Bem, eu concordo com o El Gato e o Vercenorax, vc ter nível em um grupo de armas não lhe possibilita todo e total conhecimento em todas as armas deste grupo, mas logicamente vc poderá aprender de maneira mais fácil a maneja-las, em meus grupos de rpg eu bolei algo +/- assim.
Modulo 1: Caso você tenha nível em uma arma por exemplo CmE(corte médio com espada), e você sabe usar espada, caso vc queira aprender a manusear uma cimitarra, por volta de 1 semana de treino vc consegue domina-lo, pode-se incluir regras para o uso do atributo intelecto para reduzir o tempo.
Modulo 2: Caso você não possua um grupo de armas e queira comprar digamos CpM (corte pesado com machado), vc deve gastar pelo menos 2 semanas de treinamento com algum machado para dominar esse grupo e saber o machado que vc treinou, dai caso vc queira aprender outro machado desse grupo vá para o modulo 1.
Modulo 3 (armas exóticas): Nesse o personagem deve passar um treinamento de por volta de +/- 1 mês, por ser uma arma que ele nunca viu na vida ou não faz a mínima ideia de como usar, ou que exija balanço diferente, e por ai vai.
Eu criei algumas armas exóticas em meus jogos, qualquer coisa posso mostrar oq fiz.
Acho interessante novas armas, ou uma gama maior destas, enfeita mais o jogo e quebra a rotina de só pegar montante.