Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

[Sugestão] Ambientação Digital
#1 lykosfx Enviado : 17/10/11 17:51
Boa tarde!
Amigos, estava olhando no google este programa RPG Maker, me parece que hoje ele está bem avançado e muita gente o utiliza para fazer pequenos jogos. Então estava pensando, não seria legal ter toda a ambientação de Tagmar2 digitalizada nesse programa?
flw
#2 Ares Enviado : 17/10/11 17:55
toda a ambientação é meio difícil,já conheço o RPG Maker e acho que só com uma big equipe poderia ser feito algo que chegue perto.
Além do fato de que o RPG Maker cria jogos de RPG e tal,e teria as limitações da falta de liberdade que é oferecida pelo mestre de jogo e tudo mais.
De qualquer forma eu acho impossível reproduzir um sistema de regras e uma ambientação no RPG Maker,além de fazer um mundo livre,já que os jogos nele tem que seguir por caminhos pre-definidos.
#3 lykosfx Enviado : 17/10/11 18:26
Ares, estava pensando mais na criação do mapa, com as florestas, desertos, montanhas e localidades como cidades, vilas, castelos, casas e cavernas. Algo para que o mestre e os jogadores pudessem ilustrar as suas campanhas.

Você que tem um certo conhecimento sobre o RPG Maker, seria possível criar um chat online, sorteios de dados, uma cronologia temporal em anos, dias e horas, com sol, chuva, noite e dia? Se for possível já daria para pensar em algo.
flw
#4 Ares Enviado : 17/10/11 18:36
sobre o mapa interativo,se não me engano existe um pro Tagmar.Tagmap se não me engano é o nome.
Tenho aqui no PC e a definição é bem maior do que se pode fazer facilmente no RPG Maker.
Chat Online é usado em alguns projetos de RPG Maker online,projetos pois nunca vi um pronto.
Sorteio de dados acho que possivelmente em script.
Sistema de dia,noite e outras coisas do gênero já li algo sobre isto em alguns jogos,mais nunca vi em pratica.
http://www.mundorpgmaker.com/
qualquer duvida seria melhor esclarecida pelos profissionais no link acima.
Print do Tagmap.
http://i51.tinypic.com/o0rko9.jpg
#5 lykosfx Enviado : 17/10/11 19:58
Ares, estava pensando mais em algo assim:

http://www.youtube.com/w...3f8&feature=related

Um mapa único de tagmar2, dividido em vários quadros e ao clicar num determinado quadro, apareceria um outro quadro dividido em outros quadros, como um zoom sobre zoom, até chegar no quadro máximo onde apareceriam os npcs. Não sei se seria possível.

E ambientes dentro dos locais como uma cidade:

http://www.youtube.com/w...ure=channel_video_title

Onde os jogadores online, juntamente com o mestre, fariam suas campanhas. Mas para se pensar em algo assim, teria que ter os requisitos acima que citei. Se não houver um chat online, sorteio de dados e algo que defina as rodadas como o tempo, então concordo que seria dificil usar o RPG Maker como um apoio para as campanhas.

A vantagem de se usar o RPG Maker, é que o mestre teria uma facilidade de manusear o programa na criação dos npcs, na colocação de itens em determinados locais e outras situações. Bem, acredito que seria fácil, já que o ambiente já estaria pronto. Seria um bom programa de apoio.
flw
#6 Ares Enviado : 18/10/11 02:15
Entendi um pouco melhor o que pretende,mais da mesma forma seria complicado fazer principalmente que o mapa de Tagmar+O Império é imenso.
Dai se da pra fazer isto eu não sei,mais acredito que não com esta liberdade.
#7 lykosfx Enviado : 18/10/11 19:59
Boa noite!
Ares, obrigado por participar da sugestão, isso ajuda as pessoas a pensar e quem sabe acrescentar suas opiniões.

Porque pensei no RPG Maker? Porque é uma plataforma que possui uma certa facilidade para se criar mapas, qualquer pessoa que sabe editar uma imagem não teria dificuldades em digitalizar um mapa. Eu, particularmente, já manusiei a parte que cria o mapa, mas também fui só até ai.

