Pessoal,
este tópico é para explicar sobre como conduzimos as discussões e como é como são feitas as votaçõe de cada tarefa oficial.
1) Tudo começa com o alguem assumindo uma tarefa. Neste momento o nome é designado ao coordenador e este avalia o pedido. As vezes uma tarefa fode não ser aprovada para iniciar porque não é o momento propício. Isto fica a cargo do coordenador responsável.
2) Tempo de resposta. Nem sempre os coordenadores estão online, ou podem estar sobrecarregados ou então afastados temporariamente do projeto. Então o tempo de resposta do coordenador varia muito.
3) Autorizada o inicio da tarefa, ao completar a pessoa então devolve ao coordenador o trabalho e este avalia. Caso verifique necessidade ele pode solicitar melhorias, ajustes, ou mesmo a recriação.
4) Ao termino dos ajustes por parte do autor, o coordenador ainda pode fazer uns ajustes seus (ou não) e somente apos isto o material passa para em oficialização. Neste ponto é que é considerada uma tarefa concluída.
5) Uma tarefa concluída e incluída para oficialização, passa a ser discutida e aos poucos o coordenador vai alterando o texto até ele achar que está bom. Normalmente quando ninguém mais tem nada a dizer.
Notem, que ao entrar em oficialização, o texto é mudado conforme a discussão, e isto pode levar para uma direção totalmente diferente do que o autor propôs. Mas isto é assim mesmo. No Tagmar, um cria, o grupo melhora, altera recria.
Notem também que o coordenador não é obrigado a acatar todas as sugestões, já que muitas podem ser contraditórias ou não serem consideradas as melhores.
6) Quando o coordenador acha que chegou o momento, ele abre uma voatção para a tarefa e conforme nossas
Regras de Votação, o texto é aprovado (ou não!).
Um ponto importante: no projeto os coordenadores são orientados a só levarem a votação quando o material representar a maioria das opiniões (não todas!). Isto evita de levarmos para votação um material que fatalmente será reprovado. Este cuidado tem feito que quase na sua totalidade, as votações tem sido aprovadas, com raríssimas vezes terem sido reprovadas.
O projeto Tagmar 2 é democrático, mas não anárquico. Temos uma hierarquia e regras.
7) Votações auxiliares e diferenciadas. De vez em quando podem surgir votações que são diferenciadas:
a) quando um assunto não chega a um denominador comum, e se assim o coordenador achar, este pode criar uma votação extraordinária para tentar fechar um determinado assunto. Esta votação normalmente precede a votação final do material. Este tipo de votação é feito, para se alcançar uma escolha na qual depois o material vai ser trabalhado em cima dela, ou então por que há mais de um assunto para ser votado no mesmo material.
b) Uma opção para se resolver um impasses é de se colocar na votação final mais de uma opção. Assim se aprova o texto e se escolhe a opção ao mesmo tempo.
c) Podem existir enquetes não oficiais e para estas não se aplicam as Regras de Votação, podendo todos participarem. Esta votações não tem cunho de decisão. Geralmente são enquetes de opinião geral, ou de levantamento informações.
d) Revalidação. As vezes, mesmo depois de um material estar aprovado ou mesmo já incorporado, um material pode voltar a ser alterado. Material de regras, aventuras e criaturas podem ser alterados sem problemas. Material de ambientação pode ser alterado desde de que não crie contradições. O material então segue o fluxo a partir do inicio. A decisão de qual material oficial deve ou não sofrer alteração é decidido pelos coordenadores, normalmente é aberta uma discussão para saber se o grupo acha válido (ou não) a revalidação.
8) Revisão e conclusão. Após a aprovação o texto segue para equipe de revisão de texto, para correção do português. neste ponto não são mais inseridos conteúdo.
Finaliando: estas regras tem sido usadas ao longo dos 7 anos do projeto e tem dado sucesso. Estamos criando este tópico para todos saibam exatamente como funciona o projeto Tagmar 2.