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Príncipe (2102 ) Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar
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Acha necessário essa implementação ao sistema? Na minha opinião já é suficiente dois tipos de escudo. Eu mesmo ainda uso as regras de combate antigas! Algumas coisas podem ficar apenas em nossas mesas, nas regras da casa. Não estou dizendo que não é possivel, estou só dizendo que acho desnecessário essa implementação.
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Eu gostei da ideia. Vou adotar em uma próxima campanha.
Mas vou fazer a seguinte mudança:
Def Base/ Absorção Escudo pequeno..............+1/0 Escudo médio...............+1/+5 Escudo grande............+2/+7
Reflete a ideia que o escudo pequeno não serve para absorver, mas para ajudar a desviar golpes.
Me veio esta pergunta, no seu jogo depois de uma batalha que a EF chegou a 2 e vem um sacerdote e recupera-a. A EF do escudo pequeno seria recuperada?
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Grão-duque (704 ) Grupos: Heróis do Tagmar, Registrado
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Ao se referir a "escudos pequenos" você quer dizer "broquel"? Sempre achei meio estranha essa divisão em escudos pequenos e grandes. Sempre faço a diferença entre broquel, escudos "pequenos" (redondos, estilo infantaria), grandes e de corpo (estilo legiões romanas).
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Hugar escreveu:Acha necessário essa implementação ao sistema? Na minha opinião já é suficiente dois tipos de escudo. Eu mesmo ainda uso as regras de combate antigas! Algumas coisas podem ficar apenas em nossas mesas, nas regras da casa. Não estou dizendo que não é possivel, estou só dizendo que acho desnecessário essa implementação. Sinceramente? acho que nos pequenos detalhes é aonde fazemos a diferença, para um tagmar melhor e mais rico. joão, de fato a questão do escudo pequeno dar somente defesa é algo a se pensar. agradeço a participação de todos. ;-)
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Príncipe (2010 ) Grupos: Registrado
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Joao escreveu:Me veio esta pergunta, no seu jogo depois de uma batalha que a EF chegou a 2 e vem um sacerdote e recupera-a. A EF do escudo pequeno seria recuperada? Acredito que não. Mas isso depende do tipo de golpe que acertou o personagem. Se foi no corpo dele, com certeza seria recuperada. Se o dano foi no escudo apenas, o sacerdote não o recuperará com uma cura. Tenho para mim que a ordem normal seria que primeiro o dano atinja o escudo, depois a armadura e por último o corpo do personagem. A não ser que um crítico aconteça e modifique essa ordem. Quanto à sugestão do El Gato, gostei bastante. Só acho que a resistência do escudo pequeno poderia seguir a progressão e ir para 3 além de 0. Ainda resistiria a dano, mas muito pouco. Seria praticamente um escudo "descartável". Ficaria assim: Def Base/ Absorção Escudo pequeno..............+1/+3 Escudo médio...............+1/+5 Escudo grande............+2/+7
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arabedoido77 eu ja fiz esse teste aí tbm. o que eu não queria é que tivessem escudos iguais, assim como as armaduras que em cada tipo de def não são iguais nem em absorção e nem em defesa.
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Príncipe (2102 ) Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar
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Armaduras, elmos e escudos não tem EF, tem absorção. Curas Físicas jamais curariam absorção. Deve ser contado separado.
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Hugar, Penso da mesma maneira, por isso perguntei. E assim imaginei que um escudo só com absorção e nenhuma defesa não seria tão vantajoso e só ocuparia uma mão. Por isso mudei, ao invés de zero na defesa é zero na absorção. Katalel, Pois num é q'eu estava pensando em um broquel!? E como você implementa em regra os diferentes escudos??? Por mais que não entre no livro de regras básico poderia ser complementar ou , não oficial (fica registrado aqui :-p)
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Grão-duque (704 ) Grupos: Heróis do Tagmar, Registrado
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Joao, eu sempre apliquei regras da casa mesmo, broquel dando defesa+1, escudo "pequeno" def+1, abs+3, escudo grande def+1, abs +5 e escudo de corpo dando def +3 abs +10.
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Príncipe (2102 ) Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar
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Tem um material em alguma masmorra esquecida e sombria aqui do tagmar sobre personalização de armaduras e novos tipos de escudos, como o broquel e de cavalaria.
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Grão-duque (704 ) Grupos: Heróis do Tagmar, Registrado
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Pois é, lembro de algo assim... acho que é personalização de equipamento.
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Príncipe (1290 ) Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar, Revisor de texto
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Acho que tinha algo no blog. Se for esse material, ele está hoje na wiki.