Agora, se for muito difícil de criar os requisitos que citei acima, então tenho outra plataforma que seria boa e bem mais flexivel para essa sugestão, seria o programa Flash. Já vi em vídeo alguns jogos seguindo o mesmo padrão que o Maker e não dúvido que tenham opções bem criativas.

De qualquer forma, assim como no Maker, digitalizar o mapa de Tagmar2 em Flash não seria o maior problema, mas manusear as action/scripts é que seria complicado.

Porque acho que o mapa não seria complicado? Se definice as dimensões reais do mapa Tagmar2 e o repartisse em partes, facilitaria muito a digitalização. Mas para que as pessoas possam ajudar, é necessário uma pessoa experiênte em Flash para preparar o campo das legendas e determinar a dimensão padrão para cada quadro.

Porque acho que um mapa digital de Tagmar2 online seria interessante? A idéia seria ter um mapa único que fosse utilizado por todos os mestres em campanhas diversas. Imaginem mais de dois mestres, com seus grupos, jogando simultâneamente e num determinado local estes grupos se encontrassem. Não seria interessante as opções de jogo que isso teria? Troca de informações, de itens, brigas, ajuda e etc. Tudo improvisado.

Agora imaginem se cada local, por onde passou um grupo, fosse deixado um registro de algum acontecimento histórico com algum npc do local? O próprio jogo seria um grande livro histórico que serviria de apoio na criação de futuras campanhas.

Digamos que numa campanha, um determinado grupo adquiriu um livro raro e esse acontecimento ficou registrado no local como uma informação do dono do bar. Agora, esse livro raro se tornou uma obsessão para um novo grupo e eles estão determinados a seguir seu rastro. Então todos os locais por onde o 1o. grupo passou, esse novo grupo teria que passar até encontrar o livro. Como podem imaginar, todos os locais que o 1o. grupo passou, este livro raro foi visto ou utilizado, foi registrado nos locais.

Não seria interessante essa visão de um mapa online único para roleplay? Se poderia jogar até com um único jogador que no decorrer da aventura outros jogadores poderiam aderir a campanha. Também teria a vantagem de ser o único jogo de roleplay fiel a plataforma Tagmar2 onde os jogadores interagem com o ambiênte. Nem D&D, com o seu MMO, é fiel a sua plataforma de roleplay, não tem mestre.

Se fosse iniciar uma digitalização do mapa hoje, a minha sugestão seria as regiões das aventuras prontas, me parece que são seis livros, isso facilitaria a integração da leitura com o ambiênte.
flw
#8 Marcelo Teixeira Enviado : 18/10/11 20:19
Quanto a usar o RPG Maker, já tentei usá-lo de forma simplificada para se fazer jogos usando as regras de Tagmar, mas só de colocar as habilidades todas e permitir que ele pudesse comprá-las, começou a bugar o sistema dado a quantidade enorme de variáveis. Imagina montar um jogo com as regras de Tagmar.

Quanto a fazer apenas um mapa, não precisa de um programa específico para se fazer isso. Você pode montar isso em html simples. Basta mapear a figura e linkar cada parte com uma outra imagem maior. E como a matriz do mapa foi feita em Corel (vetor) podemos ampliar até quanto se deseje e a cada ampliação inserir um detalhe ou outro a mais. No RPG Maker, você terá um trabalho enorme e a qualidade da imagem não será tão boa. Sem falar que terá que ter o programa para poder executar o mapa e da forma que falei, qualquer um pode acessar.
#9 lykosfx Enviado : 20/10/11 15:53
Bom dia!
Marcelo, obrigado por participar da sugestão.

A sugestão de usar a linguagem html também é boa. Se não me engano, qualquer pessoa que se envolve com foruns e sites ou até mesmo em desenvolvimento de games tem o básico em html. Isso ajuda muito em tirar idéias.

