|
 Príncipe (2101 )   Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar
|
matheusjsrd escreveu:Em todas as mitologias que li, sejam elas romanas, gregas, norueguesas, persas, egípcias ou babilônicas, sempre existiam deuses para tudo. Nisso, me veio uma dúvida em questão dos deuses de tagmar: Existe um deus protetor dos viajantes, dos ladrões? Existe um deus da beleza e da sedução? Existe um deus que seria guardião do ar ou da terra(só existe ganis, na água)? Existem deuses para sol e lua? E da noite e do dia? Deuses para caça, família, soberania, liderança, da alegria, do vinho das festas existem? Existem deuses menores, além dos deuses do panteão de tagmar, tal como os do olimpo(existiam os grandes, os doze do olimpo mais hades e hécate, mais os deuses menores, tais como os das mensagens, das escolhas, do fogo, da vingança, das construções, etc.)?
Aguardo respostas. 1-O mais próximo acho que seria Cambu. 2-Lena(?) 3-Terra acho que Servides. 4-Não sei. 5-Alegria e Vinho acho que Lena cuidaria do caso também. 6-Titãs-Segundos? E falando nisto.Os titãs-segundos servem aos Deuses?E poderiam cuidar de certos aspectos secundários?
|
|
 Duque (263 )  Grupos: Heróis do Tagmar, Registrado
|
Eu concordo no caso de cambu ficar com viagens e ladrões. Esqueci de perguntar sobre música e medicina, tem deuses para isso? Lena poderia ser da beleza e da sedução, quanto a terra, acho que poderia ser crezir, e palier com o céu. Não sei.
|
|
|
Me veio uma coisa.Um deus não precisa ser necessariamente ligado ao vinho por exemplo,mais ter uma lenda que fale da criação deste que envolva o deus. Citação:Em todas as mitologias que li, sejam elas romanas, gregas, norueguesas, persas, egípcias ou babilônicas, sempre existiam deuses para tudo. Ou um Deus pra tudo como o caso da mitologia Judaico-cristã.
|
|
|
Não, é que nessas mitologias tem deus da areia, do carvão, dos insetos, das núvens, dos ventos, enfim, tudo. Para cada coisa havia um deus específico, mesmo que às vezes um deus era deus de mais de uma coisa. Exemplo: poseidon era deus das águas, do mar, dos cavalos, das tempestades, dos terremotos, dos maremotos, dos animais marinhos, das navegações, dos barcos, dos marinheiros, e até dos piratas.
|
|
|
quanto a parte dos deuses eu acho que tagmar peca um pouco mesmo. deveria ter mais matérias sobre deuses, demônios e titãs
|
|
|
Tal material se encontra em discussão na area de ambientação pessoal.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Os titãs serão melhor trabalhados nas Ilhas Selvagens, onde os titãs segundos ainda são adorados.
|
|
|
Acho que essa história dos titãs ainda da muito pano pra manga. E poderá enriquecer muito a ambientação.
|
|
|
Pessoas cultuam os Titãs-segundos.Deuses não gostam disto.Deuses são mais poderosos(?).Deuses manda os Titãs-segundos falarem para os tagmarianos não culturarem mais os titãs. FIM 
|
|
|
Prático. Mas e quanto aos deuses daquelas coisas mencionadas? Tem? Ou os titãs eram responsáveis por aquelas áreas?
|
|
|
A pergunta que não quer calar é: Quem exatamente são os Deuses e de onde vieram?
|
|
|
Essa não cai nem abatida a bala! kkkkkkkk. Nas mitologias que conheço, ou sempre existiram, ou vieram do NADA E TUDO PRIMORDIAL de existência.
|
|
|
Pessoal, recomendo a leitura do "Livro de Introdução à Ambientação" e também visitem as discussões sobro O Livro dos Deuses & Demônios.
|
|
|
Vou dar uma boa lida. até porque os titãs e os demônios me interessam mais que os deuses.
|
|
|
matheusjsrd respondendo sua pergunta:
Existe um deus protetor dos viajantes, dos ladrões? Cambu protege os viajantes. Não existe protetor dos ladrões: normalmente eles seguem outros deuses conforme suas práticas: Ganis para piratas; Crezir para assassinos violentos; Cruine para justiceiros; algum príncipes-demônios para ladrões malignos diversos, e por aí vai.