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Marquês (263 ) Grupos: Heróis do Tagmar, Registrado
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Acho que seria interessante variar os tamanhos de escudo, mas não sei se seria necessário, pois em tagmar os seres são, em média, de estatura próxima aos humanos(elfos, meio elfos, os próprios humanos) e usam o escudo grande, e os pequenos(tipo anões e pequeninos) usam o pequeno. Se o grande hoje fosse o médio, teria alguém com o tamanho para usar o escudo?
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Príncipe (2137 ) Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar
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O fato é que humanos usam escudos de diferentes tipos,tamanhos e materiais durante toda a historia e não só um tipo de escudo.
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Marquês (263 ) Grupos: Heróis do Tagmar, Registrado
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Sim, eu sei, mas é que geralmente é bom usar escudos mais proporcionas ao corpo para fim de oferecer proteção em todas as partes do corpo. Um escudo grande ofereceria essa total proteção corporal a qual raça jogadora?
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Príncipe (2137 ) Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar
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Se um escudo grande for parecido com aqueles quadradões romanos a humanos,elfos e meio-elfos protegeria a maior parte do corpo e um anão poderia se esconder atras dele com facilidade,mais por ser tão grande diminuiria um pouco a velocidade e a agilidade. Se considerar um escudo grande aquele redondo normalmente lembrado quanto se pensa num escudo,pelo menos pra mim,ele protegia da coxa até o pescoço com certa segurança,mais poderia ser movido pra absorver os ataques e se defender de forma geral.Não limitaria dando a agilidade que daria pra pular em caso de desviar num ataque nas pernas,caso os outros itens não fossem tão pesados.
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Marquês (263 ) Grupos: Heróis do Tagmar, Registrado
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Claro, mas um escudo grande de um material resistente e mais leve que ferro seria melhor para um personagem de altura humana. Quanto ao pequeno, mesmo assim acho ele ruim para seres maiores pois a pessoa não pode, por exemplo, se esconder atras do escudo em busca de um pouco de descanso uma vez que ele deveria ficar atento ao inimigo e teria que se movimentar do mesmo jeito(não necessariamente sair do lugar, mas mexer o braço ou pular) o que o impediria de relaxar sob a proteção de um bom escudo, mesmo que momentaneamente.
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Príncipe (2137 ) Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar
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Ficar parado mesmo com o escudo grande não seria algo recomendado numa batalha,pois o inimigo teria tempo de pensar onde acertar além de poder flanquear o adversário e fazer um corte pela lateral,principalmente se tiver usando uma arma apropriada pra isto como uma cimitarra.
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Príncipe (2102 ) Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar
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Isso é realmente algo muito expansivel. Como Ares disse, existiram diversos tipos, formas, tamanhos e materiais de escudo ao longo da historia. E são usados até hoje, como é o caso da tropa de choque da policia. Podemos focar em algo mais proximo da Idade Média Europeia, mas e quanto à Levânia? Se buscarmos inspiração árabe teremos muita diversidade. Além do fator grupo: um batalhão romano com o escudo romano em formação texugo era impenetrável, mas e quanto a um soldado sozinho, em luta franca?
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Príncipe (2137 ) Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar
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As armas e as táticas militares evoluem em conjunto. Para uma luta em terreno plano grandes escudos e formações podem ser uteis,mais lutar no meio das dunas e com o sol sobre suas cabeças leva a outro ramo de táticas,uso de roupas mais leves e priorizar a velocidade e camuflagem ao invés da força de números armados com escudos e armaduras pesadas pode garantir a vitoria. Escudos grandes são bons em grandes batalhões,pois garantem defesa.Escudos menores são uteis para combates homem a homem,pois permitem maior mobilidade e versatilidade nos golpes.
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Príncipe (2010 ) Grupos: Registrado
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Boa observação a do Ares. Realmente, isso me lembrou quando estudei nas aulas de História as falanges Macedônicas e as Espartanas também. Quem viu o filme dos 300 de Esparta deve lembrar a explicação do rei Leônidas sobre como funcionava a tática, na qual o escudo em parte protegia o próprio usuário, como também fornecia proteção para o companheiro à esquerda.
Isso sem falar de um tipo de armadura medieval que vi certa vez exposta que sem brincadeira, na época creio que ficaria grande em mim. E olhem que tenho 1,85 de estatura. Se formos considerar que os homens daquela época eram mais baixinhos que a média de hoje, só entendi isso depois da explicação que foi dada. Eles usavam uma espécie de "enchimento", pois era levado em conta o detalhe que eles não precisavam se mover tanto, o cavalo que se movia. O enchimento estava lá tanto para dar a eles uma aparência mais assustadora, como para proteger no caso de serem derrubados do cavalo ou este ser morto.
