|
Data venia, estas denominações (MTO BOA, BOM, BÁSICA, RAZOÁVEL, RUIM) é com relação termos gerais de utilização no role-play, por mim determinado,afinal cada magia tem sua peculiaridades, ex: controle climático é uma magia muiiito boa, mas devido sua pouca utilização prática qualifiquei de modo geral como BOA, entretanto, sem sombra de dúvidas esta magia é muiito forte. Assim, a minha qualificação, data venia, é meramente geral, em busca de um padrão de forças, em termos de magia, entre as ordens de sacerdotais, bem como para apontar alguns erros, dúvidas ou adequações necessárias, forçando com isso o debate sadio. SELIMONÁrea de Paz 2 - MTO BOA Curas Físicas 1 - BÁSICA Curas Espirituais 1 MTO BOA Proteção Divina 1 ???????? OBS: (não entendi o modo de aplicação desta magia)Purificação 1 BOM Recuperação Física 2 MTO BOA Regeneração 1 MTO BOA Ressurreição 1 – MTO BOA Sacrifício 2 RUIM (desbalanceado) Serenidade 3 BOM OBS: (melhorar redação, poderia mudar “passo a esquerda” para “passo mais próximo da área de abrangência”Corrente 2 - BÁSICA Vigor 1 RAZOÁVEL OBS duração mágica baixa, melhorando a duração PRINCIPALMENTE NOS NÍVEIS 7 duração 3h, nível 9 duração 6h e nível 10 com duração de 12 h, a magia ficaria BOA)Cobertura 2 BOM Restauração 2 MTO BOA SEVIDESCampo abençoado 2 BOM Controle Climático 1 BOM Corrente 2 BÁSICA Curas Espirituais 1 MTO BOA Curas Físicas 1 BÁSICA Graça divina 2 BOM Ira Divina 3 MTO BOA Purificação 1 BOM Recuperação Fis 1 MTO BOA Regeneração 2 MTO BOA Maldições 1 BÁSICA Serenidade 1 BOM - (vide observação SELIMON para esta magia) Sexto Sentido MTO BOA - (obs: poderiam no nível 8 aumentar a duração para 3 horas; nível 10 -aumentar a duração para 6h.)Ressurreição 2 MTO BOA GANIS Auxílio Natural 2 RAZOÁVEL – (obs: poderiam criar o nível 10 – com dano máximo de 14 pontos)Comunhão natural 2 BOM Controle Climático 1 BOM Curas Espirituais MTO BOA Curas Físicas 1 BÁSICA Hidromanipulação 1 RAZOÁVEL (obs: poderia especificar melhor a utilização prática em combate sem ser por afogamento, como a resistência da muralha de agua e etc, isso, para que ter um parÂmetro de sua utilização) Hidrotolerância 2 MTO BOA Ira Divina 2 MTO BOA Purificação 1 BOM Recuperação Física MTO BOA Relâmpagos 3 BOM Regeneração 2 MTO BOA Corrente 2 BÁSICA Ressurreição 2 MTO BOA PAROM - Poderiam INCLUIR mais 2 magias BOASAnálise 1 BOA Ícone Sagrado 2 MTO BOA Avaliação 1 BOM Ira Divina 2 MTO BOA Controle Mecânico 1 BOA Onda Destrutiva 3 BOA Detecção de Magia 2 MTO BOA Restauração 1 BOA Fabricação 1 BOA mas de pouca aplicação Runas 2 BOA Forma de Pedra 2 BOA mas de pouca aplicação Sagração Itens 1 BÁSICA Corrente 2 BÁSICA Ressurreição 2 MTO BOA CRIZAGON – poderia incluir – “Ícone Sagrado”Benção 2 RAZOÁVEL – (esta mais fraca que outras magias do gênero com :”Ícone Sagrado” O NÍVEL 7 DA MAGIA BÊNÇÃO NÃO ACUMULA OS EFEITOS DO NÍVEL 6, BEM COMO PODRIAM CRIAR O NÍVEL 9.)Bravura 1 RAZOÁVEL Cobertura 1 BOA Coordenação BOA Convocação 2 MTO BOA Curas Heróicas 1 BÁSICA Fanatismo 1 ???????? – ESPECIFICAR MELHOR MORAL NO ROLE –PLAY( VI EM UM TÓPICO QUE IRIAM ICLUIR UMA TÓPICO NO LIVRO DE REGRAS SOBRE A MORAL ) Lembro que no Tagmar I a minha mesa nunca usou essa magia, por desconhecermos a regra “MORAL” essa magia ficava sem aplicação no game.Ira Divina 2 MTO BOA Presença Intimid. 2 MTO BOA Vigor 1 RAZOÁVEL (vide obs de SELIMON) Proteção Divina 2 ????? (vide obs de SELIMON)Resistência Fadiga 1 Corrente 2 BÁSICA Relâmpagos 2
|
|
|
estou com preguiça de falar sobre as demais ordens, depois posto.