Existe um deus da beleza e da sedução? Lena
Existe um deus que seria guardião do ar ou da terra(só existe ganis, na água)? Maira, sobre a terra e o ar. Ela possuía influência nas águas tambem, mas esse ministério é Ganis agora.
Existem deuses para sol e lua? E da noite e do dia? Maira, sobre o sol e a lua. Cruine, sobre o dia e a noite, por representar o nascimento e o fim. Alguns Príncipes-demônios tambem possuem influências sobre aspectos da noite.
Deuses para caça, família, soberania, liderança, da alegria, do vinho das festas existem? Caça: Maira, Mocna Família: Lena Soberania: Crizagom, Blator Liderança: Crizagom Alegria: Lena, Selimon Vinho e Festas: Lena, Anasmadis
Existem deuses menores, além dos deuses do panteão de tagmar, tal como os do olimpo(existiam os grandes, os doze do olimpo mais hades e hécate, mais os deuses menores, tais como os das mensagens, das escolhas, do fogo, da vingança, das construções, etc.)?
Nas minahs campanhas D20 eu uso o principio presente no D&D (QUE VENHAM OS "D&DCIDAS", hahahaha...) de que um mortal, através de campanhas épicas, poderiam mesmo entrar em contato com as deidades, no papel de um ser extrapalnar, semideus, ou meso divindade menor. Se a base fosse essa no Tagmar original, sim, o futuro pode ser promissro sobre a existência dessas dinvidades.
Maiores informações, leiam "Divindades e Semideuses" e "Crenças e Panteões de Forgotten Realms".
|
|
|
Obrigado a todos que responderam. Dúvida-> CAMBU é deus do comércio e das interrelações, não achei nada sobre ele ser das viagens e também nada sobre lena ser da beleza e sedução, não eram coisas bem feitas e prazer erótico? E no livro de introdução à ambientação não tinha nada sobre deuses menores e as atribuições questionadas.
|
|
|
matheusjsrd
É uma licença literária minha mesmo. Tento com isso criar inter-relações nos aspectos sociais existentes.
Você tem razão: viagens E o comércio/relações não são necessariamente ligados: não se viaja só para se relacionar com outros.
Penso numa solução: ao invés de ter um deus das viagens, poderia se rezar para um deus nas viagens de acordo com o objetivo da mesma: rezo para Blator numa viagem rumo a guerra; rezo para Ganis numa viagem marítima; rezo para Maira quando ando nos ermos, e por aí vai. O que acha?
Bem, quanto a Lena, beleza e sedução não está nos livros. Mas até me ocorreu. Tem tudo a ver prazer erótico com sedução e beleza (ambos aspectos subjetivos). A sedução não caberia também só a Lena como a alguns Príncipes-demônios como Anamasdis.
Aliás, gosto quando um portfólio de um deus fica em junto com outro. Dá mais motivos para aventuras.
|
|
|
A questão das viagens é interessante, quanto a lena ser também desses aspectos, sempre achei isso, mas não achei nada registrado.
|
|
|
E Deuses para medicina e música? Tem?
|
|
|
Eu daria música a Palier.
Música é um aspecto da arte: um traço comum dos elfos dourados, e por palier ser o criador deles e do CONHECIMENTO.
Medicina seria dado a Palier e a Selimon. Medicina é outro tipo de saber (Palier); e Selimon é o deus da cura. Discussões teológicas surgem em alguns lugares do Mundo conhecido pelas duas igrejas; mas em Marana, a coesão entre as duas igrejas é de forma tão notável que gerou as famosas Casas de Cura de Magiara, conhecida como Cidade-hospital por todo o Mundo.
|
|
|
Legal, agora ainda tem atribuições sem deus patrono. Vamos ver se o livro de deuses e demônios vai nos dizer algo.
|
|
|
Isso serve mesmo como forma de rechear o cenário.