Uma vez no chão, eles também não se moviam tanto. Ficavam lutando em pé, com movimentos de pernas bem restritos. Essa coisa de cavaleiros de armadura correndo e fazendo movimentos ágeis é coisa de filme. Nem enxergar direito eles conseguiam com aqueles elmos de viseira. Tanto que tinham que levantá-la para poder reconhecer os brasões uns dos outros.
Onde quero chegar é que levar em conta esses detalhes acabaria levando à necessidade de uma reformulação maior no sistema de regras na parte de carga e também de outras penalidades, como cansaço, temperatura e outras coisas mais. Até ficaria interessante, mas aí acrescentaria regras que provavelmente tornariam o sistema muito complexo, como precisar colocar o peso de cada item e calcular como penalizaria o personagem em função de sua força, detalhar como funcionariam as combinações de armadura, escudo, armas e outros.
Não sei até onde isso seria recomendável.
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Príncipe (2137 ) Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar
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Também acho que aumentar tanto assim a complexidade seria de certo modo ruim,mais acho que seria interessante ampliar principalmente a descrição dos itens defensivos,de forma simples,pois continuo em duvida do que seria este tal escudo grande e este outro pequeno.E outro objetivo seria implementar o escudo médio,que é a sugestão que originou tal tópico.
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Príncipe (2010 ) Grupos: Registrado
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Particularmente, eu imaginava o escudo pequeno como sendo o broquel mesmo,o médio mais ou menos do tamanho daqueles do filme dos 300 e o grande, como sendo aquele que cobre o usuário do pescoço até abaixo dos joelhos. Agora, o formato varia, dependendo da região de origem ou da própria personalização que o usuário quisesse, dede que pudesse pagar pela extravagância. Encontrei um texto que fala sobre o broquel e seu uso: http://confrariadearton....io-laminas-espadas.html
Fiquei na dúvida se pode ser considerado genericamente como sendo ele o escudo pequeno.
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Príncipe (2137 ) Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar
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Realmente o broquel seria algo intermediário entre arma e escudo,não sei se funcionaria contra armas grandes como machados e espadas de duas mãos.Seria interessante colocar ele como arma exótica já que podem ser colocadas laminas em tal e o uso da habilidade ambidestria para usa-lo com outras armas,como sabres e adagas.
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Príncipe (2102 ) Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar
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Na Manual tem desenho dos dois, pequeno e médio, e não consideraria o broquel como o escudo pequeno, nem o grande como o q cobre o corpo inteiro.
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Príncipe (2102 ) Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar
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Muito bom o artigo arabedoido77
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Príncipe (2010 ) Grupos: Registrado
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Na verdade, eu fiquei na dúvida de por que o broquel não era simplesmente chamado de escudo pequeno e fui pesquisar um pouco sobre escudos. Atirei no que vi e acertei no que não vi.
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Pessoal, vocês estão de parabéns com as boas colocações e aprofundamento no assunto. eu sinceramente esperava que o assunto desse pano pra manga, porém não imaginei que seria tanto. :-) Sempre que joguei tagmar tive essa visão de que o sistema teria de ser vem prático, a implementação de tantas variantes engrandeceria muito o rpg em contra partida adicionaria muitas regras para o jogo. a idéia é que fosse implementado um escudo intermediário entre o pequeno e o grande e quem sabe esses demais não poderiam ser anexados a um livro de opcionais com outras coisas mais rebuscadas? um simples para o livro de regras e rebuscados para um livro de opcionais. essa é a minha sugestão.
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Pessoal, vocês estão de parabéns com as boas colocações e aprofundamento no assunto. eu sinceramente esperava que o assunto desse pano pra manga, porém não imaginei que seria tanto. :-) Sempre que joguei tagmar tive essa visão de que o sistema teria de ser vem prático, a implementação de tantas variantes engrandeceria muito o rpg em contra partida adicionaria muitas regras para o jogo. a idéia é que fosse implementado um escudo intermediário entre o pequeno e o grande e quem sabe esses demais não poderiam ser anexados a um livro de opcionais com outras coisas mais rebuscadas? um simples para o livro de regras e rebuscados para um livro de opcionais. essa é a minha sugestão.
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Baronete (36 ) Grupos: Registrado
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essa é uma sugestão bem simples mesmo, porque não implanta-lá?
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Realmente por ser bem simples eu esperava algum retorno.
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Escudo nenhum pode ter 2 de defesa sem ser mágico. Quanto a absorção, sem problemas poderia até mesmo ser 10. Gostaria que postassem a sugestão na tarefa de Personalização de Equipamentos, com o nome do autor.
Assim que eu adiantar um pouco a serviço nos livros Básicos, dou uma olhada com muita calma e faço alguns calculos para ver o que fazer.
abraços
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