|
|
|
Sobre a redação, sim existem muitas confusões nos textos das magias que estão sendo revistos para a versão 2.3. Algumas magias serão excluidas, por não pertencer a lista nenhuma. Efeitos serão revistos mas para isso será necessário votar magia a magia. Quando você classifica as magias. Qual é a base? É bom pra quem? Para que estilo de jogo? Lembrando que sacerdotes tendem a se manter dentro da area de atuação de seus deuses, logo sacerdotes de crisagom não tentar roubar, nem de Selimom sair no braço. Por consenquencia suas magias visam complementar suas Habilidades e capacidades de combate e não substitui-las. Sobre as magias: Selimom: Proteção divina: Citação:Por meio deste milagre, o sacerdote pode reduzir os efeitos devastadores de golpes certeiros desferidos durante o combate. O alvo do milagre só pode estar protegido por apenas um efeito de cada vez, não sendo cumulativo o uso de vários efeitos. Note que este milagre não nega ou cura efeitos de críticos que já tenham ocorrido ou que venham a ocorrer após a duração do milagre. Para efeitos que diminuam o Efeito Crítico, esta diminuição se dá da seguinte forma: se o alvo está protegido por um efeito que diminua o Crítico em dois níveis, um resultado Crítico Vermelho é considerado Crítico Amarelo. Qual a duvida? Serenidade faz referencia a tabela usada em Modificar Espirito, logo sua nova redação não faz muito sentido. Vigor: Razoavel e boa para quem? pro PJ ou pro MJ? Sevides: Idem ao já dito. Ganis: Auxilio Natural: Causa dano em area, se aumentar muito o dano desequilibra o sistema. Uma vez que dano de catastrofes naturais como raios e inundações, ou dano surpresa são causados na EF. HidroManipulação: Vai ser melhor escrito, mas sem exemplos a utilização fica de acordo com imaginação do PJ. Não podemos podar as opções. PAROM: Magias pouco utilizadas por PJ que não sabem interpretar um sacerdote do Deus dos Artifices. Crizagom: Icone sagrado tem aplicação muito mais complexa e lenta que benção, por isso é "mais forte", dependendo da necessidade. Afinal carragar um icone sagrado para uma caverna enquanto caça mortos-vivos não é bem pratico, ao contrario da Benção. A regra de Moral existe no Livro das Criaturas e será tranpsota para o livro de Regras 2.3. Acho que isso encerra as explicações.^^ Continue criticando que continuamos o debate. Abraços
|
|
|
Nao estou criticando o sistema, gosto tanto quanto vc de tagmar, a diferença é q vc esta imbuido diretamente em sua criação de Tagmar 2. Infelizmente minhas "observações" estão sempre sendo interpretadas como "criticas", acho essa palavra muito forte. Primeiramente tenho plena consciência q a ordem sacerdotal deve seguir e desenvolver os caminhos de seu deus, conforme suas palavras abaixo citadas: Citação:Lembrando que sacerdotes tendem a se manter dentro da area de atuação de seus deuses, logo sacerdotes de crisagom não tentar roubar, nem de Selimom sair no braço. Por consenquencia suas magias visam complementar suas Habilidades e capacidades de combate e não substitui-las. Quanto essa classificação q fiz, foi uma classificação pessoal que desenvolvi para ver qual ordem seria mais vantajoso seguir, isso, em termos de força mágica, de modo a comparar as ordens sacerdotais, pela quantidade de magias MTO BOAS, BOAS e etc.. apenas para fazer uma contagem. Eu sei q é uma classificação idiota, mas quiz comparar as magias, e resolvi debater sobre o tema no fórum, compartinhando pensamentos e idéias q ajudem a melhorar o sistema.. mas se não fui compreendido, fazer o q.. A classificação obedeceu, a utilidade das magias em aventuras e problemas q normalmente ocorrem numa campanha, afinal independentemente da interpretação, grande parte dos jogaoderes de RPG gostam de sair ao mundo e se aventurar, onde encontram inumeras adversidades, lógico q não em termos de combate, afinal existem inúmeros deuses com proposito peculiar, ex: Selimon, Deus que prega a paz, por isso denominei por ser GERAL aquela classificação. Afinal todos queremos jogar com o melhor personagem, ter os maiores poderes, maiores riquezas e etc.. (QUERIA SABER EM GERAL QUAL MELHOR ORDEM A SEGUIR) Pois bem, deixo uma pergunta, qual seria a melhor ordem a se seguir? se restringindo apenas quanto ao poder das magias e a utilidade em uma campanha.. logicamente que não escolheria a ordem de Selimon e interpretar um sacerdote sanguinário!! seria tolice, beirando a burrice!!!