A melhor forma, na minha opinião, é a amarrar isso a uma aventura. Ajuda a dar mais contexto e relevância a criação do portfólio
|
|
|
Algo como uma aventura onde as igrejas entram em conflito em tagmar enquanto os deuses guerreiam entre si em uma disputa de poder por atribuições sem deuses, e no final, se vencermos a aventura, certos papeis vão para certos deuses.
|
|
|
Eu diria "vencer as aventuras": um objetivo desses é complexo e épico e pode levar mesmo gerações. Mas os PJs participando de parte dela, isso seria maneiro. Isso poderia envolver desde personagens de nivel baixo até mesmo os épicos e os seres extra planares.
Na minha cabeça, alias, estas guerras já estão acontecendo no cenário.
|
|
|
Sua cabeça tem vastas terras! Isso acarretaria um conflito global. Não li o império ainda pois ainda não mestrei neste local, mas se lá os deuses forem os mesmos, poderiam haver conflitos em toda parte mesmo, pelo destino das atribuições, mas seria uma senhora campanha.
|
|
|
Acredite, existem tantas idéias de campanha que não teriamos vida util para joga-las.
Cara, eu to mestrando a sequencia de aventuras prontas de Tagmar 1x/semana. Ainda to no Arado de Ouro e nela já se passou 2 semanas efetivamente.
Se 1 mês = 4 semanas; imagine quando vou concluir toda a série...
Agora imagine as outras idéias?
|
|
|
E não sei se tem gente disposto a trabalhar para fazer isso
|
|
|
Podes crer. Por exemplo, eu adoraria ter uma versão Tagmar D20. Já se passaram 10 anos e nada: resolvi fazer eu mesmo...rs
É o caso Matheus: se tiver a idéia, mete bronca!
|
|
 Grão-duque (705 )  Grupos: Heróis do Tagmar, Registrado
|
Só uma curiosidade, os deuses de Tagmar não entram em conflito. Os deuses do Império são os mesmos e no mundo conhecido as igrejas não entram em conflito. Pelo menos essa é a posição oficial da coordenação.
|
|
|
Citação:mundo conhecido as igrejas não entram em conflito. existe em algum lugar nos livros que na formação da Moldania se não me engano deve Certos conflitos "indiretos" entre as Igrejas ou pelos menos os seguidores de Blator e Palier,ou algo do gênero. Se não me engano eles brigavam entre si para tentar colocar o soberano escolhido por elas no trono. Posso estar enganado mais vou dar uma busca depois pra ver isto direito. Além de um dos príncipes infernais pelo que eu vi ser um deus caído,o que mostra que eles podem eventualmente brigar entre si caso aja algo que gere a discórdia,como foi o caso de uma profecia neste príncipe infernal se não me engano.
|
|
Príncipe (2103 )   Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar
|
Nas Aventuras Prontas, que são material, acredito eu, de origem tagmárica um (nuss), isso é bom comum, o conflito entre igrejas. Basta ver no arado de ouro o Parom (acho q é isso) q escondeu um item mágico de um devoto de outro deus, e no torneio, que ocorre um conflito entre duas vilas, uma devota de crisagom e outra de crezir.
|
|
|
Ares, li sobre isso também, está na seção calco do livro dos reinos e na seção história no livro de introdução a ambientação. Acho meio sem lógica não ter brigas entre os deuses, uma vez que, por exemplo, o deus da guerra e da paz não entrariam em conflito, sendo suas atividades opostas e um destruindo o que foi feito pelo outro? No caso, maira não se zangaria se os devotos de parom explorassem os minérios todos para trabalhar o ferro?
|
|
|
matheusjsrd escreveu:Ares, li sobre isso também, está na seção calco do livro dos reinos e na seção história no livro de introdução a ambientação. Acho meio sem lógica não ter brigas entre os deuses, uma vez que, por exemplo, o deus da guerra e da paz não entrariam em conflito, sendo suas atividades opostas e um destruindo o que foi feito pelo outro? No caso, maira não se zangaria se os devotos de parom explorassem os minérios todos para trabalhar o ferro? Fato que ela nãp gostaria que devotos de parom estivessem em suas florestas extraindo seus minérios.
|
|
|
Destruindo dois de seus aspectos: vegetais e minerais, fora a caça para obter alimento. Lógico que averiam conflitos.
