|
Olhando pra o material de Tagmar que já existe, e o que ainda se planeja construir (como a adaptação para D20), eu achei que está faltando descrições das dungeons! Poderiam ser mais explorados na ambientação a frequência e o tamanho de cavernas, castelos abandonados, calabouços e o que quer que seja utilizado como tal. Como um mundo medieval talvez a palavra castelo pudesse ser mais "popularizada" nos suplementos de Tagmar, assim como descrever um pouco das construções sob a terra, ou mesmo aquelas que são naturais, como os grandes covis de dragões ou de piratas, escondidos nas encostas de grandes paredões. Todos eles existem, e poderiam ser descritos com maiores detalhes. Esse tipo de local é muito importante para os jogadores que gostam de aventuras do tipo matar-pilhar-destruir e para os exploradores que apenas viajam cruzando os locais mais complicados! E mais: no momento em que se começa a imaginar esse tipo de local também fica mais fácil de pensar em criaturas que o habitem, o que acabaria aumentando o bestiário. Bem... foi dada a sugestão!  Saudações a todos Fábio
|
|
 Príncipe (1301 )   Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar, Revisor de texto
|
Não seria interessante deixar que os mestres criassem essas áreas? 
|
|
|
A idéia não é criar esses locais, mas dar dicas de como os mestres devem contruí-las. Eu penso assim: Cada mestre tem o seu próprio meio de construir o mundo, mas com os livros e as idéias apresentadas surge o estímulo para que as aventuras sejam criadas em determinados cenários - O material deve ser a fonte de idéias -. Por exemplo, no modo como está agora a maioria das aventuras que se imagina lendo os textos se baseia ou em cidades ou em florestas, porque são os locais mais abordados. Descrever o tamanho comum e a frequência, na minha opinião, não limita em nada a liberdade do mestre criar suas próprias aventuras, a menos que sejam muito específicas (Por exemplo, para não limitar, não dizer: "existe <u>uma</u> caverna de <u>um </u>dragão que se extende por quilômetros <u>no ponto </u>mais alto da cordilheira de Sotopor" e sim: "a cordilheira de Sotopor é lar de dragões, eles fazem seus covis em cavernas, muitas capazes de abrigar cidades inteiras"). Claro que isso não se faz de uma hora pra outra... Saudações. 
|
|
 Príncipe (1301 )   Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar, Revisor de texto
|
Nesse caso acho que umas boas dicas no site ou aqui mesmo no forum bastariam.
|
|
|
Prezados,De bobeira estive lendo este tópico. E a idéia de Fábio me pareceu interessante. Este assunto já foi comentado em outro tópico? Sds. dinossaurianas,GRRAAAAAAAAAAUNCH!!! TIRANOSSAURO REX 
|
|
|
nops, a idéia foi colocada na geladeira até ter-mos material humano para lidar.
Abraços
|
|
|
Citação: nops, a idéia foi colocada na geladeira até ter-mos material humano para lidar.
Abraços ter-mos?  Zoeira titio. Bom, voltando ao assunto, acho que a referência para "existe uma caverna no lugar X" é o suficiente. Se for criado um material do tipo, deve ser apenas uma referência de "o que colocar" e como fazer uma caverna e não dar cavernas prontas. Em livros de ambientação, só acho necessário entrar cavernas caso sejam de real importância(como cidades subterrâneas por exemplo) 
|
|
|
Talvez o livro de vilões pudesse ser o livro de "Vilões e Covis".
Abraços
|
|
|
É uma idéia excelente, resolve dois problemas de uma vez. Vou adicionar isso as atribuições do livro de Vilões.
|
|
|
Bom já poderiamos fazer o levantamento de quais seriam os atributos básicos e pertinentes de uma caverna(parece "piegas" ou "matemático" demais, mas precisamos manter a qualidade com informações mínimas sobre uma caverna já feita), e idéias para a criação de uma caverna <ul><li>Nome(nem todas precisam, mas 50% do medo de uma caverna vem do nome...heheheh)</li><li>História/Descrição</li><li>Dificuldade(não necessariamente numérica, mas um DIFÍCIL ou FÁCIL já poderia definir)</li><li>Monstros encontráveis(chance ou quantidade definida a critério do meste)</li><li>Monstros Obrigatórios(Chefes finais/Dono da caverna)</li><li>Tamanho(Quantidade de salas, Corredores apertados ou não)</li><li>Construção(Alvenaria bem acabada, caverna escavada)</li><li>Tesouros(Quantidade e chance deles ocorrerem)</li><li>Tipos de Armadilhas(em especial para cavernas de uma civilização Y, por exemplo, que teria muitas armadilhas de envenenamento)</li></ul> mais alguma idéia?