|
|
|
Quanto as dúvidas tenho a seguinte Magia Proteção divina Citação:Por meio deste milagre, o sacerdote pode reduzir os efeitos devastadores de golpes certeiros desferidos durante o combate. O alvo do milagre só pode estar protegido por apenas um efeito de cada vez, não sendo cumulativo o uso de vários efeitos. Note que este milagre não nega ou cura efeitos de críticos que já tenham ocorrido ou que venham a ocorrer após a duração do milagre. Para efeitos que diminuam o Efeito Crítico, esta diminuição se dá da seguinte forma: se o alvo está protegido por um efeito que diminua o Crítico em dois níveis, um resultado Crítico Vermelho é considerado Crítico Amarelo. • Proteção Divina 1: O alvo sofre o Crítico como se ainda tivesse Energia Heróica; Duração: 5 rodadas; Proteção Divina 2: O alvo sofre o Crítico como se ainda tivesse Energia Heróica; Duração: 10 rodadas; • Proteção Divina 4: O Crítico é diminuído em um nível, sendo o mínimo o resultado Verde; Duração: 5 rodadas; • Proteção Divina 6: O Crítico é diminuído em dois níveis, sendo o mínimo o resultado Verde; Duração: 10 rodadas; • Proteção Divina 8: O alvo torna-se imune a qualquer Efeito Crítico, que passa a ser considerado um dano de 100% na Energia Heróica; Duração: 4 rodadas; • Proteção Divina 9: O Crítico é diminuído em três níveis, sendo o mínimo o resultado Verde; Duração: 10 rodadas. Não entendi os efeito do nível 1 e 2, Citação:"alvo sofre o Crítico como se ainda tivesse Energia Heróica" se como tivesse energia heroica, ele não sofreria os casos especiais de críticos, como corte na jugular e essas coisas? Tb não entendi, parece que nível 9 é mais fraco q o nível 8, em suma não entendi direito os detalhes desta magia.. poderia ter um texto que entedessemos na primeira leitura.. podem me chamar de burro se for de fácil compreensão.. Citação:Com esse milagre, o sacerdote consegue alterar o estado de espírito de todo aquele que estiver na área de 10 metros de raio com centro no próprio sacerdote caso este falhe na sua Resistência à Magia. O quanto ele pode alterar depende do nível do milagre O sacerdote poderá mover um ou mais passos à esquerda a fim de acalmar todos aqueles que estão próximos a ele. Entretanto, se o sacerdote ou quem acompanha o sacerdote tentar utilizar isso como vantagem para atacar a(s) pessoa(s), o milagre se quebra imediatamente. O estado inicial da(s) pessoa(s) é definido pelo mestre. Os passos podem ser vistos na magia Modificar Espírito. • Serenidade 1: Permite saber o estado de espírito de todos dentro do alcance. • Serenidade 3: Permite alterar em um passo à esquerda o espírito de todos dentro do alcance. • Serenidade 5: Permite alterar em dois passos à esquerda o espírito de todos dentro do alcance. • Serenidade 7: Permite alterar em três passos à esquerda o espírito de todos dentro do alcance. • Serenidade 9: Permile alterar em quatro passos à esquerda o espírito de todos dentro do alcance. A questão é esta frase: Citação:O sacerdote poderá mover um ou mais passos à esquerda a fim de acalmar todos aqueles que estão próximos a ele. Melhor seria: "poderá mover um ou mais passos para modificar a área de abrangência do raio da magia, afim de alcançar todos aqueles que estiverem próximos a ele." Não é isso q queriam dizer? ou estou errado? Citação:Crizagom: Icone sagrado tem aplicação muito mais complexa e lenta que benção, por isso é "mais forte", dependendo da necessidade. Afinal carragar um icone sagrado para uma caverna enquanto caça mortos-vivos não é bem pratico, ao contrario da Benção. Acho fácil levar uma bandeira e cravar no chao da batalha!! e os efeitos são maiores, duram mais, atingem mais gente, que a benção. Atingir mais gente tudo bem, mais ter efeito maior, ai é outra coisa a ser pensada... Então, vai querer continuar com o debate? abço
