Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

O que é PBF?
#1 T.REX Enviado : 17/01/10 00:49
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Mestre Marcelo Teixiera,

Permita-me criar este tópico para tirar dúvidas de alguns membros do nosso projeto, a respeito do PBF.

Prezados,

Ontem meus dois filhos vieram me perguntar o que é PBF. E, por coincidência, membros deste projeto (não quero citar nomes) também me fizeram perguntas semelhantes. Então venho aqui criar este tópico para definir o significado das inicias "PBF".

O que significa PBF?

O PBF (Play By Fórum) é uma modalidade de RPG que simula o jogo de mesa. É essencialmente igual ao jogo em mesa, mas ao invés de ser falado, as ações, diálogos e testes são escritos por mestres e jogadores. Desta forma, diferente do jogo em mesa, o ritmo do PBF depende muito da regularidade e frequência do mestre e dos jogadores, tornando-se bastante lento. No entanto, este ritmo, que para muitos à primeira vista é interpretado como uma desvantagem, acaba sendo altamente enriquecedor para o jogo, pois permite que a descrição da cena seja bastante elaborada, que os jogadores pensem um pouco antes de realizar as suas ações, e a descrevam de uma maneira mais rica.

A principal limitação do uso de PBFs é a necessidade de se adaptar algumas regras, especialmente com relação aos testes, pois a grande maioria dos fóruns não disponibiliza ferramentas de moderação para o mestre e nem de rolagem de dados (não é o caso do projeto TAGMAR).

Fonte: Gracilariopsis / Espaço RPG

Dúvidas a respeito ou, se quiserem acrescentar algo mais, postem aqui.

Mestre Marcelo Teixeira,

Obrigado.

Sds. do líder do Conselho Jurássico,
#2 Marcio Enviado : 17/01/10 10:34
Jogador: Marcio
EF:
EH:
Karma:
Mestre Lagarto, perfeita a explicação! Quer dizer que a rolagem de dados no fórum é exclusividade nossa?! Mais uma inovação de Tagmar. Patenteemos!!! hehehe

Agora, como entrei no meio da campanha 4 fiquei curioso, e a muito queria perguntar: como foram as outras 3? Poderia citar os nomes delas? Eram os mesmos personagens? Jogadores? O pessoal acabou bem essas campanhas anteriores? Dá para republica-las? Gostaria muito de ler essas outras campanhas... Elas estão salvas em algum lugar?

E o que será que vai acontecer com nossos heróis na campanha 4??? Não percam os próximos capítulos (ou respostas) deeeeee A Grande Feira!!

Leiam está ficando cada vez mais interessante!

Quanto ao tempo de resposta na minha época de AD&D e mesmo Tagmar, as campanhas eram gigantes praticamente o período de vida dos personagens, uma vez a campanha parou num carnaval, para recomeçar num feriadão de setembro era difícil reunir a galera e olha que era tudo parente! Acho que o PBF é até uma vantagem em relação aos jogos de mesa propriamente dito nesses dias em que você se divide entre trabalho, família e umas cervejas no fim de semana...
#3 T.REX Enviado : 17/01/10 11:56
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Nobre Marcio,

Respondendo suas perguntas:

1)Desconheço as duas primeiras. Mas é difícil dar detalhes de campanhas. Somente os MDJs responsáveis conseguem responder como eram suas histórias.

2)Campanha 3 - O Circo.

3)Não sei nas três primeiras mas na campanha atual - Marcelo Teixeira - o atual responsável, não permitiu.

4)Acredito que não eram os mesmos jogadores.

5)Como já digitei acima, as duas primeiras não saberei responder somente os MDJs responsáveis. Mas na campanha 3, por motivos pessoais, o MDJ da época, o atual Cartógrafo Oficial - Alan Emmanuel - não pôde dar mais continuidade a campanha.

6)Acredito que não. Teria que perguntar para o Coordenador Geral Marcelo Rodrigues.

Eu cheguei a escrever uma história do meu personagem, baseando-me na campanha 3 de Alan Emmanuel. Nessa história também colocava os personagens do jogo mas como o PBF parou, minhas escritas também pararam. Fiquei meio que no vazio. O próprio Alan Emmanuel estava gostando da história e, recentemente, Marcelo Rodrigues me perguntou sobre minha história. Está parada. Agora tenho que dar continuidade sem baseamentos do PBF. Estava sem tempo. Mas agora penso em voltar a escrever.

Sds. pré-históricas,
#4 Marcelo Teixeira Enviado : 22/01/10 06:31
Jogador: Marcelo Teixeira
EF:
EH:
Karma:
Mais esclarecimentos

Primeiramente, queria parabenizar ao nosso amigo jurássico pelo tópico. Ficou muito bom.

Quanto as outras campanhas o que ocorreu foi o seguinte. Abrimos a primeira campanha com a primeira história do Tagmar, O casamento. Como a procura foi grande, logo abrimos a segunda campanha com a mesma história. Mas aos poucos as pessoas foram parando e nenhuma das campanhas prosseguiu.

Então o nobre Alan criou essa nova campanha chamada "O circo", mas não foi muito para frente pois os jogadores demoraram muito a se encontrarem, com tempo foi esfriando e parou também.

Foi ai que veio a grande idéia na minha cabeça para criar essa quarta campanha. Baseada inicialmente numa história que escrevi, ela começou bem com cerca de dez pessoas, mas de novo as pessoas iam desistindo, porém havia um segredo para a continuidade dessa campanha. Aproveitei esse cenário para poder permitir a inserção de novos jogadores a qualquer hora. Mesmo eles não estando na mesma aventura, estão no mesmo local e interagem entre si e se encontram e seus objetivos se cruzam de forma que a aventura não pare.

Agora o meu papel aqui é manter empolgante o suficiente a campanha de modo que as pessoas permaneçam jogando e as aventuras se emendem uma na outra e novas misões apareçam a medida que for evoluindo a campanha.
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.