|
|
|
Outros apspectos que podem constar:
Idade: Fornece algumas noções sobre a resistência da estrutura. Magia: Se existe alguma area sobre efeito de alguma magia. Raça construtora: ajuda na descrição dos detalhes e das possiveis traduções necessarias. Sugestões de quebra-cabeças: Alguns modelos de quebra-cabeças matematicos, logicos e históricos, para aumentar o desafio de interpretação.
|
|
|
Certo. Vamos levantar os dados, mas eu tenho uma dúvida. Daremos um "merge" nos tópicos que discutiremos sobre Masmorras e sobre Vilões? (eu particularmente acho mais organizado do jeito que está, mas se a idéia é a de criar um livro com ambas as informações, vale a pena unir os dados em um tópico comum)...
This post has been edited by Ironmaniaco on Mar 5 2009, 12:15 AM
|
|
|
Olá! Outra informação que acho pertinente é o tipo de metal bruto encontrado. Talvez seja uma caverna com abundância de metais preciosos, e até com paredes inteiras de prata! Isso já despertaria interesse, e acho que colocar no livro junto com os tesouros fica bom.
This post has been edited by Fábio_CM on Mar 5 2009, 01:13 AM
|
|
|
Não vamos fundir nada. Cada tarefa será em separado, depois faremos as amarrações. oS vilões terão suas motivações e e histórias descritas em uma tarefa e as masmorras será feito a parte. Principalmente devido ao volume de trabalho envolvido.
orimeiro vamos montar tudo que deve constar na parte relativa as masmorras, depois um aventureiro deverá tomar esta aventura heróica para si e com nossa ajuda montar o material. XD
|
|
|
Citação: Olá! Outra informação que acho pertinente é o tipo de metal bruto encontrado. Talvez seja uma caverna com abundância de metais preciosos, e até com paredes inteiras de prata! Isso já despertaria interesse, e acho que colocar no livro junto com os tesouros fica bom. Isto não entraria junto da parte de "Tesouros"(chances de haver ouro, prata) ou vc se refere a qualquer metal existente na caverna? Caso seja tratado como um atributo separado, seria bacana um nível de dificuldade para "Garimpar" estes metais(Trabalho com Metais?). 
|
|
|
Olá.Armadilhas; segredos a serem revelados; rios correndo; estalactites e estalagmites; temperatura baixa, gelo... podem dar certo também. Teremos mapas dessas cavernas? Sds. jurássicas.GRRAAAAAAAAAAUNCH!!! TIRANOSSAURO REX 
|
|
|
Ach oque fazer uns 3 mapas diferentes para exemplo não seria problema, mas o ideal mesmo é explicar ao mestre como montar e equipar sua propria masmorra.
|
|
|
Podemos ensinar como desenhar cavernas por meio de papéis quadriculados para facilitar a profundidade de abismos, corredores estreitos, comprimento dos corredores, área quadrada de um vão e etc. Cada quadrado do papel significaria uma numeração em metragem, sei lá. Sds. pré-históricas,GRRAAAAAAAAAAUNCH!!! TIRANOSSAURO REX 
|
|
|
Bom, temos os seguintes definições "base" de uma caverna/masmorra
<ul><li>Nome</li><li>História/Descrição</li><li>Dificuldade</li><li>Monstros possíveis</li><li>Mostro(s) Obrigatório(s)</li><li>Construção(tipo)</li><li>Construtor(es)/Raça Construtora</li><li>Idade da Estrutura</li><li>Tesouros</li><li>Materiais de Extração(minério/ervas)</li><li>Armadilhas/Tipos de Armadilhas(e dificuldade de superação)</li><li>Magia</li><li>Enigmas/Quebra-Cabeças</li><li>Desenho(para as importantes)</li></ul>
Creio que os itens acima já nos darão uma boa noção de como começar a construir uma caverna.