|
|
|
Caça seria a destruição do terceiro,uma heresia completa.E duvido que ofereciam pelo menos uma oferenda a Maira.
|
|
|
Logo, é imcabível que não entrem em conflito, pelo menos as igrejas de maira e parom. E permanece a dúvida de vários setores de influência dos deuses.
|
|
|
Genocídios causados por Crezir contra a honra e justiça de Crisagom...
|
|
|
Pessoal,
As igrejas não entram em conflito aberto e declarado, devido a ameaça recente dos Principes Demônios. Pois não faz nem um seculo que o Mais Sábio uniu todas as igrejas para lutar contra o inimigo infernal, e parte dessa aliança ainda existe oficialmente apesar de alguns membros sairem no tapa.
|
|
|
Ares escreveu:Caça seria a destruição do terceiro,uma heresia completa.E duvido que ofereciam pelo menos uma oferenda a Maira. Aí maira, chega mais, senta aqui nessa cadeira de madeira nobre ornamentada com pedras raras de amien e como esse churrasquinho de porco selvagem com a gente jejeje
|
|
|
As igrejas não entram em conflito aberto e declarado, devido a ameaça recente dos Principes Demônios. Pois não faz nem um seculo que o Mais Sábio uniu todas as igrejas para lutar contra o inimigo infernal, e parte dessa aliança ainda existe oficialmente apesar de alguns membros sairem no tapa.
O inimigo do meu inimigo é meu amigo.
Mas quando o NOSSO inimigo é derrotado: voltamos as posições de antes...
|
|
|
Poderia aproveitar o desenvolvimento do livro de deuses e demônios que não está pronto para acrescentar isso no material.
|
|
|
Não vejo motivo para não haverem conflitos entre religiões. Uma coisa é a Ordem, outra é a simples religião. Um padrezinho influente que levou a vila a lutar contra outra vila de outra religião por exemplo.
|
|
|
Guerras religiosas são sempre as piores pois mexem com a própria psique das pessoas e fazem elas cometerem atrocidades em nome de uma fé unica e tal. Pergunta:Existem falsas religiões sem o menor fundamento e que não seguem nenhum ser existente em Tagmar?
|
|
 Príncipe (3124 )   Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar
|
Pessoal, As tarefas no projeto funcionam a partir de um pressuposto previamente estabelecido e votado. Assim, se vc mudar os pressupostos estará mudando toda a tarefa. Com relação aos deuses foi já previamente definido que: 1º Eles representam a ordem, em contraste com os titãs que representam o caos. 2º Eles representam o bem, diante dos demônios que representam o mau. 3º Eles agem em colegialidade, não havendo guerra entre eles. Eles criaram o mundo agindo em colégio, governam agindo em colégio e sabem que precisam uns dos outros. 4º Não existem conflitos entre as igrejas, pq o povo de Tagmar sabe que podem ser amaldiçoados por essa divindade ou por seus sacerdotes. Conflitos localizados e individualizados sempre existiram, mas isso não significa que todas igrejas estejam em conflito. Portanto, não existe guerra santa. 5º Os deuses atuam no mundo de forma indireta (sonhos, visões, profecias etc), nunca diretamente e pessoalmente. Portanto, não são como os deuses gregos que tinham filhos com humanos. 6° Titãs e titãs-segundos não serão discutidos por hora. Tendo definido esses princípios foi iniciado a tarefa de expandir a descrição dos deuses e demônios (tarefa que começou a 6 anos atrás) e ainda está em andamento e essa tarefa tem como ponto de partida exatamente esses pressupostos. Portanto, mudar esses pressupostos é jogar fora 6 anos de trabalho e recomeçar tudo de novo sem saber qdo vai terminar e como diz o Rodrigues é contra producente. Ajudariam bastante, se lessem os textos das tarefas dos deuses&demonios e postassem lá as duvidas, sugestões etc. Os deuses de Tagmar não foram criados para abarcar todos os aspectos da natureza e dos elementos, mas cada povo dentro da sua cultura pode perfeitamente atribuir um elemento a um deus e outro povo pode atribuir a outro. Por exemplo: é perfeitamente possível que para um povo Ganis proteja os seres marinhos, mas para outro povo isso pode ser tarefa de Maira Nil. Isso de acordo com cada MJ. A historia de Tagma se passam em ciclos. No primeiro ciclo os deuses viviam entre os filhos. No segundo, se ausentaram, nasceram as falsas igrejas e tudo terminou com o cataclismo. A atual ambientação se passa no terceiro ciclo (leiam livro de introdução a ambientação). Os povos em sua maioria sabem do cataclismo e da ira dos deuses, por isso não se atrevem a desafiá-los de novo. A Seita e os principes demoniacos ainda são uma ameaça e não foram definitivamente derrotados. São os grandes vilões do mundo conhecido.