Estava pensando, não seria interessante se criasse os quadros do mapa Tagmar no Maker, em imagem e transportasse para o html? Digo isso por causa da legenda que já tem sua própria textura, não teria necessidade de criar nova legenda vetorizada, ganharia-se tempo.

Não sei até onde se pode trabalhar com html, mas seria possível deixar esse mapa online para que fosse utilizado por vários mestres simultâneamente, juntamente com os seus grupos e campanhas?

E quanto a criação de chats, rolagem de dados, rodadas, clima, cronologia temporal e o próprio sistema Tagmar com suas fichas e calculos automáticos, tem como criar tudo isso em html?

Estava pensando para o chat algo do tipo TS3 que é um programa muito usado por jogadores online para conversar. Não sei quais as limitações desse programa, mas pensei em algo bem grandioso e simples, criar um canal para cada local em Tagmar.

Digamos que o mestre criou uma campanha na provícia de Acordo, nessa província existem cinco cidades e a aventura se iniciou em Coberae. Então teriamos um canal com o nome Acordo, que seria a província e dentro desse canal um outro canal com o nome de Coberae, que é uma das cidades dessa província. Mas como todos nós sabemos, dentro da cidade existem casas, templos, tabernas, castelos e outras localidades, então se criaria um canal para cada uma dessas localidades dentro do canal cidade Coberae. Se o mestre iniciou sua campanha dentro de uma taberna, então seria nesse canal que o mestre e seu grupo fariam todos os seus diálogos, se houvesse um outro grupo no local, atraves dos dados estabelecia se o grupo teve sucesso ou não de escutar a conversa.

Mas é só uma idéia, não sei se seria possível.
flw
#10 Ares Enviado : 20/10/11 17:46
Eu poderia falar falar falar,mais acabaria só ficando confuso tudo.
Minha opinião:
Contras:
-falta de controle total do MJ
-ira requerer muito tempo,equipe e até dinheiro.
-no final das contas se não fosse bem feito e bem planejado seria um completo fracasso
Pros:
-seria um sistema muito inovador
-abriria novas perspectivas e atrairia mais jogadores se fosse bem feito.
Obs:
-HTML sozinho não iria conseguir construir isto,mais com algumas outras linguagens e muito trabalho quem sabe.
-No RPG Maker seria realmente impossível.
Opinião final:
-Seria praticamente impossível no presente momento,mais quem sabe daqui a uns anos com a evolução da tecnologia e facilitação para a criação de programas.
#11 Marcelo Teixeira Enviado : 20/10/11 20:00
lykosfx escreveu:
Bom dia!
Marcelo, obrigado por participar da sugestão.

A sugestão de usar a linguagem html também é boa. Se não me engano, qualquer pessoa que se envolve com foruns e sites ou até mesmo em desenvolvimento de games tem o básico em html. Isso ajuda muito em tirar idéias.

Estava pensando, não seria interessante se criasse os quadros do mapa Tagmar no Maker, em imagem e transportasse para o html? Digo isso por causa da legenda que já tem sua própria textura, não teria necessidade de criar nova legenda vetorizada, ganharia-se tempo.

Não sei até onde se pode trabalhar com html, mas seria possível deixar esse mapa online para que fosse utilizado por vários mestres simultâneamente, juntamente com os seus grupos e campanhas?

E quanto a criação de chats, rolagem de dados, rodadas, clima, cronologia temporal e o próprio sistema Tagmar com suas fichas e calculos automáticos, tem como criar tudo isso em html?

Estava pensando para o chat algo do tipo TS3 que é um programa muito usado por jogadores online para conversar. Não sei quais as limitações desse programa, mas pensei em algo bem grandioso e simples, criar um canal para cada local em Tagmar.

