares de sintonia. A sintonia do karma generalista pode ser a mais comum para os magos, aquela ensinada nos próprios livros de magia. Ao fazer isso uma vez, torna-se muito difícil e demorado desfazer. Portanto, ao entrar para um colégio, e assim sintonizar-se com o karma específico, é impossível realizar magias de outro porque o karma tem essa "sintonia" ajustada. Mesmo que se pudesse alterar como disse o Ares, poderia levar dias ou meses, tornando impossível realizar magias de vários colégios em um curto intervalo de tempo. É mais ou menos como falou o Markus.
#67 LeoPersan Enviado : 17/06/12 14:13
Então acredito que estamos chegando a um acordo finalmente ahuahuahu.

As pessoas nascem sem acesso ao Karma, conscientemente, apenas podendo acessa-lo para resistir à ataques de magia, com algum estudo um mago acessa o Karma generalista de forma totalmente livre, mas apenas o Karma Generalista. Quando ele entra para um Colégio molda algo em si mesmo(Estrutura Karmica(já que sem uma mudança permanente não tem como explicar o fato dele somente agora se fixar em um ponto não podendo mais vagar pelo Plano Etéreo como fez até agora)), fixando a sua vibração em um determinado ponto do Plano Etéreo que abrange uma pequena parte do Karma Generalista e do Karma Específico referente ao Colégio que ele entrou com o passar do tempo amplia a área de abrangência que ele ocupa se aprofundando no Karma Específico e no Karma Generalista podendo executar magias mais poderosas.

Restando agora decidir se um mago extremamente poderoso poderá:
1) "desmoldar" a sua "Estrutura Karmica"
2) ampliará a sua área de abrangência até alcançar outro Karma Específico.
Sendo a opção 1 o mago não terá problema em entrar em qualquer outro Colégio já que ao desmoldar a sua Estrutura ele estará vagando livremente de novo, e também para que magos utilizem magias diversas ao mesmo tempo, essa "modularização" deverá ser muito rápida.
Sendo a 2 Opção será mais fácil entrar em alguns Colégios do que em outros, pois poderá desviar de algumas áreas com Karmas Específicos para alcançar outras, mas assim deverá abranger uma grande área do Karma Generalista para acessar áreas mais distantes.

Eu voto pela segunda opção.
#68 Ares Enviado : 17/06/12 14:19
Se for pensar que ele só pode ter uma unica vibração,então seria a primeira.Ele teria no caso que mudar sua vibração,já que não poderia vibrar em duas frequências diferentes.
#69 LeoPersan Enviado : 17/06/12 14:20
Mais uma coisa com a primeira opção os super magos poderiam perder uma ou duas rodadas para seu sintonizarem de novo o que criaria uma brecha para um ataque de alguém mais fraco.

Com a segunda opção precisaríamos definir melhor algumas áreas no meio do Karma Generalista que sejam mais densas, para se abranger, essas seriam as áreas que ligam um tipo de Karma com outro, definindo magias, conhecimento e experiencia necessárias para transpor as mesmas
#70 LeoPersan Enviado : 17/06/12 14:23
Porem com a segunda o mago inicia com uma pequena gama de vibrações dentro do seu campo de sintonização, sendo representado por uma pequena área, com o aumento da sua experiencia ele aumenta a gama de vibrações que ele consegue alcançar, assim também aumentando a área que ele abrange no Plano Etéreo, de repente chegando até outras áreas com Karma específico
#71 Ares Enviado : 17/06/12 14:34
Na segunda se ele pegar parte do karma generalista no etéreo ele já teria as vantagens de um mago normal e de um generalista(que ainda não foi criado,mas é um mago sem colégio que possui uma gama maior de magias a um custo maior,algo do gênero,este pegaria diretamente do Karma etéreo).
E a primeira ainda tem esta falha que por mim deveria ser maior,durante o tempo em que se sincroniza que seria alguns dias o mago poderia usar somente as magias normais.
#72 LeoPersan Enviado : 17/06/12 14:55
Entendi, isso é verdade pois um mago nesse nível já deve ter todo ou mais de 90% de conhecimento sobre o Colégio inicial para depois se expandir, nesse nível ele não poderia estar vinculado como apenas aprendiz de um Colégio.

Na primeira o tempo poderia ser por volta de uma semana que com o aumentar da experiencia poderia diminuir até se chegar à níveis impressionantes de algumas rodadas. E isso de usar só magias Generalistas no meio tempo ficou fera.
Usuários visualizando este tópico
Guest (3)

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.