|
|
|
Só achei que poderia ser acrescentado em alguns deuses certas atribuições, uma vez que o material ainda não foi votado e não está na versão pronta, poderiam-se acrescentar algumas coisas, só para os coitados marinheiros, medicos, bardos, cavalos, e outros não se sintam sem deus.
|
|
|
Marcelo Villanova
Entendo os pressupostos. Só acho que dentro deles gera-se menos oportunidade de aventuras envolvendo clérigos e divindades.
Fala-se em expansão de cenário. Mas quando vem as idéias, começa-se o tal do "não-pode", "não é adequado", etc.
|
|
 Príncipe (3124 )   Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar
|
Isso vc tem q discutir com o Rodrigues, pq os pressupostos não fui eu que os defini, qdo entrei no projeto eles já existiam. E segundo os registros que recebi do Rodrigues vc participou dessa discussão (pelo menos tem um alantagmar aqui, na época em q o forum era no yahoo), Peter Primordial (atual coordenador), Omnix, Marco Draco, Baldur, Orion, Fabio_CM, zetagmar dentre outros que ainda estão por aqui. Do que foi definido para tras eu não posso fazer nada, só posso daqui pra frente, e não ajuda cada vez q queremos dar um passo adiante ficar dfebatendo os passos que já foram dados, pq? pq infelizmente as tarefas andam muito lentamente, se cada vez que tivermos de voltar e rediscutir o que foi discutido não vai sair nada. Então, precisamos ter um pto de partida. Os seres inteligentes são livrs para escolher seu deus patrono, se um marinheiro escolher Ganis qual o problema? Mas e se ele for de uma frota naval e servir Blator? Ou se for um pesquisador naval e escolher Palier? Assim tbm são os bardos. Isso foi feito para que o jogador se sinta livre para escolher seu deus patrono e não se sinta obrigado.
|
|
|
Calma e elegância, cavalheiros. Calma e elegância.
Sds. jurássicas,
|
|
|
|
|
|
Marcelo Villanova escreveu:Isso vc tem q discutir com o Rodrigues, pq os pressupostos não fui eu que os defini, qdo entrei no projeto eles já existiam. E segundo os registros que recebi do Rodrigues vc participou dessa discussão (pelo menos tem um alantagmar aqui, na época em q o forum era no yahoo), Peter Primordial (atual coordenador), Omnix, Marco Draco, Baldur, Orion, Fabio_CM, zetagmar dentre outros que ainda estão por aqui. Do que foi definido para tras eu não posso fazer nada, só posso daqui pra frente, e não ajuda cada vez q queremos dar um passo adiante ficar dfebatendo os passos que já foram dados, pq? pq infelizmente as tarefas andam muito lentamente, se cada vez que tivermos de voltar e rediscutir o que foi discutido não vai sair nada. Então, precisamos ter um pto de partida.
Os seres inteligentes são livrs para escolher seu deus patrono, se um marinheiro escolher Ganis qual o problema? Mas e se ele for de uma frota naval e servir Blator? Ou se for um pesquisador naval e escolher Palier? Assim tbm são os bardos. Isso foi feito para que o jogador se sinta livre para escolher seu deus patrono e não se sinta obrigado.
Concordo em partes. mas deixemos as modificações prã depois que o projeto estiver mais balanceado, visto que está discussão não causa graves problemas nas aventuras. Enquanto não se da uma definição para isso sugiro que atribuam em suas mesas as vertentes que desejam aos deuses que julgarem mais próprios para as mesmas. abraço a todos.
|
|