Digamos que o mestre criou uma campanha na provícia de Acordo, nessa província existem cinco cidades e a aventura se iniciou em Coberae. Então teriamos um canal com o nome Acordo, que seria a província e dentro desse canal um outro canal com o nome de Coberae, que é uma das cidades dessa província. Mas como todos nós sabemos, dentro da cidade existem casas, templos, tabernas, castelos e outras localidades, então se criaria um canal para cada uma dessas localidades dentro do canal cidade Coberae. Se o mestre iniciou sua campanha dentro de uma taberna, então seria nesse canal que o mestre e seu grupo fariam todos os seus diálogos, se houvesse um outro grupo no local, atraves dos dados estabelecia se o grupo teve sucesso ou não de escutar a conversa.

Mas é só uma idéia, não sei se seria possível.
flw

No maker o trabalho será maior para fazer os quadrados que na matriz em corel. E independentemente disso, na hora de se fazer os links é que serão realmente criados esses "quadrados" que podem ou não ficar visíveis, assim como não precisam ser exatamente quadrados. Por exemplo, pode ser a região do Campo Branco em Levânia que ao clicar amplia e da um detalhamento maior.

Quanto a chats, etc para campanhas online, você tem programas que fazem isso. Depois te passo o tópico no forum onde tem o link dessas ferramentas. Outra opção seria jogar via PBF aqui mesmo no fórum do Tagmar.

Penso que o mapa deva ser apenas uma ferramenta a mais a ser utilizada de forma online para consulta.
#12 Ares Enviado : 20/10/11 20:08
sobre um mapa online pra consulta seria uma ideia muito legal,um Tagmap online com links ligando a TagmarPedia.Lista de sugestões pra campanhas e aventuras nos locais,histórico etc.
Se fosse só um mapa online no caso com umas opções extras em vez de quase um MMORPG.
Claro que continuaria precisando de pessoal que soubesse Flash ou outra linguagem de sistema.
#13 Marcelo Teixeira Enviado : 20/10/11 21:07
Foi como falei, não precisa de flash. Com simples códigos html consegue fazer isso tudo o que você falou. Ficando mais fácil a manutenção e atualização.

Mas claro que se alguém souber flash e quiser fazer, o resultado pode ficar muito mais dinâmico e atraente.
#14 Lkff Enviado : 20/10/11 22:40
Acho bem interessante aideia de um mapa de Tagmar online, acredito que html seja suficiente para fazê-lo.Também acho que ele poderia ter ligação com a Tagmarpédia comoo já citaram acima.
Porém, a ideia de um quase mmorpg acho exagerada sem contar que levaria muito tempo para ser feita e precisaria de programas mais avançados, acredito que seja quase impossível fazer isso com RPG Maker.
#15 Marcelo Teixeira Enviado : 21/10/11 06:22
Concordo!

Sem falar que a própria produção desse mapa já seria um primeiro passo para qualquer outra coisa que se deseja nesse sentido. Mas também acredito que as pessoas não querem um MMORPG, se não procuravam algum existente aí no mercado, que por sinal tem muitos de qualidade.

A ideia do mapa tem que ser para consultar e linkar com a Tagmarpedia,
#16 Lkff Enviado : 21/10/11 19:42
Uma dúvida,... no caso de fazerem esses mapas digitais, os mapas já existem e teriam somente que ser botados no html, ou esses mapas ainda teriam que ser feitos?Think
#17 Marcelo Teixeira Enviado : 21/10/11 21:41
O mapa principal já existe e com resolução suficiente para fazermos no tamanho que quisermos. O que não existe é um possível detalhamento que poderíamos fazer ao se ampliar uma parte do mapa. Mas isso é uma segunda etapa. Acho que a primeira e mais interessante, seria linkar partes do mapa com a wiki.

Esse detalhamento que citei, pensei assim. Ao dar um zoom em alguma parte do mapa, apareceriam estradas existentes e algumas cidades menos importantes. O problema disso que você acaba atrapalhando a criação dos mestres.
#18 Lkff Enviado : 21/10/11 22:07
É, tem razão, isso poderia atrapalhar um pouco. Mas e se na parte de detalhamento agente fizesse só coisas que tivessem uma parte importante na historia de Tagmar. Pois detalhar tudo além de dar muito trabalho, atrapalharia o mestre, como você disse. E concordo, acho que o principal agora seria linkar o mapa com a wiki.Applause Applause Applause
#19 Marcelo Teixeira Enviado : 21/10/11 23:30
Concordo contigo. podemos detalhar coisas que são citadas na ambientação mas não aparecem no mapa. Também algo que apareça nas aventuras oficiais ou contos.
#20 lykosfx Enviado : 28/10/11 07:44
Bom dia!
Lkff, obrigado por participar também dessa sugestão. Toda opinião é bem-vinda.