|
|
|
Hector Folha-Palida escreveu: Ach oque fazer uns 3 mapas diferentes para exemplo não seria problema, mas o ideal mesmo é explicar ao mestre como montar e equipar sua propria masmorra.
vc diz com itens de torturas e afins?
|
|
Príncipe (2103 )   Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar
|
Particularmente não gosto de dungeons em aventuras.
|
|
|
Olá Tagmarianos! Lendo as respostas de vcs ví que a galera gostou da idéia das dungeons (a maioria pelomenos!) Concordo plenamente com Fabio, e já tinha falado com Marcelo que temos poucas ou nenhuma dungeon em Tagmar(claro que as aventuras apresentam dungeons) mas não é uma coisa bem estruturada como vemos em outros sistemas (Warhammer Fantasy, MERP, D&D AD&D etc...), concordo que, como um sistema "oldschool", o Tagmar da liberdade ao mestre para trabalhar a questão das dungeons, como falado aqui, mas é muito divertido ouvir os jogadores comentando coisas do tipo ...cara, eu sobrevivi a dungeon tal... ou ...meus jogadores terminaram aquela dungeons sem nenhuma baixa..., em fim, as dungeons são um elemento muito divertido nos jogos de fantasia e são tantas e tão infinitas idéias para elas, que podemos fazer dezenas para o cenário Tagmar e não vamos explorar nem 1% do potencial do Tagmar para elas! Atualmente trabalho em uma aventura minha chamada: O Templo de Talnazar, um templo perdido em Blirga (Levânia para os incultos  ) criado por Bankids na época da retomada de Sadom, esquecido por séculos sua entrada foi recentemente descoberta por um "Ocultista" que descobriu que outras pessoas, não tão bem intencionadas! já haviam chegado ao templo também. Estou trabalhando no desenho da dungeon (armadilhas, monstros, tesouros ganchos para outras histórias etc...) e vou poder começar a mestra-la nos encontros da Point do RPG no RIO. Fiz até uma minitura em escala (para miniaturas do tamanho das do D&D) de uma das dungeons da aventura que levarei sábado dia 20 lá para o evento (ela tem 3 pavimentos e é uma torre com salas subdivididas bem legal! Já existe um COORDENADOR DE DUNGEONS?o Abs a todos, Luciano
|
|
|
Sr. dos 9, este tipo de dungeon a que o colega se refere seria parecida/baseada com a Undermountain do Forgotten Realms? Um grande abraço; Airton Jr.
|
|
|
Isso mesmo!
Algo grande que dê uma idéia das possibilidades! Dungeons com escorpiões gigantes e armadilhas de areia na Levânia! Clássicas dungeons com armadilhas engenhosas em Calco! Subterrâneos naturais cheios de monstros nas Terras Selvagens! Antigas Necrópolis cheias de mortos vivos em Verrogar... em fim, as possibilidades são infinitas!!!
Abs
Luciano
|
|
|
Existe um cargo para SubCoordenador do Livro de Vilões & Covis de Tagmar, sendo que o livro se encontra abandonado no momento. Pede pro marcelo liberar as tarefas e vai fundo.
Abraços
|
|
|
Estou renderizando as dungeons das aventuras, a começar pelo "O Casamento"! E estou escrevendo uma aventura sobrea Levânia e pretendo fazer dela uma expansão para o cenário, com costumes, cultura, e muito mais (se vcs aprovarem!o  Para tanto estou estudando costumes mitologia e cultura Árabe, começando pelas Mil e Uma Noites! Assim que terminar os mapas e a aventura eu gostaria mesmo de ver isso! Abs Luciano
|
|
 Grão-duque (705 )  Grupos: Heróis do Tagmar, Registrado
|
Srs, Estou reativando o tópico do "Livro dos Vilões", e a parte de "Tesouros" e "Masmorras" entrarão nele. Inclusive tem algo no livro do Tagmar (primeira versão da TSR), mas estarei trabalhando para atualizá-la, além disso no Livro do Mestre de D&D tem algumas dicas de construção de masmorras que espero utilizar. Qualquer dica ou sugestão, por favor me passem! Ou deixem um comentário no tópico do "Livro dos Vilões".
|
|