Colega T.Rex (este nome é uma alusão ao Tiranossauro Rex?);
Antes de mais nada, seja muito bem vindo ao projeto Tagmar 2. Pela idade dos seus filhos devo supor que o colega deva ter mais ou menos a minha idade (para mais ou para menos alguns anos): 41. Também tenho filhos, um de 15, outra de 12 e o caçula de 10. É muito interessante poder mestrar para eles (apesar de não ser muito frequente mais). Eles tem idéias que, na minha época de jogador e mestre (saudosos tempos!!) eu nem imaginaria ter!!!
Sinta-se em casa. O projeto é desenvolvido por quem ama de verdade o Tagmar (foi meu primeiro RPG) e gosta de vê-lo crescer e amadurecer, tanto na ambientação quanto no seu conteúdo de regras. Se o colega estiver disposto a trocar idéias conosco ou futuramente querer praticar uma possível "veia literária" nos auxiliando com algumas tarefas, sua ajuda é extremamente prestimosa.
Em relação ao seu questionamento, creio que a resposta para o mesmo se encontra na página 17 do Manual de Regras, que descreve a Profissão do Mago.
Transcrevo abaixo o trecho:
Citação:"...Os magos são indivíduos voltados para o estudo de passes e escrituras místicas. Eles se consagram integralmente ao aprendizado de formas arcanas de conhecimento. Iso os afasta de outras atividades, prejudicando de certa forma suas habilidades em outras áreas (por exemplo, mesmo podendo usar armas, eles tem conhecimento militar mínimo). <u>Outra dificuldade em combate é o problema trazido pelas armaduras: elas impedem a manipulação do "mana" (energia mística presente no universo) diminuindo o contato do feiticeiro com sua fonte de poder, impossibilitando a execução de seus feitiços. Desta forma, é raríssimo encontrar um mago usuário de armaduras, sendo os rolpões folgados suas vestimentas prediletas</u>."
Em quase todos os cenários de fantasia medieval, acredito que para balancear o tremendo poder mágico que o arcano possui à medida que ele vai evoluindo de estágio, o usuário de magia está impossibilitado de usar armaduras e armas pesadas (teria um pouco de lógica no quesito armas, pois se eu me dedico inteiramente a estudar livros e tomos mágicos, eu não consigo me desenvolver em habilidades com espadas, lanças, arco e flecha, maças, etc. Já nas armaduras isto não explicaria tanto, pois o uso delas não depende de estudo ou prática, mas mesmo assim eles ficariam muito poderosos com o uso das mesmas [ou pelo menos mais difíceis de acertar, rsrsrs
], então colocaram a famosa "desculpa" de que as armaduras de metal atrapalham o contato do mago com o mana, que se você for verificar não parecerá ter muita lógica... Mas isto é RPG de fantasia, então a lógica não deve ser assim tão... lógica!
Se usassem a desculpa de que as armaduras atrapalham os movimentos e posições de conjuração das magias poderia soar mais lógico
mas está tudo bem!)
Mais uma vez seja MUITO bem vindo. Puxe uma cadeira na taverna do Tagmar 2, peça uma bebida e vamos conversar sobre heróis, vilões, guerreiros, magos, deuses e demônios. Tenho certeza de que o assunto é muito interessante e prazeroso!!
Um grande abraço;
Airton Jr.
This post has been edited by AirtonJr777 on Jul 14 2008, 12:25 PM