Amigos, estava lendo o que vocês escreveram acima e lembrei de algo interessante. A algum tempo atrás, alguns poucos admin do MMO lineage2 (emulador java), tinham em seus sites um mapa do jogo onde aparecia cada jogador online naquele momento. Cada raça tinha uma cor diferente.

Acredito que utilizaram nessa página html + php + mysql. O mysql, nesse caso, seria bem necessário, seria um banco de dados de todos os registros dos personagens que estariam online. Quando um jogador acessasse sua senha, apareceria um ponto no mapa onde ele parou de jogar no dia anterior.

No mapa poderia aparecer dois tipos de pontos, quando o mapa estivesse mais afastado (com zoom -), apareceria somente os pontos dos mestres. Ao passar um mouse sobre o ponto, abriria um popup com o título da campanha + o nome do mestre e de cada personagem do seu grupo. Com o mapa mais próximo (zoom +), apareceria somente os pontos dos personagens. Ao passar o mouse sobre um dos pontos, abriria um popup com alguns detalhes do personagem como nome e etc (aqui ficaria a clitério do mestre o que poderia deixar a vista).

Esse mapa poderia ser atualizado num determinado periodo de tempo (30 a 30seg, 60 a 60seg). Seria uma forma de saber a posição online correta de cada jogador. E o legal é que poderia acrescentar uma cronologia temporal, dia e noite, sol e chuva e outros detalhes bem úteis para rpg.

Como disse acima, na minha opinião, o início da construção do mapa deveria ser na região das aventuras prontas, para facilitar a integração da leitura com o ambiênte. Um mapa sempre ajuda o leitor a se localizar na estória.
flw
#21 Ares Enviado : 28/10/11 12:11
Acho talvez começar pelo mais simples,o mapa ligado a wiki ainda é muito útil.O contrario do que eu vejo de todo este sistema.
Mais antes de tudo tem que achar alguem que saiba mexer em HTML pra linkar o mapa com a TagmarPedia e arrumar a pagina de forma legal,com um possível zoom e mais algumas opções simples quem sabe.
#22 lykosfx Enviado : 18/12/11 12:42
Bom dia!
Amigos, eu acredito que achei um bom jogo para criar uma ambientação para tagmar2. A princípio parece ser bem bobinho, mas quando se entra no jogo ele é bem interativo.

É o tal do minecraft 1.8.1. É um dos jogos mais vendidos no mundo (pelo menos foi o que eu li). Para quem não conhece vou deixar alguns links para que possam tirar sua dúvidas:

http://www.minecraftforum.net/

http://forums.bukkit.org/

http://www.minecraftwiki.net/wiki/Minecraft_Wiki

http://www.planetminecraft.com/

http://www.youtube.com/r...1l1l0l272l665l0.1.2l3l0

É um jogo baseado em java com texturas (16x, 32x, 64x, 128x, 256x e 512x - gostei com 32x para evitar lags), mods e plugins para rpg. Já possui servidor multplayer utilizando o arquivo bukkit.jar (eu acho que é isso e é o que interessa para essa sugestão).

Nesse jogo se pode criar o próprio mundo com blocos de cubos com várias características. Pode construir vilas, cavernas, já possui mod para npcs e é de fácil interação entre mestre e jogadores.

As limitações:
- Quem for criar o servidor tem que comprar o jogo (tentei achar aqui em BH para comprar mas não achei. Me parece que é só online);
- É necessário um programador em java para adaptar o projeto tagmar2 ao projeto minecraft. Não sei o grau de dificuldade, mas alguém com um certo conhecimento em java poderia nos explicar;
- É necessário um programa para o admin editar o mundo.