|
|
|
Sempre, essa é minha função XD Proteção divina: A regra de acerto critico é o seguinte: O dano que aparece na tabela de critico é causado na fisica enquanto o dano obtido na primeira rolagem na EH. Essa magia no nivel 1 e 2, protege a EF do dano da primeira rolagem como se ainda tivesse EH, mesmo que o alvo não possua mais, sofrendo somente o dano da segunda rolagem. No nivel 8 e 9 os efeitos são diferentes, logo sua utilidade idem. O 8 impede que braços sejam quebrados e etc. Enquanto o 9, que possui maior duração reduz os efeitos do critico até o verde. Impedindo por exemplo um 20/20 que mataria automaticamente. Mas o texto é bem complicado, e é necessário amplo conhecimento das regras. Logo não dá para se entender de primeira. Note que no fim do texto antes dos efitos ele cita a magia Modificar Espirito: Os passos estão na pagina 85 e são: Citação:Total Pacifismo - Muito Pacifismo - Pacifismo - Neutro - Indisposto - Agressivo - Extremamente Agressivo Então ao se andar os passos desta tabela para esquerda, você acalma a pessoa. Sobre o Icone Sagrado, segue o texto da magia: Citação:Este poderoso milagre torna um item um símbolo da sua nação ou do ideal dos soldados em uma batalha, dando grande benefícios a todos os que podem vê-lo durante a batalha. O item a ser encantado com este poderoso milagre, deve ser um item que tenha uma história profundamente interligada com a história dos soldados que o terão como símbolo e deve ser relativamente grande para que todos possam vê-lo em batalha. Pode ser uma bandeira, pode ser uma grande estátua de um rei, pode ser uma espada de um grande herói antigo, pode ser uma grande urna com os ossos de um grande sábio, muitas são as opções, mas o efeito é o mesmo. Uma vez escolhido o item, o sacerdote deverá fazer um ritual de preparação do item que tem um tempo de evocação de um mês e custa 50 m.o. Isso independe do efeito utilizado e torna o item preparado embora não ativado. Após isso o sacerdote deverá fazer a ativação do item, que custa 2m.o. vezes o nível utilizado da magia. Uma vez ativado o item, todos os soldados que estiverem a 100 metros e puderem vê-lo em batalha ganharão benefícios como EH, coluna, moral, RF, RM além de se tornarem imunes a qualquer magia que cause medo. Os bônus durarão somente uma batalha, e o item precisará ser ativado novamente para ser utilizado em uma outra batalha, requerendo mais 2m.o vezes o nível da magia utilizado. É necessario um mês e 50 MO para fazer além de gastar ouro toda vez que ativa, além de ser grande o suficiente para ser visto em uma batalha. Imagine usar isso dentro de uma caverna onde existe pouca luz e espaço, considerando que ele tem que ficar a vista, alguém terá que segura-lo. PAra um grupo de pouco aventureiros onde cada mão é importante, não acha que gastar 2 MO x nivel para cada combate não sai meio caro e complicado? Enquanto benção é instantanea, afeta até 4 alvos, e não gasta dinheiro. Para uma batalha campal previsivel icone sagrado é sem duvida mais util, mas pro dia-a-dia do aventureiro benção é bem melhor. Depende da aplicação. E que o debate prossiga...
|
|