Estava pensando, o projeto tagmar2 é free e o projeto minecraft também é free (ambos vivem de doações), então poderiam fazer uma parceria. Quem sabe se não da certo?

Tenho visto em alguns foruns jogadores criando ambientes por apenas gostarem de fazê-los. Não sei se vocês vão acreditar, mas tem até designer que cria ambiente interior por puro prazer. Isso mostra que há pessoas que gostam de ajudar projetos free.

Enfim, tirem suas dúvidas e dêm suas opiniões.
Obrigado pela atenção
flw
#23 Marcelo Teixeira Enviado : 18/12/11 13:52
Ares escreveu:
Acho talvez começar pelo mais simples,o mapa ligado a wiki ainda é muito útil.O contrario do que eu vejo de todo este sistema.
Mais antes de tudo tem que achar alguem que saiba mexer em HTML pra linkar o mapa com a TagmarPedia e arrumar a pagina de forma legal,com um possível zoom e mais algumas opções simples quem sabe.

Isso é fácil de fazer, posso ajudar. Só da é trabalho.
#24 Marcelo Teixeira Enviado : 18/12/11 14:00
lykosfx escreveu:
Bom dia!
Amigos, eu acredito que achei um bom jogo para criar uma ambientação para tagmar2. A princípio parece ser bem bobinho, mas quando se entra no jogo ele é bem interativo.

É o tal do minecraft 1.8.1. É um dos jogos mais vendidos no mundo (pelo menos foi o que eu li). Para quem não conhece vou deixar alguns links para que possam tirar sua dúvidas:

http://www.minecraftforum.net/

http://forums.bukkit.org/

http://www.minecraftwiki.net/wiki/Minecraft_Wiki

http://www.planetminecraft.com/

http://www.youtube.com/r...1l1l0l272l665l0.1.2l3l0

É um jogo baseado em java com texturas (16x, 32x, 64x, 128x, 256x e 512x - gostei com 32x para evitar lags), mods e plugins para rpg. Já possui servidor multplayer utilizando o arquivo bukkit.jar (eu acho que é isso e é o que interessa para essa sugestão).

Nesse jogo se pode criar o próprio mundo com blocos de cubos com várias características. Pode construir vilas, cavernas, já possui mod para npcs e é de fácil interação entre mestre e jogadores.

As limitações:
- Quem for criar o servidor tem que comprar o jogo (tentei achar aqui em BH para comprar mas não achei. Me parece que é só online);
- É necessário um programador em java para adaptar o projeto tagmar2 ao projeto minecraft. Não sei o grau de dificuldade, mas alguém com um certo conhecimento em java poderia nos explicar;
- É necessário um programa para o admin editar o mundo.

Estava pensando, o projeto tagmar2 é free e o projeto minecraft também é free (ambos vivem de doações), então poderiam fazer uma parceria. Quem sabe se não da certo?

Tenho visto em alguns foruns jogadores criando ambientes por apenas gostarem de fazê-los. Não sei se vocês vão acreditar, mas tem até designer que cria ambiente interior por puro prazer. Isso mostra que há pessoas que gostam de ajudar projetos free.

Enfim, tirem suas dúvidas e dêm suas opiniões.
Obrigado pela atenção
flw

Essa é uma ideia semelhante ao RPGMaker mas com até mais trabalho que o maker. Vai ser um trabalho enorme e no final terá pouco resultado visual. Volto a dizer que a melhor ideia seria a de um mapa informativo linkado na wiki. Essa ideia de ter online para ver jogadores etc, poderia vir a ser interessante no futuro, mas antes disso teria que se criar um servidor só para jogos online, com recursos etc, para só depois o mapa ter algum efeito.

Se quiserem fazer o mapa com link para wiki, posso ajudar. Basta entrarem em contato comigo.
Usuários visualizando este tópico
Guest (3)

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.